Adriana Martins Simões

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  • Última atualização do currículo em 07/02/2018


Possui graduação em Letras - Bacharelado (2006) e Licenciatura (2006) em Português e Espanhol - e Mestrado (2010) e Doutorado em Letras (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em aquisição/aprendizagem, Letras Estrangeiras Modernas e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição/aprendizagem de LE, espanhol, português brasileiro, objeto pronominal acusativo, sintaxe comparada, gramática não nativa, coexistência de gramáticas, mudança e variação linguística. Foi docente substituta na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Martins Simões
Nome em citações bibliográficas
SIMÕES, A. M.;SIMÕES, Adriana Martins;MARTINS SIMÕES, ADRIANA


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O objeto pronominal acusativo de 3a pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro: clíticos como manifestação visível e objetos nulos como manifestação não visível da concordância de objeto, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. Neide Therezinha Maia González.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: objeto pronominal acusativo; espanhol; variação linguística; concordância de objeto; coexistência de gramáticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2007 - 2010
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Clítico, objeto nulo ou pronome tônico? Quanto e como a variação/mudança no paradigma do preenchimento pronominal do objeto acusativo de 3a pessoa no PB se reflete na aquisição/aprendizagem do espanhol pelos aprendizes brasileiros ao longo das gerações,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Neide Therezinha Maia González.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: aquisição/aprendizagem de LE; espanhol; português brasileiro; objeto pronominal; gramática não nativa; coexistência de gramáticas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aquisição/aprendizagem de LE.
2004 - 2006
Graduação em Licenciatura: Português e Espanhol.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Letras: Bacharelado em Português e Espanhol.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa no espanhol, no português e na produção não nativa em espanhol de falantes do PB.
Orientador: Profa. Dra. Neide Therezinha Maia González.




Formação Complementar


2014 - 2014
Introdução ao Goldvarb X: uso e interpretação. (Carga horária: 8h).
Associação de Linguística e Filologia da América Latina, ALFAL, Chile.
2012 - 2012
The Development of Language. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Tú, vos y usted en América: diacronía y sincronía. (Carga horária: 6h).
Associação de Linguística e Filologia da América Latina, ALFAL, Chile.
2009 - 2009
Curso Interuniversitario de Actualización. (Carga horária: 80h).
Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasilia, CE, Brasil.
2009 - 2009
Pra não dizer que não falei de libro didáctico. (Carga horária: 2h).
Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, APEESP, Brasil.
2009 - 2009
Qué hace ud feliz? El contraste Español-Portugués. (Carga horária: 2h).
Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, APEESP, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 12h).
Ministerio de Educación y Ciencia - Consejería de Educación en Brasil, MEC, Brasil.
2008 - 2008
AAE & BVP: Parallels in their Partial Restructurin. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2007
Curso Interuniversitario de Actualización. (Carga horária: 80h).
Ministerio de Educación y Ciencia - Consejería de Educación en Brasil, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Actualización para Profesores de Español. (Carga horária: 15h).
Ministerio de Educación y Ciencia - Consejería de Educación en Brasil, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente contratada substituta, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Doutorado - Bolsista do CNPq

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado - Bolsista CAPES

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0263 - Língua Espanhola I
FLM0265 - Língua Espanhola III
11/2015 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0262 - Língua Espanhola IV
FLM0264 - Língua Espanhola II
07/2011 - 12/2011
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado realizado pelo PAE na disciplina FLM0616 - Tópicos Contrastivos Acerca do Funcionamento da Língua Espanhola e do Português Brasileiro do Departamento de Letras Modernas, sob supervisão da Prof. Dr. Adrián Fanjul..
02/2011 - 06/2011
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado realizado pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina FLM0268 - Variedade e alteridade na língua espanhola do Departamento de Letras Modernas, sob supervisão da Profa. Dra. María Teresa Celada..
02/2009 - 06/2009
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio supervisionado realizado pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina FLM0620 - Práticas de Escrita em Língua Espanhola do Departamento de Letras Modernas, sob supervisão do Prof. Dr. Adrián Fanjul..
07/2008 - 12/2008
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado realizado pelo Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina FLM0264 - Língua Espanhola II do Departamento de Letras Modernas, sob supervisão da Profa. Dra. Mirta Groppi..

Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 9
Outras informações
Curso Básico de Espanhol ministrado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - Período: set. - dez./2014


Centro de Estudos de Línguas, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de espanhol ministrado a alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Espanhol.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Português Brasileiro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição/aprendizagem de LE.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Gramática não nativa.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Sintaxe comparada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Variação e mudança linguística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS SIMÕES, ADRIANA2016 MARTINS SIMÕES, ADRIANA. O objeto pronominal acusativo de 3ª pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978), v. 45, p. 316-331, 2016.

2.
SIMÕES, A. M.2015 SIMÕES, A. M.. Algunas evidencias acerca de la gramática no nativa del español: reestructuración y permeabilidad. SIGNOS ELE, v. 9, p. 1-19, 2015.

3.
SIMÕES, A. M.2014SIMÕES, A. M.. A aquisição/aprendizagem do espanhol e sua relação com a aprendizagem do português na escola. Intersecciones - Revista da APEESP, v. 2, p. 40-56, 2014.

4.
SIMÕES, A. M.2013 SIMÕES, A. M.. A sintaxe do espanhol e do português brasileiro: evidências para a gramática não nativa do espanhol. Revista Caracol, v. 4, p. 08-39, 2013.

5.
SIMÕES, A. M.2012 SIMÕES, A. M.. La adquisición/aprendizaje del español por aprendices brasileños: evidencias acerca de la gramática no nativa. Signo y Seña, v. 22, p. 87-104, 2012.

6.
SIMÕES, A. M.;SIMÕES, Adriana Martins;MARTINS SIMÕES, ADRIANA2009SIMÕES, A. M.. Algumas tendências da realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa no processo de aquisição/aprendizagem formal de espanhol por falantes do português brasileiro. Papia (Brasília), v. 19, p. 233-246, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
GONZALEZ, N. T. M. ; SIMÕES, A. M. ; ARAUJO JR., B. J. ; YOKOTA, R. . La investigación en el campo de la adquisición/aprendizaje de ELE en Brasil: relato de algunos trabajos. In: AINCIBURU, María Cecilia; FERNÁNDEZ SILVA, Claudia. (Org.). La adquisición de la Lengua Española: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Estudios en homenaje a Marta Baralo Ottonello. 1ed.Buenos Aires: Autores de Argentina, 2017, v. , p. 47-56.

2.
SIMÕES, A. M.. La variación lingüística en español: el objeto pronominal acusativo. In: Álvarez López, C. J.; Garrido Martín, B.; González Sanz, M.. (Org.). Jóvenes aportaciones a la investigación lingüística. 1ed.Sevilla: Ediciones Alfar, 2015, v. , p. 97-108.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, A. M.. El objeto pronominal acusativo en español: análisis de las variedades de Madrid y Montevideo. In: II Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR (II CIPLOM), 2015, Buenos Aires. Libro de Actas - II CIPLOM, 2013. p. 1459-1469.

2.
SIMÕES, A. M.. A expressão do objeto pronominal acusativo nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. In: XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa. Estudos Linguísticos e Filológicos - Anais, 2014. v. único. p. 1151-1162.

3.
SIMÕES, A. M.. A variação na realização do objeto pronominal acusativo no espanhol: um estudo inicial. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013, Salvador. Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013. p. 36-44.

4.
SIMÕES, A. M.. Indícios a respeito da gramática não nativa do espanhol a partir da aquisição/aprendizagem da língua por brasileiros de diferentes gerações. In: I Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur (I CIPLOM), 2011, Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. São Paulo: Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, 2011. p. 01-10.

5.
SIMÕES, A. M.. A gramática não nativa do espanhol: algumas constatações empíricas. In: VI Congresso Brasileiro de Hispanistas / II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2011, Campo Grande. Anais Hispanismo & Fronteira, 2011. p. 1-21.

6.
SIMÕES, A. M.. Formas de realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa na produçao escrita de aprendizes brasileiros de espanhol: resultados de uma pesquisa. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009. p. 2248-2258.

7.
SIMÕES, A. M.. A aquisição/aprendizagem de espanhol e a coexistência de gramáticas no português brasileiro: tendências e hipóteses. In: IV EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH / USP, 2009, São Paulo. Anais do IV Encontro de Pós-graduandos da FFLCH / USP, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, A. M.. A aquisição da gramática não nativa do espanhol e a mudança linguística no português brasileiro. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica, 2012, São Paulo. Anais de Resumos do II Congresso Internacional de Linguística Histórica - Homenagem a Ataliba Teixeira de Castilho. São Paulo: Humanitas, 2012. p. 43-43.

2.
SIMÕES, A. M.. La variación lingüística en español: el objeto pronominal acusativo. In: XXVII Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas, 2012, Sevilla. Libro de resúmenes, 2012. v. único. p. 76-77.

3.
SIMÕES, A. M.. Constatações empíricas a respeito da gramática não nativa do espanhol e sua aquisição/aprendizagem por brasileiros de diferentes gerações. In: I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, 2010, São Paulo. Caderno de Resumos, 2010. p. 24-25.

4.
SIMÕES, A. M.. Formas de realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa na produção escrita de aprendizes brasileiros de espanhol: resultados de uma pesquisa. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas / I Congresso Internacional da ABH, 2008, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIMÕES, A. M.. O objeto pronominal acusativo de 3ª pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro. In: 63º Seminário do GEL, 2015, Campinas. Programação do 63º Seminário do GEL, 2015.

2.
SIMÕES, A. M.. A expressão do objeto pronominal acusativo nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. In: XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa. Estudos Linguísticos e Filológicos - Anais, 2014. v. único.

3.
SIMÕES, A. M.. Objetos nulos nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos, 2014. p. 7-7.

4.
SIMÕES, A. M.. El objeto pronominal acusativo en español: análisis de las variedades de Madrid y Montevideo. In: II CIPLOM - Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, 2013, Buenos Aires. Libro de resúmenes, 2013. p. 489-490.

5.
SIMÕES, A. M.. A aquisição/aprendizagem do espanhol e sua relação com a aprendizagem do português na escola. In: II Simpósio da APEESP - 30 anos, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos, 2013. p. 04-05.

6.
SIMÕES, A. M.. A variação na realização do objeto pronominal acusativo no espanhol: um estudo inicial. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2012, Salvador. Caderno de Resumos, 2012. p. 6-7.

7.
SIMÕES, A. M.. A expressão do objeto acusativo nominal e oracional na variedade de espanhol de Madri. In: III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos, 2012. v. único. p. 16-16.

8.
SIMÕES, A. M.. Indicios acerca de la gramática no nativa del español. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL), 2011, Alcalá de Henares. Libro de Resúmenes. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2011. v. único. p. 518-518.

9.
SIMÕES, A. M.. Aspectos da reestruturação da gramática não nativa do espanhol. In: 18º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos: Linguística Aplicada, Linguagens, Discursos. São Paulo: PUC-SP, 2011. v. único. p. 50-51.

10.
SIMÕES, A. M.. A variação linguística no espanhol: dados de uma análise inicial a respeito do objeto nulo na variedade de Montevidéu. In: II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, 2011, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011. p. 1-1.

11.
SIMÕES, A. M.. A gramática não nativa do espanhol: algumas constatações empíricas. In: VI Congresso Brasileiro de Hispanistas / II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2010, Campo Grande. Caderno de Resumos e Programação, 2010. p. 24-24.

12.
SIMÕES, A. M.. Indícios a respeito da gramática não nativa do espanhol a partir da aquisição/aprendizagem da língua por brasileiros de diferentes gerações. In: I CIPLOM - I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul, 2010, Foz do Iguaçu. Programação e Caderno de Resumos. Cascavel: Coluna do Saber, 2010. v. único. p. 47-48.

13.
SIMÕES, A. M.. Aquisição/aprendizagem de espanhol por brasileiros: tendências do preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa. In: 17° InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos - 17° InPLA: Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. v. único. p. 312-313.

14.
SIMÕES, A. M.. Aspectos da aquisição/aprendizagem do objeto pronominal do espanhol por brasileiros. In: XII Enapol - Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos - XII Enapol, 2009. p. 03-03.

15.
SIMÕES, A. M.. Algumas tendências da realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa no processo de aquisição/aprendizagem formal de espanhol por falantes do português brasileiro. In: V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares, 2008, São Paulo. Programação e Resumos, 2008.

16.
SIMÕES, A. M.. Preenchimento do objeto direto pronominal no espanhol, no português brasileiro e na produção não nativa em espanhol de falantes do PB. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2006, São Paulo. Preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa no espanhol, no português brasileiro e na produção não nativa em espanhol de falantes do PB, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMÕES, A. M.. A descrição linguística e a aquisição/aprendizagem do espanhol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIMÕES, A. M.. O objeto pronominal acusativo de 3ª pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SIMÕES, A. M.. O objeto pronominal acusativo de 3a pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro: clíticos como manifestação visível e objetos nulos como manifestação não visível da concordância de objeto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SIMÕES, A. M.. A expressão do objeto pronominal acusativo nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SIMÕES, A. M.. Objetos nulos nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SIMÕES, A. M.. El objeto pronominal acusativo en español: análisis de las variedades de Madrid y Montevideo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SIMÕES, A. M.. A aquisição/aprendizagem do espanhol e sua relação com a aprendizagem do português na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SIMÕES, A. M.. A aquisição da gramática não nativa do espanhol e a mudança linguística no português brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SIMÕES, A. M.. A variação na realização do objeto pronominal acusativo no espanhol: um estudo inicial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SIMÕES, A. M.. La variación lingüística en español: el objeto pronominal acusativo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SIMÕES, A. M.. A expressão do objeto acusativo nominal e oracional na variedade de espanhol de Madri. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SIMÕES, A. M.. Indicios acerca de la gramática no nativa del español. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SIMÕES, A. M.. Aspectos da reestruturação da gramática não nativa do espanhol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SIMÕES, A. M.. A variação linguística no espanhol: dados de uma análise inicial a respeito do objeto nulo na variedade de Montevidéu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SIMÕES, A. M.. A gramática não nativa do espanhol: algumas constatações empíricas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SIMÕES, A. M.. Indícios a respeito da gramática não nativa do espanhol a partir da aquisição/aprendizagem da língua por brasileiros de diferentes gerações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SIMÕES, A. M.. Constatações empíricas a respeito da gramática não nativa do espanhol e sua aquisição/aprendizagem por brasileiros de diferentes gerações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SIMÕES, A. M.. Aquisição/aprendizagem de espanhol por brasileiros: tendências do preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SIMÕES, A. M.. Aspectos da aquisição/aprendizagem do objeto pronominal do espanhol por brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SIMÕES, A. M.. A aquisição/aprendizagem de espanhol e a coexistência de gramáticas no português brasileiro: tendências e hipóteses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SIMÕES, A. M.. Formas de realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa na produção escrita de aprendizes brasileiros de espanhol: resultados de uma pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SIMÕES, A. M.. Algumas tendências da realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa no processo de aquisição/aprendizagem formal de espanhol por falantes do português brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SIMÕES, A. M.; BLOHEM, G. R. . Ensino de léxico aliado aos recursos audiovisuais em LE: ludicidade e estratégias que englobam os estilos de aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SIMÕES, A. M.. Preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa no espanhol, no português e na produção não nativa em espanhol de falantes do PB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMÕES, A. M.. La expresión del objeto directo pronominal de 3ª persona en español y en portugués brasileño. 2013. .

2.
SIMÕES, A. M.. Relatório nº 3 - CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
SIMÕES, A. M.. Relatório nº 4 - CNPq. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
SIMÕES, A. M.. Relatório n.1 - CNPq. 2011. (Relatório de pesquisa).

5.
SIMÕES, A. M.. Relatório n.2 - CNPq. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
SIMÕES, A. M.. Relatório n. 5 - CAPES. 2010. (Relatório de pesquisa).

7.
SIMÕES, A. M.. Relatório n. 3 - CAPES. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
SIMÕES, A. M.. Relatório n. 4 - CAPES. 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
SIMÕES, A. M.. Relatório n. 1 - CAPES. 2008. (Relatório de pesquisa).

10.
SIMÕES, A. M.. Relatório n. 2 - CAPES. 2008. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. A descrição linguística e a aquisição/aprendizagem do espanhol. 2016. (Congresso).

2.
63º Seminário do GEL.O objeto pronominal acusativo de 3ª pessoa nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu comparado ao português brasileiro. 2015. (Seminário).

3.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Objetos nulos nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. 2014. (Congresso).

4.
XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL). A expressão do objeto pronominal acusativo nas variedades de espanhol de Madri e Montevidéu. 2014. (Congresso).

5.
II CIPLOM - Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. El objeto pronominal acusativo en español: análisis de las variedades de Madrid y Montevideo. 2013. (Congresso).

6.
II Simpósio da APEESP - 30 anos.A aquisição/aprendizagem do espanhol e sua relação com a aprendizagem do português na escola. 2013. (Simpósio).

7.
Simposio de Gramática del Español. 2013. (Simpósio).

8.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. A aquisição da gramática não nativa do espanhol e a mudança linguística no português brasileiro. 2012. (Congresso).

9.
III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.A expressão do objeto acusativo nominal e oracional na variedade de espanhol de Madri. 2012. (Outra).

10.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. A variação na realização do objeto pronominal acusativo no espanhol: um estudo inicial. 2012. (Congresso).

11.
XXVII Congreso Internacional de la Asociación de Jóvenes Lingüistas. La variación lingüística en español: el objeto pronominal acusativo. 2012. (Congresso).

12.
18º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Aspectos da reestruturação da gramática não nativa do espanhol. 2011. (Outra).

13.
II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.A variação linguística no espanhol: dados de uma análise inicial a respeito do objeto nulo na variedade de Montevidéu. 2011. (Outra).

14.
XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL). Indicios acerca de la gramática no nativa del español. 2011. (Congresso).

15.
I CIPLOM - I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul. Indícios a respeito da gramática não nativa do espanhol a partir da aquisição/aprendizagem da língua por brasileiros de diferentes gerações. 2010. (Congresso).

16.
I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.Constatações empíricas a respeito da gramática não nativa do espanhol e sua aquisição/aprendizagem por brasileiros de diferentes gerações. 2010. (Outra).

17.
Tardes de Linguística na USP - Palestra com o Prof. Gregory Guy. 2010. (Outra).

18.
VI Congresso Brasileiro de Hispanistas / II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. A gramática não nativa do espanhol: algumas constatações empíricas. 2010. (Congresso).

19.
17° InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Aquisição/aprendizagem de espanhol por brasileiros: tendências do preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa. 2009. (Congresso).

20.
IV EPOG - Encontro de Pós-graduandos da FFLCH / USP.A aquisição/aprendizagem de espanhol e a coexistência de gramáticas no português brasileiro: tendências e hipóteses. 2009. (Encontro).

21.
Tardes de Linguística na USP - Palestra com os professores Anthony Naro e Marta Scherre. 2009. (Outra).

22.
XII Enapol - Encontro dos Alunos de Pós-graduação em Linguística da Universidade de São Paulo.Aspectos da aquisição/aprendizagem do objeto pronominal do espanhol por brasileiros. 2009. (Encontro).

23.
Ciclo de Palestras - Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). 2008. (Outra).

24.
I Simposio Internacional de Lengua Española. 2008. (Simpósio).

25.
V Congresso de Hispanistas / I Congresso Internacional da ABH. Formas de realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa na produção escrita de aprendizes brasileiros de espanhol: resultados de uma pesquisa. 2008. (Congresso).

26.
V Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares.Algumas tendências da realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa no processo de aquisição/aprendizagem formal de espanhol por falantes do português brasileiro. 2008. (Encontro).

27.
I Simposio Internacional de Lengua y Literaturas Española e Hispanoamericana - Instituto Cervantes. 2007. (Simpósio).

28.
Qué lengua se certifica?. 2007. (Outra).

29.
Validar el uso de la lengua: como se corrige el examen CELU. 2007. (Oficina).

30.
VI Encontro de Lingüística de Corpus. 2007. (Encontro).

31.
14 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa no espanhol, no português e na produção não nativa em espanhol de falantes do PB. 2006. (Simpósio).

32.
Aspectos Sintáticos do Português Brasileiro - "A colocação de clíticos na sincronia e na diacronia do português: resultados empíricos e teóricos". 2006. (Seminário).

33.
Encontro de Formação Continuada do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. 2006. (Encontro).

34.
I Jornada das Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras.Ensino de léxico aliado aos recursos audiovisuais em LE: ludicidade e estratégias que englobam os estilos de aprendizagem. 2006. (Outra).

35.
IV Semana da Educação - Ensinar e Aprender: Formação, Percursos e Projetos. 2006. (Outra).

36.
Psicolingüística e Teoria Língüística: tentativas de diálogo. 2006. (Outra).

37.
V Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 2006. (Seminário).

38.
XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE) - Pesquisa em Língua Espanhola. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIMÕES, A. M.; FRANCINI, A. C. M. ; MENEZES, A. S. ; OLIVEIRA, Bruna Macedo ; BRIANEZI, D. I. ; SANTOS, E. N. ; MOREIRA, G. S. ; CASTALDO, I. C. ; SOUZA, J. ; TALLEI, J. ; SOCOLOWICZ, L. ; QUEIROZ, M. F. ; COBELO, S. ; SANTOS. T. S. ; MARTINS, V. . II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2011. (Outro).

2.
FIORUSSI, A. ; SIMÕES, A. M. ; VENTURI, C. ; CHECCHIA, C. ; PEREIRA, F. ; CASTALDO, I. C. ; SOUZA, J. ; TALLEI, J. ; LOCOSELLI, L. F. ; ALMEIDA, O. F. ; SANTOS, T. . I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Diploma de Español como Lengua Extranjera (D. E. L. E.) - Nível Inicial, obtido em 2002



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