Sostenes Cezar de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2034769457931039
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Graduado em Letras e Teologia; mestre e doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa na área de Análise de Gêneros e Análise de Discurso Crítica. É docente no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Tem experiência em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso Crítica, Análise Crítica de Gêneros e Educação em Língua Portuguesa. Blog: www.sosteneslima.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sostenes Cezar de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, S.;LIMA, S. C.;LIMA, Sostenes;LIMA, Sostenes C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas.
Av. JK
Jundiaí
75001970 - Anápolis, GO - Brasil - Caixa-postal: 75093755
Telefone: (62) 33281128
URL da Homepage: http://www.unucseh.ueg.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Hipergênero: agrupamento ordenado de gêneros na constituição de um macroenunciado, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Maria Luiza Monteiro Sales Coroa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Impacto do vernáculo sobre o uso do ONDE na escrita monitorada,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Marcos Araujo Bagno.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2006 - 2007
Graduação em Teologia.
Faculdade Teológica Sul Americana, FTSA, Brasil.
1998 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DES IV, Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Ciência da Linguagem
Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Linguística Geral
02/2014 - Atual
Ensino, Educação, Linguagem e Tecnologias, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Tópicos Especiais em Educação e Linguagem: Escola e Cultura Escolar
01/2016 - 01/2018
Direção e administração, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.
01/2012 - 12/2015
Direção e administração, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso - Letras.
01/2007 - 12/2015
Direção e administração, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
02/2005 - 12/2015
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagens e Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa
Língua Latina
Língua Portuguesa I
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa IV
Produção de Trabalho Acadêmico
Tópicos de Linguística
04/2010 - 12/2011
Ensino, Assessoria Linguística e Revisão Textual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Do Texto ao Discurso
Revisão Textual 1
Revisão Textual 2
06/2008 - 06/2008
Ensino, Estudos Linguísticos e Ensino de Português, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Abordagens sobre a Prática de Ensino Língua Portuguesa
07/2005 - 12/2006
Ensino, Docência em Língua Portuguesa e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 14

Atividades

08/2012 - 07/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Metodologia do Trabalho Científico
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
08/2008 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Redação em Língua Portuguesa
Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas II
08/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC), .

Linhas de pesquisa
Discurso e textualidades
02/2008 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino de Língua Portuguesa
Língua Latina
02/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Práticas de Letramento


Linhas de pesquisa


1.
Discurso e textualidades


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Discursos e identidades: a velhice e seus modos de resistência
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar os processos discursivos de construção da identidade da/na velhice e os seus modos de resistência. Por um lado, busca-se identificar o modo como a identidade da velhice é construída nos/pelos discursos hegemônicos e, por outro, busca-se analisar os discursos de resistência presentes nas produções autobiográficas de sujeitos velhos. A partir de aporte teórico da Análise de Discurso Crítica (ADC), Psicossociologia e Psicanálise, as identidades são concebidas como construções sociodiscursivas que se desenvolvem a partir das condições subjetivas e sócio-históricas dos sujeitos. A velhice é, em certos aspectos, construída pelos/nos discursos hegemônicos de modo negativo e desfavorável. Tal processo de identificação demanda dos sujeitos velhos o engajamento em práticas e discursos de resistência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Gêneros em revista: análise sociorretórica e discursiva de gêneros em revistas semanais de informação
Descrição: Este projeto tem como objetivo descrever e analisar a configuração discursiva, genérica e textual da revista semanal de informação. Pretende investigar os padrões de ordenamento textual da revista que fazem dela um macroenunciado genérico, ou conforme o termo utilizado por Bonini (2011) e Lima (2012), um hipergênero. Sob o ponto de vista teórico e disciplinar, a pesquisa está situada fundamentalmente no campo da Análise Sociorretórica de Gênero (ASG) e Análise Crítica de Gêneros (ACG), com incursões na Análise de Discurso Crítica (ADC). São utilizadas na pesquisa quatro categorias teórico-conceituais: gênero, hipergênero (BONINI, 2003, 2011), mídia e discurso. Essas categorias servem para caracterizar as unidades textuais descontinuas (gêneros), que juntas formam uma macrounidade textual (hipergênero revista semanal de informação), que se instala e se acomoda numa unidade de interação sociocomunicativa (mídia revista), dando materialidade ao discurso. Noutras palavras, investiga-se, a partir do levantamento dos gêneros e agrupamentos genéricos típicos da revista, o modo como os gêneros se estruturam individualmente e o modo como se agrupam e se encaixam para formar o hipergênero revista semanal de informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sostenes Cezar de Lima - Coordenador / Bruna Dantas Costa - Integrante / Míriam Ruth Matschulat Motta - Integrante / Patrícia Santos Souza - Integrante / Cidiane Aparecida Barbosa Peixoto - Integrante / Bianca Alencar Vellasco - Integrante / Caroline Francielle Alves - Integrante / Amanda Oliveira Rechetnicou - Integrante / Andressa Andrade Pires - Integrante.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 15
2011 - 2012
Funcionamento e configuração de gêneros jornalísticos em revista
Descrição: Este projeto tem por objetivo descrever o funcionamento sociorretórico do hipergênero revista, considerando-se sua organização textual global. Faz-se uma investigação do modo como os gêneros textuais se organizam e se encaixam para formar o hipergênero e do modo como os gêneros típicos da revista se estruturam individualmente..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sostenes Cezar de Lima - Coordenador / Laudicéia de Oliveira Rosa - Integrante / Ana Cláudia de Santana Barcellos - Integrante.Número de orientações: 2


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Domínios de Lingu@gem
2016 - Atual
Periódico: Revista de Letras Norte@mentos
2015 - Atual
Periódico: Letra Capital
2012 - Atual
Periódico: Via Litterae


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Gêneros e Análise do Discurso Crítica.


Prêmios e títulos


2015
Anápolis em Letras, Fatos e Imagens (1º colocado na categoria Poesia), União Literária Anapolina (ULA).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, Caroline F.2017ALVES, Caroline F. ; LIMA, Sostenes . Hibridização do gênero anúncio em revista semanal de informação. Percursos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 86-104, 2017.

2.
RECHETNICOU, Amanda O.2016RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. ; BONINI, Adair . Blog jornalístico e a produção do discurso de resistência nas práticas de leitura e escrita. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas, v. 8, p. 145-165, 2016.

3.
RECHETNICOU, Amanda O.2016RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . Interdiscursividade e intertextualidade na análise crítica do gênero reportagem. Revista de Letras Norte@mentos, v. 9, p. 201-218, 2016.

4.
RECHETNICOU, Amanda O.2016RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . Representação e narrativização identitária de atores sociais do campo político brasileiro no gênero reportagem. L&S Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 17, p. 118-139, 2016.

5.
LIMA, Priscilla M. R.2016LIMA, Priscilla M. R. ; LIMA, Sostenes C. ; VIANA, Terezinha C. . Nos tempos dos becos de Goiás... Poiesis, Temporalidade e Velhice em Cora Coralina. Revista Kairós (Online), v. 19, p. 201-226, 2016.

6.
LIMA, S. C.2016LIMA, S. C.; LIMA, P. M. R. ; COROA, M. L. M. S. . Identidade de velhos: modos de identificação e discursos de resistência na velhice. Domínios de Lingu@Gem, v. 10, p. 903-926, 2016.

7.
LIMA, P. M. R.2015LIMA, P. M. R. ; VIANA, Terezinha C. ; LIMA, S. C. . Estética e poética da velhice em narrativas autobiográficas: um estudo à luz da psicanálise. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online), v. 15, p. 58-78, 2015.

8.
FERREIRA, Maria Clemência P. L.2015FERREIRA, Maria Clemência P. L. ; SILVA, Maria Lucilene ; MELAZZO, Zulene ; LIMA, Sostenes . O lúdico no processo de alfabetização - Uma análise do projeto ?brincando, construindo e descobrindo a leitura e a escrita? realizado em uma escola privada de Anápolis - GO. Revista Educação & Mudança, v. 1, p. 47-62, 2015.

9.
LIMA, S.2013LIMA, S.; COROA, M. L. M. S. . Recategorização, semantização e discursivização na trajetória de gramaticalização do ONDE. Via Litterae, v. 5, p. 307-333, 2013.

10.
LIMA, S.;LIMA, S. C.;LIMA, Sostenes;LIMA, Sostenes C.2010 LIMA, S.; COROA, M. L. M. S. . Configuração e papel do sistema de avaliatividade no gênero reportagem. Calidoscopio (Online), v. 8, p. 127-137, 2010.

11.
LIMA, S. C.2005LIMA, S. C.. Normas sociais e norma lingüística numa abordagem multidisciplinar. Plurais (Anápolis), v. 2, p. 113-126, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, Marlene B. F. (Org.) ; LIMA, Sostenes C. (Org.) . Pesquisas em Educação e Linguagem. 1. ed. Anápolis: Editora UEG, 2017. v. 1. 466p .

2.
LIMA, Sostenes. Vida em texto. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2016. 100p .

Capítulos de livros publicados
1.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, Sostenes C. . Narrativização identitária no gênero reportagem: uma análise a partir da representação dos atores sociais e do sistema de avaliatividade. In: Marlene Barbosa de Freitas Reis; Sostenes Cezar de Lima. (Org.). Pesquisas em Educação e Linguagem. 1ed.Anápolis: Editora UEG, 2017, v. 1, p. 421-453.

2.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, Sostenes . O blog jornalístico no cenário escolar: uma proposta de produção discursiva de resistência. In: Eliane G. Lousada; Anise D?O. Ferreira; Luzia Bueno; Roxane Rojo; Solange Aranha; Lília Abreu-Tardelli. (Org.). Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. , p. 1043-1054.

3.
LIMA, Sostenes; RECHETNICOU, Amanda O. . A construção de modos de identificação de atores sociais no gênero reportagem. In: Eliane G. Lousada; Anise D?O. Ferreira; Luzia Bueno; Roxane Rojo; Solange Aranha; Lília Abreu-Tardelli. (Org.). Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. , p. 1026-1042.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, S.. Os blogs e a emancipação dos leitores-autores. Diário da Manhã, Goiânia (GO), p. 5 - 5, 19 dez. 2013.

2.
LIMA, S.. É preciso recusar o que somos. Diário da Manhã, Goiânia (GO), p. 5 - 5, 25 nov. 2013.

3.
LIMA, S.. A escola se tornou um lugar hostil. Folha 670, Anápolis, p. 22 - 23, 11 maio 2012.

4.
LIMA, S.. A língua como objeto de estudo: da tradição à ciência. Folha 670, Anápolis, p. 22 - 22, 06 fev. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GANZAROLI, Hevellyn Cristine R. ; RODRIGUES, Leonardo J. ; LIMA, Sostenes C. . Ciberliteratura: breve análise da nova forma de fazer literatura no século XXI. In: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE), 2017, Anápolis. Anais do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE), 2017. v. 3. p. 1-10.

2.
OLIVEIRA, Fernanda S. ; LIMA, Sostenes C. . A construção de identidades de professores em mídia impressa. In: ornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica, 2017, Brasília. Anais da 1ª Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica. Brasília: UnB, 2017. v. 01. p. 157-166.

3.
SILVA, Osvaldo J. ; LIMA, Sostenes C. . Dedicatórias no contexto acadêmico: uma abordagem sociorretórica. In: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH ? SEPE, 2016, Anápolis. Anais do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE). Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2016. v. 2. p. 01-10.

4.
ALVES, Ludmilla M. ; LIMA, Sostenes C. . Análise da comunidade discursiva leitora e escritora de fanfictions. In: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE), 2016, Anápolis. Anais do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE). Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2016. v. 2. p. 1-44.

5.
PIRES, Andressa A. ; LIMA, Sostenes C. . O processo de acomodação do hipergênero revista semanal de informação nas mídias digitais. In: Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE), 2016, Anápolis. Anais do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do Câmpus Anápolis de CSEH (SEPE). Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2016. v. 2. p. 1-10.

6.
ALVES, Caroline F. ; LIMA, S. C. . Hibridização do gênero anúncio em revista semanal. In: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG - interdisciplinaridade e currículo: uma construção coletiva, 2015, Pirenópolis (GO). Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2015. v. 2. p. 1-10.

7.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . A construção de narrativização identitária no gênero reportagem de revista semanal de informação. In: II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG - interdisciplinaridade e currículo: uma construção coletiva, 2015, Perenópolis. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. Anápolis: Universidade Estadual de Goiás, 2015. v. 2. p. 1-8.

8.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . Análise crítica do gênero reportagem: contribuições para o ensino de língua portuguesa. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 3. p. 01-08.

9.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . Gênero reportagem na constituição hipergenérica e discursiva da revista semanal de informação. In: I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), 2014, Pirenópolis (2014). Anais do I Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE), 2014. v. 1.

10.
SOUZA, G. R. ; PEREIRA, P. G. ; CURADO, Maria Eugenia ; LIMA, S. C. . Macbeth e Kumonosu-Jo: tradução intersemiótica e discurso. In: Congresso Internacional de Semiótica e Cultura - Anais, 2014, João Pessoa (PB). Congresso Internacional de Semiótica e Cultura - Anais. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2014. v. 1. p. 538-549.

11.
JUNQUEIRA, P. C. ; LIMA, S. . Uso de Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem da Escrita Criativa Multimodal. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Cidade de Goiás. Anais do I Encontro Internacional e VI Encontro Nacional do GELCO. Cidade de Goiás: UEG, 2014. p. 1447-1460.

12.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . O gênero reportagem na constituição hipergenérica e discursiva da revista semanal de informação. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Cidade de Goiás. Anais do I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO). Cidade de Goiás: UEG, 2014. p. 1151-1166.

13.
CUNHA, Amanda O. ; LIMA, S. C. . O gênero reportagem na constituição hipergenérica e discursiva da revista semanal de informação. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Goiás. Caderno de Resumos - I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. Goiás (GO): UEG, 2014. v. 1. p. 300.

14.
COSTA, B. D. ; LIMA, S. C. . O gênero capa presente na revista semanal de atualidades CartaCapital e suas estruturas sociorretóricas. In: XI Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação, 2013, Anápolis. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica e da VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação. Anápolis: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UEG, 2013. p. 1-10.

15.
MOTTA, M. R. M. ; LIMA, S. C. . Hibridização do gênero anúncio em revistas semanais de informação. In: XI Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação, 2013, Anápolis. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica e da VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação. Anápolis: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UEG, 2013. p. 1-10.

16.
SOUZA, P. S. ; LIMA, S. C. . Estudo da nota textual e sua função na revista. In: XI Seminário de Iniciação Científica e VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação, 2013, Anápolis. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica e da VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação. Anápolis: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UEG, 2013. p. 1-9.

17.
LIMA, S.. Normas sociais e norma linguística: uma visão sócio-antropológica. In: II Jornada de Educação e Ciências Sociais do Instituto Superior de Educação, 2006, Anápolis. Anais da II Jornada de Educação e Ciências Sociais do Instituto Superior de Educação. Anápolis: UniEvangélica, 2006. p. 25-32.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Priscilla M. R. ; LIMA, Sostenes C. . Psicanálise crítica: implicações sociopolíticas da escuta do sofrimento psíquico. In: II Encontro Internacional do Grupo de Trabalho Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea, 2017, São Paulo. Anais do II Encontro do Grupo de Trabalho Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea. Modalidades de pesquisa em psicanálise: métodos e objetivos. São Paulo: ANPEPP, 2017. v. 1. p. 58-60.

2.
SILVA, Débora C. S. ; LIMA, S. . Elaboração de Projeto de Pesquisa e Orientação de TCC. In: XVI Seminário de atualização de práticas docentes, 2008, Anápolis. XVI Seminário de Atualização de Práticas Docentes. Anápolis: Centro Universitário de Anápolis, 2008. v. 16. p. 11-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RECHETNICOU, Amanda O. ; LIMA, S. . Interdiscursividade e intertextualidade no análise crítica do gênero reportagem. In: V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM, 2015, Uberaba (MG). Resumos do V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. Uberaba (MG): Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2015. p. 239-240.

2.
CUNHA, Amanda O. ; LIMA, S. . Papel do gênero reportagem na constituição hipergenérica e discursiva da revista semanal de informação. In: Jornada de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UnUCSEH, 2014, Anápolis. Anais da Jornada de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da UnUCSEH, 2014.

3.
AGUIAR, M. P. D. M. ; LIMA, S. C. . Análise do discurso político no gênero reportagem. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Goiás (GO). Caderno de Resumos - I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. Goiás (GO): UEG, 2014. v. 1. p. 354-354.

4.
ALVES, Caroline F. ; LIMA, S. . Hibridização do gênero anúncio em revista semanal. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Goiás (GO). Caderno de Resumos - I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. Goiás (GO): UEG, 2014. v. 1. p. 359-359.

5.
SILVA, J. M. V. ; LIMA, S. . O estudo diacrônico da reportagem impressa. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Goiás (GO). Caderno de Resumos - I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. Goiás (GO): UEG, 2014. v. 1. p. 363-364.

6.
JUNQUEIRA, P. C. ; LIMA, S. C. . Uso de Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem da Escrita Criativa Multimodal. In: I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), 2014, Goiás (GO). Caderno de Resumos - I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do GELCO. Goiás (GO): UEG, 2014. p. 337.

7.
LIMA, Priscilla ; LIMA, S. C. . Discurso de resistência na velhice: possibilidades de transformação. In: VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2014, Goiânia (GO). Anais - VIII Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, 2014. p. 2010-2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, S.. Crítica e resistência transgressiva nos estudos da linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, S.; BONINI, Adair ; COROA, M. L. M. S. . Simpósio Temático - Análise Crítica de Gêneros e Ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIMA, S. C.. Grupo Temático - Análise crítica de gêneros jornalísticos no ensino de língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, S.. Normas sociais e norma linguística: uma visão sócio-antropológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, S.. Linguagem e sociedade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, Marlene B. F. ; LIMA, Daniela. C. B. P. ; LIMA, S. . Dossiê Tópicos Especiais em Educação e Linguagem. Inhumas (GO): Universidade Estadual de Goiás, 2016 (Organização de Dossiê Temático da Revista Revelli (ISSN 1984-657) - v. 8, n. 1, jan./jun. 2016).

2.
REIS, Marlene B. F. ; LIMA, Daniela. C. B. P. ; LIMA, S. . Apresentação - Dossiê Tópicos Especiais em Educação e Linguagem, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
LIMA, S.; MATTOS, Shirley E. R. . Língua Portuguesa em Contextos. Anápolis: UniEvangélica, 2010 (Manual Didático).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Domínios de Lingu@gem (ISSN 1980-5799), v. 12, n. 3, jul./set. 2018.. 2018.

2.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista PERcursos Linguísticos (ISSN 2236-2592). 2018.

3.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018), v. 11, e. 24, 2018. 2018.

4.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Domínios de Lingu@gem (ISSN 1980-5799), v. 11, n. 3, jul./set. 2017. 2017.

5.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018), v. 10, e. 22, 2017. 2017.

6.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Cadernos de Linguagem e Sociedade (ISSN 2179-4790), v. 18, n. 2, jul./dez. 2017.. 2017.

7.
LIMA, Sostenes. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista PERcursos Linguísticos (ISSN 2236-2592), v. 7, n. 14, 2017.. 2017.

8.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Domínios de Lingu@gem (ISSN 1980-5799), v. 10, n. 1, jan./mar. 2016. 2016.

9.
LIMA, S. C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ISSN 2447-4193), v. 32, n. 2. 2016.

10.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Domínios de Lingu@gem (ISSN 1980-5799), v. 11, n. 1, jan./mar. 2017 2016. 2016.

11.
LIMA, Sostenes C.. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2017): Língua Portuguesa. 2016.

12.
LIMA, S.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Letra Capital. 2015.

13.
LIMA, S. C.. Parecer de avaliação de trabalhos submetidos ao VIII SIGET 2015. 2015.

14.
LIMA, S. C.. Parecer de avaliação de trabalhos submetidos ao IV SIELP 2014. 2014.

15.
LIMA, Sostenes C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 5, n. 1, jan./jun. 2013. 2013.

16.
LIMA, S. C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 4, n. 2, jul./dez. 2012. 2012.

17.
LIMA, S. C.. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013): Língua Portuguesa. 2011.

18.
LIMA, S. C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 3, n. 2, jul./dez. 2011. 2011.

19.
LIMA, S. C.. Parecer de avaliação de artigo científico - Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 2, n. 1, jan./jun. 2010. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
LIMA, S.. Textos antigos: uma armadilha para leitores inexperientes. 2013; Tema: Leitura. (Blog).

2.
LIMA, S.. Sobre livros bons e livros ruins. 2013; Tema: Leitura. (Blog).

3.
LIMA, S.. Escrever é preciso, ortografar não é preciso. 2013; Tema: Produção Textual. (Blog).

4.
LIMA, S.. Deus nos livre de um deus moralista. 2013; Tema: Fundametalismo Religioso. (Blog).

5.
LIMA, S.. Sou professor, não um coitado. 2012; Tema: Formação e Carreira Docente. (Blog).

6.
LIMA, S.. Isso, sim, é uma chancela à ignorância. 2012; Tema: Preconceito Linguístico. (Blog).

7.
LIMA, S.. Aluno cotista tem rendimento baixo. Será?. 2012; Tema: Política Afirmativa na Educação. (Blog).

8.
LIMA, S.. Escrever complicado é um vício. 2012; Tema: Produção Textual. (Blog).

9.
LIMA, S.. Sostenes Lima - www.sosteneslima.com. 2011. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, Daniela. C. B. P. ; REIS, Marlene B. F. ; LIMA, Sostenes . Organização de Dossiê Temático da Revista Revelli (ISSN 1984-657) - v. 8, n. 1, jan./jun. 2016. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
LIMA, Sostenes C.; MACHADO, Marco Antonio R. . Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 8, n. 1, p. 1-184, jan./jun. 2016. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
LIMA, Sostenes C.; MACHADO, Marco Antonio R. . Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 8, n. 2, p. 185-360, jul./dez. 2016. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
LIMA, Sostenes C.; MACHADO, Marco Antonio R. . Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 7, n. 1, p. 1-170, jan./jun. 2015. 2015. (Editoração/Periódico).

5.
LIMA, Sostenes C.; MACHADO, Marco Antonio R. . Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 7, n. 2, p. 171-392, jul./dez. 2015. 2015. (Editoração/Periódico).

6.
MACHADO, Marco Antonio R. ; LIMA, Sostenes C. . Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 5, n. 2, p. 283-529, jul./dez. 2013. 2013. (Editoração/Periódico).

7.
MACHADO, Marco Antonio R. ; LIMA, Sostenes C. . Revista Via Litterae (ISSN 2176-6800), v. 5, n. 1, p. 1-282, jan./jun. 2013. 2013. (Editoração/Periódico).

8.
LIMA, S. C.. A pesquisa linguística no Ensino Médio: da prescrição da língua ideal à investigação da língua real. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, Hélvio F.; REZENDE, Tânia F.; LIMA, Sostenes C.. Participação em banca de Tatiane Dutra de Godoi Arriel. Nas trilhas de uma comunidade: problematizando uma proposta de Língua Portuguesa orientada pelos letramentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
PEREIRA, Ariovaldo L.; SABOTA, Barbra; HATJE-FAGION, Válmi; LIMA, Sostenes C.. Participação em banca de Maria Elizete Pereira dos Anjos. Estratégias de tradução em um curso de Licenciatura em Letras: uma análise sob a perspectiva de chesterman (1997). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
DIAS, Juliana de F.; LIMA, Sostenes C.; SILVA, Francisca Cordélia da. Participação em banca de Caroline Maria Vilhena de Souza Sifuentes. Práticas identitárias da parentalidade na modernidade tardia: a reflexividade do homem-pai à luz da Análise de Discurso Crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

4.
LIMA, Sostenes C.; SOUSA FILHO, Sinval M.; SABOTA, Barbra. Participação em banca de Osvaldo Jefferson da Silva. Análise sociorretórica da dedicatória como um gênero textual institucionalizado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
DIAS, Juliana de F.; LIMA, Sostenes C.; VIEIRA, Viviane C.. Participação em banca de Valéria Gomes Borges Vieira. Formação e identidade docente no contexto de ampliação do Projeto Mulheres Inspiradoras sob a ótica Análise de Discurso Crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

6.
CURADO, Maria Eugenia; NORONHA, Márcio P.; LIMA, S. C.. Participação em banca de Gustavo Rezende de Souza. Tradução Intersemiótica e intercultural de Macbeth, de Shakespeare, para Kumonosu-jô, de Kurosawa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
LIMA, Sostenes C.; PEREIRA, Ariovaldo L.; VIEIRA, Viviane C.. Participação em banca de Amanda Oliveira Rechetnicou. Narrativizações identitárias e modos de identificação no gênero reportagem: um estudo a partir da Análise Crítica de Gêneros. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
SIQUEIRA, Kênia M. F.; SOUSA FILHO, Sinval M.; LIMA, S. C.. Participação em banca de Cindy Michelle da Silva. Estratégias de argumentação em textos de alunos do Projeto Educação Aberta (PrEA). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

9.
LIMA, S. C.; SOUSA FILHO, Sinval M.; SILVA, Débora C. S.. Participação em banca de Patrícia Correa Junqueira. Processos interacionais: da leitura à escrita criativa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Teses de doutorado
1.
BONINI, Adair; LIMA, Sostenes C.; CONEGLIAN, Silvia; FIGUEIREDO, Débora C.; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo.; CERUTTI-RIZZATTI, Mary E.. Participação em banca de Tania Regina Martins Machado. A avaliação do docente em formação no curso de espanhol a distância da UFSC: uma análise crítica do gênero ?atividade obrigatória em EaD?. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MILANI, Sebastião E.; LIMA, Sostenes C.; MARRA, Daniel; REZENDE, Tânia F.; SOUSA, Kátia M.. Participação em banca de Rômulo da Silva Vargas Rodrigues. Historiografia Linguística de Émile Benveniste. 2016. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

3.
COROA, M. L. M. S.; LIMA, Sostenes C.; BENTO, André L.; VIEIRA, Viviane C.; BRANDÃO, Cibele. Participação em banca de Karina Mendes Nunes Viana. Representações linguístico-discursivas de mulheres gestantes em situação prisional: uma análise de discurso crítica. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
MILANI, Sebastião E.; LIMA, Sostenes C.; NAZARENO, Elias. Participação em banca de Rômulo da Silva Vargas Rodrigues. A obra de Émile Benveniste em Linguística Geral como síntese dos avanços teóricos das ciências da linguagem no decorrer do século XX. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

2.
COROA, M. L. M. S.; LIMA, S.; BRANDÃO, Cibele. Participação em banca de Karina Mendes Nunes Viana. Representações identitárias em narrativas de mulheres gestantes em situação prisional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
OLIVEIRA, Hélvio F.; REZENDE, Tânia F.; LIMA, Sostenes C.. Participação em banca de Tatiane Dutra de Godoi Arriel. Aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio à luz dos letramentos sociais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
PEREIRA, Ariovaldo L.; IGNÁCIO, Ewerton F.; LIMA, S. C.. Participação em banca de Edimar Pereira da Silva. Discursos expressos nas/pelas representações do homoerotismo em. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
CURADO, Maria Eugenia; NORONHA, Márcio P.; LIMA, Sostenes C.. Participação em banca de Gustavo Rezende de Souza. Cultura, sociedade e tradução intersemiótica entre Macbeth, de Shakespeare, e Kumonosu-jo, de Kurosawa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
LIMA, S. C.; SOUSA FILHO, Sinval M.; SILVA, Débora C. S.. Participação em banca de Patrícia Correa Junqueira. Processos interacionais - da leitura à escrita criativa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
LIMA, S. C.; VIEIRA, Viviane C.; PEREIRA, Ariovaldo L.; FREITAS, Lúcia G.. Participação em banca de Amanda Oliveira Rechetnicou. Narrativizações identitárias e modos de identificação no gênero reportagem: um estudo a partir da Análise Crítica de Gêneros. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, S. C.; COSTA, Sirlene A. R.. Participação em banca de Daniela de Souza Bento; Elizane Gonçalves da Silva. A contribuição do funcionalismo para a valorização das variedades linguísticas no ensino de Língua Portuguesa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Ensino de Português) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
LIMA, S.; COSTA, Sirlene A. R.. Participação em banca de Oziel Pereira Borges. Análise discursiva de entrevista concedida por membros da Assembléia de Deus de Itapuranga-GO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos Linguísticos e Ensino de Português) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
LIMA, S.; PERICOLI, M. S.. Participação em banca de Edith P. dos Santos; Joice e S. Nunes; Maria Faria Pimenta. Por um estudo intercultural nas aulas de língua inglesa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Paula Renata Chagas de Arruda. As gramáticas contidas nos mateirais pedagógicos descrevem as variações que ocorrem na língua através dos tempos?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Fabiana Rodrigues Glória e Maria Angélica Vitorino Beze. Um breve diagnóstico da resitência aos novos métodos de ensino gramatical da Rede Privada e Pública do Município de Leopoldo de Bulhoões (GO). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Denise Tamaê Sato; Fernanda de Fátima Ramos da Costa. Aspectos da escrita em meio eletrônico. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Idelma G. Lima; Marilene A. Melo; Magda N. da R. Ribeiro. O texto escrito como ferramenta de trabalho na alfabetização. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Ester L. C. Alves; Fernanda A. Correa; Tânia L. de C. Prado. Questões de ensino: a coesão em textos de alunos do primeiro ano do ensino médio. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

9.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Wanessa L. S. Loureiro; Virginia X. de Sousa. A correção de redações: algumas considerações. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

10.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Vanilda de Oliveira Coelho. Gerundismo: modismo ou uma nova técnica de manipulação da mente humana?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

11.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Inês Perpetua M. de Souza; Rênia Fernanda M. de Souza. Alfabetização: um processo de construção da escrita em uma escola pública de Anápolis/GO. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACHADO, Marco Antonio R.; LIMA, Sostenes C.. Participação em banca de Drielle Lorane de Souza Mendonça.Um estudo sobre a pressuposição linguística em editoriais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
LIMA, S. C.; MACHADO, Marco Antonio R.. Participação em banca de Arnaldo Rodrigues de Lima.A rotulação na dinâmica argumentativa do texto: uma análise sociocognitiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
LIMA, S. C.. Participação em banca de Laisa Leite de Brito.Práticas significativas de leitura no contexto escolar do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
LIMA, S.; MACHADO, Marco Antonio R.. Participação em banca de Idelmo Aquino Afonso.Análise da coerência textual nas tiras de hagar com ênfase no conhecimento de mundo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
LIMA, S.; MACHADO, Marco Antonio R.. Participação em banca de Martha Elisa Moreira dos Santos.Coesão textual: análise de elementos coesivos em textos jornalísticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.. Participação em banca de Agmar Cruvinel.Propostas de Protoformas Fonológicas e Lexicais Para as Línguas Yaminawa, Yawanawa e Yoranawa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
LIMA, S.; SILVA, Elson M.. Participação em banca de Letícia Melo de Carvalho.A educação infantil no contexto das políticas públicas educacionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.; AMARANTE-RIBEIRO, L. A.. Participação em banca de Graziela de Jesus Gomes.Um estudo introdutório sobre a língua Karipuna-Pano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

9.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.; AMARANTE-RIBEIRO, L. A.. Participação em banca de Lízia de Oliveira Carvalho.Características morfossintáticas da língua Remo-Pano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

10.
LIMA, S.; CANDIDO, Gláucia V.; PERICOLI, M. S.. Participação em banca de Ângela Cristina de Jesus Jancitsky.Variação fonológica na fala de Chico Bento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORDEIRO, Kátia A. C. P.; LIMA, S.; REIS, Marlene B. F.. Concurso Público para Docente Ensino Superior. 2014. Universidade Estadual de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Internacional do Grupo de Trabalho Psicanálise, Subjetividade e Cultura Contemporânea.Psicanálise crítica: implicações sociopolíticas da escuta do sofrimento psíquico. 2017. (Encontro).

2.
IV Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias.A construção de identidades de professores em mídia impressa. 2017. (Seminário).

3.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Discursos em choque: movimentos de ocupação escolar na mídia e letramentos de resistência no espaço escolar. 2017. (Simpósio).

4.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.A construção de modos de identificação de atores sociais no gênero reportagem. 2015. (Simpósio).

5.
VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Simpósio Temático - Análise Crítica de Gêneros e Ensino. 2015. (Simpósio).

6.
XXII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação (UEG).Velhice e modos de resistência. 2015. (Simpósio).

7.
I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Gelco.O gênero reportagem na constituição hipergenérica e discursiva da revista semanal de informação. 2014. (Encontro).

8.
IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Análise crítica de gêneros jornalísticos no ensino de língua portuguesa. 2014. (Simpósio).

9.
Colóquio Internacional do NEARG: Pentecostalismo e Globalização. 2013. (Outra).

10.
Congresso Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão da UniEVANGÉLICA. 2013. (Congresso).

11.
VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação e XI Seminário de Iniciação Científica. 2013. (Seminário).

12.
IV Jornada de Educação e Ciências Sociais.A pesquisa linguística no Ensino Médio: da prescrição da língua ideal à investigação da língua real. 2008. (Outra).

13.
XVI Seminário de atualização de práticas docentes.Elaboração de projeto de pesquisa e orientação de TCC. 2008. (Seminário).

14.
III Simpósio de Pós-Graduação em Letras.Linguística e Língua Portuguesa (Coordenador da Mesa). 2007. (Simpósio).

15.
II Jornada de Educação e Ciências Sociais do Instituto Superior de Educação. Norma lingüística, tradição gramatical e ideologia. 2006. (Congresso).

16.
II Simpósio de Pós-Graduação em Letras.Linguística e Língua Portuguesa (Relator da Mesa). 2006. (Simpósio).

17.
I Simpósio de Pesquisa Docente em Letras.Linguagem e Sociedade (Mesa redonda). 2005. (Simpósio).

18.
III Seminário de Estudos Linguísticos e Literários.Ensino de Língua Portuguesa: Contribuições da Lingüística. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, Marlene B. F. ; LIMA, Sostenes C. . IV Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Caroline Francielle Alves. Indivíduos invisíveis: entre o ser e o viver nas ruas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

2.
Sandra Jardim de Menezes Ferreira. Letramento de resistência: o que as paredes pichadas das ruas têm a dizer?. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

3.
Fernanda da Silva Oliveira. O/A professor/a na mídia goiana: a identidade docente no contexto da implantação das Organizações Sociais (OSs) na educação do Estado de Goiás. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

4.
Thaís Lopes Soares. O letramento crítico na formação do professor pedagogo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
André Lúcio Bento. Início: 2017. Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Gabriela Santana Wenceslau. Imagine como um novo gênero textual criado a partir da fanfiction. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Osvaldo Jefferson da Silva. Análise sociorretórica da dedicatória como um gênero textual institucionalizado. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

2.
Amanda Oliveira Rechetnicou. Narrativizações identitárias e modos de identificação no gênero reportagem: um estudo a partir da Análise Crítica de Gêneros. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

3.
Patricia Correa Junqueira. Processos interacionais: da leitura à escrita criativa. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Laysla Ribeiro da Silva. Critérios de avaliação das redações de vestibulares. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria Linguística e Revisão Textual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

2.
Kelly Ferreira dos Santos. Manuais de revisão: uma perspectiva histórica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria Linguística e Revisão Textual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

3.
Cláudia de Aguiar M. Gontijo; Elisabete Tomomi Kowata. A entrevista jornalística: análise do funcionamento do gênero na revista Veja. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria Linguística e Revisão Textual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

4.
Dayane Ferreira de Araújo; Dérika Kyara de Oliveira Carrijo. A construção da mensagem modalizada: estudo comparativo nos veículos impressos - Jornal O Popular e Jornal Daqui. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Assessoria Linguística e Revisão Textual) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

5.
Gercilene Alves Luís; Mônica Cecília de Moraes. Uma nova história com práticas antigas: estudo sobre a proposta de análise lingística x prática de ensino da gramática no ensino médio. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

6.
Keila Cristina Barroso; Silvana Rodrigues dos Santos. Aquisição da escrita: impacto dos fatores socioeconômicos e potencial de intervenção do professor. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Francielle Alves. A hibridização no gênero anúncio publicitário de revista semanal de informação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

2.
Bianca Alencar Vellasco. A representação política da figura política em charges brasileiras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

3.
Ludmilla Modesto Alves. Análise da comunidade discursiva leitora e escritora de fanfictions. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

4.
Patrícia Lacerda Gomes de Matos. Uma análise da estrutura, configuração e tipificação dos textos de opinião em revista semanal de informação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

5.
Ludimilla Macêdo Duarte. Estratégias de persuasão em anúncios impressos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

6.
Patrícia Santos Souza. Estudo da nota textual e sua função na revista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

7.
Míriam Ruth Matschulat Motta. Hibridização do gênero anúncio em revistas semanais de informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

8.
Bruna Dantas Costa. O gênero capa na revista semanal de informação CartaCapital e suas estruturas sociorretóricas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

9.
Amanda Oliveira Cunha. Prática de Análise Linguística: por uma nova concepção de prática didática no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

10.
Cidiane Aparecida Barbosa Peixoto. Constituição sociorretórica do gênero editorial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

11.
Celeste Gomes. Uma análise do gênero textual e-mail. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

12.
Lorenna Isabella Pereira. Proposta de protoformas fonológicas e lexicais para as línguas Kanamari Pano, Kaxarari e Poyanáwa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

13.
Alline dos Santos Rodrigues da Mata. Formação de professor: uma crítica sobre o trabalho docente no Brasil a partir de narrativas guieneenses e brasileiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

14.
Alline Queiroz da Cruz. Proposta de protoformas fonológicas e lexicais para as línguas Kanamari, Kaxarari, Poyanawa e Kaxinawa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

15.
Bruno Roger da Silva. Variação do gênero jornalistico reportagem nos suportes jornal impresso e jornal online. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

16.
Daniela Garcia Cardoso. Variação Linguística no discurso do professor Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

17.
Paulo Ricardo Dias Fernandes. Critérios para classificação de palavras nas gramáticas normativas do português brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

18.
Thais Elizabeth Pereira Batista. Marcadores discursivos no gênero chat. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

19.
Kênia Vieira de Jesus. Gêneros textuais e a prática de produção de texto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

20.
Lilian Moura e Silva Gratão. A função das atividades de leitura propostas pelos livros didáticos: constituir ou estatuir?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

21.
Rogério Gomes Pereira Júnior. Uma análise sobre a produção textual de surdos no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

22.
Rubens dos Santos Pereira. O Duplo-Sentido nas Canções do Gênero ?Forró-Malícia?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

23.
Vaniulda Alves de Oliveira. A personificação fantástica do bem e do mal em "As crônicas de Nárnia" de C. S. Lewis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

24.
Carmem Oliveira Freitas Candine. Formação de neologismo na Imprensa BrasileiraGraduação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

25.
Daniela Garcia Lemes. Gerundismo: uma relação entre tempo, verbo e aspecto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

26.
Alenilda M. de Carvalho Santos. Projeto Universidade Adolescente: uma experiência de letramento com jovens em situação de risco social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

Iniciação científica
1.
Bianca Alencar Vellasco. Análise discursiva do colunismo no hipergênero revista semanal de informação. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

2.
Caroline Francielle Alves. Hibridização do gênero anúncio em revista semanal. 2014. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

3.
Patrícia Santos Souza. Funcionamento e configuração sociorretórica do gênero nota em revistas semanais de atualidade. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

4.
Bruna Dantas Costa. O gênero capa presente na revista semanal de atualidades CartaCapital e suas estruturas sociorretóricas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás, Programa de Bolsas de Iniciação Científica/UEG. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

5.
Míriam Ruth Matschulat Motta. Hibridização do gênero anúncio em revistas semanais de informação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

6.
Laudicéia de Oliveira Rosa. Estrutura e funcionamento do gênero entrevista sob a perspectiva da sociorretórica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Anápolis, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.

7.
Ana Cláudia de Santana Barcellos. Análise comparativa dos gêneros artigo de opinião e ensaio. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Anápolis. Orientador: Sostenes Cezar de Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 5:18:04