Denise Evelyn Mendonça Pimentel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3674221324598831
  • Última atualização do currículo em 18/11/2018


Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência com atividades de Pesquisa, Monitoria e Extensão. Atualmente está cursando Mestrado em Demografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM) da UFRN. No momento se dedica a estudos na área da Demografia, com temas relacionados à Fecundidade, Gênero, comportamento reprodutivo, família e mercado de trabalho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Evelyn Mendonça Pimentel
Nome em citações bibliográficas
PIMENTEL, D. E. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Caracterização do comportamento reprodutivo na Região Nordeste em um contexto de baixa fecundidade,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Luana Junqueira Dias Myrrha.
Coorientador: Wilson Fusco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Baixa Fecundidade; Diferenças Sociais; Heterogeneidade; Comportamento reprodutivo; Nordeste.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Fecundidade.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Família e Reprodução.
2013 - 2017
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: AMORES E DESEJOS INVÍSIVEIS: A (in) fidelidade conjugal em contexto das múltiplas identidades.
Orientador: Berenice Bento.
Bolsista do(a): Programa de Educação Tutorial, PET, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Bases de Dados e análise espacial com R. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Educação a Distância EaD. (Carga horária: 120h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Elaboração de Projetos Sociais. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Ideologia do terceiro setor: uma análise crítica.. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (CAPES), Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - 07/2017
Estágios , CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.

Estágio realizado
Programa de Estágio de Docência Assistida - Disciplina de Introdução à Demografia para Ciências Sociais.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Capacitação em Indicadores Sociodemográficos (CIS)
Descrição: Descrição: Entre o dado coletado e a informação desejada há um caminho importante a ser percorrido. É preciso expertise para localizar a melhor fonte de dados, elaborar e interpretar o indicador que melhor se ajusta aos propósitos de quem efetua uma busca. Nesse sentido, o meio acadêmico pode contribuir substancialmente para a capacitação de atores envolvidos na execução de políticas públicas. Em continuidade às ações de extensão desenvolvidas nessa linha em 2015 e 2016, objetiva-se capacitar gestores municipais e membros da sociedade civil organizada (lideranças) na obtenção e uso de informações socioeconômicas e demográficas provenientes de fontes de dados oficiais. Pretende-se realizar capacitações em dez regiões do estado do Rio grande do Norte, segundo divisão dos Territórios da Cidadania e Territórios rurais e de identidade da antiga Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As capacitações serão conduzidas pelos docentes da UFRN que receberão apoio dos alunos bolsistas de graduação na elaboração de material didático, elaboração de relatórios e aspectos ligados à organização das atividades. Ao final, será conduzido entre os participantes survey virtual para avaliação do projeto e demandas futuras por capacitações.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Denise Evelyn Mendonça Pimentel - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Coordenador / José Vilton Costa - Integrante.
2016 - 2016
Capacitação de lideranças e gestores municipais do Estado do Rio Grande do Norte no uso de informações sociodemográficas
Descrição: O bom uso de informações para a gestão pública é fundamental para que sejam obtidos resultados mais eficientes para as mais diversas áreas. Todavia, em parte devido à ausência de capacitação técnica disponível ao gestor responsável por elaborar, monitorar e/ou avaliar políticas públicas para lidar com fontes de dados secundários, tem sido baixa a utilização de informações dessa natureza. Com base nessa lacuna, esse projeto objetiva capacitar lideranças das câmaras técnicas dos colegiados territoriais e gestores municipais dos territórios do estado do Rio Grande do Norte na obtenção e uso de informações socioeconômicas e demográficas provenientes de fontes de dados oficiais. Utilizando como recorte do Estado os Territórios da Cidadania e Territórios rurais e de identidade da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende-se levar as capacitações para dez municípios do Rio Grande do Norte que representam áreas estratégicas de ações da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM-RN) e da Secretaria Extraordinária de Juventude (SEJURN). Espera-se que ao dominar técnicas de identificação, elaboração e interpretação de indicadores sociais, o gestor (ou liderança local) possa tornar o seu trabalho mais eficiente, beneficiando assim, a população alvo das mais diversas políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Denise Evelyn Mendonça Pimentel - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Coordenador / José Vilton Costa - Integrante / Flavio Henrique Miranda de Araujo Freire - Integrante / Luana Myrrha - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2013
Expansão urbana, migrações e políticas urbanas: analisando o processo migratório sob a perspectiva da urbanização dispersa na Região Metropolitana de Natal
Descrição: Bolsista voluntário de Iniciação Científica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Denise Evelyn Mendonça Pimentel - Integrante / Ricardo Ojima - Coordenador.
2010 - 2012
Programa de Monitoria em Ciência Política: novas estratégias e novas práticas de ensino.
Descrição: Projeto de monitoria.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Denise Evelyn Mendonça Pimentel - Integrante / GABRIEL EDUARDO VITULLO - Coordenador / José Antônio Spinelli Lindozo - Integrante / Lincoln Moraes de Sousa - Integrante / Homero de Oliveira Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Ciências Sociais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Melhor trabalho da sessão conjunta de Pôster do Encontro Nacional de Estudo de População, Trabalho, Fecundidade, Comportamento Sexual e Reprodutivo., Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte..


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, D. E. M.; FUSCO, W. ; MYRRHA, L. . Caracterização do comportamento reprodutivo da população feminina de 20 a 49 anos da região nordeste em um contexto de baixa fecundidade - 2000 a 2010. In: XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais (ABEP), 2018, Poços de Caldas. Desigualdade, vulnerabilidade e diferencias de fecundidade.Poços de Caldas/MG: ABEP, 2018., 2018.

2.
PIMENTEL, D. E. M.; SILVA, L. C. ; NASCIIMENTO, T. C. L. ; OJIMA, R. . URBANIZAÇÃO DISPERSA E VULNERABILIDADE NO CONTEXTO METROPOLITANO DE NATAL: A DINÂMICA DA POPULAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DO ESPAÇO DE VIDA. In: XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2013, Recife. Anais do XV Encontro da ANPUR, 2013. v. 1., 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTEL, D. E. M.; MYRRHA, L. ; FUSCO, W. . Caracterização do comportamento reprodutivo da população feminina de 20 a 49 anos da região nordeste em um contexto de baixa fecundidade - 2000 a 2010.. In: VIII Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Población, 2018, México. Anais. Puebla, México: ALAP, 2018., 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTEL, D. E. M.; MYRRHA, L. ; FUSCO, W. . Comportamento reprodutivo da mulher nordestina: um estudo sobre diferenciais associados às características socioeconômicas e Demográficas - 2000 /2010. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIMENTEL, D. E. M.. Algumas reflexões acerca dos registros de internação por agressão e das notificações de violência doméstica, sexual e outras violências.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIMENTEL, D. E. M.. Amores e desejos invísiveis: a (in) fidelidade conjugal em contexto das múltiplas identidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, J. C. G. S. ; TIBURCIO, K. E. S. ; CARNEIRO, L. ; PIMENTEL, D. E. M. . Cinema-Debate nos Bairros: relato de experiências do projeto no bairro das Rocas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIMENTEL, D. E. M.. 'Solidão urbana - Isolamento dos indivíduos nos centros urbanos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PIMENTEL, D. E. M.. Parecerista de trabalhos científicos da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). 2016.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Quartas Demográficas QD19 | Aula Inaugural PPGDEM | Monitoramento e Avaliação De Programas Sociais: Uma Introdução aos Conceitos e Técnicas | Paulo Jannuzzi (SAGI/MDS). 2018. (Outra).

2.
VII Simpósio Nacional de História da População. 2017. (Simpósio).

3.
VI Simpósio de Atuária - Perspectivas Atuariais Frente às Nova tendências Demográficas. 2017. (Simpósio).

4.
X Encontro Nacional sobre Migração. 2017. (Encontro).

5.
I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Demografia (I SPDEM). 2016. (Seminário).

6.
8º Seminário de Iniciação à Docencia.Programa de Monitoria em Ciência Política: Novas estratégias e novas práticas de ensino.. 2013. (Seminário).

7.
CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DA OBRA DE EMILE DURKHEIM "AS FORMAS ELEMENTARES DA VIDA RELIGIOSA. 2013. (Outra).

8.
XII SEMANA DE ANTROPOLOGIA: ANTROPOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS. 2013. (Outra).

9.
CONFERÊNCIA PET - BOLÍVIA HOJE: UMA ANÁLISE SÓCIO-POLÍTICA DO GOVERNO EVO MORALES". 2012. (Outra).

10.
VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS.. 2012. (Outra).

11.
'CONFERÊNCIA "DIREITA PARA O SOCIAL E ESQUERDA PARA O CAPITAL: INTELECTUAIS DA NOVA PEDAGOGIA DA HEGEMONIA NO BRASIL"'. 2011. (Outra).

12.
'PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - CIÊNCIAS SOCIAIS - UFRN CONFERÊNCIA PET: "O IMPACTO DA CRISE GLOBAL NO PENSAMENTO POLÍTICO E ECONÔMICO CONTEMPORÂNEO", COM O PROFESSOR ROBÉRIO PAULINO RODRIGUES. 2011. (Outra).

13.
Diálogos Latinos-Americanos: primeira edição.. 2011. (Outra).

14.
Seminário Direitos Humanos e Cidadania LGBT. 2011. (Seminário).

15.
XI INTERPET "O PET e a graduação: um híbrido?. 2011. (Encontro).

16.
VIII SEMANA DE ANTROPOLOGIA. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIMENTEL, D. E. M.. DIÁLOGOS LATINO-AMERICANOS: PRIMEIRA EDIÇÃO. 2013. (Outro).

2.
PIMENTEL, D. E. M.. CONFERÊNCIA PET CIÊNCIAS SOCIAIS - "COM QUE ARGUMENTOS SE RESPONDE À HOMOFOBIA"?,. 2013. (Outro).

3.
PIMENTEL, D. E. M.. CONFERÊNCIA PET - EMERGÊNCIA OU RESISTÊNCIA ÉTNICA? QUESTÕES SOCIAIS, QUESTÕES ANTROPOLÓGICAS. 2013. (Outro).

4.
SILVA, M. A. ; PIMENTEL, D. E. M. . II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A AMÉRICA LATINA- 20 ANOS DE MERCOSUL: BALANÇO E PERSPECTIVAS. 2013. (Outro).

5.
PIMENTEL, D. E. M.. "A POLÍTICA DO PRECARIADO: DO POPULISMO À HEGEMONIA LULISTA".. 2013. (Outro).

6.
PIMENTEL, D. E. M.. CONFERÊNCIA PET - BOLÍVIA HOJE: UMA ANÁLISE SÓCIO-POLÍTICA DO GOVERNO EVO MORALES. 2012. (Outro).

7.
VITULLO, G.E. ; PIMENTEL, D. E. M. . 140 Anos da Comuna de Paris. 2011. (Outro).

8.
PIMENTEL, D. E. M.. CONFERÊNCIA PET: "O IMPACTO DA CRISE GLOBAL NO PENSAMENTO POLÍTICO E ECONÔMICO CONTEMPORÂNEO. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuou como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET, no período de 05/2011 a 06/2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:26:04