Matheus Treuk Medeiros de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7382121638786828
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É membro do Laboratório do Antigo Oriente Próximo da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Matheus Treuk Medeiros de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, M. T. M.;TREUK, M.;ARAUJO, MATHEUS TREUK MEDEIROS DE


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em École Française de Rome (Orientador: Stéphane Bourdin).
Título: O império aquemênida em Heródoto: identidade e política nas Histórias, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marcelo Rede.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Heródoto; Pérsia.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2018
Graduação em Direito.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Albert Sabin, AS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - História Antiga I - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.


École Française de Rome, EFR, Itália.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
La représentation de l'autre dans l'antiquité: l'historiographie classique et l'empire perse.



Projetos de pesquisa


2012 - 2012
Honra Guerreira e Razão em Tucídides.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental
Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da aquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica. Essas aulas oferecerão aos alunos uma introdução à mitologia e aos diversos gêneros literários, aos autores e às obras clássicas, ampliando os seus horizontes culturais e, ao mesmo tempo, motivando a aprendizagem do grego e do latim..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Matheus Treuk Medeiros de Araujo - Coordenador / Paula da Cunha Corrêa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, MATHEUS TREUK MEDEIROS DE2018ARAUJO, MATHEUS TREUK MEDEIROS DE. A Pártia e os Partos nos Anais de Tácito. MARE NOSTRUM ? ESTUDOS SOBRE O MEDITERRÂNEO ANTIGO, v. 9, p. 1-22, 2018.

2.
ARAUJO, MATHEUS TREUK MEDEIROS DE2017 ARAUJO, MATHEUS TREUK MEDEIROS DE. Hegemonia e Impérios Orientais em Heródoto. CLASSICA (SAO PAULO), v. 30, p. 9-27, 2017.

3.
ARAUJO, M. T. M.2017 ARAUJO, M. T. M.. O livro de Ester e a irrevogabilidade das leis aquemênidas. CADERNOS DE LÍNGUA E LITERATURA HEBRAICA, v. 15, p. 237-249, 2017.

4.
TREUK, M.2016 TREUK, M.. Direito e Poder na Pérsia Aquemênida. Revista Poder e Cultura, v. 3, p. 16-29, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TREUK, M.. História, Historiografia e a Inscrição de Behistun. In: III Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH, 2017, Florianópolis. Caderno de Resumos do III Encontro do GT de História Antiga e Medieval da ANPUH. Florianópolis, 2017. v. 1. p. 25-25.

2.
TREUK, M.. O 'colapso econômico' do império aquemênida. In: II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo, 2017, São Paulo. Anais do II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo, 2017. v. 2.

3.
TREUK, M.. Sexualidade e Religião na Pérsia Antiga. In: I Colóquio Internacional: Procedimentos Interdisciplinares Aplicados ao Egito Antigo e Oriente Próximo, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos do Colóquio Internacional: Procedimentos Interdisciplinares aplicados ao Egito Antigo e Oriente Próximo, São Paulo, SP, 7 a 10 de novembro de 2016.. São Paulo: Laboratório do Antigo Oriente Próximo, 2016. v. 1.

4.
TREUK, M.. Heródoto e o Império Aquemênida. In: II Simpósio Internacional de Estudos Clássicos, 2014. Agón e Disputatio: Múltiplas Abordagens.

5.
TREUK, M.. O Império Persa em Heródoto. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ANTIGA - GTHA, 2014, Natal. Caderno de resumos [do] VIII Encontro Nacional de História Antiga no Rio Grande do Norte, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, M. T. M.. O império persa e o pensamento político clássico: um panorama. ARCHAI - REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
TREUK, M.. História, Historiografia e a Inscrição de Behistun. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TREUK, M.. Sexualidade e Religião na Pérsia Antiga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TREUK, M.. Desenvolvimento semântico do termo ἀρχή no mundo clássico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de Tabletes de Argila e Tabletes Cuneiformes - Laboratório do Antigo Oriente Próximo. 2016. (Oficina).

2.
XXIV Semana de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.O império persa aquemênida no pensamento político grego. 2016. (Encontro).

3.
VIII Encontro Nacional do GTHA - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações UFRN, 13-15 de agosto de 2014).O Império Persa em Heródoto. 2014. (Encontro).

4.
VIII Encontro Nacional do GTHA - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações UFRN, 13-15 de agosto de 2014)I. 2014. (Encontro).

5.
XIX Encontro Regional de História da Anpuh-MG: Profissão Historiador: Formação e Mercado de Trabalho. (28 - 31 de julho de 2014). 2014. (Encontro).

6.
XXIV Ciclo de Debates em História Antiga - Milênios de Interessantíssimas Experiências Humanas (UFR 20 - 24 de outubro de 2014)J.O Império Persa Aquemênida em Heródoto. 2014. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TREUK, M.; FERREIRA, Carolina Velloza ; RANIERI, Leandro Penna ; FATTORI, Anita ; KAWAMINAMI, André Shinity ; FERREIRA, Renato de Carvalho ; PIRES, R. ; GONÇALVES, Carlos Henrique Barbosa . II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo. 2017. (Congresso).

2.
TREUK, M.. I Colóquio Internacional: Procedimentos Interdisciplinares Aplicados ao Egito Antigo e Oriente Próximo. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 6:36:18