Maria Licia Torres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9904326968211174
  • Última atualização do currículo em 28/11/2016


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade São Judas Tadeu (1986), Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Faculdade São Judas Tadeu, em Sociopsicomotricidade pela FAHUP, em Psicomotricidade pela Universidade Estácio de Sá e Informática Educativa pela Universidade Carioca, mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor Titular do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, professor de ensino superior da Fundação Educacional Campograndence e Coordenadora do Curso de Pedagogia - FEUC, Supervisora de Estágio das Faculdades de Educação Tecnólogica do Estado do Rio de Janeiro da Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC. Coordenadora Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docencia - PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, Pedagógicos e Educação a Distância (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Licia Torres
Nome em citações bibliográficas
TORRES, M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação de Apoio à Escola Técnica, Diretoria de Formação Inicial - DIF.
Rua Clarimundo de Melo 847
Quintino Bocaiuva
21311-280 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 23324072
Ramal: 4072
Fax: (021) 23324072
URL da Homepage: www.faetec.rj.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Formação de Professores nos ISEs: uma experiencia alternativa em questão, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Profª Dra Speranza França da Mata.
Palavras-chave: Formação de Professores, Legislação e Conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
2002 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A Informática Educativa nas escolas municipais do Rio de Janeiro: ponto de vista dos docentes,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Profª Dra Lina Cardoso Nunes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Informática.
1998 - 1999
Especialização em Informática Educativa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Título: O uso da Informática Educativa na Educação Infantil.
Orientador: Maria Helena.
1993 - 1993
Especialização em Sociopsicomotricidade. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Humanas Pedro II, FAHUP, Brasil.
1992 - 1993
Especialização em Psicomotricidade. (Carga Horária: 440h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil.
1991 - 1991
Especialização em Psicopedagogia Institucional. (Carga Horária: 360h).
Faculdade São Judas Tadeu, FSJT, Brasil.
Título: A promoção automática da classe de alfabetização para a 1ª série.
Orientador: Ludmilla e Josué Votre.
1983 - 1986
Graduação em Pedagogia.
Faculdade São Judas Tadeu, FSJT, Brasil.
1979 - 1982
Ensino Médio (2º grau).
Faculdade São Judas Tadeu, FSJT, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar. (Carga horária: 116h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Docência de Disciplinas Semipresenciais.
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, MSB, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade São Judas Tadeu, FSJT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: História da Educação Métodos e Técnicas de Pesquisa


Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 14
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Políticas e Gestão nas Organizações História da Educação Alfabetização e Letramento Informática Educativa Escola e Currículo Organização do Trabalho Pedagógico

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 8


Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, MSB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 9
Outras informações
Disciplinas lecionadas: Didática I e II (letras, Geografia e Pedagogia) Estágio Supervisionado de Educação Infantil Novas Tecnologias da Comunicação e da Informática na Educação Educação a Distância

Atividades

02/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática na Educação
Políticas Públicas
Oficina Pedagógica de Educação Infantil
Educação a Distância
Didática
Novas Tecnologias da Comunicação e Informação e da Informática na Educação

Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira, ISAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Didática do Ensino Superior Supervisão Educacional


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Outorgado - APQ 1, Enquadramento Funcional: Nenhum


Instituto Superior de Educação da Zona Oeste, ISEZO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Arte e Educação na Educação Infantil


Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Curso Normal Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Educação de Jovens e Adultos Estágio Supervisionado Informática Educativa Educação Inclusiva

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora dos Adicionais e Pós-Secundário, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Metodologia da Matemática para as séries iniciais Metodologia da Alfabetização


Unidade Integrada Garriga de Menezes, UIGM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 20


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Estágio Supervisionado na Educação Básica Ação Supervisora na Educação Básica Ação Administradora na Educação Básica

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ação Supervisora na Gestão Educacional
Administração, supervisão e Orientação na Educação Básica
Estágio de Administração, Supervisão e Orientação na Educação Básica
Planejamento e Avaliação Educacional

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Aluno


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Aluna


Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, IPTAN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Nenhum, Enquadramento Funcional: Parecerista


Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio Supervisionado, Carga horária: 12
Outras informações
Supervisora de Estágio das FAETERJs e dos Institutos Superiores de Educação - ISEPAM e ISERJ.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora do CETEP Quintino, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica dos CETEPs, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica dos ISEs e ISTs, Carga horária: 40

Atividades

02/2003 - Atual
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento da Educação / Coordenação dos Inst. Superiores, .

Cargo ou função
Supervisora Pedagógica.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A formação de professores nas licenciaturas: certificação ou profissionalização?
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Licia Torres - Coordenador.
2009 - 2011
APQ 1 - Projeto de Inclusão e Inovação Social na Baixada Fluminense: Extensão da Unidade EAT Escola de Artes Técnicas Luis Carlos Ripper
Descrição: Projeto destinado a compra de materiais permanentes e equipamentos para a implementação da extensão da unidade EAT Luis Carlos Ripper em Nova Iguaçu.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Qual o perfil do profissional da educação que melhor atenderá ao espaço acadêmico na era tecnológica?
Descrição: Parecerista do projeto de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
APQ 1 - Reestruturação e Modernização dos Cursos das Escolas de Ensino Industrial - ESEIs: Quintino, Marechal Hermes e Santa Cruz
Descrição: Destinado a obra, compra de materiais de consumo e equipamentos para as três escolas industriais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Motivos da perda gradativa da corporeidade lúdica docente de educação infantil para as séries iniciais do ensino fundamental e suas implicações na prática pedagógica
Descrição: Parecerista "ad hoc" do Projeto de Pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
APQ1 - A Implantação da Biblioteca Central de Campo Grande - FAETEC: um suporte ao profissional contemporâneo
Descrição: Destinado a compra de acervo para a biblioteca da UEZO em Campo Grande.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
A Formação de Professores nos ISEs: uma experiência alternativa em questão
Descrição: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutor em Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2003
A Informática Educativa e a Construção do Conhecimento no Processo de Alfabetização: Ponto de Vista de Docentes
Descrição: Dissertação para obtenção do título de Mestre em Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - 2008
Periódico: INFO DIF
2008 - 2008
Periódico: INFO DIF


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TORRES, M. L.2008TORRES, M. L.. Moradores de Rua no Centro de Triagem da Fundação Leão XIII: experiências, reflexões e relações interpessoais. Democratizar (Faetec), v. II, p. 1-14, 2008.

2.
TORRES, M. L.2003TORRES, M. L.. O compromisso social das escolas públicas com as novas tecnologias da comunicação e da informação. Tecnologia Educacional, v. 1, p. 25-36, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
TORRES, M. L.. Ações Estratégicas para a Gestão de Pessoas pelas Ações Estratégicas para a Gestão de Pessoas pela Valorização Humana. In: Ana Cristina de Carvalho; Regina Célia de Souza; Ubirajara Baptista Cabral Junior. (Org.). Olhares sobre Gestão: análise e relatos de experiência em educação profissional. 1ed.Rio de Janeiro: Faetec, 2014, v. 1, p. 62-72.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TORRES, M. L.. A Formação de Professores e as novas tecnologias: dificuldades ou exclusão?. Democratizar, Rio de Janeiro, p. 51 - 74, 01 dez. 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TORRES, M. L.. A formação de Professores nos ISEs: uma experiência alternativa em questão. In: II Semana de Letras do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, 2007, Rio de Janeiro. Literaturas, Linguagens e Saberes: novas perpspectivas no mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: IBEU, 2007. v. 1. p. 16-17.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, M. L.; Luiza Alves Oliveira ; SOUZA, I. C. G. ; PACHECO, M. C. A. . Leitura e Formação Docente: A experiência do encontro com a palavra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TORRES, M. L.. A formação de professores nas licenciaturas: certificação ou profissionalização?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TORRES, M. L.. A Didática e suas dimensões: política, social e técnica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TORRES, M. L.. A mulher Idosa em Instituição. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TORRES, M. L.. Promoção Automática do C.A. para a Primeira Série. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Adilson Pereira ; Arthur Vale ; Jane Rangel Alves Barbosa ; Marcia Denise Pletsch ; Maria Aparecida Donato de Matos ; TORRES, M. L. ; Mônica Pereira dos Santos ; SANTOS, R. M. ; Rosana Glat . Comitê Editorial. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista).

2.
TORRES, M. L.. I Seminário de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores: Dilemas e Paradigmas da Educação Profissional e Tecnológica: aprendizagem, adequação e construção do saber na prática. 2008. (Editoração/Anais).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
TORRES, M. L.; Cardoso Isabela ; Prates José Carlos . Seminário de produção em Moda: Caxias Fashion. 2009 (APQ2).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROSANE MOREIRA SILVA DE MEIRELLES; TORRES, M. L.. Participação em banca de Ayrton Carlos Gomes de Oliveira. Elaboração de ementa sobre direitos do paciente: a hermenêutica no ensino profissional em saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL) - Centro Universitário de Volta Redonda.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORRES, M. L.. Participação em banca de Priscila de Mendonça Coenga.Avaliação da aprendizagem escolar: ranços e avanços. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste.

2.
TORRES, M. L.. Participação em banca de Patricia da Silva Melo Corrêa.A literatura infantil no processo de alfabetização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Centro Universitário Estadual da Zona Oeste.

3.
TORRES, M. L.. Participação em banca de Fabiana M. Oliveira.A Contribuição da Gestão Democrática para a Construção do Projeto Político-Pedagógico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

4.
TORRES, M. L.. Participação em banca de Karina Braga Nunes.Contribuições das Tecnologias para o Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

5.
TORRES, M. L.. Participação em banca de Vera Lúcia Toledo.Era uma vez...A Literatura Infantil como Agente Facilitador da Alfabetização. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. A formação de professores nas licenciaturas: certificação ou profissionalização?. 2012. (Congresso).

2.
Aula magna do Curso de Pedagogia.A avaliação e qualidade da educação. 2011. (Encontro).

3.
Congresso de Pedagogia: "Neuropedagogia: o cérebro vai à escola. Comissão Científica. 2011. (Congresso).

4.
II Encontro de Profissionais do CETEP São Gonçalo.A Didática e suas Dimensões: Política, Social e Técnica. 2008. (Encontro).

5.
Debartamento de Ciências da Educação.Uso de novas ferramentas tecnológicas na Educação. 2007. (Encontro).

6.
II Semana de Letras - Literaturas, Linguagens e Saberes: novas perspectivas no mundo contemporâneo.A formação de Professores nos ISEs: uma experiência alternativa em questão. 2007. (Encontro).

7.
Semana de Pedagogia: Qualidade de vida: educação - direito -saúde.Educação. 2007. (Encontro).

8.
Semana de Pedagogia: qualidade de Vida: Educação - direito - saúde.Educação a Distância. 2007. (Encontro).

9.
Semana do Curso de Pedagogia.Informática Educativa do ponto de vista docente e discente. 2006. (Oficina).

10.
Café Pedagógico sobre Avaliação da Aprendizagem. 2004. (Encontro).

11.
III Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

12.
II Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Congresso).

13.
Seminário Gestão da Educação - Quebrando Paradigmas. 2003. (Seminário).

14.
Formação em Ciências e Matemática e a Inter/ Trans/ Multi/ Pluri/ Disciplinaridade. 2001. (Encontro).

15.
Integração Ensino Superior - Educação Básica (ISEB). 2001. (Seminário).

16.
V Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, I Congresso Latino Americano de Psicopedagogia. 2000. (Congresso).

17.
Congresso Estadual de Informática na Educação. 1999. (Congresso).

18.
Curso.Introdução a Psicopedagogia. 1999. (Outra).

19.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.Distúrbios de Aprendizagem. 1999. (Outra).

20.
I Amostra de Trabalhos Pedagógicos. Dificuldades de Aprendizagem. 1999. (Congresso).

21.
XXXI Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional - Por um Novo Fazer Pedagógico. 1999. (Seminário).

22.
Espaço UIGM. 1997. (Encontro).

23.
I Seminário Internacional de Formação em Psicologia Cognitiva. 1997. (Seminário).

24.
Colégio Santa Mônica.Dificuldades de Aprendizagem. 1995. (Oficina).

25.
VIII Congresso Nacional ABDM. 1995. (Congresso).

26.
Vivências Psicomotoras. 1994. (Encontro).

27.
A Produção do Texto. 1993. (Encontro).

28.
Curso de Formação de Multiplicadores do Programa de Atualização para Professores das Redes Públicas de Ensino. 1993. (Outra).

29.
I Fórum de Educadores: Construtivismo e Escola. 1993. (Outra).

30.
Jornada de Alfabetização: A Construção do Conhecimento e a Escola - Alfabetização. 1993. (Encontro).

31.
O Ser e o Sentido do Conhecimento. 1993. (Congresso).

32.
Relação Familiar e Consequências na Aprendizagem. 1991. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, M. L.. Dilemas e Paradigmas da Educação Profissional e Tecnológica. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Maria Licia Torres. A formação de professores nas licenciaturas:formação ou certificação?. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giselle Martins Moraes Alves. A inclusão de deficientes mentais na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Maria Licia Torres.

2.
Maria Bernadete Peres dos Santos. A gestão democrática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Maria Licia Torres.

3.
Jocimar Lopes Neto. O papel do pedagogo no contexto empresarial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Maria Licia Torres.

4.
Érica Cristina O. da Silva Rodrigues. Educação Especial Inclusiva: da teoria a prática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Maria Licia Torres.

5.
Fabiana Maria de Oliveira Nascimento. A contribuição da Gestão Democrática para a elaboração do Projeto Político Pedagógico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Maria Licia Torres.

6.
Karina Braga Moraes. As Contribuições das Tecnologias de Informação e comunicação para o processo Ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Maria Licia Torres.

7.
Josileide Barbosa Silva. A comunicação nos problemas de Atendimento ao surdocego pós-linguistico. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Normal Superior) - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Licia Torres.

Iniciação científica
1.
Coordenadora Professora Maria Goretti Ramos Pereira. Motivos da perda gradativa da corporeidade lúdica docente de educação infantil para as séries iniciais do ensino fundamental e suas implicações na prática pedagógica. 2007. Iniciação Científica - Universidade Presidente Antônio Carlos. Orientador: Maria Licia Torres.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:43:28