Thayenne Roberta Nascimento Paiva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7656287069969031
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Formada em Bacharelado e Licenciatura de História pelo Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ). Desenvolveu monografia sobre a não-apropriação da República das Letras francesa (século XVIII) pela Era Digital, a partir do entrave específico exercido pelos direitos do autor. Para tanto, foram mobilizadas as ideias dos filósofos Michel de Certeau, Denis Diderot e Michel Foucault, pensando os direitos autorais como prática discursiva. Atualmente é mestranda pelo Departamento de Estudos de Literatura, da Universidade Federal Fluminense, com pesquisa direcionada para a metaficção (e correlatos, i.e., autoficção e autobiografia) e mestranda pelo Departamento de História Social da Cultura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pesquisa direcionada para o Humanismo e a República das Letras francesa (especialmente século XVIII). Áreas de interesse/atuação:Teoria da História; História da historiografia; História Cultural; História Moderna; História da Literatura, Teoria Literária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thayenne Roberta Nascimento Paiva
Nome em citações bibliográficas
Paiva, Thayenne R. Nascimento;PAIVA, THAYENNE ROBERTA NASCIMENTO


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Conexões humanistas no século XVIII: o resgate da República das Letras francesa nas reflexões de Jean D'Alembert e Marquês de Condorcet,Orientador: Antonio Edmilson Martins Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Humanismo; República das Letras francesa; Homens de letras; Jean D?Alembert; Marquês de Condorcet.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria da História.
2017
Mestrado em andamento em ESTUDOS DE LITERATURA.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Reviravoltas sobre a história e a ficção: o pacto metaficcional em HHhH e em Charlotte,Orientador: Eurídice Figueiredo.
Palavras-chave: Metaficção; Literatura pós-moderna; Literatura auto-consicente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A não-apropriação da República das Letras francesa pela Era Digital: pensando a postura de autor frente a sua produção de gênio como prática discursiva.
Orientador: Henrique Buarque de Gusmão.




Formação Complementar


2018 - 2018
Direita e Esquerda - Panorama histórico. (Carga horária: 20h).
RR Projetos Educacionais, RR PE, Brasil.
2017 - 2017
Panorama histórico do Livro Impresso: do século XV ao XIX. (Carga horária: 6h).
Livraria Leonardo da Vinci, LV, Brasil.
2016 - 2016
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Relações Internacionais: Teoria e História. (Carga horária: 60h).
Senado Federal, SF, Brasil.
2012 - 2012
A formação das categorias raciais nas socieadades europeias e seus impérios. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Historiografia portuguesa e brasileira sobre articulações imperiais. (Carga horária: 9h).
Instituto Luso-Brasileiro de História, ILBH, Brasil.
2011 - 2011
Cristianismos. Questões e Debates Metodológicos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Bolsista na área de Metodologia II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Bolsista na área de Metodologia I, Carga horária: 20


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio docente - História, Enquadramento Funcional: Estágio de livre-docência, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio realizado junto às turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. As atividades de estágio se referem à necessidade do cumprimento de 240 horas para fins de conclusão do curso de Licenciatura em História, através do acompanhamento das aulas, produção e elaboração de atividades, realização de questões para prova, correção de provas, bem como discussão de temas ligado à Educação.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
As escritas de si
Descrição: O projeto visa a estudar as escritas de si que têm conhecido um crescimento exponencial desde os anos 1980 (Dion, Fortier, 2010, entre outros), quando começaram a surgir novas variações. A maneira de construir e encarar as categorias de autobiografia e ficção sofreu grandes transformações, com a proliferação de relatos e romances nos quais as fronteiras entre eles parecem se desvanecer. O surgimento do termo 'autoficção' contribuiu para embaralhar ainda mais a questão, ao juntar, de maneira paradoxal, numa mesma palavra, duas formas de escrita que, em princípio, deveriam se opor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Bacharel em História, Instituto de História - UFRJ.
2016
Licenciada em História, Faculdade de Educação - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, Fabiano Cabral de2016LIMA, Fabiano Cabral de ; MATOS, Juliana Bacelar de ; SILVA, Luana Souza da ; FERNANDES, Thais S. T. ; PAIVA, Thayenne Roberta Nascimento ; COSTA, Marcella A. F. da ; MARTINS, Marcus L. B. ; Paiva, Thayenne R. Nascimento . Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no Ensino de História: o caso da Ilha d'Água e seus diálogos com as Histórias Ambiental, Patrimonial e Local. Revista Poder e Cultura, v. nº3, p. 268-292, 2016.

2.
PAIVA, THAYENNE ROBERTA NASCIMENTO2015PAIVA, THAYENNE ROBERTA NASCIMENTO. A Não-Apropriação da República das Letras Francesa pela Era Digital: Dialogando com as Ideias de Denis Diderot e Michel Foucault sobre a Postura de Autor. Epígrafe, v. 2, p. 91-107, 2015.

3.
Paiva, Thayenne R. Nascimento2015Paiva, Thayenne R. Nascimento. Diálogos anti-foucaultianos sobre a tentativa de apagamento do autor na França da época Moderna. Revista em Perspectiva, v. 1, p. 175-193, 2015.

4.
Paiva, Thayenne R. Nascimento2015Paiva, Thayenne R. Nascimento. De ser-aí a anjo caído: a imagem do monstro 'Frankenstein, ou o Prometeu moderno' que o cinema não eixibiu. Revista Poder e Cultura, v. 2, p. 30-50, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A não-apropriação da República das Letras francesa pela Era Digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016. v. 1. 196p .

Capítulos de livros publicados
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Transmutação nos jogos de verdade da ficção. In: Santos, Éverton; Bispo, Matheus Luamm Santos Formiga. (Org.). Literatura - revelação do mundo: estudos e intersecções. 1ªed.Aracaju: ArtNer Comunicação, 2018, v. 1, p. 105-118.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Musica e oralidade na queda do Antigo Regime. Faces da História, São Paulo, p. 249 - 253, 03 jan. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Possibilidade aproximativa entre a Encyclopédie e a República das Letras francesa. In: 5ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense, 2018, Niterói. Anais da 5ª Semana de História da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: Anpuh-RJ, 2018. v. 5. p. 400-405.

2.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Entre a transgressão e o profano - a autofiction féminine e a escrita de si em Putain e Hell. In: VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras ? UFF, 2017, Niterói. Anais do VIII SAPPIL - Estudos de Literatura, 2017. v. 1. p. 793-807.

3.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Tinha um livreiro no meio do caminho. Os entraves autorais enfrentados por Diderot em A Carta sobre o Comércio do Livro. In: XII Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro: Conitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017, Rio de Janeiro. XII Semana de História Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro: Conitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas. Rio de Janeiro, 2017. v. 12. p. 2363-2370.

4.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A République des Lettres de quem: Diderot ou Condorcet? As práticas discursivas como embates cognitivos entre Lettre sur le commerce de la librairie e Fragments sur la liberté de la presse. In: XII JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS PROFESSOR MANUEL SALGADO ? PPGHIS/UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos da Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado PPGHIS/UFRJ, 2017. v. 3. p. 461-473.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Tinha um livreiro no meio do caminho. Os entraves autorais enfrentados por Diderot em A Carta sobre o Comércio do Livro. In: XII Semana de História Política UERJ: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política UERJ: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas, 2017. p. 364-365.

2.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. O Humanismo como chave de (re)leitura da República das Letras francesa. In: I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL, 2017, Palmares. Caderno de Resumos do I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL. Ribeirão: Editora Capibaribe, 2017. p. 23-23.

3.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A não-apropriação da República das Letras francesa pela Era Digital: dialogando com as ideias de Diderot e Foucault pela perspectiva da postura do autor. In: In: XXXVI Jornada Científica Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2015, Rio de Janeiro. Livro de Resumos Centro de Letras e Artes Centro de Filosofia e Ciências Humanas Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, 201, 2015, Rio de Janeiro. XXXVI Jornada Científica Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. De ser-aí a anjo caído: a imagem humana eclipsada n monstro em Frankenstein, de Mary Shelley. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A metaficção em HHhH e Charlotte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Possibilidade aproximativa entre a Encyclopédie e a República das Letras francesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Entre a transgressão e o profano - a autofiction féminine e a escrita de si em Putain e Hell. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. Tinha um livreiro no meio do caminho. Os entraves autorais enfrentados por Diderot em A Carta sobre o Comércio do Livro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A République des Lettres de quem: Diderot ou Condorcet? As práticas discursivas como embates cognitivos entre Lettre sur le commerce de la librairie e Fragments sur la liberté de la presse. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. L'honneur ou au travail? Visões antagônicas entre Diderot e Voltaire sobre a República das Letras francesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. O Humanismo como chave de (re)leitura da República das Letras francesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PAIVA, THAYENNE ROBERTA NASCIMENTO. Diálogos anti-foucaultianos sobre a tentativa de apagamento do autor na França da Época Moderna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Paiva, Thayenne R. Nascimento; CABRAL, F. . Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no ensino de História: o caso da Ilha d'Água e seus diálogos com as histórias ambiental, patrimonial e local. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A não-aproprição da República das Letras francesa pela Era Digital: pensando o caso do autor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Paiva, Thayenne R. Nascimento. A não-apropriação da República das Letras francesa pela Era Digital: dialogando com as ideias de Denis Diderot e Michel Foucault acerca da postura de autor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAIVA, THAYENNE ROBERTA NASCIMENTO; CABRAL, F.L. ; MATOS, J. B. ; SILVA, L. da. ; FERNANDES, T. S. T. . Antes e Durante a Petrobrás: uma linha do tempo sobre a mudança da paisagem da Ilha D'Água. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - linha do tempo interativa digital).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. De ser-aí a anjo caído: a imagem humana eclipsada n monstro em Frankenstein, de Mary Shelley. 2018. (Congresso).

2.
IX Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF.A metaficção em HHhH e Charlotte. 2018. (Seminário).

3.
Seminário reinvenções da narrativa. 2018. (Seminário).

4.
5ª Semana de História UFF.Possibilidade aproximativa entre a Encyclopédie e a República das Letras francesa. 2017. (Simpósio).

5.
Curso Panorama Histórico do Livro Impresso: do século XV ao XIX. 2017. (Outra).

6.
I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL. 2017. (Simpósio).

7.
I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL.O Humanismo como chave de (re)leitura da República das Letras francesa. 2017. (Simpósio).

8.
VIII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras - UFF.Entre a transgressão e o profano - a autofiction féminine e a escrita de si em Putain e Hell. 2017. (Seminário).

9.
XII JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS PROFESSOR MANUEL SALGADO ? PPGHIS/UFRJ.A Repúblique des Lettres de quem? Os embates cognitivos entre Denis Diderot e Marquis de Condorcet. 2017. (Simpósio).

10.
4ª Semana de História da UFF.Diálogos anti-foucaultianos sobre a tentativa de apagamento do autor na França da Época Moderna. 2016. (Simpósio).

11.
I Semana de História da UFRJ.A não-aproprição da República das Letras francesa pela Era Digital: pensando o caso do autor. 2016. (Simpósio).

12.
IV Semana de História PUC-RJ.Tinha um livreiro nomeio do caminho de Diderot... Os entraves autorais que Foucault não percebeu na Época Moderna. Um estudo de caso.. 2016. (Encontro).

13.
XXXVI Jornada Científica Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2015, Rio de Janeiro. Livro de Resumos Centro de Letras e Artes Centro de Filosofia e Ciências Humanas Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.A não-apropriação da República das Letras francesa pela Era Digital: dialogando com as ideias de Diderot e Foucault pela perspectiva da postura do autor. 2015. (Seminário).

14.
Colóquio Corpo: sujeito objeto. 2012. (Outra).

15.
II Seminário Arquivos Paroquiais, Metodologia e História Social do Rio de Janeiro (séculos XVII-XIX)). 2012. (Seminário).

16.
Mini-curso A formação das categorias raciais nas sociedades européias e em seus impérios, na época moderna. 2012. (Outra).

17.
Mini-curso Historiografia portuguesa e brasileira sobre as articulações imperiais no espaço atlântico, no Liceu Literário Português, do Instituto Luso-Brasileiro de História. 2012. (Outra).

18.
Palestra Historiografia, formulação política e cargos militares, do Ciclo de Estudos e Pesquisas em História Militar, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). 2012. (Outra).

19.
Ciclo de Debates Batalhas brasileiras: as guerras que marcaram a nação. 2011. (Encontro).

20.
Ciclo de Debates Jânio e Jango: a renúncia, o golpe, os mitos. 2011. (Encontro).

21.
Colóquio Revolução e Transição: Portugal, Espanha, Grécia e Brasil, na UFRJ. 2011. (Outra).

22.
Congresso sobre Barroco Lusófono. 2011. (Congresso).

23.
I Encontro Discente de História Antiga e Medieval. 2011. (Encontro).

24.
Mini-curso Cristianismos. Questões e Debates Metodológicos. 2011. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LIMA, Fabiano Cabral de2016LIMA, Fabiano Cabral de ; MATOS, Juliana Bacelar de ; SILVA, Luana Souza da ; FERNANDES, Thais S. T. ; PAIVA, Thayenne Roberta Nascimento ; COSTA, Marcella A. F. da ; MARTINS, Marcus L. B. ; Paiva, Thayenne R. Nascimento . Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no Ensino de História: o caso da Ilha d'Água e seus diálogos com as Histórias Ambiental, Patrimonial e Local. Revista Poder e Cultura, v. nº3, p. 268-292, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
Paiva, Thayenne R. Nascimento; CABRAL, F. . Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no ensino de História: o caso da Ilha d'Água e seus diálogos com as histórias ambiental, patrimonial e local. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PAIVA, THAYENNE ROBERTA NASCIMENTO; CABRAL, F.L. ; MATOS, J. B. ; SILVA, L. da. ; FERNANDES, T. S. T. . Antes e Durante a Petrobrás: uma linha do tempo sobre a mudança da paisagem da Ilha D'Água. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - linha do tempo interativa digital).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:49:31