Lívia Letícia Belmiro Buscácio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1113454906615286
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Graduada em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004),mestra em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2007), doutora em Estudos da Linguagem pelo Instituto de Letras da UFF (2014). Sua pesquisa filia-se ao campo da História das Ideias Linguísticas(AUROUX, ORLANDI) pela Análise do Discurso (PÊCHEUX, ORLANDI). Em 2013, foi contemplada com a bolsa PDSE para realização de estágio de doutorado sanduíche, supervisionada pelo professor doutor Christian Puech, da Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris 3. É pesquisadora dos grupos: "Discursividade, língua e sociedade", (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8680275699688587);" Estudos linguísticos e literários na educação de surdos - ELLES" http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8191336634503455; "Estudos em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura para Surdos" http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6805386728651465 e "Divagar-se" http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6765680499445999#identificacao. É professora de Língua portuguesa e suas Literaturas, tendo lecionado em regime de contrato temporário no Colégio Pedro II (2006). Atuou nos ensinos fundamental e médio com vínculo efetivo na SEE ? RJ, de 2004 a 2008, bem como na rede particular, desde 2002. Trabalhou como tutora no CEDERJ, desenvolvendo materiais didáticos para o reforço escolar (2012). Desde 2007, é professora concursada do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), onde leciona até a presente data. No INES, além da atividade pedagógica em sala de aula com estudantes surdos na educação básica, ministra cursos de extensão para professores sobre ensino de língua portuguesa para surdos, atua na pós-graduação e colabora na organização de eventos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lívia Letícia Belmiro Buscácio
Nome em citações bibliográficas
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Rua das Laranjeiras, 232
27675-890 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Estudos da Linguagem.
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
Título: Mário de Andrade: um arquivo de saberes sobre a língua do/no Brasil, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Vanise Gomes de Medeiros.
Coorientador: José Luis Jobim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mário de Andrade; discurso sobre a língua do/no Brasil; função-autor; arquivo; ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas.
2012 - 2013
Doutorado em Estágio de doutorado sanduíche.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
com período sanduíche em Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (Orientador: Christian Puech).
Título: Mário de Andrade: um arquivo de saberes sobre a língua no Brasil, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: ´Vanise Gomes de Medeiros.
Coorientador: José Luis Jobim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História das Ideias Linguísticas; Análise do Discurso.
2005 - 2007
Mestrado em Literatura brasileira e Teorias da literatura.
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
Título: O Projeto de escritura literária de Ruffato: reflexões sobre a estética do romance brasileiro contemporâneo.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ângela Maria Dias.
Palavras-chave: Estética; Romance brasileiro; Luiz Ruffato; Literatura brasileira contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Outros Setores.
2004 - 2005
Especialização em Estudos do texto:leitura, produção textual e ensin. (Carga Horária: 360h).
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
Título: ESTÉTICA DA FRAGMENTAÇÃO : UMA LEITURA DE ELES ERAM MUITOS CAVALOS À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO.
Orientador: Maria Aparecida Lino Pauliukonis.
1998 - 2004
Graduação em Letras- Português-Literaturas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Calouste Gubenkian, CG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Émile Benveniste: reconstrução e atualidade da ref. (Carga horária: 20h).
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
2013 - 2013
Histoire des Théories linguistiques. (Carga horária: 30h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2012 - 2012
O funcionamento discursivo na perspectiva de Domin. (Carga horária: 30h).
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
2011 - 2011
A trajetória de dois conceitos em AD. (Carga horária: 15h).
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
2010 - 2010
Fundamentos enunciativos e uma macrossintaxe .... (Carga horária: 15h).
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
2010 - 2010
Poesia e vanguarda: vocalidade, oralidade e letris. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
O cordel do Brasil e o cordel de Portugal.
Associação dos Estudos de Linguagem, ASSEL, Brasil.
2009 - 2009
Discurso, estrutura e história. (Carga horária: 15h).
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Velhas identidades novas: o Pós-colonialismo .... (Carga horária: 15h).
UFF - INstituto de Letras, UFF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Tópicos centrais no estudo de aquisição de L2. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em ? Tópicos centrais no estudo de aquisição de segun. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2007 - 2007
Curso intensivo de LIBRAS ? INES. (Carga horária: 120h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2005 - 2006
Francês.
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em ? Crítica Textual de autógrafos literários portugu.
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Surrealismo.
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em ? Meu livro preferido é ....
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Prazeres do texto.
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em ? Nomes, Histórias e Terras.
UFRJ - Faculdade de Letras, FL, Brasil.
1999 - 2000
Curso pós-médio de Teatro. (Carga horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1998 - 2000
Básico em Música.
Escola de Música Villa Lobos, EMVL, Brasil.
1998 - 1998
? Técnicas de autoconhecimento do corpo.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1997 - 1997
Ator : Risco e versatilidade. (Carga horária: 120h).
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.
1993 - 1994
Curso de interpretação teatral.
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de língua portuguesa EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DEBASI, .


SEE-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Fundação Calouste Gulbenkian, GULBENKIAN, Portugal.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Agente de pesquisa, Carga horária: 40


OR Editor, OR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultoria e revisão de textos



Linhas de pesquisa


1.
Discurso, língua e ensino de língua para surdos


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudos em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura para Surdos
Descrição: Pesquisadora http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6805386728651465.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lívia Letícia Belmiro Buscácio - Integrante / Giselly dos Santos Peregrino - Coordenador.
2016 - Atual
Escritores Brasileiros em Libras - Mário de Andrade e as cartas
Descrição: O projeto visa discutir e produzir estratégias visuais e bilíngues de difusão de literatura em língua portuguesa para surdos, considerando os lugares da língua portuguesa do/no Brasil e da LIBRAS.Tomamos por norte o acesso à literatura como um direito linguístico do sujeito surdo e, por sua vez, uma forma de apropriação da escrita pelo surdo. Através da elaboração de mídias bilíngues, pretendemos uma integração entre as línguas e seus sujeitos por meio da literatura. Elencamos Mário de Andrade e sua correspondência para o primeiro volume do DVD e do site do projeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lívia Letícia Belmiro Buscácio - Coordenador / Weslei Rocha - Integrante / Vanessa Alves de Sousa Lesser - Integrante / Eduardo da Silva e Silva - Integrante / Érica da Silva e Silva - Integrante / Julia Benjamin - Integrante.
2015 - Atual
PENSAR NA RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BILÍNGUE DE LEITURA E ESCRITA PARA SURDOS
Descrição: Esse projeto nasceu em sala de aula de educação básica no Instituto Nacional de Educação de Surdos, onde os educandos surdos constantemente apresentam um distanciamento pelo aprendizado da língua portuguesa e da literatura, fruto de uma marca da memória do erro e do acerto que atravessa o ensino da língua e literatura do/no Brasil. Compartilhando do dizer dos alunos, encontramos na História das Ideias Linguísticas com a Análise de discurso (PÊCHEUX, AUROUX, ORLANDI), um campo teórico para uma possibilidade de um ensino de língua e de literatura voltado para a historicidade dos processos discursivos e para a atuação do educando, buscando sempre a relação entre língua e sujeito na memória. Procuramos trabalhar no contextode educação bilíngue para surdos (FERNANDES, FELIPE, SKLIAR), com a relação entre língua e literatura. A partir de um nome de autor no lugar do literato brasileiro e no dizer do literato sobre a língua pela escrita literária (BUSCÁCIO, 2014), incentivamos os educandos a um mergulho na memória da língua do/no Brasil, assinalada pela tensão advindas do processo de colonização linguística (MARIANI, 2006). O presente projeto de pesquisa visa desenvolver práticas de letramento na relação entre língua e literatura brasileiras na educação bilíngue para surdos, na qual a LIBRAS e a experiência visual de mundo do educando surdo (SKLIAR, 1999), bem como uma educação pelo poético (SKLIAR, 2014, ALMEIDA, 2012) pautada na relação entre língua, sujeito e memória (ORLANDI, MARIANI, MEDEIROS) são primordiais neste processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lívia Letícia Belmiro Buscácio - Coordenador.
2015 - Atual
Estudos Linguísticos e Literários na Educação de Surdos - ELLES
Descrição: O grupo de pesquisa busca desenvolver reflexões sobre as línguas e as literaturas no espaço de comunicação da língua portuguesa do/no Brasil para surdos, sobretudo, referentes ao ensino. Consideramos a relação entre língua, memória e sujeito na tensão entre as línguas de sinais e a língua portuguesa. Com a linha Construção de unidades didáticas, buscamos desenvolver materiais de ensino de língua e literatura:a) voltados para os gêneros acadêmicos no ensino superior, focando as particularidades da linguagem acadêmica em atividades de compreensão e de produção de textos escrito; b) voltados para a educação básica, sobretudo o 2° segmento do ensino fundamental e ensino médio. Com a linha Literaturas e multilinguismo, através do projeto Escritores Brasileiros em Libras, visamos contribuir para a difusão em língua portuguesa e em LIBRAS da literatura brasileira, por meio da produção de materiais bilíngues multimídias, buscando a integração entre surdos e ouvintes pelo acesso à literatura http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8191336634503455.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lívia Letícia Belmiro Buscácio - Coordenador / Fernanda Beatriz Caricari de Morais - Integrante / Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz - Integrante / Valéria Campos Muniz - Integrante.
2011 - Atual
DISCURSIVIDADE, LÍNGUA E SOCIEDADE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vanise Gomes de Medeiros em 06/06/2016.
Descrição: Participante do grupo de pesquisa como estudante de 2011 a 2015 e como pesquisadora a partir de 2016. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8680275699688587.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lívia Letícia Belmiro Buscácio - Integrante / Vanise Gomes de Medeiros - Coordenador / Alexandre S. Ferrari Soares - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Arquivo e Administração


Membro de comitê de assessoramento


2015 - Atual
Agência de fomento: Instituto Nacional de Educação de Surdos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de surdos.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2018BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; MORAIS, F. B. C. . Leitura, escrita e tecnologia para aprendizes surdos. Linha Mestra, v. 36, p. 30-36-36, 2018.

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2018BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A língua da correspondência: uma língua para a escrita de si. Entremeios, v. 17, p. 219-234, 2018.

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2012BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade, um arquivo de saberes sobre a língua no Brasil, um projeto de pesquisa.. Anais do Seminário Interno de Pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito, v. 1, p. 69, 2012.

4.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2010 BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Do gesto de nomear a língua no Brasil: Mário de Andrade e a Gramatiquinha da Fala Brasileira. Icarahy, v. 4, p. 1-21, 2010.

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2010BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Espaço e experiências: a reescritura romanesca da história brasileira por Luiz Ruffato. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. 6, p. 1, 2010.

6.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2005 BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A enunciação literária e a representação do real em Cidade de Deus, de Paulo Lins, e eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ, v. 6, p. 179-188, 2005.

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.2005BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A harmonia entre razão e instinto em A Casa dos Budas Ditosos. Revista de Letras do Instituto de Humanidades da Unigranrio, v. 2, p. 268-276, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A prática do arquivo de si no sonho para uma língua do/no Brasil. In: OLIVEIRA, Lúcia Maria Velloso ; VASCONCELLOS, Eliane. (Org.). Arquivos pessoais e cultura: uma abordagem interdisciplinar. 025ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2015, v. 1, p. 315-334.

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. O DIZER SOBRE A CRIAÇÃO LITERÁRIA NO DIZER SOBRE A LÍNGUA: AS CORRESPONDÊNCIAS DE MÁRIO DE ANDRADE E MANUEL BANDEIRA. In: Eliane Barbosa da Silva e Helson Flávio da Silva Sobrinho. (Org.). Língua falada e escrita: reflexões e análises. 1ed.Maceió: Edufal, 2014, v. , p. 1-446.

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Ethos, Polifonia e marcas tipográficas metaenunciativas na prosa literária brasileira contemporânea. In: Cleudemar Alves fernandes, João Bosco cabral dos Santos. (Org.). ? Análise do Discurso: objetos literários e midiáticos. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006, v. 1, p. 61-71.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. AS TENSÕES NA MEMÓRIA DA LÍNGUA BRASILEIRA PELO ARQUIVO MÁRIO DE ANDRADE. In: DISCURSO, LÍNGUA E HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS, 2015, Niteroi. Anais do III Seminário Interno de Pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito,, 2014. v. 3. p. 127-138.

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. 'Não é essa a língua portuguesa, que eu conheço; não é a língua que falo; nem a que ouço falar': de Sousa da Silveira para Mário de Andrade, discursos sobre a língua no Brasil.. In: VI SEAD - 1983-2013 ? Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença, 2013, Porto Alegre. 1983-2013 ? Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Outros olhares para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa escrita para educandos surdos. In: X Congresso internacional e XVI Seminário nacional do INES, 2011, Rio de Janeiro. Educação de surdos: a conquista de novos terrítórios, 2011.

4.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Saberes sobre a língua no Brasil: as gramáticas de Eduardo Carlos Pereira. In: XVI Congresso Internacional da ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. La lengua, lugar de encuentro. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2011.

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A LITERATURA DE MÁRIO DE ANDRADE E O DISCURSO DA CRÍTICA: POSIÇÕES SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA NO MODERNISMO.. In: Anais do X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. Língua Portuguesa, descrição e ensino: diálogos. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011.

6.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Poder, silêncio e resistência em Vida e Época de Michael K. In: ? XV CONGRESSO DA ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras & III Semana de Língua Portuguesa (SELP) ? UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras, 2009.

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Veronica Palmira Salme de Aragão . Cultura Lingüística portuguesa: uma proposta de recuperação paralela. In: As Letras e seu ensino, 2008, Mariana. As letras e o seu ensino ? anais da IX Semana de Letras. Mariana: UFOP-ICHS_DELET, 2008.

8.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Espaços e experiências: a reescritura romanesca da história brasileira por Luiz Ruffato. In: II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2007, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas Cultura, discurso e poder, 2007.

9.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Engajamento e Literariedade: Proposta de análise comparativa entre Cidade de Deus, de Paulo Lins e Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. In: ? Linguagens: Modos de dizer, modos de fazer ? ASSEL- Rio, 2003. Anais do XII Congresso da ASSEL-Rio Modos de dizer, modos de fazer. Rio de Janeiro, 2003.

10.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Apropriação da Escrita por Surdos Usuários da LIBRAS. In: X Congresso e XVI Seminário - Educação de Surdos: a conquista de novos territórios., 2001, Rio de Janeiro. Educação de Surdos: a conquista de novos territórios.. Rio de Janeiro: INES, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHNEIDERS, C. M. ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . A fluidez de ideias e saberes linguísticos sobre a língua no/do Brasil. In: XI Celsul, 2014, Chapecó. XI Celsul, 2014.

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. AS TENSÕES NA MEMÓRIA DA LÍNGUA BRASILEIRA PELO ARQUIVO MÁRIO DE ANDRADE. In: III Seminário interno de pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito, 2014, Niterói. Caderno de resumos do III Seminário interno de pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito. Niterói: Laboratório Arquivos do Sujeito, 2014. v. iii.

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. De como o arquivo afeta os critérios de análise ou a trajetória de uma pesquisa em História das Ideias Linguísticas pela Análise de Discurso. In: IV SAPPIL, 2013, Niterói. Trajetórias de pesquisa em linguagem e literatura, 2013. p. 44.

4.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Quantos dizeres cabem em um nomear a língua? Posições sobre a língua no Brasil em Mário de Andrade. In: III SAPPIL - Tendências e Perspectivas em Linguística e Literatura, 2012, Niterói. Tendências e Perspectivas em Linguística e Literatura. Niterói: UFF, 2012. p. 27.

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Saberes sobre a língua no Brasil: as gramáticas de Eduardo Carlos Pereira e a Gramatiquinha de Mário de Andrade. In: XVI Congresso Internacional de la Asociación de Linguística y Filología de la América Latina (ALFAL), 2011, Alcalá de Henares. Documentos para el XVI Congresso Internacional de la Alfal Alcalá de Henares. Alcalá de Henares: UAH, 2011. p. 210.

6.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Juliana Pereira de Carvalho . Metáfora, metonímia e surdez: os caminhos do imagético na Linguagem. In: IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES - O lugar do conhecimento: Identidade, sujeito e subjetividade, 2010, Rio de Janeiro. IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES - O lugar do conhecimento: Identidade, sujeito e subjetividade, 2010.

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Autoria e enunciação em Budapeste. In: II Semana de letras: Olhares sobre a diversidade, 2005, Duque de Caxias. II Semana de letras: Olhares sobre a diversidade. Duque de Caxias: Unigranrio, 2005. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Na 'franqueza de confessionário', dizeres sobre a língua e a escrita literária no Brasil: a correspondência entre Mário de Andrade e Pio Lourenço Corrêa. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, Paraíba. Estudos Linguísticos e Filológicos. Paraíba: Ideia, 2014.

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A PRÁTICA DO ARQUIVO DE SI NO SONHO PARA UMA LÍNGUA DO/NO BRASIL EM MÁRIO DE ANDRADE. In: Arquivos Pessoais e Cultura: uma abordagem interdisciplinar, 2014, Rio de Janeiro. Arquivos Pessoais e Cultura: uma abordagem interdisciplinar, 2014. p. 46.

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. 'Não é essa a língua portuguesa, que eu conheço; não é a língua que falo; nem a que ouço falar': de Sousa da Silveira para Mário de Andrade, discursos sobre a língua no Brasil.. In: VI Sead - Seminário de estudos em análise do discurso, 2013, Porto Alegre. VI SEAD - 1983 - 2013 - Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença.. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFGRS, 2013. p. 22-23.

4.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; ESTEVES, P. M. S. . A linguagem como morada da resistência dos sujeitos surdos. In: VI Elfe - Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2012, Maceió, Alagoas. VI Elfe - Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió, Alagoas: Edufal, 2012. p. 151-151.

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. O dizer sobre a criação literária no dizer sobre a língua: as correspondências de Mário de Andrade e Manuel Bandeira.. In: VI Elfe - Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2012, Maceió, Alagoas. VI Elfe - Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió, Alagoas: Edufal, 2012. p. 108-108.

6.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade, um arquivos de saberes sobre a língua no Brasil: um projeto de pesquisa. In: I SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISAS DO LABORATÓRIO ARQUIVOS DO SUJEITO (LAS), 2011, Niterói. I SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISAS DO LABORATÓRIO ARQUIVOS DO SUJEITO (LAS), 2011.

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCANDOS SURDOS. In: 1º CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010. p. 155.

8.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade e os posicionamentos sobre a língua brasileira. In: 1º Colóquio Internacional de Estudos linguísticos e literários, 2010, Maringá. Anais do 1º Colóquio Internacional de Estudos linguísticos e literários, 2010. p. 223.

9.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade e os posicionamentos sobre a língua brasileira. In: 1º CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010.

10.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Poder, silêncio e resistência em Vida e Época de Michael K. In: ? XV CONGRESSO DA ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras & III Semana de Língua Portuguesa (SELP), 2009, Rio de Janeiro. ? XV CONGRESSO DA ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras & III Semana de Língua Portuguesa (SELP), 2009.

11.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A literatura de Mário de Andrade e o discurso da crítica: posições sobre a língua brasileira no Modernismo. In: ? X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino, 2009, Rio de Janeiro. ? X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino, 2009.

12.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; LEAL, Christiana Lourenço . Diferenças entre ensino de Língua Portuguesa como Língua Materna e como segunda língua para surdos. In: O 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP, 2008, São Paulo. Língua Poruguesa, Cultura e Identidade Nacional. O 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa / 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. São Paulo, 2008.

13.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Atividades pedagógicas para educandos surdos. In: I Simpósio Mundial de Estudos em Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. I Simelp - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2008.

14.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. O romance nas teias marginais da memória brasileira. In: I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. I Simelp, 2008.

15.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Espaços e experiências: a reescritura romanesca da história brasileira por Luiz Ruffato. In: II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2007, Rio de Janeiro. II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas Culturas, discurso e poder, 2007.

16.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. O que caracteriza o romance enquanto gênero literário? O romance brasileiro contemporâneo na sala de aula. In: IX Fórum de Estudos Lingüísticos e I Colóquio de Semiótica - UERJ, 2007, Rio de Janeiro. IX Fórum de Estudos Lingüísticos e I Colóquio de Semiótica - UERJ, 2007.

17.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. ?PARANÓIA OU MISTIFICAÇÃO?: A CRÍTICA LITERÁRIA E A LITERATURA HOJE NO BRASIL.. In: III Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF - Horizontes das Palavras, 2006, Niterói. III Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF - Horizontes das Palavras. Niteroi: Eduff, 2006.

18.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Cultura Linguística Portuguesa: uma proposta de recuperação paralela. In: IX Semana de Letras As letras e seu ensino, 2006, Mariana. As letras e o seu ensino ? anais da IX Semana de Letras, 2006.

19.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Que miscelânea de gêneros é essa?:uma leitura de. In: IX Semana de Letras As Letras e seu ensino, 2006, Mariana. As Letras e seu ensino. Mariana: UFOP_ICHS-DELET, 2006.

20.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Ethos, polifonia e marcas tipográficas modalizadoras na prosa literária brasileira contemporânea. In: Seminário de pesquisa em em Análise do Discurso, 2004, Uberlândia. Sujeito, Memória e identidade. Uberlândia: Ed UFU, 2004.

21.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Como se conta histórias hoje? Uma leitura de eles eram muito cavalos. In: XXVI Jornada de Iniciação científica, artística e cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação científica, artística e cultural da UFRJ, 2004.

22.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A Liberdade pelos caminhos do Eros em A Casa dos Budas ditosos. In: ? XXV Jornada de Iniciação Científica / XV Jornada de Iniciação Artística e Cultural ? UFRJ, 2003, Rio de janeiro. ? XXV Jornada de Iniciação Científica / XV Jornada de Iniciação Artística e Cultural ? UFRJ. Rio de Janeiro: Ed UFRJ, 2003.

23.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A harmonia entre razão e instinto em A Casa sos Budas Ditosos de João Ubaldo Ribeiro. In: 1 ª Semana de letras As figurações do discurso, 2003, Duque de Caxias. Anais da 1 ª Semana de letras As figurações do discurso, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; ROCHA, W. ; LESSER, V. A. S. . Um glossário de termos literários: Escritores brasileiros em Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A produção de um glossário de termos literários enquanto gesto de resistência da / na LIBRAS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade, um nome de autor, um arquivo, um acontecimento na memória da língua do/no Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. 'Era uma vez ... uma experiência de leituras e escrituras com educandos surdos'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; LESSER, V. A. S. ; ROCHA, W. . Um Glossário Bilíngue De Literatura Brasileira: Projeto Escritores Brasileiros Em Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. 'Era uma vez ... uma experiência com educandos surdos'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Empoderamento linguístico do sujeito surdo através da leitura e do lugar de memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; LESSER, V. A. S. ; ROCHA, W. ; SILVA, E. S. E. . Escritores brasileiros em Libras: rumos de uma pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; SILVA, E. S. E. ; SILVA, E. S. E. ; LESSER, V. A. S. ; ROCHA, W. . Escritores brasileiros em Libras: um projeto de uma pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Gestos de leitura de um sujeito entre-línguas : Lugar de memória e empoderamento linguístico do educando surdo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Lidando com o arquivo Mário de Andrade: uma trajetória de pesquisa em História das Ideias Linguísticas pela Análise de discurso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Na 'franqueza de confessionário', dizeres sobre a língua e a escrita literária no Brasil: a correspondência entre Mário de Andrade e Pio Lourenço Corrêa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. MÁRIO DE ANDRADE, UM ARQUIVO DE SABERES SOBRE A LÍNGUA DO/NO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. AS TENSÕES NA MEMÓRIA DA LÍNGUA BRASILEIRA PELO ARQUIVO MÁRIO DE ANDRADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A PRÁTICA DO ARQUIVO DE SI NO SONHO PARA UMA LÍNGUA DO/NO BRASIL EM MÁRIO DE ANDRADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SCHNEIDERS, C. M. ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . A fluidez de ideias e saberes linguísticos sobre a língua no/do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; SCHNEIDERS, C. M. . La formation et la diffusion des savoirs linguistiques au Brésil dans la première moitié du XXème siècle. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. 'Não é essa a língua portuguesa, que eu conheço; não é a língua que falo; nem a que ouço falar': de Sousa da Silveira para Mário de Andrade, discursos sobre a língua no Brasil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. De como o arquivo afeta os critérios de análise ou a trajetória de uma pesquisa em História das Ideias Linguísticas pela Análise de Discurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Saberes sobre a língua pela literatura, proposta de atividades de leitura e escrita na educação básica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Este é um livro de ficção e ninguém não aprende gramática nele, é lógico? - considerações sobre a língua no Brasil em Mário de Andrade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Pela confissão da correspondência, saberes sobre a Língua no Brasil em Mário de Andrade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Saberes sobre a língua pela literatura, proposta de atividades de leitura e escrita na educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; ESTEVES, P. M. S. . A linguagem como morada da resistência dos sujeitos surdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. O dizer sobre a criação literária no dizer sobre a língua: as correspondências de Mário de Andrade e Manuel Bandeira.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Discursividades sobre a língua no Brasil em Mário de Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Quantos dizeres cabem em um nomear a língua? Posições sobre a língua no Brasil em Mário de Andrade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Saberes sobre a língua no Brasil: as gramáticas de Eduardo Carlos Pereira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade, um arquivo de saberes sobre a língua no Brasil: um projeto de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Elaboração de material didático de língua portuguesa para educandos surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade e os posicionamentos sobre a língua brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Mário de Andrade e os posicionamentos sobre a língua brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Juliana Pereira de Carvalho . Metáfora, metonímia e surdez: os caminhos do imagético na linguagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Discursos sobre a língua na Gramatiquinha de Mário de Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Em que língua tecer a própria literatura brasileira? Uma questão estética para José de Alencar e Mário de Andrade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Poder, silêncio e resistência em Vida e época de Michael K. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A literatura de Mário de Andrade e o discurso da crítica: posições sobre a língua brasileira no Modernismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; LEAL, Christiana Lourenço . Diferenças entre ensino de Língua Portuguesa como Língua Materna e como segunda língua para surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Atividades pedagógicas para educandos surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A reescritura romanesca da História brasileira por Luiz Ruffato. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Veronica Palmira Salme de Aragão . Cultura Lingüística portuguesa: uma proposta de recuperação paralela. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Paranóia ou mistificação?: a crítica literária e a literatura hoje no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Estética da Fragmentação : Uma leitura de Eles eram muitos cavalos a luz da Semiolingüística. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Autoria e enunciação em Budapeste: a questão do estrangeiro e da fragmentação do eu refletidas na tessitura enunciativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Como se conta histórias hoje ? Uma leitura de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A Harmonia entre razão e instinto em A Casa dos Budas ditosos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. A Liberdade pelos caminhos do Eros em A Casa dos Budas ditosos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; GONCALVES, R. . Língua portuguesa para surdos no EF e no EM. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Revista Fragmentum. 2018.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; LEAL, Christiana Lourenço ; DIAS, A. F. A. ; RODRIGUES, V. O. L. ; BAPTISTA, R. . Estudos surdos: estratégias e práticas de ensino de língua portuguesa escrita desenvolvidas com estudantes surdos do CAP INES. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; CARICARI, F. B. M. . Oficina de leitura, escrita e tecnologia para aprendizes surdos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Memória do silêncio, arte e literatura no contexto da surdez. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Arquivos da palavra. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DIAS, A. F. A. ; MOURA, D. ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . Entre dois mundos: a aquisição do português por alunos surdos do EF2. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Assessoria técnica - O ensino de língua portuguesa como segunda língua. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Projeto de Reforço Escolar para alunos da rede Estadual de Ensino do RJ - Cecierj. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Equipe de Elaboração de material didádito para o reforço escolar - 1º ano do Ensino médio).

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Introdução à Análise do Discurso. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. CEAD - Prática pedagógica / Oficina Pedagógica - Língua portuguesa para surdos. 2008. .

9.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Ensino de Língua Portuguesa para surdos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Ensino de Língua portuguesa para surdos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Videira, Ana . CEAD -Oficinas pedagógicas / Língua portuguesa. 2007. .

12.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Ensino de Língua Portuguesa para surdos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Técnicas de elaboração de monografias. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Técnicas de elaboração de monografias. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. ?A narrativa literária brasileira na virada do século XX para o XXI?. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, L. W.; BAALBAKI, A. C. S.; RODRIGUES, A.; MUNIZ, V.; BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Participação em banca de Raquel Baptista dos Santos. Leitura, produção textual e análise linguística na educação de surdos: uma proposta de trabalho com o gênero receita culinária. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BAALBAKI, A. C. S.; LAGARES, X.; FAVORITO, W.; PEREIRA, T. C. A. S.; BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; MEDEIROS, V.. Participação em banca de Verônica Oliveira Louro Rodrigues. "A inclusão é uma confusão" SURDOS NA TRAVESSIA ENTRE-LÍNGUA E PRÁTICAS ESCOLARES. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) - UFF - INstituto de Letras.

3.
MEDEIROS, V.; SILVA, S. D.; BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Participação em banca de Ronaldo Freitas. Língua e Ensino: objetos paradoxais. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) - UFF - INstituto de Letras.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COINES - XVII Congresso Internacional e XXIII Seminário Nacional. Estudos surdos: estratégias e práticas de ensino de língua portuguesa escrita desenvolvidas com estudantes surdos do CAP INES. 2018. (Congresso).

2.
XXV SEMINÁRIO CORPUS - ?Questões de arquivo, língua e história: diferentes abordagens?. 2018. (Seminário).

3.
X Congresso Internacional da Abralin. 2017. (Congresso).

4.
IV Seminário Interno de Pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito.Mesa V. 2016. (Seminário).

5.
Análise de discurso e novas tecnologias. 2014. (Seminário).

6.
XIII Congresso internacional e XIX Seminário Nacional do INESS. 2014. (Congresso).

7.
Dos sujeitos e dos sentidos (LAS-UFF). 2013. (Seminário).

8.
O INDIZÍVEL, O ININTELIGÍVEL E O IMPERCEPTÍVEL: O SUJEITO CONTEMPORÂNEO E SEUS ARQUIVOS. 2013. (Outra).

9.
? III Simpósio Grupo de Teoria da Discurso: ?Discurso, Resistência e...?. 2012. (Simpósio).

10.
III Jornada de estudos da Linguagem. 2012. (Seminário).

11.
Jornada Enlace entre Laboratórios : Corpus, El@dis e LAS..Discursividades sobre a língua no Brasil em Mário de Andrade. 2012. (Seminário).

12.
Língua e Sentido. 2012. (Seminário).

13.
Fórum do Projeto Político Pedagógico. 2011. (Outra).

14.
Fórum permanente de Educação, Linguagem e Surdez - "As primeiras aprendizagens da criança surda: práticas pedagógicas na educação infantil do INES". 2011. (Outra).

15.
II Simpósio GTDI "Discurso, arquivo e ...". 2011. (Simpósio).

16.
I SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISAS DO LABORATÓRIO ARQUIVOS DO SUJEITO (LAS).Mário de Andrade, um arquivo de saberes sobre a língua no Brasil. 2011. (Seminário).

17.
Seminário Nacional Educação e surdez.Dimensão Linguística e Estratégias de ensino. 2011. (Seminário).

18.
Seminário Nacional Educação e Surdez.Dimensão Linguística e Estratégias de Ensino. 2011. (Seminário).

19.
V Seminário de Estudos em Análise do Discurso O acontecimento do discurso: filiações e rupturas. 2011. (Seminário).

20.
X Congresso Insternacional e XVI Seminário Nacional do INES. Outros olhares para o ensino-aprendizagem de Língua portuguesa escrita para educandos surdos. 2011. (Congresso).

21.
X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do INES. Membro da Comissão científica. 2011. (Congresso).

22.
X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do INES. Educação inclusiva: Avanços e dificuldades atuais no Brasil. 2011. (Congresso).

23.
XVI Congresso Internacional de la Asociación de Linguística y Filología de la América Latina (ALFAL). Saberes sobre a língua no Brasil: as gramáticas de Eduardo Carlos Pereira e a Gramatiquinha de Mário de Andrade.. 2011. (Congresso).

24.
1º CIELLI Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Mário de Andrade e os posicionamentos sobre a língua brasileira. 2010. (Outra).

25.
III Colóquio ALED Brasil - Discursos e práticas sociais.Em que língua tecer a própria literatura brasielira? Uma questão estética para José de Alencar e Mário de Andrade. 2010. (Outra).

26.
I Simpósio GTDIS: Discurso e.... 2010. (Simpósio).

27.
IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES - O lugar do conhecimento: Identidade, sujeito e subjetividade. Metáfora, Metonímia e surdez: os caminhos do imagético na Linguagem. 2010. (Congresso).

28.
IX Congresso Internacional e XV Seminário Nacional do INES - O lugar do conhecimento: Identidade, sujeito e subjetividade. 2010. (Congresso).

29.
Jornadas de estudos da linguagem VI.Discursos sobre a língua na Gramatiquinha de Mário de Andrade. 2010. (Outra).

30.
Percursos em Análise do Discurso e em Semântica. 2010. (Encontro).

31.
? II Seminário Nacional: A deficiência múltipla numa perspectiva ecológica funcional. 2009. (Seminário).

32.
? VII Jornada Internacional Saber Urbano e Linguagem ? As redivisões do Espaço Urbano. 2009. (Outra).

33.
? X Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ - Língua Portuguesa, Descrição e Ensino.A literatura de Mário de Andrade e o discurso da crítica: posições sobre a língua brasileira no Modernismo. 2009. (Outra).

34.
? XV CONGRESSO DA ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras & III Semana de Língua Portuguesa (SELP). Sessão de comunicãção individual. 2009. (Congresso).

35.
? XV CONGRESSO DA ASSEL - Linguagens em diálogo: pesquisa e ensino na área de Letras & III Semana de Língua Portuguesa (SELP) ? UFRJ. Poder, silêncio e resistência em Vida e Época de Michael K. 2009. (Congresso).

36.
? I Encontro de Implante Coclear do INES. 2008. (Encontro).

37.
? I IP-PUC-SP. Diferenças entre ensino de Língua Portuguesa como Língua Materna e como segunda língua para surdos. 2008. (Congresso).

38.
? I SIMELP ? UNICSUL ? SP.Atividades pedagógicas para educandos surdos. 2008. (Seminário).

39.
? I SIMELP ? UNICSUL ? SP.O romance nas teias marginais da memória brasileira. 2008. (Seminário).

40.
? VII Congresso Internacional / XIII Seminário Nacional do INES. 2008. (Congresso).

41.
? II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas ? Cultura, Discurso e Poder.A reescritura romanesca da História brasileira por Luiz Ruffato. 2007. (Simpósio).

42.
? VI Congresso Internacional / XII Seminário Nacional do INES. 2007. (Congresso).

43.
? As Letras e seu ensino ? UFOP.Cultura Lingüística portuguesa: uma proposta de recuperação paralela. 2006. (Seminário).

44.
? III Seminário de Alunos de Pós-Graduação em Letras da UFF - Horizontes das Palavras ? UFF.Paranóia ou mistificação?: a crítica literária e a literatura hoje no Brasil. 2006. (Seminário).

45.
? III Seminário Nação ? Invenção: Literatura e intelectuais. 2006. (Seminário).

46.
X Congresso Internacional da ABRALIC. 2006. (Congresso).

47.
? I Encontro do GT de Semiótica da ANPOLL. 2005. (Encontro).

48.
? III Seminário de estudos literários e filosóficos Valores do abjeto. 2005. (Seminário).

49.
? II Semana de Letras ? UNIGRANRIO.Autoria e enunciação em Budapeste: a questão do estrangeiro e da fragmentação do eu refletidas na tessitura enunciativa. 2005. (Seminário).

50.
? I Seminário de Análise Semiolingüística do discurso ? UFRJ.Estética da Fragmentação : Uma leitura de Eles eram muitos cavalos a luz da Semiolingüística. 2005. (Seminário).

51.
? IX Jornada do Centro de Pesquisas Sociosemióticas: Semiótica Sincrética III. 2005. (Seminário).

52.
? I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso da Universidade Federal de Uberlândia.Ethos, polifonia e marcas tipográficas metaenunciativas na prosa literária brasileira contemporânea. 2004. (Seminário).

53.
? XXVI Jornada de Iniciação Científica / XVI Jornada de Iniciação Artística e Cultural ? UFRJ. Como se conta histórias hoje ? Uma leitura de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. 2004. (Congresso).

54.
? 1º Semana de Letras da Unigranrio. A Harmonia entre razão e instinto em A Casa dos Budas ditosos. 2003. (Congresso).

55.
? Linguagens: Modos de dizer, modos de fazer ? ASSEL- Rio. Engajamento e Literariedade: Proposta de análise comparativa entre Cidade de Deus, de Paulo Lins e Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. 2003. (Congresso).

56.
? V Semana de Letras Neolatinas: Saberes em movimento. 2003. (Seminário).

57.
? XXV Jornada de Iniciação Científica / XV Jornada de Iniciação Artística e Cultural ? UFRJ.A Liberdade pelos caminhos do Eros em A Casa dos Budas ditosos. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VARGAS, A. ; VIGNOLI, M. L. ; MOREIRA, P. ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . Integrando Saberes - Fórum bilíngue do INES. 2018. (Outro).

2.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; VARGAS, A. ; VIGNOLI, M. L. . Integrando Saberes - Fórum bilíngue do INES. 2017. (Outro).

3.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; VARGAS, A. ; VIGNOLI, M. L. . Integrando Saberes - Fórum bilíngue do INES. 2016. (Outro).

4.
ROMAO, L. ; SCHERER, A. ; MEDEIROS, V. ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . "Laboratórios em cooperação: relações entre Brasil e França". 2014. (Outro).

5.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; MARIANI, B. ; MEDEIROS, V. . Seminário Língua e Nação. 2012. (Congresso).

6.
SCHERER, A. ; ROMAO, L. ; Bethânia Mariani ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. ; Vanise Gomes de Medeiros ; SILVA, S. D. . Jornada Enlace entre Laboratórios: Corpus, El@dis e LAS.. 2012. (Congresso).

7.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Reinaldo Chain ; Elaine Baptista ; Vera Emilião ; Alex Curione . Fórum permanente de Educação, Linguagem e surdez. 2011. (Congresso).

8.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Alex Curione ; Elaine Baptista ; Reinaldo Chain ; Vera Emilião ; Mônica Campello . X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do INES. 2011. (Congresso).

9.
Vanise Gomes de Medeiros ; Bethânia Mariani ; Maurício Beck ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . II Simpósio GTDI "Discurso, arquivo e ...". 2011. (Outro).

10.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.; Alex Curione ; Elaine Baptista ; Mônica Campello ; Reinaldo Chain ; Vera Emilião . VII Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Outro).

11.
Maria Jussara Abraçado de Almeida ; Cláudia Roncarati ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . III CONGRESSO INTERNACIONAL DA AILP. 2010. (Congresso).

12.
Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . ? Encontro Africanas 10 ! na Faculdade de Letras da UFRJ. 2004. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BUSCÁCIO, Lívia. L. B.. Saberes sobre a língua pela literatura, proposta de atividades de leitura e escrita na educação básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHNEIDERS, C. M. ; BUSCÁCIO, Lívia. L. B. . A fluidez de ideias e saberes linguísticos sobre a língua no/do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Atuação na comissão científica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), responsável pela organização dos eventos promovidos pelo instituto. Integrante do painel de pesquisa "Dimensão Linguística e Estratégias de ensino" do Seminário Nacional Educação e Surdez, oferecido pelo INES para as secretarias estaduais e municipais de educação de todo o Brasil.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 3:30:44