Maria Coelho Araripe de Paula Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7271142385229241
  • Última atualização do currículo em 06/05/2018


Mestra em Literatura Brasileira pela UFRJ (2015), possui especialização em Literatura Infanto-Juvenil (2010) e graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006), onde atuou na área de Literatura Brasileira Moderna e Literatura Portuguesa. Iniciou os estudos de Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007-). Pertence ao quadro efetivo docente do Colégio de Aplicação da UFRJ no setor de Língua Portuguesa e desenvolve trabalho artístico como atriz e contadora de histórias desde 2008 com o Grupo Mosaicos- Teatro, Música, Histórias. Integra o grupo de pesquisa Literatura e Educação Literária. Cursa doutorado no Programa de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa pela USP (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Coelho Araripe de Paula Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, M. C. A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
Rua J. J Seabra, s/n
Jardim Botânico
22470-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115382
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A DIMENSAO NARRADORA DOS SUJEITOS: PERCURSOS DE ESCRITAS DE SI NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO,
Orientador: VIMA LIA DE ROSSI MARTIN.
2013 - 2015
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre carregar água na peneira ou o protagonismo da infância em Guimarães Rosa,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rosa Maria de Carvalho Gens.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2010
Especialização em Literatura infanto-juvenil. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino.
Orientador: Nilma Lacerda.
2007
Graduação em andamento em Artes cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Grupo Lume: histórias de nós mesmos. (Carga horária: 6h).
Encontro Internacional de Contadores de história Boca do céu, BOCA DO CÉU, Brasil.
2008 - 2008
A arte de contar histórias com tapetes. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural da Justiça Federal, CCJF, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de contadores de histórias. (Carga horária: 16h).
SPAÇO, SPAÇO, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em O galego e o português: estudo comparativo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2003 - 2003
Cordel, uma expressão poética de múltiplas funções. (Carga horária: 6h).
Espaço Cultural TCE-RJ, TCE-RJ, Brasil.
1995 - 2001
Inglês. (Carga horária: 500h).
Center of American and British studies, CABS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: -, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 16


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PMVR, SME-PMVR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: -, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar
Descrição: O projeto ?Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar? tem como objetivo geral investigar as potencialidades da narrativa oral na educação formal, levantando reflexões e realizando ações que valorizem a identidade do professor-narrador e do aluno-narrador, capazes de uma narrativa de si e do outro, numa dimensão não somente artística, mas também social e pedagógica, valorizando o processo criativo na construção do saber e, principalmente, promovendo a interação entre os sujeitos e o conhecimento pelo viés da experiência e, portanto, pelo afeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Coordenador.
2015 - Atual
Literatura e educação literária
Descrição: O grupo de pesquisa se propõe a discutir questões relativas à educação literária, na perspectiva da formação do leitor na escola básica e na graduação em Letras, levando em conta a urgência da discussão em um momento em que o ensino de literatura passa por significativa necessidade de afirmação e mudança. Partindo da ideia de que a literatura tem como potência maior a multissignificância, e que os sentidos se constroem também em constante diálogo com a experiência do leitor, as pesquisas desse grupo buscam propiciar experiências com leitura de literatura e contribuir para a formação de leitores que se aproximem da obra providos da consciência de que podem se apropriar daquele objeto estético, com ele dialogar e fazê-lo também dialogar com outras leituras feitas. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5906903233650588.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Integrante / Cleusa Joceleia Machado - Integrante / Ana Crelia Penha Dias - Coordenador / Marcos Vinícius Scheffel - Integrante.
2013 - Atual
O fenômeno literário da cena escolar
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Poesia e Visualidade
Descrição: O projeto tem por objetivo a pesquisa sobre o olhar na poesia brasileira, seja em poetas canônicos ou contemporâneos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Coordenador / Celia de Moraes Rego Pedrosa - Integrante / Marianna Almeida - Integrante / Franklin Martins - Integrante / Antonio Andrade - Integrante.
2005 - Atual
Leitura e Literatura para crianças e jovens
Descrição: Projeto de pesquisa, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, que dá continuidade ao anterior "Literatura infantil e juvenil: Pensares". Apresenta como objetivos a investigação da importância da leitura e fabulação para o desenvolvimento infantil e juvenil, a inquirição sobre aspectos a serem considerados no estudo de obras para crianças e jovens, o estudo do livro em suas múltiplas dimensões, assim como possibilidades de dinamização de leitura e literatura no universo escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Integrante / Ana Crelia Penha Dias - Integrante / Georgina Martins - Integrante / Rosa Gens - Coordenador / Armando Gens - Integrante / Cristiane Madânelo - Integrante.
2003 - 2004
Monitoria da disciplina Literatura Portuguesa
Descrição: O presente projeto de monitoria consiste no acompanhamento da disciplina de Literatura Portuguesa como monitora dos alunos, além do desenvolvimento de pesquisa na área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Coordenador / José Carlos Barcelos - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar
Descrição: O projeto ?Sujeitos que narram: estudos de narrativa oral no espaço escolar? tem como objetivo geral investigar as potencialidades da narrativa oral na educação formal, levantando reflexões e realizando ações que valorizem a identidade do professor-narrador e do aluno-narrador, capazes de uma narrativa de si e do outro, numa dimensão não somente artística, mas também social e pedagógica, valorizando o processo criativo na construção do saber e, principalmente, promovendo a interação entre os sujeitos e o conhecimento pelo viés da experiência e, portanto,peloafeto.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes - Coordenador.
2010 - Atual
Experimentações Poéticas
Descrição: O Projeto Experimentações Poéticas pretende investigar as possibilidades pedagógicas das produções artísticas de caráter performático na escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz na categoria Infanto-juvenil, FUNARTE.
2010
Prêmio Roquette-Pinto, categoria infanto-juvenil pelo Programa de rádio Contos Cascudos, Associação das Rádios Públicas Brasileiras (ARPUB).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, A. C. P.2017DIAS, A. C. P. ; UZÊDA, André. L. M. ; GOMES, M. C. A. P. . Autor e leitor: identidades do professor de literatura em formação - experiências com o estágio supervisionado em Letras. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 24, p. 13-27, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMES, M. C. A. P.. Quando o outro somos nós mesmos. A universidade viva: greve 2012, Universidade Federal do Ri, p. 30 - 31, 20 out. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, M. C. A. P.. Os meninos que carregam água na peneira: protagonismo da infância em GUimarães Rosa. In: 4º Congresso de Letras Artes & Cultura: Linguagem, memória e arte: interfaces, 2013, São João Del-Rei. 4º Congresso de Letras Artes & Cultura: Linguagem, memória e arte: interfaces, 2013. v. único. p. 419-426.

2.
GOMES, M. C. A. P.. A afirmação do instinto e a possibilidade de transcendência nos contos. In: IV SEminário de Literaturas de Língua Portuguesa. Portugal e África, 2004, Niterói. Revolução, Revoluções. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial Ltda, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, M. C. A. P.; DIAS, A. C. P. . Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias: percursos formadores dos sujeitos leitores na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, M. C. A. P.. A dimensão narradora dos sujeitos e a escola como espaço de resistência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, M. C. A. P.. Da margem aos cimos: Miguilim, o menino-rosa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES, M. C. A. P.. Protagonismo da infância em Guimarães Rosa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES, M. C. A. P.. Os meninos que carregam água na peneira: protagonismo da infância em Guimarães Rosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, M. C. A. P.. A narrativa oral como prática de resistência em espaços formais e não-formais de educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, M. C. A. P.. Travessias da memória: mar azul de histórias que só existem quando lembradas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES, M. C. A. P.. Literatura e contação de histórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GOMES, M. C. A. P.. O papel dos Colégios de aplicação na formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GOMES, M. C. A. P.. Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GOMES, M. C. A. P.; DIAS, A. C. P. . Experimentações Poéticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GOMES, M. C. A. P.. Experimentações Poéticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GOMES, M. C. A. P.. Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GOMES, M. C. A. P.. Figurativizações da morte em Manuel Bandeira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
GOMES, M. C. A. P.. A afirmação do instinto e a possibilidade de transcendência nos contos Mariana, de Miguel Torga e A catedral de Córdoba, de aquilino Ribeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, M. C. A. P.. Literatura e contação de histórias. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GOMES, M. C. A. P.; MARTINS, G. ; DIAS, A. C. P. ; GENS, R. . As representações da infância no cinema contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GOMES, M. C. A. P.. Arte de contar historias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GOMES, M. C. A. P.; GARRIDO, R. ; GOMES, L. . Minotauro, Fábula musica. 2016. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GOMES, M. C. A. P.; Teobaldo, Delcio . Redondilhas. 2017 (Sessão de histórias).

2.
GOMES, M. C. A. P.; GOMES, L. ; GARRIDO, R. . Residência artística: Grupo Mosaicos Convida. 2016 (Residência artística).

3.
GOMES, M. C. A. P.; GARRIDO, R. ; GOMES, L. . Residencia artística: Grupo Mosaicos Repertório. 2015 (Residência artística).

4.
GOMES, M. C. A. P.; GOMES, L. ; GARRIDO, R. . Livro Vivo. 2012 (Contação de histórias).

5.
GOMES, M. C. A. P.; GOMES, L. ; GARRIDO, R. . Festival de contadores de histórias do CCBB Educativo. 2011 (Contação de histórias).

6.
GOMES, M. C. A. P.; GOMES, L. ; GARRIDO, R. . Como ouvir os Clássicos?. 2009 (Contação de histórias).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, M. C. A. P.; UZEDA, A. L. M.. Participação em banca de MARIANA ROQUE LINS DA SILVA. A LITERATURA DE CORDEL COMO PRÁTICA TRANSFORMADORA NA SALA DE AULA. uMA CONCEPÇÃO DIALÓGICA DO ENSINO DE LITERATURA NA REDE PRIVADA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Curso de especialização saberes e práticas na educação básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MACHADO, C. J.; GOMES, M. C. A. P.. Participação em banca de Natercia Almeida Lacerda. O Protagonismo Infantil em Maria clara Machado:Uma Leitura de Pluft, o Fantasminha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GOMES, M. C. A. P.; DIAS, A. C. P.. Participação em banca de Vanessa de França Tinelli. A Construção do sujeito criança pelo resgate da memória. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
GOMES, M. C. A. P.; DIAS, A. C. P.; MARTINS, G.. Participação em banca de Fellipe Alves Monteiro. Família: modelos em conflito. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
GOMES, M. C. A. P.. Participação em banca de Geraldo Martins Fernandes. Diálogos da literatura infantil e juvenil com outras formas de linguagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHEFFEL, M. V.; GOMES, M. C. A. P.. Participação em banca de Bruna Lupp dos Santos.Desvendando "A hora da estrela", de Clarice Lispector - uma proposta de sequência didática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, M. C. A. P.; Fonseca, Raquel; Castro, Marcelo Correa; Werneck, Leonor. Concurso Público para docente efetivo do Colégio de aplicação. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
GOMES, M. C. A. P.; Fonseca, Raquel; Bandeira, Patricia Celia. Concurso Público para professor substituto do Colégio de aplicação. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
DIAS, A. C. P.; MARTINS, G.; GOMES, M. C. A. P.. Processo seletivo de alunos para o curso de Especialização em Literatura Infantil e juvenil. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Práticas de multiletramentos em linguagens.RELATOS SOBRE FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. 2018. (Outra).

2.
2º CONGRESO INTERNACIONAL DE ARTES - REVUELTAS DEL ARTE. TRAGEDIA Y TRAGICIDAD: ENSAYOS POETICOS EN LAS CLASES DE LITERATURA Y TEATRO. 2017. (Congresso).

3.
CAP LITERARIO: OUTRAR-SE. EU SOU O OUTRO. 2017. (Feira).

4.
CAP LITERARIO: OUTRAR-SE. ESCRITAS DE SI, ESCRITAS DO OUTRO. 2017. (Feira).

5.
Conversas Sem Fim 2017 - Contaçao de Histórias: Espaços de Educação e Resistência.A dimensão narradora dos sujeitos e a escola como espaço de resistência. 2017. (Encontro).

6.
I JORNADA MULTILETRAMENTOS NO ENSINO.Eu sou o outro: percursos de formação do leitor literário. 2017. (Encontro).

7.
IV ENEALL - ENCONTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LINGUAS E LITERATURAS.LEITURA EM VOZ ALTA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E COMPARTILHAMENTO DOS SENTIDOS. 2017. (Encontro).

8.
IV ENEALL - ENCONTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LINGUAS E LITERATURAS.DIÁRIOS DE LEITURA COMO ESCRITAS DE SI: EXPERIENCIAS DE LEITURA LITERÁRIA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MEDIO. 2017. (Encontro).

9.
IV ENEALL - ENCONTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LINGUAS E LITERATURAS.LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA. 2017. (Encontro).

10.
I Seminário Nacional Guimarães Rosa.Da margem aos cimos: Miguilim, o menino-rosa. 2016. (Seminário).

11.
Cap Literário: a terceira margem do Rio. Os severinos. 2015. (Feira).

12.
VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: a literatura, a arte e as culturas.Poesias e histórias. 2015. (Encontro).

13.
VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil: a literatura, a arte e as culturas.Narrativa oral e teatralidade: reflexões e interfaces entre o jogo teatral e a contação de histórias. 2015. (Encontro).

14.
Jornada de Literatura Infantil e Juvenil.Teatro e Literatura Infantil e Juvenil. 2014. (Outra).

15.
4ª JACAP - Jornada Acadêmica do CAp UFRJ: Práticas em prática.Conversas em Prática: Construindo reflexões sobre o ensino de Língua e Literatura. 2013. (Outra).

16.
4º Congresso de Letras Artes & Cultura. Os meninos que carregam água na peneira: protagonismo da infância em Guimarães Rosa. 2013. (Congresso).

17.
I Seminário sobre TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE.Olhar dos professores sobre trabalho e formação docente. 2013. (Seminário).

18.
IV Encontro do Fórum de Literatura brasileira contemporânea. Travessias da memória: mar azul de histórias que só existem quando lembradas. 2013. (Congresso).

19.
3ª JACAP- Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ: Práticas em prática.Experimentações Poéticas. 2012. (Oficina).

20.
A formação docente na UFRJ: espaço de diálogo entre saberes.Oficina de contação de histórias: tecendo narrativas do fio da História. 2012. (Oficina).

21.
VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - A Literatura e o Ensino.Lendo e contando histórias na sala de aula. 2012. (Oficina).

22.
VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - A Literatura e o Ensino.A hora e a vez da infância. 2012. (Encontro).

23.
VII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil - A Literatura e o Ensino.Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino. 2012. (Encontro).

24.
Em defesa dos CAp: Educação Pública e Formação Docente em questão. 2011. (Seminário).

25.
Entre os muros do CAp: Desafios à formação. 2011. (Seminário).

26.
VII SICEA: Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de aplicação de Universidade Brasileiras.Experimentações Poéticas. 2011. (Seminário).

27.
Simpósio dos cursos de Especialização.Vozes da margem: possibilidades do discurso infantil em Mafalda, de Quino. 2010. (Seminário).

28.
16° Seminário de Iniciação cinentífica prêmio UFF Vasconcelos torrers de Ciência e tecnologia.Figurativizações da morte em Manuel Bandeira. 2006. (Seminário).

29.
II SEminário de prática pedagógica Discente / VII Seminário de pesquisa e Prática pedagógica Encontro das memórias e narrativas Docentes. 2006. (Seminário).

30.
X congresso internacional da ABRALIC. x CONGRESSO DA ABRALIC. 2006. (Congresso).

31.
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

32.
II Seminário Nação-Invenção: literatura e poder. 2004. (Seminário).

33.
IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa. Portugal e África:Revolução, Revoluções.A afirmação do instinto e a possibilidade de transcendência nos contos Mariana, de Miguel Torga e A catedral de Córdova, de Aquilino Ribeiro. 2004. (Seminário).

34.
Galícia e Chiloé: confins míticos. 2003. (Outra).

35.
III Seminário "Relações raciais e educação: saberes, políticas e perspectivas". 2003. (Seminário).

36.
XXIV Encontro nacional de Estudantes de letras.Dialogações das letras: encontro entre brasis. 2003. (Oficina).

37.
XXIV Encontro nacional de Estudantes de letras.Dialogações das letras: encontro entre brasis. 2003. (Encontro).

38.
II SEminário de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal e África- "Entre o riso e a melancolia, de Gil Vicente ao século XXI". 2002. (Seminário).

39.
VI Ciclo de palestras Português para estrangeiros. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, A. C. P. ; ANDRADE, A. ; GOMES, M. C. A. P. ; SCHEFFEL, M. V. . IV ENEALL - ENCONTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÍNGUA E LITERATURAS. 2017. (Congresso).

2.
GOMES, M. C. A. P.; BOLSANELLO, L. ; MADANELO, C. . CAp Literário. 2016. (Festival).

3.
SCHEFFEL, M. ; GOMES, M. C. A. P. ; DIAS, A. C. P. . III ENEALL. 2016. (Congresso).

4.
DIAS, A. C. P. ; GOMES, M. C. A. P. ; GENS, R. ; MARTINS, G. . VIII Encontro de Literatura Infantil e Juvenil. 2015. (Congresso).

5.
GOMES, M. C. A. P.; DIAS, A. C. P. ; MARTINS, G. . II Conversas em Prática. 2013. (Outro).

6.
GOMES, M. C. A. P.; DIAS, A. C. P. . I Conversas em Prática. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosana Steimbach Almeida. A contribuição da Roda de Leitura para a formação de leitores literários: relatos de experiência com alunos de classes populares. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Curso de especialização saberes e práticas na educação básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Alessandra Zager Tinoco Viana. A importância da oralidade na formação do leitor literário. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Mariana Ramos Rosa. As Mulheres velhas do Sítio do Picapau Amarelo como Potências criadoras, Narradoras e Portadoras dos Saberes. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Evelin Azambuja. -. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSANA STEINBACH ALMEIDA. A CONTRIBUIÇÃO DA RODA DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE CLASSES POPULARES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CESPEB - Curso de especialização saberes e práticas na educação básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes.

2.
ALESSANDRA ZAGER TINOCO VIANA. POTENCIALIDADES DA LEITURA ORAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes.

3.
MARIANA RAMOS ROSA. AS MULHERES VELHAS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO COMO POTÊNCIAS CRIADORAS, NARRADORAS E PORTADORAS DOS SABERES. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura infanto-juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes.

Orientações de outra natureza
1.
Rafaela Pinheiro, Laila Arbes, Carolina Neves Soares. -. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes.

2.
Bruna Fernanda Candido, Elvio Cotrim. -. 2010. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras - Português - Frances) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Coelho Araripe de Paula Gomes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:24:38