Luiza Rafaela Bezerra Sarraff

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1420957556388625
  • Última atualização do currículo em 05/11/2017


Doutoranda em História Social na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, atua como pesquisadora colaboradora junto ao grupo Oficinas de História e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História. Tem experiência na área de História e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da História, tempo histórico e livros didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiza Rafaela Bezerra Sarraff
Nome em citações bibliográficas
SARRAFF, L. R. B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Fernando de Araújo Penna.
Palavras-chave: Ensino de História; tempo histórico; Narrativas didáticas; livros didáticos.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2017
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Atrelando passado, presente e futuro: Usos da concepção de tempo histórico nos livros didáticos do PNLD 2011.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fernando de Araujo Penna.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de História; livros didáticos; tempo histórico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2010 - 2014
Graduação em Abi - História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A feitiçaria de Marcelina Maria: Da resistência ao sistema de redes sociais..
Orientador: Ronaldo Vainfas.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Aluna, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente, é aluna do doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social do Território.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi aluna do mestrado do Programa de Pós-Graduação em História social do Território e bolsista CAPES.

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .

Linhas de pesquisa
Ensino de História
03/2015 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Humanidades, .

Linhas de pesquisa
Ensino de História

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como pesquisadora junto ao professor Ronaldo Vainfas na pesquisa "O Rio de Janeiro na teia da Inquisição"

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como pesquisadora junto a professora Beatriz Kushnir nas pesquisas "É verdade e dou fé": leiloeiros, autenticidade e furto de patrimônio histórico na cidade do Rio (1890-1913) e Os donos da Arte: falsificações, leilões e furtos. Fronteiras da legalidade no comércio de bens históricos no Rio de Janeiro.

Atividades

08/2013 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .

07/2010 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Extensão, .



Linhas de pesquisa


1.
Cultura, Política e Sociedade
2.
Cultura, Sociedade, Política no Antigo Regime
3.
Ensino de História
4.
Ensino de História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SARRAFF, L. R. B.2015SARRAFF, L. R. B.. Tempo, tempo, tempo: reflexões sobre o tempo histórico e o ensino de história. MOSAICO: REVISTA MULTIDISCILPLINAR DE HUMANIDADES, v. 6, p. 5-9, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SARRAFF, L. R. B.. Narrativas da Ditadura Militar Brasileira nos livros didáticos. In: Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2016, São Gonçalo. Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História (4.: 2016: Rio de Janeiro, RJ), 2016.

2.
SARRAFF, L. R. B.. Analisando livros didáticos: Qual a concepção de tempo histórico?. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos, 2015.

3.
SARRAFF, L. R. B.. Narrativas do tempo histórico nos livros didáticos. In: Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social: 'Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, São Gonçalo. Anais dos textos completos [recurso eletrônico] IV Seminário Interno Programa de Pós-graduação em História Social: "Poder, Identidades e Ensino de História", 2015. v. 4. p. 47-54.

4.
SARRAFF, L. R. B.. ?Para quê estou aprendendo isso??: Justificativas do ensino e aprendizagem da História nos livros didáticos. In: X Semana de História Política da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Anais, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARRAFF, L. R. B.. O tempo histórico nas narrativas da Ditadura Militar Brasileira nos livros didáticos de história. In: XI Enpeh, 2017, Rio de Janeiro. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA, X1, 2017, Rio de Janeiro. Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento; Caderno de resumos., 2017.

2.
SARRAFF, L. R. B.. Entre continuidades e rupturas: Uma análise comparativa dos editais do Programa Nacional do Livro Didático. In: V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social ? PPGHS ? UERJ ? Faculdade de Formação de Professores ? FFP, 2017.

3.
SARRAFF, L. R. B.. O tempo histórico nos livros didáticos. In: 4ª Semana de História da UFF, 2016, Niterói. Caderno de Resumos 4ª Semana de História da UFF, 2016.

4.
SARRAFF, L. R. B.. PNLD: Pensando conceitos e disputas. In: XVII Encontro de História da Anpuh ? Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. Caderno de resumos. XVII Encontro de História da Anpuh ? Rio: entre o local e o global, 2016.

5.
SARRAFF, L. R. B.. Analisando livros didáticos: Qual a concepção de tempo histórico?. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos, 2015.

6.
SARRAFF, L. R. B.. Narrativas do Tempo Histórico nos Livros Didáticos. In: Seminário Interno do Programa Pós-Graduação em História Social: 'Poder, Identidades e Ensino de História', 2015, São Gonçalo. Caderno de Resumos [recurso eletrônico] IV Seminário Interno Programa de Pós-Graduação em História Social:"Poder, Identidades e Ensino de História", 2015. v. 1. p. 18-18.

7.
SARRAFF, L. R. B.. ?Para quê estou aprendendo isso??: Justificativas do ensino e aprendizagem da História nos livros didáticos. In: X Semana de História Política da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2015.

8.
SARRAFF, L. R. B.. Livros didáticos: temas e perspectivas para o futuro.. In: 3ª Semana de História da UFF, 2015, Niterói. Caderno de Resumos, 2015.

9.
SARRAFF, L. R. B.. Entre o sagrado e o profano: Um balanço historiográfico sobre jesuítas e seus negócios.. In: 2ª Semana de História da UFF, 2013, Niterói. Caderno de Resumos, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SARRAFF, L. R. B.. O tempo histórico nas narrativas da Ditadura Militar Brasileira nos livros didáticos de história. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SARRAFF, L. R. B.. Entre continuidades e rupturas: Uma análise comparativa dos editais do Programa Nacional do Livro Didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SARRAFF, L. R. B.. O tempo histórico nos livros didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SARRAFF, L. R. B.. PNLD: Pensando conceitos e disputas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SARRAFF, L. R. B.. Livros didáticos: temas e perspectivas para o futuro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SARRAFF, L. R. B.. Analisando livros didáticos: Qual a concepção de tempo histórico?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SARRAFF, L. R. B.. ?Para quê estou aprendendo isso??: Justificativas do ensino e aprendizagem da História nos livros didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SARRAFF, L. R. B.. Narrativas do tempo histórico nos livros didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SARRAFF, L. R. B.. .Entre o sagrado e o profano: Um balanço historiográfico sobre jesuítas e seus negócios.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SARRAFF, L. R. B.; COSTA, C. P. O. . Diálogos entre a historiografia e o ensino de história: desafios e possibilidades. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARRAFF, L. R. B.. IV Seminário Fluminense de Pós Graduandos. 2016. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SARRAFF, L. R. B.. PNLD: Pensando conceitos e disputas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:22:58