Thuany Teixeira de Figueiredo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3860060907362545
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, com o projeto "Aquisição de linguagem e complexa teoria da mente:investigando estados mentais de 2ª ordem". Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, nas modalidades Antropologia e Licenciatura. Foi bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2012-2013. Membro do grupo de pesquisa Aquisição e Sintaxe: interface sintaxe-semântica e do ForMA - núcleo de estudos em Gramática Formal, Mudança e Aquisição. Foi membro do Laboratório de Antropologia da Religião da Universidade Estadual de Campinas (LAR-Unicamp) no período de 2012-2014. As principais áreas de interesse de pesquisa são: Antropologia, Pedagogia, Linguística e Psicologia. Atualmente, os temas de interesse de pesquisa são: linguagem e pensamento, aquisição de linguagem, cognição social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thuany Teixeira de Figueiredo
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIREDO, T. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas.
Cidade Universitária Zeferino Vaz s/n
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32015756


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Linguagem e Teoria da Mente de segunda ordem: investigando os estados mentais de ignorância e crença falsa,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem; Teoria da Mente; Cognição Social.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2015
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escolas Padre Anchieta de Jundiaí, Padre Anchieta, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução ao Bilinguismo: cognição e desenvolvimento. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Mini curso sobre E-prime. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
A origem da linguagem de uma perspectiva internalista. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Modality and conditionals. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à aquisição da linguagem. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Agreement beyond phi. (Carga horária: 3h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Cultivando o organismo sensorial da criança pequena. (Carga horária: 16h).
Instituto de Desenvolvimento Waldorf, IDW, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Jornalismo Investigativo. (Carga horária: 12h).
Amigos Associados de Ribeirão Bonito, AMARRIBO, Brasil.
2013 - 2013
Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
De olho no legislativo: um método para acompanhar mandatos parlamentares. (Carga horária: 8h).
Movimento Voto Consciente Jundiaí, MVCJ, Brasil.
2012 - 2012
Religião e esfera pública: abordagens e desafios metodológicos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Treinamento técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora do Programa de Estágio Docente (PED), grupo C, nas disciplinas HL 550 (A) e HL 330 (A) - respectivamente, Aquisição de Linguagem e Semântica Formal, sob a supervisão da Profa. Dra. Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora do Programa de Estágio Docente (PED), grupo C, na disciplina HL 422 (C) - Linguagem e Pensamento: Teoria e Prática, sob a supervisão da Profa. Dra. Fernanda Mendes.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora do Programa de Apoio Didático (PAD), vinculado à Pró-reitoria de Graduação (PRG), na disciplina HZ104 (A) - Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II, sob a supervisão da Profa. Dra. Heloisa André Pontes.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID
Outras informações
Bolsista do PIBID ? Programa institucional de bolsas de iniciação à docência - no subprojeto ?Sociologia?, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desenvolvendo atividades didático-pedagógicas junto ao professor de Sociologia da Escola Estadual Reverendo Professor José Carlos Nogueira, com supervisão do prof. dr. Pedro Peixoto

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Aquisição de linguagem e complexa teoria da mente: investigando estados mentais de 2ª ordem
Descrição: O projeto pretende contribuir para o cenário brasileiro de estudos acerca do tópico teoria da mente, investigando o papel dos verbos de estados mentais e de comunicação para o desenvolvimento da teoria da mente em crianças no processo de aquisição de linguagem, bem como a compreensão de estados mentais de segunda ordem. Com o suporte da teoria gerativa, a principal hipótese a ser investigada é a da centralidade do domínio da sintaxe de complementação para o desenvolvimento de uma teoria da mente. Assim, tratar do papel desses verbos concorre para que conheçamos cada vez melhor como funciona a relação entre linguagem e cognição. Além disto, aprofundar as pesquisas acerca de estados mentais de segunda ordem também se mostra necessário, uma vez que são estados que demandam maior complexidade linguística e cognitiva, além do fato de que são fundamentais para o pleno engajamento na vida social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
O Espiritismo na Universidade: uma investigação sobre a relação entre religião, ciência e os espaços produtores de conhecimento
Descrição: O projeto de pesquisa aqui apresentado visa fazer um estudo comparativo entre dois grupos de estudos espíritas da Universidade Estadual de Campinas acerca de suas práticas sociais e representações sobre o espiritismo e suas relações com a ciência. Objetiva-se, em primeiro lugar, apreender o perfil desses grupos, tendo em vista serem eles grupos de estudos formados por universitários e pessoas que transitam neste ambiente, reiterando a particularidade de sua localização, a saber, a universidade. A partir deste aspecto, pretende-se produzir contribuições para o debate mais amplo das Ciências Sociais sobre religião e ciência, produção de conhecimento e espaços produtores de conhecimento. Por fim, pretende-se situar os grupos de estudos dentro do movimento espírita brasileiro, uma vez que não se encontram no espaço tradicionalmente associado ao movimento, o centro espírita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Thuany Teixeira de Figueiredo - Integrante / Heloísa André Pontes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Revista Linguística Rio


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, T. T.2018 FIGUEIREDO, T. T.. ACHAR E NÃO SABER: INVESTIGANDO ESTADOS MENTAIS DE 2ª ORDEM E AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM. Anais do SETA (UNICAMP), v. 8, p. 87-100, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIREDO, T. T.. Dados do PB sobre a Teoria da Mente de Segunda Ordem e Aquisição de Linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FIGUEIREDO, T. T.. Aquisição de linguagem e complexa Teoria da Mente: investigando estados mentais de segunda ordem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FIGUEIREDO, T. T.. Pesquisando nas interfaces entre domínios cognitivos: Teoria da Mente e linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FIGUEIREDO, T. T.. Estados mentais e aquisição de linguagem: dados sobre ignorância e crença falsa de 2ª ordem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FIGUEIREDO, T. T.. Discutindo Teoria da Mente de 2ª ordem e linguagem: uma relação entre domínios cognitivos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FIGUEIREDO, T. T.. Tarefa de crença falsa em perspectiva: discussões metodológicas acerca de teoria da mente e linguagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FIGUEIREDO, T. T.. O Espiritismo na Universidade: uma investigação sobre a relação entre religião, ciência e os espaços produtores de conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FIGUEIREDO, T. T.. O Espiritismo na Universidade: uma investigação sobre a relação entre religião, ciência e os espaços produtores de conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FIGUEIREDO, T. T.. Linguagem e Teoria da Mente: um breve histórico. 2018; Tema: Linguística. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIGUEIREDO, T. T.. Relatório final de pesquisa. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
FIGUEIREDO, T. T.. Relatório parcial de pesquisa. 2013. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13ª Semana de Eventos da FALE (SEvFALE).Dados do PB sobre a Teoria da Mente de Segunda Ordem e Aquisição de Linguagem. 2018. (Outra).

2.
II Ciclo de Cinema do ForMA.Debate do filme "Filhos do silêncio". 2017. (Outra).

3.
VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos. Pesquisando nas interfaces entre domínios cognitivos: Teoria da Mente e linguagem. 2017. (Congresso).

4.
XI Seminário de pesquisas da pós-graduação em Linguística e VI Seminário de produção em Linguística.Estados mentais e aquisição de linguagem: dados sobre ignorância e crença falsa de 2ª ordem. 2017. (Seminário).

5.
As diferenças entre o que se fala e o que se escreve no PB: a aquisição do clítico - Colóquios do ForMA. 2016. (Outra).

6.
Heterocronia: o papel do tempo ontogenético na evolução primata e na linguagem - Colóquios do ForMA. 2016. (Outra).

7.
Por uma Fonêmica livre do significado e presa ao significante (ou: menos Mattoso e mais Chomsky!) - Colóquios do ForMA. 2016. (Outra).

8.
Raízes (e ramificações) dos conceitos da Gramática Gerativo-Transformacional. 2016. (Outra).

9.
Simpósio internacional mente-cérebro - cérebro, mente, espírito ou alma?. 2016. (Simpósio).

10.
Word order comprehension by children acquiring Brazilian Portuguese - Colóquios do ForMA. 2016. (Outra).

11.
XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.Tarefa de crença falsa em perspectiva: discussões metodológicas acerca de teoria da mente e linguagem. 2016. (Encontro).

12.
Jornadas de Antropologia John Monteiro.O Espiritismo na Universidade: uma investigação sobre a relação entre religião, ciência e os espaços produtores de conhecimento. 2014. (Outra).

13.
37º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2013. (Encontro).

14.
I Colóquio "Linguagem e cognição em interação". 2013. (Outra).

15.
I Jornada de Fonética e Fonologia para estudo de línguas indígenas. 2013. (Outra).

16.
SemanaCS 2013 - Semana Ciências Socias do IFCH/Unicamp. 2013. (Outra).

17.
XVII Jornadas sobre Alternativas Religiosas da América Latina. 2013. (Outra).

18.
XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. O Espiritismo na Universidade: uma investigação sobre a relação entre religião, ciência e os espaços produtores de conhecimento. 2013. (Congresso).

19.
VII Congresso latino-americano sobre ciência e religião - perspectivas latino-americanas, diálogo global. 2012. (Congresso).

20.
XIII Simpósio nacional da Associação Brasileira de História das Religiões - religião, carisma e poder: as formas da vida religiosa no Brasil. 2012. (Simpósio).

21.
Ciclo de palestras sobre gênero e religião: perspectivas teóricas e metodológicas. 2011. (Outra).

22.
VI Seminário religião e sociedade: o espaço do sagrado no século XXI. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTOLI, P. C. ; TIBERIO, F.C.S. ; MELLO, R. F. S. ; SIQUEIRA, L. M. C. ; QUIRINO, B. M. S. ; ALMEIDA, F. A. ; PAULA, E. S. ; RICK, N. ; BRANCO, M. F. C. ; FIGUEIREDO, T. T. . 1º Encontro de Entidades da Sociedade Civil do Aglomerado Urbano de Jundiaí. 2017. (Outro).

2.
FIGUEIREDO, T. T.; WOLF, R. C. ; CAMARGO, K. C. M. ; PIEGO, J. E. ; AKEL, G. L. ; BUENO, M. P. R. ; MADEIRA, J. S. . II Semana de Ciências Sociais IFCH/Unicamp - Brasis: Novos Olhares, Velhos Problemas?. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
FIGUEIREDO, T. T.. Linguagem e Teoria da Mente: um breve histórico. 2018; Tema: Linguística. (Rede social).



Outras informações relevantes


1) Foi membro da gestão ?Amanhã vai ser maior? do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Campinas, nos anos de 2013-2014; 2) Foi coordenadora e voluntária do Movimento Voto Consciente Jundiaí nos anos de 2011-2016; 3) Foi professora voluntária de Sociologia da ONG Cursinho Professor Chico Poço nos anos de 2011-2014, na qual foi coautora do projeto CP² na Escola, que visa atuar na preparação para o vestibular do aluno do ensino médio das escolas da rede pública estadual da cidade de Jundiaí.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:36:16