Robson Leite dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6368305297500381
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Especialista em Produção de Mídias para Educação Online pela UFBA/UAB (2018). Licenciado (2017) e Bacharel (2014) do curso de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia. Atua como professor de Língua Inglesa em cursos e particularmente. Possui experiência internacional após ter realizado intercâmbio profissional como professor de Inglês para estrangeiros na Rússia em 2016 e 2018. Em 2012 passou a atuar como Monitor-bolsista I de Língua Italiana do Programa de Proficiência de Língua Estrangeira aos Alunos e Servidores da Universidade Federal da Bahia (PROFICI/PROEMIT), e atuou como Monitor-bolsista II até 2016. Foi voluntário por dois meses no Grupo de Pesquisa TRAMAD (Tradução, Mídia e Audiodescrição) em 2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Suas áreas de interesse são voltadas para o Ensino e a Aprendizagem de línguas, mediadas por tecnologias, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a distância, e Tradução Audiovisual, com ênfase em legendagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Robson Leite dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. L.


Formação acadêmica/titulação


2017 - 2018
Especialização em Produção de Mídias para Educação Online. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Potencialidades educacionais da mídia Voki para contextos de ensino a distância online.
Orientador: Amaleide Lima dos Santos.
2015 - 2017
Graduação em Licenciatura em Língua Estrangeira Moderna (Inglês).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Bacharelado em Língua Estrangeira Moderna (Inglês).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A era dos lyric videos e da tipografia cinética: o futuro das legendas?.
Orientador: Manoela Cristina Correia Carvalho da Silva.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São José, CSJ, Brasil.




Formação Complementar


2018
Extensão universitária em Produção de Áudio e Vídeo para EaD. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2018
Extensão universitária em Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018
Methodology for Kids' Course. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2016
Teacher's Training Course. (Carga horária: 30h).
Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD. (Carga horária: 51h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Moodle para Professores e Tutores. (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
CNA Teach Pre-Service Course. (Carga horária: 20h).
Cultural Norte-Americano, CNA, Brasil.
2017 - 2017
Methodology for Beginners Course. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
2016 - 2016
Learn Moodle MOOC (Massive Open Online Course). (Carga horária: 8h).
Moodle HQ Sites Team, MOOC, Austrália.
2016 - 2016
Moodle for Teachers EVO 2016 (Electronic Village Online). (Carga horária: 15h).
Moodle for Teachers, M4T, Canadá.
2014 - 2014
Curso Autoinstrucional: Novas Regras Ortográficas. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Curso Autoinstrucional Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor de Inglês, Carga horária: 9
Outras informações
Níveis ensinados no curso EnglishPro: Fundamentals A; Fundamentals B; 1A; 1B


Cultural Norte-Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Instrutor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor de Inglês, Carga horária: 5
Outras informações
Níveis ensinados: CNA Essentials 1; CNA Essentials 2; Teens On 1; Teens On 2; Kids Play 1; Kids Play 2


Centro Cultural Anglo-Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Técnico de Ensino, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrar aulas de Inglês seguindo a metodologia CCLS. Níveis ensinados: Bigger Kids 1; Bigger Kids 2; Teens 1; Teens 2; Teens 3; Teens 4; Teens 5


Robinzonada Summer Camp, ROBINZONADA, Rússia.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Instrutor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor de Inglês

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Instrutor de Inglês, Enquadramento Funcional: Professor/Instrutor de Inglês
Outras informações
Realizei intercâmbio profissional pela AIESEC através dos programas "Talentos Globais" e "Teach for Change" para a Rússia, onde ensinei Língua Inglesa a crianças e adolescentes russos de 6 a 16 anos por 3 meses em um acampamento de verão (Клуб Путешественников Робинзонада), promovendo a proficiência da Língua durante as aulas regulares, bem como durante as atividades de entretenimento.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou como monitor da disciplina LETB45 - Língua Italiana em nivel Básico durante o semestre 2017.1 dedicando 12 horas semanais presenciais à monitoria conforme plano de trabalho elaborado pela professora orientadora.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor-bolsista II de Língua Italiana, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor-bolsista II de Língua Italiana no Programa de Proficiência de Línguas Estrangeiras a Alunos e Servidores da Universidade Federal da Bahia (PROFICI). Níveis ensinados: Elementar 1; Elementar 2; Pré-Intermediário 1; Pré-Intermediário 2; Intermediário 1; Intermediário 2; Intermediário Avançado 1; Intermediário Avançado 2

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor-bolsista I de Língua Italiana, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor-bolsista I de Língua Italiana no Programa de Proficiência de Línguas Estrangeiras a Alunos e Servidores da Universidade Federal da Bahia (PROFICI). Níveis ensinados: Elementar 1; Elementar 2; Pré-Intermediário 1; Pré-Intermediário 2; Intermediário 1; Intermediário 2

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Aluno Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário no TRAMAD (Tradução, Mídia e AD), Carga horária: 2
Outras informações
Participei das reuniões semanais do grupo e acompanhei as etapas práticas da pesquisa de AD em museus para o público com deficiência intelectual.


INGLES SPEAK UP CURSOS LTDA - ME, SPEAK UP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 5
Outras informações
Ministrei aulas de Língua Inglesa para os níveis básicos e intermediários.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
Certificado de Reconhecimento pelo Projeto de Física do Ensino Médio, Colégio São José.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, J. L. ; SANTOS, R. L. . Ensino do italiano: desafios de construir uma aprendizagem autônoma e colaborativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, R. L.. I Encontro de Monitores do PROFICI sobre Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira em AVA (Palestra). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, R. L.; PEREIRA, L. L. . I Colóquio de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas com Tecnologias (Oficina). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, R. L.; CABRAL, J. L. . I Curso de Formação sobre Ensino a Distância do PROFICI (Palestra). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CABRAL, J. L. ; SCIARRETTA, A. N. ; SANTOS, R. L. . Minicurso SEPESQ: Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem do Italiano/LE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras 2018 (SEPESQ).Ensino de LE com Tecnologias: desafios de ensinar brincando. 2017. (Seminário).

2.
Oficina de Pintura Digital - Saga School of Art, Game & Animation. 2016. (Oficina).

3.
Conferência "Introdução à história interna da língua galega". 2014. (Seminário).

4.
I Encontro de Professores em Formação do NUPEL. 2014. (Encontro).

5.
I ENESCOG ? I Encontro de Estudos em Semântica Cognitiva. 2014. (Encontro).

6.
Por uma literatura para leitores "menores". 2014. (Seminário).

7.
Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras.Minicurso SEPESQ: Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem do Italiano/LE. 2014. (Oficina).

8.
Seminário Estudantil de Pesquisa em Onomástica. 2014. (Seminário).

9.
XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução.Ensino do Italiano: Desafios de Construir uma Aprendizagem Autônoma e Colaborativa. 2014. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:19:43