Andréa Cristina Ulisses de Jesus

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8757271696491619
  • Última atualização do currículo em 15/02/2018


Possui título de Mestre (2008) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Línguísticos da Fale/UFMG, com desenvolvimento de pesquisa na Linha F: Estudos em Línguas Estrangeiras: Ensino/Aprendizagem, Usos e Culturas, dissertação intitulada "A unidade informacional de apêndice no Português do Brasil". Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000).Atua como professora de Ensino Superior na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Além de atuar como professora de Ensino Fundamental na Escola Municipal Gabriela Leite Araújo. Participou como professora formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais. Participou do projeto de Educação Continuada para professores de Língua Estrangeira (Educonle) da Fale/UFMG como orientadora em módulos de pesquisa-ação colaborativa, coordenado pelas professoras Deise Dutra e Heliana Mello. Participou como pesquisadora colaboradora do projeto C-Oral Brasil, coordenado pelo Professor Tommaso Raso, e que teve por finalidade a constituição de um corpus do português falado no Brasil para realização de estudos sobre a fala espontânea, entre outros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem e formação de professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: estudos da linguagem, análise prosódica, estrutura informacional do enunciado, teoria da língua em ato, alfabetização e letramento, escola pública, pesquisa-ação, trabalho colaborativo, língua inglesa, formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Cristina Ulisses de Jesus
Nome em citações bibliográficas
ULISSES, A.;JESUS, A.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, Prefeitura Municipal de Sabará.
Rua Minas Novas s/nº
Nossa Senhora de Fátima
34600650 - Sabará, MG - Brasil
Telefone: (31) 36722349


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A unidade informacional de apêndice no português do Brasil,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Tommaso Raso / Heliana Ribeiro de Mello.
Palavras-chave: Teoria da Língua em Ato; Análise Prosódica; Estrutura Informacional do Enunciado; Unidade Informacional de Apêndice.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1996 - 2000
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): ufmg, FUMP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Pedagogia. (Carga horária: 9h).
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, FACISABH, Brasil.
2011 - 2011
Pedagogia. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, FACISABH, Brasil.
2007 - 2007
Linguística Aplicada. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Letras da UFMG, FALE/UFMG, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Letras. (Carga horária: 300h).
Faculdade de Letras da UFMG, FALE/UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte, FACISABH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 12

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUÍSTICA, PSICOLINGUÍSTICA E SOCIOLINGUÍSTICA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
LITERATURA INFANTIL
METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
FUNDAMENTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
08/2009 - Atual
Ensino, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
REDAÇÃO EMPRESARIAL
08/2009 - Atual
Ensino, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
REDAÇÃO EMPRESARIAL
02/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
INGLÊS
02/2005 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
INGLÊS

Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, EMGLA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de Professores.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudos da Linguagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Lingua Estrangeira.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Coordenação da área de Língua Estrangeira.


Idiomas


Espanhol
Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RASO, T.2008 RASO, T. ; ULISSES, A. . A unidade de tópico no português do Brasil e algumas hipóteses sobre contato lingüístico. Revista de Estudos da Linguagem, v. XVI, p. 205-217, 2008.

2.
RASO, T.2007 RASO, T. ; MELLO, H. ; DEUS, L. C. A. ; ULISSES, A. . Uma aplicação da teoria da língua em ato ao português do Brasil. Revista de Estudos da Linguagem, v. 15, p. 125-146, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ULISSES, A.; JUCA, L. . Inglês: ensino fundamental. 1. ed. Belo Horizonte: Projecta Educacional, 2010. v. 04. 140p .

Capítulos de livros publicados
1.
JESUS, A.; DEUS, L. C. A. ; SILVA, L. A. . Pesquisa-Ação Colaborativa: Professores de Inglês de Escolas Públicas e Pesquisadores. In: DUTRA; MELLO. (Org.). Educação Continuada: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão;. 1ªed.Campinas: Pontes, 2013, v. 30, p. 217-229.

2.
ULISSES, A.; MELLO, H. ; DUTRA, D. . Promoting Innovative Practices Through Reflective Colaboration. In: Thomas S. C. Farrell, Series Editor. (Org.). Language Teacher Research in the Americas. Alexandria: TESOL, 2007, v. , p. 1-203.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TOMÁCIO, Douglas ; JESUS, A. ; Joelma Andrade . História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário. In: XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas, 2016, Juiz de Fora - MG. História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário, 2016.

2.
TOMÁCIO, Douglas ; JESUS, A. ; Joelma Andrade ; SILVA, P. G . Sobre construções do conhecimento até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?. In: XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas, 2016, Juiz de Fora - MG. Sobre construções do conhecimento até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?, 2016.

3.
DEUS, L. C. A. ; ULISSES, A. ; SILVA, L. A. . A Pesquisação Colaborativa e o Impacto no Desenvolvimento Profissional de uma Professora de Inglês de uma Escola Pública. In: VI Seminário de Linguas Estrangeiras, 2005, Goiânia. Anais de VI Seminário de Línguas Estrangeiras, 2005. p. 171-179.

Apresentações de Trabalho
1.
JESUS, A.. O pacto nacional pela alfabetização e o combate ao analfabetismo funcional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
JESUS, A.. Acordo ortográfico e as mudanças ocorridas na grafia do português. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TOMÁCIO, Douglas ; JESUS, A. ; Joelma Andrade . História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TOMÁCIO, Douglas ; JESUS, A. ; Joelma Andrade ; SILVA, P. G . Sobre construções do conhecimento: até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JESUS, A.. A trajetória de uma professora de inglês: ações e colaborações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ULISSES, A.. A aprendizagem lúdica no ciclo de alfabetização. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ULISSES, A.. A teoria da Língua em Ato e as Aplicações no Português do Brasil. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ULISSES, A.. As possibilidades de formação do pedagogo: um enfoque na violência escolar e na saúde do professor. 2011. (Oficina Pedagógica).

2.
ULISSES, A.. Análise prosódico-discursiva da fala espontânea com o winpitch. 2007. (Minicurso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JESUS, A.; Pollyana Alves Nicodemos. Participação em banca de Kariny Ferreira; Valdineia Ribeiro.As Contribuições da Música como Recurso Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA): em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

2.
JESUS, A.; Luis Eduardo Cordeiro Penna. Participação em banca de Edna da Silva; Erica Andrezza; Marla Tatiane.Dificuldades na Aprendizagem na Leitura: ações de professores em escola pública e particular de Belo Horizonte no 2º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

3.
JESUS, A.; Maria Michele Fernandes Alves. Participação em banca de Fernanda Silva; Priscila Karla.A Atuação do Pedagogo em um Hospital de Belo Horizonte: desafios e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

4.
JESUS, A.; SEVERO, R. A. O.. Participação em banca de Andrea de Moura; Clarice Soares; Gilmara Neves; Irie Abreu.A avaliação da Aprendizagem e Suas Aplicações em Duas Turmas de Terceiro Ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal da Área Central de Ibirité. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

5.
JESUS, A.; Pollyana Alves Nicodemos. Participação em banca de Helen Silva; Keila Dias.A Contribuição da Teoria de Paulo Freire na Construção do Perfil do Docente na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

6.
JESUS, A.; Joelma Andrade. Participação em banca de Debora Roberta; Fabiola Viana; Katia Ferreira.A Formação Docente Diante do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais: considerações sobre o Núcleo de Apoio à Inclusão da PBH. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

7.
JESUS, A.; DEUS, L. C. A.. Participação em banca de Glauco M. Afonso; Janaina Cambui; Rejane Canesso.O ingresso e o retorno à escola: a EJA ? educação de jovens e adultos - como espaço para realização das motivações sociais e culturais dos alunos da terceira idade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

8.
ULISSES, A.. Participação em banca de Fernanda Freitas Claudio dos Reis, Michele Jardim de Sopuza.Os desafios da inclusão na rede pública de ensino. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.

9.
ULISSES, A.. Participação em banca de Debora Rezende, Maria Helena Gonçalves, Napoleão Diniz.Formação do educador na inclusão de crianças surdas do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
ULISSES, A.. Práticas Profissionais Interdisciplinares do Curso de Ciências Contábeis. 2009. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE ? Educação, Direitos Humanos e Questões Contemporâneas.Sobre construções do conhecimento até onde vão as fronteiras entre a história e a literatura? / História da educação a partir das práticas docentes: expressões de uma cultura escolar sob o discurso literário.. 2016. (Seminário).

2.
IV Conferência Linguística e Cognição - Questões Metodológicas. Uma primeira aplicação da Teoria da Língua em Ato ao português do Brasil. 2007. (Congresso).

3.
I CLAFPL (I CONGRESO LATINO AMERIANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA). A Pesquisação Colaborativa em uma Perspectiva Discursiva. 2006. (Congresso).

4.
IX CONGRESSO NACIONAL E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE FONÉTICA E FONOLOGIA. A Teoria da Língua em Ato e as Aplicações no Português do Brasil. 2006. (Congresso).

5.
I SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CELiA - CENTRO DE ESTUDOSDE LINGÜÍSTICA APLICADA.A Adoção da Pesquisa-Ação Colaborativa para Aprimoramento da Prática. 2005. (Seminário).

6.
VI Seminário de Linguas Estrangeiras.A Pesquisa-ação Colaborativa e o seu Impacto no Desenvolvimento Profissional de uma Professora de Inglês de uma Escola Pública Regular. 2005. (Seminário).

7.
Seminar on Primary Projects: Teaching through real life situations and genre. 2003. (Seminário).

8.
Seminário sobre o papel das aulas de inglês no contexto escolar. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
C. M. S. Lobo; C. P. M. Andrade; L. M. Mendonça. A afetividade no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Soares da Silva; Lucimara Barbosa Arcanjo. Os recursos pedagógicos utilizados na alfabetização e letramento de alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Andréa Cristina Ulisses de Jesus.

2.
Carolina M. S Lobo; Cristiane Andrade; Leideilane Mendonça. A importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil na faixa etária de 2 e 5 anos de idade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Andréa Cristina Ulisses de Jesus.

3.
Alex C. Nunes; Mariza A. S. Nascimento; Izabel Maria Jesus. O processo de alfabetização do aluno surdo na perspective bilíngue nas escolas da rede municipal de Belo Horizonte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Andréa Cristina Ulisses de Jesus.

4.
Gizelle Pacheco, Talita B. Oliveira; Tatiane Rosa. O uso da literatura infantil no processo de alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Andréa Cristina Ulisses de Jesus.

5.
Andre Ferreira Cruz; Joelma Lilian da Fonseca. O perfil do pedagogo em instituições hospitalares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Andréa Cristina Ulisses de Jesus.

Orientações de outra natureza
1.
Antônio Carlos Trajano. Trajetória de formação. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Orientador: Andréa Cristina Ulisses de Jesus.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ULISSES, A.. A aprendizagem lúdica no ciclo de alfabetização. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 21:16:33