Giuliano Pereira de Oliveira Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6058870351760842
  • Última atualização do currículo em 28/08/2018


Possui graduação em Letras Português do Brasil como segunda Língua pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professor assistente de português língua estr da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giuliano Pereira de Oliveira Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, G. P.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Linguistica Aplicada.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A multimodalidade textual no material didático de Português Língua Estrangeira: A análise da abordagem,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: María Luisa Ortiz Alvarez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Multimodalidade; Abordagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2003 - 2006
Graduação em Letras Português do Brasil como segunda Língua.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Material didático para ensino de Português para falantes de Espanhol.
Orientador: Orlene Lúcia de Sabóia Carvalho.




Formação Complementar


2012 - 2012
Formação para avaliadores das redações ENEM. (Carga horária: 100h).
Centro de Seleção e Promoção de Eventos, CESPE/UNB, Brasil.
2002 - 2002
English as a second language. (Carga horária: 100h).
Centre Linguista, CL, Canadá.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Português Língua Estr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
-Professor de Português Língua Estrangeira, ministrando as disciplinas: - Português para Estrangeiros (Turmas A e B); - Interculturalidade no Ensino de Português LE/L2; Múltiplos Contextos - Coordenador da área de Português como Língua Estrangeira do Programa Idiomas Sem Fronteiras; - Vice-coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador e Avalliador, Enquadramento Funcional: Professor de Português Língua Estrangeira
Outras informações
Ministrou aulas de Português Língua Estrangeira e foi avaliador de conhecimentos de língua portuguesa de médicos intercambistas participantes nas edições do Módulo de Acolhimento e Avaliação do Projeto Mais Médicos para o Brasil, realizadas em setembro e outubro de 2013,bem como Março e Abril de 2014 em Brasília/DF.


AARON IDIOMAS, A I, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Tradutor e Revisor, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de Inglês e Português para Estrangeiros

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês e Português LE, Carga horária: 15
Outras informações
Professor atuante no enino de inglês, português para estrangeiros, além de revisão linguística e traduação.


Centro Universitário Estácio Brasília, Estácio Brasília, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Português e Inglês em diversas graduações


Faculdade Evangélica de Brasília, FE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 16
Outras informações
Professor no curso de Letras, ministrando as disciplinas: Língua Portuguesa Introdução à Linguística Sociolinguística


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Português Língua Estrangeira -, Carga horária: 20
Outras informações
- Professor de Português Língua Estrangeira em diversos níveis - Em 8 de Julho de 2013 dá início às atividades de supervisor pedagógico do NEPPE - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros - vinculado ao Instituto de Letras da Universidade de Brasília, na condição de prestador de serviços. - Atua, ainda, como aplicador do exame Celpe-Bras

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês - UnB Idiomas, Carga horária: 24
Outras informações
Professor de Língua Inglesa, ministrando aulas para alunos de diversos níveis - Cursos de Extensão da UnB Idiomas

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Português Língua Estrangeira, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Português Língua Estrangeiras em cursos de extensão vinculados ao PEPPFOL (Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas)



Membro de corpo editorial


2007 - 2008
Periódico: Revista Desempenho


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASTRO, G. P.2016 CASTRO, G. P.; FERRAZ, J. A. . AÇÃO DOCENTE NA UTILIZAÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-DISCURSIVA. Revista Letra Capital, v. 1, p. 141-162, 2016.

2.
CASTRO, G. P.2015CASTRO, G. P.. REFLEXÕES SOBRE A MULTIMODALIDADE TEXTUAL EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LE/L2. EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: (RE)SIGNIFICANDO O CONHECIMENTO, v. 2, p. 184, 2015.

3.
CASTRO, G. P.2014CASTRO, G. P.; FERRAZ, J. A. . Textos multimodais e formação docente em PLE. Revista Desempenho, v. 2, p. 10-21, 2014.

4.
CASTRO, G. P.2013CASTRO, G. P.. A Importância da Multimodalidade para o Desenvolvimento da Autonomia Docente no Ensino de Português Língua Estrangeira. Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira - SIPLE, v. 4, p. 13-26, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
CASTRO, G. P.. Práticas de multimodalidade no ensino de Português Língua Estrangeira: O discurso docente. Letras & Letras (Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, G. P.. Multimodalidade textual, abordagem, identidade e ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, G. P.. Estrangeiros recebem diplomas de curso em língua portuguesa. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CASTRO, G. P.. Refugiados têm aula de Português e querem construir nova vida no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CASTRO, G. P.. Aulas de Português e Sonhos de Sucesso. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Mundial de Bilinguismo e Língua de Herança. Multimodalidade e (re) elaboração de materiais didáticos: reflexões e desafios sobre o ensino de Português como Língua Adcional. 2017. (Congresso).

2.
I Encontro Internacional SDISCON.A Ressemiotizaçao como espaço para a (re) elaboração de Material Didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2017. (Encontro).

3.
III Roda de Conversa em Linguística Aplicada: a sala de línguas estrangeiras em foco.Língua Adcional, de Herança,de Acolhimento: múltiplos contextos no ensino de português. 2017. (Outra).

4.
I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE LETRAMENTOS MÚLTIPLOS,.Práticas de Letramento no ensino de Português Língua Estrangeira : a inserção nas práticas sociais. 2016. (Seminário).

5.
VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.Letramentos no Ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2016. (Simpósio).

6.
I Encontro Internacional e VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro Oeste. Elaboração de Material Didático para Encino de PLE em contextos diferenciados. 2014. (Congresso).

7.
V Congresso Latino Americano de Formação de professores de Línguas. Elaboração de material didático para ensino de Português Língua Estrangeira: Autonomia e Reflexão. 2014. (Congresso).

8.
VII Encontro Nacional do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro Oeste.Imagem, identidade e interação em materiais didáticos de PLE. 2014. (Encontro).

9.
I Semana da Linguagem. Aspectos do ensino de Português para falants de outras línguas - MESA REDONDA-. 2007. (Congresso).

10.
VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. A multimodalidade textual no material didático de Português Língua Estrangeira. 2007. (Congresso).

11.
III Encontro nacional do GELCO I Colóquio regional da ALED no Brasil II Simpósio de Língua de Sinais e Bilingüismo. A aplicação do trabalho multimodal em sala de aula de Português Língua Estrangeira. 2006. (Congresso).

12.
Seminario SIPLE 2006.A grade de avaliação oral do CELPE-Bras e o candidato hispano falante. 2006. (Seminário).

13.
XII Congresso de Iniciação Científica da UnB e 3 Congresso de Iniciação Científica do DF. Reflexos do conhecimento lingüístico em práticas de sala de aula - docentes com formação lingüística crítica. 2006. (Congresso).

14.
IV Congresso Internacional da ABRALIN e XVII Instituto de Lingüística. 2005. (Congresso).

15.
2 Encontro dos Mestrandos em Lingüística Aplicada da UnB. 2004. (Encontro).

16.
I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, memória e Identidade. 2004. (Seminário).

17.
V Congresso da Sociedade Internacional de Português língua Estrangeira. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, G. P.. IX Seminário de Línguas Estrangeiras. 2017. (Outro).

2.
CASTRO, G. P.. IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodriana Dias Coelho Costa. Ensino de português brasileiro como língua estrangeira numa perspectiva intercultural. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rinalda Golinelli. Múltiplos contextos para ensino de Português Língua Adcional. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
Lara Francis de Melo Nunes. Avaliação de Materias didáticos para ensino de inglês. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda de Moura Avelar. Interação Família X Escola: contribuições e desafios. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Giuliano Pereira de Oliveira Castro.

2.
Marcia Alves Pereira de Oliveira. Linguagem e Matemática: um diálogo sobre diferenças que se completam. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Giuliano Pereira de Oliveira Castro.

3.
Josana Paula Moraes Lobo. Letramento em Língua Inglesa. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Linguagem, Transversalidade e Interdisciplinaridade) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Giuliano Pereira de Oliveira Castro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 18:20:24