Cemary Correia de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3854609117699349
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) no período de 2012-2013. Atualmente, pertence ao Grupo Nêmesis: estudo do léxico e da história da língua portuguesa, atuando nas áreas de Filologia Textual, Linguística, Lexicografia histórico-variacional e Formação do Português Brasileiro, sob a orientação do Prof. Dr. Américo Venâncio Lopes Machado Filho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cemary Correia de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, C. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em LÍNGUA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: VOCABULÁRIO DIALETAL DA REGIÃO NORTE,Orientador: Américo Venâncio Lopes Machado Filho.
Palavras-chave: Léxico; Lexicografia histórico-variacional; Dicionário Dialetal Brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2016
Graduação em Letras Vernáculas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Américo Venâncio Lopes Machado Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2014
Curso de Espanhol. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Leitura e Produção de textos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2013
Programa Intensivo de Alfabetização. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Educação de Salvador, SMED, Brasil.
2012 - 2012
X Workshop do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 20h).
Biblioteca Anisio Teixeira, BAT, Brasil.
2012 - 2012
Curso Jorge Amado 2012. (Carga horária: 20h).
Academia de Letras da Bahia, ALB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: LETA 28 - Introdução à Linguística Textual, LETA 40- Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, LETE41 - Oficina de Leitura e Produção de Textos I, LETE42 - Oficina de Leitura e Produção de Textos II, LETE43 - Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural e LETE 45 - Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Jogos e diversões infantis no estado de São Paulo: glossário temático com base em dados do Projeto ALiB
Descrição: O plano de trabalho busca inventariar as variantes lexicais obtidas como respostas ao Questionário Semântico-Lexical (QSL-ALiB), relacionadas à área temática de Jogos e diversões infantis, de acordo com a rede de pontos estabelecida pela metodologia do projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
O estudo de Alagoas numa perspectiva sociocomportamental: glossário temático com base em dados do projeto ALiB
Descrição: O estudo em questão, visa contribuir, em algum grau, para a difusão da multifacetada realidade linguística brasileira. Tendo por corpus os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALIB), a que se associa e subordina, o Projeto Dicionário Dialetal Brasileiro (DDB) ressalta a necessidade de um dicionário que privilegie outros usos linguísticos, retratando de forma aproximativa os dados dialetais hoje disponíveis. Através dos inquéritos realizados pelo ALIB, busca-se inventariar os dados encontrados nas localidades de Alagoas e fornecer o tratamento adequado, com base nos pressupostos da lexicografia variacional e contemporânea, para a variação lexical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Breue memorial dos pecados e cousas que pertence(m) ha cõfissã: construção de vocabulário das formas verbais finitas e infinitivas de um texto quinhentista
Descrição: O projeto teve por objetivo a composição de um vocabulário, a partir do texto Breue memorial dos pecados e cousas que pertence(m) ha cõfissã, impresso em 1521 pela casa de Germão Galharde, de autoria de Garcia de Resende. O documento prescreve todo o ritual a que o pecador deveria atender no momento de sua confissão. O estudo lexical resultante desse trabalho auxiliará na expansão da nomenclatura do Dicionário Etimológico do Português Arcaico (DEPARC) e na preservação da cultura e memória dos textos escritos no período arcaico da língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Tratado de Confissão: elaboração de edição e glossário de um um incunábulo português
Descrição: O projeto teve por objetivo a composição de um glossário, a partir do incunábulo português, Tratado de Confissão, datado de 1489. O referido documento contém uma análise exaustiva dos sete pecados capitais e das penitências a cada uma das formas de pecar. O Tratado de Confissão pode ser entendido como um retrato dos comportamentos dos cristãos, considerados desviantes para os padrões quatrocentistas, especialmente no âmbito sexual. A elaboração do glossário emanou da construção de dois campos lexicais que apareceram com maior frequência no documento, com base na edição e fragmentação do texto. O estudo lexical resultante desse trabalho auxiliará na expansão da nomenclatura do Dicionário Etimológico do Português Arcaico (DEPARC) e na preservação da cultura e memória dos textos escritos no período arcaico da língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, sob orientação de um professor da escola.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Almeida, J.K.2018Almeida, J.K. ; SOUSA, C. C. . A LÍNGUA PORTUGUESA EM DIREÇÃO AO SÉCULO XVI: PRINCIPAIS RECONFIGURAÇÕES SÓCIOCULTURAIS. Mandinga- Revista de Estudos Linguísticos, v. 02, p. Mandinga, 2018.

2.
Almeida, J.K.2017Almeida, J.K. ; SOUSA, C. C. . 'Muriçoca' ou 'Maruim'? Designações para 'pernilongo' no Norte e Nordeste do Brasil. LINGUAGENS & CIDADANIA, v. 19, p. 2017, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, L. R.T. ; SOUSA, C. C. ; MACHADO FILHO, A.V.L. . O PECADO EM MEMÓRIA: ESTUDO LEXICOGRÁFICO DE UM TEXTO DE 1521. In: V Simpósio Mundial de Língua Portuguesa, 2016, Lecce. Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Lecce: Universitá del Salento, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, C. C.; SAMPAIO, L. R.T. . O pecado em memória: estudo lexicográfico de um texto de 1521. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce. Caderno de Resumos, 2015.

2.
SOUSA, C. C.; SAMPAIO, L. R.T. . Eu sou, tu sés, ele sé? História, léxico, morfologia e seus efeitos no processo ensino-aprendizagem: dados do cancioneiro medieval. In: Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces, 2014, Araraquara. Caderno de Resumos, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, C. C.. A variação diageracional nas capitais da região norte do Brasil: estudo lexical com base no corpus do Projeto ALiB. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Almeida, J.K. ; SOUSA, C. C. . A Primiera Década da Ásia: Um Estudo Filológico-Lexicográfico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SOUSA, C. C.. Entre 'cambotas' e 'raias': registrando a variação lexical em jogos e diversões infantis da cidade de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUSA, C. C.. De 'veterados' a 'cachaceiros': denominações para 'bêbado' no interior alagoano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SOUSA, C. C.. VARIAÇÃO LEXICAL NO INTERIOR DE ALAGOAS: GLOSSÁRIO TEMÁTICO COM BASE NOS DADOS DO PROJETO ALiB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUSA, C. C.. ?LÍNGUA SOLTA OU TAGARELA? DESIGNAÇÕES PARA ?OS QUE FALAM PELOS COTOVELOS? NO INTERIOR DE ALAGOAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUSA, C. C.; MACHADO FILHO, A.V.L. ; SAMPAIO, L. R.T. . PESQUISAS EM LEXICOGRAFIA HISTÓRICOVARIACIONAL NA ÁREA DE LETRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUSA, C. C.. Formação do léxico da língua portuguesa: reflexões a partir do glossário temático de convivío e comportamento social de Alagoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SOUSA, C. C.. Tratado de confissão: glossário de pecados e penitências de um texto quatrocentista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SAMPAIO, L. R.T. ; SOUSA, C. C. . O pecado em memória: Estudo lexicográfico de um texto de 1521. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SOUSA, C. C.. PECADO, CULPA E PENITÊNCIA EM PORTUGAL: DADOS DE UM IMPRESSO QUINHENTISTA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SAMPAIO, L. R.T. ; SOUSA, C. C. . Eu sou, tu sés, ele sé? História, léxico, morfologia e seus efeitos no processo ensino-aprendizagem: dados do cancioneiro medieval.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SOUSA, C. C.; Almeida, J.K. . O pecado em continuum: léxico e definição em dois incunábulos portugueses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SAMPAIO, L. R.T. ; SOUSA, C. C. . SOOER SEER ENTENDUDO PARA NÕ SEER DECEBUDO: CONJUGANDO LÉXICO, MORFOLOGIA, HISTÓRIA E ENSINO DO PORTUGUÊS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA, C. C.. Tratado de Confissão: reflexões sobre o trabalho lexicográfico de um documento medieval. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, C. C.. Tratado de Confissão: elaboração de edição e glossário de um um incunábulo português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
JESUS, J. C. ; SANTANA, J. C. ; FERREIRA, A. S. A. ; GONZAGA , A.S. ; SOUSA, C. C. . Vivenciando a prática docente:um relato memorialístico das experiências dentro da escola Santa Edwirgens.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Tornar-se Negro, de Neusa Santos, um desafio à psicanálise". 2018. (Outra).

2.
As contemporaneidades periféricas das literaturas brasileiras. 2018. (Simpósio).

3.
Educações, Culturas e Hackers. 2018. (Encontro).

4.
Hip - Hop na cena baiana: história, produção intelectual e letramento. 2018. (Outra).

5.
I Seminário de Estudo de Linguagens. 2018. (Seminário).

6.
Seminário Língua Portuguesa e Literatura na Escola. 2018. (Seminário).

7.
Línguas indígenas no Brasil:presente e passado de uma história ainda pouco conhecida. 2017. (Outra).

8.
Caracterização Sintática e Semântica da Estrutura Progressiva: do Latim ao Português Medieval. 2016. (Outra).

9.
Congresso UFBA 70 anos. 2016. (Congresso).

10.
III CIPLOM. 2016. (Congresso).

11.
Introdução à leitura de textos teóricos de literatura em galego e espanhol. 2016. (Outra).

12.
Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras. 2016. (Seminário).

13.
12º Workshop do Projeto Atlas Linguística do Brasil - WorkALiB. 2015. (Congresso).

14.
I Seminário de Pesquisa do Grupo Nêmesis. 2015. (Seminário).

15.
Curso Jorge Amado 2014. 2014. (Outra).

16.
De um passado a outro: a formação de palavras no latim e no português arcaico. 2014. (Outra).

17.
Diálogos lexicológicos I. 2014. (Oficina).

18.
I CINELI- Congresso Internacional Estudos Do Léxico E Suas Interfaces. 2014. (Congresso).

19.
I ENCONTRO DE ESTUDOS EM SEMÂNTICA COGNITIVA. 2014. (Encontro).

20.
Introdução à paleografia. 2014. (Seminário).

21.
Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras 2014. 2014. (Seminário).

22.
Seminário Estudantil de Pesquisas em Onomástica. 2014. (Seminário).

23.
VII Seminário de Estudos Filológicos. 2014. (Seminário).

24.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução. 2014. (Congresso).

25.
Curso de Formação Intensivo de Alfabetização. 2013. (Outra).

26.
História da Língua Portuguesa: as transformações no léxico. 2013. (Outra).

27.
II Seminário Nacional CRIETHUS- Infância, Juventude e Práxis Educativa. 2013. (Seminário).

28.
Introdução à história externa da língua galega. 2013. (Seminário).

29.
PROHPONDO- Encontro de Estudos de Língua Portuguesa. 2013. (Encontro).

30.
Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2013. (Seminário).

31.
V seminário PIBID UFBA-Iniciação à docência: o que temos feito?. 2013. (Seminário).

32.
A pesquisa"de dentro":Questões para formação de pesquisadores.. 2012. (Seminário).

33.
Excelência em Biblioteca. 2012. (Seminário).

34.
II Encontro de Sociolinguística.. 2012. (Encontro).

35.
II Seminário Baiano do PIBID/IAT.. 2012. (Seminário).

36.
IV Seminário PIBID UFBA: Conversa de professor. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, C. C.; Almeida, J.K. ; MACHADO FILHO, A.V.L. . Caracterização Sintática e Semântica da Estrutura Progressiva: do Latim ao Português Medieval. 2016. (Outro).

2.
SOUSA, C. C.. I Seminário de Pesquisa do Grupo Nêmesis. 2015. (Outro).

3.
SOUSA, C. C.. XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução. 2014. (Outro).

4.
SOUSA, C. C.. Seminário de Estudos do Discurso. 2014. (Outro).

5.
SOUSA, C. C.. Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2014. (Outro).

6.
SOUSA, C. C.. V Seminário PIBID UFBA- Iniciação à docência: o que temos feito?. 2013. (Outro).

7.
SOUSA, C. C.. Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, C. C.; MACHADO FILHO, A.V.L. ; SAMPAIO, L. R.T. . PESQUISAS EM LEXICOGRAFIA HISTÓRICOVARIACIONAL NA ÁREA DE LETRAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:58:34