Roberto Greco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4068114349004406
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professor da Universidade de Campinas (UNICAMP) desde 2012, onde ministra disciplina com conteúdo de Geografia física geral e a disciplina de Práticas de geociências na educação básica para estudantes de geografia e geologia. Orienta alunos de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciência da Terra. Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), ambas cursadas na Universidade dos Estudos de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália. De setembro de 2010 e março de 2012 trabalhou em Roma no Ministério da Educação. Interesses de pesquisa incluem os processos de ensino aprendizagem, e treinamento de professores relacionados com os conteúdos de Ciências da Terra assim como a educação ambiental e a divulgação das geociências. Está na coordenação da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciência da Terra. Desde 2018 é Chair da International Geoscience Education Organization (IGEO) e membro do Conselho Executivo das Associação Internacional para a Promoção da Geoética (IAPG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberto Greco
Nome em citações bibliográficas
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UNICAMP.
Rua Carlos Gomes n. 250, Sala 310
Cidade Universitária
13083855 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35215118
Ramal: 15118
Fax: (19) 32891562
URL da Homepage: http://portal.ige.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em PhD School in Earth System Sciences Environment, r.
Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, UNIMO, Itália.
Título: Rethinking the lab. Action research in lab and field activity in Earth Science Education (Original title in Italian: Reinventare il laboratorio. Ricerca-azione sulla didattica laboratoriale delle Scienze della Terra: analisi e prospettive), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Mauro Marchetti.
Bolsista do(a): MIUR, MIUR, Itália.
1992 - 1997
Graduação em Ciências Naturais.
Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, UNIMORE, Itália.
Título: La prospettiva naturalistica nella didattica in situazione e nelle esperienze di educazione ambientale.
Orientador: Mauro Marchetti.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: MS-3.2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências da UNICAMP, Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino.



Linhas de pesquisa


1.
Metodologia de Ensino de Geociências, MEG.


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
3ª Olimpiada Geo Brasil
Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a segunda Olimpíada Cientifica de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
4ª Olimpíada Geo-Brasil
Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a 4ª Olimpíada Brasileira de Geografia e a 2ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra . Trata-se de Olimpíadas de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
2ª Olimpíada Geo-Brasil
Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a segunda Olimpíada Cientifica de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos: II Olimpíada Geo-Brasil (OGB), organizada pelo Instituto de Geociências ? Unicamp. O objetivo desta olimpíada é estimular o espirito voltado para inovação nos alunos do ensino médio brasileiro. Para isso pretende-se estimular o interesse para o conhecimento geográfico que com o seu olhar sobre o espaço e as suas relações permite desenvolver uma visão complexa, que leva a pensar soluções mais sistêmicas e holísticas necessária para os grandes desafios que estão na frente do Pais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
1ª Olimpíada Geo-Brasil (OGB)
Descrição: O projeto tem como objetivo organizar a primeira Olimpíada Cientifica de alcance nacional que tem por finalidade difundir o conhecimento do planeta Terra e as complexas relações com os seres humanos: 1° Olimpíada Geo-Brasil (OGB), organizada pelo Instituto de Geociências ? Unicamp. O objetivo desta olimpíada é estimular o espirito voltado para inovação nos alunos do ensino médio brasileiro. Para isso pretende-se estimular o interesse para o conhecimento geográfico que com o seu olhar sobre o espaço e as suas relações permite desenvolver uma visão complexa, que leva a pensar soluções mais sistêmicas e holísticas necessária para os grandes desafios que estão na frente do Pais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
METROPOLE: An Integrated Framework to Analyze Local Decision Making and Adaptive Capacity to
Descrição: Descrição: While researchers have studied the role of visualization tools in decision making, new research is needed to understand how the social, cultural and political context impacts how decision makers and the public perceive and respond to potential local environmental, economic and health risks due to large-scale change. The hypothesis is that risk knowledge is best understood as being co-produced by science and by the social, political and cultural context. The research team will develop downscaled climate models for communities in Brazil, the United Kingdom, and the United States and engage stakeholders and policymakers in participatory planning meetings to analyze the social and cultural factors that impact decision making and regional adaptive capacity. For each site, we will co-produce scenarios using state-of-the-art visualization tools developed in Brazil and the US. Data include changes in sea level, temperature, storm frequency, precipitation and other variables in the past 100 years and high resolution (10km) projections in 5-10 year increments to 2070 under the IPCC?s 5th AR scenarios. The tools integrate scientific and economic data for the smallest local area, and illustrate potential impacts on infrastructure, health, economic risk, adaptation options, and cost-benefit analyses over time. The social research will use: 1) surveys to analyze values and beliefs prior to and after meetings, 2) choice evaluation models to study risk/cost trade-offs, and 3) interviews after the meeting to assess the Adaptive Capacity Index (developed in the UK). Expected results include: a new framework to integrate scientific, economic and cultural factors into adaptation planning; insights on the role of values and beliefs in adaptation decision making; and resources to improve public engagement strategies in any coastal community, including publications...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Protagonismo juvenil quilombola? preservação da biodiversidade e cultura regional
Descrição: Este curso tem como objetivo geral a formação de jovens quilombolas do Vale do Ribeira paulista a respeito dos patrimônios natural e cultural imaterial, contribuindo para o fortalecimento, autonomia e conhecimentos referente aos bens naturais e culturais da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Roberto Greco - Coordenador / Laís Silveira Fraga - Integrante / Maíra da Silva - Integrante / Lucas César Rodrigues da Silva - Integrante / Tainá Aparecida Silva Santos - Integrante / Fernanda Folster de Paula - Integrante / Fábio Accardo de Freitas - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Earth Learning Idea
Descrição: Esse projeto envolve a tradução de atividades para o ensino de geociências da língua Inglês para a língua brasileira. As atividades são disponibilizadas no site http://www.ige.unicamp.br/geoideias/ Com alunos de iniciação cientifica do Profis e do ensino médio foram realizados videos que acompanham as atividades. Além disso quando solicitadas são oferecidas oficinas para professores da rede publica e alunos da licenciatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Roberto Greco - Coordenador.Número de orientações: 3


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: The Arabian Journal for Science Education
2014 - Atual
Periódico: Terrae Didatica (Impresso)


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Terrae Didatica (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: The Arabian Journal for Science Education
2015 - Atual
Periódico: Pesquisar
2015 - 2015
Periódico: eurasia journal of mathematics science and technology education
2017 - Atual
Periódico: Proceedings of the Pakistan Academy of Sciences


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: ensino de geociências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: ensino geografia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Divulgação das Geociências.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LUGERI, FRANCESCA2018LUGERI, FRANCESCA ; FARABOLLINI, PIERO ; AMADIO, VITTORIO ; GRECO, ROBERTO . Unconventional Approach for Prevention of Environmental and Related Social Risks: A Geoethic Mission. Geosciences, v. 8, p. 54-72, 2018.

2.
LANCELLOTTI, LORENZO2018LANCELLOTTI, LORENZO ; GRECO, ROBERTO ; PARIS, ELEONORA . Natural Science teachers' attitude towards Natural Science Olympiad in Italy. Rendiconti Online della Società Geologica Italiana, v. 45, p. 107-112, 2018.

3.
BALDIN, CAROLINA2018BALDIN, CAROLINA ; GRECO, ROBERTO . Teaching of Geoscience in the context of basic education in Brazil. Rendiconti Online della Società Geologica Italiana, v. 45, p. 95-100, 2018.

4.
MARENGO, J.2017MARENGO, J. ; MULLER-KARGER, F. ; PELLING, M. ; REYNOLDS, C. J. ; MERRILL, S. B. ; NUNES, L. H. ; PATERSON, S. ; GRAY, A. J. ; LOCKMAN, J. T. ; KARTEZ, J. ; MOREIRA, F. A. ; GRECO, R. ; HARARI, J. ; SOUZA, C. R. G. ; ALVES, L. M. ; HOSOKAWA, E. K. ; TABUCHI, E. K. . An Integrated Framework to Analyze Local Decision Making and Adaptation to Sea Level Rise in Coastal Regions in Selsey (UK), Broward County (USA), and Santos (Brazil). AMERICAN JOURNAL OF CLIMATE CHANGE, v. 06, p. 403-424, 2017.

5.
Santos L. R. C. D.2017Santos L. R. C. D. ; GRECO, R. . La integración de temas geocientíficos para la educación en ciencias, tecnología, sociedad y medioambiente: una propuesta para el aprendizaje significativo. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS DE LA TIERRA, v. 25, p. 168-175, 2017.

6.
MARENGO, JOSE A.2017MARENGO, JOSE A. ; NUNES, LUCI H. ; SOUZA, CELIA R. G. ; HARARI, JOSEPH ; MULLER-KARGER, FRANK ; GRECO, ROBERTO ; HOSOKAWA, EDUARDO K. ; TABUCHI, ERNESTO K. ; MERRILL, SAMUEL B. ; REYNOLDS, CATHERINE J. ; PELLING, MARK ; ALVES, LINCOLN M. ; ARAGÃO, LUIZ E. ; CHOU, SIN C. ; MOREIRA, FABIANO ; PATERSON, SHONA ; LOCKMAN, JONATHAN T. ; GRAY, ALEXANDER G. . A globally deployable strategy for co-development of adaptation preferences to sea-level rise: the public participation case of Santos, Brazil. NATURAL HAZARDS (DORDRECHT), v. 86, p. 1-15, 2017.

7.
GRECO, R.2016GRECO, R.; BALDIN, C. ; IFANGER, L. A. C. N. . 9th International Earth Science Olympiad (IESO). Episodes, v. 39, p. 74-76, 2016.

8.
LUGERI, FRANCESCA2015LUGERI, FRANCESCA ; FARABOLLINI, PIERO ; GRECO, ROBERTO ; AMADIO, VITTORIO . The Geological Characterization of Landscape in Major TV Series: A Suggested Approach to Involve the Public in the Geological Heritage Promotion. Sustainability (Basel), v. 7, p. 4100-4119, 2015.

9.
Nunes, R. O.2015Nunes, R. O. ; GRECO, R. . O PIBID DE GEOGRAFIA CONTRIBUINDO COM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Cerrados, v. 13, p. 73-94, 2015.

10.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2014GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. . Análise de alguns casos nacionais de seleção e preparação para a International Earth Science Olympiad, IESO. Terrae Didatica, v. 10, p. 274, 2014.

11.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2013GRECO, R.; HLAWATSCH, S. ; BRONTE, N. . The International Earth Science Olympiad (IESO): a way to raise public awareness of geoscience, particularly amongst younger people and enhance the quality of geocience education internationally. Episodes, v. 36, p. 235, 2013.

12.
TOFFOLO, G.2013TOFFOLO, G. ; FRANCISCHETT, M. N. ; GRECO, R. . ALGUNS PRESSUPOSTOS SOBRE LANÇAMENTO DE EFLUENTES EM RECURSOS HÍDRICOS. Espaço em Revista, v. 15, p. 61-82, 2013.

13.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2012GRECO, R.. Geoitalia 2011. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 45, p. 85-86, 2012.

14.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2012GRECO, R.. International Earth Science Olympiad ? IESO 2011, Earth Science Renaissance, Science, Environment and Art, Modena 5-14 settembre 2011. Geoitalia, v. 37, p. 14-32, 2012.

15.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2012GRECO, R.. The International Earth Science Olympiad, Italy, 2011. Teaching Earth Sciences, v. 37, p. 1, 2012.

16.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2011GRECO, R.. Le Olimpiadi Internazionali delle Scienze della Terra ? IESO 2011. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 44, p. 90-93, 2011.

17.
Calonge García, A.2011 Calonge García, A. ; GRECO, R. . Olimpiada Internacional de Ciencias de la Tierra (IESO): Una oportunidad a la Geología. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, v. 19, p. 130-140, 2011.

18.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2010 GRECO, R.. Apprendeideatierra II, Workshop Earth Learning Idea II, Enseñanza de las Ciencias de la Tierra,. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, v. 18, p. 166-173, 2010.

19.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2010 GRECO, R.; GUALTIERI, A. F. . Studio Geologia perché... Risultati preliminari sull?indagine quali-quantitativa relativa alla scelta del corso di laurea in Scienze Geologiche. Geoitalia, v. 33, p. 38-41, 2010.

20.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2010GRECO, R.. IESO 2011 in Italia. L?annuncio del Ministero dell?Istruzione dell?Università e della Ricerca Maria Stella Gelmini. Geoitalia, v. 33, p. 22-23, 2010.

21.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2009GRECO, R.. Earth Learning Idea: idee per insegnare le scienze della Terra nella scuola. Geoitalia, v. 26, p. 4-5, 2009.

22.
Cantelli, L.2009Cantelli, L. ; GRECO, R. ; Venturini, C. ; Zuffa, G. G. . Edu-Geo, il territorio-laboratorio. Stato dell?arte di un progetto didattico per le scuole superiori. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 37, p. 50-51, 2009.

23.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2009GRECO, R.. L?insegnamento interattivo e lo sviluppo di capacità di indagine e ragionamento nel contesto delle Scienze della Terra. Il caso di Earth Learning Idea. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 37, p. 41-44, 2009.

24.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2009GRECO, R.. Perché insegnare le Scienze della Terra a Scuola?. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 37, p. 33-35, 2009.

25.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2009GRECO, R.. International Earth Science Olympiad - IESO 2009, Taiwan 14-22 settembre 2009. Geoitalia, v. 29, p. 22-30, 2009.

26.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2009GRECO, R.. Olimpiadi Internazionali delle Scienze della Terra (International Earth Science Olympiad - IESO). Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 37, p. 94-94, 2009.

27.
Marchetti, M.2008Marchetti, M. ; GRECO, R. . Anno Internazionale del Pianeta Terra. Società, scuola,università.. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 33, p. 86-88, 2008.

28.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2008GRECO, R.. A view on Earth Science education in England from an Italian perspective. Teaching Earth Science, v. 33, p. 23-26, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GRECO, R.. Práticas de Geociências na Educação Básica. 1. ed. São Manuel, SP: Frieden, 2018. 242p .

2.
GRECO, R.. Earth Learning Idea Raccolta di esperienze concrete per l?insegnamento delle Scienza della Terra. 1. ed. Modena: Stem Mucchi Editore, 2013. v. 1. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
GRECO, R.. Geociências como ferramenta para entender o planeta no qual vivemos. Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP): Frieden, 2018, v. , p. 1-4.

2.
GRECO, R.. O projeto internacional: Earth Learning Idea. In: Roberto Greco. (Org.). Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP): Frieden, 2018, v. , p. 7-26.

3.
GRECO, R.. O Syllabus Internacional de Geociências na prática. In: Roberto Greco. (Org.). Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP): Frieden, 2018, v. , p. 27-49.

4.
GRECO, R.. Recursos online para o ensino de Geociências. In: Roberto Greco. (Org.). Práticas de Geociências na Educação Básica. 1ed.São Manuel (SP): Frieden, 2018, v. , p. 51-57.

5.
Ponte, Gustavo Danilo ; GRECO, ROBERTO . As ciências da terra no exame vestibular UNICAMP. Os Desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. 1ed.: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNICAMP, 2017, v. , p. 3405-3417.

6.
TOFFOLO, G. ; GRECO, R. . A educação ambiental na formação de professores. In: Giovanni Seabra. (Org.). Educação ambiental e biogeografia. 1ed.Ituiutaba, MG: Barlavento, 2016, v. II, p. 155-167.

7.
GRECO, R.; BALDIN, C. . As olimpíadas científicas como ferramenta para incentivar o ensino das temáticas físico-naturais na geografia escolar. In: Gustavo Sobrinho Dgedge, António Vieira, António Bento Gonçalves, Francisco Costa. (Org.). Reflexões sobre a Geografia Física e o Ambiente num Mundo em Conflito. 1ed.Maputo: Editora Educar, 2016, v. 1, p. 821-828.

8.
GRECO, R.. Diagrammi per il ripasso visivo. in Geografia Generale per l?Esame di stato. 1ed.Bologna: Zanichelli, 2008, v. , p. 19-53.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. ; BALDIN, C. . Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, uma ferramenta para estimular o ensino. Com Ciência, p. 1 - 8, 10 out. 2015.

2.
GRECO, R.. Imparare dal Sisma. Linx Magazine, Mondovì, Cuneo (Italia), p. 42 - 45, 16 out. 2012.

3.
GRECO, R.. Urrà per la squadra italiana. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 44 - 45, 30 out. 2011.

4.
GRECO, R.. A scuola nel parco. Piccola guida ai geoparchi italiani. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 38 - 41, 30 out. 2010.

5.
GRECO, R.. La pericolosità sismica nel mondo. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 12 - 13, 30 jan. 2010.

6.
GRECO, R.. Campioni Olimpici. Di scienze. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 40 - 43, 30 jan. 2010.

7.
GRECO, R.. Idee per insegnare le scienze della Terra. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 30 - 35, 30 jan. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPAGNUCI, B. C. G. ; SOARES, E. R. ; GRECO, R. . VÍDEOS TUTORIAIS ONLINE PARA DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DE GEOIDEIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2013, Campinas. ANAIS DO III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA. Campinas: Centro Academico de Geografia e Ciencias da Terra, 2013. p. 58-64.

2.
Altiero, T. ; Bortolotti, C. A. ; Corni, F. ; Giliberti, E. ; GRECO, R. ; Marchetti, M. ; Mariani, C. . Introduzione elementare all'energia: un laboratorio di Scienze per insegnanti di scuola primaria. In: New Trends in Science and Technology Education, 2010, Modena. New Trends in Science and Technology Education, Selected Paper. Bologna: CLUEB, 2009. v. 1. p. 157-170.

3.
Fregni, P. ; GRECO, R. . Risultati preliminari sulla percezione degli insegnanti riguardo l'utilizzo di attività laboratoriali nel contesto classe per l'insegnamento delle scienze della Terra. In: New Trends in Science and Technology Education, 2010, Modena. New Trends in Science and Technology Education, Selected Paper. Bologna: CLUEB, 2010. v. 1. p. 97-104.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. . Experiência italiana de formação de professores em Ciências da Terra na modalidade?one shot?. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia (SP). Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC Águas de Lindóia, SP ? 10 a 14 de Novembro de 2013, 2013. p. 1-8.

2.
Maquaire, O. ; Castaldini, D. ; Malet, J.P. ; Von Elversfeldt, K. ; Pla, F. ; Soldati, M. ; GRECO, R. . The education on landslides through the ?BE-SAFE-NET? web-portal on DisasterAwareness. In: EGU Genral Assembly, 2009, Vienna. Geophysical Research Abstracts, 2009. v. 11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, L. H. ; GRECO, ROBERTO . Values and Preferences in Adaptation Planning: insights from the Metropole Project. In: 25th International Congress on History of Science and Technology, 2017, Rio de Janeirio. Book of Abstract, 2017.

2.
GRECO, ROBERTO; Mateucci A.P.M. ; WAGNER, S. A. ; Freitas dos Santos Jacaúna C.L. ; IFANGER, L. A. C. N. ; BALDIN, C. ; Paris, E. . An experience on prepare not geologist for teaching geosciences at school. In: Geosciences: a tool in a changing world, 2017, Pisa. Abstract Book. Trento (IT): Litotipografia Alcione, 2017. p. 1-623.

3.
Mateucci A.P.M. ; GRECO, ROBERTO . Orientação espacial e leitura de mundo nos grupos escoteiros: práticas e percepções. In: IX ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, 2017, Campinas. Anais do [...] / IX Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências - Enfoco,, 2017.

4.
Freitas dos Santos Jacaúna C.L. ; GRECO, ROBERTO . Formação de professores: desafios na realidade amazônica. In: IX ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, 2017, Campinas. Anais do [...] / IX Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências - Enfoco,, 2017.

5.
BALDIN, C. ; GRECO, ROBERTO . Earth Science Education in Brazilian schools: current situation and perspective. In: 88° Congresso SGI,, 2016, Napoli. RENDICONTI Online della Società Geologica Italiana, 2016. v. 40.

6.
Lancellotti L. ; Paris, E. ; GRECO, ROBERTO . The teaching attitudes of the teachers inscribing their school to the Natural Science Olympiads. In: RENDICONTI Online della Società Geologica Italiana, 2016, Napoli. Rend. Online Soc. Geol. It., 2016. v. 40.

7.
NUNES, L. H. ; HOSOKAWA, E. K. ; MOREIRA, FABIANO ; TABUCHI, ERNESTO K. ; MARENGO, J. ; SOUZA, CELIA R. G. ; HARARI, JOSEPH ; GRECO, ROBERTO ; CHOU, SIN C. ; ALVES, LINCOLN M. ; ARAGÃO, LUIZ E. . Citizen engagement for adaptation to sea level rise: the case of Santos, Brazil. In: CLIVAR Open Science Conference, 2016, Qingdao. Abstract Book, 2016.

8.
GRECO, R.; Cantelli, L. ; Venturini, C. ; Zuffa, G. G. . Point of view of Schools students and teachers related to inductive geology field trip guided by university professors. In: 7th International Conference on Geoscience Education, 2014, Hyderabad. Volume of Abstracts, 2014. p. 3.

9.
GRECO, R.. Italian natural science olympiad as a tool to promote science teaching. In: 2d International Congress of Science Education - 15 years of the journal of science education, 2014, Foz de iguaçu. Journal of Science Education - Special issue, 2014. v. 15. p. 193-193.

10.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad ? IESO 2011: analysis of students tests results.. In: 34th International Geological Congress, 2012, Brisbane. Proceedings of the 34th International Geological Congress 2012. Adelaide: Causal Productions, 2012. p. 564-564.

11.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad ? IESO as a tool to increase Geosciences? awareness school and public. In: 34th International Geological Congress, 2012, Brisbane. Proceedings of the 34th International Geological Congress 2012. Adelaide: Causal Productions, 2012. p. 185-185.

12.
LUGERI, R. F. ; FARABOLLINI, P. ; GRECO, R. . The geological Landscape in the filmic communication. A new way in science polularization.. In: 34th International Geological Congress, 2012, Brisbane. Proceedings of the 34th International Geological Congress 2012. Adelaide: Causal Productions, 2012. p. 2175.

13.
Realdon, G. ; GRECO, R. . Selection and preparation of a national team for International Earth Science Olympiads (IESO): the Italian case. In: EGU General Assembly 2011 - GIFT ? Geosciences Information For Teachers, 2011, Vienna. Geophysical Research Abstracts. Göttingen: Copernicus Pubblications, 2011. v. 13.

14.
GRECO, R.. 1st edition in Europe of International Earth Science Olympiad. In: EGU General Assembly 2011 - GIFT ? Geosciences Information For Teachers, 2011, Vienna. Geophysical Research Abstracts, 2011. v. 13.

15.
GRECO, R.; Comitato Organizzativo IESO 2011 ; Comitato Scientifico IESO 2011 . International Earth Science Olympiad ? the 1st edition in Europe. In: VIII Forum Italiano di Scienze della Terra, 2011, Torino. Epitome, 2011. v. 4. p. 292-293.

16.
GRECO, R.. Earth Science Curricula in primari and lower secondary school in Italy. In: VIII Forum Italiano di Scienze della Terra, 2011, Torino. Epitome, 2011. v. 4. p. 280-281.

17.
GRECO, R.; GUALTIERI, A. F. . The key factors to encouraging students to choose Earth Science courses at University. In: 16th Meeting of the Association of European Geological Societies, 2009, Cluj-Napoca. Proceedings of the 16th Meeting of the Association of European Geological Societies. Studia Universitatis Babes-Bolyai series Geologia Special Issue ? MAEGS- 16. Cluj-Napoca: Universitatis Babes-Bolyai series Geologia, 2009. p. 11-11.

18.
Cantelli, L. ; GRECO, R. ; Venturini, C. ; Zuffa, G. G. . EDU-GEO, the territory laboratory: aims and results of an educational project devoted to the secondary school. In: VII Forum Italiano di Scienze della Terra, Rimini, 9-11 settembre 2009, 2009, Rimini (Italia). Epitome, 2009. v. 3. p. 31-31.

19.
GRECO, R.. Interactive teaching and the development of investigational and thinking skills on Earth Science education context: the Earth Learning Idea case, presentation and interactive example. In: VII Forum Italiano di Scienze della Terra, Rimini, 9-11 settembre 2009, 2009, Rimini (Italia). Epitome, 2009. v. 3. p. 29-29.

20.
GRECO, R.. Why does it make sense to study Earth Science in schools?. In: VII Forum Italiano di Scienze della Terra, Rimini, 9-11 settembre 2009, 2009, Rimini (Italia). Epitome, 2009. v. 3. p. 29-29.

21.
Castaldini, D. ; Maquaire, O. ; Malet, J.P. ; Von Elversfeldt, K. ; Pla, F. ; GRECO, R. ; Pasuto, A. ; Soldati, M. . The education on Disaster Awareness through the. In: VII Forum Italiano di Scienze della Terra, Rimini, 9-11 settembre 2009, 2009, Rimini Fiera. Epitome, 2009. v. 3. p. 29-29.

Apresentações de Trabalho
1.
GRECO, R.. Geoeducação: ideias para ensinar as ciências da Terra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Pontel D. G. ; GRECO, R. . As Ciências da Terra no exame vestibular Unicamp. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GRECO, R.. O estado da arte na pesquisa em ensino na geociência a nível internacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GRECO, R.. Práticas de Geociências para o ensino básico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GRECO, R.. Adaptation to sea level rise: integrate analyse for decision making. A Brazilian case study by the international project METROPOLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GRECO, R.; Mateucci A.P.M. ; Andrade, W.d.S. ; Jacaúna, C.L.F.d.S. ; Ifanger, L.A.C.N. ; BALDIN, C. ; Paris, E. . An experience in preparing non-geologist for teaching geosciences at school. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, R. L. F. ; GRECO, ROBERTO . Tintas a base de solo como ferramenta para a educação ambiental nas atividades do PIBIB de geografia da UEA ? Parintins - AM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SOUZA, R. L. F. ; GRECO, ROBERTO . O USO DE EXPERIMENTOS COM SOLO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS\AM',. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GRECO, R.; BALDIN, C. . As Olimpiadas cientificas para alunos de ensino médio com temáticas relacionadas as ciências da Terra no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. ; Pontel D. G. . GEOIDEIAS: IDEIAS PARA ENSINAR AS CIÊNCIAS DA TERRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GRECO, ROBERTO; Pontel D. G. . As Ciências da Terra nas provas seletivas de acesso às universidades públicas do Estado de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BALDIN, C. ; GRECO, ROBERTO . DESAFIOS NO ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E AS POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DAS CIÊNCIAS DA TERRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GRECO, R.. Geociências para a Sustentabilidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GRECO, R.. Ensino de Geografia Fisíca. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GRECO, R.. As Olímpiadas Italianas de Ciências Naturais como ferramenta para o aprimoramento do ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. . Experiência italiana de formação de professores em Ciências da Terra na modalidade?one shot?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Bobrowsky, P. ; Brocx, M. ; Di Capua, G. ; Errami, E. ; GRECO, R. ; KIEFFER, S. W. ; Limaye S.D. ; Peppoloni, S. ; Silva, E. ; Tinti, S. ; Wang, M. . The IAPG: International Association for Promoting Geoethics: a scientific platform for widening the debate on problems of ethics applied to the geosciences. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CAMPAGNUCI, B. C. G. ; SOARES, E. R. ; GRECO, R. . VÍDEOS TUTORIAIS ONLINE PARA DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DE GEOIDEIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
FARABOLLINI, P. ; Lugeri, F.R. ; GRECO, R. ; Bocci, C. . The geological characterization of the Landscape in movies and fictions: a suggestion to involve the society in the WHS sustainable development. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. . Sistemas de seleção nacional para as International Earth Science Olympiad - IESO em diferentes países. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad ? IESO as a tool to increase Geosciences? awareness school and public. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad ? IESO 2011: analysis of students tests results.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
GRECO, ROBERTO. Olimpíada Internacional de Geociências.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GRECO, R.. IGEO, achievements and future prospects. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad - IESO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
GRECO, R.. First International Earth Science Olympiad in Europe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
GRECO, R.. New trend on Earth Science education in Italy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRECO, R.. Hora do Enem - Geografia e espaço agrario. Convidado especial Roberto Greco, coordenador da Olimpíada Brasileira de Geografia.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GRECO, R.; MORAIS, E. M. B. ; CASTELLAR, S. M. VANZELLA ; AFONSO, A. E. . Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GRECO, ROBERTO. International Earth Science Olympiad. 2011; Tema: Olimpíada Internacional de Ciências da Terra. (Blog).

2.
GRECO, R.. IESO2011. 2011; Tema: International Earth Science Olympiad. (Rede social).

3.
GRECO, R.. International Geoscience Education Organization. 2011; Tema: Ensino de Geociências. (Rede social).

4.
GRECO, R.. Prevedere il passato. 2009; Tema: Ensino de Geociências. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRECO, R.. Geoideias: ideias brilhantes para o ensino da Geografia Física. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GRECO, R.. Práticas de Geociências para o ensino básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GRECO, R.. O pesquisador e a pesquisa de campo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GRECO, R.. Patrimônio Natural e Cultural: abordagem sistêmica para o desenvolvimento local sustentável. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GRECO, R.. Geoideias: práticas de Geociências na Educação Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GRECO, R.. Geoideias: práticas de Geociências na Educação Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Mota R. ; GRECO, R. . Geomorfologia aplicada ao ensino: construindo maquetes didáticas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
GRECO, R.. Earth Learning Idea - traduções em portguês. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acervo de atividades praticas para o ensino de ciências da Terra).

9.
GRECO, R.. Oficina Ciências da Terra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
GRECO, R.. Geoideias para o Ensino de Ciências da Terra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
GRECO, R.. Geoideias para o Ensino de Ciências da Terra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GRECO, R.. Geoideias - Earth Learning Idea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GRECO, R.. Oficina Earth Learning Idea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
De-Campos, A.B.; GRECO, ROBERTO; Del GAUDIO, R. S.. Participação em banca de Darlan da Conceição Neves. Discursos sobre desastres naturais em uma coleção didática de geografia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GRECO, R.; Oliveira, A. M.; PEDROSA, R. H. L.. Participação em banca de Gustavo Danilo Pontel. As ciências da Terra no exame vestibular Unicamp. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GRECO, R.; FONSECA, G. S.; De-Campos, A.B.. Participação em banca de Raissa Oliveira Nunes. Desafios e potencialidades do atual sistema de formação inicial de professores de geografia. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
NUNES, L. H.; GRECO, R.; ALVES, LINCOLN M.. Participação em banca de Eduardo Kimoto Hosokawa. Padrões espaciais e temporais da concentração diária da precispitação no litoral do estado de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GRECO, R.; VALENTE, S. C.; BOGGIANI, P. C.. Participação em banca de Lourdes Regina Correa do Santos. Estudo exploratório das ações educativas no setor petrolífero como base para a elaboração de projeto curricular empresarial. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
GRECO, R.; J. M. Piranha; BOGGIANI, P. C.. Participação em banca de Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger. Tecido Junto - um percurso educativo em Ciências da Terra. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
IMBERNON, R. A.; GRECO, R.; MANSUR, K. L.. Participação em banca de Camila Moreno de Lima Silva. A inserção de conteudos de geociências nas ações pedagogicas do movimento escoteiro no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
GRECO, R.; FRANCISCHETT, M. N.; BOGGIANI, P. C.; STRAFORINI, R.; PICANCO, J. L.. Participação em banca de Geliane Toffolo. Educação ambiental e formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: dilemas que se entrecruzam entre os sujeitos de uma pesquisa participantes. 2016. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
BACCI, D. L. C.; BRUSI, D.; MURAMATSU, M.; GRECO, R.. Participação em banca de Edson Roberto de Souza. O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: Representações gráficas da Dinâmica Interna da Terra. 2015. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GRECO, ROBERTO; BIZZO, N. M. V.; STRAFORINI, R.. Participação em banca de Carolina Baldin. Desafios no ensino de evolução biológica e potenciais contribuições das ciências da Terra. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GRECO, R.; FRANCISCHETT, M. N.; S. Tonso. Participação em banca de Geliane Toffolo. A educação ambiental na perspectiva da formação dos professores. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
COMPIANI, M.; GRECO, R.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Narjara Zimmermann. Um caminho, várias histórias: apropriações e ressignificações sobre o local nas propostas pedagógicas de professores partecipantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
NUNES, L. H.; GRECO, R.; ALVES, LINCOLN M.. Participação em banca de Eduardo Kimoto Hosokawa. Tendências espaciais e temporais da concentração diária de precipitação no litoral do Estado de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
De-Campos, A.B.; GRECO, R.; Bodstein C.L.F.. Participação em banca de Ademilson Carlos Teixeira. Transposição midiática de conhecimentos geocientificos para público não especializado através de vídeo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
De-Campos, A.B.; GRECO, R.; STRAFORINI, R.. Participação em banca de Darlan da Conceção Neves. Riscos de desastres naturais e livros didáticos de geografia: um olhar sobre a produção de discursos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
GRECO, R.; VALENTE, S. C.; BOGGIANI, P. C.. Participação em banca de Lourdes Regina Correa do Santos. Estudo exploratório das ações educativas no setor petrolifero como base para a elaboração de projeto curricular empresarial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GRECO, R.; PEDROSA, R. H. L.; Souza, E. R.. Participação em banca de Gustavo Danilo Pontel. As Geociências nos exames vestibulares das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
GRECO, R.; De-Campos, A.B.; FONSECA, G. S.. Participação em banca de Raissa Oliveira Nunes. Desafios e potencialidades do atual sistema de formação inicial de professores de geografia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
GRECO, R.; IMBERNON, R. A.; Gonçalves, P. W.. Participação em banca de Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger. A contribuição do pensamento sistêmico para as geociências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
IMBERNON, R. A. L.; GRECO, R.; PIOKER, F. C.. Participação em banca de Camila Moreno de Lima Silva. A inserção de conteudos de geociências nas ações pedagogicas do movimento escoteiro no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
GRECO, R.; STRAFORINI, R.; BACCI, D. L. C.. Participação em banca de Emerson Jhammes Francisco Alves. Análise da Abordagem Sistêmica nos livros escolares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
De-Campos, A.B.; GRECO, R.; Gonçalves, P. W.. Participação em banca de Renata Correa Costa. Uso da experimentação no ensino médio para abordar a problemática da emissão de gás carbônico em solos cultivados com cana-de-açucar. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
GRECO, R.. Participação em banca de Glauco Rodrigo Ribeiro Trepador. O ciclo da areia: aproximação do ensino de Fisica do ensino medio e Geociências. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
S. Tonso; GRECO, R.; MAZALLA NETO, W.. Participação em banca de Ísis Costa de Andrade. Vivências com comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: educação ambiental e agroecologia sobre questões do território. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do campo e agroecologia na agricultura fa) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GRECO, R.. Participação em banca de Erika Wolmer Borri.A proposta curricular de Geografia para o ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GRECO, R.; De-Campos, A.B.. Participação em banca de Francisco Thomaz Valli Cardoso.Caraterização dos fatores que proveram a instabilidade do Morro da caixa d?água no Município de Antonina-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
BATEZELLI, A.; GRECO, R.. Participação em banca de Raphael de Souza Silva.Oncólitos da Pedreira Gobbo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GRECO, R.; STRAFORINI, R.; CAVALCANTI, L. S.; ASCENCAO, V. O. R.; PINHEIRO, A. C.. Concurso para povimento de 01 cargo de Professor Doutor, em RTP, na área de Geografia, disciplinas GF806 - Estágio Supervisionado de Geografia I e GF 901 - Estágio Supervisionado de Geografia II. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

2.
GRECO, R.. Concurso público de docentes do quadro efetivo - edital 003/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11 International Earth Science Olympiad. Adaptation to sea level rise: integrate analyse for decision making. A Brazilian case study by the international project METROPOLE. 2017. (Olimpíada).

2.
Geosciences: a tool in a changing world. An experience in preparing non-geologist for teaching geosciences at school. 2017. (Congresso).

3.
I Congresso Nacional de Geografia Física. As Ciências da Terra no exame vestibular Unicamp. 2017. (Congresso).

4.
XIV Semana de Geografia de Parintins.Práticas de Geociências para o ensino básico. 2017. (Outra).

5.
13th International Geography Olympiad. 2016. (Olimpíada).

6.
48º Congreso Brasileiro de Geologia. GEOIDEIAS: IDEIAS PARA ENSINAR AS CIÊNCIAS DA TERRA. 2016. (Congresso).

7.
88° Congresso Societá Geologica Italiana. Earth Science Education in Brazilian schools: current situation and perspective. 2016. (Congresso).

8.
III Congreso Latinoamericano de investigacion en la didatica de las ciencias. As ciêcias da Terra nas provas seletivas de acesso ás universidade públicas do Estado de São Paulo. 2016. (Congresso).

9.
Insegnare per competenze: Attivitá e laboratori per una didattica attiva delle geoscienze.Atividades com mapas topograficos. 2016. (Outra).

10.
Unicamp de Portas Abertas. 2016. (Outra).

11.
VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Tintas a base de solo como ferramenta para a educação ambiental nas atividades do PIBIB de geografia da UEA - Parintins - AM. 2016. (Simpósio).

12.
12th International Geography Olympiad. 2015. (Olimpíada).

13.
1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira. Oficina Ciências da Terra. 2015. (Congresso).

14.
1º Encontro Nacional de Ensino de Geociências na Educação Basica. 1º Geoeduca.Elaboração e uso de Matérias didáticos e paradidáticos de Geociências. 2015. (Encontro).

15.
1º Seminário de Geografia. O ensino de Geografia Física.Ensino de Geografia Fisíca. 2015. (Seminário).

16.
9th International Earth Science Olympiad. International Jury Meeting. 2015. (Olimpíada).

17.
II Seminário de Geografia Física da Amazônia.Geociências para a Sustentabilidade. 2015. (Seminário).

18.
Summer School - Unicam Earth.Le Olimpiadi delle Scienze della Terra. 2015. (Oficina).

19.
VI SIC - Simpósio Internacional de Climatologia.METROPOLE PROJECT: AN INTEGRATED FRAMEWORK TO ANALYZE VULNERABILITY AND ADAPTIVE CAPACITY TO CLIMATE CHANGE AND SEA LEVEL RISE: COMMUNITY CASE STUDIES IN BRAZIL, UK AND US. 2015. (Simpósio).

20.
2^ Encontro de práticas de ensino de geografia da Região Sul.Oficina Earth Learning Idea. 2014. (Encontro).

21.
2° Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Jounal of Science Education. As Olímpiadas Italianas de Ciências Naturais como ferramenta para o aprimoramento do ensino. 2014. (Congresso).

22.
7th International Conference on Geoscience Education. Point of view of Schools students and teachers related to inductive geology field trip guided by university professors. 2014. (Congresso).

23.
Interfaces Geociências e ensino: 40 anos de experiências (1973 - 2013).Sistemas de seleção nacional para as International Earth Science Olympiad - IESO em diferentes países. 2013. (Encontro).

24.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Experiência italiana de formação de professores em Ciências da Terra na modalidade?one shot?. 2013. (Encontro).

25.
34th International Geological Congress 2012. International Earth Science Olympiad ? IESO as a tool to increase Geosciences? awareness school and public.. 2012. (Congresso).

26.
EFG Workshop: Geology at different education levels in Europe.IGEO, achievements and future prospects. 2011. (Oficina).

27.
EGU General Assembly 2011 - GIFT ? Geosciences Information For Teachers.International Earth Science Olympiad - IESO. 2011. (Oficina).

28.
Geology at School and University: Geology and Civilization. 1st edition in Europe of International Earth Science Olympiad. 2011. (Congresso).

29.
VIII Forum Italiano di Scienze della Terra. International Earth Science Olympiad ? the 1st edition in Europe. 2011. (Congresso).

30.
4th IESO - International Earth Science Olympiad. 2010. (Outra).

31.
16th Meeting of the Association of European Geological Societies.The key factors to encouraging students to choose Earth Science courses at University. 2009. (Encontro).

32.
3rd IESO - International Earth Science Olympiad - Taiwan. 2009. (Outra).

33.
VII Forum Italiano di Scienze della Terra, Rimini, 9-11 settembre 2009. New trend on Earth Science education in Italy. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRECO, ROBERTO. VIII International Geoscience Educational Conference (VIII GeoSciEd). 2018. (Congresso).

2.
PEREZ FILHO, A. ; GRECO, R. . XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada. 2017. (Outro).

3.
PEREZ FILHO, A. ; GRECO, R. . I Congresso Nacional de Geografia Física. 2017. (Congresso).

4.
GRECO, ROBERTO; Santos C.A. ; Oliveira, A. M. . 3ª Olimpíada Brasileira de Geografia. 2017. .

5.
GRECO, ROBERTO; Santos C.A. ; Oliveira, A. M. . 1ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. 2017. .

6.
GRECO, ROBERTO. 2ª Olimpíada Brasileira de Geografia. 2016. .

7.
IMBERNON, R. A. ; GRECO, R. . 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira. 2015. (Congresso).

8.
GRECO, R.. 9th International Earth Science Olympiad. 2015. .

9.
GRECO, R.. 1ª Olimpíada Brasileira de Geografia. 2015. .

10.
SHANKAR, R. ; NARAYANA, A. C. ; BONHOURE, G. ; CENTENO, J. D. ; CHANG, C. ; GRECO, R. ; HLAWATSCH, S. ; KIM, C. ; KING, C. ; KUMANO, Y. ; SELLES-MARTINEZ, J. ; ORION, N. . 7th International Conference on Geoscience Education. 2014. (Congresso).

11.
VARIOS, A. ; GRECO, R. . XII IAEG Congress. 2014. (Congresso).

12.
GRECO, R.. International Earth Science Olympiad IESO - IESO 2011. 2011. (Concurso).

13.
GRECO, R.. Pre-conference IESO 2011. 2011. (Congresso).

14.
Venturini, C. ; Cantelli, L. ; GRECO, R. . VII Forum Italiano di Scienze della Terra, La divulgazione, la diffusione nelle Scienze della Terra: iniziative ed esperienze. 2009. (Congresso).

15.
Fregni, P. ; GRECO, R. . New Trends in Science and Technology Education. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kezia Andrade dos Santos. Projeto cisternas nas escolas - e a sua contribuição para convivência com o semiárido brasileiro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Diógenes Aparecido de Almeida. Tecnologia e trabalho de campo como estratégias de ensino contemporâneo na educação ambiental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Rafael Vinicius São José. A informação de natureza climatológica na mídia impressa: o caso do fenômeno estiagem no semiárido baiano. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Hugo Levy da Silva de Melo. Sazonalidade do rio Amazonas e terras caídas: possibilidades de ensino em escola de várzea em Parintins. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Helenice Aparecida Ricardo. OS MAPAS MENTAIS DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO MÉDIO SOLIMÕES NO AMAZONAS. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Sidnei de Lima Júnior. Interdisciplinaridade no ensino medio. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

4.
Ana Paula Mateucci Milena. As atividades de orientação espacial desenvolvidas nos grupos escoteiros: percepção de práticas sobre a leitura de mundo,. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Carmen Lourdes Freitas dos Santos Jacaúna. SABERES TRADICIONAIS AMAZONICOS E SUAS IMPLICAÇOES NOS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE PARINTINS/AM. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

6.
Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger. Recompondo Fragmentos na Educação em Ciências da Terra. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Carolina Baldin. As Geociências na educação básica: uma proposta para o curriculo. Início: 2014. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lourdes Regina Correa do Santos. Estudo exploratório das ações educativas no setor petrolífero como base para elaboração de projeto curricular empresarial e a valorização geocientifica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Roberto Greco.

2.
Luiz Anselmo Costa Nascimento Ifanger. Tecido junto: um percurso em educação em Ciências da Terra. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Greco.

3.
Gustavo Danilo Pontel. As ciências da Terra no exame vestibular Unicamp. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Greco.

4.
Emerson Jhammes Francisco Alves. METODOLOGIA DE ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS: ESTUDO DO CICLO DA ÁGUA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Greco.

5.
Raissa Oliveira Nunes. Desafios e potencialidades do atual sistema de formação inicial de professores de geografia. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberto Greco.

Tese de doutorado
1.
GELIANE TOFFOLO. Educação ambiental e formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: dilemas que se entrecruzam entre os sujeitos de uma pesquisa participantes. 2016. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Roberto Greco.

2.
Lorenzo Lancellotti. Can a website make high school teachers without a geological background more self confident towards Earth Sciences teaching?. 2015. Tese (Doutorado em School of Science and Technology PhD Thesis in Earth Sciences) - Universitá Degli Studi di Camerino, . Coorientador: Roberto Greco.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Erika Wolmer Borri. A proposta curricular de Geografia para o ensino medío da rede pública do Estado de São Paulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Roberto Greco.

Iniciação científica
1.
Andreza Aparecida Machado. Recursos Audiovisuais para Geoideias: apoio ao ensino de Geociências. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

2.
Luiz Antonio Pereira. Recursos Audiovisuais para geoideias: apoio ao ensino de Geociências. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

3.
Stephani Archanjo Silva. Recursos audiovisuais para geoideias: apoio ao ensino de Geociências. 2017. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

4.
ÉRICA RODRIGUES SOARES. Recursos audiovisuais para Geoideias: apoio ao ensino de Geociências, parte A. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

5.
Beatriz Matos Spalletta. O olhar interdisciplinar e sistêmico da International Earth Science Olympiad - IESO no contexto brasileiro das disciplinas de Física e Química no Ensino Médio. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Roberto Greco.

6.
João Fernando Sampaio Ralha. O olhar interdisciplinar e sistêmico da International Earth Science Olympiad - IESO no contexto do ensino das Ciências na Terra na disciplina da geografia no Ensino Médio brasileiro. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

7.
Bruna Cristina Gama Campagnuci. Recursos audiovisuais para Geoideias: apoio ao ensino de Geociências, parte B.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Formação Interdisciplinar Superior) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

8.
Hugo Henrique A. Lima. Estudo sobre a comunicação e divulgação de recursos didáticos para o ensino da ciência da terra com enfoque na International Earth Science Olympiad -IESO para os países de língua portuguesa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberto Greco.

Orientações de outra natureza
1.
CAROLINE ALVES DO NASCIMENTO. A representação e a analise da paisagem por meio de maquetes: o caso da Cuesta de Itaqueri da Serra (SP). 2018. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Roberto Greco.

2.
FERNANDO DO VALE FAVELA. representação e a analise da paisagem por meio de maquetes: o caso da Cuesta de Itaqueri da Serra (SP). 2018. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Roberto Greco.

3.
MAYSA DA CRUZ SOUZA. A representação e a analise da paisagem por meio de maquetes: o caso da Cuesta de Itaqueri da Serra (SP). 2018. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Roberto Greco.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2009GRECO, R.. Perché insegnare le Scienze della Terra a Scuola?. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 37, p. 33-35, 2009.

2.
Marchetti, M.2008Marchetti, M. ; GRECO, R. . Anno Internazionale del Pianeta Terra. Società, scuola,università.. Le Scienze Naturali nella Scuola, v. 33, p. 86-88, 2008.

3.
GRECO, R.;GRECO, ROBERTO2012GRECO, R.. International Earth Science Olympiad ? IESO 2011, Earth Science Renaissance, Science, Environment and Art, Modena 5-14 settembre 2011. Geoitalia, v. 37, p. 14-32, 2012.


Livros e capítulos
1.
GRECO, R.. Earth Learning Idea Raccolta di esperienze concrete per l?insegnamento delle Scienza della Terra. 1. ed. Modena: Stem Mucchi Editore, 2013. v. 1. 152p .

1.
GRECO, R.. Diagrammi per il ripasso visivo. in Geografia Generale per l?Esame di stato. 1ed.Bologna: Zanichelli, 2008, v. , p. 19-53.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GRECO, R.. Urrà per la squadra italiana. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 44 - 45, 30 out. 2011.

2.
GRECO, R.. A scuola nel parco. Piccola guida ai geoparchi italiani. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 38 - 41, 30 out. 2010.

3.
GRECO, R.. Idee per insegnare le scienze della Terra. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 30 - 35, 30 jan. 2009.

4.
GRECO, R.. La pericolosità sismica nel mondo. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 12 - 13, 30 jan. 2010.

5.
GRECO, R.. Imparare dal Sisma. Linx Magazine, Mondovì, Cuneo (Italia), p. 42 - 45, 16 out. 2012.

6.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. ; BALDIN, C. . Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, uma ferramenta para estimular o ensino. Com Ciência, p. 1 - 8, 10 out. 2015.

7.
GRECO, R.. Campioni Olimpici. Di scienze. Linx Magazine, Mondoví (CN), p. 40 - 43, 30 jan. 2010.


Apresentações de Trabalho
1.
GRECO, R.; IFANGER, L. A. C. N. . Experiência italiana de formação de professores em Ciências da Terra na modalidade?one shot?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMPAGNUCI, B. C. G. ; SOARES, E. R. ; GRECO, R. . VÍDEOS TUTORIAIS ONLINE PARA DIFUSÃO DA UTILIZAÇÃO DE GEOIDEIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GRECO, R.. Adaptation to sea level rise: integrate analyse for decision making. A Brazilian case study by the international project METROPOLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GRECO, R.. Oficina Ciências da Terra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GRECO, R.. Geoideias para o Ensino de Ciências da Terra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GRECO, R.. Geoideias para o Ensino de Ciências da Terra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GRECO, R.. Geoideias - Earth Learning Idea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GRECO, R.. Geoideias: ideias brilhantes para o ensino da Geografia Física. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GRECO, R.. Práticas de Geociências para o ensino básico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
GRECO, R.. Oficina Earth Learning Idea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRECO, R.. Hora do Enem - Geografia e espaço agrario. Convidado especial Roberto Greco, coordenador da Olimpíada Brasileira de Geografia.. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Redes sociais, websites e blogs
1.
GRECO, R.. Prevedere il passato. 2009; Tema: Ensino de Geociências. (Blog).

2.
GRECO, R.. IESO2011. 2011; Tema: International Earth Science Olympiad. (Rede social).

3.
GRECO, R.. International Geoscience Education Organization. 2011; Tema: Ensino de Geociências. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:34:37