Gicele Vergine Vieira

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  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Possui mestrado e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi bolsista CNPQ realizando seu estágio de Doutorado PDEE no Georgia Institute of Technology em Atlanta, GA, Estados Unidos. Atualmente conduz pesquisas sobre aspectos cognitivos da produção oral em língua estrangeira (L2), acesso lexical e memória de trabalho em L2. Também tem investigado sobre o ensino e aprendizagem de L2 mediado pelas novas tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gicele Vergine Vieira
Nome em citações bibliográficas
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC - campus BLumenau.
Rua Bernardino José de Oliveira
Badenfurt
89070270 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (47) 37021700
URL da Homepage: www.ifc-araquari.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Working memory capacity, lexical access and proficiency level in L2 speech production, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Mailce Borges Mota.
Palavras-chave: Working memory capacity; Lexical access; L2 speech production.
2002 - 2004
Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Communication Strategies and L2 Speech Production,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Mailces Borges Mota Fortkamp.
2010 - 2012
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO S. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Tecnologia SENAC Blumenau, SENAC BLUMENAU, Brasil.
Título: O USO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTAS MEDIACIONAIS E DE INCLUSÃO TECNOLÓGICA.
Orientador: Eli Lopes da Silva.
1997 - 2001
Graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Teaching English to Speakers of Other Languages. (Carga horária: 140h).
Northern Virginia Community College, NOVA, Estados Unidos.
2015 - 2017
Assistente Administrativo - PRONATEC. (Carga horária: 170h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
2014 - 2014
Psicologia da Adolescência - transtornos e aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
2013 - 2013
Semana de Formação Docente 2013 do IFC ? Campus. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
2013 - 2013
Semana de Formação Docente ? Planejamento e Avalia. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
2013 - 2013
Formação Pedagógica Continuada do IFC ? Campus Blu. (Carga horária: 6h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
2008 - 2008
TOEFL.
Educational Testing Service, ETS, Estados Unidos.
2001 - 2001
Inglês: Advanced 2. (Carga horária: 160h).
LINK Language School, LINK, Brasil.
2001 - 2001
Cambridge Examination:First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1997 - 2001
Extensão universitária em Letras.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.


Atuação Profissional



IF-Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora EBTT
Outras informações
Professora efetiva do IFC, integrante de projeto de pesquisa no referido período, coordenado pela docente do IFSC, professora Gisele Cardoso Luz.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora das disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o Ensino Médio Integrado. Professora da disciplina de Inglês Instrumental para o curso de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Diretora de Desenvolvimento de Ensino do campus Blumenau. Membro do Núcleo Docente Básico do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do campus Blumenau. Membro do colegiado do Curso Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do campus Blumenau. Membro permanente da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa - CAPP do campus Blumenau. Membro do colegiado de Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Blumenau. Responsável pela implantação do Centro de Línguas do IFC. Coordenadora do Programa Idiomas sem Fronteiras do IFC.

Atividades

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, .


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

01/2010 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Aplicado
Técnicas de Pesquisa em TI
01/2010 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Gestão de Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Técnicas de Pesquisa em Processos Gerenciais

Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim, ASSEVIM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Estrangeira - Inglês

Atividades

01/2009 - 07/2009
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico I
01/2009 - 07/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico para Computação
03/2008 - 06/2008
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico I
08/2007 - 12/2007
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico II
03/2007 - 07/2007
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico I
08/2006 - 12/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico para Computação
08/2005 - 12/2005
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico I
Inglês Técnico II

Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

2005 - 2008
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I e II
2005 - 2008
Ensino, Administração - Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I e II
2005 - 2008
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
Inglês Instrumental II
04/2004 - 12/2004
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 4

Atividades

04/2004 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para alunos de nível básico, intermediário e avançado

Escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque, EEBFAB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 40

Atividades

2003 - 2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
2003 - 2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Curso Extracurricular de Inglês, Carga horária: 8

Atividades

03/2002 - 12/2002
Ensino, Curso de Idioma (Inglês), Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Básico e Intermediário

LINK Language School, LINK, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 40

Atividades

2001 - 2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês para alunos de nível básico e intermediário

Colégio Cenecista Honório Miranda, CCHM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20

Atividades

2000 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
2000 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa

Escola de Educação Básica Santa Teresinha, EEBST, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20

Atividades

1998 - 2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa
1998 - 2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa


Linhas de pesquisa


1.
Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira - Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição e Tecnologia

Objetivo: Esta linha de pesquisa destina-se à investigação teórica e experimental de questões que envolvem a aquisição/aprendizagem de língua estrangeira, em especial Inglês e Espanhol, por falantes nativos do Português Brasileiro..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Aquisição de íingua estrangeira; Aprendizagem de língua estrangeira.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O contexto digital nos livros didáticos de Inglês como língua estrangeira
Descrição: Este projeto de IC pretende investigar a proposta de uso de recursos tecnológicos digitais em livros didáticos de Inglês como língua estrangeira (adicional) aprovados pelo PNLD para o perído 2018-2020..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Estratégias para a compreensão leitora e formação de professores: compromisso de todas as áreas
Descrição: O tema é a leitura: uma habilidade cognitiva, que é uma tarefa a ser ensinada por professores de todas as áreas, sendo, portanto, uma atividade coletiva e interdisciplinar. O problema de pesquisa é o baixo índice de competência leitora dos jovens de 15 anos no Brasil, pelos dados do último PISA (OCDE, 2016). A hipótese deste estudo é que os professores não recebem orientação sobre como ensinar leitura aos estudantes da educação básica. Por isso esta pesquisa se propõe a atuar em duas frentes: a pesquisa sobre leitura e a formação dos professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Mobilidade e ensino-aprendizagem de inglês na rede federal de ensino
Descrição: Projeto de IC cujos objetivos são investigar quais tecnologias móveis são utilizadas para o ensino-aprendizagem de inglês por docentes e alunos do Instituto Federal Catarinense e investigar as contribuições das tecnologias móveis mais utilizadas pelo público pesquisado para o aprendizado do idioma do ponto de vista cognitivo e sociocomunicativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
O docente de Letras na era tecnológica: um olhar sobre o uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio de escolas públicas blumenauenses
Descrição: Projeto de IC cujos objetivos são investigar o uso da tecnologia na prática pedagógica de docentes de Inglês do Ensino Médio de escolas públicas blumenauenses, com o intuito de relacionar os possíveis recursos tecnológicos efetivamente utilizados por esses profissionais dentro e fora de sala de aula e suas opiniões acerca das vantagens e desvantagens das TICs no processo de ensino-aprendizagem de línguas, e promover a capacitação docente para o uso crítico das TICs no ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira no Ensino Médio. Bolsista: Amanda Marinelli.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Tecnologia, Ensino-Aprendizagem de Inglês e Internacionalização: analisando o ambiente virtual My English Online
Descrição: São objetivos deste projeto: - Analisar o impacto da tecnologia no ensino-aprendizagem de Inglês no Brasil, com vistas à internacionalização do Ensino Superior; - Investigar as perspectivas e limitações do ambiente virtual de aprendizagem My English Online como estratégia governamental para a internacionalização; - Investigar, por meio de uma análise ergonômica, aspectos da interação humano-computador do My Englih Online e sua contribuição para o ensino-aprendizagem de Inglês como língua internacional; - Validar um instrumento para análise ergonômica de softwares educacionais como forma de documentar, metodologicamente, critérios para a escolha de softwares para o ensino-aprendizagem de Inglês no contexto nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Blended learning aplicado ao processo de ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos: da sala de aula para o ciberespaço

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gisele Luz Cardoso em 22/02/2017.
Descrição: O principal objetivo deste projeto é apresentar uma revisão sistemática de pesquisas sobre ensino-aprendizagem de línguas mediados pelas novas tecnologias/em ambientes híbridos de aprendizagem produzidas no Brasil entre 2010 e 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Recursos tecnológicos e ensino-aprendizagem de Inglês: uma investigação sobre diferentes abordagens de ensino
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Contribuições do uso de softwares educacionais para o ensino- aprendizagem de Inglês como língua estrangeira: a visão dos alunos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Estratégias de sucesso das empresas vencedoras do prêmio Conceito Varejista 2010 de Blumenau na visão de seus gestores
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa: ? Identificar a orientação administrativa (estratégias de gestão) das empresas vencedoras do prêmio Conceito Varejista 2010. ? Investigar quais estratégias empresarias as empresas vencedoras do prêmio Conceito Varejista 2010 praticam em relação à contratação de seus colaboradores, investimento em capacitação profissional, investimento em estrutura física, atendimento ao público, resolução de conflitos internos e externos e investimento em comunicação e marketing; ? Identificar quais estratégias e ações podem ser implementadas pelos demais dirigentes lojistas (gestores) no sentido de aplicar os diferenciais detectados nas empresas vencedoras do prêmio Conceito Varejista 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gicele Vergine Vieira - Coordenador / Hannelore Nehring - Integrante / Eduardo França - Integrante.Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC - Bolsa.
2010 - 2010
O perfil da categoria comerciária varejista do município de Blumenau (SC): uma investigação sobre a demanda profissional e ações de planejamento
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal propiciar aos dirigentes do comércio varejista do município de Blumenau (SC) meios de conhecer em maior profundidade o perfil dos seus funcionários, favorecendo o entendimento dos problemas e demandas da categoria que representam, facilitando, assim, sua atuação junto aos seus colaboradores e mercado em que atuam..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gicele Vergine Vieira - Integrante / Júlio Cesar Lopez de Souza - Coordenador.Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC - Bolsa.
2009 - 2010
A gestão integrada da cadeia de suprimentos nas médias empresas têxteis do Médio Vale-do-Itajaí.
Descrição: Esta pesquisa investiga as ações adotadas pelas médias empresas têxteis do Médio Vale-do-Itajaí, para viabilizar a gestão integrada da cadeia de suprimentos, bem como a existência de ações de gestão estratégica de alianças e parcerias organizacionais, e práticas de gestão de estoques..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gicele Vergine Vieira - Integrante / Henrique Corrêa da Cunha - Coordenador.Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC - Bolsa.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2011 - 2011
Casa da Amizade: um estudo de caso sobre voluntariado feminino em Blumenau/SC
Descrição: O presente projeto visou: Realizar trabalho voluntário para a comunidade assistida pela Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau (Casa da Amizade), na forma de workshops e palestras a comunidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1.Conhecer o trabalho voluntário feminino realizado em Blumenau pela Casa da Amizade; 2.Realizar, por meio de ações de responsabilidade social, palestras nas áreas de comunicação e informação e economia doméstica; 3.Realizar, por meio de ações de responsabilidade social, workshop na área da saúde, possibilitando o desenvolvimento do auto-conhecimento; 4.Realizar a aproximação entre a Faculdade de Tecnologia Senac Blumenau e a comunidade blumenauense representada pela entidade assistida pela Casa da Amizade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gicele Vergine Vieira - Coordenador / Hannelore Nehring - Integrante / Patricia da Rocha Marques Nunes Balistieri - Integrante.
2010 - 2011
E-lixo
Descrição: O projeto tem o objetivo de consolidar uma política de extensão de defesa do meio ambiente e sensibilizar os alunos para que busquem soluções para problemas regionais em áreas de relevância social, ambiental e tecnológica sobre consumo eletrônico consciente e sobre o adequado destino do lixo eletrônico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gicele Vergine Vieira - Integrante / Hannelore Nehring - Coordenador.Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC - Bolsa.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Organon (UFRGS)
2015 - 2015
Periódico: Ilha do Desterro


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Inglês.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino / apredizagem de língua estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aspectos cognitivos da linguagem.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, G. V.2018VIEIRA, G. V.; FINARDI, K. R. ; PICCIN, . F. O. . Going Internacional: the challenges for the Brazilian Federal Institutes of Education, Science and Technology. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 391-406, 2018.

2.
VIEIRA, GICELE VERGINE2017VIEIRA, GICELE VERGINE. LEXICAL ACCESS IN L2 SPEECH PRODUCTION: A CONTROLLED SERIAL SEARCH TASK. ILHA DO DESTERRO, v. 70, p. 245-264, 2017.

3.
FINARDI, KYRIA REBECA2017FINARDI, KYRIA REBECA ; VIEIRA, G. V. . Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 35, p. 32-49, 2017.

4.
FINARDI, KYRIA REBECA2016FINARDI, KYRIA REBECA ; PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA ; SCHMITT, JEOVANI . English distance learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 181-208, 2016.

5.
FINARDI, KYRIA REBECA2016FINARDI, KYRIA REBECA ; VIEIRA, GICELE VERGINE . ENSINO CRÃ?TICO DE INGLÃ?S E FORMAÃ?Ã?O DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 11, p. 549-571, 2016.

6.
PREBIANCA, G. V. V.2015PREBIANCA, G. V. V.; FIANRDI, K. ; CARDOSO, G. L. . ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS HÍBRIDOS: O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE O USO DA TECNOLOGIA EM AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, p. 95-119, 2015.

7.
PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA2014PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA; FINARDI, KYRIA REBECA ; WEISSHEIMER, JANAINA . Working memory capacity across L2 speech proficiency levels. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 14, p. 441-462, 2014.

8.
FINARDI, KYRIA REBECA2014FINARDI, KYRIA REBECA ; TEIXEIRA, DAISA ; PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA ; DOS SANTOS JÚNIOR, VITAL P. . Information Technology and Communication in Education: Two Sides of the Coin in Brazil. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT (iJES), v. 2, p. 21-25, 2014.

9.
PREBIANCA, GICELE VIEIRA2014PREBIANCA, GICELE VIEIRA; SANTOS JUNIOR, VITAL PEREIRA DOS ; FINARDI, KYRIA REBECA . Analysis of an educational software for language learning: insights from the Theory of Structural Cognitive Modifiability and Human-Computer Interaction. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 30, p. 95-114, 2014.

10.
PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA2014PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA; VIEIRA, MARLI FÁTIMA VICK ; FINARDI, KYRIA REBECA . Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio Integrado. Signum. Estudos de Linguagem, v. 17, p. 181-214, 2014.

11.
PREBIANCA, G. V. V.2014PREBIANCA, G. V. V.; CARDOSO, G. L. ; FIANRDI, K. . HIBRIDIZANDO A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE INGLÊS: QUESTÕES DE INCLUSÃO E QUALIDADE. Revista do GEL, v. 11, p. 47-70, 2014.

12.
PREBIANCA, G. V. V.2014PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V. ; FIANRDI, K. . Assessing EFL learners' perceptions on the use of an educational software for English learning: an analysis of pedagogic and ergonomic features. Educación y Tecnología, v. 03, p. 43-62, 2014.

13.
PREBIANCA, GICELE V. V.2014PREBIANCA, GICELE V. V.. Exploring the relationship between lexical access and proficiency level in L2 speech production. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 53, p. 381-402, 2014.

14.
FINARDI, KYRIA REBECA2014FINARDI, KYRIA REBECA ; PREBIANCA, GICELE V. V. . Políticas linguísticas, internacionalização, novas tecnologias e formação docente: um estudo de caso sobre o curso de Letras Inglês em um universidade federal. Leitura : Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística : número temático : Formação de Professores de Língua Estrangeira, v. 1, p. 129-154, 2014.

15.
FIANRDI, K.2013FIANRDI, K. ; PREBIANCA, G. V. V. ; MOMM, C. F. . Tecnologia na Educação: o caso da internet e do inglês como linguagens de inclusão. Cadernos do IL, v. 1, p. 193-208, 2013.

16.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2013PREBIANCA, G. V. V.; SANTOS JUNIOR, V. P. ; MOMM, C. F. ; SILVA, L. F. ; NEHRING, H. . O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica. ETD. Educação Temática Digital, v. 15, p. 455-473, 2013.

17.
PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA2013PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA. Efl speech production: exploring the relationship between working memory capacity and profciency level. Signum. Estudos de Linguagem, v. 16, p. 215-245, 2013.

18.
MACHADO, F. C.2012MACHADO, F. C. ; RODRIGUES, D. ; NEHRING, H. ; FRANCA, E. ; PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA . Estratégias de sucesso das empresas vencedoras do Prêmio Conceito Varejista 2010 de Blumenau na visão de seus gestores. Navus Revista de Gestão e Tecnologia, v. 2, p. 77-98, 2012.

19.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2010PREBIANCA, G. V. V.. Lexical representation and processing in EFL speech production: a look at proficiency issues. MOARA, v. 2, p. 193-233, 2010.

20.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2009PREBIANCA, G. V. V.; DELY, R. . EFL Speaking and Individual Differences in Working Memory Capacity: Grammatical Complexity and Weighted Lexical Density in the Oral Production of Beginners. Signotica (UFG), v. 20, p. 335-366, 2009.

21.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2009PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies and Proficiency Levels in L2 Speech Production: a systematic relationship. Revista de Estudos da Linguagem, v. 1, p. 7-50, 2009.

22.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2008PREBIANCA, G. V. V.. Estratégias de Comunicação: critérios, definições e taxonomias. Revista Odisséia, v. 01, p. 2, 2008.

23.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2008PREBIANCA, G. V. V.; MOTA, M. B. ; CARDOSO, G. L. ; SOUZA, C. W. . Investihating pre-task planning time in L2 speech production. MOARA, v. 30, p. 169, 2008.

24.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2007PREBIANCA, G. V. V.; SILVEIRA, R. . Tipos de tarefas e estratégias de comunicação: investigando a validade de narrativas baseadas em tópicos e em figuras.. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 89-108, 2007.

25.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2007PREBIANCA, G. V. V.. O papel da tradução e do uso da língua materna no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Agathos (ASSEVIM), v. III, p. 11, 2007.

26.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2007PREBIANCA, G. V. V.; FORTKAMP, M. B. M. . Communication Strategies and Foreign Language Speech Production. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 7, p. 165-198, 2007.

27.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2007PREBIANCA, G. V. V.. Individual differences in main Idea identification and text summarization in EFL reading comprehension: na exploratory study. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL), v. 39, p. 200-222, 2007.

28.
FORTKAMP, M. B. M.2006 FORTKAMP, M. B. M. ; PREBIANCA, G. V. V. ; PIRES, A. P. . Lexical access in speech production: a brief literature review. Matraga (Rio de Janeiro), v. 13, p. 15-32, 2006.

29.
FINARDI, K. R.2006FINARDI, K. R. ; PREBIANCA, G. V. V. . Working memory capacity and speech production in L2: evidence from a picture description task. Revista de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 231-260, 2006.

30.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2006 PREBIANCA, G. V. V.; XHAFAJ, D. C. P. . Como produzimos a fala?. Revista da UNIFEBE, v. 04, p. 71-81, 2006.

31.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2005PREBIANCA, G. V. V.. Estratégias de Comunicação e Negociação de Input na Produção Oral em Língua Estrangeira. Revista da UNIFEBE, Blumenau, v. 3, n.3, p. 61-72, 2005.

32.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2005PREBIANCA, G. V. V.. Estratégias de Comunicação: ferramentas para otimizar a produção oral de alunos de língua estrangeira. Agathos (ASSEVIM), Brusque, v. 1, n.1, p. 4, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PREBIANCA, G. V. V.. Working Memory Capacity and Foreign Language Speech Production: a look at lexical access processes and level of proficiency. 1. ed. Saarbrücken: LAP Lambert Academic Publishing AG & Co. KG, 2010. v. 1. 243p .

Capítulos de livros publicados
1.
FINARDI, KYRIA REBECA ; VIEIRA, GICELE VERGINE . ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA HÍBRIDA, INCLUSIVA E MÓVEL. In: Claudia Hilsdorf Rocha; Michele Salles El Kadri; Joel Austin Windle. (Org.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. , p. 113-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FINARDI, KYRIA REBECA ; PREBIANCA, G. V. V. ; SCHMITT, J. ; ANDRADE, D. . Technology, English Language Teaching and Internationalization at a Crossroad: Insights From The Analysis of a Virtual Learning Environment in Brazil. In: 7th International Conference of Education, Research and Innovation, 2014, Sevilha. ICERI2014 Proceedings. Madri: IATED, 2014. v. 1. p. 1-12.

2.
PREBIANCA, G. V. V.; CARDOSO, G. L. ; MOTA, M. B. ; SOUZA, C. W. . A habilidade oral em língua estrangeira: uma experiência com tarefas. In: VIII CELSUL, 2008, Porto Alegre. Estudos da Linguagem: VII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CD-ROM). Porto Alegre: UFRGS, 2008. p. 1-14.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V. . Investigating a blended teaching-learning approach to an EFL syntactic structure. In: ICBL ? Interactive Computer aided Blended Learning, 2013, Florianópolis. Proceedings of ICBL2013. Kassel: kassel university press GmbH, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, G. V.. Centro de Línguas na Rede Federal de Ensino: uma realidade possível. In: I Seminário Internacional da ABRALITEC: O fazer docente na rede federal: perspectivas, desafios e possibilidades no ensino de língua inglesa, 2018, Sapucaia do Sul. Caderno de Resumos do I Seminário Internacional da ABRALITEC, 2018. p. 64-65.

2.
PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V. . Percepções dos alunos sobre o uso de um software educacional para aprender Inglês: uma análise das características pedagógicas e ergonômicas. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. IV Caderno de programação e Resumos do Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Fortaleza: UFC, 2014. v. 4. p. 108-108.

3.
PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V. . O ensino-aprendizagem de gramática mediado pelo computador: percepções dos alunos sobre uma abordagem híbrida.. In: 12. 5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1o. Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013, Recife. 5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1o. Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola, 2013. p. 15-15.

4.
PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V. . TICs aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem no IFC ? campus Araquari.. In: V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social, 2013, Vitória. Caderno de Resumos do V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social, 2013.

5.
PREBIANCA, G. V. V.; SANTOS JUNIOR, V. P. . Learning English through Educational Softwares: an analysis based on the Theory of Structural Cognitive Modificability. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI, 2012.

6.
PREBIANCA, G. V. V.; MOTA, M. B. ; REDICK, T. . Bilingual lexical access: individual differences in working memory capacity and level of proficiency. In: Cognitive Neuroscience Society Annual Meeting, 2009, San Francisco. Cognitive Neuroscience Society Annual Meeting Program 2009: A Supplement of the Journal of Cognitive Neuroscience. Univ. of California: Davis: Cognitive Neuroscience Society, 2009. p. 120-120.

7.
DELY, R. ; PREBIANCA, G. V. V. . Produção Oral em L2 e diferenças individuais em capacidade de memória de trabalho: complexidade gramatical e densidade lexical na fala de iniciantes. In: 17o. INPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. p. 252-252.

8.
PREBIANCA, G. V. V.. Diferenças individuais e acesso lexical na fala em língua estrangeira: capacidade de memória de trabalho e proficiência. In: 17o. INPLA - Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. p. 257-257.

9.
PREBIANCA, G. V. V.. Accessing words in speech production: lemma retrieval under scrutiny. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007.

10.
PREBIANCA, G. V. V.. Lexical Access and Working Memory Capacity in L2 Speech Production. In: 8th International Congress of ISAPL, 2007, Porto Alegre. 8o. Congresso Internacional da ISAPL - Livro de Resumos, 2007. p. 105-105.

11.
PREBIANCA, G. V. V.; SOUZA, C. W. ; CARDOSO, G. L. . Investigating planning time in a task-based lesson. In: VII ENCONTRO DO CELSUL, 2006, Pelotas. VII Cículo de Encontros Lingüísticos do Sul, 2006.

12.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies and EFL oral development: do learners from all proficiency levels benefit from it?. In: IX APLIEPAR, APLISC e APIIRS, 2006. IX Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul - APLIIEPAR, APLISC e APIRS, 2006. p. 40.

13.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies, Negotiated Input and Interaction at play in EFL speech production. In: XVII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa: A Interculturalidade no ensino de Inglês, 2003. Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa, 2003.

14.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies: helping EFL students to manage problems in oral production. In: VII APIRS, APLISC & APLIEPAR CONVENTION, 2003, Florianópolis. Rethinking our Teaching Practices, 2003.

15.
PREBIANCA, G. V. V.. The role of L1 translation in second language learning. In: 8th BRAZ-TESOL National Convention: ?ELT- A Bridge to Understanding?, 2002, Florianópolis. ELT: A Bridge to Understanding, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIEIRA, G. V.; FINARDI, K. R. . THE CASE OF EFL: DOES TECHNOLOGY LEAD TO LEARNING?. RAÍDO (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, G. V.. Centro de Línguas na Rede Federal de Ensino:uma realidade possível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V. . Percepções dos alunos sobre o uso de um software educacional para aprender Inglês: uma análise das características pedagógicas e ergonômicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PREBIANCA, G. V. V.; FIANRDI, K. ; SCHMITT, J. ; ANDRADE, D. . 7th International Conference of Education, Research and Innovation. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PREBIANCA, G. V. V.; SANTOS JUNIOR, V. P. . Learning English through Educational Softwares: an analysis based on the Theory of Structural Cognitive Modificability. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PREBIANCA, G. V. V.. Proficiency effects on lexical representations and processing in EFL speech production. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DELY, R. ; PREBIANCA, G. V. V. . Produção oral em L2 e diferenças individuais em capacidade de memória de trabalho: complexidade gramatical e densidade lexical na fala de iniciantes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PREBIANCA, G. V. V.. Diferenças individuais e acesso lexical na fala em língua estrangeira: capacidade de memória de trabalho e proficiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PREBIANCA, G. V. V.; CARDOSO, G. L. ; MOTA, M. B. ; SOUZA, C. W. . A habilidade oral em língua estrangeira: uma experiência com tarefas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PREBIANCA, G. V. V.. Lexical Access and Working Memory Capacity in L2 Speech Production. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PREBIANCA, G. V. V.. Accessing words in speech production: lemma retrieval under scrutiny. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PREBIANCA, G. V. V.; SOUZA, C. W. ; CARDOSO, G. L. . Investigating planning time in a task-based lesson. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies and EFL oral development: do learners from all proficiency levels benefit from it?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies, Negotiated Input and Interaction at play in EFL speech production. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies: helping EFL students to manage problems in oral production. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PREBIANCA, G. V. V.. The role of L1 translation in second language learning. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PREBIANCA, G. V. V.. Working Memory Capacity, Lexical Access and Proficiency Level in L2 Speech Production 2009 (Tese de doutorado).

2.
PREBIANCA, G. V. V.. Working Memory Capacity, Lexical Access and Proficiency Lvel in L2 Speech Production: an exploratory study 2008 (Estudo piloto).

3.
PREBIANCA, G. V. V.. Communication Strategies and L2 Speech Production 2004 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, G. V.; FIANRDI, K. ; MARINELLI, A. . RELATÓRIO PARCIAL BOLSAS PIBIC-EM - Docente de Letras. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
VIEIRA, G. V.; FIANRDI, K. ; PAGLIOSA, E. . RELATÓRIO FINAL BOLSAS PIBIC-EM - Docente de Letras. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
VIEIRA, G. V.; FIANRDI, K. ; ARGENTA, P. L. . RELATÓRIO PARCIAL BOLSAS PIBIC-EM - Mobilidade. 2017. (Relatório de pesquisa).

4.
VIEIRA, G. V.; FIANRDI, K. ; DALLABRIDA, G. . RELATÓRIO PARCIAL BOLSAS PIBIC-EM - Mobilidade. 2017. (Relatório de pesquisa).

5.
CARDOSO, G. L. ; PREBIANCA, G. V. V. ; MENDES, B. S. ; RAULINO, C. . Relatório Final de Atividades ? Edital Universal. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
VIEIRA, G. V.; FIANRDI, K. ; SCHMITT, J. . Relatório Parcial de Atividades - MEO. 2015. (Relatório de pesquisa).

7.
VIEIRA, G. V.; FIANRDI, K. ; SCHMITT, J. . Relatório Final de Atividades - MEO. 2015. (Relatório de pesquisa).

8.
VIEIRA, G. V.; VIEIRA, M. F. V. ; FIANRDI, K. ; PRANTS, N. . Relatório Final de Atividades - Recursos tecnplógicos. 2014. (Relatório de pesquisa).

9.
PREBIANCA, G. V. V.. Guia de livros didáticos : PNLD 2015 : língua estrangeira moderna : ensino médio. 2014. (Parecer técnico).

10.
VIEIRA, G. V.; VIEIRA, M. F. V. ; FIANRDI, K. ; PRANTS, N. . Relatório Parcial de Atividades - Recursos Tecnológicos. 2013. (Relatório de pesquisa).

11.
SILVA, E. L. da ; PREBIANCA, G. V. V. . MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS: Guia de normalização para graduação e pós-graduação. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão metodológica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVEIRA, N.; FINARDI, K. R.; PREBIANCA, GICELE V. V.; FERRAZ, D. M.. Participação em banca de Nádia Silveira. Hibridizando o Ensino de Inglês na Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
MOTA, M. B.; PREBIANCA, G. V. V.; BARBOSA, H. H. de Jesus; OLIVEIRA, M. A. M. de. Participação em banca de Laura Mesquita Baltazar. FREQUENCY EFFECTS AND THE PROCESSING OF VERBAL MORPHOLOGY BY L1 AND L2 SPEAKERS OF ENGLISH. 2012. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
de Oliveira, R. P.; BARETTA, L.; PREBIANCA, G. V. V.; TOMITCH, L. M. B.; Heberle, V. M.; TUMOLO, C. H. S.. Participação em banca de Rafael Matielo. Intralingual Subtitles, Interlingual Subtitles, and L2 Vocabulary Learning: An Exploratory Study with Brazilian EFL Students. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
ANDRADE, D.; PREBIANCA, G. V. V.. Participação em banca de Jeovani Schmitt. Evasão na Educação Profissional no Brasil: criação de uma medida da propensão à evasão escolar em alunos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
DELY, R.; BARETTA, L.; TOMITCH, L. M. B.; PREBIANCA, GICELE V. V.. Participação em banca de Rafael Matielo. Subtitling, Working memory and L2 vocabulary recall: the effects of intralingual and interlingual subtitles on Brazilian EFL learners. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, S.; FIANRDI, K.; PREBIANCA, G. V. V.; CARDOSO, J.; CASOTTI, J.. Participação em banca de Sebastião Lima. Possibilidades e Limitações da Abordagem Híbrida: evidências de Webquests na Abordagem CLIL lnvertida para a Educação Linguística Crítica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
PREBIANCA, G. V. V.; FINARDI, K. R.. Participação em banca de Nádia Silveira. Hibridizando o ensino de inglês na escola de aorendizes-marinheiros do Espírito Santo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEBELLER, J. M.; PREBIANCA, G. V. V.. Participação em banca de Juliana Maurici Montebeller.Marketing de relacionamento - análise prática da utilização do marketing de relacionamento em uma organização do setor automotivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Habilitação Marketing) - Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim.

2.
COELHO, E.; PREBIANCA, G. V. V.. Participação em banca de Edson Coelho.Uma forma de se comunicar com seu público alvo: um estudo em uma empresa do setor varejista de confecções jeans wear. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim.

3.
IMHOF, E. C.; PREBIANCA, G. V. V.. Participação em banca de Elaine Cristina Imhof.Planejamento estratégico: um estudo na área da comunicação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PREBIANCA, G. V. V.; VICTOR, G.; AMORIM, R.. Comissão organizadora e Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto na área de Letras Português/Inglês. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

2.
PREBIANCA, G. V. V.; VIEIRA, M. F. V.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor temporário na área de Letras Português/Inglês. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

3.
PREBIANCA, G. V. V.; VICTOR, G.. Comissão organizadora e Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor temporário na área de Letras Português/Inglês. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense.

Outras participações
1.
PREBIANCA, G. V. V.. Parecerista e membro do Comitê Científico do ICBL 2013. 2013. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SIABRALITEC.Centro de Línguas na Rede Federal de Ensino: uma realidade possível. 2018. (Seminário).

2.
ICERI2014 - Internacional Conference of Education, Research and Innovation. TECHNOLOGY, ENGLISH LANGUAGE TEACHING AND INTERNATIONALIZATION AT A CROSSROAD: INSIGHTS FROM THE ANALYSIS OF A VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT IN BRAZIL. 2014. (Congresso).

3.
IV FLAEL - Fórum de Linguística APlicada e Ensino de Línguas.Percepções dos alunos sobre o uso de um software educacional para aprender Inglês: uma análise das características pedagógicas e ergonômicas. 2014. (Outra).

4.
10a. JORNATEC - Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional,. 2013. (Encontro).

5.
5o. Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1o. Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola.(Em) redados: ensinando e aprendendo Inglês na era da conectividade. 2013. (Simpósio).

6.
ICBL ? Interactive Computer Aided Blended Learning. Investigating a blended teaching-learning approach to an EFL syntactic structure.. 2013. (Congresso).

7.
I Encontro de Grupos de Pesquisa do Campus Araquari. 2013. (Encontro).

8.
I Encontro de Grupos de Pesquisa do câmpus Araquari.Grupo de Pesquisa: Linguagem, Cognição e Tecnologia. 2013. (Encontro).

9.
Semana de formação docente - 2013. 2013. (Encontro).

10.
Semana de formação docente - Planejamento e Avaliação na Perspectiva Histórico-Crítica. 2013. (Encontro).

11.
Seminário de Pesquisa Participante do IFC - Educação, Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão. 2013. (Seminário).

12.
Seminário de Pesquisa Participante do IFC - Um olhar fronteiriço em pesquisa: corpo, gênero, língua e identidade cultural,. 2013. (Seminário).

13.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: tecnologias digitais, educação e compromisso social. TICs Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem no IFC - Campus Araquari. 2013. (Congresso).

14.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social.TICs aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem no IFC ? campus Araquari.. 2013. (Encontro).

15.
VI Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar do IFC. Contribuição do Uso de Softwares Educacionais para o Ensino-Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira: a visão dos alunos.. 2013. (Exposição).

16.
I Colóquio Nacional: Diálogos entre linguagem e educação e VII Encontro do NEL. 2012. (Encontro).

17.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. Learning English through Educational Softwares: an analysis based on the Theory of Structural Cognitive Modificability. 2012. (Congresso).

18.
Semana de formação docente. 2012. (Encontro).

19.
Semana de formação docente - 2012. 2012. (Encontro).

20.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. Proficiency effects on lexical representations and processing in EFL speech production. 2011. (Congresso).

21.
17o. INPLA Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada. Diferenças individuais e acesso lexical na fala em língua estrangeira: capacidade de memória de trabalho e proficiência. 2009. (Congresso).

22.
APLISC Seminar 2008. 2008. (Seminário).

23.
VIII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. A habilidade oral em língua estrangeira: uma experiência com tarefas. 2008. (Congresso).

24.
8th International Congress of ISAPL. Lexical Access and Working Memory Capacity in L2 Speech Production. 2007. (Congresso).

25.
Formação Continuada para Professores do Ensino Superior da ASSEVIM. 2007. (Encontro).

26.
I Congresso Internacional da Abrapui. Acessing words in speech production: lemma retrieval under scrutiny. 2007. (Congresso).

27.
Formação Continuada para Professores do Ensino Superior da Assevim. 2006. (Oficina).

28.
IX APLIEPAR, APLISC e APIIRS. 2006. (Congresso).

29.
IX Convenção de Professores de língua Inglesa dos Estados do Sul - APLIEPAR, APLISC e APIRS. Communication Strategies and EFL oral development: do learners from all levels of proficiency benefit from it?. 2006. (Congresso).

30.
VII CELSUL. 2006. (Congresso).

31.
VII ENCONTRO DO CELSUL. Investigating planning time in a task-based lesson. 2006. (Congresso).

32.
The Communicative Approach Applied to CNA Coursebooks. 2004. (Oficina).

33.
VII APIRS, APLISC & APLIEPAR CONVENTION. Communication Strategies: helping EFL students to manage problems in oral production.. 2003. (Congresso).

34.
VII APIRS, APLISC & APLIEPAR CONVENTION: Rethinking our Teaching Practices. 2003. (Oficina).

35.
XVII ENPULI : Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa: A Interculturalidade no ensino de Inglês. 2003. (Oficina).

36.
XVII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa: A Interculturalidade no ensino de Inglês. Communication Strategies, Negotiated Input and Interaction at play in EFL Speech Production. 2003. (Congresso).

37.
8th BRAZ-TESOL National Convention: ?ELT- A Bridge to Understanding?. The role of L1 in Second Language Teaching and Learning. 2002. (Congresso).

38.
Cambridge Seminar for Teachers of English. 2002. (Seminário).

39.
I Ciclo de cursos em Língua Portuguesa. 2000. (Oficina).

40.
O profissional de Letras como empreendedor: uma visão holística. 1999. (Encontro).

41.
Semana da Educação - 1999. 1999. (Oficina).

42.
II Congresso Paranaense de Alfabetização. 1998. (Congresso).

43.
Integrar para Educar. 1998. (Encontro).

44.
Learn to Read...Read to Learn. 1998. (Encontro).

45.
Produção Textual. 1998. (Oficina).

46.
Jornada Integrada dos Cursos de Educação Artística, Letras e Pedagogia. 1997. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PREBIANCA, G. V. V.. Simposium on Cognition and L2 Speech Production. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cleunice da Silva. Gamificação e ensino-aprendizagem de Matemática. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

2.
Eliane Costa Kretzer. Dislexia e competência leitora: uma investigação sobre a contribuição das mídias digitais. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Natália Sens Weise. O contexto digital nos livros didáticos de Inglês como língua estrangeira. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IF-Catarinense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Amanda Marinelli. O docente de Letras na era tecnológica: um olhar sobre o uso da tecnologia para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio de escolas públicas blumenauenses. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - IF-Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gicele Vergine Vieira.

2.
Paôla Argenta. Mobilidade e ensino-aprendizagem de inglês na rede federal de ensino. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - IF-Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gicele Vergine Vieira.

3.
Natália Prants. Recursos tecnológicos e ensino-aprendizagem de Inglês: uma investigação sobre diferentes abordagens de ensino. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IF-Catarinense. Orientador: Gicele Vergine Vieira.

4.
Tháfila Krum de Freitas. Contribuições do uso de softwares educacionais para o ensinoaprendizagem de Inglês como língua estrangeira: a visão dos alunos. 2014. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, IF-Catarinense. Orientador: Gicele Vergine Vieira.

5.
Vanessa Gaulke. A gestão integrada da cadeia de suprimentos nas médias empresas têxteis do Médio Vale-do-Itajaí.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Logística) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC. Orientador: Gicele Vergine Vieira.

Orientações de outra natureza
1.
Milena Cipriani Marcos. Think Fast: pense rápido. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Gicele Vergine Vieira.

2.
Gabriel Krieger do Amaral. Think Fast: Pense rápido. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Orientador: Gicele Vergine Vieira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FIANRDI, K.2013FIANRDI, K. ; PREBIANCA, G. V. V. ; MOMM, C. F. . Tecnologia na Educação: o caso da internet e do inglês como linguagens de inclusão. Cadernos do IL, v. 1, p. 193-208, 2013.

2.
PREBIANCA, G. V. V.;PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. VIEIRA;PREBIANCA, GICELE VIEIRA;PREBIANCA, GICELE V. V.;VIEIRA, G. V.;VIEIRA, GICELE VERGINE2013PREBIANCA, G. V. V.; SANTOS JUNIOR, V. P. ; MOMM, C. F. ; SILVA, L. F. ; NEHRING, H. . O uso de softwares educacionais como ferramentas mediacionais e de inclusão tecnológica. ETD. Educação Temática Digital, v. 15, p. 455-473, 2013.

3.
FINARDI, KYRIA REBECA2016FINARDI, KYRIA REBECA ; PREBIANCA, GICELE VERGINE VIEIRA ; SCHMITT, JEOVANI . English distance learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 181-208, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
PREBIANCA, G. V. V.; SANTOS JUNIOR, V. P. . Learning English through Educational Softwares: an analysis based on the Theory of Structural Cognitive Modificability. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PREBIANCA, G. V. V.; FIANRDI, K. ; SCHMITT, J. ; ANDRADE, D. . 7th International Conference of Education, Research and Innovation. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Estágio de doutorado PDEE no exterior (bolsista CNPQ) de Julho a Outubro de 2008 no Georgia Institute of Technology em Atlanta, GA, Estados Unidos sob orientação da professora Dra. Mailce Borges Mota e co-orientação do professor Dr. Randall Engle.



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