Irani Parolin Sant'Ana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1104223731121765
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França, no período de Outubro/2015 a Setembro/2016 por meio de uma bolsa modalidade sanduíche financiada pela CAPES, sob a supervisão do professor Dr. Jean-Claude Regnier. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Matemática para Professor do Ensino em Educação Infantil e Fundamental pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2004) e em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras UFLA (2007). Possui licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e coordenadora da Area de Educação Matemática.. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação, interdisciplinariedade, ensino e aprendizagem e história da matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Irani Parolin Sant'Ana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, Irani Parolin


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
com período sanduíche em Université de Lyon (Orientador: Jean-Claude Regnier).
Título: A Matematica Escolar no ??Ginásio do Padre?? em Vitória da Conquista/BA (1936-1960), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Modernização da Matemática nas escolas de Vitória da Conquista: a trajetória e a contribuição dos professores de matemática,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: André Luis Mattedi Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Modernização da Matemática; Educação Matemática.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em Informática em Educação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Utilizaçao de software livre no ensino de matematica.
Orientador: André Luiz Zambalde.
2003 - 2004
Especialização em Mat Para Prof do Ens. Educação Inf. e Fundamental. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Proficiência em Espanhol. (Carga horária: 2h).
UNICAMPUS, UNICAMPUS, Brasil.
2013 - 2013
Construção de Curvas Parametrizadas.... (Carga horária: 4h).
Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática, FISEM, Uruguai.
2011 - 2011
As listas de discussão na const. do conhecimento. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2010 - 2010
O Projeto de Pesquisa em História. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2008 - 2008
Desenho Didático para Cursos Online. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O ofício do Pesquisador: os caminhos .... (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2005 - 2005
Como vender mais e melhor: as melhores ferramentas. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2005 - 2005
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2005 - 2005
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia, SEBRAE/BA, Brasil.
2004 - 2004
Modelagem em Otimização Combinatória.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2003 - 2004
Metodologias de Ensino da Matemática no ciclo II do Ensino Fundamental. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Tendências em Educação Matemática. (Carga horária: 31h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Geometria em Sala de aula: isometrias e Ornamentos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1999 - 1999
Curso Intensivo de Liguagem de Sinais. (Carga horária: 7h).
Prefeitura Municipal de Paulinia, P/PAULINIA, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em A história da matemática como motivação para.... (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
1986 - 1986
Fotografia Básico. (Carga horária: 30h).
Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 14
Outras informações
Ministrando as disciplinas : ? Pratica Como Componente Curricular II (90 aulas) ? Pratica Como Componente Curricular IV (120 aulas) E também Coordenadora da Area de Educação Matemática

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 5
Outras informações
Professora colaboradora da 2 edição do Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, e de Cultura e Memoria oferecido pelo Museu Pedagógico e promovido pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e pelo Departamento de Ciências Exatas (DCE) ? Seminário Temático de Pesquisa ? Oficina de Tecnologia e Prática de Pesquisa

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professora colaboradora da 2 edição do Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, e de Cultura e Memoria oferecido pelo Museu Pedagógico e promovido pelo Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e pelo Departamento de Ciências Exatas (DCE) ? Seminário Pesquisa: História da Educação Matemática (90 h/a) ? Oficina de Metodologia da Pesquisa: História da Educação Matemática (30 h/a)

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Disciplina Ministrada ? Seminário Temático da Pesquisa


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professora do PARFOR, Carga horária: 75
Outras informações
Prestação de Serviços, Enquadramento funcional: Professora do PARFOR, Carga horária: 75 horas, Atividades de 03/2012 - 06/2012 Graduação Disciplina: História da Matemática

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância
Outras informações
Vínculo: Bolsista Enquadramento funcional: Tutora a distância, Atividades: Graduação, Química. Disciplinas ministradas: Matemática Básica, (60 horas) Cálculo I (60 horas) Cálculo II, (60 horas)

Atividades

04/2012 - 06/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
2/2009 - 6/2010
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
Cálculo I
Matemática Básica

Associativa Classista de Educaçao do Estado da Bahia, ACEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Atividades

09/2012 - 12/2012
Ensino, Metodologia de Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conteúdos Matemáticos da Educação Básica I

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 24

Atividades

9/1987 - 6/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O ensino de Matemática no Curso Primário no Estado da Bahia: A caracterização de um percurso

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudinei de Camargo Sant'Ana em 28/05/2018.
Descrição: Neste projeto propomos a realização de uma pesquisa histórica a ser desenvolvida compondo um projeto mais amplo de investigação, que envolve pesquisadores do Brasil e também do exterior, cujo propósito é a investigação à respeito dos processos de internacionalização, institucionalização, profissionalização e circulação referentes à matemática na escola primária no período estabelecido para pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
A constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da Bahia.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudinei de Camargo Sant'Ana em 28/05/2018.
Descrição: A constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no estado da Bahia. O presente trabalho compõe um projeto de investigação mais amplo intitulado A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970 que envolve pesquisadores do Brasil e também do exterior, cujo propósito é analisar a trajetória de constituição do ensino dos saberes elementares da matemática (aritmética, geometria e desenho) que foram componentes do então chamado grupo escolar , modelo de instituição escolar presente em todo o país. Nosso foco se aterá ao estado da Bahia, principalmente no período de 1890 a 1970...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Grupo de História do Ensino da Matemática

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Claudinei de Camargo Sant'Ana em 28/05/2018.
Descrição: O trabalho pretende identificar as dificuldades enfrentadas por docentes no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática, no Ensino Fundamental (mais especificamente de 5º a 8º série), da rede pública de ensino no município de Rio de Contas, com a implantação do Movimento da Matemática Moderna.Identificar os sucessos e insucessos do Movimento da Matemática Moderna. Investigar e diagnosticar as dificuldades sofridas pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; Verificar o porquê de a matemática ser a disciplina causadora de maior índice reprovação e evasão, mesmo com a implantação do Movimento da Matemática Moderna; Analisar as condições objetivas e subjetivas dos professores de matemática, antes, durante e depois da modernização; Contextualizar por meio do processo histórico da educação e do conhecimento matemático as reflexões sobre problemas de ensino atual. Oferecer meios aos docentes para enriquecer, contextualizar e dinamizar as aulas, a fim de torná-las mais atraentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Projeto Museu Pedagógico
Descrição: O Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) agrega grupos de pesquisa e extensão interdepartamentais e interinstitucionais que discutem a investigação da Educação, da Cultura e das Ciências, à luz da História e das Ciências Sociais. Esses grupos se articulam em torno de um projeto diretor de pesquisa que visa a catalogação e a disponibilização de fontes documentais. Esse acervo está compondo o Centro de Documentação, em processo de organização, por meio do convênio firmado com a SEC-BA/DIREC-20 em torno de fontes escolares. Todos os projetos e sub-projetos estão relacionados com os dois grupos de pesquisa instalados no CNPq, articulam a pesquisa, o ensino e a extensão, norteiam o Programa de Qualificação Interinstitucional ? PQI/CAPES com a UFSCar, UNICAMP e PUC/SP e mantêm uma rede de Pesquisa contínua com o HISTEDBR/UNICAMP, por meio da coordenação do HISTED/BA e com o Grupo de Pesquisa em Memória e Desenvolvimento, da UFBA. Essas ações dão lastro ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação, Cultura e Memória. O Museu Pedagógico mantém, ainda, associações pontuais com o Grupo de Estudos em Práxis Educacional - GPRAXIS para oferecimento de uma de suas linhas de pesquisa no curso de Especialização e para a publicação da Revista PRÁXIS Educacional. Sustenta o convênio com a Universidade de Santiago de Compostela/ES, além de realizar ações pontuais com o Grupo de pesquisa em Análise de Discurso/DELL, na discussão sobre a Pós-graduação Latu e Stricto Sensu. Encerra suas atividades letivas realizando um Colóquio que reúne pares de pesquisa nacional e internacional para discutir os temas de pesquisa trabalhados durante o ano..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Jornal Dá Licença
2016 - Atual
Periódico: COM A PALAVRA, O PROFESSOR


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Com a palavra, o professor


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Avaliação e Aprendizagem/Especialidade: Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, R. S.2017AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . Uma história da Educação Matemática da Bahia: uma análise do ensino de Aritmética nas Revistas do Ensino Primário (1892-1893).. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 8, p. 1-21, 2017.

2.
AMARAL, R. S.2015AMARAL, R. S. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . LIVROS DIDÁTICOS E MANUAIS PEDAGÓGICOS: o ensino de Matemática no Curso Primário dos anos de 1960. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 3, p. 87-96, 2015.

3.
RIBEIRO, E. S.2015RIBEIRO, E. S. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; PACHECO, A. G. D. . Facebook, google drive e a matemática: uma rede interativa e reflexiva no ensino superior. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 4, p. 53-75, 2015.

4.
AMARAL, R. S.2015AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . O ENSINO DE MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO FEMININA: ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA IMPÉRIO-REPÚBLICA (1827-1939). JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8(1), p. 107-127, 2015.

5.
SANTANA, C. C.2015SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . ELEMENTARY KNOWLEDGE OF MATHEMATICS IN PRIMARY SCHOOL IN THE STATE OF BAHIA. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 5, p. 18-31, 2015.

6.
CRUZ, A. F.2014CRUZ, A. F. ; RIBEIRO, E. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . Rede Social: potencialidades do Facebook para a educação presencial da licenciatura em Pedagogia. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 1, p. 39-55, 2014.

7.
ALMEIDA, A. P. S.2013ALMEIDA, A. P. S. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Google Docs como recurso Pedagógico nas Aulas de Estágio Supervisionado no curso de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 6, p. 13-33, 2013.

8.
SANTANA, C. C.2011SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . A construção do Grupo de Estudos em Educação Matemática: GEEM. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 8, p. 43-45, 2011.

9.
SILVA, J. N.2011SILVA, J. N. ; PRADO, D. F. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . O Estágio Supervisionado: a visão de futuros professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, p. 41-51, 2011.

10.
SANTANA, C. C.2010SANTANA, C. C. ; RIPPER, A. V. ; SANTANA, Irani Parolin . Busca da autonomia dos discentes da escola pública: a matemática e os projetos interdisciplinares. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, p. 117-129, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTANA, C. C. (Org.) ; SANTANA, Irani Parolin (Org.) ; AMARAL, R. S. (Org.) . Ações colaborativas e cooperativas em educação: entre história, ensino e formação de professores. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. v. 1. 348p .

2.
SANTANA, C. C. (Org.) ; SANTANA, Irani Parolin (Org.) ; AMARAL, R. S. (Org.) . Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. 1. ed. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2015. v. 1. 378p .

3.
SANTANA, C. C. (Org.) ; SANTANA, Irani Parolin (Org.) ; EUGENIO, B. G. (Org.) . Estagio supervisionado, formaçao e desenvolvimento docente. 1. ed. Sao Carlos: Pedro & Joao Editores, 2012. 254p .

4.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. (Org.) . I Encontro Nacional de Pesquisas em Historias da Educação Matematica. 1. ed. Vitoria da Conquista: , 2012. v. 1. 244p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . O centro de estudos educacionais e aperfeiçoamento do professorado (CEEAP) e os possíveis caminhos da formação de professores: reflexões, saberes e práticas - Bahia (1960). POSSÍVEIS CAMINHOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ARTICULANDO REFLEXÕES, PRÁTICAS E SABERES. 1ed.: , 2017, v. , p. 17-414.

2.
AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . Menina, Mulher e Professora na Escola Primária: história e memória da feminização do magistério no Brasil. In: Luci Mara Bertoni; José Rubens Mascarenhas de Almeida. (Org.). Crise, conflitos e conhecimento no mundo contemporâneo. 1ed.campinas: editora librum, 2017, v. 1, p. 4-440.

3.
AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . O Centro Educacionais e Aperfeicoamento do Professorado (CEEP) e os Possiveis Caminhos da Formação de Professores Reflexões, Saberes e Praticas - Bahia (1960). In: Ana Lucia Pereira; Fabio Antonio Gabriel; Leila Ines Follmann Freire; Thamiris Christine Mendes. (Org.). Possíveis Caminhos na Formação de Professores: Articulando e Saberes. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 15-412.

4.
SANTANA, Irani Parolin; REGNIER, J. ; DAMBROSIO, U. . Um olhar sobre os programas de ensino de matemática do ano 1931 no Brasil e na França. In: Claudinei de Camargo Sant 'Ana; Irani Parolin Santana; Rosemeire dos Santos Amaral. (Org.). Ações colaborativas e cooperativas em educação: entre história, ensino e formação de professores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 25-46.

5.
CARVALHO, M. ; SILVA, C. M. S. ; SANTANA, C. C. ; FERNANDES, E. P. ; SANTANA, Irani Parolin . A Resolução de Problemas Matemáticos nas Revistas de Ensino e Legislação. In: Neuza Bertoni Pinto; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Saberes Matemáticos em Circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2016, v. , p. 145-185.

6.
SILVA, J. F. ; SANTANA, Irani Parolin . Das escolas de aprendizes e artífices à formação de professores de Matemática: o Prodocência no cenário dos Institutos Federais. In: Claudinei de Camargo Sant'Ana; Irani Parolin Santana; Rosemeire dos Santos Amaral. (Org.). Alções Colaborativas e Cooperativas entre História, Educação: Ensino e Formação de Professores. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. , p. 173-204.

7.
SANTOS, D. V. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . Análise de relatórios de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática. In: Ana Lúcia Pereira Baccon; Fábio Antonio Gabriel; Lizie Mendes Clock; Thamiris Mendes. (Org.). Educação contemporânea em perspectiva. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2015, v. , p. 203-221.

8.
NEVES, D. V. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . O Estágio Supervisionado e a formação do professor de Matemática. In: Benedito Gonçalves Eugênio. (Org.). Políticas públicas para a educação básica: as reformas, as práticas políticas e seus agentes. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2015, v. , p. 189-197.

9.
CORREIA, D. S. ; SILVA, A. F. G. ; SANTANA, Irani Parolin . Investigação acerca dos conhecimentos necessários para a formação do professor de matemática presentes na matriz curricular de um curso de licenciatura. Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2015, v. 1, p. 185-205.

10.
ARRUDA, J. P. ; SANTANA, Irani Parolin . Fontes para a história da Educação Matemática: indicativos de pesquisas recentes nos pôsteres do I ENAPHEM (2012). In: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. 1ed.: Livraria Fisica Editorial, 2014, v. , p. 187-199.

11.
DESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . SABERES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NA BAHIA: Currículos e Programas de ensino (1895-1925). In: VALENTE, Wagner Rodrigues; COSTA, D. A.. (Org.). SABERES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NA BAHIA: Currículos e Programas de ensino (1895-1925). 1ed.São Paulo: Livraria e Editora da Física, 2014, v. 1, p. 200-218.

12.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; DIAS, A. L. M. . Ensino da matemática escolar: Colégio Batista Conquistense. In: Luci Mara Bertoni, Leila Pio Mororó e Claudinei de Camargo Sant?Ana. (Org.). Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade. 1ed.Bauru: Canal 6 Editora, 2013, v. 1, p. 276-290.

13.
SANTANA, C. C. ; RIPPER, A. V. ; SANTANA, Irani Parolin . O Ideário da Constituição do Professor na Prática Profissional. In: Benedito G. Eugênio, Claudinei de C. Santana e Josilene S. Costa. (Org.). Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação. 1ed.Campinas: Alínea, 2013, v. 1, p. 129-140.

14.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; BATISTA, R. O. . Desenvolvimento de Trabalhos Cooperativos e Colaborativos via EAD. In: Daisi Terezinha Chapani; Joventino dos Santos Silva. (Org.). Debates em Eduacão Cientifica. 1ed.Sao Paulo: Escrituras, 2013, v. , p. 9-135.

15.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; EUGENIO, B. G. . O trabalho colaborativo: promovendo ums atitude investigativa no interior da Bahia. In: Claudinei C Sant'Ana; Irani Parolin Santana; Benedito Gonçalves Eugenio.. (Org.). Estagio supervisionado, formaçao e desenvolvimento docente. Sao Carlos- SP: Pedro & Joao editores, 2012, v. , p. -.

16.
SANTANA, C. C. ; ANDRADE, C. B. ; SANTANA, Irani Parolin ; NEVES, D. V. S. ; Maia E.C.S ; CUNHA, W. J. T. . GEEM: na adversidade, também se constrói com qualidade. In: Claudinei Camargo Sant?Ana; Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana; Célia Barros Nunes. (Org.). Educação Matemática na Bahia: panorama atual e perspectivas. 1ed.Vitória da Conquista: Ediçoes UESB, 2012, v. 1, p. 147-155.

17.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; AMORIM, L. C. ; BARROSO, A. C. S. ; PARAGUASSU, G. C. . O Movimento da Matemática Moderna e a análise documental. In: José Rubens Mascarenhas de Almeida; Lívia Diana Rocha Magalhães; Luci Mara Bertoni. (Org.). As Redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2011, v. , p. 225-234.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OIVEIRA C.C. ; AMARAL, E. ; SANTANA, Irani Parolin ; SILVA, J.A. da ; MATTOS, J. R. L. de ; SILVA, L. P. ; SOUZA, M. L. B. ; MESQUITA, M. ; SOUSA, O. S. ; MATTOS, S. ; LIBERAL, S. ; COELHO, S. R. . Ubiratan D`Ambrosio. Jornal da Licenca, Universidade Federal Fluminenc, p. 1 - 20, 01 jun. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Estudo da Modernização da Matemática no Colégio Batista Conquistense. In: X Jornada do HISTEDBR: História da Educação: intelectuais, memória e política, 2011, Vitória da Conquista - BA. Jornada HISTEDBR. Vitória da Conquista - BA, 2011.

2.
ALMEIDA, A. P. S. ; CARNEIRO, G. S. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Estágio Supervisionado em Matemática e a utilização do Google docs como ambiente de interação: uma experiência que deu certo. In: I Simpósio Baiano de Licenciaturas, 2011, Vitória da Conquista - BA. Anais do I Simpósio Baiano de Licenciaturas. Vitória da Conquista - BA, 2011. p. 1-12.

3.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Utilização Metodologia da Modelagem Matemática em sala de aula. In: 10º Simposio de Educación Matemática, 2009, Argentina. Libro 10º Simposio de Educación Matemática. Argentina, 2009. p. 129-135.

4.
SANTANA, Irani Parolin; DIAS, A. L. M. ; SANTANA, C. C. . O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas Secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. In: VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/Uesb: as redes científicas e o desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares, 2009, Vitória da Conquista - BA. Anais do VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/Uesb: as redes científicas e o desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares. Vitória da Conquista - BA, 2009. p. 1799-1805.

5.
SANTANA, Irani Parolin. O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas Secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. In: IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA, 2008, Vitória da Conquista - BA. Anais do IV Encontro Estadual de História - ANPUH-BA. Vitória da Conquista - BA, 2008.

6.
SANTANA, C. C. ; SANTOS, T. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SILVA, A. C. . Influência dos professores das séries iniciais no aprendizado dos alunos em Matemática. In: II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2008, Barreiras - BA. Anais do II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. Barreiras - BA, 2008. p. 92-100.

7.
SANTANA, C. C. ; ANDRADE, C. B. ; SANTANA, Irani Parolin ; SUZART, T. T. ; PRADO, W. C. S. ; BARBOSA, W. D. . Um resgate do envolvimento com o ensino de Matemática em relatos de professores universitarios. In: II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática, 2008, Barreiras - BA. Anais do II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. Barreiras - BA, 2008. p. 101-110.

8.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; GUSMÃO, T. C. R. S. . Como foi construída a história do ensino de Matemática em Vitória da Conquista. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte - MG. Ansi do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte - MG, 2007.

9.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; GUSMÃO, T. C. R. S. . Como foi construída a história do ensino de Matemática em Vitória da Conquista. In: XII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2007, Senhor do Bonfim - BA. Anais do XII Encontro Baiano de Educação Matemática. Senhor do Bonfim - BA, 2007.

10.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Desenvolendo salas de aula com a Metodologia de Projetos. In: 8 Simposio de Educación Matemática, 2006, Argentina. Libro 8 Simposio de Educación Matemática. Argentina, 2006. p. 279-286.

11.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; GUSMÃO, T. C. R. S. ; SANTANA, D. M. ; AMARAL, J. R. ; SANTOS, R. N. ; CARVALHO, T. F. . A pŕatica dos professores de matemática: uma leitura dos diários de aula - Grupo de História do Ensino da Matemática. In: VI Colóquio do Museu Pedagógico, 2006, Vitória da Conquista - BA. Anais do VI Colóquio do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista - BA, 2006.

12.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Aplicação de Programação Dinâmica no Ensino Fundamental. In: III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática, 2003, Piracicaba - SP. Anais da III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática. Piracicaba - SP, 2003.

13.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Aplicação da Programação Dinâmica no Ensino fundamental. In: IV Simposio de Educación Matemática, 2002, Chivilcoy/Argentina. Anais do IV Simposio da Educación Matemática. Chivilcoy/ Argentina, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, C. C. ; NEVES, D. V. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; ANDRADE, C. B. . A Modelagem e investigação na sala de aula. In: III Semana de Matemática: a matemática e suas interfaces, 2008, Jequié - BA. Anais da III Semana de Matemática: a matemática e suas interfaces. Jequié - BA, 2008.

2.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; NEVES, D. V. S. ; OLIVEIRA, W. R. ; TONUCCI, E. L. ; JESUS, J. N. . A planilha eletrônica, uma possibilidade de contextualização. In: III Semana de Matemática: a matemática e suas interfaces, 2008, Jequié - BA. Anais da III Semana de Matemática: a matemática e suas interfaces. Jequié - BA, 2008.

3.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Desenvolvendo aulas com a metodologia de Projetos. In: II Semana de Matemática, 2006, Vitória da Conquista - BA. Anais da II Semana de Matemática. Vitória da Conquista - BA, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENTRE UNIVERSIDADES, GRUPOS DE PESQUISA E POLÍTICAS PÚBLICAS. In: IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática / IV Jornada de Estudos do GEEM, 2018, Vitoria da Conquista. IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática / IV Jornada de Estudos do GEEM.

2.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . GRUPOS COLABORATIVOS/COOPERATIVOS NO IV SIMPÓSIO. In: IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática / IV Jornada de Estudos do GEEM, 2018, Vitoria da Conquista. IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática / IV Jornada de Estudos do GEEM, 2018.

3.
Santos, L.R ; Matos, M.L. ; SANTANA, Irani Parolin . CONHECIMENTOS METODOLÓGICOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. In: IRANI --SELECIONE-- SANTANA, 2018, Vitoria da Conquista. IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática / IV Jornada de Estudos do GEEM, 2018.

4.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; DESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; SOARES, T. S. S. . La constitution des savoirs mathématiques élémentaires à l'école primaire dans l'état de Bahia. In: Colloque International: L'enseignement des mathématiques à l'école primaire, XIXe-XXe siècle, 2015, Limoges - França. Reencontre Franco-Brésilienne. Limoges - França, 2015. p. 10-10.

5.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Estudo da Modernização da Matemática no Colégio Batista Conquistense. In: X Jornada do HISTEDBR: História da Educação: intelectuais, memória e política, 2011, Vitória da Conquista - BA. Anais da X Jornada do HISTEDBR. Vitória da Conquista - BA, 2011. p. 116-116.

6.
SANTANA, C. C. ; SHAW, G. L. ; SANTANA, Irani Parolin ; BRAGA, M. N. S. . A modernização da matemática escolar no sudoeste baiano: memórias e cultura escolar. In: III Encontro Norte/Nordeste de História da Educação e X Colóquio de História da Educação na Bahia, 2010, Salvador - BA. Livro de Programa e Resumos do V Seminário Temático do Projeto: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. Salvador - BA: EDUNEB, 2010. p. 216-216.

7.
SANTANA, Irani Parolin. Os primeiros indícios da matemática moderna nso documentos de escolas do interior da Bahia. In: III Encontro Norte/Nordeste de História da Educação e X Colóquio de História da Educação na Bahia, 2010, Salvador - BA. Livro de Programa e Resumos do V Seminário Temático do Projeto: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. Salvador - BA: EDUNEB, 2010. p. 217-218.

8.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, F. P. . Desenvolendo aulas com a Metodologia de Projetos. In: XI Encontro Baiano de Educação Matemática, 2005, Salvador - BA. Anais do XI EBEM. Salvador - BA, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, Irani Parolin. Os programas de ensino e os saberes elementares matemáticos no curso primnário da Bahia de 1940: uma análise do Programa Experimental do Ensino (Pré-Primário e Elementar). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTANA, Irani Parolin. As revistas pedagógicas no Estado da Bahia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTANA, Irani Parolin. As revistas pedagógicas e os grupos escolares: índices para uma análise do Ensino de Geometria nos anos iniciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, T. S. S. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . O ensino de Aritmética no Primeiro Grupo Escolar de Vitória da Conquista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RIBEIRO, E. S. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais via Tecnologias e Modelagem Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DESQUIVEL, M. O. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . O Ensino Ativo e as proposições para o Ensino de Geometria na Bahia (1924-1928). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Silva, J.F ; SANTANA, Irani Parolin . DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PRODOCÊNCIA NO CENÁRIO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SANTANA, Irani Parolin. Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no Estado da Bahia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, L. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . Memória dos ex-alunos sobre o ensino de Matemática do Grupo Escolar Barão de Macaúbas: (1936-1952). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, T. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, J. R. ; CARVALHO, D. E. S. ; ANTUNES, M. M. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . O desenvolvimento do Subprojeto na EJA Matemática e Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOARES, T. S. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . A Matemática Escolar no Curso Colegial na Região de Vitória da Conquista-Bahia (1970-1990): interpretações baseadas nas análises de documentos e depoimentos de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTANA, Irani Parolin. Utilização das TIC no desenvolvimento da formação de professores de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTANA, Irani Parolin. Modelagem Matemática e o Trabalho com Projetos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DESQUIVEL, M. O. ; SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTOS, L. S. ; GOMES, M. R. B. . História da Educação Matemática no Interior da Bahia: o ensino da matemática no grupo escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LIMA, A. P. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SANTANA, C. C. . Estudos dos livros didáticos com o ensino-aprendizagem de Matemática no curso secundário de Vitória da Conquista (1960-1970). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTANA, Irani Parolin. O Ensino de Álgebra em Vitória da Conquista de 1960 à 1970 e o movimento da Matemática Moderna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SANTANA, Irani Parolin. História Oral & Educação Matemática: Investigação cotidiana no Centro Integrado Navarro de Brito entre os anos de 1968 a 1979 em Vitória da Conquista-Ba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . A inserção da Matemática Moderna nas Escolas na região sudoeste da Bahia: (1960-1970). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SANTANA, Irani Parolin. Palestrante do I ENAPHEN - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANTANA, Irani Parolin. Expectativas e experiências antes do estágio docente: o que dizem os discentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Estudo da Modernização da Matemática no Colégio Batista Conquistense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANTANA, Irani Parolin. Palestra de encerramento do Projeto de Extensão Atividades colaborativas e cooperativas em educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SANTANA, Irani Parolin. O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas de Vitória da Conquista: uma análise de 1960-1970. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIOS, D. F. ; LIMA, E. B. ; FREIRE, I. A. ; SANTANA, Irani Parolin ; LANDO, J. C. ; BERTANI, J. . Análise Histórica do Ensino de Matemática na Bahia (1942-1976). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANTANA, Irani Parolin. O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas de Vitória da Conquista: uma análise de 1960-1970. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANTANA, Irani Parolin. Os primeiros indícios da matemática moderna nso documentos de escolas do interior da Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANTANA, Irani Parolin; DIAS, A. L. M. ; SANTANA, C. C. . O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas Secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANTANA, Irani Parolin; DIAS, A. L. M. . O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas Secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTANA, Irani Parolin; DIAS, A. L. M. ; SANTANA, C. C. . O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SANTANA, Irani Parolin. Influência dos professores das séries iniciais no aprendizado dos alunos em Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SANTANA, Irani Parolin. Um resgate do envolvimento com o ensino de Matemática em relatos de professores universitarios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SANTANA, Irani Parolin. Movimento da matemática moderna nas escolas de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, A. C. ; SANTANA, C. C. ; ANDRADE, C. B. ; NEVES, D. V. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; SILVA, S. C. ; OLIVEIRA, W. R. . A expectativa e a experiência de lecionar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANTOS, E. S. ; GUSMÃO, T. C. R. S. ; SANTANA, Irani Parolin . Uma reflexão sobre o Movimento da Matemática Moderna na região de Vitória da Conquista-BA: um estudo da cartografia de 1960. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
BARROSO, A. C. S. ; GUSMÃO, T. C. R. S. ; SANTANA, Irani Parolin ; PEDREIRA, C. S. . História da Educação Matemática na Região de Vitória da Conquista - Bahia: um estudo da cartografia de 1950-1960. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Como foi construída a história do ensino de Matemática em Vitória da Conquista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; ROCHA, A. S. ; SOUZA, E. N. . O Trabalho dos Professores sem Formação Superior. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
SANTANA, Irani Parolin. Utilização do Ambiente Eproinfo no Estagio Supervisionado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SANTANA, Irani Parolin. Professores sem formação superior atuantes em Boninal/Ba. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; GUSMÃO, T. C. R. S. ; ROCHA, A. S. ; SANTANA, D. M. ; AMARAL, J. R. ; SANTOS, R. N. ; CARVALHO, T. F. . A Prática dos Professores de Matemática: uma leitura dos diários de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SANTANA, Irani Parolin. Propor uma maneira diferenciada de trabalhar os conteúdos do ensino fundamental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Aplicação da Programação dinânica no Ensino Fundamental. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Aplicação da Programação Dinâmica no Ensino fundamental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MAGALHÃES, L. D. R. ; SANTANA, Irani Parolin . Guia de Fontes Educacionais. Vitória da Conquista - BA: DIGRAF/UESB, 2007 (Colaboradora de obra publicada).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTANA, Irani Parolin. Parecerista no Processo Seletivo de Trabalho de Matemática. 2014.

2.
SANTANA, Irani Parolin. Parecerista dos trabalhos submetidos ao I ENAPHEN - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . Utilização de Software no ensino fundamental e médio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTANA, Irani Parolin. Modelagem & Tencologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTANA, Irani Parolin. Modelagem & Tecnologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTANA, Irani Parolin. Software livre e o ensino de matemática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SANTANA, Irani Parolin. História oral e Educação Matemática na Bahia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTANA, Irani Parolin. Desenvolvendo aulas com a metodologia de Projetos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SANTANA, Irani Parolin. Desenvolvendo aulas com a metodologias de projetos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SANTANA, Irani Parolin. Aulas de Matemática e a Metodologia de Projetos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SANTANA, Irani Parolin. Aprovação em Concurso Público para Docente de Nível Superior, na Classe Assistente, Edital nº 083/2011, para a matéria/disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. 2011 (Aprovação em Concurso Público) .

2.
SANTANA, Irani Parolin. Aprovação em Concurso Público de Prova e Títulos para provimento de cargos de Professor Educação Básica II, em Matemática, nos termos das instruções especiais nº 01/2003, publicadas no DOE de 6/09/2003. 2004 (Aprovação em Concurso Público) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTANA, C. C.; SANTANA, Irani Parolin; Trinchão, Maria Costa; BRIT,O, T. T.; DUARTE, A. R. S.. Participação em banca de Emanuel Silva Santos. O ensino do desenho livre e sua relação com a matemática na escola primária em Vitória da Conquista ? BA e Salvador ? BA (1925 ? 1985): uma compreensão histórica?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; SILVA, J. P.; EUGENIO, B. G.; OLIVEIRA, C. A.. Participação em banca de Cosmerina Angelica Soares Cruz de Santana. Videoprocesso como estrategia para aprendizagens Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação em Ensino) - Universidade Sudoeste da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Eliziaria Freitas dos Santos Cunha. A Atuação de Tutores na Educação a Distância nos Cursos: Licenciatura em Letras na Universidade Norte do Paraná,(UNOPAR) e Licenciatura em Letras na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) Salvador - Ba nos polos do município de Poções, Estado da Bahia. Qual a atuação do Professor em EAD nas respectivas instituições?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Marcio de Arruda Fonseca. Análise da customização Prática do Moodle em uma versão Linux Live-DVD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Maria da Hora Santos. O Despertar da Autonomia na Educação a Distância: um estudo de caso sobre o complexo do discente com aprender a aprender na cidade de Eunápolis. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Maria do Alivio Trindade Pires. Formação Continuada de Professores: um estudo sobre o curso de Pedagogia EAD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Neuma Cordeiro de Souza Mattos. Evasão dos Discentes -Turma 2010 do Curso de Pós-Graduação em Educação a Distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Renata Dias dos Santos. Uma Reflexão sobre a prática dos Tutores Presenciais na EAD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Rosemeire dos Santos Amaral. Pré-Vestibular de História no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem): Instrumentalizando o Laboratório de Informática na Bahia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Shirley Santos Nogueira. O Planejamento Pedagógico e a organização do Curso de Especialização em Educação a Distância no Polo da Universidade Aberta do Brasil de Vitória da Conquista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Silvia Sousa Silva Bonfim. Desafios da Ação Docente na Tutoria Presencial em EAD. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Terezinha Ferreira de Santos Souza. Currículo da EAD em Vitória da Conquista: agregando valores humanos aos tecnológicos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Veronica Cristina Meneses Fernandes. A Interatividade Docente/Discente no Curso de Especialização em EAD da Universidade do Estado da Bahia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Andrea Andrade Oliveira Prado. A Democratização do Conhecimento através da Educação a Distância: o caso de Maetinga. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Andreia Andrade Oliveira. Educação a Distância e Serviço Social: uma análise a Metodologia Aplicada na UNITINS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Anita Silva da Penha. A Inclusão da pessoa com Deficiencia Visual na Educação a Distância Constitui uma Nova Forma de Sociabilidade e de Inserção Plena nos direitos e Garantias Fundamentais?. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Claudia de Oliveira Assis. O uso do Chat como Interface de Ensino/Aprendizagem no Ensino On-Line. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Claudineia Sousa Brito. A Importância do Tutor em Educação Online. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Dineuza Neves da Silva. Possibilidadeda Criação de Vínculos Afetivos na Interação em um Ambiente a Distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Elisabeth Silva Keler. Planejamento Pedagógico e o Desenho Didático na Organização do Trabalho Educativo na Educação a Distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Ione Viera Santos. Educação a Distância e Evasão de Alunos no Polo UAB/UNEB Vitória da Conquista - Ba entre 2009 e 2010. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Luis Antonio Leiva. AVA MOODLE: Avaliação da Interatividade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Marcela Vieira Dantas. Implicações da Compartimentalizaçao do Trabalho Docente na Educação a Distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; PINHO, M. J. S.. Participação em banca de Laurinda Viana Soares do Nascimento. O Papel da Tutoria na Educação a Distância. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a Distância) - Universidade do Estado da Bahia.

23.
SANTANA, C. C.; GUSMÃO, T. C. R. S.; SANTANA, Irani Parolin. Participação em banca de Magna Mendes Nunes. Dificuldades de Estudantes dos Anos Iniciais no Tratamento de Noções Básicas do Conteúdo Medidas e Grandezas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

24.
SANTANA, Irani Parolin; BERTONI, L. M.; COSTA, M. C. F.. Participação em banca de Renata de Oliveira Gonçalves. O letramento no Projeto de Alfabetização: perspectivas teóricas e práticas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

25.
SANTANA, Irani Parolin; BERTONI, L. M.; CORREIA, J. J.. Participação em banca de Ana Paula Santos Lima. Estudo comparativo dos livros didáticos com o ensino-aprendizagem de Matemática no Curso Secundário de Vitória da Conquista - BA nas décadas de 60 - 70. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

26.
SANTANA, Irani Parolin; BERTONI, L. M.; CORREIA, J. J.. Participação em banca de Luzia Oliveira Silva. O ensino da trigonometria nas décadas de 1960 e 1970 na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

27.
SANTANA, Irani Parolin. Participação em banca de Emanuel Silva santos. Uma reflexão sobre o Movimento da Matemática Moderna na região de Vitória da Conquista-BA: um estudo da cartografia de 1960. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memoria) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTANA, Irani Parolin. Seleção para Bolsista do Projeto de Extensão: Preservando o Patrimônio Cultural e Educacional da Região Centro Sul da Bahia: o Centro de Docmentação Museu Pedagógico. 2012. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

2.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C.; BERTONI, L. M.. Seleção do Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, 2ª edição, Linha de Pesquisa: História da Educação Matemática. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
SANTANA, Irani Parolin; GUSMÃO, T. C. R. S.; SILVA, M. D. F.. Seleção do Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, 2ª edição, Linha de Pesquisa: Sequências Didáticas para o Ensino da Matemática nas Séries Iniciais. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
SANTANA, C. C.; SANTANA, Irani Parolin; CASIMIRO, A. P. B. S.. Seleção dos candidatos à 2ª turma do Curso de Especialização em Educação, Cultura e Memória. 2006. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem EM.CONHECIMENTOS METODOLÓGICOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. 2018. (Simpósio).

2.
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar,. 2016. (Congresso).

3.
4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.O ensino de Aritmética no Primeiro Grupo Escolar de Vitória da Conquista. 2015. (Simpósio).

4.
Colloque International: L´enseignement des mathématiques à l´école primaire, XIXe - XXe. 2015. (Outra).

5.
Colloque International sur l'Analyse Statisque Implicative. 2015. (Outra).

6.
III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática. O Ensino Ativo e as proposições para o Ensino de Geometria na Bahia (1924-1928). 2015. (Congresso).

7.
II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso Primário no Estado da Bahia,.DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PRODOCÊNCIA NO CENÁRIO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2015. (Simpósio).

8.
Jornada História Cultural e Educação Matemática. 2015. (Outra).

9.
XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1980-1970): o que dizem as revistas pedagógicas?. 2015. (Seminário).

10.
XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1980-1970): o que dizem as revistas pedagógicas?.As revistas pedagógicas e os grupos escolares: índices para uma análise do Ensino de Geometria nos anos iniciais. 2015. (Seminário).

11.
Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no Estado da Bahia. 2014. (Seminário).

12.
II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática - ENAPHEM.A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980). 2014. (Encontro).

13.
III Seminário Regional do LIAPEME e I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências.Membro da Comissão Científica. 2014. (Seminário).

14.
I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos e da I Jornada de Estudos do GEEM.O desenvolvimento do Subprojeto na EJA Matemática e Pedagogia. 2014. (Simpósio).

15.
IV Feira de Ciências e Matemática da Bahia. 2014. (Outra).

16.
Oficina: As equações Algébricas: um panorama histórico. 2014. (Oficina).

17.
Palestra: Das tabuletas aos tablets: integração das tecnologias no Ensino de Matemática. 2014. (Outra).

18.
Seminário de Extensão e Assuntos Estudantis: Metodologias Participativas para a promoção de Direitos e Cidadania.Memória dos ex-alunos sobre o ensino de Matemática do Grupo Escolar Barão de Macaúbas: (1936-1952). 2014. (Seminário).

19.
II CIHEM - Congreso Iberoamericano de Historia de La Educación Matemática. História da Educação Matemática no Interior da Bahia: o ensino da matemática no grupo escolar. 2013. (Congresso).

20.
II CIHEM - II Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Matemática. 2013. (Congresso).

21.
II Fórum de Discussão sobre Parâmetros Balizadores em Educação Matemática.Grupo de Discussão 3: Pesquisa em História na/da Educação Matemática. 2013. (Outra).

22.
IV SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática.Utilização das TIC no desenvolvimento da formação de professores de Matemática. 2013. (Seminário).

23.
IV SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2013. (Seminário).

24.
Oficina Projeto Klein em Língua Portuguesa na UNIBAN. 2013. (Oficina).

25.
Palestra: Desafios para Ensinar e Aprender Matemática. 2013. (Outra).

26.
VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. Modelagem Matemática e o Trabalho com Projetos. 2013. (Congresso).

27.
VIII Feira Baiana de Matemática.Membro do Comitê Científico. 2013. (Outra).

28.
XV Encontro Baiano de Educação Matemática.Membro da Comissão Científica. 2013. (Encontro).

29.
18º Congresso de Leitura do Brasil. Expectativas e experiências antes do estágio docente: o que dizem os discentes. 2012. (Congresso).

30.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.História Ora & Educação Matemática: Investigação cotidiana no Centro Integrado Navarro de Brito entre os anos de 1968 a 1979 em Vitória da Conquista-Ba. 2012. (Encontro).

31.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Estudos dos livros didáticos com o ensino-aprendizagem de Matemática no curso secundário de Vitória da Conquista (1960-1970). 2012. (Encontro).

32.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.A inserção da Matemática Moderna nas Escolas na região sudoeste da Bahia: (1960-1970). 2012. (Encontro).

33.
I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.O Ensino de Álgebra em Vitória da Conquista de 1960 à 1970 e o movimento da Matemática Moderna. 2012. (Encontro).

34.
I Encontro Baiano do PPEGEM e PROFMAT. 2012. (Encontro).

35.
II Encontro de Matemática: Perspectivas Atuais para Pesquisa em Matemática: ensino e formação profissional do professor. 2012. (Encontro).

36.
III Seminário Binacional Brasil Argentina: fundamentos psicológicos da aprendizagem. 2012. (Seminário).

37.
Seminário Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre la Maestría en Didáctica de las Ciencias Experimentales (UNL), Mestrado em Memória, Linguagem e Sociedade (UESB) y la Maestría en Educación Científica y Formación de Profesores (UESB). 2012. (Seminário).

38.
Seminário Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem. 2012. (Seminário).

39.
Workshop Resolução de Problemas. 2012. (Outra).

40.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: didática e práticas de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade. 2012. (Encontro).

41.
I Simpósio Baiano de Licenciaturas.Políticas de formação de professores no Estado da Bahia. 2011. (Simpósio).

42.
I Simpósio de Educação Superior Virtual. 2011. (Simpósio).

43.
IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico: desafios epistemológicos das Ciências na Atualidade.Coordenação da Sessão de Comunicação Científica: Colóquio Temático: Ensino e aprendizagem das Ciências Experimentais e da Matemática: pesquisa e práticas pedagógicas. 2011. (Outra).

44.
IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico: desafios epistemológicos das Ciências na Atualidade. 2011. (Outra).

45.
IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico: desafios epistemológicos das Ciências na Atualidade.Coordenação do Colóquio Temático Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Ciências e Matemática. 2011. (Outra).

46.
Palestra com a Professora Doutora Dione Lucchesi da Unicamp. 2011. (Outra).

47.
Projeto: Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação. 2011. (Outra).

48.
VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC - Congresso Iberoamericano de Investigación en Ensenãnza de las Ciencias. 2011. (Encontro).

49.
X Jornada do HISTEDBR: História da Educação: intelectuais, memória e política. 2011. (Outra).

50.
X Jornada do HISTEDBR: História da Educação: intelectuais, memória e política.Coordenação de sessão de comunicação científica. 2011. (Outra).

51.
X Jornada do HISTEDBR: História da Educação: intelectuais, memória e política.Estudo da Modernização da Matemática no Colégio Batista Conquistense. 2011. (Outra).

52.
Atividades do Projeto de Extensão atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação. 2010. (Outra).

53.
Encontro de São Lázaro.O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas de Vitória da Conquista: uma análise de 1960-1970. 2010. (Encontro).

54.
I Encontro de São Lázaro. 2010. (Encontro).

55.
I Forum de Grupos de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Outra).

56.
III Encontro Norte/Nordeste de História da Educação e X Colóquio de História da Educação na Bahia.Os primeiros indícios da matemática moderna nso documentos de escolas do interior da Bahia. 2010. (Encontro).

57.
IX Seminário Temático o Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos. 2010. (Seminário).

58.
IX Seminário Temático o Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos.O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas de Vitória da Conquista: uma análise de 1960-1970. 2010. (Seminário).

59.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Análise Histórica do Ensino de Matemática na Bahia (1942-1976). 2010. (Encontro).

60.
X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

61.
VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/Uesb: as redes científicas e o desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares.O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas Secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2009. (Outra).

62.
VIII Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional do Museu Pedagógico/Uesb: as redes científicas e o desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares. 2009. (Outra).

63.
XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa e X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas Secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2009. (Seminário).

64.
Educação à Distância: desafios e possibilidades. 2008. (Outra).

65.
II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.Um resgate do envolvimento com o ensino de Matemática em relatos de professores universitários. 2008. (Outra).

66.
II Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.Influência dos professores das séries iniciais no aprendizado dos alunos em Matemática. 2008. (Outra).

67.
II Seminário de Histórias e Investigações de / em Aulas de Matemática. 2008. (Seminário).

68.
II Seminário de Histórias e Investigações de / em Aulas de Matemática.A expectativa e a experiência de lecionar. 2008. (Seminário).

69.
IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA.O Movimento da matemática moderna nas escolas de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2008. (Encontro).

70.
IV Encontro Estadual de História - ANPUH/BA. 2008. (Encontro).

71.
V Seminário Temático do Projeto: A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos.O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970. 2008. (Seminário).

72.
XVII Encontro de Leitura - Proler/Uesb. 2008. (Encontro).

73.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática.Como foi construída a história do ensino de Matemática em Vitória da Conquista. 2007. (Encontro).

74.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

75.
VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação: História, Memória e Práticas Sociais.História da Educação Matemática na Região de Vitória da Conquista - Bahia: um estudo da cartografia de 1950-1960. 2007. (Outra).

76.
VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação: História, Memória e Práticas Sociais.Uma reflexão sobre o Movimento da Matemática Moderna na região de Vitória da Conquista-BA: um estudo da cartografia de 1960. 2007. (Outra).

77.
XII Seminário de Línguas e III Semana Espanhola CCAA. 2007. (Seminário).

78.
I Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática.Utilização do Ambiente Eproinfo no Estágio Supervisionado. 2006. (Outra).

79.
I Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2006. (Outra).

80.
II Jornada do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação em Vitória da Conquista: Café Cultural: Memórias de Conquista. 2006. (Outra).

81.
II Semana de Matemática: a Matemática que queremos. 2006. (Outra).

82.
I Seminário de Histórias e Investigação de/em aulas de Matemática - SHIAM.O Trabalho dos Professores sem Formação Superior. 2006. (Seminário).

83.
I Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática - SHIAM. 2006. (Seminário).

84.
VI Colóquio do Museu Pedagógico: História, Educação e Cultura.A Prática dos Professores de Matemática: uma leitura dos diários de aula. 2006. (Outra).

85.
VI Colóquio do Museu Pedagógico: História, Educação e Cultura.Cordenadora da Sessão de Comunicações Científicas. 2006. (Outra).

86.
V Semana de Matemática da UESC.Professores sem formação superior atuantes em Boninal-BA. 2006. (Encontro).

87.
V Semana de Matemática da UESC. 2006. (Outra).

88.
III congresso de Educação de Vitoria da Conquista. 2005. (Congresso).

89.
XI Encontro Baiano de Educação Matemática. 2005. (Encontro).

90.
III Encontro de Matemática da UESC. 2004. (Encontro).

91.
Oficina: A utilização de software na Educação Matemática. 2004. (Oficina).

92.
III Conferencia Nacional de Modelagem e Educação Matemática. 2003. (Outra).

93.
III Conferência Nacional de Modelagem e Educação Matemática.Aplicação de Programação Dinâmica no Ensino fundamental. 2003. (Outra).

94.
Oficina: Modelagem e Letramento Matemático. 2003. (Oficina).

95.
Oficina: Técnicas de Modelagem com o Uso do Excel. 2003. (Oficina).

96.
Seminário Tecnologia e Formação de Professores em Matemática e Ciências. 2003. (Seminário).

97.
IV Simposio de Educación Matemática.Aplicação de Programação Dinâmica no Ensino Fundamental. 2002. (Simpósio).

98.
VI Seminários de Atualização para Professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino. 2002. (Seminário).

99.
II Semana de Matemática. 1987. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. . IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática / IV Jornada de Estudos do GEEM. 2018. (Outro).

2.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Jornada de Estudos do GEEM: discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário no Estado da Bahia. 2015. (Outro).

3.
SANTANA, C. C. ; SANTANA, Irani Parolin . Discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no curso primário no Estado da Bahia. 2014. (Outro).

4.
SANTANA, Irani Parolin. Palestra: Ser ou Estar Professor? Eis a Questão!. 2014. (Outro).

5.
SANTANA, Irani Parolin. X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico: A produção do conhecimento no limiar do Século XXI: tendências e conflitos. 2013. (Outro).

6.
SANTANA, Irani Parolin. Seminário Temático IV.1: Contribuições da Informática para a Compreensão da Matemática. 2012. (Outro).

7.
SANTANA, Irani Parolin; SANTANA, C. C. ; VALENTE, W. R. . I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 2012. (Outro).

8.
CASIMIRO, A. P. B. S. ; MAGALHÃES, L. D. R. ; SANTANA, Irani Parolin . VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação: História, Memória e Práticas Sociais. 2007. (Outro).

9.
CASIMIRO, A. P. B. S. ; SANTANA, Irani Parolin . II Jornada do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação em Vitória da Coquista: Café Cultural: Memórias do Ginásio de Conquista. 2006. (Outro).

10.
MAGALHÃES, L. D. R. ; CASIMIRO, A. P. B. S. ; SANTANA, Irani Parolin . VI Colóquio do Museu Pedagógico: História, Educação e Cultura. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luzia Oliveira Silva. O Ensino da Trigonometria na decada de 1960 a 1970. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e \) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Irani Parolin Sant'Ana.

2.
Ana Paula Santos Lima. Estudo dos Livros didáticos com o Ensino-Aprendizagem de Matemática no Curso Secundário de Vitória da Conquista-ba (1960-1970). 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e \) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Irani Parolin Sant'Ana.

3.
Emanuel Silva Santos. Uma reflexão sobre o Movimento da Matemática Moderna na região de Vitória da Conquista-BA: um estudo da cartografia de 1960. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Memória) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Irani Parolin Sant'Ana.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Silva, J.F ; SANTANA, Irani Parolin . DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PRODOCÊNCIA NO CENÁRIO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


Aprovaçao no Concurso de Prova e Titulo para Provimento de Cargos de Professor Educaçao Basica II, em Matematica no Governo do Estado de Sao Paulo.

Aprovada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB no Departamento de Ciencias Exatas-DCE para classe de assistente em Pratica de Ensino e Estagio Supervisionado



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:59:37