Vivian Nascimento de Jesus

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  • Última atualização do currículo em 16/05/2018


Graduanda em Ciências Econômicas pela UERJ e extensionista do projeto Políticas Públicas de Qualificação Profissional, Emprego e Renda para Jovens e Adultos Trabalhadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vivian Nascimento de Jesus
Nome em citações bibliográficas
JESUS, V. N.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Ciência Econômica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de extensão


2018 - Atual
POLÍTICAS PÚBLICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, EMPREGO E RENDA PARA JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
Descrição: Trata-se de iniciativa coordenada por Bruno Miranda Neves e Gaudêncio Frigotto envolvendo respectivamente o Núcleo Acadêmico-Pedagógico (NAPE) do Instituto de Aplicação (CAp) e o Grupo de Pesquisa Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE) . Vincula-se aos nossos estudos a respeito das políticas de Educação Profissional Técnica e Educação de Jovens e Adultos, procurando contribuir com a necessária qualificação dos educadores que atuam em cursos de formação, capacitação e qualificação de trabalhadores jovens e adultos em instituições públicas de Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Entendendo que para operar a nova base técnica e científica, são necessárias novas qualificações os diferentes níveis de governos têm instituindo programas como PROEJA, PROJOVEM, PRONATEC, PRONACAMPO, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Cursos Técnicos Subsequentes etc. Este conjunto de iniciativas recebeu em nosso Estado 4.260 matrículas na EJA integrada à EPT, 140.939 alunos na EPT e 119.583 alunos em cursos profissionalizantes no ano 2013. São relevantes os indícios sobre a pouca formação e experiência específicas dos corpos técnico-pedagógicos, bem como, sua necessidade de qualificação. O aumento de programas voltados para a profissionalização de jovens e adultos que não tiveram acesso à escolarização regular na idade apropriada têm trazido preocupação junto aos educadores responsáveis pela gestão e execução de cursos. Os entes públicos apontam como características desejadas dos servidores envolvidos nestes programas: a sensibilidade em relação ao público alvo e a compreensão das especificidades das diferentes articulações entre a Educação Básica e as modalidades EJA e EPT..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1° Seminário Sobre a Saúde da População Negra. 2017. (Seminário).

2.
Repressão do Estado X Resistência/desobediência civil. 2014. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JESUS, V. N.; NEVES, B. M. . Conhecendo a educação profissional e tecnológica. 2018. (Outro).

2.
JESUS, V. N.. Encontro de Estudantes e Coletivos Universitários Negros. 2016. (Congresso).




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