Osmar Gonçalves dos Reis Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Alemanha), financiada pelo DAAD/CAPES. Realizou pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea na Sorbonne Nouvelle (2015), com bolsa CAPES. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará e professor Associado I do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É coordenador do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte da SOCINE e vice-coordenador do GT Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem da COMPÓS, que terá início em 2019. Líder do IMAGO - Laboratório de Estudos de Estética e Imagem, registrado no Diretório do CNPq, Osmar Gonçalves coordena também o projeto de pesquisa Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a fotografia brasileira contemporânea, financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ Nº 01/2016). Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014), ganhador do Prêmio FUNARTE de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013). Realiza ainda atividades como parecerista/consultor para CAPES, CNPq e para diversas revistas nacionais e internacionais na área de Comunicação, Fotografia, Cinema e Artes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osmar Gonçalves dos Reis Filho
Nome em citações bibliográficas
REIS FILHO, O.;REIS FILHO, O. G.;REIS FILHO, OSMAR GONÇALVES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte (ICA).
Av. da Universidade, 2591
Benfica
60415110 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33667712
URL da Homepage: www.audiovisual.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Comunicação Social: linha Meios e Produtos..
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Bauhaus Universität-Weimar (Orientador: Oliver Fahle).
Título: A experiência do vídeo: não-narratividade, corpo e presença nas práticas audiovisuais, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Patrícia Moran.
Coorientador: Oliver Fahle.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Videocriação, narratividade, corpo e presença.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2001 - 2003
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estetização da Miséria: um novo olhar sobre um velho debate.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Júlio César Machado Pinto.
Palavras-chave: Fotografia Estética Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte.


Formação Complementar


2018 - 2018
Construindo Narrativa: da Edição ao Fotolivro (com Walter Costa).. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2014 - 2015
Peuples en larmes, peuples en armes. (Carga horária: 64h).
Institut National d'Histoire de l'Art, INHA, França.
2014 - 2014
Residência de Pesquisa. (Carga horária: 20h).
ZKM | Zentrum für Kunst und Technologische Medien Karlsruhe, ZKM, Alemanha.
2007 - 2008
Film and Media Studies. (Carga horária: 400h).
Bauhaus Universität-Weimar, BAUHAUS, Alemanha.
2002 - 2002
Workshop de Fotografia com Eustáquio Neves. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 1999
Cinema Brasileiro dos Anos 90. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Comissão de Avaliação, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Avaliação da Quadrienal, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Comissão de Avaliação, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Avaliação de Livros, Carga horária: 20


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte da UFC, .

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM-UFC).
03/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte (ICA), .

Cargo ou função
Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFC).
08/2012 - Atual
Ensino, Mestrado em Comunicação Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Visual
Fotografia e Arte Contemporânea
Teorias da Imagem
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Cultura e Arte da UFC, .

03/2010 - Atual
Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Pensamento
Oficina de Fotografia e Iluminação
Teorias da Imagem
Fotografia e Arte Contemporânea
04/2011 - 08/2014
Extensão universitária , Instituto de Cultura e Arte, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador Pedagógico do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes.
10/2010 - 04/2012
Direção e administração, Instituto de Cultura e Arte, .

Cargo ou função
Vice-coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual.
08/2010 - 10/2010
Ensino, Especialização em Meios Audiovisuais Eletrônicas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cinema Expandido e Novas Mídias

Pontifícia Universidade Católica, PUC-BH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 4

Atividades

04/2009 - 07/2009
Ensino, COMUNICAÇÃO ESTRATÉTICA: PRODUÇÃO E USO DE IMAGENS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Imagem
08/2007 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia
Estética e Novas Tecnologias
08/2005 - 07/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Imagem
Comunicação Comparada

Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

03/2005 - 07/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia
Midia e Cultura

Faculdades Unidas do Norte de Minas, FUNORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

08/2001 - 08/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Fotografia e Iluminação
História da Arte
Semiótica
Teorias da Comunicação

Université Paris III - Sorbonne Nouvelle., UP3, França, PARIS III, França.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista de Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Bauhaus Universität-Weimar, BAUHAUS, Alemanha.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado-sanduíche, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, SOCINE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Coordenador de ST, Enquadramento Funcional: Coordenador do ST Interseções Cinema e Arte, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho - representante docente, Carga horária: 4


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 2
Outras informações
Emissão de parecer para auxílios diversos (bolsas, financiamento a projetos).


Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, COMPÓS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Vice-coordenador de GT, Enquadramento Funcional: GT Comunicação, Arte e Tecnologias da Imagem, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro do Conselho, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho, Carga horária: 2



Linhas de pesquisa


1.
Pragmáticas da Imagem: Fotografia e Audiovisual
2.
Teorias da Imagem


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Do visível ao inapresentável: apontamentos sobre a fotografia brasileira contemporânea
Descrição: Na iminência de completar duzentos anos de história, a fotografia atravessa mais um ciclo de grandes transformações. A popularização definitiva da máquina digital, dos dispositivos de tratamento e simulação numérica da imagem são apenas alguns dos aspectos dessa mudança ? sem dúvida, os mais estudados até o momento. Outra alteração menos visível e alardeada diz respeito aos regimes de visualidade, aos modos de ?escrita? e pensamento que a fotografia vem adotando na atualidade. Ao que parece, uma nova língua fotográfica está emergindo, um novo projeto estético e semiótico vem sendo colocado em prática nas obras de artistas e fotógrafos contemporâneos. Se a fotografia esteve durante décadas atrelada à mística do ?momento decisivo? (Cartier-Bresson, 1981), à ideia do meio como uma arte de captura, como um dispositivo de registro essencialmente ligado ao instante do clique, ao momento ?mágico? do corte, hoje ela finalmente se desprende dessa fórmula, estabelecendo relações renovadas com a imagem e com o mundo. Atualmente, está claro que o dispositivo fotográfico é muito mais do que uma simples ?máquina de ver?, um instrumento cuja tarefa principal seria restituir as formas de um mundo preexistente, produzir, na feliz expressão de André Rouillé (2009), ?imagens de captura?. Uma nova geração ? chamada pela crítica de geração 00 ? tem transformado radicalmente o meio fotográfico, expandindo suas potencialidades, suas formas de escrita e expressão, através de uma intervenção mais direta e traumática sobre o código. De fato, nós vivemos um momento em que se afirma a possibilidade de uma expressão mais intimista e libertária por parte dos fotógrafos como João Castilho, Pedro David, Alexandre Sequeira, Eustáquio Neves, Cássio Vasconcelos, Kenji Otta, Sofia Borges, Patrícia Gouvêa, Guy Veloso e Gustavo Pellizzon. Momento em que a fotografia se apresenta como um território de invenção, como uma trama complexa e instável, aberta aos domínios da ficção e do imaginário, e no qual ela é tomada, sobretudo, por sua capacidade de invenção, seu poder em produzir novas realidades, pôr em movimento acontecimentos inesperados, encontros que estabeleçam relações inéditas com as imagens e com o mundo. A pesquisa aqui proposta procura investigar que transformação estética e política é essa que ocorre hoje no campo das práticas fotográficas. Se existe, de fato, um novo regime de visualidade em construção, novos modos de ver e de mostrar na produção fotográfica atual, como ele se manifesta? Que novos conceitos estéticos, novos modos de perceber e de representar estão em jogo aí? Em que medida essa nova geração se diferencia daquela cujo trabalho rompeu a fronteira entre os meios, os suportes e as linguagens ainda nas décadas de 1970? Nossa hipótese é de que essas mudanças não têm um caráter formal apenas, mas trazem implicações múltiplas, ao mesmo tempo, estéticas, éticas e políticas. Dito de outro modo, elas refletem a emergência de outras formas de percepção, de novas sensibilidades, novos modos de ser e de estar-no-mundo. Mais do que um estilo ou um modo de formar é uma nova maneira de se relacionar com as imagens e com o mundo que está em questão aqui..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - Coordenador / Silas de Paula - Integrante / Fernando Maia - Integrante / Allan Gomes Menezes - Integrante / ALAN EDUARDO DOS SANTOS GOES - Integrante / THAMIRES RODRIGUES DE OLIVEIRA - Integrante / PEDRO HENRIQUE CÂNDIDO DA SILVA - Integrante / Julio Pio Monteiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - Atual
Narrativas Sensoriais: a lógica do sensível no audiovisual contemporâneo
Descrição: O intuito desta pesquisa é estabelecer um diálogo com certas obras audiovisuais contemporâneas (filmes, vídeos e instalaçoes) para que possamos pensar, a partir delas, mas também para além delas, a emergência de um tipo de produção contemporânea que se sustenta na autonomia da imagem, que aposta em sua força plástica e fragmentária mais do que na narração ou em qualquer outra articulação de linguagem. Esses trabalhos recusam a idéia do cinema como representação e afirmam uma compreensão do audiovisual que vai além do "contar histórias". De fato, se há narrativa nessas obras, trata-se de narrativas mínimas, de formas expressivas ligadas a uma lógica do sensível. Nossa hipótese é de que esses trabalhos põem em jogo narrativas sensoriais, filmes que funcionam através de blocos de sensações, de um sistema de impressões ínfimas e imperceptíveis, daquilo que Leibniz chamou de pequenas percepções. Nosso objetivo aqui, portanto, é fazer uma análise de um conjunto expressivos dessas obras, de modo a identificar a forma como operam, os procedimentos técnicos e formais que inventam, a maneira como se aproximam e se afastam criando uma constelação singular na produção audiovisual hodierna: essa que opera através das sensações. A pesquisa também fará um levantamento bibliográfico extenso, para que possamos discutir e problematizar a fundo, justamente, as noções de narrativa sensorial e lógica do sensível. É possível, afinal, falar em narrativa sensorial? Em que medida um trabalho que opera, fundamentalmente, através das sensações, de uma relação sensível com o espectador, pode também carregar uma narrativa ou, pelo menos, um ensejo, um esboço de desenvolvimento narrativo? Esses dois conceitos seriam compatíveis? É possível identificar ordem ou desenvolvimento lógico no campo do sensível ou não seria ele, justamente, o campo que foge a todo controle, a toda lógica? Essas são algumas das questões que nortearão o desenvolvimento da pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - Coordenador / Larissa Souza Vasconcelos - Integrante / Vicente Ferreira Junior - Integrante / Janaina de Paula - Integrante / Wendel Alves de Medeiros - Integrante / FERNANDO MAIA DA CUNHA - Integrante / PEDRO CÂNDIDO - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Imagens Insurgentes: fotografia e experiência urbana no Ceará
Descrição: Desde suas origens, a fotografia cearense é marcada por uma forte tradição documental, por um olhar de inspiração jornalística, mais voltado ao registro e à memória de suas manifestações culturais e religiosas. Basta ver as obras dos grandes mestres do Estado: de Mucuripe, de Chico Albuquerque a Benditos, de Tiago Santana, de Coração Sertão, de Gentil Barreira a Francisco do Canindé, de Chico Gomes. Trata-se de uma fotografia voltada, de um lado, para o sertão - "para esta imensa campina, que se dilata por horizontes infindos" (José Alencar) - e, de outro, para o litoral, para os verdes mares bravios do Ceará. Ao longo de sua história, de fato, a iconografia fotográfica cearense nos apresentou ora uma terra inóspita e brutal, um território banhado por um sol titânico, ora nos fez ver o mar, narrando a saga dos jangadeiros, dos pescadores que se aventuram diariamente nesse não-lugar incerto e misterioso. Espremidas entre o mar e o sertão, a cidade e a cultura urbana pareciam não existir, não ter vida no mundo das imagens. Nos últimos anos, no entanto, é possível notar uma inflexão estética importante na produção local. Aparentemente, uma nova geração de fotógrafos está surgindo e junto com ela a cidade tem se tornado um tema fundamental. Mais do que um tema, diríamos, ela aparece hoje como um dispositivo, uma categoria topológica. Nessa pesquisa, nos interessa pensar essa inflexão estética, tendo como ponto de partida uma perspectiva que entrelaça estética e política. Dialogando com os trabalhos de Benjamin, Michel de Certeau e Rancière, gostaríamos de propor aqui uma cartografia que analise as obras de jovens expoentes como Beto Skeff, Marília Oliveira, Filipe Acácio, Luiz Alves, Régis Amora e Jean dos Anjos. Trata-se de pensar o que pode a fotografia diante das transformações abusivas porque passam hoje cidades como Fortaleza. Como ela poderia intervir na cidade, reconfigurando os territórios sensíveis, apontando para novas formas de viver e habitar juntos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - Coordenador / Larissa Souza Vasconcelos - Integrante / Fernando Maia - Integrante / Julio Caeser Rodrigues Costa Maciel - Integrante / Gabriela Reinaldo - Integrante / Allan Menezes - Integrante / Joana Raquel - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Conexões Estéticas
Descrição: Com o objetivo de propiciar um espaço de discussão, experimentação, produção e reflexão acercadas tendências contemporâneas da produção audiovisual, o projeto de residências artísticas do curso de Instituto de Cultura e Arte ICA/UFC, intitulado Conexões Estéticas, propõe a implementação de um laboratório de criação e pesquisa em audiovisual e novas mídias, a partir do encontro e da troca entre artistas, estudantes e sociedade. O projeto teve seu primeiro módulo iniciado no segundo semestre de 2010, tendo as apropriações locativas como tema. Saiba mais sobre todo o processo do projeto acessando o site: http://esteticas.wordpress.com...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - Integrante / Diego Hoefel - Integrante / Shirley Martins - Integrante / Walmeri Kellen Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Curso de Realização em Audiovisual - Escola Pública da Vila das Artes
Descrição: O Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes foi criado a partir da parceria entre o Curso de Cinema e Audiovisual da UFC e a Prefeitura Municipal de Fortaleza no intuito de implementar projetos de formação na área das imagens em movimento, buscando potencializar processos de criação, abrindo espaços para o debate e o pensamento com os diversos circuitos da cidade. Provocar encontros constantes para tratar de questões relativas à imagem e ao som, aos múltiplos códigos deles derivados, aos seus usos socioculturais, às elaborações de natureza teórica atuais acerca da esfera do audiovisual, é somente o primeiro passo, o começo do caminho, para se alcançar os objetivos vislumbrados a médio e longo prazos. Nesse contexto, surgiu mais do que uma escola nos modelos tradicionais: criou-se um espaço propício para que professores, alunos, coordenadores e convidados possam encontrar suas próprias respostas para as diversas questões que envolvem o audiovisual. Por esse viés, em primeira instância, o que se busca é a tomada de consciência e a responsabilidade do educando sobre o seu próprio processo de formação e da relação dessa formação com a esfera pública e com a cidade. A transformação do cotidiano profissional na área é um dos pontos de reflexão constante. É possível, sim, pensar uma escola de audiovisual que incentive métodos de trabalho que não reafirmem os sistemas hierárquicos e a excessiva compartimentalização do trabalho em equipe, reproduzindo um modelo onde o processo criativo passa a ser privilégio de uma pequena parte do grupo e não uma experiência a ser partilhada entre todos. Entender o trabalho coletivo como um ato prazeroso de troca de informações e afeto é ir além de definir competências e cobrar resultados. Dessa forma, nossa Escola concluiu a primeira turma de realizadores e agora se prepara para seguir em frente, reinventando-se a todo instante. Nunca, desde o surgimento dos modos mecânicos de registro e transmissão sonoros e visuais, a integraç.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - Coordenador / Larissa Souza Vasconcelos - Integrante / Antônio Wellington de Oliveira Junior - Integrante / Sylvia Beatriz Bezerra Furtado - Integrante / Vitor Furtado - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: E-Compós (Brasília)
2014 - Atual
Periódico: DEVIRES (UFMG)
2013 - Atual
Periódico: Revista Passagens


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Contemporanea (UFBA. Online)
2012 - Atual
Periódico: Revista Mouseion
2014 - Atual
Periódico: Devires (UFMG)
2014 - Atual
Periódico: Visualidades (UFG)
2016 - Atual
Periódico: Sinais Sociais
2016 - Atual
Periódico: Galáxia (São Paulo. Online)
2017 - Atual
Periódico: ALCEU (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL


Revisor de projeto de fomento


2017 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Edital Universal, CNPq.
2014
Auxílio a pesquisa - Bolsa de Pós-doutorado no Exterior, CAPES.
2013
Prêmio Bolsa FUNARTE de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2013, FUNARTE.
2004
Destaque Jovem de Minas Gerais, Jornal Hoje em Dia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS FILHO, OSMAR GONÇALVES2017REIS FILHO, OSMAR GONÇALVES. Imagens insurgentes: notas sobre a fotografia urbana no Ceará. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 13, p. 107, 2017.

2.
REIS FILHO, O.2016REIS FILHO, O.. Fotografia e experiência urbana: notas sobre a poética do caos em Eustáquio Neves. Líbero (FACASPER), v. AnoXIX, p. 61-70, 2016.

3.
REIS FILHO, O.2016 REIS FILHO, O.; MORAIS, I. . Autorretrato: a fotografia em performance. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 18, p. 3-13, 2016.

4.
REIS FILHO, O.2013REIS FILHO, O.; VASCONCELOS, L. S. . A Fotografia como Experiência de Si: álbuns virtuais e imagens íntimas. Ícone (Recife. Online), v. 15, p. 189-203, 2013.

5.
REIS FILHO, O.2013REIS FILHO, O.. Estética da Fotografia: um diálogo entre Benjamin e Flusser. Flusser Studies, v. 15, p. 100-113, 2013.

6.
REIS FILHO, O. G.2012REIS FILHO, O. G.; VASCONCELOS, L. S. . Da Porta para Dentro: Nan Goldin, Cia de Foto e as poéticas da intimidade na fotografia contemporânea. EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO), v. 18, p. 100, 2012.

7.
REIS FILHO, O.2012REIS FILHO, O.. Reconfigurações do olhar: o háptico na cultura visual contemporânea. VISUALIDADES (UFG), v. 10, p. 100-115, 2012.

8.
REIS FILHO, O.2011 REIS FILHO, O.. Potências do vazio: o vídeo entre o niilismo e a transfiguração. Galáxia (São Paulo. Online), v. v.11, p. 102-111, 2011.

9.
REIS FILHO, O.2011REIS FILHO, O.. O discurso histórico como maquinaria de exclusão: um diálogo entre Benjamin e Foucault. Cadernos Benjaminianos, v. v.3, p. 98-104, 2011.

10.
REIS FILHO, O.2009REIS FILHO, O.. Inszenierung des Vagen: Notizen zu einer Ästhetik der Videokunst. AVINUS-Magazin: Europäisches Online-Magazin für Medien, Kultur und Politik, v. 213, p. magazin.avinus., 2009.

11.
REIS FILHO, O.2007REIS FILHO, O.. Desconstrução, opacidade e desmemória: a re-invenção da fotografia na prática contemporânea. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 27, p. 89-100, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS FILHO, O.. Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Circuito, 2014. v. 1000. 270p .

2.
REIS FILHO, O.; DOBAL, S. (Org.) . Fotografia Contemporânea: Fronteiras e Transgressões. 1. ed. Brasília: Casa das Musas, 2013. v. 500. 205p .

Capítulos de livros publicados
1.
REIS FILHO, O.. Cinéma en directe: le montage disjonctif et l?explosion des sens dans la pratique des VJs. In: DUBOIS, Philippe; FURTADO, Beatriz.. (Org.). Post-photographie, Post-cinéma. Le devenir des images contemporaines de l?art.. 1ed.San Giovanni: Ed. Mimesis, coll. Images, Médiuns, 2018, v. 1000, p. 59-210.

2.
REIS FILHO, O.; MORAIS, I. . A encenação no retrato fotográfico: do ?isto existiu? ao ?isto foi encenado?. In: FATORELLI, Antônio; CARVALHO, Victa; PIMENTEL, Leandro.. (Org.). Fotografia Contemporânea: desafios e tendência.. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad, 2016, v. 1, p. 145-162.

3.
REIS FILHO, O.. Narrativas sensoriais: introdução. In: Osmar Gonçalves dos Reis Filho. (Org.). Narrativas Sensoriais: introdução. 1ed.Rio de Janeiro: Circuito, 2014, v. 1000, p. 9-26.

4.
REIS FILHO, O.. Desvirtuar a câmera, virtualizar a Imagem: o lúdico na fotografia contemporânea. In: Osmar Gonçalves dos Reis Filho; Susana Dobal. (Org.). Fotografia Contemporânea: Fronteiras e Transgressões. 1ed.Brasília: Casa das Musas, 2013, v. , p. 57-74.

5.
REIS FILHO, O.; DOBAL, S. . Fotografia Contemporânea: Fronteiras e Transgressões. In: Osmar Gonçalves dos Reis Filho; Susana Dobal. (Org.). Fronteiras e Transgressões na Fotografia Contemporânea. 1ed.Brasília: Casa das Musas, 2013, v. , p. 7-14.

6.
REIS FILHO, O. G.. Narrativas sensoriais: a lógica sensível em Cao Guimarães. In: Gustavo Souza, Laura Cánepa, Maurício de Bragança, Rodrigo Carreiro. (Org.). XIII Estudos de Cinema e Audivovisual (SOCINE) - Imaginários Invisível - volume 1. 13ed.São Paulo: SOCINE, 2012, v. 1, p. 213-225.

7.
REIS FILHO, O.. Políticas do corpo nas videoinstalações contemporâneas. In: Antonio Wellington de Oliveira Junior. (Org.). O corpo implicado: leituras sobre corpo e performance na contemporaneidade. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011, v. 1, p. 59-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS FILHO, O. G.; REINALDO, G. F. . WARBURG E BENJAMIN - ATLAS E PASSAGENS, O INACABAMENTO E A MONTAGEM COMO MÉTODOS DE CONHECIMENTO. In: XXVII Encontro da COMPÓS, 2018, BELO HORIZONTE. Anais do XXVII COMPÓS: BELO HORIZONTE/MG, 2018.

2.
REIS FILHO, O.; MORAIS, I. . A ENCENAÇÃO NA FOTOGRAFIA ? MONTANDO CENAS E CONTANDO HISTÓRIAS. In: 25 Encontro Nacional da Compós, 2016, Goiânia. 25 Encontro Nacional da Compós, 2016.

3.
REIS FILHO, O. G.; MONTEIRO, J. P. . O corpo do videoclipe: uma análise de Pagan Poetry, de Björk. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação Região Nordeste, 2015, Natal. XVII Congresso de Ciências da Comunicação Região Nordeste, 2015.

4.
REIS FILHO, O.; MORAIS, I. . A Encenação no Retrato Fotográfico. In: XXIII Encontro Anual da Compós, 2014, Belém. XXIII Encontro Anual da Compós, 2014.

5.
REIS FILHO, O.; OLIVEIRA, T. . Echolalia: a delicadeza do mundo particular autista nas fotos de Timothy Archibald. In: XXXVII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu. XXXVII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

6.
OLIVEIRA, T. ; REIS FILHO, O. . O Soldado Legalista: o momento de impacto na fotografia de Robert Capa. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom), 2013, Mossoró. XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2013.

7.
MEDEIROS, W. A. ; REIS FILHO, O. . Joel-Peter Witkin: a negação do corpo dócil. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom), 2012, Recife. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2012.

8.
REIS FILHO, O. G.; VASCONCELOS, L. S. . A Fotografia como Experiência de Si: Albuns Virtuais e Imagens Íntimas. In: XIII Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, 2011, Maceió. XIII Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, 2011.

9.
REIS FILHO, O. G.; VASCONCELOS, L. S. . Da Porta para Dentro: Nan Goldin, Cia de Foto e as Poéticas da Intimidade na Fotografia Contemporânea. In: XXXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. XXXIV Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

10.
REIS FILHO, O. G.; REINALDO, G. F. ; MARINHO, D. . Lampejos do Futuro da Escrita. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011, Maceió. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2011.

11.
REIS FILHO, O. G.. O estatuto da imagem nas performances de vídeo ao vivo. In: X Congresso Internacional da APCG: Materialidade e Virtualidade. Seção temática: Sobre o vir-a-ser do cinema., 2010, Porto Alegre. X Congresso Internacional da APCG: Materialidade e Virtualidade. Seção temática: Sobre o vir-a-ser do cinema, 2010.

12.
REIS FILHO, O. G.. A imagem molecular e o olhar dispersivo: passos rumo a uma estética do Vjing. In: II Ecomig - Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação de Minas Gerais, 2009, Belo Horizonte. II Ecomig - Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação de Minas Gerais, 2009.

13.
REIS FILHO, O. G.. A Encenação do Vago: duas ou três coisas sobre estética da videoarte.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2007, Santos. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: USP, 2007.

14.
REIS FILHO, O. G.. Desconstrução, Opacidade e Desmemória: a re-invenção da fotografia na prática contemporânea. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

15.
REIS FILHO, O. G.; CÂNTIA, Aline. . Contadores de história: um diálogo entre Benjamin e Zumthor.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
REIS FILHO, O.. Cinema (ao) vivo : a montagem disjuntiva e a explosão dos sentidos na prática dos VJs. In: Colóquio Internacional Pós-fotografia e Pós-cinema : o devir das imagens contemporâneas da arte, 2014, Fortaleza. Colóquio Internacional Pós-fotografia e Pós-cinema : o devir das imagens contemporâneas da arte.. Fortaleza: Editora Expressão Gráfica, 2014.

2.
REIS FILHO, O. G.. Por uma outra economia do olhar: a visualidade háptica na videocriação. In: XIV Encontro da SOCINE, 2010, Recife. XIV Encontro da SOCINE, 2010.

3.
REIS FILHO, O. G.. Corpo e presença nas videoinstalações contemporâneas. In: XIII Encontro da SOCINE, 2009, São Paulo. XIII Encontro da SOCINE, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REIS FILHO, O.. Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contemporâneo. In: XXI Encontro da Socine, 2017, João Pessoa. Anais do XXI Encontro da Socine, 2017.

2.
REIS FILHO, O.. Sutilezas muito expressivas: duas ou três coisas sobre La mer, de Ange Leccia.. In: VI Encontro Anual da AIM, 2016, Porto. VI Encontro Anual da AIM, 2016.

3.
REIS FILHO, O.. Pequenas formas: a redução minimalista e o recomeço do cinema na arte contemporânea. In: XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2015, Campinas. XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2015.

4.
REIS FILHO, O.. Vjing: a produção audiovisual entre o improviso e a partitura. In: XVII Encontro da SOCINE, 2013, Florianópolis. XVII Encontro da SOCINE - A Sobrevivência das Imagens, 2013.

5.
REIS FILHO, O.. Videocriação: da estética do excesso ao retraimento do olhar. In: XVI Encontro da SOCINE, 2012, São Paulo. XVI SOCINE - Cinema Brasileiro e Novas Cartografias do Cinema Mundial, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
REIS FILHO, O.; MORAIS, I. . A encenação na fotografia ? montando cenas e contando histórias. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS FILHO, O. G.; REINALDO, G. F. . WARBURG E BENJAMIN - ATLAS E PASSAGENS, O INACABAMENTO E A MONTAGEM COMO MÉTODOS DE CONHECIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
REIS FILHO, O.. Fotografia e Filosofia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REIS FILHO, O.. ?Narrativas sensoriais: a lógica do sensível no audiovisual contemporâneo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
REIS FILHO, O.. Filosofia da Fotografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
REIS FILHO, O.; BUHMAN, B. . Berlim - imagens de uma metrópole. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
REIS FILHO, O.. Cinerefluxus - Ensaio de Orquestra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
REIS FILHO, O.. Cineclube Unifor - Fellini 8 e meio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
REIS FILHO, O.; FRUET, A. C. . Conferência - O Discurso do Rei. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
REIS FILHO, O. G.. Conferência - A pele que habito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
REIS FILHO, O. G.. Estética da Fotografia: um diálogo entre Benjamin e Flusser. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
REIS FILHO, O. G.. Ecos Híbridos com Eustáquio Neves. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REIS FILHO, O. G.. Einführung in den Film Angst essen Seele auf von Rainer Werner Fassbinder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
REIS FILHO, O. G.. Harun Faroki - Videogramas de uma Revolução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
REIS FILHO, O. G.. Corpo e presença nas videoinstalações contemporâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
REIS FILHO, O. G.. A Encenação do Vago: duas ou três coisas sobre estética da videoarte.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
REIS FILHO, O. G.. O estatuto semiótico da fotografia contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
REIS FILHO, O.. Consultor na Comissão de Avaliação de livros da Área de Comunicação e Informação. 2017.

2.
REIS FILHO, O.. Consultor na Avaliação Quadrienal da Área de Comunicação e Informação. 2017.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS FILHO, O. G.; DUMARESQ, D. ; HOEFEL, D. . TV Digital. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS FILHO, O.; QUINTAS, G. ; DE PAULA, S. . Olhares em Conexão - Itinerários Formativos em Fotografia Contemporânea. 2013. .

2.
REIS FILHO, O.. Cinema Expandido e Novas Mídias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
REIS FILHO, O.. Flying kicks. 2016. Fotografia.

2.
REIS FILHO, O.. A Febre das Sombras (ou o segredo de Sevilha). 2015. Fotografia.

3.
REIS FILHO, O.. (Extra)ordinário cotidiano. 2013. Fotografia.

4.
MAGELA, A. ; LATORRE, Consiglia ; HOEFEL, D. ; BRIONES, H. ; RANGEL, J. ; VIEIRA, M. ; REIS FILHO, O. ; MARTINS, S. ; GONCALVES, T. ; Gorczevski, Deisimer . Projeto Trans.for.mar. 2010. Instalação.

5.
REIS FILHO, O.; MARTINS, S. ; RIBEIRO, W. K. . Os Mansos. 2010. Vídeo.

6.
REIS FILHO, O. G.; PINHEIRO, M. ; MENEZES, M. ; BRUNO, . Os 4 pontos cardeais - Feitoamãos. 2001. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAVALCANTE, C. L. C.; REINALDO, G.; REIS FILHO, O.; CARVALHO, G.. Participação em banca de Alessandra Marinho Bouty. Letras por um fio: a tradução intersemiótica do conto A moça tecelã, de Marina Colassanti. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

2.
REINALDO, G.; AFONSO JUNIOR, J.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Thamires Rodrigues de Oliveira. Outros tempos na imagem: uma análise as propostas documentais nas fotografias de Cláudio Edinger e Nick Waplington. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
REIS FILHO, O.; FURTADO, S. B.; SOUSA, F. H.. Participação em banca de Charles Vasconcelos Vale. A imagem inquieta: pós-produção e sobrevivência no cinema de Gus Van Sant. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
REIS FILHO, O.; CODATO, H.; SOARES, T.. Participação em banca de Júlio Pio Monteiro. Nomadismo Sensível: estética do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black Lake. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
REIS FILHO, O.; BASTOS, M. T.; JACOB, E. M.. Participação em banca de Barbara Bergamaschi Novaes. A imagem analógica, uma experiência contemporânea ? entre desejo de presença e memória. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
REIS FILHO, O.; GERMANO, I. M. P.; RIBEIRO, J. C. S.; BENEVIDES, P. S.. Participação em banca de Jéssica de Souza Carneiro. Fotografia e memória autobiográfica no Facebook: narrativas de si mediadas pela imagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
REIS FILHO, O.; FURTADO, Sylvia B.; DIAS, S. S.. Participação em banca de David Leitão Aguiar. Juventude em marcha: o desmonte da máquina-cinema.. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

8.
REIS FILHO, O.; LEITE, M.; DE PAULA, S.. Participação em banca de Thiago Braga Pereira. Por uma estética do instante: um olhar filosófico sobre a obra de Henri Cartier Bresson.. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

9.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; LEITE, M.. Participação em banca de Deborah Araújo Muniz. . Luz e experimentação no retrato fotográfico.. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

10.
REIS FILHO, O.; OLIVEIRA JUNIOR, A. W.; KROEF, A. B.. Participação em banca de Allan Diniz Ferreira Vasconcelos. Um percurso entre práticas artísticas na cidade de Fortaleza: diálogos entre arte, comunicação, cidade e tecnologia. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

11.
REIS FILHO, O.; FURTADO, Sylvia B.; CASTANHEIRA, A. K.. Participação em banca de Pedro Henrique Cândido. Eu através dos vestígios: subjetividade, memória e fragmento no projeto In dreams, de Luis Alvarez. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

12.
REIS FILHO, O.; FURTADO, Sylvia B.; CODATO, H.; FERRARAZ, R.. Participação em banca de Alan Eduardo dos Santos Goes. O cinema nos filmes de David Lynch: uma análise sobre a reflexividade e mise en abyme. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

13.
REIS FILHO, O.; DUMARESQ, D.; DIDIMO, M.. Participação em banca de Camile Holanda Queiroz. Eu ou ele? A figura do outro no cinema brasileiro pós-retomada. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

14.
REIS FILHO, O.; LUCAS, R. J. L.; BAIO, C.. Participação em banca de Liandro Roger Memória Machado. À Tela infinita... e além: um estudo sobre o uso de recursos da hipermídia na criação de histórias em quadrinhos digitais. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

15.
REIS FILHO, O.; MONTEIRO, R. H.; JESUS, S. J. G.. Participação em banca de João Batista Lemos dos Santos Júnior. Visibilidades e Visualidades da Velhice na Fotografia Contemporânea.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

16.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; DIOGENES, G. M. S.. Participação em banca de Isabel Sant?Anna Andrade Costa Lima. Fortaleza: fotografia enquanto performance para poéticas de cidade no Instagram. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

17.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; RODRIGUES, K. M.. Participação em banca de Fernando Luís Maia da Cunha. Écran sensible: temporalidade e memória no cinema de exposição de Alain Fleischer.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

18.
LEAO, A. B.; DE PAULA, S.; RODRIGUES, K. M.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Diego Soares Rebouças. Amontoado de Destroços: reflexões sobre comunicação e arte contemporânea à partir da instalação "Entre os olhos, o deserto", de Miguel Rio Branco. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

19.
FURTADO, Sylvia B.; REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; GUIMARAES, C.. Participação em banca de Érico Araújo Lima. Numa cama, numa festa, numa greve, numa revolução: o cinema se bifurca o tempo se abre.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

20.
FATORELLI, A. P.; REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.. Participação em banca de Wendel Alves de Medeiros. Imagem, poder e corpo: da programação disciplinar à desconfiguração em Diane Arbus. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

21.
DE PAULA, S.; REIS FILHO, O.; LISSOVSKY, M.. Participação em banca de Patrícia Raquel Machado Veloso. O mundo em si: o moderno e o contemporâneo na fotografia de Chico Albuquerque e Gentil Barreira. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

22.
REIS FILHO, O.; OLIVEIRA JUNIOR, A. W.; NUNES, F. O.. Participação em banca de Edmilson Forte Miranda Júnior. Sombra Projetada. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

23.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; CAVALCANTE, C. L. C.. Participação em banca de Igor Pinheiro Câmara. Rosângela Rennó e as virtudes dialéticas da imagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

24.
COSTA, Maria H. B.; SANTANA, Gilmar; SILVA, Josimey C.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Lady Dayana Silva de Oliveira. Cinema Itinerante no Rio Grande do Norte - Aspectos da Recepção. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Mídias) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

25.
DE PAULA, S.; OLIVEIRA JUNIOR, A. W.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Paula Roberta Fernandes Memória. A Imagem da Mulher na Moda: uma análise das representações dos corpos femininos nas fotografia publicitárias da marca Dolce & Gabana.. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

26.
OLIVEIRA JUNIOR, A. W.; BAIO, C.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Israel Souto Campos. Do Pandiabolismo Intertextual de Joel-Peter Witkin. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
GUTFREIND, C. F.; SOUZA, F. G.; GUIMARAES, C. G.; ROSSINI, M. S.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Rafael Rosinato Valles. NARRAR O VIVIDO, VIVER O NARRADO: A CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO NA OBRA DE JONAS MEKAS. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A.; GUIMARAES, C.; RIBEIRO JUNIOR, N.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Federico da Cruz Vieira de Souza. Pensar a imagem outramente: à escuta ética do rosto e o por vir da política. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PONTES, G.; PINHEIRO, G.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Joana Raquel Pereira Sales.Notas de Vida: Crateús-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.

2.
REIS FILHO, O.; FURTADO, Sylvia B.; XAVIER, L.. Participação em banca de Rafael de Jesus Gonçalves.Senshimoro - episódio 04 - A taça da vida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.

3.
REIS FILHO, O.; CUNHA, F. M.; LIMA, A.. Participação em banca de Bruno Nascimento Ferreira.Fênix ? fotolivro sobre as gestantes beneficiadas pela ONG Centro Humanitário de Amparo à Maternidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará.

4.
REIS FILHO, O.; CUNHA, F. M.; FIRMEZA, Y.. Participação em banca de Allan Gomes.. Imagens que escorrem: uma investigação poética das entre-imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.

5.
REIS FILHO, O.; WELLINGTON JUNIOR, A.; BELMINO, S.. Participação em banca de Ronaldo Nogueira.A revista do homem livre? Experimentações sobre pornografia e masculinidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará.

6.
REINALDO, G.; REIS FILHO, O.; PAULA, S.. Participação em banca de Raquel do Amaral Campos.Religare. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.

7.
REIS FILHO, O.; BELMINO, S. H.; FIRMEZA, Y.. Participação em banca de Wanessa de Carvalho Silva e Bárbara Nogueira George.À Lisboa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

8.
REIS FILHO, O.; FURTADO, Sylvia B.; DE PAULA, S.. Participação em banca de Larisa Lima de Albuquerque.Autobiografia no documentário Mauro em Caiena. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

9.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; CODATO, H.. Participação em banca de Taís Marques Monteiro.Trânsitos na fotografia contemporânea: a dialogia na obra Wonderland de Álvaro Laiz como construção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

10.
REIS FILHO, O.; OLIVEIRA JUNIOR, A. W.; FIRMEZA, Y.. Participação em banca de Marcio Silva Peixoto.A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de FKA Twings no videoclipe M3LL155X. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

11.
PARENTE, C.; FIRMEZA, Y.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Felipe Anderson Ibiapina Gurgel.Autoestrada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.

12.
REIS FILHO, O.; MARTINS, S.; CUNHA, F. M.. Participação em banca de Alexandre Alves da Silva.Projeto T.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará.

13.
DE PAULA, S.; CUNHA, F. M.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Thamires Rodrigues de Oliveira.Fotografia: Entre a Estética e a Política. Uma análise da cobertura de Robert Capa na Segunda Guerra Mundial.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

14.
REIS FILHO, O.; CUNHA, F. M.; LUCAS, R. J. L.. Participação em banca de Lidia Farias Lima.Fortaleza Mar de Luz: a imagem da cidade no processo de comunicação da prefeitura através da criação de um perfil e de uma hashtag no Instagram.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará.

15.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; SALGADO, R.. Participação em banca de Iana Soares Castelo Meireles.Nos pixels da invenção, as fotografias e Américas reais, quando imaginadas. Ou seria o contrário? O Sub-realismo Criollo de Marcos López. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

16.
REIS FILHO, O.; DIDIMO, M.; FEITOSA, L. T.. Participação em banca de Julio Pio Monteiro.A Saga de Isobel: o monomito na trilogia de videoclipes de Björk. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

17.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; CUNHA, F. M.. Participação em banca de Alexandre Heverton Maia Lima.Do pincel granulado ao brush pixelizado: percursos da fotopintura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

18.
ZYLBERBERG, T. P.; CAVALCANTI JUNIOR, F.; REIS FILHO, O.. Participação em banca de Fabrício Leomar Lima Bezerra.O ensino e a aprendizagem do sensível na licenciatura em educação física: os indícios de uma formação estética.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará.

19.
PAIVA, E. S.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Thiago Braga Pereira.As Sombras, Máquinas e o Fotógrafo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará.

20.
OLIVEIRA JUNIOR, A. W.; RIOS, José R.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Hercília Diniz Arcelino do Ceará.Obras-vivas: o gene, a coelha, a flor e o artista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

21.
Gorczevski, Deisimer; REIS FILHO, O. G.; FURTADO, Sylvia B.. Participação em banca de Érico Oliveira de Araújo Lima.Caminhos e resistências do devir-menor em Câncer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

22.
REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Thais Dahas.Que corpo é este em cena?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

23.
REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Analice Diniz.Entre a expressão e o imaginário: novas posturas da fotografia contemporânea a partir do ensaio Bloco de Notas, de Breno Rotatori. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

24.
REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Gustava Silva Athayde.As mulheres de Lady Gaga: estereótipos femininos apresentados no videoclipe Bad Romance. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

25.
REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de Camilla Maria Carneiro de Araújo.O uso de entrevistas nos documentários de Eduardo Coutinho: Santo Forte, Edifício Master e O Fim e o Princípio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

26.
REIS FILHO, O.; DE PAULA, S.; REINALDO, G. F.. Participação em banca de Thiago Rodrigues.A fotografia documental de Tiago Santana no livro "O chão de Graciliano". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará.

27.
REIS FILHO, O. G.; PINTO, Júlio.. Participação em banca de Aline Couto, Gustavo Favilla, Nahtália Turcheti, Thiago Vent.Ouça meus olhos: as incontinências de sentido da verdade.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

28.
REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de José Carlos.Comunicação, Música e Tecnologoia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REIS FILHO, O.; PINHEIRO, G.; SOUSA, P. C.. Concurso Público para Professor Auxiliar do ICA/UFC. Setor de Estudos: Produção gráfica e programação audiovisual.. 2013. Universidade Federal do Ceará.

2.
REIS FILHO, O.; FERREIRA, R. M.; VIANNA, G.; BAIO, C.. Concurso Público para Professor Auxiliar do ICA/UFC. Setor de Estudos: Produção Publicitária em Meios Digitais.. 2013. Universidade Federal do Ceará.

3.
REIS FILHO, O.; HOEFEL, D.; PINHEIRO, G.. Concurso Público para Professor Substituto do ICA/UFC. Setor de Estudos: Roteiro para Cinema e Audiovisual. 2013. Universidade Federal do Ceará.

4.
LOBATO, A. L.; SOUZA FILHO, E. B.; REIS FILHO, O. G.. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de Fotografia Cinematográfica. 2012. Universidade Federal do Pará.

5.
IBIAPINA, Dácia; SERAFIM, José F.; REIS FILHO, O. G.. Concurso Público para Admissão de Professor Adjunto na área de Fotografia em Cinema e Audiovisual. 2011. Universidade Federal da Bahia.

6.
REIS FILHO, O. G.; RIBEIRO, W. K.; SALIS, Fernando. Concurso Público para Professor Adjunto na área de Cinema Expandido. 2011. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
REIS FILHO, O.; DIDIMO, M.; BELMINO, S. H.. Comissão especial constituída para analisar Projeto de Pesquisa. 2015. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Imagens e Alteridades.?Pensar as imagens outramente?. 2018. (Simpósio).

2.
Palestra | Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contemporâneo.Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contemporâneo. 2018. (Outra).

3.
XXI SOCINE - Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contemporâneo. 2017. (Congresso).

4.
25º COMPÓS ? Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. A ENCENAÇÃO NA FOTOGRAFIA ? MONTANDO CENAS E CONTANDO HISTÓRIAS. 2016. (Congresso).

5.
Colóquio Novos Olhares na Fotografia Contemporânea, ocorrido em Fortaleza.Do monumento à vertigem: novos olhares na fotografia urbana cearense. 2016. (Simpósio).

6.
Encontros de Agosto_2016. Flying kicks. 2016. (Exposição).

7.
Golpe de Vista_Centro Cultural Dragão do Mar.Filosofia da Fotografia. 2016. (Outra).

8.
Lançamento do livro Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea.Conferência e lançamento do livro Narrativas Sensoriais na FAV-UFG. 2016. (Outra).

9.
Seminário Afetos, Emoções e Sentimentos.Narrativas sensoriais: a lógica do sensível no audiovisual contemporâneo. 2016. (Seminário).

10.
VI Encontro Anual da AIM. Sutilezas muito expressivas: duas ou três coisas sobre La mer, de Ange Leccia. 2016. (Congresso).

11.
Workshop no Laboratório de Arte Contemporânea do Programa de Pós-graduação em Artes da UFC.Narrativas sensoriais: a lógica do sensível no audiovisual contemporâneo. 2016. (Oficina).

12.
XX SOCINE - Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Coordenador do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte. 2016. (Congresso).

13.
XIX Encontro SOCINE. PEQUENAS FORMAS: A REDUÇÃO MINIMALISTA E O RECOMEÇO DO CINEMA NA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2015. (Congresso).

14.
Berlim, imagens de uma metrópole - Ano da Alemanha no Brasil. Berlim - imagens de uma metrópole. 2014. (Exposição).

15.
Colóquio Internacional Pós-fotografia & Pós-cinema: o devir das imagens contemporâneas da artepo.Cinema (ao) vivo: a montagem disjuntiva e a explosão de sentidos na prática dos VJs. 2014. (Simpósio).

16.
XXIII Encontro Anual da Compós. A Encenação no Retrato Fotográfico. 2014. (Congresso).

17.
I Colóquio de Fotografia da UnB - Fronteiras e Transgressões na Fotografia Contemporânea.Desvirtuar a Câmera, Virtualizar a Imagem: o lúdico na fotografia contemporânea. 2013. (Simpósio).

18.
XVII Encontro SOCINE - A Sobrevivência das Imagens. Vjing: a produção audiovisual entre o improviso e a partitura. 2013. (Congresso).

19.
Simpósio Flusser em Fluxo.Estética da Fotografia: um diálogo entre Benjamin e Flusser. 2012. (Simpósio).

20.
V Seminário do Grupo de Estudos Sartre - EUCE.As concepções de arte em Walter Benjamin, John Berger e Vilém Flusser. 2012. (Seminário).

21.
XVI Encontro da SOCINE. Videocriação: da estética do excesso ao retraimento do olhar. 2012. (Congresso).

22.
II EIC - Encontro Internacional de Imagem Contemporânea. Imagem, corpo, objeto: a experiência estética de Nam June Paik. 2011. (Congresso).

23.
XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e do Audiovisual. Dos Sentidos ao Sentir: a narrativa sensorial de Cao Guimarães. 2011. (Congresso).

24.
X Congresso Internacional da APCG: Materialidade e Virtualidade. Seção temática: Sobre o vir-a-ser do cinema.. O estatuto da imagem nas performances de vídeo ao vivo. 2010. (Congresso).

25.
XIV Encontro da SOCINE. Por uma outra economia do olhar: a visualidade háptica na videocriação. 2010. (Congresso).

26.
II Ecomig - Encontro dos Programas de Pós-graduação em Comunicação de Minas Gerais. A imagem molecular e o olhar dispersivo: passos rumo a uma estética do Vjing. 2009. (Congresso).

27.
XIII Encontro da SOCINE. Corpo e presença nas videoinstalações contemporâneas. 2009. (Congresso).

28.
XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Desconstrução, Opacidade e Desmemória: a re-invenção da fotografia na prática contemporânea.. 2006. (Congresso).

29.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

30.
10ª Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURTADO, S. B. ; DIDIMO, M. ; REINALDO, G. ; REIS FILHO, O. . III Encontro Internacional de Imagem Contemporânea. 2018. (Congresso).

2.
REIS FILHO, O.. Novos Olhares na Fotografia Contemporânea. 2016. (Congresso).

3.
FURTADO, B. ; DUBOIS, P. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. W. ; REIS FILHO, O. ; DE PAULA, S. . Colóquio Internacional de Fotografia - Fronteiras e Transgressões na Fotografia Contemporânea. 2014. (Congresso).

4.
REIS FILHO, O.; DOBAL, S. . I Colóquio de Fotografia da UnB - Fronteiras e Transgressões na Fotografia Contemporânea. 2013. (Congresso).

5.
HERMANNS, U. ; REIS FILHO, O. G. ; HOEFEL, D. ; RIBEIRO, W. K. . Workshop com o diretor alemão Andreas Dresen. 2012. (Outro).

6.
REIS FILHO, O. G.; REINALDO, G. F. . Simpósio Flusser em Fluxo. 2012. (Congresso).

7.
FURTADO, Vitor ; REIS FILHO, O. G. . Mostra Documentário: Desvio e Descoberta. 2011. (Outro).

8.
REIS FILHO, O. G.; HOEFEL, D. ; DUMARESQ, D. . Novos documentários na mostra LEO de filmes etnográficos. 2010. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Thamires Rodrigues de Oliveira. Cartier-Bresson além do clique: a desconstrução do instante decisivo como elemento central da fotografia documental. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
Julio Pio Monteiro. Bjork e Corporeidade nas narrativas sensíveis: possibilidades de representação. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
Alan Eduardo dos Santos Goes. A REPRESENTAÇÃO DO CINEMA EM INLAND EMPIRE DE DAVID LYNCH. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

4.
Pedro Henrique Cândido da Silva. Imagem, Memória e Afeto: a invenção de um cotidiano na obra ?In Dreams? de Luis Alvarez. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

5.
Isabele Freitas de Moraes. O "eu" performado: pose e encenação na fotografia contemporânea. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

6.
Fernando Maia da Cunha. Écran Sensible - temporalidade e memória no cinema de exposição de Alain Fleischer. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thamires Rodrigues de Oliveira. Outros tempos na imagem: uma análise as propostas documentais nas fotografias de Cláudio Edinger e Nick Waplington. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

2.
Júlio Pio Monteiro. Nomadismo Sensível: estética do videoclipe e tensionamentos em Stonemilker e Black Lake. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

3.
Pedro Henrique Cândido da Silva.. Eu através dos vestígios: subjetividade, memória e fragmento no projeto In dreams, de Luis Alvarez. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

4.
Alan Eduardo dos Santos Góes. O cinema nos filmes de David Lynch: uma análise sobre a reflexividade e mise en abyme. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

5.
Isabelle Freire de Morais. FOTOGRAFIA E ENCENAÇÃO: CENA EXPANDIDA EM FUSÕES COM O TEATRAL. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

6.
Fernando Luís Maia da Cunha. Écran sensible: temporalidade e memória no cinema de exposição de Alain Fleischer.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

7.
Wendel Alves de Medeiros. Imagem, poder e corpo: da programação disciplinar à desconfiguração em Diane Arbus. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sandra Saraiva. Liberté - videopoema. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meios Audiovisuais Eletrônicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

2.
Sabina Colares. Vídeodocumentário - memórias sensíveis. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meios Audiovisuais Eletrônicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

3.
Hugo. Poéticas do vídeo - Bill Viola. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Meios Audiovisuais Eletrônicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JOANA RAQUEL PEREIRA SALES. NOTAS DE VIDA: CRATEÚS-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

2.
RAFAEL DE JESUS GONÇALVES DA SILVA. SENSHIMORO ? EPISÓDIO 04 - A TAÇA DA VIDA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

3.
Ronaldo Nogueira. A revista do homem livre? Experimentações sobre pornografia e masculinidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

4.
RAQUEL DO AMARAL CAMPOS. Religare. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

5.
Allan Gomes. Imagens que escorrem: uma investigação poética das entre-imagens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

6.
Marcio Silva Peixoto. A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de FKA Twings no videoclipe M3LL155X. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

7.
Felipe Anderson Ibiapina Gurgel. Autoestrada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

8.
Lidia Farias Lima. Fortaleza Mar de Luz: a imagem da cidade no processo de comunicação da prefeitura através da criação de um perfil e de uma hashtag no Instagram.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

9.
Lívia Marques Rocha. Leitura das novas configurações familiares: a história contada em álbuns de fotografia.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

10.
Thamires Rodrigues de Oliveira. Fotografia: Entre a Estética e a Política. Uma análise da cobertura de Robert Capa na Segunda Guerra Mundial.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

11.
Pedro Henrique Cândido da Silva. Imagem, Memória e Afetos: o cotidiano na obra "In dreams" de Luiz Alvarez. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

12.
Alan Eduardo dos Santos Goes. O Império das Imagens: o dispositivo, o disnarrativo e a sensorialidade em Inland Empire de David Lynch. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

13.
Larissa Souza Vasconcelos. A Fotografia como Experiência de Si: Imagens Íntimas e Álbuns Virtuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

14.
José Celso. Torcendo contra o vento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

Iniciação científica
1.
Joana Raquel Pereira Sales. Imagens Insurgentes: fotografia e experiência urbana no Ceará. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

2.
Ronaldo Nogueira. Imagens Insurgentes: fotografia e experiência urbana no Ceará. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

3.
Thamires Rodrigues de Oliveira. Incontinências do visual: a reinvenção da fotografia na prática contemporânea. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em comunicação social) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

4.
Larissa Vasconcelos e Vicente Ferreira Junior. Narrativas Sensoriais: intimidade, corpo e presença na produção audiovisual contemporânea.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.

5.
Diogo Lisboa. Estética da Videoarte. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Centro Universitário UNA. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
REIS FILHO, O.. Cinerefluxus - Ensaio de Orquestra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REIS FILHO, O.. Cineclube Unifor - Fellini 8 e meio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
REIS FILHO, O.; QUINTAS, G. ; DE PAULA, S. . Olhares em Conexão - Itinerários Formativos em Fotografia Contemporânea. 2013. .

2.
REIS FILHO, O.. Cinema Expandido e Novas Mídias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:55:53