Isabel Balloussier Cerchiaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4706137345725086
  • Última atualização do currículo em 24/06/2018


Doutorado em Administração pela EBAPE / Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006), Mestrado em Marketing pela Kingston University (1996), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1990) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é chefe de departamento e professora da graduação em administração no Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) - Macaé. Foi professora do mestrado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Últimos cargos de ensino envolveram os cursos de Mestrado e Graduação da Escola de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRANRIO, de graduação em Administração do IBMEC Educacional S.A e da ESPM. Tem interesse em ensino e pesquisa na área de Administração, com ênfase em Estratégia, Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão de Serviços e Qualidade de Serviços. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabel Balloussier Cerchiaro
Nome em citações bibliográficas
CERCHIARO, I.;CERCHIARO, ISABEL BALLOUSSIER

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.
Rua São Paulo, 30, Campus Valonguinhos
Centro
24020-150 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26299868
URL da Homepage: www.uff.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Doutorado em Administração.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Qualidade de Serviços no Setor Público Brasileiro: uma Abordagem Feminista., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Deborah Moraes Zouain.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
1996 - 1996
Mestrado em Mestrado em Marketing.
Kingston University, KING, Grã-Bretanha.
Título: Comparison on Perceptions of Service Quality between a Developed Country and a Less Developed Country,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Patricia Harris.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1995 - 1996
Especialização em Postgraduate Diploma in Marketing. (Carga Horária: 500h).
Kingston University, KING, Grã-Bretanha.
Título: Motorola's Dealers Perceived Service Quality.
Orientador: Patricia Harris.
1986 - 1990
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1981 - 1985
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Coca-Cola Indústrias Ltda, CCIL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Trade Marketing, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Informações - Divisão Sudeste, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Promoções de Eventos, Carga horária: 40


Midland Bank, MIDLAND, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Consultoria em Qualidade de Serviços


Motorola Radio Division, MOTOROLA, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10


R.J. Reynolds Tabacos do Brasil Ltda., RJR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Planej. Vendas e Merchandising, Carga horária: 40


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Doutor I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Marketing, Pesquisa de Mercado, Processo Decisório, Metodologia da Pesquisa, Análise de Sistemas Organizacionais, Política e Administração, Comunicação Empresarial, Marketing B-2-B e Casos de Marketing

Atividades

04/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) - Macaé, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Administração e Contabilidade de Macaé.

Linhas de pesquisa
Estudos de Genero e Mercado
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Administração e Contabilidade de Macaé.

Linhas de pesquisa
Marketing e Sociedade
04/2011 - Atual
Ensino, PPGAd - Pós-Graduação em Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia das Organizações
Negócios Internacionais
Marketing
02/2010 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Processo Decisório
Tópicos Avançados em Marketing
Comunicação
Pesquisa de Marketing
Política e Administração
Práticas Academicas V

Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Doutor I, Carga horária: 40

Atividades

03/2007 - 12/2009
Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia em Organizações
03/2007 - 12/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Serviços
02/2007 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Gestão e Negócios, .

Linhas de pesquisa
Estratégias e Governança

IBMEC Educacional S.A, IBMEC/SA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do MBA em Marketing, Carga horária: 40

Atividades

08/2001 - 06/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor
Estratégia de Marketing
Marketing Internacional
10/2004 - 10/2004
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo de Caso
04/2004 - 04/2004
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudo de Caso
04/2004 - 04/2004
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades de Integração
12/2001 - 04/2004
Direção e administração, IBMEC Educacional S.A., .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
09/2003 - 09/2003
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades de Integração
03/2003 - 03/2003
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades de Integração

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Marketing, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretora da Graduação em Administração, Carga horária: 20
Outras informações
Exerci o cargo interinamente.

Atividades

08/2004 - 12/2007
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Promoções de Vendas e Merchandising II
Gerencia de Vendas e Trade Marketing
Promoção de Vendas e Merchandising II
Promoções de Vendas e Merchandising I
Trade Marketing
12/2004 - 07/2006
Direção e administração, Curso de Administração, .

Cargo ou função
Coordenador Acadêmico.
08/2004 - 12/2004
Direção e administração, Curso de Administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento - Marketing.

Sociedade Comercial e Importadora Hermes, HERMES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Estratégias e Governança

Objetivo: Nesta linha é estudada a interdependência entre estratégias, governança organizacional e modelos de gestão focalizando a natureza dos processos de formação e formulação de estratégias e interação com os processos de gestão do conhecimento, de marketing e de inovação intraorganizacional. Os estudos se propõem identificar, descrever e analisar processos de aprendizagem coletiva que criam condições para formulação de estratégias focalizando níveis micro, meso e macro dos fatores econômicos..
2.
Estudos de Genero e Mercado
3.
Marketing e Sociedade


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Estudos de Genero
Descrição: O foco deste projeto de pesquisa centra em estudos de identidade e representação de genero como principais categorias de análise. Genero é a base para uma gama variada de disciplinas e o objetivo é estudar as interseções com o mercado e a sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Isabel Balloussier Cerchiaro - Coordenador.Número de orientações: 1
2012 - Atual
Marketing e Mercado
Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é compreender questões importantes da sociedade, como estas questões são afetadas pelo marketing e como a sociedade influencia a conduta do marketing. Macromarketing vai além do comparativamente simples estudo das trocas entre compradores e vendedores, ou mesmo das relações entre empresas e consumidores. Em um mundo interconectado de mercados, especialistas em marketing e stakeholders, macromarketing é um mecanismo importante para se estudar tanto as oportunidades quanto as "fraquezas" do marketing, e seus efeitos positivos intencionais e negativos não-intencionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Isabel Balloussier Cerchiaro - Coordenador / Ludmila Rodrigues Antunes - Integrante.Número de orientações: 9
2007 - 2010
Laboratório de Pesquisas em Serviços
Descrição: O Laboratório de Pesquisas em Serviços (LaSer) pretende ser um grupo de pesquisa multi e interdisciplinar, intra e interinstitucional voltado para o ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados à gestão de serviços, abrangendo as questões técnicas e sociais. O objetivo geral do LaSer é tornar-se um centro de desenvolvimento do conhecimento no que se refere à gestão de serviços, incluindo as questões relativas à produção e consumo de serviços, bem como aquelas relativas às políticas públicas a ela relacionadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Pensamento Crítico em Estratégia
Descrição: O projeto tem como objetivo compreender a lógica subjacente ao processo de formação das estratégias, delimitando em particular aos aspectos do desenvolvimento dos modelos mentais que formam o pensamento estratégico e sua racionalização. A lógica da atuação organizacional é resultante de um contexto bastante amplo. A organização opera imersa em um ambiente sócio-político, cultural e cognitivo maior, que influencia de forma objetiva e subjetiva suas escolhas e racionalidade. Desse ambiente maior, retira seus valores, premissas e lógica de atuação. Assim, a ação administrativa se molda pelas diversas influências que empresários, executivos e empregados recebem e, após alguma forma de transformação e validação, dela se apropriam, re-configuradas e adaptadas às suas necessidades, configurando sua lógica dominante. Diversas teorias organizacionais sobre estratégia têm buscado associar padrões e modelos de gestão adotados por uma organização, principalmente na figura de seus executivos, às escolhas estratégicas de ação. No projeto, estas teorias serão exploradas e cotejadas à luz de experiências de organizações que atuam no Brasil, considerando tanto aquelas com atuação de mercado quanto aquelas sem fins lucrativos, bem como redes organizacionais. Relevância: A produção de trabalhos acadêmicos detalhando e delimitando teorias é fundamental para compreender sua aplicação, mas é importante também construir teorias a partir da realidade concreta, Especificamente, é importante buscar compreender o pensamento estratégico, a partir da prática das empresas sediadas na região , ou lógica subjacente, que orienta as ações não apenas desse conjunto de empresas, mas também de organizações da sociedade civil e dos arranjos ou redes de empresas. Essa compreensão será importante para adequar ações de desenvolvimento promovidas pelo setor público, e também para a elaboração de teorias e modelos que permitam à academia melhor contribuir para esse desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Isabel Balloussier Cerchiaro - Coordenador / Geraldo Pereira Diniz - Integrante / Marilma Campos Mota - Integrante / Marcos Fabio Coelho - Integrante / Carlos Henrique Lopes Lisbôa - Integrante / Sara Barbosa Chagas - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.Número de orientações: 3
2006 - 2009
Formação do Pensamento Estratégico em Organizações e Redes
Descrição: Objetivos: O projeto tem como objetivo compreender a lógica subjacente ao processo de formação das estratégias, delimitando em particular aos aspectos do desenvolvimento dos modelos mentais que formam o pensamento estratégico e sua racionalização. A lógica da atuação organizacional é resultante de um contexto bastante amplo. A organização opera imersa em um ambiente sócio-político, cultural e cognitivo maior, que influencia de forma objetiva e subjetiva suas escolhas e racionalidade. Desse ambiente maior, retira seus valores, premissas e lógica de atuação. Assim, ação administrativa se molda pelas diversas influências que empresários, executivos e empregados recebem e, após alguma forma de transformação e validação, dela se apropriam, re-configuradas e adaptadas às suas necessidades, configurando sua lógica dominante. Diversas teorias organizacionais sobre estratégia têm buscado associar padrões e modelos de gestão adotados por uma organização, principalmente na figura de seus executivos, à escolhas estratégicas de ação. No projeto, estas teorias serão exploradas e cotejadas à luz de experiências de organizações que atuam no Brasil, considerando tanto aquelas com atuação de mercado quanto aquelas sem fins lucrativos, bem como redes organizacionais. Relevância: A produção de trabalhos acadêmicos detalhando e delimitando teorias é fundamental para compreender sua aplicação, mas é importante também construir teorias a partir da realidade concreta, Especificamente, é importante buscar compreender, a partir da prática das empresas sediadas na região a pensamento estratégico, ou lógica subjacente, que orienta as ações não apenas desse conjunto de empresas, mas também de organizações da sociedade civil e dos arranjos ou redes de empresa. Essa compreensão será importante para adequar ações de desenvolvimento promovidas pelo setor público, e também para a elaboração de teorias e modelos que permitam à academia melhor contribuir para esse desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Isabel Balloussier Cerchiaro - Integrante / Joel de Lima Pereira Castro Junior - Coordenador / Geraldo Pereira Diniz - Integrante / Marilma Campos Mota - Integrante.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2013 - Atual
Cine-Debate UFF
Descrição: O Cine Debate UFF é um projeto de extensão, iniciado no segundo semestre de 2013, Com a idéia central de promover debates intercursos com a participação de diversos docentes em torno de temas específicos, como organizações, liderança, responsabilidade social, marketing, recursos humanos, diversidade, mudança, problemas sociais e outros extraídos dos filmes, bem como das obras cinematográficas. Esses temas são, na verdade, os elementos geradores que promovem o debate, à luz do ensino e da pesquisa. É, fundamentalmente, um espaço de produção de conhecimento que associa a teoria e prática em crítica cinematográfica ao debate, visando atingir o conhecimento a partir do cinema..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Cadernos EBAPE.BR (FGV)
2012 - Atual
Periódico: Revista de Negócios (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Paraninfa da Turma de Graduandos em Bacharelado em Administração, Universidade Federal Fluminense.
2012
Aprovação em Concurso Público para Professor Assistente, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2009
Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto, UFF - Universidade Federal Fluminense.
2004
Patrono da Turma do MBA de Marketing, Ibmec.
1996
Prêmio de Melhor Campanha de Merchandising - Categoria Estudante, POPAI - UK.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOUVEIA, TANIA MARIA ALMEIDA2016GOUVEIA, TANIA MARIA ALMEIDA ; AYROSA, EDUARDO ANDRÉ TEIXEIRA ; CERCHIARO, ISABEL BALLOUSSIER ; GRADVOHL, DAVID MACEDO . A Análise de Discurso na Pesquisa Acadêmica em Estratégia. REVISTA IBEROAMERICANA DE ESTRATÉGIA, v. 15, p. 06-19, 2016.

2.
AYROSA, E. A. T.2014AYROSA, E. A. T. ; CERCHIARO, I. . Pesquisa Quantitativa e Qualitativa em Marketing: Compreendendo Diferenças, Produzindo Confluências. Revista ADM.MADE, v. 18, p. 1-18, 2014.

3.
Soutilha, Daniele2013Soutilha, Daniele ; AYROSA, Eduardo A. T. ; CERCHIARO, I. . ?Do Bom e Do Melhor?: O Consumo de Bens de Luxo na Classe C. Sociedade, Contabilidade e Gestão (UFRJ), v. 8, p. 80-97, 2013.

4.
SAUERBRONN, J. F. R.2011 SAUERBRONN, J. F. R. ; CERCHIARO, I. ; AYROSA, Eduardo A. T. . UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ALTERNATIVOS EM PESQUISA ACADÊMICA EM MARKETING. Gestão e sociedade (UFMG), v. 5, p. 254-269, 2011.

5.
CERCHIARO, I.;CERCHIARO, ISABEL BALLOUSSIER2009 CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa ; ZOUAIN, D. M. . A APLICAÇÃO DE ABORDAGENS FEMINISTAS PARA O ESTUDO DE ADMINISTRAÇÃO. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. VII, p. 650-664, 2009.

6.
CERCHIARO, I.;CERCHIARO, ISABEL BALLOUSSIER2006CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . Comparing perceptions of service quality in Brazil and UK. Internext (São Paulo), v. 1, p. 58-76, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CERCHIARO, I.; ANTUNES, L. R. ; PITASSI, C. . Marketing e Sustentabilidade: É possível Conciliar estes Objetivos?. In: Izabela Maria Rezende Taveira; Fabianne Manhães Maciel; Roberto Pires Soares Jr; Heron Abdon Souza. (Org.). Justiça e Gestão na Área de Petróleo e Gás. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 195-215.

2.
Coelho, MArcos Fabio ; CERCHIARO, I. . Assédio Moral em Organizações Militares. In: Izabela Maria Rezende Taveira; Suzana Canez da Cruz Lima; Marcelo Fernandes Costa. (Org.). Práticas e Pesquisas em Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 87-107.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Fernandes, Roberta ; CERCHIARO, I. . Depois da Formatura, Sobram Dúvidas. Folha Dirigida, Rio de Janeiro, p. 10 - 10, 12 ago. 2005.

2.
CARVALHO, J. ; CERCHIARO, I. . Publicitários buscam maior especialização em cursos de marketing. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, p. C-2 - C-2, 31 maio 2003.

3.
BAFFA, A. ; CERCHIARO, I. . Comércio diverge sobre resultado das vendas no dia das Mães. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 16 maio 2003.

4.
Vicente, Olivia ; CERCHIARO, I. . Desemprego atinge 30% dos jovens de até 24 anos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 12 maio 2003.

5.
BASTHI, A. ; CERCHIARO, I. . Cultura qualifica mão-de-obra. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 22 abr. 2003.

6.
CERCHIARO, I.. Curso prepara executivos do futuro. O Dia, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 13 abr. 2003.

7.
MANIERO, V. ; CERCHIARO, I. . Espirito de Natal e Lula reforçam solidariedade. O Dia, Rio de Janeiro, p. 18 - 18, 01 dez. 2002.

8.
CERCHIARO, I.. Grifes vendem US$ 1 bilhão só no Brasil. O Povo, Fortaleza, 16 nov. 2002.

9.
ALVARES, G. ; CERCHIARO, I. . Em busca dos que fogem aos padrões. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 8 - 8, 12 out. 2002.

10.
OLIVEIRA, D. ; CERCHIARO, I. . Tudo muito bem, mas está na hora de mudar. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. B-7 - B-7, 09 jul. 2002.

11.
CERCHIARO, I.. Feiras de Negócios Abrem Portas a Empreendedores. O Globo, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 20 abr. 2002.

12.
LIMA, S. ; CERCHIARO, I. . Boatos por e-mail trazem prejuízos à empresa. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. B-14 - B-14, 23 fev. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, F. F. ; CERCHIARO, I. ; SILVA, R. C. M. ; ESPINDOLA, R. S. . Ações de Marketing de Experiências em Grandes Eventos: Um estudo exploratório nos Jogos Olímpicos Rio 2016. In: X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI), 2017, Petropolis. Anais do X Congresso de Administração, Sociedade e Inovação, X CASI, 2017.

2.
MICHAUD, F. A. ; ANTUNES, L. R. ; CERCHIARO, I. ; KOMORA, C. . TRÁFICO DE PESSOAS: A NOVA INSTITUCIONALIDADE BRASILEIRA. In: Congresso CASI, 2014, Volta Redonda. Congresso CASI. Volta Redonda: UFF, 2014.

3.
GOUVEIA, T. M. O. A. ; AYROSA, E. A. T. ; CERCHIARO, I. . A Análise de Discurso e as Possibilidades de sua Aplicação na Pesquisa Acadêmica de Marketing. In: Congresso CASI, 2014, Volta Redonda. Congresso CASI. Volta Redonda: UFF, 2014.

4.
Coelho, MArcos Fabio ; CERCHIARO, I. . Assédio Moral em Organizações Militares.. In: AdCont 2013 - IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, 2013, Rio de Janeiro. IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

5.
FIGUEIREDO, J. M. ; CAMPOS, M. ; CERCHIARO, I. . As Relações entre Consumidor e Animais de Estimação e sua Influência no Consumo de Serviços Pet.. In: AdCont 2013 - IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, 2013, Rio de Janeiro. IV Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

6.
HALPERN, E. E. ; Eduardo A. T. Ayrosa ; CERCHIARO, I. ; BARROS, D. F. . Marketing Apropriação de Ambientes Físicos de Serviços por Tribos Urbanas: O Caso Casa da Matriz.. In: III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012, 2012, Rio de Janeiro. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

7.
MASSAUD, T. ; SAUERBRONN, J. F. R. ; CERCHIARO, I. . Marketing Atitude de Consumidores Jovens Frente à Adoção de Cardápios Saudáveis por Empresas de Fast Food. In: III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012, 2012, Rio de Janeiro. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

8.
Soutilha, Daniele ; Eduardo A. T. Ayrosa ; CERCHIARO, I. . Marketing ?Do Bom e Do Melhor?: O Consumo de Bens de Luxo na Classe C. In: III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012, 2012, Rio de Janeiro. III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

9.
SAUERBRONN, J. F. R. ; ZEFERINO, Claudio Domingos ; CERCHIARO, I. . Algumas Considerações a Respeito da Resistência à Implantação da Administração de Projetos em uma Empresa Brasileira. In: II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis, 2011, Rio de Janeiro. II Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro, 2011.

10.
ZEFERINO, Claudio Domingos ; SAUERBRONN, J. F. R. ; CERCHIARO, I. . Aspectos do Comportamento Organizacional Relacionados à Resistência à Mudança e suas Influências na Administração de Projetos. In: EnGPR, 2011, João Pessoa - PB. EnGPR. Rio de Janeiro, 2011.

11.
NEIRA, Adarlette ; CERCHIARO, I. ; SAUERBRONN, F. F. . A Liderança Feminina nos Hemocentros e a sua relação com a Melhoria da Qualidade. In: EnAPG, 2010, Vitória - ES. EnAPG. Rio de Janeiro, 2010.

12.
Cupolillo, Flavia Braga Nogueira ; Soutilha, Daniele ; Eduardo A. T. Ayrosa ; CERCHIARO, I. . Caso Fing?rs do Brasil. In: EnANPAD, 2008, Rio de Janeiro. XXXII EnANPAD, 2008.

13.
CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . A APLICAÇÃO DE ABORDAGENS FEMINISTAS PARA O ESTUDO DE ADMINISTRAÇÃO. In: XXXI Encontro da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro. XXXI Encontro da ANPAD, 2007.

14.
CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . ?O QUE AS MULHERES QUEREM??: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS POR MULHERES. In: XXXI Encontro da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro. XXXI Encontro da ANPAD, 2007.

15.
CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . Comparing Perceptions of Service Quality in Brazil and UK. In: III Congresso de Administração da ESPM / 1o Simpósio de Administração e Marketing do CAEPM, 2006, São Paulo. III Congresso de Administração da ESPM / 1o Simpósio de Administração e Marketing do CAEPM. São Paulo, 2006.

16.
CERCHIARO, I.; ZOUAIN, D. M. ; Eduardo A. T. Ayrosa . Qualidade de Serviços no Setor Público de Saúde Brasileiro: Uma Abordagem Feminista. In: II Congresso Nacional de Administração da ESPM, 2005, Rio de Janeiro. II Congresso Nacional de Administração da ESPM. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais / ESPM, 2005.

17.
CERCHIARO, I.; SAUERBRONN, J. F. R. ; Eduardo A. T. Ayrosa . Uma visão alternativa da pesquisa em marketing: como a Fenomenologia pode contribuir para gerar conhecimento de Marketing.. In: II Congresso Nacional de Administração da ESPM, 2005, Rio de Janeiro. II Congresso Nacional de Administração da ESPM. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais / ESPM, 2005.

18.
SILVA, C. L. ; MASCETTI, I. ; CERCHIARO, I. ; Eduardo A. T. Ayrosa . Consumo Como Espiritualidade e Consumo do Luxo: o que o Consumidor Tem a Dizer. In: II Congresso Nacional de Administração da ESPM, 2005, Rio de Janeiro. II Congresso Nacional de Administração da ESPM. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais / ESPM, 2005.

19.
CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . Publicações na Área de Marketing ? Um Estudo Longitudinal. In: II Congresso Nacional de Administração da ESPM, 2005, Rio de Janeiro. II Congresso Nacional de Administração da ESPM. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais / ESPM, 2005.

20.
SILVA, C. L. ; CERCHIARO, I. ; MASCETTI, I. . Consumo Como Espiritualidade e Consumo do Luxo: o que o Consumidor Tem a Dizer.. In: EnANPAD, 2004, Curitiba. EnANPAD, 2004.

21.
CERCHIARO, I.; SAUERBRONN, J. F. R. . Uma Discussão sobre Métodos Alternativos em Pesquisa Acadêmica em Marketing. In: EnANPAD, 2004, Curitiba. EnANPAD, 2004.

22.
CERCHIARO, I.; SAUERBRONN, J. F. R. . Uma Visão Alternativa da Pesquisa em Marketing: como a fenomenologia pode contribuir para gerar conhecimento de marketing. In: I Encontro de Marketing da ANPAD, 2004, Porto Alegre. I Encontro de Marketing da ANPAD, 2004. v. I.

23.
CERCHIARO, I.; BARROS, D. F. . Pode a Fenomenologia Contribuir para Gerar Conhecimento de Marketing?. In: SIMGEN, 2004, Seropédica. Anais do SIMGEN, 2004.

24.
SILVA, C. L. ; CERCHIARO, I. ; MASCETTI, I. . Consumo do Luxo: Explorações sobre experiências espirituais do consumo. In: SIMGEN, 2004, Seropédica. Anais do SIMGEN, 2004.

25.
CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . Comparing Perceptions of Service Quality in Brazil and the UK. In: BALAS, 2003, São Paulo. BALAS, 2003.

26.
CERCHIARO, I.. Publicações na Área de Marketing no ENANPAD ? Um Estudo Longitudinal. In: SIMGEN, 2003, Seropédica. Anais do SIMGEN, 2003.

27.
CERCHIARO, I.; Eduardo A. T. Ayrosa . Comparing Perceptions of Service Quality in Brazil and the UK. In: BALAS, 2003, São Paulo. The Business Association of Latin American Studies - BALAS. San Antonio, TX - USA: University of Texas at San Antonio, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MASSAUD, T. ; SAUERBRONN, J. F. R. ; CERCHIARO, I. . Atitude de Consumidores Jovens Frente à Adoção de Cardápios Saudáveis por Empresas de Fast Food. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
HALPERN, E. E. ; Eduardo A. T. Ayrosa ; CERCHIARO, I. ; BARROS, D. F. . Apropriação de Ambientes Físicos de Serviços por Tribos Urbanas: O Caso Casa da Matriz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Soutilha, Daniele ; AYROSA, Eduardo A. T. ; CERCHIARO, I. . ?Do Bom e Do Melhor?: O Consumo de Bens de Luxo na Classe C.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Cupolillo, Flavia Braga Nogueira ; Soutilha, Daniele ; Eduardo A. T. Ayrosa ; CERCHIARO, I. . Caso Fing?rs do Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CERCHIARO, I.. Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005 (Revisão Técnica).

2.
CERCHIARO, I.. Licenciamento, marca e significado: marketing de reconhecimento. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
Eduardo A. T. Ayrosa ; SILVA, C. L. ; BARROS, D. F. ; HALPERN, E. E. ; SAUERBRONN, F. F. ; CERCHIARO, I. ; SAUERBRONN, J. F. R. ; PEREIRA, S. J. N. . Comportamento do Consumidor. São Paulo: Thomson, 2005. (Tradução/Livro).

4.
CERCHIARO, I.. Planos de Marketing. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004 (Revisão Técnica).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CERCHIARO, I.. Academy of Management. 2010.

2.
CERCHIARO, I.. EnANPAD. 2009.

3.
CERCHIARO, I.. Estratégia de Comunicação Social. 2008.

4.
CERCHIARO, I.. Cadernos EBAPE. 2008.

5.
CERCHIARO, I.. Academy of Management. 2008.

6.
CERCHIARO, I.. EnANPAD. 2008.

7.
CERCHIARO, I.. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
CERCHIARO, I.. Marketing Básico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
CERCHIARO, I.. Comunicação nas Organizações. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
CERCHIARO, I.. Pesquisa de Marketing. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
CERCHIARO, I.. Negócios Internacionais para Mestrado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
CERCHIARO, I.. Marketing para Mestrado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

6.
CERCHIARO, I.. Marketing B-2-B. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
CERCHIARO, I.. ANÁLISE DE SISTEMAS ORGANIZACIONAIS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
CERCHIARO, I.. PRÁTICA ACADÊMICA III. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
CERCHIARO, I.. Política e Administração. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

10.
CERCHIARO, I.. Prática Acadêmica V. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
CERCHIARO, I.. Processo Decisório. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

12.
CERCHIARO, I.. Casos de Marketing. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
CERCHIARO, I.. Metodologia da Pesquisa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

14.
CERCHIARO, I.. Administração Estratégica. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

15.
CERCHIARO, I.. Gestão de Serviços. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

16.
CERCHIARO, I.. Estratégia de Marketing. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

17.
CERCHIARO, I.. Comportamento do Consumidor. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

18.
CERCHIARO, I.. Gerência de Vendas e Trade Marketing. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

19.
CERCHIARO, I.. Trade Marketing. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

20.
CERCHIARO, I.. Administração de Marketing I. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Ensino à Distância).

21.
CERCHIARO, I.. Administração de Marketing II. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Ensino à Distância).

22.
CERCHIARO, I.. Administração de Marketing III. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Ensino à Distância).

23.
CERCHIARO, I.. MBA - Marketing. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Ensino à Distância).

24.
CERCHIARO, I.; MATTOSO, Cecília Lima de Queirós . Ensino através de Casos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de Ensino à Distância).

25.
CERCHIARO, I.. Marketing Internacional. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

26.
CERCHIARO, I.. Promoção e Merchanding. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

27.
CERCHIARO, I.. Gerência de Vendas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

28.
CERCHIARO, I.. Estratégia de Marketing. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MURTA, A. L. S.; SALLES, D. M. R.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de ELIANE MONTEIRO DE ALMEIDA. Padronização de Resíduos Sólidos: Análise Comparativa entre dois hotéis na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGAd - Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

2.
TRINTA, José Luiz; CHIMENTI, P. C. P. de S.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de José Emilio Pol Miguel. Proposição de um Modelo Conceitual de Análise de Retorno de Investimentos em Marketing Específico para Empresas de Planos de Saúde. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

3.
MATTOSO, Cecília Lima de Queirós; TROCOLLI, Irene Raguenet; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Gláucio de Melo Matos. As dificuldades no uso da gestão da informação para fins de marketing de relacionamento: um estudo de caso nas agencias de automóveis do município de Rio Bonito. 2011. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estácio de Sá.

4.
TRINTA, José Luiz; Bacellar, Fatima C. T.; MACHADO, M. A. S.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Marcia Pessanha Rangel. Comunicação Boca a Boca Eletrônica: Antecedentes e Conseqüentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

5.
Bacellar, Fatima C. T.; CAMPOS FILHO, Luiz Aalberto N.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Waldir Hermano Correia Arruda. Planejamento de Marketing: Problemas na Etapa de Implementação do Plano de Marketing. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

6.
Bacellar, Fatima C. T.; CAMPOS FILHO, Luiz Aalberto N.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Guilherme Martinez Rodrigues. O Lado Negro do Luxo: Um Estudo Exploratório das Emoções e Sentimentos Negativos dos Consumidores de Luxo. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

7.
DALTO, Edson J.; CAVAZOTTE, F. S. C. N.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Ari Marcio Pereira Neto. Gestão Estratégica de Pessoas: O Novo Perfil dos Gestores de RH Frente aos Desafios do Desenvolvimento de Pessoas. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

8.
DALTO, Edson J.; Bacellar, Fatima C. T.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Antonio Carlos Ribeiro Butters. Gestão Estratégica de Canais de Marketing no Lançamento de Novos Produtos. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

9.
Bacellar, Fatima C. T.; TRINTA, José Luiz; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Alexandra de Assunção. Considerações para uma Melhor Compreensão do Processo de Decisão de Compra de um Curso de Pós-Graduação. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

10.
VIEIRA, M. M. F.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Cristina Valéria Dutra Telles. As Relações de Poder entre as Estruturas Acadêmica e Administrativa de Instituições de Ensino Superior Privadas no Processo de Tomada de Decisão Estratégica. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

11.
VIEIRA, M. M. F.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Vanessa Sá Queiroz. The Good, The Bad e The Ugly: Um estudo sobre pequenas e médias empresas familiares brasileiras a partir da teoria da ação de Pierre Bourdieu. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

12.
Bacellar, Fatima C. T.; COHEN, E. D.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Maria Roberta Cavalcanti Rosauro de Almeida. Um Estudo sobre a Influencia do Fator Auto-Eficácia no Desempenho e na Satisfação de Alunos de Pós-Graduação - MBA. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

13.
Bacellar, Fatima C. T.; COHEN, E. D.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Luiz Fillipe da Costa Ribeiro. Consumo, Marcas e Identidade: Um Estudo sobre o Papel de Produtos e Marcas na Construção da Identidade Profissional dos Jovens. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

14.
Bacellar, Fatima C. T.; COHEN, E. D.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Alexandra de Assunção. Processo de decisão de compra de cursos de pós-graduação. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Administração) - Grupo Ibmec.

15.
COHEN, E. D.; MACHADO, M. A. S.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Andre Luis dos Santos Felix. A Fidelização de Clientes Por Meio da Excelência em Serviços: O caso Quiosque Chopp Brahma Buzios. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

16.
COHEN, E. D.; DALTO, Edson J.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Cristiane da Fonseca Reis. Buzzmarketing na Internet: Um estudo Exploratório das Possibilidades e Limitações da Disseminação e Debate entre os Consumidores Brasileiros através de Comunidades Virtuais no Site de Relacionamentos Orkut. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Grupo IBMEC.

Qualificações de Doutorado
1.
AYROSA, Eduardo A. T.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Eduardo Espindola Halpern. Apropriação e Desvirtuamento de Ambientes Físicos de Serviços por Tribos Urbanas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

Qualificações de Mestrado
1.
MURTA, A. L. S.; SALLES, D. M. R.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Eliane Monteiro de Almeida. Padronização de Resíduos Sólidos: Análise Comparativa entre dois hotéis na região metropolitana do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAd - Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; LEWANDOWSKI, O.; MACIEL, M. R.. Participação em banca de Renata Carbonelli Hortas.Bancos Comunitários no estado do Rio de janeiro, análise do Banco do Preventório. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

2.
ANTUNES, L. R.; SILVA, Fabio N. S.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Briza Monteiro Lopes.Políticas Públicas de Economia Solidária: uma análise da experiência do município de Macaé. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

3.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; LEWANDOWSKI, O.. Participação em banca de Yuri Carlos Monsuete.CONFERENCIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS-LIMITES E AVANÇOS NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

4.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; LEWANDOWSKI, O.. Participação em banca de Flavio Ornellas Loureiro.Análise da Eficácia da Elaboração do Orçamento Público do município de Macaé.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

5.
ARAUJO, F. F.; CERCHIARO, I.; SILVA, R. C. M.. Participação em banca de Leonardo Furtado Fernandes..O Comportamento de Consumo de Alimentos: um estudo exploratório sobre jovens de baixa renda de um projeto de inclusão social de Macaé. 2016.

6.
ARAUJO, F. F.; CERCHIARO, I.; SILVA, R. C. M.. Participação em banca de Roberta Schottz Espíndola.A Relevância do Marketing de Experiência para as Empresas no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

7.
ARAUJO, F. F.; CERCHIARO, I.; SILVA, R. C. M.. Participação em banca de Luan Portugal Fonseca.A Importância da relação com o cliente para o crescimento de uma empresa: Um estudo no Hotel Portugal em Macaé.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

8.
ARAUJO, F. F.; CERCHIARO, I.; SILVA, R. C. M.. Participação em banca de Larissa Pereira Alexandria De Moura..Influência dos Pares nas Práticas de Consumo: Uma análise do grupo de referência à luz do Filme Meninas Malvadas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

9.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; LEWANDOWSKI, O.. Participação em banca de Rayane Alfradique..Cooperativas de trabalho como alternativas para inserção no mercado profissional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

10.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; FLORENTINO, M. S.. Participação em banca de Nabiha Martins Gussem.A Expansão da Hotelaria em Macaé e os Desafios dos Gestores para os Próximos Anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

11.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; FLORENTINO, M. S.. Participação em banca de Joeprix Rodrigues dos Santos Loreto.Análise do Perfil do Investidor de Macaé: Um Olhar para a Cidade Universitária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

12.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; FLORENTINO, M. S.. Participação em banca de Elder Carvalho Fernandes.Participação e Controle Social na Gestão Pública Municipal: Conferências Municipais em Macaé. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

13.
SILVA, G. V.; ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Carla Dorsch Rocha.Gestão de Resíduos Sólidos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

14.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; LEWANDOWSKI, O.. Participação em banca de FRANCIELLY DE M. ARAÚJO.CONTEÚDO LOCAL - ANÁLISE DAS EXPERIENCIAS EM MACAÉ RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

15.
ANTUNES, Ludmila Rodrigues; CERCHIARO, I.; FERREIRA, A. S.. Participação em banca de Márcia Valéria Manhães Rodrigues.Vantagens e Desvantagens do Processo Licitatório: uma visão dos fornecedores da Petrobrás Distribuidora em Macaé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

16.
ANTUNES, Ludmila Rodrigues; CERCHIARO, I.; FLORENTINO, M.. Participação em banca de Dora Amorim.Projeto de Qualificação Profissional: uma análisa do PRODESMAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

17.
ANTUNES, L. R.; CERCHIARO, I.; LORRAN, A.. Participação em banca de Marianna Gonçalves de Faria.Macaé : de vila de pescadores à Capital do Petróleo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

18.
SOUSA, F. J. B.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Nacélio Bandeira Monteiro.A Cooperação entre a Marinha do Brasil e a Universidade Federal Fluminense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

19.
FERREIRA, A. S.; CERCHIARO, I.; ANTUNES, Ludmila Rodrigues. Participação em banca de Fabiano Tavares Sarlo.Comunicação Interna na Organização: Estratégia e Sucesso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

20.
FERREIRA, A. S.; CERCHIARO, I.; ANTUNES, Ludmila Rodrigues. Participação em banca de Edison de Oliveira Moreira.Gestão de Qualidade na Medição de Gás Natural em uma Empresa de Petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense.

21.
AYROSA, Eduardo A. T.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Viviane Vieira Coutinho.O Funk como Segmentação de Mercado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

22.
Calderón, P. A. L.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Denielle Regina Martins da Silva et al.O PROGRAMA DE MARKETING ESPORTIVO DO BANCO DO BRASIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

23.
Calderón, P. A. L.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Kelly Cristina Silva do Carmo.O Perfil do turista de Aventura e os Aspectos de sua Responsabilidade Sócio-ambiental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

24.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Conrado Parreiras Horta Vieira Leal.O Comportamento dos Investimentos em Responsabilidade Social das Empresas que Compõe o Índice de sustentabilidade Empresarial da BOVESPA durante a Crise Financeira de 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

25.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Adriano da Silva Barbosa et al.Logística Portuária. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

26.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Gabrielle Frederico das Chagas et al.Gestão Participativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

27.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Cláudio Ferraz Santiago et al.Ética nas Organizações: As organizações conseguem impor seus padrões éticos aos seus fornecedores?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

28.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de André Luiz Monteiro Bonifácio et al.Gestão Ambiental: benefícios e entraves. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

29.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Alessandro de Souza et al.Rede de empresas ligadas ao pólo petroquímico: De que forma as redes de empresas participam do pólo petroquímico?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio.

30.
Zeidan, R. M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Antonio Carlos Mota et al.Ótica dos Funcionários do Banco ABNAMRO REAL acerca dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável Realizados pela Organização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio.

31.
CAVAZOTTE, F. S. C. N.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Rafael Schnabl Neves.Liderança: a dificuldade de liderar equipes de baixo grau de instrução. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Grupo Ibmec.

32.
GUEDES, M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Carolina Coelho Braune.Endosso de Celebridades como Estratégia de Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC.

33.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Sergio Soriano Tavares.Marcas, seu posicionamento e o caso da marca OI. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC.

34.
GUEDES, M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Fernanda Augusta Farias Dassie.Um Estudo sobre a Estratégia de Posicionamento das Empresas de Financiamento ao Consumo no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Grupo Ibmec.

35.
GUEDES, M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Monique Cabral da Motta Moraes.Aplicação da SERVQUAL em Instituiçào de Ensino Superior - Caso SUAM. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

36.
GUEDES, M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Natasha Louise Sutmöller.Implantação do CRM em uma empresa prestadora de serviço médico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

37.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.; DALTO, Edson J.. Participação em banca de Bruno Leta Souza Castro.Excelência em serviços em empresas de médio porte: um estudo de caso Supermercado Zona Sul. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

38.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.; DALTO, Edson J.. Participação em banca de Fábio Fonseca Darzi.O composto promocional como diferencial competitivo no varejo: um estudo de caso nas Casas Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

39.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.; DALTO, Edson J.. Participação em banca de Isabella Cristina Chame.Como criar uma marca forte no setor atacadista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

40.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.; CAMPOS FILHO, Luiz Aalberto N.. Participação em banca de Mariana Monnerat Pecci.A determinação dos critérios competitivos na prestação de serviço: uma análise comparativa no setor educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

41.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.; DALTO, Edson J.. Participação em banca de Laura Alvarenga Vasconcelos Rangel.CRM como estratégia para fidelizar o cliente bancário. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

42.
NEVES, Gisele C.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Robert de Toledo Quaiser.Marketing em mercados globais: um estudo de caso na fábrica Haco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

43.
GUEDES, M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Guilherme Fuscaldo Couri.As Tendências do CRM no comércio Eletrônico no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

44.
GUEDES, M.; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Júlio César gomes da Silva.O Uso da Tecnologia como Diferencial Competitivo no Setor Supermercadista Brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

45.
SERRA, Fernando; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Rafael Augusto Passarelli Costa e Silva.Plano de Negócios aplicado a um restaurante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Grupo Ibmec.

46.
CHAUVEL, Marie Agnes; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Carolina Vicente dos Santos.Estratégias de Marketing no Varejo: o Caso das Lojas de Conveniência Select. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.

47.
CHAUVEL, Marie Agnes; CERCHIARO, I.. Participação em banca de Nobre, Fabiana Moraes.Internacionalização de Empresas: Estudo de Caso da Churrascaria Porcão.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FERREIRA, A. S.; BORGES E SILVA, G. A. B. E.; SILVA, Fabio N. S.; CERCHIARO, I.. Professor Substituto em Gestão de Sistemas de Informação. 2018. Universidade Federal Fluminense.

2.
CERCHIARO, I.; FERREIRA, A. S.; LEWANDOWSKI, O.. Concurso Público para Professor Substituto em Administração. 2017.

3.
CERCHIARO, I.; NASCIMENTO, D.; LEWANDOWSKI, O.. Concurso Público para Professor Substituto em Direito. 2017.

4.
CERCHIARO, I.; ANTUNES, L. R.; PEREIRA, P. C. L.; GASPARELLO, W. F.; AZEVEDO, S.. Concurso Público para Professor Adjunto em Administração. 2015.

5.
PESSANHA, A. M. P.; CERCHIARO, I.; FLORES, J. L. L.; FLORENTINO, M. S.. Concurso Público para Professor Substituto em Portugues. 2014.

6.
CERCHIARO, I.; SAUERBRONN, F. F.; PEREIRA, S. J. N.; ANTUNES, Ludmila Rodrigues; PALMA, M. A. M.. Concurso Publico para Professor Adjunto. 2013. Universidade Federal Fluminense.

7.
DIANIN, M. F.; FERREIRA, A. S.; OLIVEIRA, S. C. S.; SOUZA, A. S.; CERCHIARO, I.. Concurso Público para Professor Adjunto em Métodos Quantitativos. 2013.

8.
GURGEL, C.; ZOUAIN, D. M.; MOTTA, L. E. P.; MUNTEAL FILHO, O.; CERCHIARO, I.. Concurso para Professor Adjunto do curso de Administração. 2010. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, L. J.; NASCIMENTO, D.; FERREIRA, A. S.; CERCHIARO, I.; LEWANDOWSKI, O.. Bancas Examinadoras do Programa de Monitoria. 2017.

2.
GURGEL, C.; VIEIRA, C. T. F.; SILVA, E. C.; CASTRO JUNIOR, J. L. P.; CERCHIARO, I.; MARTINS, P. E. M.. Processo de Seleção para o Programa de Mestrado PPGAd. 2016. Universidade Federal Fluminense.

3.
CAMILO, E.; GURGEL, C.; VIEIRA, C. T. F.; CASTRO JUNIOR, J. L. P.; CERCHIARO, I.; MARTINS, P. E. M.. Comissão de Processo de Seleção. 2015.

4.
FERRAZ, J. D. F.; MURTA, A. L. S.; GURGEL, C.; CAMILO, E.; CERCHIARO, I.; CASTRO JUNIOR, J. L. P.. Comissão de Processo Seletivo para Discentes do Mestrado - PPGAd. 2012.

5.
FERRAZ, J. D. F.; MURTA, A. L. S.; GURGEL, C.; VIEIRA, F.; CERCHIARO, I.. Comissão de Processo Seletivo para Discentes do Mestrado - PPGAd. 2011.

6.
PEREIRA, A. C.; PAGLIARINI, A. T.; CERCHIARO, I.. Concurso de Fotos de diet Coke. 1992. Coca-Cola Indústrias Ltda.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso CASI. A Análise de Discurso e as Possibilidades de sua Aplicação na Pesquisa Acadêmica de Marketing. 2014. (Congresso).

2.
Congresso CASI. TRÁFICO DE PESSOAS: A NOVA INSTITUCIONALIDADE BRASILEIRA. 2014. (Congresso).

3.
PIBITI/Inova.avaliadora do comitê institucional de Inovação dos Programas Institucionais de Bolsas Estímulo à Inovação. 2014. (Outra).

4.
III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis ? AdCont 2012. Assédio Moral em Organizações Militares.. 2013. (Congresso).

5.
III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont ? UFRJ. As Relações entre Consumidor e Animais de Estimação e sua Influência no Consumo de Serviços Pet.. 2013. (Congresso).

6.
VII Feira de REsponsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos. Marketing e Sustentabilidade. 2013. (Feira).

7.
2012 Academy of Management - The Informal Economy. Avaliação. 2012. (Congresso).

8.
III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont ? UFRJ. Apropriação de Ambientes Físicos de Serviços por Tribos Urbanas: O Caso Casa da Matriz. 2012. (Congresso).

9.
III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont ? UFRJ. Atitude de Consumidores Jovens Frente à Adoção de Cardápios Saudáveis por Empresas de Fast Food. 2012. (Congresso).

10.
III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont ? UFRJ. ?Do Bom e Do Melhor?: O Consumo de Bens de Luxo na Classe C. 2012. (Congresso).

11.
Ciência e Curiosidade: Sucesso da Iniciação Científica.Professora Orientadora. 2009. (Seminário).

12.
XII EREAD Nordeste.Estratégias de Marketing: Traçando Caminhos para o Sucesso. 2008. (Encontro).

13.
XXXII EnANPAD. Caso Fing?rs do Brasil. 2008. (Congresso).

14.
Dia da Reflexão do Administrador.Vendas: E eu com isso?. 2007. (Encontro).

15.
XXXI Encontro da ANPAD. A APLICAÇÃO DE ABORDAGENS FEMINISTAS PARA O ESTUDO DE ADMINISTRAÇÃO. 2007. (Congresso).

16.
III Congresso de Administração da ESPM / 1o Simpósio de Administração e Marketing do CAEPM. Comparing Perceptions of Service Quality in Brazil and UK.. 2006. (Congresso).

17.
II Jornada Carioca de Sexualidade Humana.Mulheres nas Empresas. 2006. (Simpósio).

18.
IV Mostra de Informação Profissional.Marketing. 2006. (Outra).

19.
Projeto Profissão.A Profissão do Administrador. 2006. (Outra).

20.
II Congresso Nacional de Administração da ESPM. Publicações na Área de Marketing Um Estudo Longitudinal. 2005. (Congresso).

21.
EnANPAD. Uma Discussão sobre Métodos Alternativos em Pesquisa Acadêmica em Marketing. 2004. (Congresso).

22.
I Encontro de Marketing da ANPAD. Uma Visão Alternativa da Pesquisa em Marketing: como a fenomenologia pode contribuir para gerar conhecimento de marketing.. 2004. (Congresso).

23.
SIMGEN. Consumo do Luxo: Explorações sobre experiências espirituais do consumo. 2004. (Congresso).

24.
BALAS. Comparing Perceptions of Service Quality in Brazil and the UK. 2003. (Congresso).

25.
SIMGEN. Publicações na Área de Marketing no ENANPAD Um Estudo Longitudinal. 2003. (Congresso).

26.
4 Ciclo de Casos do Destaque no Marketing. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CERCHIARO, I.; NADER, G. ; QUINTAN, V. . Empreendendo em Meio à Crise. 2017. (Outro).

2.
CERCHIARO, I.; CORRE, O. ; GUELMAN, M. ; TORRENT, B. ; PERISSE, R. . Empreendedorismo e seus Desafios. 2016. (Outro).

3.
CERCHIARO, I.; QUINTAN, V. ; BASTOS, A. . Desenvolvimento Pessoal: Futuro de Sucesso. 2014. (Outro).

4.
SANTANA, R. ; LORRAN, A. ; CERCHIARO, I. . Simpósio de Marketing - UFF Macaé. 2013. (Outro).

5.
SARDINHA, J. C. ; CERCHIARO, I. . Estratégias de Preço em Marketing. 2013. (Outro).

6.
CERCHIARO, I.; LORRAN, A. ; SANTANNA, R. . Simpósio de Marketing. 2013. (Outro).

7.
CERCHIARO, I.. A Carreira do Administrador em Macaé. 2012. (Outro).

8.
LAGOEIRO, F. A. ; CHIQUIAR, W. ; PIRES, R. ; ECHEVERRIA, M. ; BORRAS, F. ; HUERTAS, Y. ; KIMURA, E. B. S. ; ANTUNES, L. S. ; ANTUNES, L. P. ; LARRECHA, E. M. ; MARCO, M. de ; FERREIRA, A. S. ; FLORENTINO, M. ; CERCHIARO, I. ; ANTUNES, L. . I Colóquio Internacional de Gestão da Produção de Petróleo e Gás. 2012. (Congresso).

9.
BARROS, D. F. ; CERCHIARO, I. . O Eleitor, O Político, e o Marketing Político: O Bom, o Mau, e o Feio. 2007. (Outro).

10.
SCHVARTZER, C. ; CERCHIARO, I. . Marketing Esportivo. 2006. (Outro).

11.
SAIANI, E. ; CERCHIARO, I. . A Importância do Relacionamento nas Relações com os Consumidores. 2006. (Outro).

12.
CERCHIARO, I.. II Congresso de Administração ESPM. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
PEDRO HENRIQUE RIBEIRO VAZ. ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN EM UMA EMPRESA DO SETOR DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

2.
Daniel Ferreira Motta. Mídias sociais: Uso como estratégia de marketing.. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

3.
Clarisse Halpern. O Papel das Mídias Sociais no Recrutamento Online de Estagiários.. 2015. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

4.
Carla Komora. A Influência do Intraempreendedorismo no Brasil Aplicado À Administração de Empresa Multinacional ? O caso L?ORÉAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Administracao) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

5.
José Ferraz. As Imagens do Feminino Apresentadas pela Mídia no Contexto da Pós-Modernidade: um estudo exploratório da Revista Cláudia. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

6.
Paulo Caruso. Determinação de Preço em Varejo de Remédios. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

7.
Geraldo Diniz. Trade Marketing: Possíveis Conflitos no Relacionamento com a Força de Vendas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

8.
Marilma C. Mota. Avaliação da Qualidade do Serviço Educacional Numa IES Particular: A Visão do Aluno de Graduação sobre a Qualidade Percebida. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

9.
Marcos Fabio Coelho. Assedio Moral. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

10.
Soraya Maria de Oliveira Freitas. Eduacação a Distância: um desafio estratégico para as instituições de ensino superior - um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

11.
Adarlette Neira. A Liderança Feminina nos Hemocentros e sua Relação com a Melhoria da Qualidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade do Grande Rio, . Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diogo Marques. Marketing Multinível X Pirâmide Financeira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

2.
Deborah de Castro Venerio. Marketing Digital : a influência das mídias sociais nos hábitos de consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

3.
ELIENE DAGMAR FREITAS DE ALMEIDA. CONSUMO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE BELEZA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOB A ÓTICA MASCULINA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

4.
Marcelo Cordeiro de Vasconcelos. Marketing Eleitoral: O Uso da Mídias Sociais no Processo de Comunicação dos Candidatos a Vereador com os Eleitores para as Futuras Eleições em São Pedro d'Aldeia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

5.
OSNY PERES GUIMARÃES PINTO. O PODER DA MARCA COCA-COLA: UM ESTUDO DE CASO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

6.
LUIS FERNANDO AZEVEDO PINTO FILHO. EMPREENDEDORISMO E MARKETING VERDE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EMPRESA DO BEM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

7.
Gustavo Henrique Kimura Valadão. Mercado Virtual, sua Precificação e o Mercado Tradicional de Macaé - RJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

8.
Rafaela Thomaz dos Santos. Gestão de Marketing nos Setores de Petróleo e Gás como Ferramenta Estratégica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

9.
Wíverson Cardoso Pereira. Estratégias de Marketing Cultural para uma Orquestra Estudantil: um estudo de caso.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

10.
Farid Tranjan Neto. NBA - Um Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

11.
Gisele Cardozo Coutinho. Influência da Marca na Percepção de Valor dos Produtos de Higiene e Limpeza nos Supermercados de Macaé.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

12.
Jônatas Bernardo Monnerat. O Impacto do Advento dos Genéricos na Preferência do Consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

13.
Arysio Celeste Neto et al. A Boemia da Lapa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

14.
Andrea Lucia Carmo de Souza e Bianca Tuber Pimenta. Assédio Moral. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

15.
Cristiane dos Santos Silva et al. Aterro Sanitário X Lixão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

16.
Barbara dos Santos Nunes Ressoni et al. Comercio Eletrônico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

17.
Andreia Cardoso Santana e Natalia Lucia dos Santos. Discriminação Estética. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

18.
Juliana Bezerra de Menezes. Discriminação de Moradores de Comunidades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

19.
Barbara Vieira do Nascimento et al. Esporte para a Terceira Idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

20.
Daniel Junior de Souza Paiva et al. Os Ex-Alunos da Unigranrio e o Mercado de Trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

21.
Alessandro da Silva Machado et al. Logistica Reversa: Tratamento de águas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

22.
Geisa Lima Malaquias et al. Peneirando Talentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

23.
Silvia Feitosa da Silva. Peso da Carga Tributária em PME's. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

24.
Bianca Morelli da Silva Vieira et al. Inserção de Portadores de Necessidades Especiais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

25.
Isabel Luciana de Jesus. RSC em Instituições Financeiras. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

26.
Luana Medeiros de Barcelos. RSC: Caso Nestlé. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

27.
Arlenio Morais da Silveira et al. Terceirização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

28.
Bianca Oliveira da Costa Marques. O Papel do Lider no Ambiente Organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

29.
Cristiane Aleixo dos Santos et al. Profissões de Fé: o mercado de trabalho nas igrejas evangélicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

30.
Anderson Candido Pecli et al. A Grande Busca pela Carreira Pública: o mercado atual na cidade do Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

31.
Alessandra do Canto et al. Relevância dos Fatores Motivacionais e do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho sobre o Desempenho dos Motoristas de ônibus no Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

32.
Angela Maria de Almeida et al. Absenteísmo: O impacto da produtividade em indústria de confecção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

33.
Fernanda Olanda et al. Seleção, Recrutamento e Motivação na Empresa Man Turbo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

34.
Brunno Macedo de Souza et al. Clima Organizacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

35.
Ana Paula Nascimento da Fonseca et al. Gestão Participativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

36.
Frank Eduardo Lino et al. Endomarketing Como Ferramenta Motivacional nas Empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

37.
Bruno Correa et al. Influência da Liderança e da Motivação na Organização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

38.
Alex de Melo Tavares et al. A Importância dos Sistemas de Informação no Crescimento das Micro e Pequenas Empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

39.
Suzana Barcaro Romão et al. Responsabilidade Ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

40.
Ana Paula de Mello Alves et al. Satisfação do Cliente na Cirurgia Plástica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

41.
Aline Soares Assen Dias et al. Logística Reversa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

42.
Evandson Silva de Souza et al. Os Projetos Sociais de Combate e Prevenção às Drogas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

43.
Andréia Carvalho Chaves et al. Saúde Física e Mental no Trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

44.
Alan dos Santos Lomeu et al. Terceirização: O ponto de vista do contratante, contratado, funcionários e empregados terceirizados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

45.
Daniela Flandin et al. Qualidade de Vida no Trabalho: O que as empresas fazem em relação à QVT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

46.
Amanda Soares Cordeiro et al. A Importância da Liderança nas Orgnizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

47.
Daniele de Souza Gomes et al. E- Commerce. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

48.
Adeilson Rodrigues et al. A Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

49.
Denielle Regina Martins da Silva et al. A Importância do Marketing Esportivo para a Imagem do Banco do Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

50.
Elisabete Maria Gomes da Silva et al. O Comportamento do Consumidor de Turismo de Aventura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

51.
Aline Nunes Soares et al. Logística para Redução de Custos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

52.
Andréia de Oliveira Santos Conde et al. Avaliação de Desempenho 360o Graus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

53.
Isabel Cristina Marques Farias et al. Dificuldade de Integração entre os Setores de uma Empresa do Setor Hoteleiro: Um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

54.
Ana Paula da Cruz et al. Qual a Importância da Administração dos Materiais na Construção Civil?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

55.
Ana Paula Teixeira de Souza et al. Qualidade na Execução de Serviços Terceirizados de Transporte Logístico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

56.
John Christer Salén. Internacionalização um estudo de caso, Petrobrás. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

57.
Renata de Farias Santos. Gerenciamento por Categoria e suas dificuldades de implantação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

58.
Rodolpho Pacheco Duarte. Marketing Industrial no Mercado de Auto Peças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

59.
Fernanda Frajhof. Percepção de Qualidade de Serviço - Caso Unimed-Rio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Graduação em Administração de Empresas) - Grupo IBMEC. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

60.
Carlos Gabriel Pradela Exposito Motta. análise Estratégica de Marketing do Projeto Incubado Opimus. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

61.
Claudia Vahle Franco. Marketing Cultural e sua Aplicação na Petrobrás. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

62.
Igor Albaneze Correa Netto. Internacionalização da AMBEV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

63.
Fabiana Moura Malini. Marketing de Luxo: O Caso Louis Vuitton. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

64.
Joana Lobão Zlot. Caso Derby: Uma Proposta Estratégica de Marketing para a Indústria do Tabaco. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

65.
Marcia de Castro Paes. O Imperativo do Branding. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

66.
Tatiana Ferraz Pereira Leite. Um Estudo Preliminar de Evidências que Justifiquem a Criação de uma Pousada Brasleira para jovens Solteiros. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

67.
Julia Rocha Garcia. Os Impactos da Concorrência Desleal no Mercado Brasileiro de Cigarros. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

68.
Mariana Dantas Machado. Imagem Corporativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

69.
Daniel Waknin. Construção e Gestão de Marcas Calçadas no Marketing Estratégico, Branding e Endomarketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

70.
Bianca Barreto Machado. Responsabilidade Social e Ambiental ? Caso Aracruz Celulose S/A. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

71.
Gustavo Henrique Lunardelli de Carvalho Daudt d?Oliveira. Caso Laboratório Daudt Oliveira LTDA - Plano Estratégico de Mercado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

72.
Marcos Blanco Carnier. A Utilização do Esporte como Ferramenta de Marketing da Empresa Inglesa de Telefonia Móvel Vodafone. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

73.
Mariana Rodrigues da Silva. E-MAIL MARKETING, Uma nova ferramenta de comunicação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.

74.
Wecsley Camilo Dias. Sucessão em Empresas Familiares no Brasil ? o caso Pão de Açucar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - IBMEC Educacional S.A. Orientador: Isabel Balloussier Cerchiaro.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CERCHIARO, I.; LORRAN, A. ; SANTANNA, R. . Simpósio de Marketing. 2013. (Outro).

2.
CERCHIARO, I.; CORRE, O. ; GUELMAN, M. ; TORRENT, B. ; PERISSE, R. . Empreendedorismo e seus Desafios. 2016. (Outro).

3.
CERCHIARO, I.; NADER, G. ; QUINTAN, V. . Empreendendo em Meio à Crise. 2017. (Outro).

4.
CERCHIARO, I.; QUINTAN, V. ; BASTOS, A. . Desenvolvimento Pessoal: Futuro de Sucesso. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 5:59:16