Fernando Emmendoerfer de Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7867120304357412
  • Última atualização do currículo em 27/07/2018


Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Jornalismo pela Universidade Positivo (UP). Editor e produtor do núcleo de rede da RPC TV, com atuação nos telejornais nacionais da TV Globo. Docente da Faesp, nas disciplinas de Teoria do Jornalismo e Mídia, Leitura e Crítica, para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Membro do Grupo de Pesquisa de Comunicação Eleitoral da UFPR desde 2012. Foi repórter do G1 - Portal de Notícias da TV Globo - por cinco anos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Emmendoerfer de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, F. E.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em COMUNICAÇÃO.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: AS MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS DE 2013 SOB A ÓTICA DO HGPE DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE DO BRASIL EM 2014,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luciana Panke.
Palavras-chave: comunicação eleitoral; política; hgpe; manifestações de 2013.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2010
Graduação em Jornalismo.
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
Título: Livro Reportagem: "Os outros vampiros de Curitiba".
Orientador: Marcelo Fernando de Lima.




Formação Complementar


2013
Francês. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011
Espanhol. (Carga horária: 240h).
Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Marketing Político. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Talento Jornalismo GRPCom. (Carga horária: 320h).
Grupo Paranaense de Comunicação, RPC TV, Brasil.
1998 - 2003
Inglês. (Carga horária: 500h).
Words Idiomas, WORDS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Grupo Paranaense de Comunicação, RPC TV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor e editor - Núcleo de rede, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter Multimídia - G1, Carga horária: 40


Câmara dos Deputados, CÂMARA FEDERAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 40


Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná, FAESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Professor das disciplinas de Teorias do Jornalismo e Mídia, Crítica e Leitura nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Comunicação e política: a Gramatica do Discurso Politico e Eleitoral
Descrição: O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) que integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFPR. Realizado em frentes que dialogam, prevê o desenvolvimento de estudos na área de comunicação política visando entender processos e produtos. Procura-se identificar a apropriação de ferramentas de comunicação na construção da identidade de candidatos e de partidos políticos, quantificando temáticas abordadas na divulgação com seus públicos seja a partir da comunicação institucional, partidária, eleitoral, midiática, jornalística. Para tanto, com uma metodologia de análise de conteúdo e de discurso, são análisados conteúdos publicizados pelos atores políticos (website, mídias sociais, propaganda partidária gratuita e Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Comunicação e Política: análise da campanha eleitoral dos principais candidatos à Presidência da República no Brasil em 2014
Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento de pesquisa na área de comunicação política visando acompanhar a campanha dos principais candidatos à Presidência durante o processo eleitoral.Serão analisados os programas televisivos e radiofônicos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) seguindo os preceitos da propaganda eleitoral e da análise do discurso político. O discurso será analisado com a metodologia de análise de conteúdo mediante categorias temáticas pré-estabelecidas, Os dados de propaganda eleitoral serão relacionados ainda com estudos realizados em três micro-grupos: 1) estudos de Ciência Política, realizados pelo professor Dr. Emerson Cervi para observação das relações entre o HGPE e o agendamento midiático; 2) estudos sobre branding e a construção de marcas organizacionais aplicados pelos partidos políticos durante as eleições, coordenados pelo professor Dr. Ary Azevedo; 3) conteúdo do HGPE coordenação Dra Luciana Panke..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Comunicação e Política: análise da campanha eleitoral dos principais candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba em 2012.
Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento de pesquisa na área de comunicação política, tendo em vista o período eleitoral que se aproxima. Visa-se acompanhar a campanha dos principais candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba durante o processo eleitoral objetivando delinear as principais estratégias comunicacionais para a criação e/ou fortalecimento da imagem pública. Serão analisados os programas veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral seguindo os preceitos do marketing eleitoral e da análise do discurso político. Esses dados serão relacionados com os estudos de Ciência Política, realizados pelo Dr Emerson Cervi integrante do mesmo grupo de Pesquisa, para observarmos as relações entre o HGPE e o agendamento da imprensa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AZEVEDO, A.2015AZEVEDO, A. ; BOZZA, Gabriel ; CASTRO, F. E. . A mística cristã e a política mundana. BrandTrends Journal, v. 09, p. 170-186, 2015.

2.
PANKE, Luciana.2015 PANKE, Luciana. ; Tesseroli, Ricardo ; CASTRO, F. E. . Personalismo em Primeiro Lugar ? Estudo Sobre o HGPE Durante 2º Turno em Curitiba. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, v. 17, p. 63-76, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, F. E.; PANKE, Luciana. . As manifestações de junho de 2013 no HGPE dos candidatos a presidente do Brasil. In: Rose Vidal; Daniela Rocha; Roberto Gondo; Alessandra Castilho. (Org.). Mobilização, Eleições e Democracia. 1ed.Capivari: Politicom, 2015, v. 1, p. 81-94.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, F. E.; PANKE, L. . Análise comparativa dos temas de campanha de Dilma Roussef em 2010 e 2014. In: IV Congreso Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE), 2015, Belo Horizonte. IV Congreso Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE), 2015. v. 1.

2.
AZEVEDO, A. ; BOZZA, Gabriel ; CASTRO, F. E. . A mística cristã e a política mundana. In: II Congresso Internacional de Marcas/Branding: conexões e experiências, 2015, Lajeado. Anais do II Congresso Internacional de Marcas/Branding: conexões e experiências. Lajeado: Ed. da Univates, 2015. v. 1. p. 965-979.

3.
CASTRO, F. E.; PANKE, Luciana. . As manifestações de junho de 2013 no HGPE dos candidatos a presidente do Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político, 2014, São Paulo. XIII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político, 2014. v. 01. p. 01-15.

4.
CASTRO, F. E.. Contribuições dos estudos de elites políticas para pesquisas de comunicação eleitoral. In: Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2014, Curitiba. Encontro de Pesquisa em Comunicação. Curitiba, 2014. v. 01. p. 357-371.

5.
PANKE, L. ; CASTRO, F. E. ; TESSEROLI, R. G. . Personalismo em Primeiro Lugar - Estudo Sobre o HGPE Durante 2º Turno em Curitiba. In: XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político - Politicom 2013, 2013, Juiz de Fora. XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político - Politicom 2013, 2013. v. 1. p. 1-16.

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, F. E.; Tesseroli, Ricardo . As preocupações dos eleitores e os temas de campanha em Curitiba: Quando o candidato fala o que o eleitor não quer ouvir - no prelo. Curitiba: Syntagma, 2017 (Capítulo de livro).

2.
AZEVEDO, A. ; CASTRO, F. E. ; PANKE, L. . ELEIÇÕES 2016: Análise do HGPE em capitais brasileiras - no prelo. Curitiba: Syntagma, 2017 (Livro organizado).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO, F. E.; AZEVEDO, A. ; LIMA, A. M. L. ; PHILIPPI, R. ; Tesseroli, Ricardo . Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. 2016; Tema: Site sobre produção acadêmica e comunicação eleitoral, do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral da UFPR (UFPR). (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I COLÓQUIO DO PRÉ-SAL. 2012. (Encontro).

2.
XI Politicom. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, F. E.. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:02:49