Elisabeth Valente Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4800479062468262
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Biologa, possui mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Medicina de Valença, professora das Escolas Estaduais Oswaldo Terra e Instituto de Educação. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em bacteriologia clínica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisabeth Valente Carvalho
Nome em citações bibliográficas
VALENTE, E. A.;VALENTE, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Medicina de Valença, Fundação Educacional D. André Arcoverde.
Rua Dom José Costa 20
Centro
27600000 - Valença, RJ - Brasil
Telefone: (024) 2424534608
URL da Homepage: medicina@faa.ed.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 1999
Mestrado em Microbiologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Morte de células endoteliais humanas infectadaspor pseudomonas aeruginosa. Papel de radicais intermediários de oxigênio,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Cristina Maciel Plotkowski.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pseudomonas aeruginosa.
1990 - 1994
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: à definir.
Orientador: à definir.




Formação Complementar


2015 - 2015
Oficina ensino Médico no Brasil. (Carga horária: 15h).
Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
1996 - 1996
Aplicações médicas atualização em biologia molecul.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 15
Outras informações
- Atividades de participação em projeto de pesquisa - Faculdade de Medicina - Ensino: Graduação (Cursos de Odontologia, Medicina e Pedagogia) Disciplinas ministradas: Microbiologia e Imunologia, Biologia Celular e Metodologia e fundamentos de ensino de Ciências. - Orientação de 3 alunos do programa Jovens talentos inseridos no projeto Lona da Ciência do CESVA.

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FAA, .


Escola Estadual Pedro Alvares Cabral, EEPAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Escola Estadual Duque de Caxias, EEDC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação da contaminação por MRSA-Staphylococcus aureus resistente a Meticilina de estetoscópio dos profiissionais do HELGJ


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Prevalência de S. agalactiae em gestantes atendidas em um hospital escola
Descrição: Estão sendo coletadas amostras da região vaginal de gestantes a partir da 35º semana de gestação, atendidas no hospital escola em Valença. Cultura para pesquisa de S. agalactiae.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Elisabeth Valente Carvalho - Coordenador / Márcia Braz - Integrante / Cintia Galdino - Integrante.
2011 - Atual
Lona da Ciência do Centro de Ensino Superior de Valença
Descrição: Embora tenha havido um progresso significativo da difusão da ciência e tecnologia no Brasil, ainda é muito precário o ensino da mesma nas escolas fazendo com que os alunos do ensino fundamental e médio não tenham interesse por ciência e tecnologia. Como a democratização do conhecimento técnico científico é uma forma de inclusão social, a criação de um espaço no Centro de Ensino Superior de Valença - CESVA para estudo de ciência e tecnologia visa capacitar professores da rede estadual das escolas de Valença assim como estimular o interesse técnico científico dos estudantes do ensino fundamental, médio e superior. O estudo das ciências morfológicas enfoca a inter-relação e a integração de atividades moleculares e fisiológicas dentro do corpo com estruturas anatômicas específicas exigindo conceituação visual. Usamos como estratégias para difusão da ciência a instalação de laboratório no Colégio Estadual Dr. Oswaldo Terra em Valença e a produção de jogos didáticos para serem distribuídos nas escolas de Valença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Elisabeth Valente Carvalho - Integrante / Verônica Clemente Villar - Coordenador.
2011 - Atual
AVALIAÇÃO DA POSSÍVEL CONTAMINAÇÃO POR MRSA - Staphylococcus aureus RESISTENTE A METICILINA DE ESTETOSCÓPIOS DOS PROFISSIONAIS DO HELGJ
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elisabeth Valente Carvalho - Coordenador / Claudio Cirne - Integrante.
2010 - 2011
Estudo da Colonização por Staphylococcus Aureus Resistente a Meticilina (MRSA) em profissionais e estudantes do Hospital da Faculdade de Medicina de Valença, Rio de Janeiro.
Descrição: A infecção por Staphylococcus aureus ? MRSA representa um grave problema de saúde pública, responsável por forte morbidade e mortalidade e alvo de diversos estudos relacionados a infecções nosocomiais, desta forma é fundamental a busca de mecanismos para minimizar esta disseminação. O objetivo deste trabalho foi demonstrar a freqüência de infecção de profissionais do hospital da faculdade de medicina de Valença, RJ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Elisabeth Valente Carvalho - Integrante / Claudio Cirne - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALENTE, E. A.2018VALENTE, E. A.; BRAZ, M. ; GALDINO, C. ; Renata de Freitas Garbero ; Carolina Bastos Myrrha ; Flávia de Paula Costa ; Rosimeri Amaral Jacintho dos Santos ; ANDRADE, M. S. . Prevalência de Estreptococos do Grupo B em Gestantes no Município de Valença. CADERNOS UNIFOA (IMPRESSO), v. 13, p. 101-108, 2018.

2.
Teixeira, A. A2016 Teixeira, A. A ; RISOLA, B. M. ; VALENTE, E. A. ; NETTO, H. P. D. ; ANDRADE, M. S. . EFICÁCIA DO ÁLCOOL GEL NA DESINFECÇÃO DE ESTETOSCÓPIOS CONTAMINADOS POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 5, p. 4, 2016.

3.
VALENTE, E. C.2016 VALENTE, E. C.; Teixeira, A. A ; RISOLA, B. M. ; NETTO, H. P. D. ; ANDRADE, M. S. . Avaliação da contaminação por Staphylococcus aureus resistente a droga beta-lactâmica de estetoscópios dos profissionais de um Hospital Escola em uma cidade do interior do Rio de Janeiro. Saber Digital, v. 9, p. 117-128, 2016.

4.
VALENTE, E. C.2015VALENTE, E. C.; BRAZ, M. ; REIS, L. E. ; SILVA, W. ; COSTA FILHO, A. . Contaminação de telefones celulares da equipe multifuncional em uma unidade de terapia intensiva. Saber Digital, v. 8, p. 68-83, 2015.

5.
VALENTE, E. A.2000 VALENTE, E. A.; Plotkowski MC . Pseudomonas aeruginosa induces apoptose in human endothelial cells. Microbial Pathogenesis, v. 29, p. 345-356, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
Teixeira, A. A ; RISOLA, B. M. ; VALENTE, E. C. ; NETTO, H. P. D. ; ANDRADE, M. S. . Avaliação da contaminação por Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) de estetoscópios dos profissionais de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro. Saber Digital, 2017.

2.
Teixeira, A. A ; RISOLA, B. M. ; VALENTE, E. A. ; NETTO, H. P. D. ; ANDRADE, M. S. . EFICÁCIA DO ÁLCOOL GEL NA DESINFECÇÃO DE ESTETOSCÓPIOS CONTAMINADOS POR STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
VALENTE, E. A.; CIRNE, C. ; Teixeira, A. A ; RISOLA, B. M. ; NETTO, H. P. D. ; ANDRADE, M. S. . Avaliação da contaminação por MRSA staphylococcus aureus resistente a meticilina de estetoscópios dos profissionais do HELGJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VALENTE, E. A.. Morte de células endoteliais, infectadas por pseudomonas aeruginosas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENTE, E. A.; LYRA, Y. ; NETO, R. . Biologia Celular e Molecular. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de capacitação docente.Desafios para a educação médica. 2017. (Oficina).

2.
colóquio Unifoa.Colóquio. 2016. (Encontro).

3.
congresso de infectologia em Brasília. Avaliação da colonização por MRSA em profissionais do Hospital escola de Valença. 2011. (Congresso).

4.
I SIMPOSIO DE PESQUISA DO NUCLEO BIOMEDICO - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA - CESVA/FAA. 2008. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VALENTE, E. C.2016 VALENTE, E. C.; Teixeira, A. A ; RISOLA, B. M. ; NETTO, H. P. D. ; ANDRADE, M. S. . Avaliação da contaminação por Staphylococcus aureus resistente a droga beta-lactâmica de estetoscópios dos profissionais de um Hospital Escola em uma cidade do interior do Rio de Janeiro. Saber Digital, v. 9, p. 117-128, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:47:57