Taís Rocha Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9321196322240408
  • Última atualização do currículo em 12/03/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2018), Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pelo GESTEC - UNEB, Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade pela Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (2006). Atualmente é consultora - Assuntos Del Sur e pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas híbridas, dispositivos móveis, tic, educação básica e comunicação digital. Aluna Especial do Doutorado em Educação - Faced (UFBA), 2016.2 Aluna Especial do Doutorado em Artes Visuais - EBA (UFBA) 2016.2 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taís Rocha Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, T. R.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Orientador: Marlécio Maknamara da Silva Cunha.
Coorientador: Edvaldo Souza Couto.
2014 - 2016
Mestrado profissional em Gestão e Tecnologia aplicadas à Educação.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Narrar a rua: Hibridação Cultural potencializada pelos Dispositivos Móveis, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Tânia Maria Hetkowski.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Culturas Híbridas; Diversidade Cultural; TIC; Dispositivos Móveis; Educação Básica.
2001 - 2006
Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade.
Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação, ESAMC, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico da Gráfica Luripress.
Orientador: Ricardo Luiz Monteiro Vasques.




Formação Complementar


2015
Cultura HipHop. (Carga horária: 100h).
Sociedade Cultural Recreativa e Carnavalesca Malê Debalê, Malê Debalê, Brasil.
2015
Estética Afro. (Carga horária: 100h).
Sociedade Cultural Recreativa e Carnavalesca Malê Debalê, Malê Debalê, Brasil.
2016 - 2016
Moodle para Professores e Tutores Ead. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Produção de Jogos com Blender. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2013
Geotecnologias e Design Aplicadas à Educação. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2013
Formação pela pesquisa Mediada pelas TIC. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Metodologia e Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 100h).
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Matriz, ADESG, Brasil.


Atuação Profissional



Assuntos Del Sur, ADS, Chile.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Plataforma de Apoyo a Emprendedores Sociales de América Latina (www.muchoconpoco.org/apoyo) . Este es un sistema de tutorías online de Mucho con Poco. La propuesta de llevar a cabo un sistema de acompañamiento online y de transferencia de herramientas para organizaciones de América Latina como las que participaron en la oficina de Brasil, que posean escasos recursos o que se encuentren en desarrollo incipiente


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Worktime Assessoria Empresarial, WORKTIME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Publicitária, Enquadramento Funcional: Publicitária, Carga horária: 40
Outras informações
Empregada terceirizada da Petrobras - Comunicação Empresarial da Universidade Petrobras. Organização de Eventos, Desenvolvimento de campanhas e planejamento de comunicação. Componente do Grupo de Voluntariado Petrobras (Regional Norte Nordeste, núcleo Bahia)


IMC SASTE, IMC SASTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Publicitária, Enquadramento Funcional: Publicitária, Carga horária: 40
Outras informações
Empregada terceirizada da Petrobras - Comunicação Empresarial da Universidade Petrobras. Organização de Eventos, Desenvolvimento de campanhas e planejamento de comunicação.


Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Criação, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária no setor Comunicação Empresarial, na Universidade Petrobras (Campus Salvador-Taquipe).



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Educação Científica através das TIC: a rádio da escola na escola da rádio na Rede Pública de Ensino
Descrição: Essa proposta objetiva expandir as iniciativas do GEOTEC, a partir do projeto A Rádio da escola na Escola da Radio: resgate e difusão de conhecimentos sobre os espaços da cidade de Salvador (BA) contemplado pelo Edital 029/2010 de Popularização da Ciência, Educação Científica - junto a Rede Pública de Ensino, pela qual o grupo de pesquisadores em parceria com as Escolas do Colégio da Polícia Militar da Bahia, desenvolveram ações de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, criando uma dinâmica caracterizada pela autonomia dos alunos e professores no que se refere: a construção do conhecimento sobre a cidade; a proposição investigativa sobre TIC; a definição de uma carreira profissional; a motivação na continuidade da formação acadêmica (nível superior) e; o envolvimento de uma quantidade significativa de pesquisadores juniores no âmbito da proposta. Hoje, as escolas do CPM têm autonomia no desenvolvimento do projeto e ampliação na capacidade gestora do mesmo, na percepção dos professores sobre a importância da pesquisa na Educação Básica; na capacidade de difusão das produções dos alunos pesquisadores juniores em eventos locais, regionais e nacionais e; no amparo da equipe gestora das escolas à continuidade e relevância destas iniciativas junto à comunidade escolar. Diante desta perspectiva, vimos propor a criação de uma Rádio Convencional e a manutenção do Portal RedePub junto a Escola Municipal Governador Roberto Santos. Para efetivação da proposta os pesquisadores e alunos envolvidos procederão com trabalho de campo com a finalidade de reconstituir a história de alguns bairros da Cidade de Salvador/BA (memória, história oral, mapeamento, demografia, situações ambientais, imobiliárias, sociais entre outras); desenvolverão encontros, oficinas, cursos e ações sobre o uso das TIC como potencializadoras à difusão da ciência e tecnologia e sobre a memória da cidade de Salvador; formação de uma equipe da/na escola para implantação, mobilização e manutenção da Rádio Convencional e do Portal RedePub..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Taís Rocha Ribeiro - Integrante / Josemeire Machado Dias - Integrante / Tânia Maria Hetkowski - Coordenador / Fabiana dos Santos Nascimento - Integrante / Inaiá Brandão Pereira - Integrante / Tânia Regina Dias Silva Pereira - Integrante / Kátia Soane Santos Araújo - Integrante / Tarsis de Carvalho Santos - Integrante.
2012 - Atual
GEOTEC - Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade
Descrição: O Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, vem desenvolvendo pesquisas, produção de conhecimento e de experimentações sobre as potencialidades das Geotecnologias e das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na rede de ensino pública de Salvador (BA). Neste período estabeleceu parcerias Escolas da Rede Pública (Escola Nova do Bairro da Paz, Gersino Coelho, Escola Roberto Santos, Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros,Colégio da Policia Militar de Lobato, Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha) e desta rede foram gerados trabalhos, produções científicas, publicações, encontros formativos, visitas técnicas e atividades em laboratórios, os quais sempre envolveram pesquisadores da UNEB, professores das escolas e alunos da Educação Básica (BRANDÃO, 2008, 2009, 2010; DIAS, 2008, 2009; NASCIMENTO, 2008, 2009; HETKOWSKI, 2008, 2009, 2010). O GEOTEC visa a exploração e utilização das potencialidades das geotecnologias através das diferentes técnicas, dentre as quais se destacam a cartografia, o sensoriamento remoto, o sistema de posicionamento global (GPS), os softwares e ferramentas Web de visualização de mapas (Google earth/maps), nos processos formativos, envolvendo práticas pedagógicas e sociais, ensino e aprendizagem e redimensionamento das representações do cotidiano (bairro, cidade, residência...) à formação dos cidadãos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Taís Rocha Ribeiro - Coordenador / Tarsis de Carvalho Santos Coordenador / Tânia - Integrante / Josemeire Machado Dias - Integrante / Tânia Maria Hetkowski - Integrante / Fabiana dos Santos Nascimento - Integrante / Inaiá Brandão Pereira - Integrante / Tânia Regina Dias Silva Pereira - Integrante / Kátia Soane Santos Araújo - Integrante.
2011 - Atual
Jogo-Simulador Kimera: Cidades Imaginárias
Descrição: Descrição: Este projeto nasceu do projeto Città Cosmpolita (UFRGS-UNEB). É desenvolvido pelo GEOEC e compõe as bases epistêmicas e aplicadas dos Programas de Pós-Graduação: Gestão e Tecnologias aplicadas á Educação (GESTEC) e Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), e tem como objetivo o desenvolvimento de um Jogo-Simulador de Cidades para a Rede Pública de Ensino de Salvador/BA, especificamente para o Ensino Fundamental I, bem como criar possibilidades para relacionar e representar os espaços vivido, percebido e imaginado, potencializando a criação de cidades híbridas, de elementos reais, imaginários, fantasiosos, pretendidos e desejados a partir dos recursos disponibilizados no ambiente. Assim, para explorar as dinâmicas que perpassam o entendimento sobre os espaços que as crianças vivenciam, constroem, criam, imaginam ou desejam explorar e/ou fazer parte as bases teóricas serão SANTOS (2000, 2007, 2008, 2009), CERTEAU (2009), LEVEBVRE (1980, 1991, 1995), HETKOWSKI (2010, 2011) entre outros. A metodologia qualitativa enseja uma abordagem colaborativa e aplicada, com pressuposições teóricas e de desenvolvimento de um jogo simulador, visando a construção, utilização e avaliação pelos alunos-partícipes da Rede Pública de Ensino, explorando as potencialidades à simulação de cidades e às possibilidades no redimensionamento nos conceitos de espaço concebido, percebido e vivido...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Taís Rocha Ribeiro - Integrante / Josemeire Machado Dias - Integrante / Tânia Maria Hetkowski - Coordenador / Fabiana dos Santos Nascimento - Integrante / Inaiá Brandão Pereira - Integrante / Tânia Regina Dias Silva Pereira - Integrante / Tarsis de Carvalho Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, T. R.2016RIBEIRO, T. R.; CARVALHO, T. ; HETKOWSKI, T. M. . Versos e Reversos: A Hibridação Cultural na Educação Contemporânea. Revista Olhares, v. 07, p. 13, 2016.

2.
RIBEIRO, T. R.2016RIBEIRO, T. R.. Práticas do Graffiti na Educação Básica: Influ- ências das TIC nas Artes visuais. REVISTA DO COLÓQUIO, v. 6, p. 79-87, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
HETKOWSKI, T. M. ; DIAS, J. M. ; Araújo, KSS ; RIBEIRO, T. R. ; CARVALHO, T. . Processos Criativos e Geotecnologias: Intervenções e vivências na Escola da Rede Pública de Ensino da Cidade de Salvador/BA. In: Tânia Maria Hetkowski; Daniel Nehme Müller;Margarete Axt. (Org.). Cultura Digital e Espaço Escolar: dialogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças. 1ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2014, v. 1, p. 07-330.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, T. R.. Impressões Negras: Diversidade Cultural No Espaço Escolar. In: II SINBAIANIDADE e II CILLAA, 2016, Salvador. Reunião Científica do Simpósio Internacional de Baianidades. Salvador: EDUNEB, 2015. v. 2.

2.
RIBEIRO, T. R.. O USO DO DISPOSITIVO KINECT: EXPERIÊNCIAS SENSÓRIO MOTORAS COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR/BA. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, 2015.

3.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. . Comunicação e Diversidade Cultural no Espaço Escolar: Ampliando as Vozes do Jovens a partir do celular.. In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD, Cátedra UNESCO e IX ENAEH, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. v. 12.

4.
HETKOWSKI, T. M. ; CARVALHO, T. ; RIBEIRO, T. R. . Dispositivos Móveis: Pontencializando os Espaços Escolares.. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2013, São Cristóvão - SE. VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - Anais, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, T. R.; CARVALHO, T. . DISPOSITIVOS MÓVEIS E AS TIC: A VALORIZAÇÃO CULTURAL DA ESCOLA MUNICIPAL NOVA SUSSUARANA ? SALVADOR/BA. In: II Seminário do ForTEC, 2015, Salvador. Anais Eletrônicos do Seminário do ForTEC. Salvador: Eduneb, 2015. v. I. p. 1-108.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, T. R.. O USO DO DISPOSITIVO KINECT: EXPERIÊNCIAS SENSÓRIO MOTORAS COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE SALVADOR/BA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. ; CARVALHO, T. . CONEXÕES NEGRAS, BAHIAS E ÁFRICAS: DIÁLOGOS SOBRE CULTURAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RIBEIRO, T. R.; CARVALHO, T. . Práticas Educativas no Graffiti: Culturas, Juventudes e Urbanidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. . Comunicação e Diversidade Cultural no Espaço Escolar; Ampliando as Vozes do Jovens a partir do celular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, T. R.. Impressões Negras: Diversidade Cultural No Espaço Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, T. R.. Narrar a rua: Mapeamento Cultural de Nova Sussuarana a partir dos dispositivos móveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. ; DIAS, J. M. ; NASCIMENTO, F. S. ; BRANDÃO, I. P. . Projeto Kimera: Práticas e Experiências Formativas Através das TIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
RIBEIRO, T. R.; BITTENCOURT, M. . COLETIVOS JUVENIS E O CELULAR: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM COMUNICAÇÃO E CULTURA NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIBEIRO, T. R.. Elas têm a tinta. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
RIBEIRO, T. R.. Narrar a Rua: Outras Histórias Possíveis. 2016; Tema: Narrativas em Multimídia produzidas por alunos da Educação Básica. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, T. R.; DIAS, J. M. ; BRANDÃO, I. P. ; NASCIMENTO, F. S. . Oficina de Game. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, T. R.. QR Code No Espaço Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RIBEIRO, T. R.; SANTOS JUNIOR, M. O. . O Som Das Coisas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RIBEIRO, T. R.. Participação em banca de Tiana Duarte. E ai Man - Game Design. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Game Design) - Universidade do Estado da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2013. (Seminário).

2.
Direitos Autorais e Novas Tecnologias. 2012. (Oficina).

3.
I Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. 2012. (Seminário).

4.
II Seminário de Políticas para Diversidade Cultural. 2012. (Seminário).

5.
Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2012. (Simpósio).

6.
VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade. 2012. (Seminário).

7.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste. 2012. (Congresso).

8.
XXXII Intercom - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. 2009. (Congresso).

9.
XXIX Intercom - Estado e Comunicação. 2006. (Congresso).

10.
XXVII Intercom - Comunicação, Acontecimento e Memória. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HETKOWSKI, T. M. ; RIBEIRO, T. R. ; DIAS, J. M. ; CARVALHO, T. . Curso de Produção de Jogos com Blender. 2014. (Outro).

2.
PEREIRA, T. R. D. S. ; HETKOWSKI, T. M. ; DIAS, J. M. ; BRANDÃO, I. P. ; NASCIMENTO, F. S. ; Araújo, KSS ; RIBEIRO, T. R. ; CARVALHO, T. . III Simpósio de Cartografia para Escolares.. 2013. (Outro).

3.
HETKOWSKI, T. M. ; PEREIRA, T. R. D. S. ; NASCIMENTO, F. S. ; DIAS, J. M. ; RIBEIRO, T. R. ; CARVALHO, T. . I Encontro de Pesquisadores do Projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio. 2013. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RIBEIRO, T. R.2016RIBEIRO, T. R.. Práticas do Graffiti na Educação Básica: Influ- ências das TIC nas Artes visuais. REVISTA DO COLÓQUIO, v. 6, p. 79-87, 2016.


Livros e capítulos
1.
HETKOWSKI, T. M. ; DIAS, J. M. ; Araújo, KSS ; RIBEIRO, T. R. ; CARVALHO, T. . Processos Criativos e Geotecnologias: Intervenções e vivências na Escola da Rede Pública de Ensino da Cidade de Salvador/BA. In: Tânia Maria Hetkowski; Daniel Nehme Müller;Margarete Axt. (Org.). Cultura Digital e Espaço Escolar: dialogos sobre Jogos, Imaginário e Crianças. 1ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2014, v. 1, p. 07-330.


Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, T. R.. Narrar a rua: Mapeamento Cultural de Nova Sussuarana a partir dos dispositivos móveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. ; DIAS, J. M. ; NASCIMENTO, F. S. ; BRANDÃO, I. P. . Projeto Kimera: Práticas e Experiências Formativas Através das TIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. ; CARVALHO, T. . CONEXÕES NEGRAS, BAHIAS E ÁFRICAS: DIÁLOGOS SOBRE CULTURAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, T. R.; CARVALHO, T. . Práticas Educativas no Graffiti: Culturas, Juventudes e Urbanidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, T. R.; HETKOWSKI, T. M. . Comunicação e Diversidade Cultural no Espaço Escolar; Ampliando as Vozes do Jovens a partir do celular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, T. R.. QR Code No Espaço Escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
RIBEIRO, T. R.. Narrar a Rua: Outras Histórias Possíveis. 2016; Tema: Narrativas em Multimídia produzidas por alunos da Educação Básica. (Site).



Outras informações relevantes


Sou partícipe do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) desde 2012, colaborando com diversas atividades do grupo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:54:31