Luci Teixeira Iachinski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3532888710038750
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Possui Mestrado (2017) no Programa Distúrbios da Comunicação (Promoção da Linguagem nos Contextos da Saúde e Educação) na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Titulo da dissertação PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA A RESPEITO DA DISCIPLINA DE LIBRAS.Graduação em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Possui Especialização em Educação Especial: Educação Bilíngue para Surdos Libras/Língua Portuguesa. Atualmente ministra aula nos cursos de Licenciaturas na Universidade do Contestado ( UnC ) Mafra SC. No ano de 2015 ministrou aulas no curso de Pós-Graduação no IPGEX Instituto de Pós-Graduação e Extensão na disciplina Educação do Deficiente auditivo. Desde 2014 por meio de concurso é Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Instituto Federal do Paraná( IFPR). Coordenadora do Projeto Mãos que falam:ecos do silêncio desde 2016. Graduanda em Letras: Português/Libras da Faculdade são Braz. Tem interesse nas áreas de Libras e Língua Inglesa e, mais especificamente, interessa-se por pesquisas em metodologias de ensino de línguas para alunos(as) surdos(as) e tem proficiência em Libras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luci Teixeira Iachinski
Nome em citações bibliográficas
IACHINSKI, L. T.;ISCHINSKI,L.T.;GUARINELLO, ANA CRISTINA;LISBOA, TANIA RODRIGUES;JAIR MENDES SILVA;RONALDO QUIRINO DA;IACHISNKI, LUCI TEIXEIRA;SANTOS, ISRAEL BISPO DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Contestado, Campus Universitário de Mafra.
Avenida Manoel Ribas, 7149 - Santa Felicidade
Jardim Moinho
82400000 - Mafra, SC - Brasil
Telefone: (41) 32032076


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Distúrbios da Comunicação.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: A Percepção de Acadêmicos de Licenciatura a respeito da Disciplina de Libras,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ana Cristina Guarinello.
Coorientador: Ana Paula Berberian.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2012
Especialização em Educação Bilíngue para Surdos. (Carga Horária: 396h).
Faculdade de Tecnologia América do Sul, FTAS, Brasil.
Título: Aquisição tardia de Libras por crianças surdas filhas de pais ouvintes e aprendizado escolar da Língua Inglesa.
Orientador: Sueli de Fátima Fernandes.
2018
Graduação em andamento em Letras-Português/Libras.
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Título: Uma avaliação nas condições de ensino da língua inglesa para surdos na cidade de curitiba.
Orientador: Rossana Cirio Uba.




Formação Complementar


2011
Letramento/ Alfabetização da pessoa Surda.
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2015 - 2015
Oficina/Palestras. (Carga horária: 25h).
Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, COMDE, Brasil.
2014 - 2014
Alinhamento para Atuação dos Intérpretes de Libras. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Português para Surdos. (Carga horária: 10h).
Instituição Especializada na Área da Surdez/Deficiência Auditiva, EPHETA, Brasil.
2012 - 2012
Encontro com Tradutores Interpretes de Libras. (Carga horária: 4h).
Centro de Educação Aberta,Continuada á Distância Poty Lazzarotto, POTY, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Formação de Tradutor e Intérprete em Libras. (Carga horária: 270h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
2009 - 2009
Curso Intermediário de Libras. (Carga horária: 30h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2007 - 2007
Curso básico de Libras em Contexto. (Carga horária: 120h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2006 - 2006
Percursos da escrita. (Carga horária: 12h).
Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
2002 - 2002
II Seminário de Surdos Curitiba. (Carga horária: 13h).
Movimento a Voz do Silêncio, $, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo - tradutor interprete, Carga horária: 40


Universidade do Contestado, UnC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Libras, Carga horária: 20


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


INSTITUTO PÓS-GRADUAÇÃO e EXTENÇÃO, IPGEX, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista
Outras informações
Atução como professora na disciplina de euducaçâo do deficiente auditivo.


Colégio Estadual Domingos Zanlorenze, EFMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Tradutora/Intérprete de Libras, Enquadramento Funcional: Contrato temporário (PSS)


Escola Estadual Professor Francisco Zardo, ZARDO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tradutora e intérprete de Libras


Escola Estadual Ermelino de Leão, EEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora substituta
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Inglesa.



Projetos de ensino


2016 - Atual
Mãos que falam: ecos do silencio
Descrição: O projeto Mãos que falam: ecos do silencio está em funcionamento desde ono de 2016. No inicio o Projeto visavam abordar a temática da surdes por meio de discussões e ações no campus para essa temática não passasse desapercebida uma vez que existia uma estudante surda na escola. No ano de 2017 outras ações ocorrem tais como apresentações de trabalhos de pesquisas realizadas dentro do campus. E concomitantemente surgiu o curso de Libras aberto para a comunidade externa e interna do IFPR Pinhais..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Difundir e desmitificar a Língua de sinais..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (2) .
Integrantes: Luci Teixeira Iachinski - Coordenador / Alanis Cristina Borges - Integrante / Natália Passone Consolaro - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Mãos que falam: ecos do silêncio
Descrição: Projeto:curso de Libras para comunidade interna e externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
A PERCEPÇÃO DO IFPR CAMPUS PINHAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO, IFPR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUARINELLO, ANA CRISTINA2017GUARINELLO, ANA CRISTINA ; LISBOA, TANIA RODRIGUES ; PEREIRA, ADRIANO DE SOUZA ; SANTOS, ISRAEL BISPO DOS ; IACHISNKI, LUCI TEIXEIRA ; MARQUES, JAIR MENDES ; SILVA, RONALDO QUIRINO DA . Qualidade de vida do profissional intérprete de língua de sinais. REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO, v. 29, p. 462-469, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
IACHINSKI, L. T. ; C. Simão . A Percepção do IFPR Campus Pinhais em Relação à Inclusão. In: VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação - 23 a 26 de outubro de 2017, Pinhais - Paraná, 2017, Pinhais Parana. A Percepção do IFPR Campus Pinhais em Relação à Inclusão. Curitiba: Anais do VI SEPIN, 2017.

2.
IACHINSKI, L. T. ; Alanis Cristina Borges ; Natália Passone Consolaro . Sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Específicos da Área de Administração ( Educação). In: III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais, 2017, Pinhais. III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais, 2017. v. III.

3.
IACHINSKI, L. T. ; Alanis Cristina Borges ; Natália Passone Consolaro . A PERCEPÇÃO DO IFPR CAMPUS PINHAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO. In: III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais, 2017, Pinhais. III MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais, 2017.

4.
IACHINSKI, L. T. ; Alanis Cristina Borges ; Natália Passone Consolaro . Sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Específicos da Área de Administração ( Educação). In: Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná, 2017, Curitiba. VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR ? SE²PIN. Curitiba: IFPR, 2017. v. I.

Apresentações de Trabalho
1.
IACHINSKI, L. T. ; Alanis Cristina Borges ; Natália Passone Consolaro . LIBRAS NO IFPR PINHAIS: UMA LÍNGUA EM MOVIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
IACHINSKI, L. T. . O Impacto da disciplina de Libras nos acadêmicos das licenciaturas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
IACHINSKI, L. T. ; MARTINS, R. . Aprendizagem de línguas estrangeiras por uma aluna aluna surda no IFPR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ISCHINSKI,L.T. ; GUARINELLO, A. C. ; PEREIRA, A. S. ; SANTOS, I. B. ; MARQUES, J. M. . A qualidade de Vida do Tradutor Intérprete de Libras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ISCHINSKI,L.T. . O Impacto da disciplina de Libras nos acadêmicos nas licenciaturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
IACHINSKI, L. T. . Semana de Ação Social Campus Pinhais, 2017. (Tradução/Outra).

2.
IACHINSKI, L. T. . Semana de intercâmbio IFPR Pinhais, 2017. (Tradução/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Ação Social e esportiva.Libras. 2018. (Oficina).

2.
II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem e IX Ciclo de Estudos em Linguagem. Aprendizagem de línguas estrangeiras por uma aluna surda no IFPR ? Pinhais: um estudo de caso. 2017. (Congresso).

3.
Semana Cultural IFPR Pinhais. Tradução de música. 2017. (Exposição).

4.
Semana de Ação social do IFPR Pinhais.Como começar a comunicar-se em Libras em 4 horas?. 2017. (Oficina).

5.
X Seminário de Pesquisa e XV Seminário de Iniciação Científica.Percepção de Acadêmicos da Licenciatura a Respeito da Disciplina de Libras. 2017. (Seminário).

6.
ciclo de palestras sobre Inclusão para os servidores reitoria Blumenau SC.Tradução Libras. 2016. (Outra).

7.
Formação dos servidores e docentes IFC.Comissão Organizadora. 2016. (Outra).

8.
II Tô ligad@! Colóquio de gêneros, sexualidades e diversidades.Tradução Libras. 2016. (Seminário).

9.
Seminário de Educação dos Surdos Região Norte de Santa Catarina.Qualidade de Vida do Tradutor Intérprete de Libras. 2016. (Seminário).

10.
I Seminário dos Professores de Libras e Intérpretes de Libras - IFPR 2015. 2015. (Seminário).

11.
IV Encontro A Construção dos Saberes Docentes: A pesquisa e a formação de professores.Verdades e mentiras sobre a Libras / Libras Básica. 2015. (Oficina).

12.
SELIC VI Semanas das Licenciaturas.Minha Língua é a Libras e minha Identidade é Surda. 2015. (Oficina).

13.
Seminário Nacional de Surdos da UFPR. 2012. (Seminário).

14.
Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas - CIAVE. 2008. (Congresso).

15.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE. 2008. (Congresso).

16.
Palestra: A formação linguística do Brasil. 2007. (Outra).

17.
VIII Fórum de Letras da PUCPR. 2007. (Outra).

18.
Palestra: A formação de Interlíngua na aquisição de Língua Portuguesa por Surdos. 2006. (Outra).

19.
Palestra: Letramento e Alfabetização. 2006. (Outra).

20.
SABERES - II Congresso Nacional de Leitura das Múltiplas Linguagens. 2006. (Congresso).

21.
V Congresso Paranaense de Leitura. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IACHINSKI, L. T.; Aline Andressa Franco Dea Silva ; Anieli de Fátima Miguel ; Anny Mirlene Almeida Silva ; COMITRE, F. ; Guilherme da Siva Gasparotto ; Jefferson Araujo Moraes ; MASCARELLO, M. L. ; TUZIMOTO, P. A. ; Thaís Wojciechowski . Semana de Ação Social e Esportiva IFPR Pinhais. 2018. (Outro).

2.
IACHINSKI, L. T.; MASCARELLO, M. L. ; COMITRE, F. ; VERONEZE, C. C . Semana de Ação Social IFPR Pinhais. 2017. (Outro).

3.
IACHINSKI, L. T.. Semana de Formação aos Servidores e Planejamento Docente 2016 IFC- Araquari SC. 2016. (Outro).

4.
IACHINSKI, L. T.; MARTINS, R. ; MARQUES, . E. ; VIEIRA, L. P. J. . Semana de intercâmbio IFPR Pinhais. 2016. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Luci Teixeira Iachinski. A Percepção do IFPR Campus Pinhais em Relação à Inclusão. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Alanis Cristina Borges e - Nátalia Passone Consolaro. LIBRAS NO IFPR PINHAIS: UMA LÍNGUA EM MOVIMENTO. 2018. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais. Orientador: Luci Teixeira Iachinski.

2.
Caroline Simão. A Percepção do IFPR Campus Pinhais em Relação à Inclusão. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Básico de Libras) - Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais. Orientador: Luci Teixeira Iachinski.

3.
Natalia Consolaro e Alanis Borges. Sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) Específicos da Área de Administração. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Básico de Libras) - Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais. Orientador: Luci Teixeira Iachinski.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IACHINSKI, L. T.; MASCARELLO, M. L. ; COMITRE, F. ; VERONEZE, C. C . Semana de Ação Social IFPR Pinhais. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:40:12