Álvaro Maciel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2466709661837364
  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio (2014) e especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER . Atualmente é professor da rede pública e privada de ensino e professor dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e Técnico em Edificações da Faculdade do Vale do Araranguá (FVA) . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, geometria, modelagem matemática e metodologias de ensino da matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Álvaro Maciel
Nome em citações bibliográficas
MACIEL, Á.;MACIEL, ÁLVARO


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: Funções no Cotidiano: Uma Proposta Envolvendo Modelagem Matemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa.
Orientador: Maycon Adriano Silva.
2011 - 2014
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
Título: A Regressão de Curvas por Mínimos Quadrados Aplicada a Modelagem do Processo de Engorda da Tilápia.
Orientador: Elizete Maria Possamai Ribeiro.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Ensino Básico Praia da Gaivota, E.E.B.%20P.G., Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
O Ensino da Matemática Ligado às Necessidades Reais do Cotidiano. (Carga horária: 250h).
Ceduca - Centro de Educação, Capacitação e Aperfeiçoamento Profissinal, CEDUC@, Brasil.
2014 - 2014
Trigonometria. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
2013 - 2013
Dia da Matemática nas Escolas Campo de Estágio. (Carga horária: 5h).
Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
2013 - 2013
Matemática Comercial e Financeira. (Carga horária: 45h).
Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Restauração e Conservação de Acervo. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação para Auxiliares de Bibliotecas. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
2012 - 2012
O Fracasso Escolar e a Função Social da Escola. (Carga horária: 80h).
ACAPED - Agência de Capacitação Profissional, ACAPED, Brasil.
2012 - 2012
Projeto Político Pedagógico. (Carga horária: 250h).
Ceduca - Centro de Educação, Capacitação e Aperfeiçoamento Profissinal, CEDUC@, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos Pedagógicos da Educação Matemática. (Carga horária: 300h).
ACAPED - Agência de Capacitação Profissional, ACAPED, Brasil.
2010 - 2010
Atendimento ao Público com Informática. (Carga horária: 200h).
COOPESC - Cooperativa de Profissionais Públicos e Privados de SC, COOPESC, Brasil.
2009 - 2009
Informática Básica. (Carga horária: 80h).
Tele Centro Comunitário, TCC, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Futurão, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação como professor nos níveis fundamental, médio, pré-vestibular.


Faculdade do Vale do Araranguá, FVA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professor dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e Técnico em Edificações.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina Ministrada: Métodos Quantitativos.


E.E.B. Ana Machado Dal Toé, E.E.B.A.M.D.T., Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação no regime ACT.


E.E.B. Governador Ildo Meneghetti, EEBGIM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


E.E.B. Catulo da Paixão Cearense, EEBCPC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação no Regime ACT.


E.E.B. João dos Santos Areão, E.E.B.J.S.A, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matematica, Carga horária: 10
Outras informações
Atução no regime ACT.


E.E.B. Praia da Gaivota, E.E.B.P.G, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação no regime ACT.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matematica, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação no Regime ACT

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matematica, Carga horária: 10
Outras informações
Atuação no regime ACT no Programa Novas Oportunidades de Aprendizagem.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matematica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no regime ACT.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matematica, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação no regime ACT.


E.E.B. Professora Maria Garcia Pessi, E.E.B.P.M.G.P., Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Atuação no regime ACT.


Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, IFC - SOMBRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Atuação como bolsista em projetos de pesquisa e de extensão.


Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, SSPDC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário do programa Novos Valores, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Estágio realizado na 19ª DPR - Delegacia de Polícia de Balneário Gaivota, com carga horária global de 1528 horas, tendo realizado treinamento técnico-profissional na área administrativa.


E.E.B. João Colodel, EEBJC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação no regime ACT.


E.E.B. Apolonio Ireno Cardoso, EEBAIR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do nível médio.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
A Modelagem Matemática Aplicada ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Conceitos Matemáticos na Educação Básica
Descrição: O presente projeto tem por objetivo a pesquisa de atividades de ensino da matemática voltada para a educação básica (Ensino Fundamental e Médio) baseadas nos pressupostos propostos pela Modelagem Matemática. Inicialmente, será realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de determinar as referências bibliográficas que melhor abordam o assunto. Em um segundo momento, iniciar-se-á a construção de sequências didáticas que abordem assuntos envolvendo situações cotidianas dos alunos, assim com o as suas aplicações nas turmas de Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense ?Campus Sombrio e também as turmas do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal e estadual do município de Sombrio - SC. Em um terceiro e último momento, será realizada uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados encontrados com a aplicação das sequências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Álvaro Maciel - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Integrante / Elizete Maria Ribeiro Possamai - Coordenador / Lucas Spillere Barchinski - Integrante / Margarete Farias Medeiros - Integrante / Juliana Menegotto - Integrante.
2011 - 2011
Otimização das Atividades do Laboratório de Ensino da Matemática do IFC Campus Sombrio
Descrição: Otimizar as atividades do Laboratório de Ensino da Matemática do IFC Campus Sombrio, operacionalizando o espaço e materiais, além da pesquisa e criação de novos recursos para o mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Álvaro Maciel - Integrante / Ailton Durigon - Coordenador / Marleide Coan Cardoso - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Minha Escola é 10!
Descrição: O projeto ?Minha Escola é 10! propõe oferecer apoio técnico-pedagógico para a Escola de Educação Básica Irmã Inês Ogliari, por meio da adequação de ambientes e do desenvolvimento de oficinas pedagógicas destinadas a atender alunos da educação infantil e educação básica desta escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Álvaro Maciel - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Integrante / Daiane Nagel Acordi - Coordenador.
2012 - 2012
O Laboratório de Matemática como Espaço de Inovação Pedagógica
Descrição: O projeto propôs a oferta de oficinas didático-pedagógicas para aperfeiçoamento de professores da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense) e também acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC Campus Sombrio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral
Descrição: Monitoria da disciplina de Cálculo 2 destinada a alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Álvaro Maciel - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Coordenador.
2012 - 2012
Monitoria de Matemática para a Educação Básica
Descrição: Monitoria destinada aos alunos do Ensino Médio-Técnico do Instituto Federal Catarinense-Campus Sombrio.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Álvaro Maciel - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACIEL, Á.;MACIEL, ÁLVARO2014MACIEL, Á.; CARDOSO, M. C. . A Utilização de Oficinas Didático-Pedagógicas Para o Aprendizado da Matemática. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 1, p. 143-149, 2014.

2.
SILVA, C. N. S.2014SILVA, C. N. S. ; MARTINS, E. ; BEZ, V. ; MACIEL, Á. ; HASER, G. A. . Experiências Literárias na Escola de Educação Básica Irmã Inês Ogliari: Relatos do Projeto de Extensão 'Minha Escola é 10!'. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 1, p. 133-142, 2014.

3.
MACIEL, Á.;MACIEL, ÁLVARO2013MACIEL, Á.; CARDOSO, M. C. ; POSSAMAI, E. M. R. . Trabalhando com a Geometria da Escola. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 1, p. 506, 2013.

4.
POSSAMAI, E. M. R.2013POSSAMAI, E. M. R. ; MACIEL, Á. ; CARDOSO, M. C. . A Dedução das Fórmulas para os Cálculos das Áreas das Figuras Planas a Partir do Tangram. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 1, p. 534, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, Á.; CARDOSO, M. C. ; POSSAMAI, E. M. R. ; DURIGON, A. . A Geometria de Forma Lúdica: Uma Experiência com Canudos, Dobraduras e Tangram. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo - RS. V Jornada Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática: o que ensinar? por que aprender?. Passo Fundo - RS: Universidade de Psso Fundo, 2014.

2.
MACIEL, Á.; POSSAMAI, E. M. R. ; GODINHO, F. S. ; BARCHINSKI, L. S. ; CARDOSO, M. C. ; TERESA, M. P. . O Laboratório de Matemática como Espaço de Inovação Pedagógica. In: III SICT - SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. Anais do III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014. v. 1. p. 307-312.

3.
MACIEL, Á.; POSSAMAI, E. M. R. ; CARDOSO, M. C. . A Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino: Uma Experiência na Disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Sombrio. In: III SICT - SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. Anais do III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014. v. 1. p. 323-329.

4.
BURIGO, R. ; MACIEL, Á. . Considerações Sobre Modelagem Matemática e sua Aplicação do Estudo sobre o Excesso de Peso nas Mochilas Escolares. In: VIII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013, Santa Maria - RS. Anais da VIII Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática, 2013.

5.
MACIEL, Á.; DURIGON, A. ; CARDOSO, M. C. ; POSSAMAI, E. M. R. . Organização e Uso do Laboratório de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Campus Sombrio. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, Á.; BURIGO, R. ; PIRES, V. S. . A Utilização da Escala Cuisenaire como Aplicação da Modelagem Matemática. In: V Seminário Nacional de Avaliação e Gestão das Feiras de Matemática, 2013, Rio do Sul - SC. Anais V Seminário, 2013. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DURIGON, AILTON ; CARDOSO, MARLEIDE COAN ; RIBEIRO, ELIZETE MARIA POSSAMAI ; MACIEL, ÁLVARO . Formação Continuada de Professores de Matemática do Extremo Sul Catarinense. In: XXXV CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2015. v. 1.

2.
MACIEL, Á.; CARDOSO, M. C. ; MEDEIROS, M. F. . A Aplicação do Material Dourado Para a Resolução Geométrica das Equações do Segundo Grau. In: III SICT - SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. Anais do III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014. v. 1. p. 1051-1051.

3.
MACIEL, Á.; DURIGON, A. ; CARDOSO, M. C. . Organização e Uso do Laboratório de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC-Sombrio. In: I SICT - Sul, 2012, Criciuma SC. Revista Tecnico-Científica do IF-SC, 2012. v. 3.

Apresentações de Trabalho
1.
MACIEL, Á.. Educação no Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DURIGON, A. ; CARDOSO, M. C. ; MACIEL, Á. ; POSSAMAI, E. M. R. . Formação Continuada de Professores de Matemática do Extremo Sul Catarinense. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MACIEL, Á.; POSSAMAI, E. M. R. ; CARDOSO, M. C. ; TERESA, M. P. ; GODINHO, F. S. ; BARCHINSKI, L. S. . O Laboratório de Matemática como Espaço de Inovação Pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MACIEL, Á.; BURIGO, R. . Considerações Sobre Modelagem Matemática e sua Aplicação no Estudo Sobre o Excesso de Peso nas Mochilas Escolares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACIEL, Á.; DURIGON, A. ; CARDOSO, M. C. ; POSSAMAI, E. M. R. . Organização e Uso do Laboratório de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Sombrio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MACIEL, Á.; CARDOSO, M. C. ; POSSAMAI, E. M. R. . Trabalhando com a Geometria da Escola'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACIEL, Á.; CARDOSO, M. C. . Oficinas Pedagógicas para o Ensino da Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
POSSAMAI, E. M. R. ; MACIEL, Á. ; CARDOSO, M. C. . A Dedução das Fórmulas para os Cálculos das Áreas das Figuras Planas a Partir do Tangram. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DURIGON, A. ; MACIEL, Á. ; CARDOSO, M. C. . Organização e Uso do Laboratório de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Sombrio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACIEL, Á.. Curso de Nivelamento - Matemática Básica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SICT - Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.A Aplicação do Material Dourado na Resolução Geométrica das Equações do Segundo Grau - O Laboratório de Matemática como Espaço de Inovação Pedagógica - A Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino .... 2014. (Simpósio).

2.
V Jornada Nacional de Educação Matemática. A Geometria de Forma Lúdica: Uma Experiência com Canudos, Dobraduras e Tangram. 2014. (Congresso).

3.
III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática.Oficinas Pedagógicas para o Ensino da Matemática. 2013. (Outra).

4.
II SICT-SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense."Trabalhando a Geometria da Escola"; "A Dedução das Fórmulas para os Cálculos das Áreas das Figuras Planas a Partir do Tangram". 2013. (Simpósio).

5.
VIII CNMEM - Conferência Nacional Sobre Modelagem na Educação Matemática. Considerações Sobre Modelagem Matemática e sua Aplicação no Estudo Sobre o Excesso de Peso nas Mochilas Escolares. 2013. (Congresso).

6.
XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.Organização e Uso do Laboratório de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Sombrio. 2013. (Encontro).

7.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Congresso).

8.
I SICT - Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Organização e Uso do Laboratório de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFC-Sombrio. 2012. (Simpósio).

9.
Dia da Matemática. 2011. (Outra).

10.
Semana Acadêmica Acadêmica 2011 do Curso de Licenciatura em Matemática. 2011. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 13:12:52