Luiz Vitor Leonardi Harter

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7421537313265515
  • Última atualização do currículo em 17/06/2014


Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Engenharia Civil na área de Controle e Monitoramento Ambiental. Realizou estágios em indústrias de papel, açúcar e álcool e no departamento de Biotecnologia e Laboratórios de Análises Físico-químicas e Meio Ambiente (efluentes e resíduos industriais) do SENAI / CETAL Centro Nacional em Tecnologia de Alimentos - Fábio de Araújo Mota - Uberlândia - MG. Atuou no Desenvolvimento Biotecnológico da Fermentação Alcoólica com ênfase nas áreas de pesquisa e produção, análises físico-químicas, desenvolvimento de bebidas e controle de qualidade. Foi professor responsável pelas disciplinas: Química Geral e Experimental, Bromatologia: Análises Físico-químicas e Biotecnologia, do Curso Técnico em Alimentos do SENAI. Atualmente, como docente do Centro Universitário do Triângulo UNITRI, Campus Uberlândia, é responsável pelas disciplinas Físico-química; Seminários Temáticos II - Saneamento do Meio Ambiente; Química Analítica; Bromatologia; Tecnologia das Fermentações e Enzimologia e Operações Unitárias Farmacêuticas; disciplinas estas, relativas do curso de Graduação em Farmácia. No curso de graduação em Engenharia Civil ministra as disciplinas: Estatística Aplicada e Física I e no curso de Engenharia Agronômica a disciplina de Química I, Química Orgânica I e Química Analítica. Na Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, Campus Araguari é professor responsável pelas disciplinas Físico-química, Química Analítica, Bromatologia e Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica do Curso de Graduação em Farmácia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Vitor Leonardi Harter
Nome em citações bibliográficas
HARTER, L. V. L.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário do Triângulo, Conselho de Administração Superior.
Av. Nicomedes Alves dos Santos, 4545
Gávea
38411106 - Uberlândia, MG - Brasil
Telefone: (34) 32287525
URL da Homepage: www.unitri.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Aspectos Físico-químicos e Microbiológicos do Rio Uberabinha - Um diagnóstico da Qualidade da Água no Município de Uberlândia (MG),Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Ana Luiza Ferreira Campos Maragno.
Palavras-chave: Demanda Bioquímica de Oxigênio; Qualidade da água; Rio Uberabinha.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Sanitária.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Sanitária / Especialidade: Estudo e caracterização da qualidade de água bruta.
2002 - 2003
Especialização em Pedagogia da Práxis: saber e Fazer Docente. (Carga Horária: 370h).
Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.
Título: Auto-estima e Auto-conhecimento como Referência Intrínsecos ao Ser Humano.
Orientador: Elizabeth Coelho de Sousa.
1994 - 1999
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística Aplicada I
08/2012 - Atual
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química I; Química Orgânica I; Química Analítica
02/2007 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química I e química orgânica I
02/2003 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química I; Físico-química I; Seminários Temáticos II; Química orgânica I; Bromatologia; Tecnologia das Fermentações e Enzimologia; Operações Unitárias.

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Inorgânica, Química Orgânica I, Química Analítica, Química Orgânica II

SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Tecnologia Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Área de atuação: Laboratório - Análises físico-químicas de alimentos e bebidas Controle de Qualidade. Onde trabalhava no desenvolvimento de metodologias oficiais de análise segundo ABNT, Adolfo Lutz e Ministério da Agricultura. Prestando serviços de análises de alimentos, água, caracterização de efluentes, as indústrias da cidade e região: ABC INÇO Indústria e Comércio S/A, Cargill Agrícola S/A, Souza Cruz S/A, Adm do Brasil Ltda, Sadia S/A, Coca-cola e Kaiser-Uberlândia Refrescos Ltda, CALU-Cooperativa Agropecuária Ltda Uberlândia, Tarumã Sorvetes, Toda Hora Ind. e Com. de Bebidas Ltda., Para Tudo Ind. e Com. de Bebidas Ltda., Reimassas Produtos Alimentícios S/A, IMA-Instituto Mineiro de Agropecuária, além de pequenas indústrias de alimentos e produtores de aguardente da região. Atuei ainda, acumulando o cargo de responsável técnico do laboratório. Laboratório de Biotecnologia Planta Piloto de Bebidas Fermentodestiladas Pesquisa e Produção. Desenvolvimento de projetos na área de produção de aguardente; assessoria técnica; otimização de processos; desenvolvimento de produtos. Docência responsável pelas disciplinas: Química Geral e Experimental (Tabela periódica. Concentração de soluções. Densidade. Vidrarias e equipamentos de laboratório. Concentração mássica. Título. Molaridade. Normalidade. Diluição de soluções. Preparo de soluções e padronização). Bromatologia - Análise Físico-química dos Alimentos (Preparo e padronização de soluções. Análises químicas para determinação da composição centesimal dos alimentos: umidade, minerais, carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras. Princípios e aplicação de colorimetria, espectrofotometria, refratometria. Análises físico-químicas de águas industriais. Análises de fraude em alimentos. Estudo de portarias e legislação). Biotecnologia (Conhecer e avaliar processos industrias para produção de alimentos, envolvendo microrganismos e enzimas de origem microbiológica. Avaliar a importância da biotecnologia para


Para Tudo Inústria e Comércio de Bebidas Ltda., PARA TUDO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Consultor técnico, Enquadramento Funcional: Controle de Qualidade e Treinamento, Carga horária: 8
Outras informações
Montagem de laboratório para controle de qualidade de bebidas alcoólicas produzidas na indústria, bem como realização de análises físico-químicas e treinamento de pessoal técnico para atuação no laboratório.


Escola Instituto Irmã Tereza Valse Pantellini Salesianas, ITV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Química Laboratorial para o Ensino Médio, responsável por especificação de equipamentos e materiais de laboratório para desenvolvimento de aulas práticas.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Educação Ambiental e a Formação para o Uso e Conservação da Água

Descrição: Esse projeto propõe estudar a estrutura curricular (currículo entendido como a totalidade das concepções teóricas e das atividades pedagógicas) das escolas do SESI em três cidades de Minas Gerais: Uberlândia, Uberaba e Araguari. Por adotarem um enfoque transversal em sua organização acadêmico-educacional, as atividades pedagógicas ali desenvolvidas convergem para a Educação Ambiental (EA). E sendo a água um dos recursos naturais mais ameaçados na civilização moderna, já que, dos 1,27 bilhão de km3 de água, apenas 4% é potável, começar a preparar o cidadão futuro já na sua infância, seria ideal no processo educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Vitor Leonardi Harter - Integrante / Geraldo Marcelo Borges - Integrante / Osvaldo Freitas de Jesus - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
2009 - 2010
Educação Ambiental: Um Novo Desafio Pedagógico

Descrição: Projeto procura descobrir se a Lei 9.795, aquela que trata da educação ambiental, teve alguma repercussão no cotidiano da escola de Ensino Médio em três cidades de Minas Gerais. A hipótese inicial é que as escolas ainda disponham de ações curriculares coordenadas e consequentes em seu cotidiano. Aos todo, 6 escolas seráo examinadas, em 3 cidades do estado de Minas gerais. O instrumentode coleta de dadols é um questionário e o enfoque da pesquisa é quantitativo...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luiz Vitor Leonardi Harter - Integrante / Osvaldo Freitas de Jesus - Coordenador / Luiz Cláudio Vieira - Integrante.
Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química/Especialidade: Operações Características de Processos Bioquímicos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Controle de Qualidade/Especialidade: Análises Físico-químicas.
4.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Bromatologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HARTER, L. V. L. ; Ana Luiza . Índice de Coliformes Fecais e Totais do Rio Uberabinha verificação da Qualidade da Água no Município de Uberlândia (MG). In: 25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

2.
HARTER, L. V. L. ; Ana Luiza ; NISHIYAMA, L. . Aspectos Físico-Químicos do Rio Uberabinha um Diagnóstico da Qualidade da Água no Município de Uberlândia (MG). In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
HARTER, L. V. L. ; Ana Luiza . Índice de Coliformes Fecais e Totais do Rio Uberabinha Verificação da Qualidade da Água no Município de Uberlândia (MG). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
JESUS, O. F. ; HARTER, L. V. L. ; VIEIRA, L. C. . Educação Ambiental: um novo desafio pedagógico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
HARTER, L. V. L. ; Ana Luiza ; NISHIYAMA, L. . Aspectos Físico-químicos e Microbiológicos do Rio Uberabinha - Um Diagnóstico da Qualidade da Água no Município de Uberlândia (MG). 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARANTES, D. E.; HARTER, L. V. L.. Participação em banca de Samantha Aurora Pereira Almeida.Síntese Orgânica do Ácido Acetilsalicílico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo.

2.
ARANTES, D. E.; HARTER, L. V. L.. Participação em banca de Iohanna Emanuelle Martins.Doseamento de ácido Acetilsalicílico Empregando Titulação Volumétrica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo.

3.
ARANTES, D. E.; HARTER, L. V. L.. Participação em banca de João Paulo Pacheco Oliveira.Cromatografia: Importante Método de Análise Química de Fármacos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo.

4.
ARANTES, D. E.; HARTER, L. V. L.. Participação em banca de Juliana Roberta de Oliveira.Doseamento de Ácido Fólico Empregando Titulação Potenciométrica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo.

5.
RIBEIRO, S. C.; HARTER, L. V. L.. Participação em banca de Lisieux Thamiris Ferreira Lopes.Avaliação do Cuidado com os Medicamentos por Alunos da Alfabetização de Adultos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo.

6.
RIBEIRO, S. C.; HARTER, L. V. L.. Participação em banca de Gabriela Resende Fernandes.Tratamento de Efluentes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. ÍNDICE DE COLIFORMES FECAIS E TOTAIS DO RIO UBERABINHA VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG). 2009. (Congresso).

2.
24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Aspectos Físico-Químicos do Rio Uberabinha Um Diagnóstico da Qualidade da Água no Município de Uberlândia (MG). 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rose Aparecida Pereira da Silva. Riscos da Hipertensão em Pacientes Obesos e Diabéticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Luiz Vitor Leonardi Harter.

2.
Ana Carolina Machado Aguiar. Correlação da Obesidade com a Hipertensão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Luiz Vitor Leonardi Harter.

3.
Bárbara Gabriela dos Santos Borges. Diabetes Mellitus Tipo II Relacionado com Hipertensão Arterial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário do Triângulo. Orientador: Luiz Vitor Leonardi Harter.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2014 às 24:11:20