Mário Keniichi Gushima Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7287371759726258
  • Última atualização do currículo em 05/04/2016


Atualmente é aluno do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. É também membro do Laboratório de Práticas Matemáticas para o Ensino (LaPraME), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da UFRJ. Tem interesse na área de Educação Matemática, com ênfase em formação de professores que ensinam Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mário Keniichi Gushima Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, M. K. G.


Formação acadêmica/titulação


2012
Graduação em andamento em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Fundação Nokia de Ensino, FNE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Exploração de articulações entre Cálculo e Álgebra Linear no curso de Licenciatura e seu potencial impacto nas concepções sobre a prática: um estudo de caso
Descrição: Este trabalho visa investigar concepções de alunos da Licenciatura em Matemática da UFRJ sobre articulações entre conteúdos de Cálculo e Álgebra Linear, possivelmente associadas às formas como tais disciplinas são lecionadas no curso, bem como suas relações com a prática docente na Escola Básica. Com isso, espera-se avaliar os saberes de conteúdo e pedagógico de conteúdo (Shulman, 1986) construídos durante o curso de graduação. O levantamento de dados constitui-se de uma oficina com atividades especialmente elaboradas para este propósito, seguidas de uma discussão motivada por perguntas roteirizadas e de um questionário escrito. O registro de dados é composto por anotações de campo e gravação em áudio. Espera-se que os resultados contribuam com reflexões sobre a estrutura e a abordagem dos conteúdos no curso de Licenciatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mário Keniichi Gushima Moura - Coordenador / Victor Giraldo - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2014
Projeto Fundão - Matemática
Descrição: O Projeto Fundão - Matemática, no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ) desde 1983, realiza pesquisas e elabora material que subsidie professores da escola básica, na busca da melhoria do ensino de matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Mário Keniichi Gushima Moura - Integrante / Claudia Coelho de Segadas Vianna - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Outras informações relevantes


Atividades anteriores:
Bolsista do Projeto Pró-Talento: A UFRJ Despertando Vocações Científicas - edição 2012, do Programa Novos Talentos da CAPES, na UFRJ.
Bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência da Capes - edição 2012, na UFRJ.
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRJ, vinculado ao Projeto Fundão - Matemática, de 2012 a 2014.
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, de 2013 a 2014.

Em andamento:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq, desde 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:13:21