Felipe Borges Coelho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9300195318832839
  • Última atualização do currículo em 25/10/2017


Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos Industriais e desenvolvimento de software. Mais especificamente na área de automação e instrumentação. Tendo trabalhado na área de projetos, na Promon Engenharia, na disciplina de instrumentação e participado de dois projetos. O projeto de Replicantes, auxiliando na elaboração de diversos documentos como lista de instrumentos, lista de entradas e saídas, diagrama de interligação, lista de setpoints e alarmes, diagrama de malha, lista de cabos, memórias de cálculo, e mais alguns. Atuei basicamente na área de automação, mas também da parte de instrumentação na especificação de instrumentos. Outro projeto foi a elaboração de um plano de hibernação do navio FPSO Marlin-Sul, o plano consistiu em exemplificar o passo a passo a ser tomado para a preservação de cada equipamento e instrumento existente no navio plataforma. Como o navio iria ser rebocado do Brasil para Singapura, era necessário adotar diversas medidas para a preservação integral do FPSO para evitar o gasto maior com a compra de novos equipamentos. Trabalhado também na GT2 Energia no projeto de desenvolvimento de um software para treinamento de operadores de usina termoelétricas. Participei da programação do software e da realização de testes para comprovar a similaridade entre o real e o virtual, e analisar as discrepâncias para modificar o código. Atualmente é pesquisador e desenvolvedor no Laboratório de inteligência computacional aplicada (ICA da PUC-Rio). Participou do projeto OCTOPUS, que tem como objetivo otimizar a localização de poços de petróleo no reservatório. E atualmente faz parte da equipe do projeto Flexwell, que tem como finalidade otimizar o controle de válvulas para poços inteligentes atraves de análises de flexibilidade econômica. Possui mais de 3 anos de experiência em atividades relacionadas a C,T&I (ciência, tecnologia e inovação). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Borges Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, F. B.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Rua Marques de Sao Vicente
Gavea
22631360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 33256163


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Metrologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Influência do desenvolvimento do perfil de velocidade na medição de vazão pelo medidor ultrassônico do tipo Clamp-On com dois canais,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Alcir de Faro Orlando.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Metrologia; Incerteza de medição; Medição de escoamento em desenvolvimento; Medição de vazão ultrassônico; Clamp-On; Vazão.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação.
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.
2009 - 2015
Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Monitoramento e Controle Remoto de Sistemas de Abastecimento de Água.
Orientador: Moises Henrique Szwarcman.




Formação Complementar


2014 - 2014
Comissionamento. (Carga horária: 40h).
Clube de Engenharia, CE, Brasil.


Atuação Profissional



Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, ICA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de software; Programação em C#; Otimização de processos computacionais; entre outras. Possuindo mais de 2 anos atuando na área de ciência e tecnologia.


Promon Engenharia, PROMON, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 120
Outras informações
Participação no projeto Replicantes, auxiliando na elaboraçãos dos documentos como lista de instrumentos, lista de entradas e saidas, lista de setpoints e alarmes, diagramas de interligação, diagrama de malha. matrizes causa e efeito, e alguns outros. Basicamente, tive passagem com todos os documentos responsáveis pela disciplina de instrumentação, mais especificamente na área de automação. No projeto de elaboração do plano de hibernação do FPSO Marlin-Sul, coletei diversas informações para o desenvolvimento do plano. Este documento continha todo o procedimento a ser tomado para preservar integralmente todos os equipamentos e instrumentos do navio, evitando que um equipamento de custo elevado seja sacrificado. O plano foi necessário pois o navio iria passar mais de um ano sendo rebocado do Brasil a Singapura, ou seja, sem operação.


GT2 Energia, GT2 ENERGIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 80
Outras informações
Fazia parte da programação do software de simulação de operação de uma usina termoelétrica. Realizava diversos testes para comprovar a similaridade entre o sistema real, da usina norte fluminense, e o virtual, em desenvolvimento. Esses testes posteriormente eram analisados criticamente para definir as alterações necessárias.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
FLEXWELL
Descrição: O presente projeto tem seu foco em uma metodologia capaz de estimar o valor da informação e o valor da flexibilidade proporcionada pelo uso da tecnologia de poços inteligentes ou poços com completação inteligente (CI), considerando incertezas e aquisição de informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
ESTUDO EXPERIMENTAL DE UMA VÁLVULA DE ALÍVIO REGULADORA DE PRESSÃO
Descrição: Estudo do funcionamento dinâmico de uma válvula de alívio através de imagens e dados de pressão do transiente de abertura da válvula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Borges Coelho - Integrante / Luis Fernando Azevedo - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2015 - 2016
OCTOPUS 3.0 - Sistema Integrado de Gerência de Reservatórios
Descrição: O objetivo deste projeto é a pesquisa e desenvolvimento de novas funcionalidades além da integração com simuladores do tipo composicional e térmico. Com a implementação destas novas funcionalidades o sistema permite prover o apoio à decisão à área de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios de forma ampla, abrangendo diversos processos de gestão e podendo atender aos atuais desafios da área de gerenciamento de reservatórios com ênfase nos campos do Pré-sal..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2013 - 2014
OCTOPUS 2.0 - Sistema Integrado de Gerência de Reservatórios
Descrição: Prover o apoio à decisão à área de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios de forma ampla, abrangendo diversos processos de gestão, através de um sistema computacional integrado fundamentado em técnicas de Inteligência Computacional. Para tanto, serão realizadas diversas pesquisas e serão desenvolvidos vários subsistemas, alinhados a diversos dos eixos temáticos da Rede Siger..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Felipe Borges Coelho - Integrante / Leonardo Alfredo Forero Mendoza - Integrante / Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - 2014
Monitoria em automação industrial
Descrição: Auxiliava os alunos na elaboração do código em LADDER e na organização da bancada de testes pneumática, que utilizava cilindros e válvulas solenóides..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Felipe Borges Coelho - Coordenador / Mauro Speranza - Integrante.
2013 - 2014
Monitoria em programação em linguagem C
Descrição: Auxiliava os alunos na execução de exercícios de programação em liguagem C..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Borges Coelho - Coordenador / Alberto Raposo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Eletrônica Industrial.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
A.C. Abreu ; M.A.G. Dias ; COELHO, F. B. ; PACHECO, M. A. C. ; A. Emerick . Smart Well Technology: Information Acquisition and Flexible Management under Uncertainty. In: 21tst Annual International Conference Real Options - Theory Meets Practice, 2017, Boston. Real Options Theory Meets Practice, 2017.

2.
COELHO, F. B.; A F Orlando . Calibration of an industrial data acquisition system used in a solar heating plant. In: IMEKO, 2017, Rio de Janeiro. IMEKO TC1 - TC7 - TC13 2017, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, F. B.; A F Orlando . Calibration of an industrial data acquisition system used in a solar heating plant. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 2:57:30