Marcelo de Almeida Buosi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9129746093817022
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Mestre em Administração, do curso Mestrado Profissional em Administração, da UDESC, na linha de pesquisa Gestão, Inovação e Empreendedorismo, com pesquisa de dissertação na área de mobilidade urbana, concluído em 2018. Especialização no MBA em Gestão Empresarial, pela FGV, em 2012. Bacharel em Ciência da Computação na UNESP, em 2005. Realizou curso técnico em Informática Industrial, no Instituto Federal IFSP, em 2000. Ex-integrante do Grupo de Pesquisa LabGES - Laboratório de Tecnologias de Gestão da UDESC como bolsista CAPES. Possui experiência profissional desde 2005 na área de análise e programação do sistema ERP SAP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo de Almeida Buosi
Nome em citações bibliográficas
BUOSI, M. A.;BUOSI, Marcelo A.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Administração.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: MOBILIDADE INTELIGENTE: PROPOSTA DE FRAMEWORK DE BIG DATA ANALYTICS PARA ANÁLISE DE DADOS DE MOBILIDADE URBANA EM UMA SMART CITY, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Júlio da Silva Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2009 - 2012
Especialização em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: eLicit: Consultoria em Licitação.
Orientador: Ana Ligia Nunes Finamor.
2002 - 2006
Graduação em Ciências da Computação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Desenvolvimento de Aplicações ABAP em Sistemas SAP/ R3.
Orientador: CARNEIRO, M. C. V. S..
1998 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Informática Industrial.
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Estabilidade e Expansão: a política da república de Maquiavel. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação - PROMOP

Atividades

08/2016 - 08/2018
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Administração e Gerência, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2004 - 07/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

07/2004 - 07/2006
Estágios , Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, .

Estágio realizado
· Estágio de Iniciação Científica na Modalidade III junto ao Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP de Rio Claro.

Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Melhorias: manutenção do sistema, reuniões com usuários para definição de processos, desenho de soluções e configurações. Desenvolvimento de relatórios e configurações para suprimentos (pedidos externos e transferências, programas de remessa, índices de pontualidade de fornecedores, cotação, WEG Online, venda por conta e ordem), para gerenciamento de estoque (tipos de movimento, impressão, criação de depósitos, inventário) e para questões fiscais (TAXBRA, imposto para tipo de movimento, transações com Manaus). Configurações básicas de WM. Projetos: WEG Germany ? European Organization. Participação remota no projeto de warehouse único, operador logístico, localizado na Alemanha, para os estoques dos países Alemanha, Bélgica e França. Roll-out WEG Tintas: BBP, carga de materiais, configurações e testes. Participação de projetos SP e EHP. Configurações de determinação automática de preços em pedidos intercompany. Implementação do projeto CTe (conhecimento de frete eletrônico). Participação na implementação do SAP Fiori e Screen Personas. Implementação do projeto WEG Trading, desenvolvendo saídas e entradas automáticas nas transferências e atualização de documentos via sincronização. Implementação do projeto Roll-out WEG China. Coordenação da equipe de melhorias: apoio no gerenciamento de melhorias de portfolio e tomadas de decisões para evolução da estrutura da equipe de melhorias, juntamente com os gestores.


Essence Consultoria, ESSENCE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Migração do esquema TAXBRJ para TAXBRA, na versão 6.0. Configurações e ativação da TAXBRA para MM (ativação do esquema, criação de IVAs, grupos de impostos, configuração de alíquotas, ajuste de contabilização de impostos e testes dos processos). Ajuste do esquema de cálculo de compras de MM (RM0000) para inclusão de impostos no pedido de compras. Ajuste de componentes de localização Brasil (determinação de CFOP, direito fiscal, domiscílio e região fiscal, e nota fiscal conjugada).

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimentos de programas ABAP, suporte e manutenção.


BBKO Consultoria, BBKO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo módulo MM nas fases de blueprint e realização do projeto para desenvolvimento de pagamento de produtores de leite por qualidade para produção de leites da Batavo e Eleva. Consiste em realizar ajustes de programas e tabelas, e criação de tabelas, programas e reportes para adequar o processo atual de compras de leite por MM ao processo de pagamento do leite considerando a qualidade de seus componentes. Forte interação com Abap. Criação de especificações funcionais e definições de casos de testes. Elaboração de orçamentos e estimativa de horas. Definição de processos com o usuário na fase de Blueprint. Debug de programas para análise. Suporte SAP MM aos usuários, com foco em movimentação de materiais nos processos Tolling in e Tolling out (subcontratação para produção interna e externa), movimentação entre centros, processos de compras intercompany, pedido de compras, recebimentos de mercadoria e fiscal, estratégia de liberação, estrutura organizacional de compras, nota fiscal eletrônica, TAXBRA e utilização e desenvolvimentos de queries. Desenvolvimentos de relatórios e correções de programas.


Complex IT, COMPLEX, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Consultor de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Melhorias para processos de compra e distribuição de milho. Desenvolvimentos para os processos de distribuição de insumos para fornecedores, compras de milho, processos fiscais e contábeis. Forte interação com módulos FI e SD. Desenvolvimento de relatórios e programas para automatização de processos e criação de documentos contábeis, notas fiscais, movimentos de material, dentre outros. Definição de processos com usuários chave. Orçamentos e estimativas de desenvolvimentos, elaboração de Especificações Funcionais e definições de casos de teste. Debug e análise de programa. Configurações adaptativas.


TIVIT Terceirização, TIVIT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Consultor de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Análise de erros e problemas de execução nos processos e relatórios MM. Suporte e configurações nos módulos MM e WM. Configurações adaptativas e manutenção do sistema. Elaboração de especificações funcionais. Debug de programas para análise. Correção de programas e relatórios. Fase Business Blue Print: Levantamentos e definições de processos com usuários chave, auxílio sobre funcionalidades standard do SAP e desenvolvimentos aos usuários. Fase realização: Implantação do SAP R/3 versão 6.0, módulo MM. Elaboração de cronograma de implantação do módulo de MM. Configurações de estrutura organizacional; processos de compras (configurações de documentos de pedido, requisição e contrato); configuração de estratégias de liberação para documentos de compras; configurações de gerenciamento de estoque (movimentações de materiais e determinação de contas, transferências, inventário e MRP); configurações de revisão de faturas e questões fiscais; localização Brasil, utilizando CBT com esquema de cálculo TAXBRA (configurações de impostos, Nota Fiscal e MP135), migração de dados mestre de compras e treinamentos a usuários.


Accenture, ACCENTURE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Configurações adaptativas e manutenção no módulo MM. Suporte e configurações básicas nos módulos PP e WM. Elaboração de Especificações Funcionais. Validação de processos com usuários. Debug de programa para análise.



Linhas de pesquisa


1.
Trabalho sobre violência na cidade de Rio Claro com mapa georeferenciado e interface para usuário
2.
Tecnologias inovadoras para a cidade inteligente


Projetos de extensão


2017 - 2017
ESAG Sênior
Descrição: Ministrar a disciplina Informática Aplicada no curso de Administração da ESAG Sênior, um projeto de extensão da ESAG/UDESC que oferece formação superior em administração à pessoas com mais de 45 anos. Ementa: O uso das mídias sociais para a gestão de negócios (12 hrs). Desenvolvimento de web sites (12 hrs).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Marcelo de Almeida Buosi - Coordenador / Emiliana Debetir - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BUOSI, M. A.; KALB, C. H. . Patrimônios de "cima para baixo": A epistemologia da complexidade nos dilemas do campo do patrimônio.. In: Juliano Bitencourt Campos; Marian Helen da S. G. Rodrigues; Marcos César Pereira Santos.. (Org.). Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente: Educação Contextualizada, Arqueologia e Diversidade. 1ed.Canoinhas: Editora unesc, 2018, v. 1, p. 17-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUOSI, M. A.; ROLT, C. R. ; CILLONI, M. ; CORRADI, A. ; DIAS, J. S. ; FOSCHINI, L. ; MONTANARI, R. ; ZITO, P. . A Crowdsensing Campaign and Data Analytics for Assisting Urban Mobility Pattern Determination. In: IEEE Comunications Society, 2018, Natal. IEEE Symposium on Computer and Communications (ISCC 2018), 2018. v. 23.

2.
HAMAD, A. ; BUOSI, M. A. ; BASTOS, R. C. ; ABDALA, L. N. . O FUTURO DO HOMEM: UMA VISÃO SISTÊMICA DO TRANSHUMANISMO. In: VI Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2016, Bogotá. Anais do VI Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi), 2016. v. 1.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0.UDESC-UNIBO Joint Lab on Big Data for Industry 4.0. 2017. (Simpósio).

2.
Minicurso Editage. 2016. (Oficina).

3.
VI Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi). O FUTURO DO HOMEM: UMA VISÃO SISTÊMICA DO TRANSHUMANISMO. 2016. (Congresso).

4.
Desenvolvimento econômico, desigualdades e democracia. 2015. (Seminário).

5.
III Seminário mapeando contrevérsias contemporâneas - Cibercultura e antropologia. 2015. (Seminário).

6.
Seminários do LET - Laboratório de Estudos Transdisciplinares. 2015. (Seminário).

7.
SRM210_10 SRM Server Configuration - WEG. 2014. (Oficina).

8.
SRM270_96 SAP Procurement Catalog - WEG. 2014. (Oficina).

9.
WBRCCS Workshop SAP Fiori - WEG. 2014. (Oficina).

10.
WM Administração de Depósitos. 2012. (Oficina).

11.
Academia Interna SAP: Treinamento de SAP. 2006. (Oficina).

12.
Semana da Ciência da Computação - SECCOMP. 2003. (Seminário).

13.
Semana da Ciência da Computação - SECCOMP. 2002. (Seminário).



Outras informações relevantes


Inscrito como integrante do Grupo de Pesquisa LabGES - Laboratório de Tecnologias de Gestão, ESAG/UDESC, certificado pelo CNPQ (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8903723525107163), em abril de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 9:02:38