Gustavo Giolo Valentim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1736213702299923
  • Última atualização do currículo em 24/01/2015


Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é psicólogo - Clínica Equilibrium. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Clínica e Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental e médio, psicologia escolar, cartografia e plantão psicológico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Giolo Valentim
Nome em citações bibliográficas
VALENTIM, G. G.


Formação acadêmica/titulação


2012
Mestrado em andamento em Psicologia.
Instituto de Psicologia - USP.
Título: Gestão de formação em rede: construção de sentido a partir da experiência do Programa Telecentros.BR,Orientador: Henriette Tognetti Penha Morato.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2007 interrompida
Especialização interrompida em 2008 em Ações Comunitárias. (Carga Horária: 360h).
Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial.
Título: Atenção Psicológica em Instituições.
Ano de interrupção: 2008
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2007
AT com Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 40h).
Instituto A Casa.
2005
Extensão universitária em Pressupostos Filosóficos da Esquizoanálise. (Carga horária: 128h).
Escola Nômade de Filosofia.
2012 - 2012
Avaliação Economica de Projetos Sociais. (Carga horária: 80h).
Fundacão Itau Social.
2008 - 2008
Extensão universitária em Psicologia Organizacional e do Trabalho. (Carga horária: 16h).
Instituto de Psicologia - USP.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 25
Outras informações
Trabalho de consultor na coordenação do projeto +Telecentros, parceria entre o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal de São Carlos. O projeto, de nível nacional, abrange áreas de articulação de redes, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Além da implementação do projeto, desenvolvo também ações de formação de bolsistas da graduação de pedagogia da universidade, em conjunto com professores do Campus de Sorocaba.


Escola do Futuro - USP, EF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Empresa, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formação, Carga horária: 32
Outras informações
Desenvolvi ações de coordenação de um processo de articulação de instituições para a construção e implementação de um curso à distância. Este curso foi disponibilizado pelo Ministério das Comunicações para jovens de todo o Brasil que trabalham em telecentros apoiados pelo Governo Federal.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de atividades para o Programa Acessa Escola, do Governo Estadual de São Paulo, maior programa de Inclusão Digital do Brasil. Estas atividades foram: construção de pauta de capacitações, coordenação de eventos de capacitação para mais de 2000 pessoas e em diferentes cidades, construção de textos conceituais para o programa, pesquisas, elaboração de relatórios para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, realização de vídeos, entre outros.


Associação Cidade Escola Aprendiz, APRENDIZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 30


Clinica Equilibrium, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 8
Outras informações
Psicoterapia e orientação profissional de adolescentes e adultos.


MBA Empresarial, MBA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 30
Outras informações
Consultoria em avaliação de potencial - assessment - para cargos de nível gerencial. Principais atividades: coordenação de workshops, condução de dinâmicas para grupos de até 30 pessoas; análise do processo grupal; entrevistas por competências; elaboração de laudos sobre competências; feedbacks.


Curso e Colégio Anglo Leonardo da Vinci, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Registrado, Enquadramento Funcional: Professor de Projetos, Carga horária: 8
Outras informações
Principais atividades: elaboração do conteúdo programático da disciplina; aulas semanais com turmas do 1 e 3 anos do Ensino Médio; desenvolvimento de projetos com alunos; orientação de projetos de pesquisa; elaboração de projetos interdisciplinares; organização de eventos para pais e alunos; condução de trabalhos de campo.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 4

Atividades

08/2004 - 12/2004
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio realizado na escola Arthur Whitaker visando o atendimento à queixa escolar numa perspectiva institucional.
03/2004 - 12/2004
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
1. Estágio realizado na Clinica Psiquiátrica Charcot com o objetivo de reabilitação social de internos.
02/2003 - 02/2004
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação Contínua de Professores como um dos coordenadores e professor do Projeto Cultural.
08/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .


Associação Minha Rua Minha Casa, AMRMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Atividades

02/2004 - 12/2004
Estágios .

Estágio realizado
Estágio supervisionado em um serviço de apoio psicológico a moradores de rua da cidade de São Paulo.

Colégio Oswald de Andrade Caravelas, COAC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Sala, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio realizado em uma sala do pré-primário, portanto com crianças no início do período da alfabetização, como auxiliar da professora responsável pela turma.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem Oral, Escrita e de Sinais nos Deficientes Auditivos

Objetivo: O objetivo da pesquisa foi desenvolver um instrumento para promover e avaliaro desenvolvimentoda linguagem escrita e de sinais da criança e do jovem surdo brasileiro. O trabalho resultou na publicação dos 19 volumes da Enciclopédia da Lingua de sinais Brasileira: O mundo do Surdo em Libras de Capovilla, F.C. e Raphael, W.D. (2004). Esta constitui-se numa bateria de ferramentas para o ensino e a avaliação de libras e Potuguês, contribuindo de modo decisivo para adaptar o curriculo escolar em Libras nos níveis Infantil, Fundamental e Médio, e implementar um ensino bilígüe de nível internacional para a criança surda brasileira..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Palavras-chave: Libras; Surdos; Linguagem.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL: INTERFACES POSSÍVEIS
Descrição: Pesquisa de práticas de acessibilidade dentro do contexto da inclusão digital dentro das diferentes esferas de governo e organizações sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Gustavo Giolo Valentim - Integrante / Natália Félix de Carvalho Noguchi - Integrante / Adriana Caldeira - Coordenador.
2012 - Atual
+Telecentros Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital
Descrição: O presente Projeto trata da proposta de cooperação técnica entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MC) para a implementação do Projeto +Telecentros: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital. O projeto é executado pelo Departamento de Ciências Humanas e Educação, UFSCar campus Sorocaba, com os objetivos gerais: desenvolver estudos e pesquisas produzam e sistematizem conhecimentos relacionados às questões de educação, cultura, tecnologia e sustentabilidade pela inclusão digital. Estão sendo realizadas pesquisas sobre Inclusão Digital e Lixo Eletrônico, Acessibilidade, e uso de dispositivos móveis em apoio às políticas públicas de 10 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Gustavo Giolo Valentim - Integrante / Dalton Martins - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / viviane de melo mendonça - Integrante / Marcos Roberto Vieira Garcia - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2006 - 2006
Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares
Descrição: Pesquisa realizada em uma escola do município de São Paulo sobre os modos de registro da história escolar de cada aluno, os usos e suas consequências na dinâmica da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Rede de Atenção em Saúde
Descrição: Projeto que trabalha com alunos de Graduação do Instituto de Psicologia da USP para a articulação de uma rede entre diferentes instituições da própria USP e da Zona Oeste. Esta rede visa ao atendimento da população que procura o plantão psicológico realizado pelo Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE-USP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Gustavo Giolo Valentim - Integrante / Henriette Tognetti Penha Morato - Coordenador / laiz m. s. chohfi - Integrante.
2012 - Atual
+ TELECENTROS: Educação, Tecnologia e Cultura pela Inclusão Digital
Descrição: Projeto de parceria entre o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal de São Carlos para a realização das atividades de articulação de redes, pesquisa e produção tecnológica para inclusão digital..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gustavo Giolo Valentim - Integrante / Natália Félix de Carvalho Noguchi - Integrante / Adriana Caldeira - Integrante / Teresa Mary Pires de Castro Melo - Coordenador / Marcos Francisco Martins - Integrante / marcos garcia - Integrante / Kelen Christina Leite - Integrante / viviane de melo mendonça - Integrante.Financiador(es): Ministério das Comunicações - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 6
2003 - 2004
Projeto Cultural do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e formação Contínua de Professores da Faculdade de Educação da USP.
Descrição: O Projeto foi desenvolvido para a abordagem de temas que os alunos do supletivo indicassem como necessários e que, porém, não eram abordados pelo currículo escolar vigente. Traduziu-se em uma constante pesquisa de formas de construir conhecimento sobre assuntos polêmicos embasando-se em pesquisas teóricas, discussões em sala e eventos ilustrativos.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gustavo Giolo Valentim - Coordenador.Financiador(es): Reitoria da Universidade de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, D.2013 MARTINS, D. ; VALENTIM, G. G. . Indicadores e modos cognitivos de produção da realidade: evidências da aplicação da sociometria na Ciência da Informação. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 14, p. 1, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
VALENTIM, G. G.; MARTINS, D. L. . Rede entre CRAS mediada por computador: dados da experiência com a rede mediada por email. In: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins; Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do projeto +Telecentros. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014, v. 1, p. 109-125.

2.
VALENTIM, G. G.; GARCIA, M. ; MARTINS, M. F. . Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e inclusão digital: do cenário nacional à região do Médio Paraíba-RJ. In: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins; Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do projeto +Telecentros. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014, v. , p. 69-89.

3.
VALENTIM, G. G.; MARTINS, M. F. ; ABRAHAO, M. M. . Encontro entre CRAS: troca de experiências e aprendizagens em rede presencial e a distância. In: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins; Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do Projeto + Telecentros. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014, v. , p. 90-108.

4.
VALENTIM, G. G.; OLIVEIRA, A. R. C. ; MORAES, A. E. ; NOGUCHI, N. . Trajetória do Projeto +Telecentros: Eixo Inclusão Digital e Acessibilidade. In: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins; Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do Projeto + Telecentros.. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014, v. 1, p. 263-279.

5.
VALENTIM, G. G.; OLIVEIRA, A. R. C. ; MORAES, A. E. ; NOGUCHI, N. . Inclusão Digital e Acessibilidade: algumas perspectivas para o cenário atual. In: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins; Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do Projeto + Telecentros.. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014, v. 1, p. 280-292.

6.
VALENTIM, G. G.; OLIVEIRA, A. R. C. ; MORAES, A. E. ; NOGUCHI, N. . Algumas experiências em inclusão digital e acessibilidade. In: Teresa Mary Pires de Castro Melo; Marcos Francisco Martins; Dalton Lopes Martins. (Org.). Novos caminhos da inclusão digital: experiências do Projeto + Telecentros.. 1ed.São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2014, v. 1, p. 293-314.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, G. G.; MELO, T. M. P. C. ; FERREIRA, S. S. ; MESQUITA, H. . Possibilidades de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação TIC para ampliação da comunicação e da articulação de rede na atenção básica do SUAS.. In: VIII Encontro nacional de pesquisadores em gestão social: Gestão Social e Interdisciplinaridade: construindo novas pontes e expandindo fronteiras, 2014, Cachoeira, BA. Encontro nacional de pesquisadores em gestão social : (8. : 2014 : Cachoeira, BA), 2014.

2.
MACHADO, E. C. ; MELO, T. M. P. C. ; VALENTIM, G. G. . Projeto Bibliotecas em Rede: bases conceituais e metodológicas. In: III Seminário de Competências em Informação: Cenários e Tendências, 2014, Marília, SP. Anais III Seminário de Competências em Informação: Cenários e Tendências. Marília: Fundepe Editora, 2014.

3.
MELO, T. M. P. C. ; VALENTIM, G. G. ; MARTINS, D. . Extensão como possibilidade de parceria com o poder público: Projeto +Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital. In: 1ª Congreso de Extensión de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo - AUGM - Extenso 2013, 2013, Montevidéu. Memorias del 1ª Congreso de Extensión de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo - AUGM - Extenso 2013. Montevidéu: Ed. Universidad de la República, 2013.

4.
VALENTIM, G. G.; GUZZI, D. ; MARTINS, D. ; NOGUCHI, N. ; MANFREDI, M. ; SOARES, I. L. . Relato do Processo de Monitoramento da Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR. In: 17º Congresso Internacional de Educação à Distância, 2011, Manaus - AM. Caderno dos Anais do 17º Congresso Internacional de Educação à Distância, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social, 2007.

2.
VALENTIM, G. G.; Vargas, A C C ; Widman, L M ; Felippe, A.C.M.S. ; PEREIRA, C G ; RABBAT, A. P. ; XAVIER, M. M. ; BRAGA, T B M . Compondo o mosaico institucional e interinstitucional: plantão, supervisão e pesquisa como momentos cartográficos na atenção psicológica em distrito policial. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social, 2007.

3.
BRAGA, T B M ; ARAUJO, C. A. ; XAVIER, M. M. ; MORATO, H. T. P. ; VALENTIM, G. G. . Cerzindo um projeto de atenção psicológica num distrito policial: possibilidades abertas pela cartografia a como ação clínica e de investigação interventiva. In: II CONGRESO LATINOAMERICANO de PSICOLOGÍA ULAPSI: Por una Psicología con todos y para el bien de todos, 2007, Havana. Cerzindo um projeto de atenção psicológica num distrito policial: possibilidades abertas pela cartogra a como ação clínica e de investigação interventiva, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. R. C. ; VALENTIM, G. G. ; MORAES, A. E. . Acessibilidade e Inclusão Digital: Interfaces Possíveis. In: I ENCONTRO PAULISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL - ABRAPEE, 2012, SÃO PAULO. Psicologia Escolar no Estado de São Paulo: compartilhando memórias e desafios, 2012.

2.
CHOHFI, L. M. S. ; VALENTIM, G. G. ; MORATO, H. T. P. ; REZENDE, J. C. O. ; OUSHIRO, L. ; RIZERIO, A. ; KLING, A. ; CORDONE, N. ; SANTOS, M. F. ; LERMES, R. S. R. ; SANTOS, J. F. ; PASTORE, M. N. . Rede de Atenção em Saúde para Prática Psicológica em Instituições. In: 2 Congresso Paulista de Extensão Universitária e 1 Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP, 2012, São Paulo. Anais 2 Congresso Paulista de Extensão Universitária e 1 Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP, 2012.

3.
VALENTIM, G. G.; MARTINS, M. F. ; BENEDITO, A. L. D. ; ABRAHAO, M. M. ; SANTOS, E. R. ; NOGUEIRA, D. C. ; GARCIA, M. R. V. . Articulação de uma Rede entre CRAS com Telecentros no âmbito do 'Projeto +Telecentros'. In: 2 Congresso Paulista de Extensão Universitária e 1 Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP, 2012, São Paulo. Anais 2 Congresso Paulista de Extensão Universitária e 1 Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP, 2012.

4.
SANTOS, J. F. ; VALENTIM, G. G. ; CHOHFI, L. M. S. ; MORATO, H. T. P. . Rede/LEFE: Reflexões acerca dos laboratórios e extensões do IPUSP via experiências de alunos dos primeiros anos da graduação. In: 20º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica, 2012, São Paulo. Anais 20º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica. São Paulo: USP, 2012.

5.
VALENTIM, G. G.; MORATO, H. T. P. . Gestão de formação em rede: construção de sentido a partir da experiência do programa Telecentros.BR. In: VI Congresso Interno Instituto de Psicologia, 2012, São Paulo. Resumos do VI Congresso Interno Instituto de Psicologia. São Paulo, 2012.

6.
NISHIOKA, F. ; GREVE, M. S. ; VALENTIM, G. G. ; MORATO, H. T. P. . Levantamento quantitativo: perfil dos clientes que buscam o serviço de aterndimento em plantão psicológico. In: VI Congresso Interno Instituto de Psicologia, 2012, São Paulo. Resumos do VI Congresso Interno Instituto de Psicologia. São Paulo, 2012.

7.
NISHIOKA, F. ; GREVE, M. S. ; VALENTIM, G. G. ; MORATO, H. T. P. . Levantamento quantitativo: perfil dos clientes que buscam o serviço de atendimento em plantão psicológico. In: 20º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica, 2012, São Paulo. 20º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica. São Paulo, 2012.

8.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. . Inquietações do Encontro entre a Psicologia e as Ações de Construção de Rede: a experiência no Programa Telecentros.BR.. In: II Encontro da Regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2011, Fortaleza - CE. Programação e Anais, 2011.

9.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. . Psicologia e Formação de Rede: ações e questionamentos. In: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.

10.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. In: II Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação V Encontro de Psicólogos da Área de Educação, 2007, São Paulo. Caderno de Programa. São Paulo: Conselho Regional de Psicologia, 2007.

11.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional: história compromissos e perspectivas, 2007, São João del Rei. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional: história compromissos e perspectivas, 2007.

12.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. In: XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP SIICUSP, 2006, São Paulo. XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP SIICUSP, 2006.

13.
VALENTIM, G. G.; GLENS, M. ; GOMES, C. G. ; NATALO, S. P. . Uma proposta de Intervenção Institucional em Psicologia Escolar. In: I Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação e IV Encontro de Psicólogos da Área de Educação, 2005, São Paulo. Caderno de Programa, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, T. M. P. C. ; FERREIRA, S. S. ; MESQUITA, H. ; VALENTIM, G. G. . Possibilidades de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliação da comunicação e articulação da rede na atenção básica do SUAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORATO, H. T. P. ; VALENTIM, G. G. ; CHOHFI, L. M. S. . Articulação de Rede como ação clínica em instituições. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELO, T. M. P. C. ; MARTINS, D. ; VALENTIM, G. G. . Extensão como possibilidade de parceria com o poder público: Projeto +Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CHOHFI, L. M. S. ; VALENTIM, G. G. . Extensão no IPUSP. Você conhece os serviços?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CHOHFI, L. M. S. ; VALENTIM, G. G. ; MORATO, H. T. P. ; OUSHIRO, L. ; REZENDE, J. C. O. ; LERMES, R. S. R. ; SANTOS, J. F. ; PASTORE, M. N. ; RIZERIO, A. ; KLING, A. ; SANTOS, M. F. ; CORDONE, N. . Rede de Atenção em Saúde para Prática Psicológica em Instituições. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. . Contribuições da Psicologia para Constituição de Processos Formativos em Rede. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. ; MANFREDI, M. ; MARTINS, D. ; GUZZI, D. ; SOARES, I. L. . Relato do Processo de Monitoramento da Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. . Contribuições da Psicologia para Constituição de Processos Formativos em Rede. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. . Inquietações do Encontro entre a Psicologia e as Ações de Construção de Rede: a experiência no Programa Telecentros.BR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Histórias que se Apre(e)endem na Escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VALENTIM, G. G.; GLENS, M. ; GOMES, C. G. ; NATALO, S. P. . Uma proposta de Intervenção Institucional em Psicologia Escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. São Paulo: ABRAPEE, 2007 (Artigo).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
VALENTIM, G. G.. Flickr. 2010; Tema: Fotografia. (Rede social).

2.
VALENTIM, G. G.. Efeitos de Encontros. 2010; Tema: publicação de ensaios sobre psicologia, redes sociais, educação e fotografia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. ; MARTINS, D. ; MANFREDI, M. ; SOARES, I. L. . Curso de Formação de Monitores para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Ensino à Distância).

2.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Relatório Final da Pesquisa: Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2006. (Relatório de pesquisa).

3.
VALENTIM, G. G.; SOUZA, M. P. R. . Relatório Parcial da Pesquisa: Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2006. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Rede de Atenção em Saúde para a Prática Psicológica em Instituições. 2012. (Congresso).

2.
II Congresso Paulista de Extensão I Congresso de Extensão Universitária da Unifesp. 2012. (Congresso).

3.
II Congresso Paulista de Extensão I Congresso de Extensão Universitária da Unifesp. Articulação de uma Rede entre CRAS com Telecentros no âmbito do Projeto +Telecentros. 2012. (Congresso).

4.
II Congresso Paulista de Extensão I Congresso de Extensão Universitária da Unifesp. Rede de Atenção em Saúde para a Prática Psicológica em Instituições. 2012. (Congresso).

5.
17º Congresso Internacional de Educação à Distância. Relato do Processo de Monitoramento da Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR. 2011. (Congresso).

6.
7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e Formação de Rede: ações e questionamentos. 2011. (Congresso).

7.
II Encontro da Regional NorteNordeste da Associação Brasileira de Psicologia Social.Inquietações do Encontro entre a Psicologia e as Ações de Construção de Rede: a experiência no Programa Telecentros.BR. 2011. (Encontro).

8.
II CONGRESO LATINOAMERICANO de PSICOLOGÍA ULAPSI: Por una Psicología con todos y para el bien de todos. Cerzindo um projeto de atenção psicológica num distrito policial: possibilidades abertas pela cartografia a como ação clínica e de investigação interventiva. 2007. (Congresso).

9.
II Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação V Encontro de Psicólogos da Área de Educação.Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2007. (Encontro).

10.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional: história compromissos e perspectivas. 2007. (Congresso).

11.
VIII Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional: história compromissos e perspectivas. Histórias que se Apre(e)ndem na Escola. 2007. (Congresso).

12.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social. Compondo o mosaico institucional e interinstitucional: plantão, supervisão e pesquisa como momentos cartográficos na atenção psicológica em distrito policial . 2007. (Congresso).

13.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO: Diálogos em Psicologia Social. Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2007. (Congresso).

14.
I Jornada Plantão Psicológico em Aconselhamento Psicológico. 2006. (Seminário).

15.
XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2006. (Simpósio).

16.
XIV Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP SIICUSP.Histórias que se Apre(e)ndem na Escola: Modalidades, Concepções e Práticas dos Registros Escolares. 2006. (Simpósio).

17.
I Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação e IV Encontro de Psicólogos da Área de Educação.Uma Proposta de Intervenção Institucional em Psicologia Escolar. 2005. (Outra).

18.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia Escolar e Educacional: Da Teoria à Prática Escolar. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VALENTIM, G. G.; NOGUCHI, N. ; CALDEIRA, A. ; MORAES, A. E. . Seminário de Inclusão Digital e Acessibilidade. 2013. (Outro).

2.
MELO, T. M. P. C. ; VALENTIM, G. G. ; MARTINS, D. ; MARTINS, M. F. ; SOARES, I. L. ; MANFREDI, M. ; NOGUCHI, N. ; ABRAHAO, M. M. . 1o Encontro Regional de CRAS. 2013. (Outro).

3.
MELO, T. M. P. C. ; VALENTIM, G. G. ; SOARES, I. L. ; MARTINS, D. ; MANFREDI, M. ; ABRAHAO, M. M. ; NOGUCHI, N. . 1o Encontro Nacional de CRCs - Projeto Computadores para Inclusão. 2012. (Outro).

4.
MELO, T. M. P. C. ; VALENTIM, G. G. ; SOARES, I. L. ; MARTINS, D. ; NOGUCHI, N. ; MANFREDI, M. ; ABRAHAO, M. M. . 2o Encontro Nacional de CRCs - Projeto Computadores para Inclusão. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARTINS, D.2013 MARTINS, D. ; VALENTIM, G. G. . Indicadores e modos cognitivos de produção da realidade: evidências da aplicação da sociometria na Ciência da Informação. Datagramazero (Rio de Janeiro), v. 14, p. 1, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
CHOHFI, L. M. S. ; VALENTIM, G. G. . Extensão no IPUSP. Você conhece os serviços?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
VALENTIM, G. G.. Flickr. 2010; Tema: Fotografia. (Rede social).

2.
VALENTIM, G. G.. Efeitos de Encontros. 2010; Tema: publicação de ensaios sobre psicologia, redes sociais, educação e fotografia. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:25:06