Cristiane Lumertz Klein Domingues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2528655751017330
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


Doutora (2011) e Mestre (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduação em Pedagogia (1993) e Curso de Magistério (1990), especialização (2004) em Leitura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde lecionou no curso de Pedagogia. Também leciona no curso de Pedagogia no Cesuca - Faculdade Inedi. Alfabetizadora por 12 anos, experiência na Graduação, Especialização, Anos Iniciais e Educação Infantil. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutoramento, na PUCRS, na FACED (2014-2015). Publicou artigos em revistas e trabalhos em eventos sobre temas relacionados à área da Alfabetização. Seus estudos são direcionados as áreas da alfabetização e letramento; leitura, escrita e oralidade; literatura infantil, em especial poesia infantil e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Lumertz Klein Domingues
Nome em citações bibliográficas
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Teoria da Literatura.
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Os poemas para Infância do Rio Grande do Sul, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Vera Teixeira de Aguiar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: poema, poesia infantil, antologia poética..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2007
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A MAGIA DA POESIA: aprendizado da leitura e da escrita,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Vera Teixeira de Aguiar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: poema, imaginação, leitura, escrita, oralidade; Hábito de ler.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
2003 - 2004
Especialização em Leitura: teoria e prática.
Faculdades Porto Alegrenses de Educação Ciências e Letras, FAPA, Brasil.
Título: Literatura infantil e alfabetização: uma relação possível.
Orientador: Prof. Dr. Diana Maria Marchi.
1990 - 1993
Graduação em PEDAGOGIA.
Faculdades Porto Alegrenses de Educação Ciências e Letras, FAPA, Brasil.
Título: Ensino fundamental.
Orientador: Prof.ª Maria Mucilo.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2015 - 2015
Design thinking em contextos educacionais. (Carga horária: 2h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2014 - 2014
Formação de professores para EAD. (Carga horária: 80h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2014 - 2014
Formação de professores - ENADE VI edicção. (Carga horária: 20h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2014 - 2014
Inovação metodológica. (Carga horária: 3h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação diário de classe online. (Carga horária: 2h).
Faculdade Inedi, CESUCA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto INEDI, INEDI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil E nos Anos Iniciais;
Educação a Distância - Ead
Escola Contemporânea: Diferenças, Corpo, Gênero e Sexualidade
Fundamentos Metodológicos da Literatura Infantil
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
Prática Interdisciplinar III: Gestão Pedagógica em Contextos Escolares
Prática Interdisciplinar IV: Educação em Espaços Não Escolares
08/2018 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II: Anos Iniciais.
03/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil E nos Anos Iniciais (segunda); Alfabetização e Letramento na Educação Infantil E nos Anos Iniciais (sexta); Alfabetização e Letramento na Educação Infantil E nos Anos Iniciais (sábado); Escola Contemporânea:
Fundamentos Metodológicos da Educação Psicomotora; Fundamentos Metodológicos da Literatura Infantil; Fundamentos Metodológicos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
Políticas Públicas em Educação; Prática Interdisciplinar IV: Educação em Espaços Não Escolares; Práticas Recreativas e Lúdica (segunda); Práticas Recreativas e Lúdica (sexta); Práticas Recreativas e Lúdica (sábado);
03/2018 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio II: Anos Iniciais.
08/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil E nos Anos Iniciais
Escola Contemporânea: Diferenças, Corpo, Gênero e Sexualidade
Fundamentos Metodológicos da Literatura Infantil - manhã
Fundamentos Metodológicos da Literatura Infantil - Noite
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
Políticas Públicas em Educação
08/2017 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio II Anos Iniciais.
03/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas; Literatura Infantil; Letramento: Leitura e Escrita da Educação Infantil e dos Anos Iniciais; Prática III: Gestão Pedagógica em Contextos Escolares; Multiculturalidade: Escola, Diferenças, Corpo, Gênero e Sexualidade; Metodologia e
Metodologia e Prática da Literatura Infantil; Políticas Públicas em Educação; Alfabetização; Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa; Políticas Públicas em Educação (EAD);
Seminário Integrador
03/2017 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio I: Educação Infantil;.
08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado III: gestão e espaços não-escolares; Políticas Públicas em Educação; Prática III: Gestão Pedagógica em Contextos Escolares;
Prática IV: Educação em Espaços Não-Escolares; Estágio Supervisionado I - Educação Infantil; Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado II - Anos Iniciais; Geografia, História e Cultura Religiosa na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Letramento: Leitura e Escrita da Educação Infantil e dos Anos Iniciais
Metodologia e Prática da Literatura Infantil; Multiculturalidade: Escola, Diferenças, Corpo, Gênero e Sexualidade
08/2016 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I: Educação Infantil.
02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento: Leitura e Escrita da Educação Infantil e Anos Iniciais
Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa
Multiculturalismo: escolas, diferenças, corpo, gênero e sexualidade
Políticas Públicas em Educação
02/2016 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I: Educação Infantil.
08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica e Seminário - EAD
Metodologia do ensino da Língua Portuguesa
Prática I: Contextos e Processos Educacionais
08/2015 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I: Anos Iniciais.
03/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
Metodologia Cientifica e Seminário - EAD
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
Prática IV: espaços não-escolares
03/2015 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado II: Anos Iniciais.
08/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento: Leitura e escrita da Educação Infantil e dos Anos Iniciais
Prática I: contextos e processos educacionais
Prática IV: espaços não-escolares
08/2014 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado I.
03/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento: leitura e escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Metodologa da Pesqusa e Seminário
Pol'ticas Publicas da Educação
Prática IV: em espaços não escolares
03/2014 - Atual
Estágios , Faculdade Inedi CESUCA, .

Estágio realizado
Estágio supervisionadoI: Educação Infantil.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologias para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA
03/2016 - Atual
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Construção da escrita
Literatura Infantil e alfabetização

Faculdade Porto - Alegrense, FAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/2012 - 01/2016
Ensino, Alfabetização: teoria e práxis, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A construção da LInguagem Escrita
08/2011 - 01/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática Metodológica de Leitura e Escrita I
Teoria e Prática Metodológica de Leitura e de Escrita II
Prática Educativa na Educação Infantil
Prática Educativa nos Anos Iniciais

Fatepa, FATEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

09/2012 - 12/2013
Ensino, Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Corporativa
Redação Empresarial

Escola Instituto Maria Auxiliadora, IMA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Professor de Anos Iniciais, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
Outras informações
Professora das Anos Iniciais, e educação infantil com período maior de atuação na alfabetização.


ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS, ACM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: Professora de Anos Iniciais, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Fui professora de Anos Iniciais, mas com mais atuação na área de alfabetização.


COLÉGIO AMERICANO, IMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Auxiliar de Disciplina, Enquadramento Funcional: Auxiliar de disciplina, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
FIPA ? Formação Docente, Inclusão e Processos de Aprendizagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marlene Rozek em 11/06/2017.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
A Formação de Professores na perspectiva da Educação Inclusiva

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marlene Rozek em 22/09/2016.
Descrição: Esta pesquisa está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem e Processos Inclusivos ? NEPAPI, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O tema a ser desenvolvido é a formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho tem por objetivo conhecer os conhecimentos e crenças dos professores da rede pública e privada da cidade de Porto Alegre e da região metropolitana atuantes na educação de pessoas com deficiências. Para tanto, estima-se a participação de 300 professores da rede pública e privada do município de Porto Alegre e região metropolitana que atuam nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental. A coleta de dados será por meio de dois questionários: um, composto de 39 itens, sobre conhecimentos pedagógicos gerais considerados relevantes no trabalho que os professores desenvolvem junto aos alunos que apresentam alguma deficiência. O outro instrumento, composto de 21 itens, informa sobre as crenças relativas às práticas de inclusão. A análise dos dados será quantitativa, utilizando-se também de uma leitura reflexiva dos resultados obtidos. Pretende-se estabelecer uma descrição da amostra através de medidas de tendência central e de dispersão. Por último, será realizada uma análise de Clusters para procurar identificar os grupos de professores encontrados na amostra investigada com relação ao processo de inclusão em escolas regulares. Para todos os testes estatísticos foi adotado um índice de significância de <05...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Infância e literatura: a criança e a experiência poética
Descrição: Estabelecer os diversos efeitos que a leitura do poema causa na criança que frequenta o 1̊. Ano, do ensino fundamental, por meio das reações estéticas que ela demonstra e da possibilidade de desenvolver a imaginação diante de uma proposta de trabalho com o poema, que contemple todo o potencial lúdico contido na poesia, sem intenções de ensinar conteúdos gramaticais ou ortografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Aprendizagem e Permanência no Ensino Superior

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marlene Rozek em 22/09/2016.
Descrição: A pesquisa se propõe a desenvolver um estudo investigativo sobre a aprendizagem e a permanência de alunos com deficiência e com dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior com vistas a compreensão das práticas de inclusão educacional, bem como analisar os processos de aprendizagem e fatores intervenientes de acadêmicos encaminhados para o atendimento psicopedagógico clínico e identificar os recursos disponibilizados pela Universidade que possibilitam a permanência no contexto acadêmico de alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem. Pretende mapear a interrelação estabelecida entre os diferentes serviços da Universidade que compõem a estrutura de práticas inclusivas e analisar as práticas empreendidas pelo CAP junto aos acadêmicos e docentes na perspectiva do atendimento integral tendo em vista a qualificação da formação profissional em sua totalidade. Situação: Em.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Constituição do Banco de Dados do DELFOS Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS: digitalização e catalogação de microfilmes, fotografias e de documentos selecionados
Descrição: O DELFOS, Espaço de Documentação e Memória Cultura da PUCRS, inaugurado em 4 de dezembro de 2008, reúne documentos e peças dos 30 acervos (150.000 itens) originários das faculdades de Letras (em sua maioria), Comunicação Social, História e Arquitetura, visando à preservação, estudo e divulgação desses objetos culturais. São livros (bibliotecas dos titulares dos acervos), originais de obras, manuscritos, documentos pessoais variados, fotografias, troféus, medalhas, certificados de honrarias, correspondências, mapas, esboços, plantas, maquetes, coleções de periódicos, publicações na imprensa sobre literatura, jornalismo, cinema e arte (esculturas e quadros), discos, microfilmes e objetos de uso pessoal. Este projeto pretende dar o tratamento padrão dos acervos que constituem o DELFOS, àqueles, mais recentes, que não dispõem de grupo de pesquisadores coordenador e auxiliares de pesquisa e dar início às atividades visando à organização de catálogos informatizados dos documentos e peças museológicas desses acervos, bem como a reprodução em meio digital dos documentos raros ou de grande valor cultural que fazem parte do DELFOS. Tais ações são fundamentais para a abertura desse espaço à pesquisa e à produção científica. Os arquivos gerados ficarão disponíveis sob a forma digital, impressa ou em reprodução fotográfica. Para tanto, foram adquiridos com verba do CNPq equipamentos de última geração, na área da informática digitalizador de micro-filmes, mesa com suporte para máquina foto-digital de alta definição , para digitalização dos documentos com a máxima rapidez e um mínimo risco de agressão à sua integridade física, todos compatíveis com o volume e especificidade dos diferentes materiais que compõem o DELFOS..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Acervo de cartilhas, seletas e outros materiais de leitura: um movimento histórico, cultural e científico.
Descrição: Organização de um acervo de materiais representativos da história do aprendizado da leitura, análise dos materiais doa cervo constituído do ponto de vista de sua natueza cultural e científica. identificação, com base nas análises, das transformações culturais e cientifícas ocorridas na linha de tempo. Por fim, elaboração de um folder e deum site contendo informações relativas ao acervo constituído e disponiblização dos mesmos para estudos e pesquisas de áreas afins ao aprendizado da leitura e à formação de leitores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Oficinas de leitura no CLIC A formação de educadores para formar leitores
Descrição: Projeto com vistas a capacitação de professores no âmbito literário para o desenvolvimento da leitura de crianças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Mundo Mágico da Poesia: Potencialidades Lingüísticas e Alfabetização
Descrição: O Projeto tem como Objetivo: construir uma proposta de trabalho pedagógico de desenvolvcimento cognitivo através da poesia que contribua para o aprendizado da leitura e da escrita de crianças frequntando a primeira série do ensino fundamental; capacitar professores alfabetizadores para o trabalho com esta proposta; investigar a contribuição desta proposta para o aprendizado da leituira e da escrita dessas crianças. A proposta de trabalho esta baseada na articulação da teoria da literatura, da lingüística e da educação. Caracterizase pela exploração dos planos fonico, sintatico, semantico e pragmatico da poesia, com vistas ao desenvolvimento de potencialidades lingüísticas de alfabetizando. O trabalho realizase em duas etapas: desenvolvimento de oficinas de poesi com crianças de porimeira série e desenvolvimento de oficinas de socialização com professores alfabetizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Alfabetização:o lúdico na leitura, na escrita e na matemática (extensão).
Descrição: Curso de 40h promovido para os alunos do curso de Pedagogia e público externo interessado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Alfabetização aos 6 anos de idade: o ensino da leitura, da escrita e da matemática (40h).
Descrição: Curso de 40 h proposto aos alunos do curso de Pedagogia e público externo interessado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Alfabetização e Letramento (Formação continuada) 40h
Descrição: Formação continuada para professores da rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos da linguagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infantil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Professora Paraninfa do curso de Pedagogia, Faculdade Inedi.
2015
Menção Honrosa - Destaque da VIII Mostra "As reações das crianças em fase de alfabetização quando leem um poema", Faculdade Inedi - Cesuca.
2015
Professora homenageada do curso de Pedagogia, .


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DOMINGUES, C. L. K.2016DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Alfabetização e ditadura militar relação entre a cartilha e os métodos de alfabetização. Debates em Educação, v. 7, p. 103-122, 2016.

2.
DOMINGUES, C. L. K.2016DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização: prática pedagógica contemporânea e prática vivenciada em 1979. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 5, p. 85-100, 2016.

3.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2015DOMINGUES, C. L. K.. Magia da poesia:inserção das crianças das classes populares no mundo letrado. Revista Educação em Rede: formação e prática docente, v. 1, p. 49-59, 2015.

4.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2015DOMINGUES, C. L. K.; ROZEK, M. . Alfabetização: escrever poesia é possível. Revista Educação em Rede: formação e prática docente, v. 1, p. 92-109, 2015.

5.
DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2015DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN. Recurso digital na aprendizagem dos surdos: leitura e a escrita. Educação Por Escrito, v. 6, p. 255-266, 2015.

6.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2015DOMINGUES, C. L. K.. Somos todos diferentes: dificuldades na leitura. FUCAMP Cadernos, v. 14, p. 74-84, 2015.

7.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2014DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . A alfabetização aos seis anos e a organização do trabalho pedagógico. Educação Por Escrito, v. 4, p. 174-190, 2014.

8.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2014DOMINGUES, C. L. K.. Infância e poesia: contribuições gaúchas com o gênero. Educação On-Line (PUCRJ), v. 15, p. 103-126, 2014.

9.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2014DOMINGUES, C. L. K.. Compromisso do professor alfabetizador com a formação de leitores. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 16, p. 71-86, 2014.

10.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2014DOMINGUES, C. L. K.. A literatura infantil na escola: em especial, a hora do conto. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 55, p. 41-51, 2014.

11.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2014DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Leitura e formação de leitor: a poesia para uma educação da sensibilidade. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 55, p. 52-66, 2014.

12.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2013DOMINGUES, C. L. K.. Ludicidade na Poesia Infantil. Revista Lugares de Educação, v. 3, p. 105-119, 2013.

13.
DOMINGUES, C. L. K.;DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN2013DOMINGUES, C. L. K.. A importância da imaginação na educação (impresso). Analecta (UNICENTRO), v. 11, p. 11-22, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. (Org.) . Gestão e diferença: aprofundando conceitos. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017. v. 1. 183p .

2.
DOMINGUES, C. L. K.; ROZEK, M. (Org.) . As dificuldades de aprendizagem e o processo de escolarização. 1. ed. Porto Alegre: edipucrs, 2017. v. 1. 220p .

3.
DOMINGUES, C. L. K.; BONOTTO, G. (Org.) . Era uma vez: as alunas da Pedagogia contam histórias. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017. v. 1. 112p .

4.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. (Org.) . Relatos de estágio: aprendendo com a prática. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017. 140p .

5.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. (Org.) . Educação: gestão e diferença. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2016. v. 30. 102p .

6.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. (Org.) . As interfaces da Pedagogia. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2016. 199p .

7.
DOMINGUES, C. L. K.. A poesia infantil ao alcance do professor. 1. ed. Porto Alegre: Marcon Brasil, 2015. 128p .

Capítulos de livros publicados
1.
DOMINGUES, C. L. K.; COSTA, J. J. . Percepção da criança a respeito da profissão docente na contemporaneidade. In: Cristiane Lumertz Klein Domingues; Patricia Leal Vargas. (Org.). Gestão e diferença: aprofundando conceitos. 1ed.Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017, v. 1, p. 60-88.

2.
DOMINGUES, C. L. K.; SEVERO, G. J. . A aprendizagem significativa e proposta pedagógica. In: Domingues, Cristiane Lumertz Klein; Rozek Marlene. (Org.). As dificuldades de aprendizagem e o processo de escolarização. 1ed.Porto Alegre: edipucrs, 2017, v. 1, p. 31-55.

3.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. . O estágio supervisionado na formação do professor. In: Cristiane Lumertz Klein Domingues; Patrícia Leal de Vargas. (Org.). Relatos de estágio: aprendendo com a prática. 1ed.Porto Alegre: Marcon Brasil, 2017, v. , p. 15-26.

4.
DOMINGUES, C. L. K.; BONOTTO, G. . Formação de leitores: uma perspectiva lúdica. In: Domingues, Cristiane Lumertz Klein; Bonotto, Gabriele Silva. (Org.). Era uma vez: as alunas da Pedagogia contam histórias. 1ed.Porto alegre: Marcon Brasil, 2017, v. , p. 13-23.

5.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. . Gestão e diferença na escola: introduzindo o assunto. In: Cristiane Lumertz Klein Domingues; Patricia Leal Vargas. (Org.). Educação: gestão e diferença. 1ed.Porto Alegre: Marcon Brasil, 2016, v. 1, p. 11-19.

6.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERHARDT, B. M. . Concepções alfabetizadoras dos professores que atuam no ciclo de alfabetização em relação ao trabalho do 1º ano. In: Cristiane Lumertz Klein Domingues; Patrícia Leal de Vargas. (Org.). As interfaces da Pedagogia. 1ed.Porto Alegre: Marcon Brasil, 2016, v. 1, p. 13-41.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DOMINGUES, C. L. K.; FARIA, P. L. . Contexto pedagógico no ambiente hospitalar. Revista pedagógica espaço inovação, Porto alegre, p. 41 - 45, 10 dez. 2017.

2.
DOMINGUES, C. L. K.; KWIECINSKI, A. C. . Alfabetização e Provinha Brasil: uma garantia de qualidade na educação?. Espaço Inovação, Porto Alegre, p. 29 - 40, 30 set. 2015.

3.
DOMINGUES, C. L. K.; MEIRES, C. . O uso do recurso digital na aprendizagem do indivíduos surdos:acessibilidade ou dificuldade?. Revista Cesuca virtual: conhecimento sem fronteiras, p. 67 - 81, 23 set. 2015.

4.
DOMINGUES, C. L. K.. Mediação de conflitos na Educação Infantil: Ética, valores e cidadania. Espaço Inovação, Porto alegre, p. 23 - 25, 08 fev. 2015.

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Gêneros textuais: em especial a poesia infantil. Espaço Inovação, Impresso e em meio digital, p. 22 - 25, 04 nov. 2014.

6.
DOMINGUES, C. L. K.. A leitura é um momento lúdico na Educação Infantil. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, Porto Alegre, 20 mar. 2014.

7.
DOMINGUES, C. L. K.. Contar histórias é uma arte. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 12 mar. 2014.

8.
DOMINGUES, C. L. K.. A letura, a fala e a história em quadrinho. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 05 mar. 2014.

9.
DOMINGUES, C. L. K.. Importância do jogo simbólico na leitura. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 26 fev. 2014.

10.
DOMINGUES, C. L. K.. O camnho percorrido pela criança até a leitura. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 20 fev. 2014.

11.
DOMINGUES, C. L. K.. Letramento e as prátcas socais de leitura. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 12 fev. 2014.

12.
DOMINGUES, C. L. K.. Quando ler parece ser um grande desafio. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 06 fev. 2014.

13.
DOMINGUES, C. L. K.. Ler poesia pode ser muito divertido!. Revista Rainha dos Apóstolos - digital, 03 fev. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGUES, C. L. K.; BONOTTO, G. ; VARGAS, P. L. . Metodologias ativas no ensino superior. In: II Jornada Ibero -Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e experiências Interdisciplinares na Educação, 2017, Natal. Anais II Jornada Ibero -Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e experiências Interdisciplinares na Educação. Natal, 2017. v. 2. p. 158-169.

2.
DOMINGUES, C. L. K.; MEIRES, C. . Literatura infantil na pré-escola: importância da hora do conto. In: Anais do I Seminário Internacional de Educação, III Seminário Nacional de Educação e I Seminário PIBID/FACCAT, 2016, Taquara. Anais do I Seminário Internacional de Educação, III Seminário Nacional de Educação e I Seminário PIBID/FACCAT, 2016. p. 1-12.

3.
DOMINGUES, C. L. K.. A Pedagogia contou histórias com o mural interativo. In: Fórum Fapa, 2015, Porto Alegre. Anais do Fórum Fapa, 2015.

4.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . LETRAMENTO: AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA PARA INDIVÍDUOS SURDOS. In: XIII FÓRUM FAPA ? Conhecimento: estabelecendo relações, 2015, Porto Alegre. Fórum Fapa, 2014. p. 77-87.

5.
DOMINGUES, C. L. K.; ROZEK, M. . A poesia na alfabetização. In: EDUCERE- XII congresso nacional de educação, 2015, Paraná. Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015. p. 9343-9357.

6.
DOMINGUES, C. L. K.; ROZEK, M. ; SERRA, R. G. . Aprendizagem e permanência no ensino superior: uma análise das práticas educativas inclusivas de uma universidade. In: EDUCERE- XII congresso nacional de educação, 2015, Paraná. Formação de professores, complexidade e trabalho docente, 2015. p. 18550-18566.

7.
DOMINGUES, CRISTIANE LUMERTZ KLEIN; MALTA, B. R. . Espaço Não-Escolar: Programa Mais Educação. In: X MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015, Cachoeirinha. ANAIS DA IX MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA, 2015.

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Gêneros textuais: a promoção de um leitor competente. In: 7o Seminário Educação e Leitura: desafios e criatividade, 2014, Natal/RN. Gêneros textuais: a promoção de um leitor competente, 2013. p. 39-49.

9.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos, 2014, Porto Alegre. II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos, 2014.

10.
DOMINGUES, C. L. K.. A CRIANÇA E SEUS TEMAS PREFERIDOS NO POEMA. In: II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos, 2014, Porto Alegre. II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos, 2014.

11.
DOMINGUES, C. L. K.; ROZEK, M. . As reações das crianças em fase de alfabetização quando leem um poema. In: ANAIS DA VIII MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA, 2014, Cachoeirinha. VIII MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA, 2014. p. 201-208.

12.
DOMINGUES, C. L. K.. PRECONCEITO RACIAL: NAS ESCOLAS E AS ALTERNATIVAS PARA RECORRER À MUDANÇAS E IGUALDADES ÉTNICAS. In: VIII MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA, 2014, Cachoerinha. VIII MOSTRA CIENTÍFICA DO CESUCA, 2014. p. 209-218.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização: rima e aliteração. In: XIV Fórum FAPA, 2015, Porto Alegre. Conhecimento: caminho para ir além, 2015. p. 117-117.

2.
DOMINGUES, C. L. K.; LEPPA, A. . A influência da vulnerabilidade social na educação. In: XIV Fórum FAPA, 2015, Porto Alegre. Conhecimento: caminho para ir além, 2015. p. 127.

3.
DOMINGUES, C. L. K.. ALFABETIZAÇÃO: ESCREVER POESIA É POSSÍVEL. In: XIII FÓRUM FAPA ? Conhecimento: estabelecendo relações, 2014, Porto Alegre. XIII FÓRUM FAPA ? Conhecimento: estabelecendo relações, 2014. p. 115.

4.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . LETRAMENTO: AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA PARA INDIVÍDUOS SURDOS. In: XIII FÓRUM FAPA ? Conhecimento: estabelecendo relações, 2014, Porto Alegre. XIII FÓRUM FAPA ? Conhecimento: estabelecendo relações, 2014. p. 116.

5.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Poesia Infantil: o começo do letramento literário no período da alfabetização. In: IV Seminário Integrado Nacional das Linguagens: Linguagens e gêneros textuais, 2013, Porto Alegre. Poesia Infantil: o começo do letramento literário no período da alfabetização, 2013. p. 07.

6.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Estratégias de leitura no processo de alfabetização: a utilização de diversos gêneros textuais. In: IV Seminário Integrado Nacional das Linguagens: Linguagens e gêneros textuais, 2013, Porto Alegre. Estratégias de leitura no processo de alfabetização: a utilização de diversos gêneros textuais, 2013. p. 08.

7.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Alfabetização: Ludicidade na Literatura Infantil. In: XII Fórum FAPA - Conhecimento: movendo o mundo, 2013, Porto Alegre. XII Fórum Fapa - Conhecimento: movendo mundos, 2013. p. 6-7.

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Infância e Literatura: a criança e a experiência poética. In: XII Fórum FAPA - Conhecimento: movendo o mundo, 2013, Porto Alegre. XII Fórum Fapa - Conhecimento: movendo mundos, 2013. p. 175-175.

9.
DOMINGUES, C. L. K.. A Pedagogia contou histórias com o mural interativo. In: XII Fórum FAPA - Conhecimento: movendo o mundo, 2013, Porto Alegre. XII Fórum Fapa - Conhecimento: movendo mundos, 2013. p. 177-177.

10.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. ; REBELLO, A. P. . Disléxia e Discalculia: O papel da escola na leitura, escrita e matemática. In: II Simpósio de Psicopedagogia, 2013, Porto Alegre. A interface entre a Neurociência e a Psicanálise na apendizagem e no desenvolvimento do ser humano., 2013. p. 15.

11.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização. In: XI Fórum da FAPA, 2012, Porto Alegre. Caderno de resumos, 2012.

12.
DOMINGUES, C. L. K.. Os poemas para infância do Rio Grande do Sul. In: V mostra de Pesquisa e Pós-Graduação, 2010, Porto Alegre. V Mostra de Pesquisa do Pós-Graduação, 2010. p. 946-948.

13.
DOMINGUES, C. L. K.. Os poemas para infância do Rio Grande do Sul. In: VIII FÓRUM FAPA - Uma década partilhando conhecimento (X MIC - Mostra de experiências Pedagógicas, VI MPPG - Mostra de Pesquisas em Pós - Graduação, IV MEPPES - Mostra de experiências Pedagógicas e Pesquisas em Ensino Superior e III MEJOP - Mostra de Expe, 2009, Porto Alegre. Os poemas para Infância do Rio Grande do sul, 2009. p. 118.

14.
DOMINGUES, C. L. K.. Reciclagem = qualidade de vida. In: II Forum Fapa: IV MIC - Mostra de Iniciação Cientifica e III MEP - Mostra de Experiências Pedagógicas - Vivenciando Conhecimentos, 2003, Porto Alegre. Caderno de resumos - vivenciando conhecimentos, 2003. p. 16.

Apresentações de Trabalho
1.
DOMINGUES, C. L. K.. A cultura escrita na Educação Infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DOMINGUES, C. L. K.; MEIRES, C. . Literatura infantil na pré-escola: importância da hora do conto.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DOMINGUES, C. L. K.. O lúdico da poesia na alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. ; BONOTTO, G. . Oficina: Sustentabilidade - o jogo em diferentes linguagens. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e os jogos feitos com sucata. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DOMINGUES, C. L. K.. As dificuldades de aprendizagem e o processo de escolarização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DOMINGUES, C. L. K.. Oficina de jogos nas diferentes linguagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização: rima e aliteração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DOMINGUES, C. L. K.; LEPPA, A. . A influência da vulnerabilidade social na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DOMINGUES, C. L. K.. Leitura e literatura infantil na escola:o professor e o desenvolvimento da criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e a importância do lúdico: jogos cooperativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DOMINGUES, C. L. K.. Poesia Infantil: Oficinas lúdicas com o poema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DOMINGUES, C. L. K.. Lúdico e sucata: uma parceria divertida!. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DOMINGUES, C. L. K.. Brincar é coisa séria: hora do conto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e letramento através da literatura infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DOMINGUES, C. L. K.. Formação para prova do ENADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
DOMINGUES, C. L. K.. Brincar com sucatas:uma maneira sustentável de aprender nos Anos Iniciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DOMINGUES, C. L. K.. Brincar com sucata: uma maneira sustentável de aprender na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliação Emancipatória no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliação emancipatória da Educação Infantil ao Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliação emancipatória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Práticas de letramento na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DOMINGUES, C. L. K.. A criança e seus temas preferidos no poema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DOMINGUES, C. L. K.. Estratégia educacional na educação de jovens e adultos no contexto prisional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
DOMINGUES, C. L. K.. As reações das crianças em fase de alfabetização quando leem um poema. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização: escrever poesia é possível. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Letramento:as práticas sociais de leitura para indivíduos surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Poesia Infantil: o começo do letramento literário no período da alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Estratégias de leitura no processo de alfabetização: a utilização de diversos gêneros textuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DOMINGUES, C. L. K.. Educação Infantil (ludicidade e contação de histórias). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
DOMINGUES, C. L. K.. Aquisição da linguagem escrita e ensino da língua materna. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
DOMINGUES, C. L. K.. O tratamento dado a literatura na sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
DOMINGUES, C. L. K.. O tempo da infância: singularidades, história e cultura/Alfabetização aos seis anos de idade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
DOMINGUES, C. L. K.. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
DOMINGUES, C. L. K.. Literatura Infantil: a arte de contar histórias/Jogos nos níveis da psicogênese. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
DOMINGUES, C. L. K.. Ludismo e poesia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. ; REBELLO, A. P. . Disléxia e Discalculia: o papel da escola na leitura, escrita e matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
DOMINGUES, C. L. K.. Estratégias de leitura: escolarização do texto literário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
DOMINGUES, C. L. K.. Escrita: o ensino e a aprendizagem da ortografia na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
DOMINGUES, C. L. K.. Lúdicidade (oficina). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
DOMINGUES, C. L. K.. Gêneros textuais: a promoção de um leitor competente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
DOMINGUES, C. L. K.. Infância e Literatura: a criança e a experiência poética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
DOMINGUES, C. L. K.. A Pedagogia contou histórias com o mural interativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Alfabetização: Ludicidade na Literatura Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetizar suscita mais que ler e escrever. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
DOMINGUES, C. L. K.. Gêneros textuais e as estratégias de leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
DOMINGUES, C. L. K.. Mediação de conflitos na escola: ética, valores e cidadania na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e letramento nos Anos Iniciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e letramento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
DOMINGUES, C. L. K.. Para ser cidadão da cultura letrada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
DOMINGUES, C. L. K.. O papel da escola com ênfase na leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
DOMINGUES, C. L. K.. Lendo, brincando e aprendendo (oficina). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
DOMINGUES, C. L. K.. Poesia na Alfabetização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetiza letrando: formação para alfabetizadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
DOMINGUES, C. L. K.. Leitura e Escrita para professores do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
DOMINGUES, C. L. K.. Os poemas para infância do Rio Grande do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
DOMINGUES, C. L. K.. Os poemas para Infância do Rio Grande do Sul. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
DOMINGUES, C. L. K.. reciclagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. . Por um trabalho interdisciplinar mediante a diferença e a gestão. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
DOMINGUES, C. L. K.; ROZEK, M. . Apresentação. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. . Apresentação. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
DOMINGUES, C. L. K.; BONOTTO, G. . Entendendo a contação de histórias. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. . Apresentação - As interfaces da Pedagogia. PortoAlegre, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Apresentação, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
DOMINGUES, C. L. K.. A poesia do Rio Grande do Sul 2011 (Tese de Doutorado).

8.
DOMINGUES, C. L. K.. A magia da poesia: aprendizado da leitura, escrita e oralidade 2007 (Dissertação de Mestrado).

9.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e Literatura Infantil: uma relação possível 2004 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. . Avaliação de redação do vestibular Cesuca 2018/01. 2018.

2.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Debates em Educação: PEDAGOGIA HOSPITALAR: INTERVENÇÕES NA UNIDADE PEDIÁTRICA A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. 2017.

3.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista ad hoc da Revista Educação online. 2017.

4.
DOMINGUES, C. L. K.. Comissão cientifica - I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017.

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista ad hoc da Revista Atos de pesquisa em educação. 2017.

6.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Educação Online -LETRAMENTO NO ESPORTE: O FUTSAL FEMININO EM FOCO. 2016.

7.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Debates em Educação - ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS ? APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA. 2016.

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Educação, Artes e Inclusão: O desenvolvimento do pensamento criativo por meio do ensino da escrita criativa (ec) nas aulas de língua estrangeira. 2016.

9.
DOMINGUES, C. L. K.. Revista online Debates em Educação - POR DENTRO DA INFÂNCIA: CHAVES PERDIDAS e FECHADURAS VIOLADAS. Uma compreensão da luta pelos direitos à educação literária de pequenos e pequenininhos. 2016.

10.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Educação: teoria e prática - Contação de histórias: A magia dos contos de fadas na aprendizagem da criança. 2015.

11.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da revista Debates em educação: Página fechadas, à espera de leitores. 2015.

12.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Educação Online - Dos problemas de escrita para uma proposta didática. 2015.

13.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Debates em Educação - LEITURA, DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E O PROFESSOR: UM DIÁLOGO COM DEHAENE E FARRELL​.. 2015.

14.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da revista Atos de Pesquisa em Educação- Incompetência leitora de crianças e jovens: repensando a formação docente e os modos de ensino da leitura.. 2015.

15.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Atos de Pesquisa: fios de uma infância de matriz africana: o menino na obra de ONDJAki. 2015.

16.
DOMINGUES, C. L. K.. Colaboradora da seção 'Leitura em questão' da Revista Rainha dos Apóstolos - digital. 2014.

17.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Debates em Educação. 2014.

18.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista da Revista Ciências e Letras. 2014.

19.
DOMINGUES, C. L. K.. Membro do NDE da Faculdade Inedi- CESUCA. 2014.

20.
DOMINGUES, C. L. K.. Membro da Comissão Própria de Orientação - Faculdade Inedi CESUCA. 2014.

21.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista Revista Políticas Públicas UFMA: POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENSINO DE ARTES: O CONTEXTO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE EM RORAIMA. 2014.

22.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista Revista Políticas Públicas UFMA: MATERIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: a relação entre professores e Diretrizes da Educação do Campo em Cascavel. 2014.

23.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista Revista Quaestio: A leitura e a escrita em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o material do ?Programa Ler e Escrever?: a experiência no bloco inicial de alfabetização. 2014.

24.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista Revista REAVI: Auxiliando a alfabetização com objetos de aprendizagem. 2013.

25.
DOMINGUES, C. L. K.. Parecerista Revista Linhas: LETRAMENTO? ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO GÊNERO POEMA. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DOMINGUES, C. L. K.. Homenagem ao dia do professor. 2017.

2.
DOMINGUES, C. L. K.; FARIAS, C. . Analfabetismo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
DOMINGUES, C. L. K.; VARGAS, P. L. ; BONOTTO, G. . Ativando ideias, expressando habilidades e potencialidades!. 2017; Tema: Educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
DOMINGUES, C. L. K.. Alfabetização e letramento: privação cultural?. 2017. (Minicurso).

2.
DOMINGUES, C. L. K.. Construção da escrita. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
DOMINGUES, C. L. K.. Literatura Infantil e alfabetização. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Revista Ciências e letras. 2014. (Editoração/Periódico).

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Jogos e atividades Ludo Pedagógicos no Raciocínio Lógico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
DOMINGUES, C. L. K.. Construção da Linguagem Escrita. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
DOMINGUES, C. L. K.. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Linguagem Dislexia Discalculia Disortografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. . Alfabetização: Ludicidade na Literatura Infantil. 2013. (Minicurso).

10.
DOMINGUES, C. L. K.. Leitura: Ludicidade no gênero poético. 2013. (Minicurso).

11.
DOMINGUES, C. L. K.. Construção da Linguagem Escrita. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
DOMINGUES, C. L. K.. Literatura e imagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DOMINGUES, C. L. K.. Leitura da Literatura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DOMINGUES, C. L. K.. Literatura e Biblioteca. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DOMINGUES, C. L. K.. Literatura e Contacao de Historias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Loiva Pilonetto. Alfabetização, letramento e seus desafios: dificuldade de aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Rosele Rangel Medeiros. Reflexões e concepções sobre a prática de escrita de professores alfabetizadores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Bruna Ribas Rocha Nunes. Programa adote um escritor: laços afetivos com os processos de alfabetização e letramento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Daniela Rodrigues Almeida. O ensino da matemática através de jogos: estratégias para aprender de forma lúdica no ciclo de alfabetização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Deivid de Souza Soares. O desafio da juvenilização em classes de alfabetização de jovens e adultos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Lindamôr Almeida. A importância do planejamento nas séries iniciais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Juliane Teixeira Proença. A prática pedagógica e as dificuldades de aprendizagem enfrentadas no processo de alfabetização: um estudo de caso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Adriane Nalério Chivaski de Lima. A importância da consciência fonológica para aquisição da leitura e escrita na alfabetização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Aline Guilhem Garcia.Musicalização na Educação Infantil. 2016.

2.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Alexandra Kuhsler Martini.Formação de professores de inclusão na Educação Infantil. 2016.

3.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Ethiani Vieira Fraga.Docência compartilhada no processo de ensino aprendizagem. 2016.

4.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Lucélia Rejane Santos Farias.Ser mulher, ser professora: a mulher professora na pós-modernidade. 2016.

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de Lauriana da Rosa Borba.Desvendando a educação numa perspectiva inclusiva. 2016.

6.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Priscila Silva da Silva.Professores negros do meio acadêmico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

7.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Deyse Vieira Plácido Demarqui.Um olhar reflexivo sobre o processo avaliativo na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

8.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Aline Ramos Jung.Educação Infantil: o lugar do lúdico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

9.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Celso Ricardo Dias.O coordenador pedagógico no espaço escolar: contribuições no processo de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

10.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Raquel Garcia Silveira Tedesco.As relações do tutor no processo de ensino e de aprendizagem na educação a distância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

11.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Priscila Faria Silva dos Santos.A formação de pedagogos na modalidade a distância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

12.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Jéssica dos Santos Rodrigues.A atuação docente na educação musical e o desenvolvimento da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

13.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Paula Crisitna Thomaz.Gestão escolar, as funções atribuídas ao diretor em escolas municipais, estaduais e privadas.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

14.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Adriana de Barros Souza.As metodologias de ensino no processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

15.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Franciele Souza da Silva.Gêneros textuais diversos e o processo de alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

16.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Viviane Scherer.As contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

17.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.. Participação em banca de Miriam Bierhals Schultz Voltz.Pedagogia hospitalar: educação e bem-estar ao alcance de crianças, adolescentes em ambientes hospitalares.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

18.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Carla Giovani Pontes.Autismo: práticas pedagógicas possíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

19.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Francisca Carolina Pedro Melos.Expectativa dos familiares em relação à escola de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

20.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Ingrid Otto dos Reis.Vulnerabilidade socioeconômica e os entraves no desenvolvimento da aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

21.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Luciane Barbosa Comerlato.Leitura gamificada: desafios e possibilidades didáticas diante da nova geração Z. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

22.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Michele dos Santos Batista.Afetividade e limites: os pais em ação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

23.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Patrícia Filgueiras Borges.Educação ambiental nas séries iniciais água, terra e ar, é preciso educar para preservar!. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

24.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Vera Lúcia da Silva.A organização dos espaços na educação infantil: a organização do espaço das salas das turmas de três e quatro anos em uma escola pública localizada no município de Gravataí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

25.
DOMINGUES, C. L. K.; TRESOLDI, M.; MARQUES, C. M.. Participação em banca de Lúcia Saraiva Lopes do Amaral.A criança como coautora do planejamento pedagógico na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

26.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Alessandra Rodrigues Alves.Importância da hora do conto na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

27.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Ilza Maria Alves dos Reis.Ludicidade na Educação Infantil: o percurso de uma pesquisa - ação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

28.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Raquel Senna dos Santos Silva.A influência da família no processo de aprendizagem escolar de crianças do 3º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

29.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Michelle Oliveira Pinheiro.As contribuições da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

30.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Angela Mross dos Santos.A importância da Literatura na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

31.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Shana da Silva Ignácio.Os dogmas da religiosidade afro na escola: realidade ou utopia?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

32.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Daiane Salmalogia Mendes Carvalho.O espaço e sua influência no comportamento e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

33.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Andréia Maria dos Santos Mayresse.O letramento no processo de alfabetização na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

34.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Claudia Mara Schutman.A alfabetização cientifica de uma escola da rede municipal de Gravataí-RS: possibilidades e realidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

35.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Maria Eduarda Luiz Padilha.Adaptação da criança de quatro anos na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

36.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Carla Maria Santos de Mattos.Um olhar sobre a síndrome de down na escola a partir de uma experiência desafiadora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

37.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Eliana Teresinha Knebel.Educação Inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

38.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Cristiane Ricardo Teixeira.Filosofia para crianças. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

39.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de ROSELISE MACHADO.EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO COMPARATIVA ENTRE A REDE MUNICIPAL E ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

40.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de Andréia Maria dos Santos Mayresse.LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

41.
DOMINGUES, C. L. K.; ZIiede, M. K. L. Participação em banca de ANA PAULA FIORI DA SILVA.A FRAGILIDADE DO REFERENCIAL FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: IMPLICAÇÕES NA SALA DE AULA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi.

42.
DOMINGUES, C. L. K.; Gigante, Ana Maria. Participação em banca de Sheila Dias da Silva.Planejamento docente na alfabetização de jovens e adultos: importância e adequação ao final dos educandos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

43.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de GLÁDIS T.FERREIRA.Violência: elemento que contribui para a evasão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense.

44.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de ELCITA SOARES DE OLIVEIRA.A agressividade no recreio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense.

45.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de ROSANA BOENNY ESPÍNDOLA.A Formação Continuada na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense.

46.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de ANA PAULA SCHULTZ.O comprometimento profissional do professor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense.

47.
DOMINGUES, C. L. K.. Participação em banca de BRUNA ALVES PEREIRA.Motivação escolar para aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense.

48.
DOMINGUES, C. L. K.; Gigante, Ana Maria. Participação em banca de Silvana Beatriz Oliveira de Oliveira.Alfabetização e ambiente alfabetizador: contribuindo para a aprendizagem da leitura e da escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

49.
DOMINGUES, C. L. K.; STAUDT, A. C. P.. Participação em banca de Patrícia Lucas de Vargas.O que os pequenos enxergam: o olhar das crianças de primeiro ano sobre o ambiente alfabetizador.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas São Judas Tadeu.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DOMINGUES, C. L. K.. I Encontro de Educação do Cesuca: os desafios de educação no fortalecimento da cidadania. 2018. Faculdade Inedi.

2.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliadora e coordenadora de sessão de trabalhos do XIV Fórum FAPA. 2015. Faculdade Porto-Alegrense.

3.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliadora e Coordenadora de sessão do Fórum Fap. 2014. Faculdade Porto-Alegrense.

4.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliadora e Coordenadora de sessão do Fórum Fapa - Conhecimento movendo o mundo. 2013. Faculdade Porto-Alegrense.

5.
DOMINGUES, C. L. K.. Coordenador de sessão no IV Sinal - Seminário Integrado Nacional das Linguagens. 2013. Faculdade Porto-Alegrense.

6.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliadora e Coordenadora de sessão do Fórum Fapa - Conhecimento fazendo a diferença. 2012. Faculdade Porto-Alegrense.

7.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliadora e Coordenadora de sessão: X Fórum Fapa - Conhecimento em perspectiva. 2011. Faculdade Porto-Alegrense.

8.
DOMINGUES, C. L. K.. Avaliadora e Coordenadora de sessão do Fórum Fapa - Uma década partilhando conhecimento. 2009. Faculdade Porto-Alegrense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Fórum Docente. 2018. (Encontro).

2.
o 1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão,. 2017. (Seminário).

3.
I Seminário Internacional de Educação; III Seminário Nacional de Educação; I Seminário PIBID/Faccat. 2016. (Seminário).

4.
XIV Seminário de formação docente - o poder da tecnologia em suas mãos. 2015. (Seminário).

5.
II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos. 2014. (Simpósio).

6.
Processos cognitivos: avaliação no ensino superior. 2014. (Seminário).

7.
Seminário Internacional Escolas de Tempo Integral. 2014. (Seminário).

8.
1ª Jornada sobre Jogo e Educação. 2013. (Outra).

9.
7° Seminário Educação e Leitura - Natal/ RN. 2013. (Seminário).

10.
II Simpósio de Psicipedagogia - A interface entre a Neurociência e a Psicanálise na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano. 2013. (Simpósio).

11.
IV sinal Integrado Nacional das Linguagens: Linguagens e gêneros textuais. 2013. (Seminário).

12.
Jornada de Estudos sobre Educação Infantil: Permanências e alterrações a partir da Lei 12.796/13. 2013. (Seminário).

13.
Seminário de Alfabetização. 2013. (Seminário).

14.
XII Seminário de formação docente: O ensino e a aprendizagem no ensino superior: desafios e possibilidades. 2013. (Seminário).

15.
XI Seminário de Formação Docente: Cenários da FAPA e a Construção de Perspectivas para além do Conteúdo. 2012. (Seminário).

16.
Jornadas Internacionais de Critica Genética. 2009. (Congresso).

17.
Congresso internacional de leitura e literatura infantil e juvenil. 2008. (Congresso).

18.
Jornadas internacionais de crítica genética: perspectivas ante a era digital. 2008. (Seminário).

19.
Seminário Nacional 20 anos sem Josué Guimarães. 2006. (Seminário).

20.
Oficina de arte Dramatica e Literatura. 2004. (Oficina).

21.
Congresso nacional de educação. 2003. (Congresso).

22.
Curso internacional de educação de qualidade. 2003. (Encontro).

23.
Fórum internacional de educação. 2003. (Congresso).

24.
VII Congresso da escola particular gaucha. 2003. (Congresso).

25.
Seminário Internacional: as competências para ensinar no séc. 21 - A formação dos Professores e o desafio da Avaliação. 2001. (Seminário).

26.
Comemorando com a criatividade. 2000. (Encontro).

27.
Fonoaudiologia Escolar. 2000. (Encontro).

28.
Capacitação do professor e qualificação do trabalho pedagógico. 1999. (Seminário).

29.
Avaliação e ensino por projetos, à luz da nova LDB. 1998. (Encontro).

30.
Linguagem oral e escrita, o problema das unidades. 1997. (Encontro).

31.
Construtivismo: tendências atuais e contradições na prática. 1996. (Encontro).

32.
Curso de planejamento e revisão da proposta pedagógica da escola com vistas a qualidade total educacional. 1996. (Seminário).

33.
Introdução a psicomotricidade relacional - vivência. 1996. (Encontro).

34.
Técnicas de manejo com adolescentes propensos a dependência química. 1996. (Encontro).

35.
Curso de aprendizagem e inteligência. 1994. (Seminário).

36.
Educação física e o processo de ensino aprendizagem. 1994. (Encontro).

37.
XVI Encontro de alunos e ex-alunos de Orientacao educacional da FAPA. 1993. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DOMINGUES, C. L. K.. I SEMINÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. (Congresso).

2.
DOMINGUES, C. L. K.. I Mostra de Estágios. 2017. (Exposição).

3.
DOMINGUES, C. L. K.; Chaves, Greice ; ZASLAVSKI, S. . XII Mostra de Práticas e Estágios. 2014. (Outro).

4.
DOMINGUES, C. L. K.; Chaves, Greice ; ZASLAVSKI, S. . IV Mostra Interdisciplinar de Teorias e Práticas Metodológicas - Ensino e Aprendizagem nas diferentes linguagens. 2014. (Exposição).

5.
DOMINGUES, C. L. K.; Chaves, Greice ; ZASLAVSKI, S. ; BRAUNER, M. F. . III Mostra Interdisciplinar de Teorias e Práticas Metodológicas: O Sujeito e a Construção das Identidades.. 2013. (Exposição).

6.
DOMINGUES, C. L. K.. II Mostra Interdisciplinar de Teorias e Práticas Metodológicas: O lúdico nas aprendizagens das diferentes linguagens. 2012. (Exposição).

7.
DOMINGUES, C. L. K.. I Mostra Interdisciplinar de Teorias e Práticas Metodológicas: Tempo, espaço e memória.. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Anne Caroline da Rocha Teixeira. A afetividade na relação professor e aluno e suas implicações para o processo de alfabetização. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

2.
Caren Luana Abreu dos Passos. Consciência fonológica e suas contribuições no processo de alfabetização. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

3.
Adriano Pereira dos Santos. O processo de letramento na Educação Infantil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

4.
Dionéia de Fátima Pospieka. Adaptação curricular: desafios para o professor alfabetizador. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

5.
Morgana Rossi dos Santos. A valorização dos métodos no processo de alfabetização e letramento. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

6.
Alexandra Rosa da Silva. A importância do desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil no processo de alfabetização e letramento. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

7.
Jaqueline Serpa Vallier. Letramento na pré escola: implicações na formação continuada do professor de Educação Infantil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gizele Miranda dos Santos. A Literatura Infantil como forma de desenvolver o gosto pela leitura das crianças desde a Educação Infantil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

2.
Angela Guiomar Mucilo Trajano. Alienação parental: o que a escola precisa saber. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

3.
Caroline Irapuan Constant. Jogos nos Anos Iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

4.
Giseli de Oliveira Ramos. Meu bebê foi para a escola: e agora?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

5.
Juliana Jaines Costa. Percepção da criança a respeito da profissão docente na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

6.
Silvinha da Graça Maffi Diniz.. Adaptação: fatores que podem influenciar no processo de adaptação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

7.
Greice da Rosa Alves. O brincar e o lúdico na alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

8.
Bianca Menger Eberhardt.. Concepção alfabetizadora dos professores que atuam no ciclo de alfabetização em relação ao trabalho do 1º ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

9.
Talita Zagonel dos Santos. A adaptação do professor a cada nova turma nos anos iniciais do ensino fundamental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

10.
Cristina Mieres de Oliveira.. Literatura Infantil na Pré-escola: Prática Pedagógicas utilizadas pelos professores na hora do conto.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

11.
Núcia Maracci. Como contar e encantar a história com uma história nos Anos Iniciais?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

12.
Dilmara Kelsch Alves. Educação Infantil: uma relação além do cuidar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

13.
Valquíria Santos Rodrigues. Limites na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

14.
Fabiana da Silveira Bernardo. A relação dos métodos de alfabetização na perspectiva do letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

15.
Cristina Wetter da Rosa. As mudanças legais na Educação Infantil e suas implicações na rotina da escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

16.
Bruna Roding Malta. Educação integral: um caminho para qualidade do ensino?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

17.
Veridiane Terezinha Costa. Aluno surdo: desenvolvimento cognitivo na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

18.
Ana Cristina Kwiecinski. Alfabetização e Provinha Brasil: uma garantia de qualidade na educação?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto INEDI. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

19.
LUCIANE DE AGUIAR FRANCELINO. Gestão Escolar Aplicada em uma Instituição de Ensino Fundamental e Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto INEDI. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

20.
Tauana Posebon dos Passos. JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto INEDI. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

21.
Danieli Rodrigues Garcia Ramos. Brincar: a forma mais fascinante de aprender.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto INEDI. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

22.
Amanda de Araújo Leppa. A influência da vulnerabilidade social na educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

23.
Cleonice Cordeiro. Os desafios de uma criança com paralisia cerebral no 2º ano do ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

24.
Viviani Ferreira. O incrível poder da motivação: professor mais motivação igual a alunos felizes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

25.
Tagiane Aparecida Sena de Almeida. Artes visuais na Educação Infantil: (re) descobrindo formas de expressão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

26.
Shirlei Mateus. Adaptação na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

27.
Patricia Beatriz Ribeiro. As relações interpessoais de um aluno com deficiência visual a partir do auxílio do monitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

28.
Tatiane Marcolino Stangherlin. O lúdico da matemática nos Anos Iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Inedi. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

Iniciação científica
1.
ana Lia Ribeiro Braga, Angela Regina Plocharski, Maria do Ca. Alfabetização: uma perspectiva humanista e progressista. 2013. Iniciação Científica - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

2.
Franciele Souza Vieira. Ludicidade nos Anos Iniciais: brincadeiras e jogos resgatando valores do passado. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

3.
Tábita Laurindo. Ludicidade nos Anos Iniciais: brincando e aprendendo com as diferenças. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

4.
Gabriela Brenner Pereira. Recreação na escola: momentos de aprendizagem a partir do lúdico. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

5.
Paola Costa Guimaraes. Mala lúdica por uma interação na família e na escola. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

6.
Ester Julice Santos Bastos. Ludicidade, cultura e paz: um caminho para resolução de conflitos. 2013. Iniciação Científica - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

7.
Carolina Mascarello, Gislaine Ribeiro de Oliveira e Silvana. Jogos Pedagógicos na Alfabetização. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

8.
Luana Silvestro. A construção da escrita na Educação infantil: importância de um bom ambiente alfabetizador. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

Orientações de outra natureza
1.
Márcia Matos Vieira. O lúdico e a afetividade nos Anos Iniciais. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.

2.
Franciele Souza Vieira. Anos Iniciais: onde fica a ludicidade?. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade Porto-Alegrense. Orientador: Cristiane Lumertz Klein Domingues.



Outras informações relevantes


Aprovada e classificada em 3º lugar no Concurso Público da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, para o cargo de Professor Substituto - Edital 01/2014, para a área da linguagem e educação, do Departamento de Ensino e Currículo (DEC). FACED/UFRGS - Porto Alegre/RS


Aprovada e classificada em 4º lugar no Concurso Público da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, para o cargo de Professor Substituto - Edital 05/2011, para a Disciplina de Didática e Ensino da Língua Materna, do Departamento de Ensino e Currículo (DEC). FACED/UFRGS - Porto Alegre/RS.---------------

Aprovada e classificada em 5º lugar no Concurso Público da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, para o cargo de Professor Substituto - Edital 10/2009, para a Disciplina de Didática Geral do Departamento de Ensino e Currículo (DEC). FACED/UFRGS - Porto Alegre/RS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:15:06