Joviano Gabriel Maia Mayer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8807210905926386
  • Última atualização do currículo em 20/11/2017


Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é sócio fundador do Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Urbanístico, atuando principalmente nos seguintes temas: conflitos fundiários, reforma urbana, direito à cidade e direito urbanístico. Atualmente é doutorando em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joviano Gabriel Maia Mayer
Nome em citações bibliográficas
MAYER, J. G. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Arquitetura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O comum no horizonte na metrópole biopolítica,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Jupira Gomes de Mendonça.
Coorientador: Natacha Silva Araújo Rena.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
2004 - 2010
Graduação em Direito.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Cidades, organização popular e reforma urbana: Em busca da cidade perdida.
Orientador: João Antonio de Paula.




Formação Complementar


2007 - 2007
Curso de Teoria Política Latino-Americana. (Carga horária: 930h).
Escola Nacional Florestan Fernandes, ENFF, Brasil.


Atuação Profissional



Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Fundador, Enquadramento Funcional: Sócio fundador
Outras informações
Trabalho com assessoria jurídica popular junto a ocupações urbanas, comunidades de periferia, movimentos sociais urbanos e rurais, entidades do terceiro setor, população em situação de rua, comunidades quilombolas e outros.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Câmara Municipal de Belo Horizonte, CMBH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como estagiário na Câmara Municipal, exercido junto à Diretoria Geral.


Programa Pólos de Cidadania, PÓLOS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Núcleo de Mediação Comunitária, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como bolsista do Núcleo de Mediação Comunitária do Programa Pólos de Cidadania com atuação em mediação comunitária e mobilização social no aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.


Humberto Theodoro Júnior Advogados Associados, HTJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação na área de pesquisa para atualização das obras do prof. Humberto Theodoro Júnior, especialmente nas obras "Curso de Direito Processual Civil" e "Código de Processo Civil Anotado".


Justiça Federal Seção Judiciária de Minas Gerais, JFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio no gabinete do Juiz Federal Substituto da 11ª Vara Cível, Dr. Daniel Castelo Branco. Trabalho com pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias; auxílio na elaboração de minuta de sentenças e despachos.


Procuradoria Especializada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma A, INCRA/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estágio na procuradoria do INCRA. Elaboração de pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias, auxílio na elaboração de pareceres jurídicos em processos administrativos envolvendo projetos de assentamento da reforma agrária e elaboração de peças processuais.


Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas, SITRAEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como Advogado empregado do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais ? SITRAEMG

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho como estagiário com realização de serviço forense externo, auxílio na elaboração de pareceres jurídicos e peças processuais em processos administrativos e judiciais relativos à categoria dos servidores públicos do Poder Judiciário Federal em Minas Gerais.


Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em direito, Carga horária: 30
Outras informações
Contratado como Técnico em Direito do Programa Pólos de Cidadania da UFMG para coordenar o Núcleo de Mediação de Conflitos e Direito à Cidade. Atuação no processo de regularização fundiária da vila Acaba Mundo, mobilização social e capacitação de lideranças. PÓLOS DE CIDADANIA é um programa interinstitucional voltado para a efetivação dos direitos humanos. Criado em 1995, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG, o PÓLOS trabalha pela construção da CIDADANIA, valendo-se do teatro, da denúncia, da mediação de conflitos em favelas, do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e da luta por moradia e trabalho.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
GRUPO DE PESQUISA EXTENSIONISTA INDISCIPLINAR _ UFMG
Descrição: O grupo INDISCIPLINAR, sediado na Escola de Arquitetura da UFMG, tem suas ações focadas na produção contemporânea do espaço urbano. Considerada a centralidade do espaço nos processos de globalização - os impasses, questões e potencialidades dela decorrentes - , e os processos constitutivos do espaço social, toma-se o urbano em sua capacidade de engendrar singularidades e diferença. A dimensão do Comum é a idéia norteadora das práticas do grupo, bem como elemento articulador de sua composição e atuações diversificadas. O grupo é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação oriundos de diversos campos do conhecimento (Arquitetura, Economia, Geografia, Letras, Direito, Filosofia, Engenharia, Design, dentre outros) e de várias instituições (Universidad Javeriana de Bogotá, UFMG, Universidade de Itaúna, Izabela Hendrix, Puc Minas, Centros Universitários UNA e UNIbh), profissionais e cidadãos interessados na temática urbana. O grupo articula-se em rede com outras instituições e grupos de pesquisa tais como Práxis (EAUFMG), Pólos da Cidadania (Direito UFMG), Cidade e Alteridade (Direito UFMG), Observatório de Políticas Urbanas (PUC Minas); Agência 8100 (Arquitetura e Urbanismo Izabela Hendrix); rede Universidade Nômade e coletivos diversos como a Frente Metropolitana (RMBH), ONG Real da Rua, Brigadas Populares, Favela é isso aí, Centro Moravia de Medellín, Oficina Informal de Bogotá, JA.CA, MUQUIFU, dentre outros. As atividades do grupo compreendem, imbricando-as indissociadamente, teoria e prática, atividades de ensino, pesquisa e extensão (disciplinas, grupos de estudos, publicações, eventos, assessoria técnica, projetos extensionistas e de pesquisa), ativismo urbano e experiências diversas em uma abordagem transversal e indisciplinar na construção de uma experiência criativa e desierarquizada do espaço urbano..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Joviano Gabriel Maia Mayer - Integrante / Natacha Silva Araújo Rena - Coordenador / Samy Lansky - Integrante / rita velloso - Integrante / flavio agostini - Integrante / joão tonucci - Integrante / Leandro de Aguiar e Souza - Integrante / Marcelo Reis Maia - Integrante / simone parrela tostes - Integrante / Maria Emília Toledo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Urbanístico.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
TRABALHOS PREMIADOS NO 8º ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MAYER, J. G. M.; LOURENCO, T. C. B. . Belo Horizonte, cidade ocupada: o caso da ocupação Dandara. In: Fabricio Leal de Oliveira; Fernanda Sanchez; Giselle Tanaka; Poliana Monteiro. (Org.). Planejamento e conflitos urbanos. Experiências de lutas. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016, v. , p. 305-340.

2.
MAYER, J. G. M.; RENA, N. S. A. . Jornadas de Junho de 2013: crise urbana e emergência da multidão como novo sujeito político nos marcos da cidade neoliberal. In: Andityas Soares de Moura Costa Matos. (Org.). Copa do Mundo e Estado de Exceção: Desvio autoritário e resistências populares na pátria das chuteiras. 1ed.Belo Horizonte: Initia Via, 2015, v. , p. 63-78.

3.
MAYER, J. G. M.; VIEIRA, L. P. O. . Brasil-BP - El problema urbano en el contexto brasileño. In: Natalia Garrido y David Kornbluth. (Org.). Lucha por la tierra, la vivienda y la ciudad. Voces de resistencia y avance. 1ed.Santiago: Poblar Ediciones, 2015, v. , p. 46-64.

4.
MAYER, J. G. M.; VIEIRA, L. P. O. . Luta por moradia em Belo Horizonte e região metropolitana: A ocupação "Emanuel Guarani Kaiowá", uma história de retomada. In: Cristiano Muller, Karla Fabrícia Moroso Santos de Azevedo. (Org.). Os conflitos fundiários urbanos no Brasil: Estratégias de luta contra os despejos e empoderamentos a partir da teoria crítica dos direitos humanos. 1ed.Porto Alegre: CDES Direito Humanos, 2014, v. , p. 51-74.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAYER, J. G. M.. Resistencia de entidades em defesa do meio ambiente. Revista Dom Total, http://www.domtotal.com/index., 09 jun. 2016.

2.
MAYER, J. G. M.. Mamãe não é golpista ou Carta de um ativista à esquerda brasileira. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, RS, 18 abr. 2016.

3.
MAYER, J. G. M.. Cidade-empresa, crise urbana e luta pela moradia após as jornadas de junho de 2013. Revista Conexões Geraes: Direito à cidade, nº 4, ano 3, CRESS 6ª Região, 1º semestre 2014, Minas Gerais, p. 11 - 15, 01 mar. 2016.

4.
MAYER, J. G. M.. Do privado ao Comum, práticas de uma reforma urbana radical. Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, RS, 08 out. 2015.

5.
MAYER, J. G. M.; AZALIM, W. . What lies behind the 'urban crisis'?. Socialist Lawer, p. 34 - 37, 01 out. 2013.

6.
MAYER, J. G. M.; ALVES, H. N. . Homenagem à Professora Elza Maria Miranda Afonso. Revista do CAAP, Impresso e internet, 01 abr. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAYER, J. G. M.; ASSIS, M. P. F. . Por uma teoria e uma prática radical de reforma urbana. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2008, Londrina. Anais do III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 2008.

2.
GUSTIN, M. B. ; MAYER, J. G. M. ; CALDAS, S. ; OLIVEIRA, K. B. ; GRECO, H. ; NICACIO, A. E. S. ; CECILIA, A. ; SOARES, B. ; GONCALVES, E. ; AUGUSTA, D. ; XAVIER, T. C. ; FERREIRA, L. . Núcleo de Mediação e Cidadania. In: 8º Encontro de extensão da UFMG, 2005, Belo Horizonte. Anais do 8º Encontro de extensão da UFMG, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
MAYER, J. G. M.. A insegurança da posse e a ineficácia dos instrumentos de acesso à moradia digna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PINHEIRO, J. M. ; RENA, N. S. A. ; MAYER, J. G. M. . #NoVaHaberNovaBH: la actuación del grupo de investigación Indisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MAYER, J. G. M.; RENA, N. S. A. ; CANETTIERI, T. . Metrópole biopolítica, urbanismo neoliberal e ocupações enquanto resistências biopotentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MAYER, J. G. M.. Jornadas de Junho de 2013: crise urbana e emergência da multidão nos marcos da cidade neoliberal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MAYER, J. G. M.. Mobilizações, ocupações e transformação social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAYER, J. G. M.. A luta pela efetivação da função social da propriedade e dos direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MAYER, J. G. M.. Direito Urbanístico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MAYER, J. G. M.. OCUPAÇÃO DANDARA E A LUTA PELO DIREITO HUMANO À CIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAYER, J. G. M.; BRANDAO, M. S. ; SA, M. ; RODRIGUES, F. . Brasil das Gerais. 2016.

2.
MAYER, J. G. M.. Do privado ao comum, práticas de uma reforma urbana radical. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MAYER, J. G. M.; BITTENCOURT, R. . Palavra Ética. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MAYER, J. G. M.. Brasil das Gerais. 2011.

5.
MAYER, J. G. M.. Entrevista para a jornalista Elaine Tavares do Instituto de Estudos Latino Americanos da UFSC. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MAYER, J. G. M.. Palavra Ética. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MAYER, J. G. M.. Projeto Terra Crua: uma alternativa para a produção de habitações em assentamentos rurais (UFV). 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MAYER, J. G. M.. Carnavalizar o urbano. Avante BH!. 2012; Tema: Ocupação do espaço público e o carnaval como manifestação política. (Site).

2.
MAYER, J. G. M.. Não pise na grama!. 2012; Tema: agressão policial contra advogado no exercício legal da profissão. (Site).

3.
MAYER, J. G. M.. Direito à cidade e a luta pela saúde. 2010; Tema: Relação entre o direito à saúde e o direito à cidade. (Site).

4.
MAYER, J. G. M.. Não se espante, cante!. 2010; Tema: Ocupações Urbanas. (Site).

5.
MAYER, J. G. M.; NASCIMENTO, D. M. . Uma leitura sobre a política habitacional de Belo Horizonte. 2010; Tema: Análise crítica acerca da política municipal de habitação e a luta pela moradia na cidade de Belo Horizonte. (Site).

6.
MAYER, J. G. M.. Pelo transporte público acessível e a luta pelo direito à cidade. 2009; Tema: Mobilidade Urbana. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAYER, J. G. M.; RENA, N. S. A. . Oficina Plataforma De Urbanismo Biopolítico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MAYER, J. G. M.. Questão urbana e conflitos socio-ambientais. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MAYER, J. G. M.. I Curso de Capacitação para Associação de Moradores da Vila Acaba Mundo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MAYER, J. G. M.. Assembleia Comum. 2015. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Conferência: A saúde mental em tempos de cólera: primeiramente.... 2017. (Outra).

2.
13ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Sistemas de Informação.Direito à cidade. 2016. (Seminário).

3.
Marx + Deleuze: Capitalismo & Subjetividade. 2016. (Oficina).

4.
oficina Aqui Está a Cidade, ministrada por Cristiane Zuan Esteves,. 2016. (Oficina).

5.
Seminário Natureza Urbana e Produção do Comum.O caso do Espaço Comum Luiz Estrela. 2016. (Seminário).

6.
A assistência social pública na interface entre subjetividade e políticae.Violência e território. 2015. (Seminário).

7.
Curso de Formação para Defensores Públicos do VII Concurso.A importância da Defensoria Pública no acesso à Moradia. 2015. (Oficina).

8.
Defesas coletivas: Defensor Público - Transformando a causa de um em benefício de todos.A atuação da Defensoria Pública junto aos movimentos sociais. 2015. (Seminário).

9.
Mobilidade Urbana e a crise das cidades.Estatuto das cidades e o plano nacional de mobilidade urbana. 2015. (Seminário).

10.
Direito, Espaço e Território: a disputa da cidade.JORNADAS DE JUNHO DE 2013: CRISE URBANA E EMERGÊNCIA DA MULTIDÃO NOS MARCOS DA CIDADE NEOLIBERAL. 2014. (Seminário).

11.
Fórum Mineiro de Direito Urbanístico e Ambiental - PUC Minas.A disputa pela cidade após as jornadas de junho. 2014. (Seminário).

12.
I Encontro de Experiências de Planejamento Urbano em Contexto de Conflito.Ocupação Dandara e a luta pelo direito à cidade. 2014. (Encontro).

13.
MultipliCidades: cartografando a produção do comum no espaço contemporâneo.Multidão, produção do comum e tecnologia. 2014. (Seminário).

14.
XIV Grupo de Formação em Direito Humanos.Direito urbanístico. 2014. (Oficina).

15.
A comunicação e as ruas.Mobilizações, ocupações e transformação social. 2013. (Simpósio).

16.
Ciclo de debates a Primavera Brasileira e a Reforma Política - Faculdades Milton Campos.As jornadas de junho e a luta pelo direito à cidade. 2013. (Seminário).

17.
Curso de Agroecologia Urbana.Questão urbana, conflitos socioambientais e direito à cidade. 2013. (Oficina).

18.
Curso de Intervenção Estratégica em Movimentos Sociais.A luta pela efetivação da função social da propriedade e dos direitos humanos. 2013. (Oficina).

19.
Fórum de vilas e favelas - 11ª Semana Nacional de Museus. 2013. (Outra).

20.
Metropolização e Megaeventos: os impactos da copa do mundo FIFA 2014 sobre Belo Horizonte e Região Metropolitana.Copa do Mundo e movimentos Sociais: poder e contrapoder no cenário político belo-horizontino. 2013. (Seminário).

21.
Oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais.Os direitos humanos em movimento, as organizações, as instituições e a rua. 2013. (Oficina).

22.
Semana de Arquitetura e Urbanismo.Brigadas Populares e direito à moradia. 2013. (Outra).

23.
Seminário da Faculdade de Educação da UEMG.Poder, mídia e educação: há alternativas?. 2013. (Seminário).

24.
Seminário de Direito Desportivo da UFMG.Mega Eventos e direito à cidade. 2013. (Seminário).

25.
XIII Grupo de Formação em Direito Humanos.Direito urbanístico. 2013. (Oficina).

26.
XI Semana de História.Mega Eventos no Brasil e a contradição da falta de recursos para direitos básicos. 2013. (Outra).

27.
BALANÇOS E PERSPECTIVAS DO LEGADO DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL.BALANÇOS E PERSPECTIVAS DO LEGADO DOS GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL. 2012. (Seminário).

28.
IV Semana de ciência, arte e política.O atual cenário das ocupações urbanas. O que a psicologia tem a ver com isso. 2012. (Outra).

29.
IV Semana de Ciência, Arte e Política - PUC MINAS.O atual cenário das ocupações urbanas. O que a psicologia tem a ver com isso?. 2012. (Seminário).

30.
IX Semana do Curso de Turismo da UFMG.Violações dos Direitos Humanos e transformações sócio espaciais em Megaeventos esportivos. 2012. (Outra).

31.
XI Grupo de Formação em Advocacia em Direitos Humanos.Direito Urbanístico - Direito à Moradia e Meio Ambiente. 2012. (Oficina).

32.
XII Grupo de Formação em Direito Humanos.Direito urbanístico. 2012. (Oficina).

33.
XII Grupo de Formação em Direitos Humanos.Direito Urbanístico. 2012. (Oficina).

34.
1º CONGRESSO RTM DE DIREITO SINDICAL. 2011. (Congresso).

35.
I SEMINÁRIO DO COMITE POPULAR DOS ATINGIDOS PELA COPA - BH.IMPACTOS ECONÔMICOS DE ORDEM URBANÍSTICA DECORRENTES DE REALIZAÇÃO DO MUNDIAL DA FIFA NO BRASIL. 2011. (Seminário).

36.
PROJETO JUVENTUDES EM DEBATE.A JUVENTUDE OKUPA A CIDADE?. 2011. (Seminário).

37.
SEMANA ACADÊMICA DE ECONOMIA: ENTRAVES PARA O DESENVOLVIMENTO. DESAFIOS SOCIAIS BRASILEIROS: O CAMINHO A PERCORRER. 2011. (Congresso).

38.
VI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA. O PAPEL DA FILOSOFIA PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE SOCIAL. 2011. (Congresso).

39.
VII CONGRESSO MINEIRO DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 2011. (Congresso).

40.
XII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA.GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS MUNDIAIS E SUAS CONSEQUENCIAS SOCIO ESPACIAIS E URBANAS: COPA DO MUNDO DE FUTEBOL E JOGOS OLÍMPICOS. 2011. (Simpósio).

41.
XIV ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR.MEGAEVENTOS E CIDADES. 2011. (Encontro).

42.
I CONGRESSO MINEIRO DE DIREIT URBANÍSTICO. MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITO À MORADIA. 2010. (Congresso).

43.
XVII COLETIVO JURÍDICO NACIONAL DA FENAJUFE.XVII COLETIVO JURÍDICO NACIONAL DA FENAJUFE. 2010. (Encontro).

44.
2º SEMINÁRIO ANTIPRISIONAL DESCONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PUNITIVAS. 2009. (Seminário).

45.
2º SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. 2009. (Simpósio).

46.
CURSO DE FORMAÇÃO LUÍS CARLOS PRESTES: DESENVOLVIMENTISMO - HISTORIA. 2009. (Oficina).

47.
CURSO DE FORMAÇÃO LUÍS CARLOS PRESTES: REVOLUÇÃO CUBANA. 2009. (Oficina).

48.
III ENCONTRO COMUNIDADES DE RESISTENCIA.PARTICIPAÇÃO POPULAR, REFORMA URBANA, DIREITOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL. 2009. (Encontro).

49.
11ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.DELEGADO POR MINAS GERAIS NA 11ª CONFERÊNCIA. 2008. (Outra).

50.
DIREITO URBANÍSTICO: O DIREITO E A CIDADE. 2006. (Seminário).

51.
MINICURSO REFORMAS PROCESSUAIS 2005/2006. 2006. (Oficina).

52.
TEMAS DO DIREITO CIVIL CONTEMPORANEO. 2006. (Seminário).

53.
COLÓQUIO DE FILOSOFIA DO DIREITO. 2005. (Seminário).

54.
OFICINA RADIOJORNALISMO PARA A MOBILIZAÇÃO SOCIAL. 2005. (Oficina).

55.
PALESTRA CAMPANHA NACIONAL PELA SIMPLIFICAÇÃO DA LINGUAGEM JURÍDICA. 2005. (Seminário).

56.
SEMINÁRIO A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A EFETIVAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. 2005. (Seminário).

57.
SEMINÁRIO A POLÍTICA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS NA CONCEPÇÃO INTERSETORIAL. 2005. (Seminário).

58.
SEMINÁRIO AVANÇOS E RETROCESSOS DO CÓDIGO CIVIL. 2004. (Seminário).

59.
SEMINÁRIO CONSTITUIÇÃO E MUDANÇA SOCIAL. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAYER, J. G. M.; VARELLA, R. V. S. ; COSTA, C. L. J. . CURSO DE ACIONAMENTO DO SISTEMA INTERAMERICANO DOS DIREITOS HUMANOS. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAYER, J. G. M.. Cidade-empresa, crise urbana e luta pela moradia após as jornadas de junho de 2013. Revista Conexões Geraes: Direito à cidade, nº 4, ano 3, CRESS 6ª Região, 1º semestre 2014, Minas Gerais, p. 11 - 15, 01 mar. 2016.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAYER, J. G. M.; VARELLA, R. V. S. ; COSTA, C. L. J. . CURSO DE ACIONAMENTO DO SISTEMA INTERAMERICANO DOS DIREITOS HUMANOS. 2013. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MAYER, J. G. M.. Direito à cidade e a luta pela saúde. 2010; Tema: Relação entre o direito à saúde e o direito à cidade. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 24:44:31