Kerollainy Rosa Schütz

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  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Graduada em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é mestranda em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa intitulada "História Indígena, Etnohistória e Arqueologia". É bolsista CAPES e integrante do Laboratório de História Indígena (LABHIN/UFSC), sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold. Tem experiência nas áreas de: História Indígena, História do Brasil, Ensino de História Indígena e Lei 11.645/2008. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kerollainy Rosa Schütz
Nome em citações bibliográficas
SCHÜTZ, K. R.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Ana Lúcia Vulfe Nötzold.
Palavras-chave: História; História Indígena; Ensino de História Indigena.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: O lugar das populações indígenas nos livros didáticos de história: uma análise a partir da lei 11.645/2008 (2000-2012).
Orientador: Luisa Tombini Wittmann.
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.




Formação Complementar


2015
Grupo de Estudos Críticos da Branquitude. (Carga horária: 88h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2018 - 2018
Projeto Jardins da História I: Medicinas indígena. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Usos da internet para História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Voluntária de extensão do "Programa de Extensão - Memorial Antonieta de Barros", através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), de março à dezembro de 2015, com carga horária de 20 horas semanais, totalizando 860 horas de atividade.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de curso de formação continuada, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora do curso de formação continuada para professore/as intitulado "Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora", realizado no período de 20 de agosto a 21 de novembro de 2014, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (NEAB/UDESC), com carga horária de 300h, sob coordenação da Profa. Dra. Claudia Mortari.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estagiária de docência, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio curricular obrigatório do curdo de graduação em História (licenciatura e bacharelado) na Universidade do Estado de Santa Catarina. As observações, planejamentos e aulas foram desenvolvidas por um grupo de três estudantes sob coordenação da Profa. Dra. Cristiane Bereta da Silva, na Escola Básica Municipal Vitor Miguel de Souza, bairro Itacorubi, município Florianópolis.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de extensão do "Programa de Extensão Diversidade Étnica na Educação - 2014!, coordenado pela professora Claudia Mortari no período de março à abril de 2014, com carga horária de 20 horas semanais, totalizando 180 horas.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 30
Outras informações
de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob coordenação das Profas. Cristiani Bereta da Silva e Luciana Rossato.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de formação continuada, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Tutora à distância do curso de formação continuada "História dos Índios no Brasil", desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), entre o período de setembro à novembro do ano de 2012, sob coordenação da Professora Luisa Tombini Wittmann.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária no Projeto de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de formação continuada História dos Índios no Brasil, oferecido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), sob coordenação da Profa. Luisa Tombini Wittmann.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio docência
Outras informações
Estágio docência pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC (PPGH-UFSC), como mestranda. A ação foi desenvolvida no primeiro semestre de 2018, período matutino, sob coordenação da Profa. Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold, na disciplina de História Indígena (terceira fase) do curso de História da UFSC.

Atividades

03/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

Atividade realizada
Linha de Pesquisa: História Indígena, Etnohistória e Arqueologia..

Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina, ANPUH/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: monitora do evento, Enquadramento Funcional: monitoria



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WITTMANN, Luisa Tombini.2016 WITTMANN, Luisa Tombini. ; SCHÜTZ, K. R. ; DEBORTOLI, G. ; CARVALHO, C. L. . Avanços e desafios no ensino de história africana, afro-brasileira e indígena: dispositivos legais, livros didáticos e formação docente.. CADERNOS DE PESQUISA DO CDHIS (UFU. IMPRESSO), v. 29, p. 01-01, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHÜTZ, K. R.. O ensino de História indígena e o tempo presente: algumas Demandas da Lei 11.645/2008 pensadas a partir de livros didáticos de História (2000-2012). In: III Seminário Internacional História do Tempo Presente (UDESC) 2017, 2017, Florianópolis. Anais do III Seminário Internacional História do Tempo Presente (2017), 2017.

2.
SCHÜTZ, K. R.. Memórias como resistência: experiências de Tiuré Potiguara na ditadura militar. In: Semana Acadêmica de História (UDESC), 2017, Florianópolis. Anais da Semana Acadêmica de História (UDESC) - Edição 2017, 2017.

3.
WITTMANN, Luisa Tombini. ; CARVALHO, C. L. ; DEBORTOLI, G. ; SCHÜTZ, K. R. . Políticas de reparação social no Brasil: o ensino de história e cultura afrobrasileira, africana e indígena. In: Cuartas Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos del GEALA, 2015, Buenos Aires. Estudios Afrolatinoamericanos 2 Actas de las Cuartas Jornadas del GEALA. Buenos Aires: Ediciones del CCC, 2015. v. 2. p. 261-271.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHÜTZ, K. R.. O lugar dos seres não-humanos na história indígena: um exercício de pesquisa e reflexão. In: XXV Semana Acadêmica de História - FURB, 2018, Blumenau. Anais da XXV Semana Acadêmica de História - FURB, 2018. p. 68-68.

2.
SILVA, F. C. G. ; SCHÜTZ, K. R. ; SILVA, Luiza Tonon da. . Entre a representação e a interpretação: uma análise dos termos 'indígena' e 'afrodescendente' em periódicos acadêmicos brasileiros.. In: II Congresso das/os pesquisadoras/es negras/os da região sul, 2015, Curitiba. Anais do COPENE sul, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHÜTZ, K. R.. O lugar das populações indígenas nos livros didáticos de história: uma análise a partir da lei 11.645/2008.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SCHÜTZ, K. R.. Memórias como resistência: experiências de Tiuré Potiguara na ditadura militar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHÜTZ, K. R.. O ensino de história indígena e o tempo presente: algumas demandas da lei 11.645/2008 pensadas a partir de livros didáticos de história (2000-2012). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHÜTZ, K. R.; POLICARPI, Daniele. . Projeto Diversidade Étnica e Formação de Professores: o Olhar, o Comer e o Brincar.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHÜTZ, K. R.; SILVA, Luiza Tonon da. ; SILVA, F. C. G. . Entre a representação e a interpretação: uma análise dos termos 'indígena' e 'afrodescendente' em periódicos acadêmicos brasileiros.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SCHÜTZ, K. R.; WITTMANN, Luisa Tombini. ; DEBORTOLI, G. ; CARVALHO, C. L. . Políticas de reparação social no Brasil: o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHÜTZ, K. R.. Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SCHÜTZ, K. R.; POLICARPI, Daniele. . Programa Diversidade Étnica na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHÜTZ, K. R.; WITTMANN, Luisa Tombini. ; CARVALHO, C. L. ; DEBORTOLI, G. . Políticas de reparação social no Brasil: o ensino de história e cultura afrobrasileira, africana e indígena.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHÜTZ, K. R.. Elas entram em cena: mulheres na política brasileira.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHÜTZ, K. R.; GARCÊS, F. C. S. ; DEBORTOLI, G. . Produção de folder e cartaz da palestra 'Indígenas na Universidade'. 2015. (Folder e Cartaz).

2.
SCHÜTZ, K. R.; SILVA, F. C. G. ; SILVA, J. ; CARVALHO, C. L. ; COSTA, A. ; FAGUNDES M. ; BATISTA, L. . Boletim Informativo NEAB/UDESC (Maio/Junho 2015). 2015. (Boletim Informativo).

3.
SILVA, J. ; DEBORTOLI, G. ; MARQUEVICZ, A. ; GARCÊS, F. C. S. ; SCHÜTZ, K. R. . Boletim Informativo NEAB-UDESC (Dez.2014/Mar.2015). 2015. (Boletim Informativo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Histórias Possíveis: "Africanos Livres" (mesa redonda).. 2017. (Outra).

2.
Histórias Possíveis: Cascaes Documentarista. 2017. (Exposição).

3.
Histórias Possíveis: Hegel e o Haiti - a história universal desde a periferia (mesa redonda).. 2017. (Outra).

4.
Histórias Possíveis: mesa redonda sobre História Global. 2017. (Outra).

5.
III Seminário Internacional História do Tempo Presente.O ensino de história indígena e o tempo presente: algumas demandas da lei 11.645/2008 pensadas a partir de livros didáticos de história (2000-2012). 2017. (Seminário).

6.
I Seminário de Ensino de História das escolas públicas da Grande Florianópolis.Diversidade Étnico-racial e Ensino de História: História e cultura Indígena em sala de aula.. 2017. (Seminário).

7.
Jornadas Antropológicas 2017 (UFSC). 2017. (Seminário).

8.
VIII Semana Acadêmica de História UDESC.Memórias como resistência: experiências de Tiuré Potiguara na ditadura militar.. 2017. (Seminário).

9.
XXIV Semana Acadêmica de História FURB. 2017. (Seminário).

10.
XXIV Semana Acadêmica de História FURB.O LUGAR DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA LEI 11.645/2008 (2000-2012).. 2017. (Seminário).

11.
VI Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo..Projeto Diversidade Étnica e Formação de Professores: O Olhar, O Comer e O Brincar.. 2016. (Seminário).

12.
Feminismo Negro (Palestra). 2015. (Outra).

13.
Genocídio na Juventude Negra (Palestra). 2015. (Outra).

14.
II COPENE Sul (Congresso). 2015. (Congresso).

15.
II Jornadas de Investigación en Educación Superior (Congresso). 2015. (Congresso).

16.
Indígenas na Universidade (Palestra). 2015. (Outra).

17.
Islamofobia (Palestra). 2015. (Outra).

18.
Negritude, Branquitude e Equidade (Palestra). 2015. (Outra).

19.
Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (33 SEURS).Programa Diversidade Étnica na Educação. 2015. (Seminário).

20.
XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).

21.
V Semana Acadêmica de História - História e Segredo: dimensões entre o público e o privado (Simpósio)..A representação das populações indígenas nos livros didáticos antes e depois da Lei 11.645/2008. 2014. (Simpósio).

22.
V Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo (Seminário). 2014. (Seminário).

23.
I Seminário de Iniciação à Docência (Seminário).Experiências no PIBID História/UDESC. 2013. (Seminário).

24.
I Encontro Catarinense do PIBID (Seminário).. 2012. (Seminário).

25.
Semana Acadêmica de História UDESC: Destrinchando Quimeras (Simpósio). 2012. (Simpósio).

26.
Seminário Final de Estágios 2012/2.Elas entram em cena: mulheres na política brasileira.. 2012. (Seminário).

27.
XIV Encontro Estadual de História (Simpósio). 2012. (Simpósio).

28.
Semana Acadêmica de História UDESC. Rupturas e Permanências: Por uma História do Brasil. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHÜTZ, K. R.; MEZACASA, R. ; FAGUNDES, M. G. B. . Histórias Indígenas Através do Audiovisual. 2017. (Outro).

2.
SCHÜTZ, K. R.. Oficina "Os impactos da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção da temática indígena no ensino fundamental e médio, no Curso de História".. 2017. (Outro).

3.
SCHÜTZ, K. R.; SILVA, F. C. G. ; CARVALHO, C. L. ; CARDOSO, P. J. F. ; WITTMANN, L. T. ; ABREU, Ticiane Caldas. . 'Indígenas na Universidade' (Palestra).. 2015. (Outro).

4.
SCHÜTZ, K. R.. II Congresso das/os Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sul. 2015. (Congresso).

5.
SCHÜTZ, K. R.; SILVA, F. C. G. ; CARDOSO, P. J. F. ; CARVALHO, C. L. . 'Islamofobia' (Palestra).. 2015. (Outro).

6.
SCHÜTZ, K. R.; CARDOSO, P. J. F. ; WITTMANN, L. T. . V Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo. 2014. (Outro).. 2014. (Outro).

7.
SCHÜTZ, K. R.; WITTMANN, Luisa Tombini. . Curso de Extensão na modalidade a distância: História dos Índios no Brasil. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kerollainy Rosa Schütz. O Lugar das populações indígenas nos livros didáticos de história: uma análise a partir da lei 11.645/2008 (2000 - 2012). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina. Orientador: Kerollainy Rosa Schütz.




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