Kézia Pereira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9301833271197860
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Mestranda em Ciências de Florestas Tropicais [CFT/INPA] no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Graduação em Engenharia Florestal [UEAP] em Universidade do Estado do Amapá (2012/2017). Tem experiência na área de Ecologia Florestal, Botânica e manejo de produtos florestais não madeireiros, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnoconhecimento e manejo de cipó-titica (Heteropsis spp.), morfologia de propágulos e plântulas, fenologia e manejo de andirobeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kézia Pereira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, K. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Pesquisas em Ecologia.
Avenida André Araújo
Petrópolis
69067375 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 36433377
URL da Homepage: http://portal.inpa.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências de Florestas Tropicais.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: BIOMASSA LENHOSA AO LONGO DO GRADIENTE DE INUNDAÇÃO EM FLORESTAS DE IGAPÓS NA AMAZÔNIA,Orientador: Jochen Schöngart.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mudanças Globais; Estrutura florestal; Áreas alagáveis; Estoque de carbono.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.
2012 - 2017
Graduação em Engenharia Florestal.
Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Título: Fenologia e produção de sementes de andirobeiras em uma floresta de várzea do estuário amazônico.
Orientador: Ana Cláudia Lira Guedes.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ergonomia Aplicada às Ciências Florestais: Teórica e Prática. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
2016 - 2016
Colheita, marcação de matrizes e manejo de sementes florestais. (Carga horária: 12h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2014 - 2014
Identificação de madeiras. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E DIAMÉTRICA. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
2012 - 2012
Gestão Empresarial. (Carga horária: 40h).
Universidade do Conhecimento e Comunicação, UNICOM, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Amostragem em Florestas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amapá, UEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
laboratório de Botânica e Ecologia (coleção Meio seco)


Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, FAPEAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora no Grupo Mauá, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participante do Grupo de Pesquisa MAUA (Ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas)



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Rede RIPÁRIA: padrões e processos estruturantes da biodiversidade em áreas úmidas amazônicas
Descrição: A proposta em pauta é focada no eixo temático de apoio à implantação, monitoramento e manutenção de redes de inventário da biota, tendo estreita ligação a programas PELD e PPBio já em curso nas áreas focais de investigação idealizadas. Um segundo eixo contemplado refere-se aos padrões e processos relacionados à biodiversidade, buscando entender os fatores que regulam a distribuição de árvores de florestas alagáveis e seus processos adaptativos em escala de bacia amazônica. Associando diferentes expertises de seus participantes, a Rede Ripária foi concebida de forma integrada, sendo cada projeto associado responsável pelo levantamento de um conjunto específico de dados para todos os sítios amostrais. Tendo como base os pontos de ocorrência da diversidade local, os dados ambientais associados e analisando sua influência sobre a distribuição das espécies, a presente proposta visa determinar a estrutura da vegetação arbórea e os estoques de biomassa e carbono em florestas de áreas úmidas de maior fertilidade na região estuarina (várzeas de águas brancas) e de menor fertilidade (igapós de águas pretas e claras), em rios de três diferentes ordens em três bacias hidrográficas amazônicas; comparar a similaridade ambiental (solo, pulso de inundação, cotas de ocorrência) à florística e estrutura da vegetação. Para espécies selecionadas nos diferentes trechos de rios de cada bacia determinar o crescimento, biomassa e estrutura genética em cada contínuo hidrológico e entre eles. Propõe-se estabelecer uma rede integrada de monitoramento padronizado em zonas ripárias amazônicas, através da instalação e consolidação de parcelas permanentes ripárias em três sub-bacias hidrográficas amazônicas, considerando as variações de elevação no terreno e o pulso de inundação; e da articulação de pessoal e integração de dados adquiridos no período de dois anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Estoque de cipó-titica (Heteropsis Flexuosa) em floresta densa de terra firme no estado do Amapá
Descrição: O Heteropsis flexuosa é uma espécie que ocorre em ambiente de floresta tropical e na região amazônica é conhecida popularmente como cipó-titica. É uma planta trepadeira, ou seja, utiliza espécies arbóreas como suporte e na fase adulta emite raízes adventícias em direção ao solo, quando estão fixadas no solo são grossas, lenhosas, resistentes e duráveis, por isso considerada maduras. Estas raízes são extraídas para confeccionar diversos artesanatos e artefatos. No Amapá o cipó-titica é um importante produto florestal não madeireiro ? PFNM e em termo de importância econômica é o terceiro maior do Estado. Embora o manejo do cipó-titica tenha se desenvolvido na parte legal, os subsídios técnicos científicos ainda são muito incipientes, tornando necessário a realização de mais estudos sobre a ecologia da espécie para que a exploração deste recurso seja realizada de forma sustentável, garantido a sua manutenção para futuras gerações. Sendo assim, o objetivo do estudo foi quantificar o estoque de raízes de cipó-titica em Floresta Ombrófila Densa de terra firme..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Kézia Pereira da Silva - Coordenador / Bruno Costa do Rosário - Integrante / Ana Cláudia Lira Guedes - Integrante / Marcelino Carneiro Guedes - Integrante / João Nelson Nascimento Silva Junior - Integrante / Débora Dalmolin Ciarnoschi - Integrante.
2014 - 2015
Sistema de manejo do cipó-titica no assentamento PA Nova Canaã - Bacia do Araguari
Descrição: Apesar de sua importância, o conhecimento sobre a ecologia e, consequentemente, sobre o manejo do cipó-titica ainda é muito incipiente. Algumas perguntas básicas para o manejo ainda permanecem sem respostas com embasamento científico. Quanto de cipó pode ser extraído por área e/ou por árvore? Quanto tempo de pousio é necessário para que os cipós se regenerem e amadureçam? Após quanto tempo o agroextrator pode retornar e realizar nova coleta na mesma árvore ou área? Essas respostas são de suma importância para que se possa garantir o manejo sustentável desse recurso florestal, garantindo o seu estoque para continuidade da atividade produtiva, assegurando a sustentabilidade econômica e ecológica e favorecendo assim, que essa atividade possa continuar sendo realizada pelas populações futuras que dependam desse PFNM...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Kézia Pereira da Silva - Integrante / Luciano Araújo Pereira - Integrante / Bruno Costa do Rosário - Integrante / Ana Cláudia Lira Guedes - Coordenador / Marcelino Carneiro Guedes - Integrante / Nagib Jorge Melém Júnior - Integrante / Eugênio Ávila Pedrozo - Integrante / Paulo Humberto Feio - Integrante / João Nelson Nascimento Silva Junior - Integrante / Débora Dalmolin Ciarnoschi - Integrante.
2014 - 2015
Monitoramento da produção de andiroba (Carapa guianensis aubl.) em floresta de várzea do estuário amazônico
Descrição: A Andirobeira é uma espécie florestal muito encontrada em florestas de várzea, é uma importante pois produz um óleo das sementes com numerosas propriedades medicinais, utilizado por comunidades tradicionais da Amazônia. O óleo de andiroba está ganhando notoriedade nacional e internacional e vários produtos a base do óleo podem ser encontrados em farmácia de manipulação e/ou aquelas que trabalham com produtos naturais. Para muitas famílias a extração e venda do óleo significa uma renda a mais para a sua manutenção. No entanto pouco se sabe sobre a produção de sementes por andirobeira e por área, para atender a demandas crescentes e os impactos que pode causar devido a uma exploração desordenada. Desde modo este projeto visa estudar a produção de frutos e sementes e também verificar os eventos fenológicos (floração, frutificação e mudança foliar) de andirobeiras de uma floresta de várzea do estuário do Amapá, contribuindo para o manejo sustentável desta espécie..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Kézia Pereira da Silva - Coordenador / Ana Cláudia Lira Guedes - Integrante / Marcelino Carneiro Guedes - Integrante.
2012 - 2013
Estudo do Manejo do cipó-titica nas comunidades de Munguba, Tucano I e II
Descrição: Este projeto teve como objetivo a verificação das Técnicas de manejos de cipó-titica praticadas pelos moradores das comunidades do Munguba, Tucano I e II no estado do Amapá, com vista a conservação das espécies locais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Kézia Pereira da Silva - Coordenador / Luciano Araújo Pereira - Integrante / Bruno Costa do Rosário - Integrante / Adriano castro de Brito - Integrante / Jackson Rodrigo de Lima barbosa - Integrante.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, K. P.2013 SILVA, K. P.; Brito, A.C ; Rosário, B.C ; Barbosa, J.R.L. ; Pereira, L.A . CONHECIMENTO LOCAL SOBRE A EXTRAÇÃO DO CIPÓ-TITICA (Heteropsis spp.) NA RODOVIA PERIMETRAL NORTE, AMAPÁ, BRASIL. Revista de Ciências da Amazônia, v. 1, p. 54-60, 2013.

2.
Rosário, B.C2013 Rosário, B.C ; Barbosa, J.R.L. ; Brito, A.C ; SILVA, K. P. ; Pereira, L.A . TAXONOMIA DO CIPÓ-TITICA (Heteropsis spp.) EM COMUNIDADES RURAIS DO ESTADO DO AMAPÁ. Revista de Ciências da Amazônia, v. 1, p. 9-15, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
LIRA-GUEDES, A. C. ; PINTO, E. R. ; RIBEIRO, G. G. ; SILVA, K. P. . Biometria de frutos e sementes de andiroba (Carapa guianensis Aubl.). In: WADT, L. H. O; SANTOS, L. M. H.;BENTES, M. P. M.; OLIVEIRA, V. B. V.. (Org.). Produtos Florestais Não Madeireiros: Guia Metodológico da Rede Kamukaia. 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2017, v. 1, p. 99-108.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA-JUNIOR, J. N. N. ; Rosário, B.C ; SILVA, K. P. ; AMORIM, J. R. G. ; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Regeneração de cipó-titica em floresta de terra firme na Amazônia. In: II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, 2015, Porto Alegre. II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, 2015. v. 2.

2.
SILVA, K. P.; LIRA-GUEDES, A. C. ; BARROS, C. R. J. ; GUEDES, M. C. . Produção e predação de sementes de andiroba em floresta de várzea estuarina na Amazônia. In: II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, 2015, Porto Alegre. II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis, 2015. v. 2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, K. P.; SILVA-JUNIOR, J. N. N. ; Rosário, B.C ; CIARNOSCHI, D. D. ; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Estoque de cipó-titica em Floresta Ombrófila Densa de terra firme no Estado do Amapá. In: II Jornada Científica da Embrapa Amapá, 2016, Macapá. II Jornada Científica da Embrapa Amapá, 2016.

2.
SILVA, K. P.; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Uso de coletores suspensos para estimar a produção de andirobeiras em florestas de várzea estuarina. In: I Jornada Científica da Embrapa Amapá, 2015, Macapá. I Jornada Científica da Embrapa Amapá, 2015. v. 1.

3.
SILVA, K. P.; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Monitoramento da fenologia e da produção de sementes de andirobeiras em floresta de várzea estuarina. In: V Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2015, Macapá. Livro de resumos do V Congresso Amapaense de Iniciação Científica, 2015.

4.
SILVA, K. P.; FERREIRA, R. S. ; SOUSA, C. A. ; Pereira, L.A . O conhecimento sobre as práticas de coletas de cipó-titica compartilhadas por extratores no estado do Amapá, Brasil. In: LXV CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA XXXIV ERBOT - Encontro Regional de Botânicos - MG, BA, ES, 2014, Salvador. Resumos Sociedade Botânica do Brasil, 2014.

5.
SILVA, K. P.; RIBEIRO, G. G. ; COSTA, J. B. P. ; ISACKSSON, J. G. L. ; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Frutos e sementes de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) em floresta de várzea do estuário amazônico. In: Congresso Latinoamericano de Botánica, LXV Congresso Nacional de Botânica XXXIV ERBOT - Encontro Regional de Botânicos - MG, BA, ES, 2014, Salvador. Resumos Sociedade Botânica do Brasil, 2014.

6.
SOUSA, C. A. ; FERREIRA, R. S. ; SILVA, K. P. ; Rosário, B.C ; Pereira, L.A . Conhecimento popular acerca do beneficiamento da fibra de cipó-titica (Heteropsis spp. ? Araceae) no estado do Amapá; Brasil. In: Congresso Latinoamericano de Botánica, LXV Congresso Nacional de Botânica XXXIV ERBOT - Encontro Regional de Botânicos - MG, BA, ES, 2014, Salvador. Resumos Sociedade Botânica do Brasil, 2014.

7.
RAMOS, R. A. L. ; SILVA, K. P. ; COSTA, A. L. S. ; SOUSA, A. R. L. ; VASCONCELOS, C. C. . Biometria de frutos e sementes de Caesalpinia pulcherrima(L.) Sw. usada na arborização urbana de Macapá, Amapá. In: 1ª Congresso Amapaense de Engenharia Florestal, 2014, Macapá. Livro de Resumos do 1º Congresso Amapaense de Engenharia Florestal, realizado em Macapá-AP ? nov. 2014., 2014. v. 1.

8.
SILVA, K. P.; SILVA, W. O. ; FREITAS, R. S. ; GIBSON, E. L. ; Rosário, B.C ; SILVA, B. M. S. . Morfologia do fruto, da semente e da plântula de tento (Abrus precatorius L.). In: Congresso Latinoamericano de Botánica, LXV Congresso Nacional de Botânica XXXIV ERBOT - Encontro Regional de Botânicos MG, BA, ES, 2014, Salvador. Resumos Sociedade Botânica do Brasil, 2014.

9.
SOARES, R. N. ; SANTOS, R. O. ; SILVA, K. P. ; Rosário, B.C ; CRUZ, O. M. ; SILVA, B. M. S. . Position and the depth of sowing in the emergency of flamboyant (Delinox regia L. ? FABACEAE). In: Congresso Latinoamericano de Botánica, LXV Congresso Nacional de Botânica XXXIV ERBOT Encontro Regional de Botânicos MG, BA, ES, 2014, Salvador. Resumos Sociedade Botânica do Brasil, 2014.

10.
Barbosa, J.R.L. ; Pereira, L.A ; Brito, A.C ; Rosário, B.C ; SILVA, K. P. . Estudo do estoque de cipó-titica na região de munguba/Porto Grande/AP. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013.

11.
Rosário, B.C ; Brito, A.C ; SILVA, K. P. ; Barbosa, J.R.L. ; Pereira, L.A . Heteropsis spp. (Araceae) dos assentamentos Munguba e Tucano no estado do Amapá, Brasil.. In: 64ª Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Resumos - Sociedade Botânica do Brasil, 2013.

12.
SILVA, K. P.; Rosário, B.C ; LIRA-GUEDES, A. C. ; Barbosa, J.R.L. ; Pereira, L.A . Técnicas de extração de cipó-titica (Heteropsis spp. ? AREACEAE) realizada por agroextratores do na visão de estudantes de uma escola família agrícola no Amapá. In: 64ª Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Resumos da Sociedade Botânica do Brasil, 2013.

13.
Brito, A.C ; SILVA, K. P. ; Rosário, B.C ; Barbosa, J.R.L. ; Pereira, L.A . Da produção á comercialização do cipó-titica no estado do Amapá, Brasil. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Resumos - Sociedade Botânica do Brasil, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, K. P.; SILVA-JUNIOR, J. N. N. ; Rosário, B.C ; CIARNOSCHI, D. D. ; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Estoque de cipó-titica em floresta densa de terra firme no Estado do Amapá. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, K. P.; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Produção e Predação de sementes de andiroba em floresta de várzea estuarina na Amazônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, K. P.; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Uso de coletores suspensos para estimar a produção de andirobeiras em florestas de várzea estuarina no Amapá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, K. P.; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Monitoramento da fenologia e da produção de sementes de andirobeiras em floresta de várzea estuarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, K. P.; RIBEIRO, G. G. ; COSTA, J. B. P. ; ISACKSSON, J. G. L. ; LIRA-GUEDES, A. C. ; GUEDES, M. C. . Frutos e sementes de andiroba (carapa guianensis aubl. - MELIACEAE) em florestas de várzea do estuário amazônico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, K. P.; Pereira, L.A . Estudo do manejo do cipó-titica nas comunidades de Munguba, Tucano I e II, Porto Grande, Amapá, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, K. P.; Rosário, B.C ; LIRA-GUEDES, A. C. ; Barbosa, J.R.L. ; Pereira, L.A . Técnicas de extração do cipó-titica (heteropsis spp. ? ARACEAE) realizadas por agroextratores na visão de estudantes de uma escola família agrícola no Amapá. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Latinoamericano de Universidades Sustentáveis. 2015. (Congresso).

2.
II Encontro Latinoamericano de Universidades Sustentáveis. Produção e Predação de sementes de andiroba em florestas de várzea estuarina na Amazônia. 2015. (Congresso).

3.
I Jornada Científica da /Embrapa Amapá.Uso de coletores suspensos para estimar a produção de andirobeiras em florestas de várzea estuarina. 2015. (Outra).

4.
V Congresso Amapaense de Iniciação Científica. Monitoramento da fenologia e da produção de sementes de andirobeiras em floresta de várzea estuarina. 2015. (Congresso).

5.
1º Congresso Amapaense de Engenharia Florestal. ccc. 2014. (Congresso).

6.
1º Congresso Amapaense de Engenharia Florestal. 2014. (Congresso).

7.
Congresso Latinoamericano de Botánica, LXV Congresso Nacional de Botânica XXXIV ERBOT - Encontro Regional de Botânicos - MG, BA, ES. 2014. (Congresso).

8.
LXV CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA XXXIV ERBOT - Encontro Regional de Botânicos - MG, BA, ES. Identificação de Madeiras. 2014. (Congresso).

9.
3º Jornada de Iniciação científica da UEAP.Estudo do manejo do cipó-titica nas comunidades de Munguba, Tucano I e II, Porto Grande Amapá, Brasil. 2013. (Outra).

10.
4º Congresso Amapaense de Iniciação Científica. Morfologia das plantas denominadas popularmente de cipó-titica (heteropsis spp.) em comunidades rurais do estado do Amapá. 2013. (Congresso).

11.
64º Congresso Nacional de Botânica. TÉCNICA DE EXTRAÇÃO DO CIPÓ-TITICA (Heteropsis spp.-ARACEAE) REALIZADAS POR AGROEXTRATORES NA VISÃO DE ESTUDANTES DA EFAPEN, AMAPÁ.. 2013. (Congresso).

12.
9º Semana de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outra).

13.
COBREFIL 2013. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE FILOSOFIA. 2013. (Congresso).

14.
I Fórum de Engenharias e Tecnologias - IFEAT. 2013. (Outra).

15.
II Feira do livro do Amapá - FLAP. Como contar histórias. 2013. (Feira).

16.
Semana do Biológo. 2013. (Outra).

17.
V Congresso Internacional de Direito Ambiental na Amazônia. 2013. (Congresso).

18.
9º Semana de Ciência e Tecnologia.Técnicas de Amostragem em Florestas. 2012. (Oficina).

19.
9º Semana de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outra).

20.
9º Semana de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outra).

21.
9º Semana de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outra).

22.
9º Semana de Ciência e Tecnologia. 2012. (Outra).

23.
AMAZONTECH 2012.TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO DA AMAZÔNIA. 2012. (Outra).

24.
AMAZONTECH 2012.USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PISCICULTURA. 2012. (Outra).

25.
AMAZONTECH 2012.CONTROLE BIOLÓGICO DE VETORES UTILIZANDO BIOINSETICIDA BACTERIANOS. 2012. (Outra).

26.
AMAZONTECH 2012.FRUTAS E HORTALIÇAS ALTERNATIVAS PARA O AGRONEGÓCIOS DA AMAZÔNIA. 2012. (Outra).

27.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. 2012. (Outra).

28.
Forúm UEAP Rumo a Rio + 20.Mercado e Economia Verde X Perspectiva de Trabalho num mundo sustentável. 2012. (Seminário).

29.
Forúm UEAP Rumo a Rio + 20.As políticas de desenvolvimento local sustentável X O novo Código Florestal Brasileiro. 2012. (Outra).

30.
Forúm UEAP Rumo a Rio + 20.Inclusão social e redução da Pobreza X Desenvolvimento sustentável. 2012. (Outra).

31.
II ciclo de Palestra das Águas do Tucujus. 2012. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:16:14