Carlos Manoel de Hollanda Cavalcanti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1189852833425627
  • Última atualização do currículo em 05/08/2015


Doutor em Artes Visuais, pelo PPGAV - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - na linha "Imagem e Cultura", da EBA-UFRJ, com a tese "O Reencantamento do Mundo em Quadrinhos - Uma Análise de Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III". Mestre em História Comparada pelo PPGHC da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, possui graduação em História pela Universidade Gama Filho. Coordenador e professor da Pós-Graduação em História da Arte, da Universidade Candido Mendes (Unidade Ipanema) Atua como professor-colaborador no Projeto DSG 1003, da PUC-RJ, pelo DAD - Departamento de Artes e Design. É professor no IED-RJ - Instituto Europeu de Design - ministrando a disciplina "Semiótica" no curso de pós-graduação em Design de Interiores e Design Gráfico. Atuou também como professor substituto na Escola de Belas Artes - EBA - da UFRJ para os departamentos BAH (História e Teoria da Arte) e BAF (Análise e Representação da Forma), nas disciplinas História da Arte, Teoria da Informação e da Comunicação, Teoria da Percepção, Análise Estrutural da Forma, Desenho Anatômico I e Desenho Artístico II (de 2007 a 2009). Tem experiência na área de História, Teoria da Comunicação, Teoria da Percepção e Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: histórias em quadrinhos; cinema; mitologia, literatura cortês, herói, cultura de massa, análise de imagens, representações literárias (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Manoel de Hollanda Cavalcanti
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O reencantamento do mundo em quadrinhos: uma análise de Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Carlos de Azambuja Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: análise histórica de imagens; cabala; astrologia; cinema e quadrinhos; cultura de massa/indústria cultural; hermetismo, misticismo, cosmologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria do Imaginário.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Histórias Em Quadrinhos / Especialidade: Literatura e Arte Sequencial Quadrinhos Cinema Etc.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
2005 - 2007
Mestrado em História Comparada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Príncipe Valente: a Idade Média e o cavaleiro nos estereótipos dos quadrinhos dos anos 30 e 40,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Álvaro Alfredo Bragança Júnior.
Palavras-chave: histórias em quadrinhos; cultura de massa/indústria cultural; propaganda ideológica/promoção de crenças; uso contemporâneo de mitos, lendas e narrativas; análise histórica de imagens; linguagem não-verbal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea / Especialidade: Analise Sobre Imagens Em Narrativas Sequenciais Quadrinhos Cinema Etc.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Histórias Em Quadrinhos / Especialidade: Literatura e Arte Sequencial Quadrinhos Cinema Etc.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: Representações de Mitos Heróis Cavalaria Medieval e Epopéias Em Narrativas Contemporâ.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
2001 - 2004
Graduação em História.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Zé Caipora: quadrinhos e arte seqüencial no Império - a disseminação de ideais e crenças na sociedade brasileira através dos quadrinhos e da arte seqüencial de denúncia de Angelo Agostini (1883-1889).
Orientador: Marilene Rosa Nogueira da Silva.




Formação Complementar


2005 - 2005
Treinamento Publicação de Revistas Científicas Ele. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Rio de Janeiro Colonial História e Arte. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


Atuação Profissional



Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor de Pós-Graduação
Outras informações
Coordenador e professor da Pós-Graduação em História da Arte, na unidade Ipanema da Universidade. Criador do projeto.


Instituto Europeu de Design, IED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Professor da disciplina Semiótica, no curso de pós-graduação Lato Sensu de Design de Interiores e Design Gráfico do IED (Instituto Europeu de Design) e IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília).


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor colaborador palestrante
Outras informações
Em agosto de 2009, ministrou quatro palestras como convidado e colaborador do Projeto DSG 1003, disciplina do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, departamento este filiado ao Núcleo de Animação - N.A.D.A. Em março de 2010 ministrou oito palestras também como convidado e colaborador do DSG 1003.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor substituto das disciplinas Desenho artístico II e Desenho Anatômico I, pelo departamento BAF - Análise e Representação da Forma - da EBA - Escola de Belas Artes da UFRJ.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor substituto atuando nas disciplinas Teoria da Informação e da Comunicação, Teoria da Percepção, Análise Estrutural da Forma, e História da Arte III, pelo departamento BAH - História e Teoria da Arte - EBA -Escola de Belas Artes - UFRJ



Membro de corpo editorial


2007 - 2008
Periódico: Revista de História Comparada
2005 - Atual
Periódico: História, Imagem e Narrativas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Comparada das Formas Narrativas/Especialidade: Hq's Interpret de Imagens Narrativas Ideologias Crenças.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Comparada das Formas Narrativas/Especialidade: Apropriações Representações e Alegorias na Propaganda Ideológica e na Indústria Cultu.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Histórias Em Quadrinhos/Especialidade: Literatura e Arte Sequencial Quadrinhos Cinema Etc.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Medieval/Especialidade: Cultura Imaginário Artes Ciências e Filosofia Medieval.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Concepções Científicas Século XVII e XVIII Eua Expansão Fronteira Séc XIX Mídia Séc X.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Troféu HQ-Mix - melhor tese de doutorado, ACB-Associação dos Cartunistas do Brasil e IMAG-Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda2010 CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. A imortalidade em camadas planetárias: o imaginário do céu arcaico nos quadrinhos de "Promethea". História, Imagem e Narrativas, v. 10, p. 1-39, 2010.

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda2006 CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. As mil faces do herói: o mito, o cavaleiro e suas razões androcêntricas nas HQ s de aventura. História, Imagem e Narrativas, Internet, v. 2, p. 94-139, 2006.

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda2006CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Angelo Agostini e seu "Zé Caipora" entre a Corte e a República. História, imagem e narrativas, v. 3, p. 111-146, 2006.

4.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda2005CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Dois cavaleiros: o perfeito e o (ambi) Valente: Estudo comparativo sobre a propagação de modelos em Lancelote, o cavaleiro da carreta e em Príncipe Valente nos tempos do Rei Arthur . História, Imagem e Narrativas, Revista eletrônica na Internet, v. 1, p. 1-23, 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Revelações do Milênio e a Estética de Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III. In: 1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos - 1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2011.

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Imaginação, escrita e arte: o simbolismo de Mercúrio na série de quadrinhos. In: Interações nas Artes Visuais - 16o. encontro dos alunos do PPGAV, 2010, Rio de Janeiro. Interações nas Artes Visuais - 16o. encontro dos alunos do PPGAV. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010. p. 511-522.

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. príncipe valente: a idade média e o cavaleiro nos estereótipos dos anos 30 e 40. In: I Encontro Comparar é Criar: Experiências e Olhares Plurais, 2005, rio de janeiro, 2005.

4.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Um Caipora na Corte do Brasil. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Simpósio Nacional de História (23 : 2005 : Londrina, PR). Londrina: Editorial Mídia, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. O mito da mulher e da serpente: uma análise do imaginário da história em quadrinho "Promethea", de Alan Moore e John H. Williams III. In: III Colóquio Internacional: Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia, 2009, Niterói. Anais do III Colóquio Internacional Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia - Universidade Federal Fluminense, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Que se faça a luz, o ponto, a linha e a forma - o ato criador representado na arte dos quadrinhos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Convergências gnósticas e neoplatônicas na Cabala: entre mitologias e sincretismos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. O alvorecer do irracional e suas razões: digressões sobre o imaginário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Símbolos do Universo Onírico. Rio de Janeiro 2013 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. A Visualidade das Manifestações. Rio de Janeiro 2013 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Vestígios Gráficos da Passagem de um Artista. Rio de Janeiro: "História, imagem e narrativas", 2012 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

4.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda; LANGER, johnni ; CAMPOS, L. . A Idade Média na Arte e Cultura Audiovisual. Rio de Janeiro: "História, imagem e narrativas", 2012 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

5.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Um diálogo com o passado através das mídias contemporâneas - editorial. Rio de Janeiro: historiaimagem, 2008 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

6.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. A Modernidade no Liquidificador - editorial. Rio de Janeiro: historiaimagem, 2008 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

7.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Medo: quem vai pagar essa conta? - editorial. Rio de Janeiro: historiaimagem, 2007 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

8.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. A redescoberta dos quadrinhos em tempos de mídia planetária - editorial. Rio de Janeiro: historiaimagem, 2007 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

9.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Contrastes e Alteridades - editorial. Rio de Janeiro: historiaimagem, 2006 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).

10.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda; ramundo. w . Editorial do número 1 de História, imagem e narrativas. Rio de Janeiro: historiaimagem, 2005 (Editorial da revista História, imagem e narrativas).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Coquetel Especial "Xuxa e os Duendes. 2001.

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Moedinhas: coloque para circular. 2001.

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. SIPAT 2000 - Segurança faz parte do nosso dia-a-dia. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Raízes corpóreas e históricas do mito - imaginário, imaginação, mitologia e simbolismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. O espaço arquitetônico, hierarquização do espaço nas relações sociais e seus símbolos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Mitos na cultura de massas - o imaginário e a imagem, a produção artístico-literária, cinematográfica e publicitária I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Narrativas visuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Ferramentas para Análise da Imagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Ferramentas para Análise da Imagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Narrativas Visuais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Estética Aplicada. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Histórias em quadrinhos: literatura, arte e a construção de sentido na História. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Oficina de Histórias em Quadrinhos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Histórias em quadrinhos: literatura, arte e a construção de sentido na História. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

12.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda; ramundo. w . Oficina Audiovisual: Olhares sobre o poder através dos quadrinhos e do cinema. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. História, imagem e narrativas. 2005. (Revista Eletrônica).

14.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Revista "Stars Talk" número 3. 2003. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. O salto da Nereida. 2013. Pintura.

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Que se faça a luz. 2013. Pintura.

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. O Caminho Dourado. 2013. Fotografia.

4.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. O Barco Fantasma. 2013. Fotografia.

5.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Raulzito. 2012. Ilustração.

6.

7.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. "Tiro no Escuro". 2008. Outra.

8.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. "Glauco Lizado" - Campanha contra acidentes envolvendo jovens motoristas - Exposição do DETRAN. 2007. Desenho.

9.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Capa "Robin Hood" para revista "Picolé Cruzadinhas" número 90. 2001. Desenho.

10.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Capa "Cangaceiro e Gaúcho" para revista "Picolé Bacana" número 162. 2001. Desenho.

11.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Capa "Yara" para revista "Picolé Cruzadinhas" número 92. 2001. Desenho.

12.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Capa "Skate de dedo" para revista "Picolé Bacana" número 155. 2000. Desenho.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Cartum "Astro-Enrolação" - revista Stars Talk número 4 - fev/mar 2003. 2003 (Ilustração de humor para periódico).

2.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Cartum "Cantada Interestelar" revista Stars Talk número 5 - abr/mai 2003. 2003 (Ilustração de humor para periódico).

3.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Cartum "Domingo no Shopping Center" - revista Stars Talk número 6 - set/out 2003. 2003 (Ilustração de humor para periódico).

Demais trabalhos
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda. Histórias Vividas - Perdidos e Achados. 2010 (Capa e ilustrações para livro infanto-juvenil) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAVALCANTI, Carlos Manoel de Hollanda; Anita Delmas; RODRIGUES, A.. Participação em banca de Patrícia Cristina Cardoso Generoso. O Uso das Histórias em Quadrinhos Como Facilitador da Aprendizagem em Aulas de Desenho Geométrico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização - Técnicas de Representação Gráfica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
File Games Symposium.Mitos e Simbolos nos Games - Onde, Porque e Para Que. 2013. (Simpósio).

2.
V Colóquio Internacional Educação Imaginário Mitanálise e Utopia. EIXO 7 Educação, imaginário e psicologia profunda: a consciência rumo à individuação.. 2013. (Congresso).

3.
2o. Colóquio Filosofia e Quadrinhos.Que se faça a luz, o ponto, a linha e a forma: o ato criador representado na arte dos quadrinhos. 2012. (Outra).

4.
1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2011. (Congresso).

5.
1as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. Revelações do Milênio e a Estética de Promethea, de Alan Moore e J. H. Williams III. 2011. (Congresso).

6.
II Simpósio da Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos.Convergências gnósticas e neoplatônicas na Cabala: entre mitologias e sincretismos. 2011. (Simpósio).

7.
II Simpósio da Sociedade Ibero-Americana de Estudos Neoplatônicos.Convergências gnósticas e neoplatônicas na Cabala: entre mitologias e sincretismos. 2011. (Simpósio).

8.
Palestra - Narrativas mitológicas e a cosmologia pré-copernicana.Mitologia e Astrologia - Narrativas mitológicas e a cosmologia pré-copernicana. 2010. (Outra).

9.
16o. Encontro dos Alunos do PPGAV/EBA/UFRJ - Interações nas Artes Visuais.Promethea e o universo neoplatônico em quadrinhos. 2009. (Encontro).

10.
III Colóquio Internacional: Educação, Imaginário, Mitanálise e Utopia. O mito da mulher e da serpente: uma análise do imaginário da história em quadrinho "Promethea", de Alan Moore e John H. Williams III. 2009. (Congresso).

11.
IV Encontro de Letras Orientais e Eslavas - Memória e Imagens.Corpo, mito e matrizes culturais: uma análise de "Promethea", de Alan Moore e John H. Williams III. 2009. (Encontro).

12.
III Semana de Quadrinhos - EBA-UFRJ.Mídia Digital na Arte Sequencial - mesa redonda. 2008. (Encontro).

13.
Civilização e Barbárie nas HQ's: o Príncipe Valente versus celtas e germanos.I Simpósio Internacional e II Nacional de Estudos Celtas e Germanos. 2006. (Simpósio).

14.
HQ's de aventura e estereótipos dos anos 30: selvagens e civilizados em tempos de crise.XII Encontro Regional de História - Anpuh-Rio. 2006. (Encontro).

15.
Quadrinhos: arte e ciência do visual.Palestra: "Quadrinhos: arte e ciência do visual. 2006. (Outra).

16.
I Encontro Comparar é Criar - Experiências e Olhares Plurais.Príncipe Valente: a Idade Média e o cavaleiro nos estereótipos dos quadrinhos dos anos 30 e 40. 2005. (Encontro).

17.
IV Simpósio de História Comparada.Comentários sobre projetos. 2005. (Simpósio).

18.
Palestra apresentada no Setor de Língua e Literaturas de Língua Alemã, em atividade acadêmica ligada ao Projekt Mittelalter - Projeto Idade Média da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.A Idade Média e o cavaleiro: representações, apropriações e alusões nos quadrinhos e no discurso cinematográfico. 2005. (Outra).

19.
Palestra realizada na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Representações medievais em quadrinhos heróicos: dos mitos à cavalaria - alegorias e apropriações na cultura de massa. 2005. (Congresso).

20.
VI Semana de Estudos Medievais. O medievo embutido: breve olhar sobre o udo de alegorias caval(h)eirescas nas histórias em quadrinhos. 2005. (Congresso).

21.
V Semana de História da UERJ.Quadrinhos heróicos dos anos 30 e 40: propaganda ideológica num mundo em conflito e a catarse do leitor nas imagens seqüenciais. 2005. (Encontro).

22.
XIII Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos.Do cavaleiro andante à Mulher-Maravilha: o feminino sob o olhar masculino em longa duração. 2005. (Encontro).

23.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz.Um Caipora na corte do Brasil. 2005. (Simpósio).



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para o departamento de Análise e Representação da Forma/EBA/UFRJ - classificação: 2o. lugar - outubro de 2010.

Aprovação em concurso público e provas de títulos para o departamento de História e Teoria da Arte/EBA/UFRJ - classificação: 5o. lugar - maio de 2009



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:29:19