Camila Bordonal Clempi

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  • Última atualização do currículo em 20/11/2018


É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAr). Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ano de conclusão: 2015/2. Atualmente desenvolve pesquisas em Linguística com ênfase em Sociolinguística e é membro do Núcleo de Pesquisas em Sociolinguística de Araraquara (SOLAr). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Bordonal Clempi
Nome em citações bibliográficas
CLEMPI, C. B.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Orientador: Angélica Terezinha Carmo Rodrigues.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2012 - 2015
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Orientador: Juliana Bertucci Barbosa.




Formação Complementar


2018 - 2018
Workshop: Preconceito linguístico e novos avanços em Linguística Histórica. (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à análise estatística de dados linguísticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Workshop: Ferramentas computacionais para análises linguísticas. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
A leitura na política (...). (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Estatística para Linguística com a plataforma R. (Carga horária: 7h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Sociolinguística e Ensino: Um diálogo entre teoria e prática na Ed. Básica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2015 - 2015
A Sintaxe do Português no Eixo Brasil - África. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Letramento Acadêmico da UFTM. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do PIBID, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do PIBID, Carga horária: 10


Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do PET, Carga horária: 8


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
A expressão de futuridade em cartas de leitoras da revista Gloss
Descrição: Iniciação Científica (sem bolsa).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Camila Bordonal Clempi - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Coordenador.
2012 - 2015
Grupo de Estudos Variacionistas (GEVAR)
Descrição: O projeto visa elaborar uma descrição de fenômenos fonéticos, fonológicos, morfológicos, sintáticos semânticos e pragmáticos identificados como possíveis elementos que estão (ou estavam) em variação no português mineiro, que ainda não foram avaliados do ponto de vista sincrônico e/ou diacrônico. Entre esses fenômenos incluem-se, na fonética e fonologia, peculiaridades relacionadas ao processo de queda silábica em início e final de palavras, ao alçamento de vogais e outros processos presentes na fala. Na sintaxe, aspectos ligados à complementação e à predicação verbal e à ordem de elementos na sentença. Na morfologia, destacamos os processos de formação de palavras. Na morfossintaxe, temos investigado processos de concordância verbo-nominal, emprego de pronomes demonstrativos. Na semântica, estudos, por exemplo, das categorias verbais tempo, modo aspecto, ou ainda, estudos relacionados à semântica lexical ou frasal. Na pragmática, trabalhos que abordem os significados linguísticos determinados não exclusivamente pela semântica, mas aqueles que se deduzem a partir de um contexto extralinguístico: discursivo, situacional, etc. Para isso os textos analisados orais ou escritos - serão organizados em um banco de dados, dessa forma estaremos contribuindo na construção de um corpora com textos do Português e/ou de outras línguas. Esse material analisado será composto por gravações de entrevistas (posteriormente transcritas), de jornais, manuscritos, documentos etc. As informações obtidas pela análise de dados (extraídos do corpus) serão tratadas estatisticamente, seguindo a metodologia da sociolingüística laboviana e, em seguida, serão analisadas qualitativamente. Cabe destacar que esse projeto busca: (i) contribuir para o levantamento de características do português mineiro, e, consequentemente, para a construção da história do português brasileiro; (ii) possibilitar a realização de estudos comparativos entre o português mineiro e outras variedades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Camila Bordonal Clempi - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
PET - Letras
Descrição: O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando à formação de um profissional crítico e atuante. Trabalha três vertentes principais: ensino, pesquisa e extensão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Camila Bordonal Clempi - Integrante / Ozíris Borges Filho - Coordenador.
2014 - 2014
PIBID - Língua Portuguesa
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa de incentivo e valorização à docência, promovido pelo Ministério da Educação e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir do encontro de licenciandos, professores e alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas de Uberaba-MG, este subprojeto de Língua Portuguesa teve como objetivo principal desenvolver e trabalhar com atividades de escrita e de leitura a partir de diferentes gêneros textuais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Camila Bordonal Clempi - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Coordenador.
2013 - 2014
PIBID - Língua Portuguesa
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa de incentivo e valorização à docência, promovido pelo Ministério da Educação e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir do encontro de licenciandos, professores e alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas de Uberaba-MG, este subprojeto de Língua Portuguesa teve como objetivo principal trabalhar as práticas de escrita em sala de aula.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Camila Bordonal Clempi - Integrante / Jauranice Rodrigues Cavalcanti - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria e Análise Linguística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sociolinguística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CLEMPI, C. B.2018CLEMPI, C. B.. 'Dinâmica da variação e da mudança na fala e na escrita': desmistificando a suposta homogeneidade da língua escrita [Resenha]. Vocábulo, v. XV, p. 1-4, 2018.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CLEMPI, C. B.. A expressão variável de futuro em cartas de leitores da década de 1920. In: IX Seminário de Estudos Linguísticos, 2017, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos e Programação do 9. Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp, 2017. p. 95-97.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CLEMPI, C. B.. A variação de futuro em cartas de leitores do século XX: uma discussão sobre o papel do gênero na mudança linguística. In: 66º Seminário do GEL, 2018, São José do Rio Preto. Caderno de resumos. Araraquara: Letraria, 2018. p. 423.

2.
CLEMPI, C. B.. Análise da expressão variável de futuro sob influências do gênero social na escrita do século XX: um estudo sociolinguístico. In: X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin), 2018, Araraquara. Anais do X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP: História(s) e desafios da Linguística. Araraquara: FCL-UNESP, 2018. p. 14.

3.
CLEMPI, C. B.; NETTO, S. S. C. . Uma abordagem do uso do quantificador 'tudo' na língua falada do Português Brasileiro. In: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2015, Uberaba - Minas Gerais. Programação e Resumos, 2015. v. 5. p. 451.

4.
CLEMPI, C. B.; BARBOSA, J. B. . A expressão de futuridade em cartas de leitoras da revista Gloss. In: I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Uberaba - Minas Gerais. Caderno de Resumos, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CLEMPI, C. B.. A variação de futuro em cartas de leitores do século XX: uma discussão sobre o papel do gênero na mudança linguística. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CLEMPI, C. B.. A variação de futuro no português brasileiro escrito: um estudo diacrônico sobre a mudança linguística numa perspectiva de gênero social. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CLEMPI, C. B.. Análise da expressão variável de futuro sob influências do gênero social na escrita do século XX: um estudo sociolinguístico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BALESTERO, M. S. ; CLEMPI, C. B. . Processos morfológicos do português: análise de neologismos no Instagram. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CLEMPI, C. B.. As formas de expressão de futuro em cartas de leitoras da revista feminina Gloss. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CLEMPI, C. B.. A variação das formas de futuro e a representação de gênero em cartas de leitores da década de 1920: Estudos inicias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CLEMPI, C. B.. A expressão variável de futuro em cartas de leitores da década de 1920. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CLEMPI, C. B.; NETTO, S. S. C. . Uma abordagem do uso do quantificador 'tudo' na língua falada do Português Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CLEMPI, C. B.. Curso de leitura e compreensão de texto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CLEMPI, C. B.. A expressão de futuridade em cartas de leitoras da revista Gloss. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CLEMPI, C. B.; GARCIA, B. L. ; GARCIA, M.S. ; ORANGES, C. S. ; NETTO, S. S. C. . Arthur de Mello Teixeira - PIBID Português. 2014; Tema: Educação. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
66º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).A variação de futuro em cartas de leitores do século XX: uma discussão sobre o papel do gênero na mudança linguística. 2018. (Seminário).

2.
III Colóquio da UNESP sobre Línguas de Sinais e Libras e XVI Ciclo de Conferências em Aquisição da Linguagem. 2018. (Simpósio).

3.
Percepções de competência, gênero e paulistanidade: Efeitos da pronúncia de /ẽ/ e da concordância nominal. 2018. (Outra).

4.
V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguístca. A variação de futuro no português brasileiro escrito: um estudo diacrônico sobre a mudança linguística numa perspectiva de gênero social. 2018. (Congresso).

5.
V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. Coodernador da sessão de comunicações. 2018. (Congresso).

6.
V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2018. (Congresso).

7.
VII Seminário de Produção em Linguística (SPL) e XII Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística (SPLIN).Processos morfológicos do português: análise de neologismos no Instagram. 2018. (Seminário).

8.
X Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP (SELin). Análise da expressão variável de futuro sob influências do gênero social na escrita do século XX: um estudo sociolinguístico. 2018. (Congresso).

9.
Café Linguístico. 2017. (Outra).

10.
Carolina Maria de Jesus: Vida, luta e resistência. 2017. (Seminário).

11.
Como escolher um imperativo em português brasileiro. 2017. (Outra).

12.
II Café Linguístico. 2017. (Encontro).

13.
IX Seminário de Estudos Linguísticos.A expressão variável de futuro em cartas de leitores da década de 1920. 2017. (Seminário).

14.
IX Seminário de Estudos Linguísticos. 2017. (Seminário).

15.
Jornadas de estudos sobre bilinguismo. 2017. (Seminário).

16.
Processos morfofonológicos em Língua Portuguesa: noções básicas. 2017. (Outra).

17.
VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL). 2017. (Simpósio).

18.
VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL).As formas de expressão de futuro em cartas de leitoras da revista feminina Gloss. 2017. (Simpósio).

19.
XVIII Semana de Letras.A variação das formas de futuro e a representação de gênero em cartas de leitores da década de 1920: Estudos inicias. 2017. (Seminário).

20.
I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras. 2016. (Seminário).

21.
I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JIEPE).A expressão de futuridade em cartas de leitoras da revista Gloss. 2015. (Seminário).

22.
IV INTERPET. 2015. (Encontro).

23.
V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL). 2015. (Simpósio).

24.
V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL).Uma abordagem do uso do quantificador 'tudo' na língua falada do Português Brasileiro. 2015. (Simpósio).

25.
XV Sudeste PET.Curso de leitura e compreensão de texto. 2015. (Encontro).

26.
III Boteco Literário. 2014. (Encontro).

27.
II Semana de Letras (SELE). 2014. (Simpósio).

28.
I JOEEL. 2013. (Simpósio).

29.
IV Encontro Nacional das Licenciaturas III Seminário Nacional do PIBID. 2013. (Outra).

30.
IV SELL- Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2013. (Simpósio).

31.
I Simpósio dos Grupos de Pesquisa em Letras: Pesquisas em Estudos Variacionais (GEVAR) e em Narrativa poética,historiografia e gênero.. 2012. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CLEMPI, C. B.. I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras. 2016. (Outro).

2.
CLEMPI, C. B.. V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL). 2015. (Outro).

3.
CLEMPI, C. B.. I JORNADA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (JIEPE). 2015. (Outro).

4.
CLEMPI, C. B.. III Boteco Literário. 2014. (Outro).

5.
CLEMPI, C. B.. I Seminário de Pesquisas sobre o Gótico (SEG). 2014. (Outro).

6.
CLEMPI, C. B.. IV Encontro Nacional das Licenciaturas III Seminário Nacional do PIBID. 2013. (Congresso).




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