Felipe Rodrigo de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3222704454717804
  • Última atualização do currículo em 19/06/2017


Entre os anos de 2012 e 2013, atuei como bolsista de iniciação científica na UDESC. De 2013 a 2014 atuei também como bolsista, porém como desenvolvedor web na coordenadoria de informática da UDESC. Conclui minha minha graduação, na UDESC, em 2014, e no ano seguinte iniciei meu mestrado, também na UDESC, que concluí em 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Rodrigo de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, F. R.;DE SOUZA, FELIPE RODRIGO


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em Computação Aplicada.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Alocação de Infraestruturas Virtuais em Redes Definidas por Software,Orientador: Guilherme Piêgas Koslovski.
Bolsista do(a): Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação, PROMOP, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: ANÁLISE DE RISCO NA SELEÇÃO DE PROVEDORES DE SERVIÇO EM UMA REDE P2P SON UTILIZANDO REDES DE BAYES.
Orientador: Omir Correa Alves Junior.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
EEM Víctor Meirelles, EEMVM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Dimensionando o plano de controle em Redes Definidas por Software (SDN)
Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa consiste em estudar, e especificar uma abordagem de dimensionamento do plano de controle para redes definidas por software (SDN). O dimensionamento do plano de controle visa suprir de informação mais acurada o administrador da rede no sentido da tomada de decisão quanto ao número de controladores SDN necessários para atender a infraestrutura física de interconexão (switches SDN). Assim, a abordagem a ser proposta terá como objetivo avaliar a quantidade de controladores SDN necessários em uma rede SDN. Essa avaliação, em princípio, será baseada em indicadores de desempenho dos controladores em conjunto com o desempenho dos switches no plano de dados. Ao final, o dimensionamento permitirá a alocação de recursos (controladores) na rede de forma a minimizar os custos e atender com qualidade as exigências dos usuários/clientes da rede...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Felipe Rodrigo de Souza - Coordenador / Guilherme Piêgas Koslovski - Integrante / Adriano Fiorese - Integrante / Paulo Roberto Vieira Junior - Integrante / Anderson Henrique da Silva Marcondes - Integrante.
2015 - Atual
Provisionamento de Infraestruturas Virtuais em Redes Definidas por Software
Descrição: As Redes Definidas por Software (Software-Defined Networking - SDN) permitem a separação entre o plano de controle e o plano de dados em equipamentos de comunicação. Neste cenário, o gerenciamento sobre rotas, saltos e caminhos de fluxos é realizado por um controlador localizado externamente aos switches (ou roteadores). Esta abordagem facilita a realização de estudos, pesquisas e desenvolvimento de novas soluções (protocolos, arquiteturas e algoritmos) para redes de computadores. Dentre as possibilidades de aplicação de SDN destaca-se seu uso para implementação dos recursos comunicantes de Infraestruturas Virtuais (IVs). As IVs são compostas por máquinas virtuais interconectadas por enlaces e canais de comunicação virtuais. Neste contexto, este projeto investigará a complexidade existente no provisionamento de IVs em redes definidas por software. Dentre as tarefas necessárias para o provisionamento, a alocação de recursos para hospedar IVs destaca-se por ser um problema pertencente a classe NP-Difícil. Sobretudo, em ambientes SDN, dimensões são acrescentadas ao problema, como por exemplo a definição sobre o posicionamento do controlador, a composição das tabelas de repasse, a representação dos fluxos de dados e novos limites de hardware. Para atingir um provisionamento eficiente em ambientes de produção, é necessário o desenvolvimento de mecanismos de alocação de recursos que considerem métricas como carga computacional, estresse dos equipamentos de comunicação, latência e taxa de aceite de requisições. O presente projeto abordará o impacto observado nas métricas identificadas considerando as SDNs..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Felipe Rodrigo de Souza - Coordenador / Guilherme Piêgas Koslovski - Integrante / Adriano Fiorese - Integrante / Paulo Roberto Vieira Junior - Integrante / Anderson Henrique da Silva Marcondes - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAROLT, DEVAIR DENER2016DAROLT, DEVAIR DENER ; DE SOUZA, FELIPE RODRIGO ; KOSLOVSKI, GUILHERME PIEGAS . Explorando a elasticidade de nuvens IaaS para reconfigurar dinamicamente aplicações n-camadas. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 8, p. 2-15, 2016.

2.
SOUZA, F. R.2016SOUZA, F. R.; KOSLOVSKI, G. P. . Alocação de Infraestruturas Virtuais em Redes Definidas por Software: uma Investigação Preliminar. Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD), v. 16, p. 141-142, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 9:50:58