Daniella Assemany da Guia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9185377911057069
  • Última atualização do currículo em 20/11/2016


possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (2003) e, desde dezembro de 2013, é Doutoranda Em Ensino e Divulgação de Ciências - com ênfase em Ensino de Matemática, pela Universidade do Porto. Atualmente encontra-se em licença do cargo de Professora efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ). É integrante do GEMat- UERJ, grupo de pesquisa do CAp-Uerj, coordenando a linha: Currículo no Ensino Médio. Já foi integrante do grupo de pesquisa Transição do Ensino Médio para o Superior, do Projeto Fundão, colaboradora do Inep, tutora e orientadora de monografias do curso à distância Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, do consórcio Cederj em parceria com a UFF e coordenadora de tutoria do Curso Aluno Integrado do MEC, via ambiente virtual e-proinfo. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: Uma nova concepção para a Matemática do Ensino Médio - uma reforma curricular a partir da Geometria Vetorial e softwares dinâmicos; A produção de significados a partir do Modelo Teórico dos Campos Semânticos; O ensino-aprendizagem da noção de ângulos; O ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle em cursos à distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniella Assemany da Guia
Nome em citações bibliográficas
ASSEMANY, D;GUIA, D. A.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio de Aplicação da UFRJ.
Rua J. J. Seabra s/n
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115338
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Ensino e Divulgação de Ciências.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Orientador: Cecília Costa.
Coorientador: António Machiavelo.
2000 - 2003
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: Uma Análise da Produção de Significados para a Noção de Ângulo,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Estela Kaufman Fainguelernt.
Coorientador: Franca Cohen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ângulo; significado.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Matemática.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


1999 - 1999
Aperfeiçoamento para Professores de Ensino Médio.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental e Médio

Atividades

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CAp UFRJ, .

Linhas de pesquisa
Ensino a Distância
03/2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
2006 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Atuo como professora contratada no Projeto Pró-Iniciar, desenvolvido para alunos cotistas da UERJ.

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
Outras informações
Projeto de Iniciação à Docência (Licenciatura Uerj), que permitiu a colaboração no Projeto Matemática Viva (CAp Uerj) de produção de material didático para esta escola.

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágios, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria na disciplina Geometria Analítica com Cálculo Vetorial. (1995 e 1996)

Atividades

10/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, .

Linhas de pesquisa
Currículo no Ensino Médio
03/2006 - 07/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica com Cálculo Vetorial
03/1998 - 12/2001
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica com Cálculo Vetorial
05/1997 - 12/1997
Estágios , Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, .

Estágio realizado
Projeto Matemática-VIva.
04/1997 - 12/1997
Estágios .

Estágio realizado
Projeto de Iniciação à Docência.
04/1995 - 12/1996
Estágios .

Estágio realizado
Monitoria.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 3
Outras informações
Participante do grupo de pesquisa do Projeto Fundão: TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O SUPERIOR NA DISCIPLINA DE CÁLCULO, coordenado pela professora doutora Lilian Nasser.

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, .


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a distância, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como tutora e orientação de monografias


Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Elaboradora de questões para o SARESP 3ª série do EM, 9º ano do EF e 6º ano do EF.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professora do Curso de Capacitação e Formação Continuada, Aperfeiçoamento e Especialização dos professores da rede estadual do Estado do Tocantins.


Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

08/2000 - 12/2002
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algebra Linear
Cálculo
Geometria Analítica

Escola Naval, EN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Segundo-Tenente / Instrutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2005 - Atual
Ensino, Ciências Navais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral

Sociedade Educacional da Guanabara, ECO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Atividades

03/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Sociedade Educacional Integrada, CINCO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professora de Apoio, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

03/1997 - 02/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Municipal Gonçalves Dias, EMGD, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

04/2000 - 07/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Currículo no Ensino Médio

Objetivo: Essa linha de pesquisa do GEMat busca investigar influências, abordagens e concepções acerca do Currículo do Ensino Médio adotado no Brasil, promovendo reflexões na metodologia utilizada pelo professor. Como um dos objetivos, pretende-se elaborar materiais didáticos, em forma de objetos educacionais, para atuação direta com alunos da Escola Básica, além de contribuir para a formação de professores que ensinam Matemática..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: currículo; vetores; formação de professores de matemática.
2.
Ensino a Distância

Objetivo: Participar do processo ensino-aprendizagem a partir de uma Plataforma de Ensino à Distância.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
3.
Transição do Ensino Médio para o Superior

Objetivo: O projeto consiste em minimizar as dificuldades dos alunos do ensino médio ao ingressar na disciplina de cálculo diferencial e integral em diversos cursos da graduação..


Projetos de extensão


2006 - 2013
Plataforma Moodle - Ensino à Distância
Descrição: A Plataforma Moodle é um espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo ? em sua atuação no Ensino Básico e na Formação de Professores..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniella Assemany da Guia - Integrante / Letícia Guimarães Rangel - Integrante / Leo Akio Yokoyama - Integrante / Fernando Marinho Villar - Coordenador / Priscila Dias Correa - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Ulisses Dias da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2013
Uma nova concepção para o ensino aprendizagem da Matemática - repensando o currículo do Ensino Médio
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2013 - Atual
GEMat-UERJ: Grupo de Educação Matemática do CAp/UERJ
Descrição: GEMat/UERJ Grupo de Educação Matemática do CAp/UERJ. Grupo de pesquisa formado por professores e licenciandos de Matemática, com o objetivo de promover reflexões acerca do ensino aprendizagem da Matemática, desenvolver pesquisas no âmbito da Educação Matemática e contribuir com a formação dos professores que ensinam Matemática. Em 2013, a partir de seminários quinzenais na linha da Educação Matemática, a ideia do grupo de pesquisa ganhou forma e hoje conta com a colaboração dos professores Gabriela Felix Brião (idealizadora da proposta, CAp/UERJ), Daniella Assemany (CAp/ UFRJ) e Ilydio Pereira de Sá (CAp/UERJ). As linhas de pesquisa do grupo, são: Matemática Lúdica, Currículo no Ensino Médio e Matemática Financeira e Formação de Professores. Fazem parte da nossa programação encontros mensais com todos os participantes do grupo, para compartilhar o que tem sido desenvolvido nos estudos dos subgrupos em cada linha de pesquisa, além de seminários semanais com palestrantes que apresentam pesquisas pertinentes sobre a investigação em Educação Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Daniella Assemany da Guia - Coordenador / Adriano dos Santos da Silva - Integrante / Joana Luiz Marques - Integrante / Ilydio Pereira de Sá - Integrante / Gabriela Félix Brião - Integrante / Darling Domingos Arquieres - Integrante / Maria Êda Amadeu Barino - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
1o lugar no processo seletivo para o Mestrado em Educação Matemática e Bolsista, Universidade Santa Úrsula.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIA, D. A.2009GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . O Moodle no Ensino da Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 5, p. 01-46, 2009.

2.
GUIA, D. A.2007GUIA, D. A.. Uma Análise da Produção de Significados para a Noção de Ângulo. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 02, p. 01-21, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSEMANY, D; SILVA, A. S. ; MARQUES, J. L. ; ARQUIERES, D. D. ; BARINO, M. Ê. A. . REPENSANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO REGISTRO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. In: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014, Vila Real. XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2014.

2.
NASSER, L. ; ASSEMANY, D ; AZEVEDO, C. A. M. ; TORRACA, M. A. A. . A Transição do Ensino Médio para o Superior: Dificuldades em Problemas de Taxas Relacionadas. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

3.
NASSER, L. ; TORRACA, M. A. A. ; GUIA, D. A. . Educação Financeira Prática e Visual. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

4.
ASSEMANY, D; ROSA, L. H. S. . Potencializando o Ensino de Números Complexos a Partir da Abordagem Vetorial. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

5.
ASSEMANY, D; AZEVEDO, C. A. M. ; NASSER, L. . A Influência de uma Abordagem Vetorial para o Ensino Médio na Aprendizagem de Cálculo I. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013.

6.
NASSER, L. ; ASSEMANY, D ; AZEVEDO, C. A. M. ; TORRACA, M. A. A. . Resolução de Problemas de Máximos e Mínimos em Cálculo I: Prontidão a Partir do Ensino Médio. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Anais do XI ENEM, 2013.

7.
GUIA, D. A.; AZEVEDO, C. A. M. . O Ensino de Vetores como Ferramenta para a Determinação de Raízes Complexas de um Número Complexo. In: VII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2011, Rio de Janeiro. O Ensino de Vetores como Ferramenta para a Determinação de Raízes Complexas de um Número Complexo, 2011.

8.
GUIA, D. A.. O Ensino e a Aprendizagem de Vetores no 1º Ano do Ensino Médio: Uma Reestruturação Curricular. In: III Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. O Ensino e a Aprendizagem de Vetores no 1º Ano do Ensino Médio: Uma Reestruturação Curricular, 2011.

9.
GUIA, D. A.; STRUCHINER, M. ; GIANNELLA, T. R. . A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2011, Campinas. A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra, 2011.

10.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática ? Uma Experiência na Educação Básica. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. ANAIS DO X ENEM, 2010.

11.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . O Moodle no Ensino da Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2008, Rio de Janeiro. VI SPEM - Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2008.

12.
GUIA, D. A.. A Produção de Significados para a Noção de Ângulo. In: IV Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2006, Diamantina. A Produção de Significados para a Noção de Ângulo, 2006.

13.
GUIA, D. A.. Uma Nova Proposta para Geometria Analítica no Ensino Médio. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Uma Nova Proposta para Geometria Analítica no Ensino Médio, 2001.

14.
GUIA, D. A.. Geometria Analítica no Ensino Fundamental: Ângulos. In: IX Semana de Educação Matemática, 2000, Rio de Janeiro. Geometria Analítica no Ensino Fundamental: Ângulos, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; RANGEL, L. G. ; YOKOYAMA, L. A. ; CORREA, P. D. ; SPILLER, Lílian K.P.C. . Práticas de Ensino-Aprendizagem de Matemática pela Internet com o uso do Moodle no CAp UFRJ. In: VI SICEA - Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2009, Belém. Educar nas diferenças: Contribuições dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação para superação das desigualdades - Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação de Professores., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIA, D. A.. Uma proposta metodológica para a geometria vetorial no ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GUIA, D. A.; COSTA, C. ; MACHIAVELO, A. . O vetor como subsunçor na matemática do ensino secundário para uma aprendizagem significativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUIA, D. A.; SILVA, A. S. ; ARQUIERES, D. D. ; MARQUES, J. L. ; BARINO, M. Ê. A. . REPENSANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO REGISTRO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NASSER, L. ; ASSEMANY, D ; AZEVEDO, C. A. M. ; TORRACA, M. A. A. . A Transição do Ensino Médio para o Superior: Dificuldades em Problemas de Taxas Relacionadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NASSER, L. ; ASSEMANY, D ; TORRACA, M. A. A. . Educação Financeira Prática e Visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ASSEMANY, D; ROSA, L. H. S. . Potencializando o Ensino de Números Complexos a Partir da Abordagem Vetorial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ASSEMANY, D; AZEVEDO, C. A. M. ; NASSER, L. . A Influência de uma Abordagem Vetorial para o Ensino Médio na Aprendizagem de Cálculo I. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASSER, L. ; ASSEMANY, D ; AZEVEDO, C. A. M. ; TORRACA, M. A. A. . Resolução de Problemas de Máximos e Mínimos em Cálculo I: Prontidão a Partir do Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ASSEMANY, D; AZEVEDO, C. A. M. . O Ensino de Vetores como Ferramenta para a Determinação de Raízes Complexas de um Número Complexo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GUIA, D. A.. O Ensino e a Aprendizagem de Vetores no 1º Ano do Ensino Médio: Uma Reestruturação Curricular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GUIA, D. A.. O Papel dos Softwares de Geometria Dinâmica na Matemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ASSEMANY, D. O Ensino e a Aprendizagem de Vetores no 1º Ano do Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GUIA, D. A.; STRUCHINER, M. ; GIANNELLA, T. R. . A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. . GEOmetria + álGEBRA = Geogebra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. . Ensino e Aprendizagem de Vetores no Ensino Médio e suas Potencialidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática ? Uma Experiência na Educação Básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. . Aspectos Metodológicos de Atividades de Matemática na Internet para a Educação Básica, a Formação Inicial e Continuada de Professores.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
ASSEMANY, D. Ensino e Aprendizagem de Vetores no Ensino Médio através de Software. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
GUIA, D. A.; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; CORREA, P. D. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . O Moodle no Ensino da Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GUIA, D. A.; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. ; CORREA, P. D. . O Moodle no Ensino da Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GUIA, D. A.; RANGEL, L. G. . O Uso do Winplot no Estudo de Funções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
GUIA, D. A.. A Produção de Significados para a Noção de Ângulo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GUIA, D. A.. Geometria Analítica No Ensino Fundamental - Ângulos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GUIA, D. A.. Uma Nova Proposta para Geometria Analítica no Ensino Médio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. . Modelagem de um Simulador de Movimentos. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUIA, D. A.; COSTA NETO, C. D ; Silva, U. D ; CORREA, P. D. . Competição e Educação: parceiras ou inimigas?. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; CORREA, P. D. ; COSTA NETO, C. D ; Silva, U. D . Apostilas de 1a a 3a séries do Ensino Médio. 2013. (Apostila).

2.
GUIA, D. A.; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; YOKOYAMA, L. A. ; VILLAR, F. M. ; COSTA NETO, C. D ; CORREA, P. D. ; Silva, U. D . Apostilas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2013. (Apostila).

3.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; CORREA, P. D. ; Silva, U. D ; YOKOYAMA, L. A. ; COSTA NETO, C. D ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; RANGEL, L. G. . Apostilas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2012. (Apostila).

4.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; CORREA, P. D. ; YOKOYAMA, L. A. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; RANGEL, L. G. ; COSTA NETO, C. D ; Silva, U. D . Apostilas de Vetores e Geometria Analítica. 2012. (Apostila).

5.
GUIA, D. A.; YOKOYAMA, L. A. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; RANGEL, L. G. ; CORREA, P. D. ; COSTA NETO, C. D ; VILLAR, F. M. ; Silva, U. D . Apostila de 1a a 3a séries do Ensino Fundamental. 2012. (Apostila).

6.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Apostilas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2011. (Apostila).

7.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Apostilas do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. 2011. (Apostila).

8.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Apostilas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2010. (Apostila).

9.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; CORREA, P. D. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Segmento Orientado. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

10.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; CORREA, P. D. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Inclinação de Vetores. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

11.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; VILLAR, F. M. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Adição vetorial e Multiplicação por escalar. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

12.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; VILLAR, F. M. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: A Distância Entre Dois Pontos e a Equação da Circunferência. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

13.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; CORREA, P. D. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Vetores Unitários. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

14.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; CORREA, P. D. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Aplicações na Geometria Plana. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

15.
GUIA, D. A.; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. . Álgebra Vetorial no CAp UFRJ: Interpretações Geométricas e Algébricas da Translação. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

16.
GUIA, D. A.; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. . Álgebra Vetorial no CAp UFRJ: Interpretações Geométricas e Algébricas das Simetrias. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

17.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; SPILLER, Lílian K.P.C. . Álgebra Vetorial no CAp UFRJ: Interpretações Geométricas e Algébricas da Rotação. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

18.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; SPILLER, Lílian K.P.C. . Álgebra Vetorial no CAp UFRJ: Explorando o Conceito de Homotetia. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

19.
GUIA, D. A.. Aplicações do Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Lei dos Cossenos. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

20.
GUIA, D. A.; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. . O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Produto Escalar no R². 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

21.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; MEIRELLES, R. M. C. . Trigonometria no CAp UFRJ: Seno e Cosseno no Círculo Unitário. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

22.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; MEIRELLES, R. M. C. . Trigonometria no CAp UFRJ: Arcos e Ângulos. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

23.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; MEIRELLES, R. M. C. . Trigonometria no CAp UFRJ: Arcos Côngruos. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

24.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; MEIRELLES, R. M. C. . Geometria Analítica no CAp UFRJ: Equação Vetorial da Reta. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

25.
GUIA, D. A.; VILLAR, F. M. ; MEIRELLES, R. M. C. . Geometria Analítica no CAp UFRJ: Da Equação Vetorial à Equação Reduzida da Reta. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

26.
GUIA, D. A.; MEIRELLES, R. M. C. ; VILLAR, F. M. . Geometria Analítica no CAp UFRJ: Inclinação da Reta. 2010. (Aula do Portal do Professor do MEC).

27.
GUIA, D. A.; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. ; CORREA, P. D. . Apostilas do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.. 2010. (Apostila).

28.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. ; RANGEL, L. G. . Apostilas do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.. 2009. (Apostilas).

29.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. ; RANGEL, L. G. . Apostilas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2009. (Apostilas).

30.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Apostilas do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio.. 2008. (Apostila).

31.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . Apostilas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. 2008. (Apostila).

32.
GUIA, D. A.; AZEVEDO, E. M. ; VILLELA, L. M. A. ; CASTRO, M. R. ; NOVAES, J. A. ; R. M., Nelson . Caderno de Matemática 1o ano. 2003. (Apostila).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GUIA, D. A.; YOKOYAMA, L. A. . Oficina de Forró Pé de Serra. 2010 (Dança).

2.
GUIA, D. A.; YOKOYAMA, L. A. . Oficina de Forró Pé de Serra. 2008 (Dança).

3.
GUIA, D. A.; YOKOYAMA, L. A. . Oficina de Forró Pé de Serra. 2006 (Dança).

4.
GUIA, D. A.. Projeto Etnias- A Conscientização das Diferenças. 2004 (Projeto pedagógico).

5.
GUIA, D. A.. Encontrando Nemo. 2004 (Espetáculo de Dança).

6.
GUIA, D. A.. Animatoon. 2003 (Espetáculo de Dança).

7.
GUIA, D. A.. Breve num Cinema Perto de Você. 2002 (Espetáculo de Dança).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Carmen Lucia da Silva Motta. O Ensino da Matemática Apoiado em Tecnologias - Contexto Histórico e Realidade Atual com o uso de Softwares Educacionais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

2.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Cássia Maria do Couto. O Ensino de Matemática Apoiado em Tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

3.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Fernanda Ribeiro Chagas. Do Ábaco ao Computador: O Ensino da Matemática Apoiado em Tecnologias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

4.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Amanda Migueis de Oliveira. Geometria ? Da Grécia à Tecnologia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

5.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Zenaide Martins Castilho. O Ensino da Geometria, dos Gregos até os dias Atuais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

6.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Rodrigo Folly Fernandes. Geometria: Reconstrução do Pensamento Grego nos dias Atuais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

7.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Alcirema Angelica Souza Santos. Os Recursos Tecnológicos e a História da Matemática no Processo Ensino-Aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

8.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Henriette Rosa Pires. O Uso de Jogos e Recursos Tecnológicos no Ensino da Matemática. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

9.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Rosa Maria de Araujo Silva Sardinha. A Tecnologia no Ensino como um Instrumento Motivador e Interdisciplinar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

10.
ASSEMANY, D; TERRACAO, E. F.. Participação em banca de Rosemary Pitanga de Oliveira Araujo. TANGRAM: Despertando o interesse no ensino de matemática - Uma abordagem utilizando técnicas construídas no passado e hoje com o uso de novas tecnologias digitais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

11.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Milena Paula Pereira Cunha Passos. A Importância da Matemática Financeira como Instrumento de Inserção do Educando no Mercado de Trabalho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

12.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Mário Batista Nunes. Avaliação do Impacto do Ensino da Matemática na Aprendizagem dos Alunos - Um Estudo de Caso na 1ª série do Ensino Médio.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

13.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Rosangela de Assiz Silva Araujo. Construção do Conhecimento das Razões Trigonométricas através do Software Cabri Géomètre II. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

14.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Janilde da Silva Lima Batista. Modelagem Matemática: Uma Metodologia na Construção das Funções Afim e Exponencial. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

15.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Daniela Cristina Soares. O Uso de Jogos como Instrumento de Ensino-Aprendizagem nas Aulas de Matemática. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

16.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Raul Bezerra de Morais. Oficina de Matemática: Uma Ferramenta para a Construção do Conhecimento. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

17.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Benedito Bembem De Miranda. Uma Abordagem Sobre o Ensino Contextualizado de Triângulos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

18.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Renata Reis. A Avaliação de uma Experiência Didática no Ensino da Geometria. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

19.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Francisco Walter de Lima Gomes. A Importância do ICMS para a Promoção da Cidadania - Um estudo com os alunos do Ensino Médio da Escola Pádua Fleury. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

20.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Cleber Vany do Carmo Gomes da Silva. A Vista Ou A Prazo? Uma Experiência no Ensino da Matemática Financeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

21.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Juracy Pereira dos Santos Soares. Geometria Espacial: Amostras da Vida Cotidiana. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

22.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Rosilene Costa da Silva. O Ensino de Geometria: Relação entre o Saber Escolar e o Cotidiano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

23.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Euclides Ferreira da Silva. O Reflexo dos Pressupostos do ENEM no Currículo da Escola Básica no Estado do Tocantins. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

24.
GUIA, D. A.; IORIO, F.. Participação em banca de Gibrair Barbosa da Silva. O Uso da Máquina Calculadora: Uma Nova Possibilidade Metodológica em Matemática Financeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUIA, D. A.; TINOCO, L.; NASSER, L.. Participação em banca de Joana Luiz Marques.A INFLUÊNCIA DE UMA ABORDAGEM VETORIAL PARA O ENSINO MÉDIO NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática licenciatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUIA, D. A.; COSTA NETO, C. D; Silva, U. D; YOKOYAMA, L. A.; RANGEL, L. G.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2012.

2.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D.; RANGEL, L. G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2010. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D.; RANGEL, L. G.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ. 2010. Colégio de Aplicação da UFRJ.

4.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2009. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ.. 2009. Colégio de Aplicação da UFRJ.

6.
CORREA, P. D.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.; GUIA, D. A.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2008. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
GUIA, D. A.; CORREA, P. D.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ.. 2008. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CORREA, P. D.; GUIA, D. A.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ.. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CORREA, P. D.; GUIA, D. A.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CORREA, P. D.; GUIA, D. A.; RANGEL, L. G.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.; SPILLER, Lílian K.P.C.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ.. 2006. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CORREA, P. D.; GUIA, D. A.; RANGEL, L. G.; SPILLER, Lílian K.P.C.; VILLAR, F. M.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ.. 2006. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso-Brasileiro e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. 2014. (Outra).

2.
XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Congresso SPCE Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. REPENSANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO REGISTRO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. 2014. (Congresso).

3.
Comemoração dos 30 anos do Projeto Fundão.A Transição do Ensino Médio para o Superior - minimizando as dificuldades em Cálculo. 2013. (Encontro).

4.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. A INFLUÊNCIA DE UMA ABORDAGEM VETORIAL PARA O ENSINO MÉDIO NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I. 2013. (Congresso).

5.
32o Encontro do Projeto Fundão.GEOmetria + álGEBRA = GEOGEBRA. 2011. (Oficina).

6.
Entre os Muros do CAp: Desafios à Formação. 2011. (Seminário).

7.
III COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE VETORES NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR. 2011. (Encontro).

8.
Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Ensino e Aprendizagem de Vetores no Ensino Médio e suas Potencialidades. 2011. (Encontro).

9.
Seminário em Educação Matemática.O Ensino e a Aprendizagem de Vetores no 1º Ano do Ensino Médio. 2011. (Seminário).

10.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Produção de Significados de Professores de Matemática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Interações sobre o Ensino da Álgebra. 2011. (Encontro).

11.
VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.O Ensino de Vetores como Ferramenta para a determinação de Raízes Complexas de um Número Complexo. 2011. (Seminário).

12.
XVIII Octobermática.O Papel dos Softwares de Geometria Dinâmica na Matemática. 2011. (Encontro).

13.
Capacitação de Colaboradores do Banco Nacional de Itens - BNI. 2010. (Outra).

14.
Seminário Interno de Reflexões Pedagógicas 2010 ? Caminhos e Desafios dos Saberes Tecnológicos.Aspectos Metodológicos de Atividades de Matemática na Internet para a Educação Básica, a Formação Inicial e Continuada de Professores. 2010. (Seminário).

15.
X Encontro Nacional de Educação Matemática.Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática ? Uma Experiência na Educação Básica. 2010. (Encontro).

16.
XIX Jornada Pedagógica das EscolasRio.ENSINO E APRENDIZAGEM DE VETORES NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE SOFTWARE. 2010. (Oficina).

17.
ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática do CAp UFRJ. 2009. (Encontro).

18.
I Seminário Internacional de Educação Matemática. 2009. (Seminário).

19.
Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro.Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. 2008. (Seminário).

20.
31o Encontro do Projeto Fundão.O uso do Winplot no estudo de funções. 2007. (Encontro).

21.
IV Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. 2006. (Encontro).

22.
IV Encontro Mineiro de Educação Matemática.A Produção de Significados para a Noção de Ângulo. 2006. (Encontro).

23.
Semana da Matemática da UNISUAM.Ângulos com os recursos da Geometria Dinâmica ? Cabri Géometrè. 2004. (Oficina).

24.
VII Encontro Nacional de Educação Matemática.Uma Proposta para a Geometria Analítica no Ensino Médio. 2001. (Encontro).

25.
III SPEM - Seminário: A Pesquisa em Educação Matemática. 2000. (Seminário).

26.
Semana da Matemática da Universidade Santa Úrsula.A Geometria Analítica no Ensino Fundamental: Ângulos. 2000. (Oficina).

27.
II Encontro de Educação Matemática. 1999. (Encontro).

28.
I Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. 1997. (Encontro).

29.
Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANDRO FREITAS. ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DO SOFTWARE RÉGUA E COMPASSO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

2.
WANESSA CHAGAS STANECK. O USO DO SOFTWARE GEOPLANO COMO FATOR MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

3.
CINTIA CRUZ MONTEIRO. O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DOS PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

4.
PAMELA SOUZA DOS SANTOS. CONJECTURANDO O GRÁFICO DA FUNÇÃOAFIM A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

5.
ALINE NUNES COSTA. Utilização de Jogos Tecnológicos na Aprendizagem de Matemática de Jovens e Adultos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

6.
CARLOS HENRIQUE FERREIRA LEITE. O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA PARA O ALUNO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

7.
SHIRLEI OLIVEIRA FRANCISCO XIMENES. Investigações Acerca do Gráfico da Função Logarítmica Através do Winplot ? um estudo de caso. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

8.
Daniela Cristina Soares. O Uso de Jogos como Instrumento de Ensino-Aprendizagem nas Aulas de Matemática. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

9.
Rosangela de Assiz Silva Araujo. Construção do Conhecimento das Razões Trigonométricas através do Software Cabri Géomètre II. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

10.
Janilde da Silva Lima Batista. Modelagem Matemática: Uma Metodologia na Construção das Funções Afim e Exponencial. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

11.
Mário Batista Nunes. Avaliação do Impacto do Ensino da Matemática na Aprendizagem dos Alunos - Um Estudo de Caso na 1ª série do Ensino Médio. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

12.
Milena Paula Pereira Cunha Passos. A Importância da Matemática Financeira como Instrumento de Inserção do Educando no Mercado de Trabalho. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

13.
Benedito Bembem De Miranda. Uma Abordagem Sobre o Ensino Contextualizado de Triângulos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

14.
Raul Bezerra de Morais. Oficina de Matemática: Uma Ferramenta para a Construção do Conhecimento. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

15.
Juracy Pereira dos Santos Soares. Geometria Espacial: Amostras da Vida Cotidiana. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

16.
Renata Reis. A Avaliação de uma Experiência Didática no Ensino da Geometria. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

17.
Francisco Walter de Lima Gomes. A Importância do ICMS para a Promoção da Cidadania - Um estudo com os alunos do Ensino Médio da Escola Pádua Fleury. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

18.
Cleber Vany do Carmo Gomes da Silva. A Vista Ou A Prazo? Uma Experiência no Ensino da Matemática Financeira. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

19.
Gibrair Barbosa da Silva. O Uso da Máquina Calculadora: Uma Nova Possibilidade Metodológica em Matemática Financeira. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

20.
Euclides Ferreira da Silva. O Reflexo dos Pressupostos do ENEM no Currículo da Escola Básica no Estado do Tocantins. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

21.
Rosilene Costa da Silva. O Ensino de Geometria: Relação entre o Saber Escolar e o Cotidiano. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Avaliação Escolar) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cecília Amorim Monteiro de Azevedo. A CONTRIBUIÇÃO DOS VETORES NA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática licenciatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Daniella Assemany da Guia.

2.
Luciana Moreira Rêgo. Investigações e Conjecturas sobre o Grá􏰀co da Função Quadrática com o Software GeoGebra. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática licenciatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Daniella Assemany da Guia.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GUIA, D. A.. Uma proposta metodológica para a geometria vetorial no ensino médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovações em Concursos Públicos: Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ - 2005 (1o lugar), Serviço Militar Voluntário da Marinha do Brasil - 2004 (1o lugar), Professor do Município do Rio de Janeiro - 1999, Professor do Estado do Rio de Janeiro - 1999.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:26:07