Mércia Maria de Santi Estácio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8558751183456006
  • Última atualização do currículo em 20/07/2014


Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Corpo e Cultura de Movimento pela mesma universidade e graduada em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (1987). É professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando principalmente do curso técnico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e na graduação tecnológica de Gestão Hospilatar e como coordenadora pedagógica da Especialização de Gestão em Saúde (EAD), numa parceria da EEN/UFRN/SEDIS. Já atuou como professora de graduação em pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau e Universidade do Vale do Acaraú (UVA), e pós-graduação em saúde pela UVA; coordenadora da Educação Infanti, professora e coordenadora de Educação Física da Escola Viva Oficina Psicopedagógica e professora-formadora pelo Paidéia/UFRN/MEC. Tem experiência na área de Educação Física, Educação e formação de professores. Desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: práticas integrativas e complementares, brincar, criança, escola, interdisciplinariedade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mércia Maria de Santi Estácio
Nome em citações bibliográficas
ESTÁCIO, M. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem.
Campus Universitário Lagoa Nova
Lagoa Nova
59078-970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153668
Fax: (84) 32153765
URL da Homepage: http://www.escolaenf.ufrn.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: BRINCAR, ATIVIDADE HUMANA E FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Maria do Livramento Miranda Clementino.
Co-orientador: Moisés Alberto Calle Aguirre.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: construção, habitus, educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar: espaço e tempo de construção, reinvenção e aprendizagem,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Lore Fortes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: brincar. criança. escola.
2004 - 2005
Especialização em Corpo e Cultura de Movimento. (Carga Horária: 495h).
Departamento Ed. Física.
Título: As crianças contemporâneas estão brincando menos ou estão sendo privadas de brincar?.
Orientador: Maria Aparecida Dias.
1992 - 1992
Especialização em Fisiologia do Exercício. (Carga Horária: 300h).
Escola Paulista de Medicina.
Título: A fisiologia aplicada à Educação Física Escolar.
1985 - 1987
Graduação em Educação Física.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.


Formação Complementar


2011 - 2011
Capacitação em Yogaterapia. (Carga horária: 150h).
Escola de Enfermagem da UFRN.
2010 - 2010
Conhecimento e a Prática da Terapeutica Ayurveda. (Carga horária: 60h).
Escola de Enfermagem da UFRN.
2010 - 2010
English for International Communication - Nível 6. (Carga horária: 54h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte.
2010 - 2010
English for International Communication - Nível 5. (Carga horária: 54h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte.
2009 - 2009
Extensão universitária em Direito à Memória e à Verdade. (Carga horária: 60h).
Faculdade do Noroeste de Minas.
2009 - 2009
Englishi for International Communication - Nível 3. (Carga horária: 72h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte.
2009 - 2009
English for International Communication - Nível 4. (Carga horária: 54h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte.
2008 - 2008
Englishi for International Communication - Nível 2. (Carga horária: 72h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte.
2008 - 2008
Englishi for International Communication - Nível 1. (Carga horária: 72h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte.
2006 - 2006
Saberesdo corpo na Educação Inclusiva. (Carga horária: 10h).
Paideia - UFRN.
2006 - 2006
Ateliê de Pesquisa: Corpo e Clutura do Movimento. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Corpo, Natureza e Cultura II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2005 - 2005
A água como recurso terapêutico. (Carga horária: 20h).
Clínica Márcia Ortiz.
2005 - 2005
Jogo, brinquedo e brincadeira. (Carga horária: 10h).
Paideia - UFRN.
2004 - 2004
Linguagem corporal: arte e movimento na escola inf. (Carga horária: 8h).
Paideia - UFRN.
2003 - 2003
Curso de Libras. (Carga horária: 40h).
Escola Viva Oficina Psicopedagógica.
1999 - 1999
Reiki I. (Carga horária: 16h).
Associação Corpo e Mente - Anima Mundhy.
1998 - 1998
Massoterapia - Shiatsu e Reflexologia. (Carga horária: 90h).
Associação Corpo e Mente - Anima Mundhy.
1998 - 1998
Florais Dr. Bach. (Carga horária: 36h).
Janete Kiremitdjian.
1991 - 1991
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Ginástica Aeróbica.
Universidade de São Paulo.
1988 - 1988
Atividades diversificadas de Ed.Física e Ed.Art.. (Carga horária: 30h).
Secreta de Estado da Educação.


Atuação Profissional



Escola de Enfermagem da UFRN, EEN/UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Bás. Técnico Tecnologico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente dos seguintes cursos: Curso Técnico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Disciplinas: Processo de Trabalho em Saúde, Saúde e Sociedade. Práticas Integrativas e Complementares I; II;III; Atividades Fisiologia Energéticas; Anatomia e Fisiologia Humana; Atividades Integrativas de PICS. Graduação Tecnólogica em Gestão Hospitalar Disciplinas: Saúde e Sociedade; Corporeidade e Promoção da Sáude do Trabalhador; Práticas Integradas I Professora bolsista do PRONATEC/2012, na turma de Massagista. Professora bolsista do PRONATEC/2012, na turma de Agente Comunitário em Saúde. Professora bolsista do PRONATEC/2012, na turma de Técnico em Análises Clíinicas.

Atividades

05/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Saúde e Sociedade, .


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação.

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado

Atividades

02/2010 - 05/2010
Ensino, Saúde pública com enfase na família, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Organização em Serviços de Saúde
02/2010 - 05/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática II

Escola Viva Oficina Psicopedagógica, EV, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física, Carga horária: 8
Outras informações
A escola possui alunos portadores de necessidades especiais que estão incluídos nas turmas e participam regularmente das aulas de Ed. Física.


Faculdade Mauricio de Nasau, FMN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Graduação Pedagogia, Carga horária: 6

Atividades

07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física nos Anos Iniciais
Expressão Corporal e Movimento na Educação Infantil
02/2008 - 06/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Corporal e Movimento na Educação Infantil
As novas tecnologias e a educação
Educação Física nos Anos Iniciais
06/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Expressão Corporal e Movimento na Educação Infantil
Educação especial
As novas tecnologias e a educação

Paideia - UFRN, UFRN/DEF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Cultura, Política e Educação
2.
Território, Saúde e Educação


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
O habitus de estudar: construtor de uma nova realidade na Educação Básica da Região Metropolitana de Natal

Descrição: O projeto pretende analisar a construção do habitus de estudar. Partindo do conceito formulado por Pierre Bourdieu buscamos verificar como esta construção acontece e qual a participação dos principais atores envolvidos alunos, pais e professores. Trata-se de uma pesquisa que utilizará técnicas qualitativas participativas que serão aplicadas em escolas selecionadas que apresentaram os melhores e piores índices de eficácia escolar, buscando compreender a construção do habitus de estudar. Assim, o tipo de metodologia científica que se usará no desenvolvimento do projeto assim como as reflexões teóricas de abordagem da pesquisa constituem componentes inovadores para a análise de problemáticas como o caso da educação básica dos municípios da Região Metropolitana de Natal, cujo foco essencial é o desenvolvimento local e regional. Palavras-Chave: Construção. Habitus. Educação .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - Atual
A qualidade de vida laboral dos servidores da Escola de Enfermagem da UFRN

Descrição: Este projeto de pesquisa apóia suas intenções na investigação da melhora da vida laboral dos servidores da Escola de Enfermagem(EEN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de práticas integrativas e complementares em saúde, buscando assim identificar as possíveis melhoras ou não na qualidade de vida laboral dos servidores da EEN/UFRN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador / Andrea Camara Viana Venancio Aguiar - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2010
A Criança e o brincar: aspectos legais e normativos do ensino no Brasil

Descrição: O projeto analisa o que está proposto pelo poder público através de documentos de orientação para o trabalho pedagógico com o brincar em uma escola da rede pública em Natal, Rio Grande do Norte. Identifica e verifica a existência e prática ou não de políticas públicas voltadas para o brincar na escola objeto da pesquisa. Parte da premissa de ser o brincar importante para o desenvolvimento e a estruturação da criança e, portanto enfatiza seu espaço no contexto escolar. Acredita na necessidade de espaços e tempos para essa atividade na escola, atribui ao brincar relevância e significado. Percebe a diminuição do espaço e do tempo do brincar na escola, e sua substituição por outras atividades, principalmente as que privilegiam o desenvolvimento da cognição. A diminuição desse elemento o brincar no universo infantil cerceia o direito de acesso a esse componente que é uma atividade/necessidade humana. A criança brinca, e com muita intensidade, porém sem a atenção adequada da escola para isso. Palavras-Chave: Brincar. Criança. Escola .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador.
2008 - Atual
Itinerários Sociais e Singularidades da Formação Sócio-Educativa e Cultural

Descrição: Partindo-se da compreensão de que vida e obra são inseparáveis do contexto social e cultural; e de que a formação educativa do sujeito perpassa ambas no momento em que ele toma consciência de sua existência como ser finito, assumindo-se no mundo significado por outros seres, que dão sentido e significam a sua história, a sua sociedade e a sua cultura, pretende-se: mapear itinerários sociais e singularidades da formação sócio-educativa e cultural em narrativas autobiográficas. Trata-se de analisar narrativas de autores brasileiros que se destacaram por seus trabalhos nos séculos XX e XXI: na cultura, na política, nas artes, na educação, na sociologia, na medicina e na literatura, buscando-se compreender como tal formação se apresenta na escrita, tornando-se suporte para as memórias contra o desperdício das experiências no sentido dado por Santos (2001)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador.
2007 - Atual
Construindo Relações Dialógicas na Saúde: Pesquisa Interdisciplinar sobre as Relações de Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS)

Descrição: A pesquisa objetiva estudar através de uma prática interdisciplinar de investigação os problemas de integração entre as diversas áreas de atuação dos profissionais de nível superior que atuam no SUS, bem como as relações humanas entre todos membros das equipes e entre profissionais e usuários. A proposta metodológica a desenvolver fundamenta-se na Etnografia Institucional (Smith, 1987), que através das narrativas etnográficas, vai priorizar os processos organizacionais e institucionais que dão expressão às experiências e formas de inter-subjetivação das pessoas envolvidas. Acredita-se que os resultados poderão mostrar as idéias, valores e discursos dos diferentes profissionais. Assim, as situações relativas à ação comunicativa e suas dificuldades de sucesso comunicacional poderão vir a ser discutidas na universidade, gerando possibilidades de reflexão e formação entre os acadêmicos envolvidos. Os resultados devem ainda ser compartilhados com os profissionais do SUS, participantes da pesquisa, esperando gerar mudanças significativas na vida institucional. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador / Lore Fortes - Integrante / PAULO RICARDO LOPES - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Massagem e Auto-conhecimento: em busca da melhora da qualidade de vida laboral dos docentes e servidores da Escola de Enfermagem da UFRN

Descrição: Este projeto apóia as suas intenções em oportunizar aos servidores a melhora da qualidade de vida laboral por meio de práticas integrativas e complementares. As ações se pautarão na massagem e no auto-conhecimento, buscando dessa forma a consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão, oportunizando aos alunos cursistas o aprimoramento dos conhecimentos construídos no percurso do curso. Como metodologia será adotada uma agenda semanal de atendimento aos servidores, com a presença dos professores proponentes deste projeto e dos alunos envolvidos no projeto. A proposta busca alcançar objetivos tais como: melhoria da qualidade de vida laboral dos servidores; maior integração dos servidores; promover o auto-conhecimento identificando possíveis patologias, atuando dessa forma na prevenção de possíveis agravamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador / Flávio Cezar Bezerra da Silva - Integrante.
2009 - 2010
Projeto Mato Grande: uma nova perspectiva da saúde a partir do trabalho co-participativo entre discentes e os integrantes do assentamento de Paulo Freire-RN

Descrição: Pureza é um município localizado na microrregião de Baixa Verde, no qual existe o assentamento Paulo Freire cuja estrutura física é pouco desenvolvida. Possuindo uma conjuntura socio-econômica precária a qual não tem suprido todos os anseios da comunidade. Partindo dessa realidade os discentes juntamente aos assentados almejam, de forma co-participativa, dar continuidade a um trabalho de educação em saúde, na perspectiva de atender as necessidades e anseios pontuados pela própria comunidade, em sessões dialógicas doutrora. Seguindo então numa linha de educação popular libertadora, serão realizadas oficinas e momentos de discussão para as diversas temáticas envolvidas na promoção à saúde, auxiliá-los na criação dos meios para autonomia da comunidade, buscando assim novos caminhos para a melhoria da saúde da população, valorizando os saberes locais. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador.
Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista Inter-Legere


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2009
Aprovada em Concurso Público Federal (3º Lugar/Natal) no Concurso Público D.O.U/ISSN 1676-2339 (publicação em segunda-feira, 29 de junho de 2009, p.75 seção 1), Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
ESTÁCIO, M.M.S  Data: 10/12/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Aguiar, Andrea C. V. V2012Aguiar, Andrea C. V. V ; SILVA, F. C. B. ; ESTÁCIO, M. M. S. . Lian Gong: uma experiência exitosa em Natal/RN. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, v. vol.7, p. 57-57, 2012.

2.
SILVA, F. C. B.2011SILVA, F. C. B. ; Carvalho, J.B.L ; Aquino, G.M.L. ; Leite, M.J.V.F. ; ESTÁCIO, M. M. S. . COMPARTILHANDO SABERES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFRN: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Inter-legere (UFRN), v. 08, p. 01-13, 2011.

3.
ESTÁCIO, M. M. S.2010ESTÁCIO, M. M. S. . UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE A CRIANÇA E O BRINCAR: ESPAÇO E TEMPO DE CONSTRUÇÃO, REINVENÇÃO E APRENDIZAGEM. Inter-legere (UFRN), v. 07, p. 327-351, 2010.

4.
ESTÁCIO, M. M. S.2008ESTÁCIO, M. M. S. . A CRIANÇA E O BRINCAR: ASPECTOS LEGAIS E NORMATIVOS DO ENSINO NO BRASIL. Inter-Legere (UFRN), v. 3, p. 4, 2008.

5.
ESTÁCIO, M. M. S.2005ESTÁCIO, M. M. S. . No tempo dos pais, avós e tios se brincava assim.... Coleção Cotidiano Escolar/MEC, Natal, v. 01, p. 83-87, 2005.

6.
ESTÁCIO, M. M. S.2005ESTÁCIO, M. M. S. . Limites do Corpo: até onde podemos ir?. ABC EDUCATIO - PSICOLOGIA BRASIL, São Paulo, v. 12, p. 41-43, 2005.

7.
ESTÁCIO, M. M. S.2005ESTÁCIO, M. M. S. . Movimento, escola, inclusão. Por que não?. Coleção Cotidiano Escolar, Brasília, v. 2, p. 66-71, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ESTÁCIO, M. M. S. . Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar. 1. ed. Natal/RN: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EDFURN, 2011. v. 1. 142p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESTÁCIO, M. M. S. ; AGUIRRE, M. A. C. . O brincar e o lúdico: ferramentas para a inculcação do habitus de estudar na Região Metropolitana de Natal. In: XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais, 2012, Terresina-PI. Anais XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais. Teresina-PI, 2012.

2.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C ; Clementino, M.L.M . A cultura lúdica e o brincar: elementos para a construção do habitus de estudar na Região Metropolitana de Natal. In: III Coloquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporanea, 2012, Campina Grande. Anais III Coloquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporanea, 2012.

3.
Aguiar, Andrea C. V. V ; ESTÁCIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Práticas Contemplativas na XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC/2010. In: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011. v. 02.

4.
Aquino, G.M.L. ; Carvalho, J.B.L ; ESTÁCIO, M. M. S. ; Leite, M.J.V.F. ; SILVA, F. C. B. . Saúde e Sociedade: compartilhando a experiência docente na Escola de Enfermagem da UFRN. In: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011. v. 2.

5.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C . O HABITUS DE BRINCAR E A CONSTRUÇÃO DO HABITUS DE ESTUDAR NA REGIÃO - METROPOLITANA DE NATAL.. In: XX EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2011, Manaus - AM. ANAIS DO XX EPENN ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2011.

6.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C ; Clementino, M.L.M . Gerando e construindo novas possibilidades para o brincar no contexto escolar público de Natal/RN. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Anais do XXVIII Alas, 2011.

7.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C ; Clementino, M.L.M . A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL (RN). In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambú. Anais do 35º Encontro Nacional de Pós Graduação em Ciências Sociais, 2011.

8.
ESTÁCIO, M. M. S. . O racismo na vida de Graciliano Ramos. In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil, 2010, Natal. Anais do I Simpósrio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil, 2010.

9.
ESTÁCIO, M. M. S. . Infância e Educação, um passeio pela história: da pré-história à contemporaniedade. In: III Encontro Norte Nordeste de História da Educação, 2010, Maranhão. Anais do III Encontro Norte Nordeste de História da Educação, 2010.

10.
ESTÁCIO, M. M. S. . Entre a secura e a aridez: a infância de Graciliano Ramos. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2010, São Paulo. Anais IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2010.

11.
ESTÁCIO, M. M. S. . AS CRIANÇAS E OS ESPAÇOS-TEMPOS DO BRINCAR NUMA ESCOLA PÚBLICA EM NATAL, RIO GRANDE DO NORTE. In: 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Pará. Anais da 27ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2010.

12.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C . Proeja: uma possibilidade de diminuição das diferenças educacionais para sujeitos com distorção idade/escolaridade. In: Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metropolitano, 2010, Natal. Anais do Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metroipolitano, 2010.

13.
Aguirre, M.A.C ; ESTÁCIO, M. M. S. . TIPOLOGIAS DOS AMBIENTES DA VIDA SOCIAL EDUCATIVA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL: 2000 2005. In: Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metropolitano, 2010, Natal. Anais do Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metroipolitano, 2010.

14.
ESTÁCIO, M. M. S. . A educação e o brincar: espaço para construir, reinventar. In: X Congresso Luso-Afro-Brasileliro de Ciências Sociais, 2009, Braga. Anais do X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2009.

15.
ESTÁCIO, M. M. S. . A VISÃO DE DURKHEIM SOBRE A ESCOLA E A FAMÍLIA NA TRANSFORMAÇÃO DA CRIANÇA EM UM SER SOCIAL. In: XXVII Congresso Latinoamericano de Sociologia - ALAS, 2009, Buenos Aires. Memorias Congreso ALAS, 2009.

16.
ESTÁCIO, M. M. S. . A criança e o brincar: um estudo de caso em Natal/RN. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais XIV SBS, 2009.

17.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SOUZA, A. A. . Brincadeira de menino e Brincadeira de menina: uma questão de gênero. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais, 2009, João Pessoa. II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais - Culturas, leituras e representações, 2009.

18.
ESTÁCIO, M. M. S. . Refazendo o caminho, retomando os laços. In: 3º Congresso Internacional de Transdiciplinaridade, Complexidade e Eco-formação, 2008, Brasília-DF. Fundamentos, Pequisas e Práticas, 2008.

19.
ESTÁCIO, M. M. S. . A rua e a praça: espaços para o brincar no periodo colonial. In: II Encontro Internacional de História Colonial, 2008, Natal. Anais do II Encontro Internacional de História Colonial. Caicó: Mnme - Revista de Humanidades - UFRN, 2008. v. 09.

20.
ESTÁCIO, M. M. S. . Infância: Narrativa de si e espaço de pertencimento. In: III Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2008, Natal. Anais III Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Natal, 2008.

21.
ESTÁCIO, M. M. S. . A criança e o brincar: apontamentos legais para escolas da rede pública em Natal/RN. In: XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2008, Recife. Anais do XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. Recife, 2008.

22.
ESTÁCIO, M. M. S. . Cantigas de roda e brinquedos cantados: Criando sociabilidades e gerando sensibilidades. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008, Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de História Cultural. Goiânia: Editora da UCG, 2008. p. 282-282.

23.
ESTÁCIO, M. M. S. . As crianças contemporâneas estão brincando menos ou estão sendo privadas de brincar?. In: 4º Congresso Científico Latino Americano de Educação Física, 2006, Piracicaba- SP. 4º Congresso Científico Latino Americano de Educação Física, 2006.

24.
ESTÁCIO, M. M. S. . Rádio Viva, a rádio que embala a sua vida. In: IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Administração da Educação, 2006, Natal. política de Formação e Gestão Educacional, 2006.

25.
ESTÁCIO, M. M. S. ; CALISTRATO, C. M. ; MARINHO, J. . Movimento, escola, inclusão. Por que não?. In: II ENAEF, 2005, Natal/RN. 2ª Encontro Nacional de Artes e Educação Física, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Aguiar, Andrea C. V. V ; ESTÁCIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Formação Técnica em PICS: uma experiência exitosa em Natal/UFRN. In: I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, 2013, Juazeiro-BA. Anais do I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pela reconstrução do modelo de cuidado), 2013. p. 164-168.

2.
LIMA, M. L. ; ESTÁCIO, M. M. S. . A melhoria da vida laboral de servidores públicos.. In: I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, 2013, Juazeiro-BA. Anais do I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pela reconstrução do modelo de cuidado), 2013. p. 77-83.

3.
Aguiar, Andrea C. V. V ; ESTÁCIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: novas possibiidades na Escola de Enfermagem da UFRN. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2011.

4.
ESTÁCIO, M. M. S. . O espaço e o tempo do brincar na perspectiva de alguns professores: um estudo exploratório em uma escola pública em Natal, Rio Grande do Norte. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ESTÁCIO, M. M. S. ; FORTES, LORE . A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.

2.
FORTES, LORE ; ESTÁCIO, M. M. S. . UMA ANÁLISE HISTÓRICO-COMPARATIVA DAS ORIGENS DA SAÚDE PÚBLICA NA POLÍCIA MÉDICA (POLIZEIWISSENSCHAFT) COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2009.

3.
ESTÁCIO, M. M. S. . As Relações Humanas e suas Implicações no Cenário Escolar . In: II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais - Ceso, 2008, Natal. Anais do II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais - Ceso, 2008.

4.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SANTOS, S. C. M. . Qualificação dos Professores e Desempenho Escolar na Região Metropolitana de Natal. In: II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais - Ceso, 2008, Natal. Anais do II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais - Ceso, 2008.

5.
ESTÁCIO, M. M. S. . A Infância do Menino Graciliano Ramos. In: XVI Semana de Humanidades, 2008, Natal. Anais da XVI Semana de Humanidades, 2008.

6.
ESTÁCIO, M. M. S. . Uma retrospectiva da imagem corporal e as expectativas futuras do corpo. In: I Ciclo de Estudos em Ciências Sociais, 2007, Natal. Anais I Ciclo de Estudos em Ciências Socais - Ceso, 2007.

7.
ESTÁCIO, M. M. S. . Educação Física & Inclusão: uma parceria de sucesso. In: II seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, 2006, Natal. Política e Práticas Educacionais inclusivas, 2006.

8.
ESTÁCIO, M. M. S. . Brincadeira: coisa de criança ou coisa séria?. In: VIII Congresso Atual de Práticas Educativas, 2006, Recife. VII Conape. Recife: CFPA - Centro de Formação, Pesquisa e Assessoria, 2006. v. I. p. 226-229.

9.
ESTÁCIO, M. M. S. . No tempo dos nossos pais, avós e tios se brincava assim. In: Congresso Internacional de Práticas Educacionais, 2005, Natal. No tempo dos nossos pais, avós e tios se brincava assim. Natal: Vozes, 2005. v. I. p. 160-164.

10.
ESTÁCIO, M. M. S. ; MIRANDA, M. H. F. ; SANTOS, M. . A importância do brincar. In: Encontro Nacional de Educação Física e Artes, 2004, Natal. Anais do Enaef, 2004. v. I. p. 39-39.

Artigos aceitos para publicação
1.
ESTÁCIO, M. M. S. . 'MANDE NOTÍCIAS DO MUNDO DE LÁ... : discurso proferido na Colação de Grau da 1ª Turma do Curso TPICS/ENN/UFRN47. Inter-Legere (UFRN), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
Aguiar, Andrea C. V. V ; ESTÁCIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Formação Técnica em PICS: uma experiência exitosa em Natal/UFRN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, M. L. ; ESTÁCIO, M. M. S. . A melhoria da vida laboral de servidores públicos.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguiar, Andrea C. V. V ; SILVA, F. C. B. . Lian Gong: uma experiência exitosa em Natal/RN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Aquino, G.M.L. ; Carvalho, J.B.L ; ESTÁCIO, M. M. S. ; Leite, M.J.V.F. ; SILVA, F. C. B. . Saúde e Sociedade: compartilhando a experiência docente na Escola de Enfermagem da UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Aguiar, Andrea C. V. V ; ESTÁCIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: novas possibiidades na Escola de Enfermagem da UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SOUZA, A. A. . Brasil pós-colonial: diálogos e reflexões sobre as práticas educativas da infância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ESTÁCIO, M. M. S. . Curso Técnico em Práticas Integrativas e Complementares no SUS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C ; Clementino, M.L.M . Gerando e construindo novas possibilidades para o brincar no contexto escolar público de Natal/RN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C ; Clementino, M.L.M . A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL (RN). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ESTÁCIO, M. M. S. . O racismo na vida de Graciliano Ramos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ESTÁCIO, M. M. S. . O espaço e o tempo do brincar na perspectiva de alguns professores: um estudo exploratório em uma escola pública em Natal, Rio Grande do Norte. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Aguirre, M.A.C ; ESTÁCIO, M. M. S. . TIPOLOGIAS DOS AMBIENTES DA VIDA SOCIAL EDUCATIVA DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL: 2000 2005. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C . Proeja: uma possibilidade de diminuição das diferenças educacionais para sujeitos com distorção idade/escolaridade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ESTÁCIO, M. M. S. . A educação e o brincar: espaço para construir, reinventar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ESTÁCIO, M. M. S. . A resiliencia em Graciliano Ramos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ESTÁCIO, M. M. S. . A visão de Durkheim sobre a escola e a família na transformação da criança em um ser social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SANTOS, S. C. M. . Reflexões a cerca da escolarização dos professores e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SOUZA, A. A. . Brincadeira de menino e Brincadeira de menina: uma questão de gênero. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ESTÁCIO, M. M. S. . Refazendo o caminho, retomando os laços. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ESTÁCIO, M. M. S. . Infância: Narrativa de si e espaço de pertencimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
ESTÁCIO, M. M. S. . A rua e a praça: espaços para o brincar no período colonail. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ESTÁCIO, M. M. S. . A criança e o brincar: apontamentos legais para escolas da rede pública em Natal/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ESTÁCIO, M. M. S. . A infância do menino Graciliano Ramos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
ESTÁCIO, M. M. S. . II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SANTOS, S. C. M. . II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SANTOS, S. C. M. . Qualificação dos professores e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
ESTÁCIO, M. M. S. . As relações humanas e suas implicações no cenário escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ESTÁCIO, M. M. S. . X Congresso Luso-Afro-Brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ESTÁCIO, M. M. S. . Uma Retrospectiva da Imagem Corporal e as Expectativas Futuras do Corpo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ESTÁCIO, M. M. S. . Novas possibilidades na educação física escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ESTÁCIO, M. M. S. . Rádio viva a rádio que embala a sua vida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
ESTÁCIO, M. M. S. . Educação física & inclusão: uma parceria de sucesso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
ESTÁCIO, M. M. S. . Brincadeira: coisa de criança ou coisa séria?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
ESTÁCIO, M. M. S. . As crianças contemporâneas estão brincando menos, ou estão sendo privadas de brincar?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
CALISTRATO, C. M. ; ESTÁCIO, M. M. S. ; MARINHO, J. . Movimento, escola, inclusão, por que não?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ESTÁCIO, M. M. S. . No tempo dos nossos pais, avós e tios, se brincava assim.... 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ESTÁCIO, M. M. S. . A importância do brincar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Germano, J. G. ; LIMA, J. G. S. A. ; SOUZA, A. A. ; ESTÁCIO, M. M. S. ; Silva, L. l. S. . Jornal Temático:. 2009.

2.
ESTÁCIO, M. M. S. ; SILVA, L. L. S. ; SOUZA, A. A. ; Germano, J. G. ; SANTOS, A. C. ; LIMA, J. G. S. A. . RELATÓRIO ANUAL (2009) DO GRUPO DE PESQUISA CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO . 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
ESTÁCIO, M. M. S. . O Ensino de Educação Física do 6º ao 9º ano. 2010. .

2.
ESTÁCIO, M. M. S. . Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar: espaço e tempo de construção, reinvenção e aprendizagem. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
ESTÁCIO, M. M. S. ; Aguirre, M.A.C . Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metropolitano. 2010. (Simpósio).

4.
ESTÁCIO, M. M. S. . (Re) significando o trabalho corporal, na busca por uma melhor qualidade de vida para pessoas com comprometimento físico ou mental.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ESTÁCIO, M. M. S. ; FORTES, LORE . II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais - Ceso. 2008. (Encontro).

6.
ESTÁCIO, M. M. S. . Atualização em Linguagens Corporais e Artísticas na Infância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ESTÁCIO, M. M. S. . Corpo, lúdico, movimento: protagonistas da aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ESTÁCIO, M. M. S. . Corpo, lúdico, movimento: protagonistas da aprendizagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
ESTÁCIO, M. M. S. . Curso de Formação continuada para professores do Ensino Fundamental - A Educação Física é para todos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
ESTÁCIO, M. M. S. . Memorial Descritivo. 2005 (Memorial Descritivo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de Roseane Rodrigues da Silva.INSTITUIÇÃO ESCOLAR E A REPRODUÇÃO DA HIERARQUIA SOCIAL: UM ESTUDO NA UFRN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de GENIELSON SOARES DANTAS.O LÚDICO NA APRENDIZAGEM NO ENSINO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.

3.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de JOSINA DE ARAÚJO FERNANDES.A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.

4.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de MARIA DE LOURDES BORGES OLIVEIRA.A MEDIAÇÃO DO EDUCADOR ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.

5.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de FRANCISCA UBENIGNA DE ARAÚJO OLIVEIRA.O LÚDICO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.

6.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de HIDERALDO BATISTA DA SILVA.APRENDER COM JOGOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.

7.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de LUZINETE XAVIER DOS SANTOS.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.

8.
ESTÁCIO, M. M. S.. Participação em banca de ALDENIZE BEZERRA DA SILVA.A INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Brasil de Pesquisa e Ensino Superior.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina Nacional de Pesquisadores em Práticas Integrativas e Complementares em Saúdeara. 2013. (Oficina).

2.
III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporanea. A cultura lúdica e o brincar: elementos para a construção do habitus de estudar na Região Metropolitana de Natal. 2012. (Congresso).

3.
XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais. A cultura lúdica e o brincar: elementos para a construção do habitus de estudar na Região Metropolitana de Natal. 2012. (Congresso).

4.
V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: novas possibiidades na Escola de Enfermagem da UFRN. 2011. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação. Práticas Contemplativas na XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC/2010. 2011. (Congresso).

6.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Gerando e construindo novas possibilidades para o brincar no contexto escolar público de Natal/RN. 2011. (Congresso).

7.
35º Encontro Anual da ANPOCS. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ESCOLAR NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL (RN). 2011. (Congresso).

8.
I Seminário de Práticas Integrativas e Complementares no SUS/RN.Cenário da Implantação da Política Estadual PIC/SUS. 2011. (Seminário).

9.
II Colóquio Internacional de Culturas Africanas.Brasil pós-colonial: diálogos e reflexões sobre as práticas educativas da infância. 2011. (Outra).

10.
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Entre a secura e a aridez: a infância de Graciliano Ramos. 2010. (Congresso).

11.
Seminário Nacional Governança Urbana e Desenvolvimento Metropolitano.Proeja: uma possibilidade de diminuição das diferenças educacionais para sujeitos com distorção idade/escolaridade. 2010. (Seminário).

12.
14º Seminário Anual da Via 5 - Lian Gong. 2010. (Seminário).

13.
I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil.O racismo na vida de Graciliano Ramos. 2010. (Simpósio).

14.
62ª Reunião Anual da SBPC.O espaço e o tempo do brincar na perspectiva de alguns professores: um estudo exploratório em uma escola pública em Natal, Rio Grande do Norte. 2010. (Outra).

15.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia.AS CRIANÇAS E OS ESPAÇOS-TEMPOS DO BRINCAR NUMA ESCOLA PÚBLICA EM NATAL, RIO GRANDE DO NORTE. 2010. (Outra).

16.
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A educação e o brincar: espaço para construir, reinventar. 2009. (Congresso).

17.
XXVII Congresso Latinoamericano de Sociologia - ALAS. A visão de Durkheim sobre a escola e a família na transformação da criança em um ser social. 2009. (Congresso).

18.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. A criança e o brincar: um estudo de caso em Natal/RN. 2009. (Congresso).

19.
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS. 2009. (Congresso).

20.
XVII Semana de Humandidades.A resiliência em Graciliano Ramos. 2009. (Seminário).

21.
III Ciclo de Estudos em Ciências Sociais.Reflexões a cerca da escolarização dos professores e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal. 2009. (Seminário).

22.
II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais.Brincadeira de menino e Brincadeira de menina: uma questão de gênero. 2009. (Seminário).

23.
III Congresso Internacional de Transdiciplinaridade, Complexidade e Eco-formação. Refazendo o caminho, retomando os laços.. 2008. (Congresso).

24.
III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica. Infância: narrativa de si e espaço de pertencimento. 2008. (Congresso).

25.
XV Ciclo de Estudos sobre o Imaginário. A criança e o brincar: apontamentos legais para escolas da rede publica em Natal/RN. 2008. (Congresso).

26.
XVI Semana de Humanidades.A educação e o brincar: espaço para construir, reinventar. 2008. (Seminário).

27.
II Encontro Internacional de História Colonial.A rua e a praça: espaços para o brincar no período colonial. 2008. (Encontro).

28.
II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais.Qualificação dos professores e desempenho escolar na Região Metropolitana de Natal. 2008. (Outra).

29.
II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais.As relações humanas e suas implicações. 2008. (Outra).

30.
I Ciclo de EStudos em Ciências Sociais - Ceso.Uma retrospectiva da imagem corporal e as expectativas futuras do corpo. 2007. (Outra).

31.
IV Colóquio Internacional Michel Foucault. 2007. (Outra).

32.
8º Congresso Atual de Práticas Educativas. Brincadeira: coisa de criança ou coisa séria?. 2006. (Congresso).

33.
4º Congresso Latino-Americano de Educação Física e 2º Congresso Latino-Americano de Motricidade Humana. As crianças contemporâneas estão brincando menos ou estão sendo privadas de brincar?. 2006. (Congresso).

34.
IV Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste e V Encontro Estadual de Política e Dministração da Educação/RN (ANPAE).Rádio Viva - a rádio que embala a sua vida. 2006. (Seminário).

35.
2º Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais.Educação Física & Inclusão: uma parceria de sucesso. 2006. (Seminário).

36.
3º Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física.Novas possibilidades na educação física escolar. 2006. (Encontro).

37.
Congresso Internacional de Práticas Educativas. No tempo dos nossos pais, avós e tios, se brincava assim.... 2005. (Congresso).

38.
2º Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física.Movimento, escola, inclusão por que não?. 2005. (Encontro).

39.
9º Congresso Brasileiro de Psicomotricidade. 2004. (Congresso).

40.
4º Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

41.
1º Encontro Nacional de Ensino de Artes e Educação Física.A importância do brincar. 2004. (Encontro).

42.
II Semana de Estudos de Educação Física. 1987. (Outra).

43.
I Semana de Estudos de Educação Física. 1985. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESTÁCIO, M. M. S. . III Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. 2009. (Congresso).

2.
ESTÁCIO, M. M. S. . II Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. 2008. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/08/2014 às 19:24:04