Zilda Gláucia Elias Franco

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1576292560798601
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Doutora Em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP por meio da pesquisa " Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular". Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (1994). Mestre em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción revalidado pela Universidade Estácio de Sá - RJ (2010), onde realizou pesquisa na área de História de Leitura de professoras alfabetizadoras. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA no Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá - AM da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Zilda Gláucia Elias Franco
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Z. G. E. F.;FRANCO, Z.G.E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA-UFAM.
Rua 29 de Agosto, 786
Centro
69800000 - Humaitá, AM - Brasil
Telefone: (97) 81112999


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Branca Jurema Ponce.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação do campo; Escolas do Campo; Prática Curricular; justiça curricular; Humaitá - AM.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
2007 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: História da Leitura de Professoras Alfabetizadoras em Tangará da Serra,MT, Brasil-Década de 70 - Século XX,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Cesar Augusto Castro http://lattes.cnpq.br/2060977814636465.
Palavras-chave: História da Educação; leitura; professoras alfabetizadoras.
1999 - 2001
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. (Carga Horária: 430h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: A produção escrita da criança e a interferência do professor.
Orientador: Profª. Ms. Edna André Soares Melo.
1991 - 1994
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Faculdade de Educação de Tangará da Serra, ITEC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Encontro de Pesquisadores GEPEJUC. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2016 - 2016
Gestão escolar, violências e questão de justiça. (Carga horária: 30h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Extensão Universitária em Inglês Instrumental: leitura para fins acadêmicos. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
II Congresso: Educação, Cidadania e Democracia. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em I ENALE - Encontro Nacional de Leituras. (Carga horária: 40h).
IEAA - UFAM/AM, IEAA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em I Congresso Educ. e Direitos Humanos na Amazonasi. (Carga horária: 20h).
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEA - UFAM, IEA - UFAM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em XI Semana da Pedagogia. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Educação de Tangará da Serra, ITEC, Brasil.
2009 - 2009
Mini curso: A Natureza dos Números. (Carga horária: 2h).
IEAA - UFAM/AM, IEAA, Brasil.
2009 - 2009
Semana da Pedagogia - Educação Infantil. (Carga horária: 4h).
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, IEA - UFAM, Brasil.
2009 - 2009
Colegiado de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
IEAA - UFAM/AM, IEAA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Artes Plásticas. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2005 - 2005
Projeto Literatura Viva. (Carga horária: 40h).
Centro Educacional de Tangará da Serra, ATEC, Brasil.
2004 - 2004
Projeto Literatura Viva. (Carga horária: 40h).
Centro Educacional de Tangará da Serra, ATEC, Brasil.
2003 - 2003
Projeto Literatura Viva. (Carga horária: 40h).
Centro Educacional de Tangará da Serra, ATEC, Brasil.
2002 - 2002
Feira do Conhec.: Zumbi Cultura Negra no Brasil. (Carga horária: 40h).
Escola Estadual 13 de Maio, 13 DE MAIO, Brasil.
1996 - 1996
Encontros do Proj de Atualiz. Const dos Docentes. (Carga horária: 30h).
Centro Educacional de Tangará da Serra, ATEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coodenadora do Curso de Pedagogia/Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia - Portaria 3.762/2013-GR.

Atividades

02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE, .

Cargo ou função
Parecerista do Comitê de Extensão e Interiorização - COMEXI - IEAA/UFAM.
08/2009 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios e Métodos da Educação Infantil II
Literatura Infantil
Educação Infantil
Fundamentos da Alfabetização
Metodologia da Alfabetização
Princípios e Métodos da Educação Infantil I
05/2011 - 05/2011
Ensino, Curso de Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Criança e suas experiências com os fenômenos naturais e sociais Período : 16/05/2011 a 25/05/2011

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEA - UFAM, IEA - UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Direito de Tangará da Serra, UNICEN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 12/2006
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
01/2006 - 12/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
10/2004 - 12/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia

Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura, ITEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia da Matemática I - 2008/2
Conteúdos e Metodologia da Língua Portuguesa -2008/1
Pesquisa e Prática Pedagógica III - 2008/2

Centro Educacional de Tangará da Serra, ATEC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora da 3ª série do Ensino Fundamental e de Filosofia de V a VIII Séries

Atividades

02/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Apoio Pedagógico
Filosofia - 5ª Série
Filosofia - 6ª Série
Filosofia - 7ª Série
Filosofia - 8ª Série
Geral - 3ª Série
1/1998 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geral - 1ª Série
01/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Jardim II
01/1996 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geral - 2ª Série

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 13 de Maio, EEEFM13, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor Interino, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

1/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Filosofia
1/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
Sociologia
Filosofia

instituto Presbiteriano de Educação Simonton, IPES, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/1993 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geral - 2ª Série

Escola Acalanto, ACALANTO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

01/1993 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Jardim II
Geral - 2ª Série

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tangará da Serra, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/1989 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas - Educação Especial
01/1989 - 12/1991
Serviços técnicos especializados , APAE - Tangará da Serra, .

Serviço realizado
Auxiliar da Psicóloga.


Projetos de pesquisa


2014 - 2018
Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular
Descrição: E tese, intitulada Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular, buscou construir compreensões coletivas sobre a prática curricular no diálogo com professores e gestores das escolas localizadas no campo e com os gestores da rede do Município de Humaitá - Sul do Amazonas, à luz do conceito de justiça curricular. O estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, foi elaborado no contexto das pesquisas do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) do CNPq-PUC/SP e adotou como referencial teórico a proposta de Educação do Campo a partir dos conceitos de Caldart (1997, 2008, 2009), Caldart et al. (2012), Souza (2012, 2016a, 2016b), Freire (1977, 1983, 2001, 2002), Arroyo (1982, 1999a, 2006, 2011, 2012), e da justiça curricular por meio das contribuições dos estudiosos do currículo (APPLE, 1989, 2017; TORRES SANTOMÉ, 2013; GIMENO SACRISTÁN, 2000; ARROYO, 1999b, 2007, 2011, 2012; PONCE, 2006, 2016, 2018; CONNELL, 1995; ESTÊVÃO, 2002, 2004), que fundamentaram o diálogo com o material recolhido na pesquisa de campo. Optou-se pela metodologia da investigação participativa em sua articulação com a educação a partir de Thiollent (2011), Chizzotti (2013), Diniz-Pereira e Zeichner (2011), Brandão e Streck (2006) e Brandão (1999). A proposta metodológica concretizou-se com a parceria da equipe da Secretaria de Educação Municipal de Humaitá - AM, com 186 educadores da Educação do Campo distribuídos entre as 58 escolas, pais e educandos. Foram feitas análises de documentos, entrevistas semiestruturadas, momentos programados com os educadores de reflexão-ação, realização de visitas às comunidades. Buscou-se realizar escutas sensíveis das vozes dos sujeitos que constituíram o campo da pesquisa em busca de compreensão da realidade. O estudo identificou que o modelo de educação praticado nas escolas é rural, oferece um currículo que visa ?transportar? o contexto urbano para as escolas do campo, a começar pelo calendário escolar até o modelo pedagógico, que desconhece, em sua ação e proposição, as características e as necessidades das comunidades, assim como a de seus sujeitos. Na tessitura desta pesquisa, pôde-se compreender que a construção da justiça curricular é processual, é enfrentamento cotidiano das contradições e pressupõe a ascensão da conscientização no processo educativo. No caso de Humaitá (AM), poderá dar-se a partir da afirmação da concepção e da prática da Educação do Campo, entendendo que a justiça curricular caminha na direção da superação das desigualdades e do respeito às diversidades. O conhecimento produzido a partir da prática desta pesquisa participativa pretende contribuir com a educação do povo humaitaense, de forma a valorizar seu modo de vida, seus saberes e seu valor cultural na construção da sua identidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Branca Jurema Ponce - Integrante.
2013 - 2014
A infância no Sul do Amazonas: a criança da comunidade PA São Francisco, Canutama, Amazonas - PIBIC.
Descrição: O projeto tem como objetivo analisar a cerca das questões históricas e sociais a infância na da comunidade PA São Francisco, Canutama, Amazonas, descrevendo o local, diante de suas especificidades amazônicas, onde residem os sujeitos da pesquisa; analisar a situação socioeconômica das famílias inseridas na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Celma Coutinho Alves - Integrante.
2013 - 2014
Com a palavra a Infância da comunidade Vicinal Três Estados, Apuí, Amazonas - PIBIC.
Descrição: O projeto tem como objetivos analisar a cerca das questões históricas e sociais a infância na Comunidade da Vicinal Três Estados ? Apuí - AM, bem como descrever o local, diante de suas especificidades amazônicas, onde residem os sujeitos da pesquisa, analisar a situação socioeconômica das famílias inseridas na comunidade, identificando como moram, brincam, estudam e convivem as crianças da comunidade. Escutar o que conhecem as crianças do seu contexto social e cultural, compreendendo seu universo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Maricleice de Souza Façanha - Integrante.
2012 - 2013
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o planejamento pedagógico - PIBIC
Descrição: A partir das transformações ocorridas ao longo da história da Educação Infantil no Brasil, nas lutas das famílias por uma escola de qualidade para os filhos, na busca do conhecimento e amparo legal por parte dos educadores são elaborados documentos, surgindo a legislação que ampara e protege as crianças no que diz respeito ao cuidar e educar. Dentre esses documentos estão os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), que orientam o trabalho do professor. Investigar e identificar de que maneira o referencial contribui ou serve como guia de reflexão na elaboração do planejamento de professores da Educação Infantil do município de Humaitá/AM que atuam diretamente com crianças de quatro e cinco anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira, é o objetivo da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Maricleice de Souza Façanha - Integrante.
2012 - 2013
O planejamento e a Prática pedagógica na Educação Infantil: um olhar reflexivo - PIBIC
Descrição: O direito à educação de qualidade na Educação Infantil é garantido por lei. Existem diversos materiais que orientam o trabalho do professor. Ficou claro para nós que o processo de construção do projeto educacional tem de ser contínuo, respaldado em documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ? RCNEI. A presente pesquisa tem como objetivo investigar a prática pedagógica do professor de Educação Infantil de uma escola do município de Humaitá/AM mediante o planejamento construído, procurando ouvir e ver a diversidade presente nas práticas de educação para crianças através de análise de contéudo da multiplicidade de fazeres e saberes que emergem no dia a dia e fundamental as relações entre crianças, adultos e conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Quézia da Silva neves - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Brinquedos e Brincadeiras na comunidade PA São Francisco, Canutama, Amazonas.
Descrição: O Projeto Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade PA São Francisco Canutama Amazonas, surge a partir das observações realizadas na comunidade, onde identificamos as dificuldades que a escola enfrenta para utilizar brinquedos e brincadeiras de modo pedagógico, tendo em vista diversos problemas: quer seja pela falta de materiais (brinquedos) ou até mesmos pela falta de recursos financeiros, visto que os profissionais não dispõem de conhecimentos específicos, ou alguns até mesmos dispõem, mas não veem na brincadeira e nos brinquedos o lado pedagógico e a possibilidade de aprendizagem que as crianças podem adquirir e não as utilizam como recurso didático. Diante desse contexto apresentamos este projeto que se propõe a observar e resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças, criar jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras. Esperamos alcançar alguns resultados tais como: desenvolver a capacidade crítica, observadora e o interesse pelos jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças e também dos educadores, contribuir para o crescimento social e cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Ângela Maria Gonçalves de Oliveira - Integrante / Maricleice de Souza Façanha - Integrante / Celma Coutinho Alves - Integrante.
2014 - 2014
Peixes ornamentais na educação de crianças especiais
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / André Moreira Bordinhon - Integrante.
2014 - 2014
Aprendendo com a Música na APAE
Descrição: A música indubitavelmente é fator que contribui para o desenvolvimento de qualquer ser humano e não deixaria de ser também aos portadores de necessidades especiais, pois se sabe que desenvolve desde os aspectos intelectuais, até os emotivos, físicos (através do movimento que a música estimula) e desenvolve ainda a própria fala. O projeto tem como objetivo ampliar a possibilidade de ocorrência do processo ensino aprendizagem por meio da música para os alunos da APAE Humaitá, através de atividades lúdicas musicais, com materiais pedagógicos e formação de professores. Pretende-se proporcionar atividades alegres e diversificadas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos atendidos na instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador.
2013 - 2014
Sexualidade na Educação Infantil
Descrição: A Sexualidade é um aspecto central do ser humano durante toda sua vida e abrange o sexo, as identidades e os papéis de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A sexualidade é experimentada e expressada nos pensamentos, nas fantasias, nos desejos, na opinião, nas atitudes, nos valores, nos comportamentos, nas práticas, nos papéis e nos relacionamentos. Embora a sexualidade possa incluir todas estas dimensões, nem todas são sempre experimentadas ou expressadas. A sexualidade é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, cultural, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais. Numa sociedade em transição rápida, o desenvolvimento da sexualidade infantil ainda provoca dúvidas e receios nos pais, professores e escolas. É importante saber como trabalhar esse tema na escola, o que é normal e o que representa um sinal de alarme. Vivemos numa sociedade que apresenta muitos tabus, receios e é necessário estabelecer o que é íntimo, o que pode ser partilhado e orientarmos nossos alunos e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador.
2013 - 2014
Música: momento de aprendizagem na Educação Infantil
Descrição: A música é uma atividade humana celebrada em todas as culturas. Ela desempenha várias funções nas nossas vidas. É só refletir sobre as ocasiões em queouvimos, cantamos e fazemos música. A análise das situações em que ocorrem, bem como de seus conteúdos, permite conhecer melhor a nós mesmos e aos outros, pois é carregada de intenções e significações. De acordo com BRITO (1998), no decorrer do processo de construção de cada cultura especifica, o ser humano transformou em linguagem expressiva a relação com o fenômeno sonoro, chegando à denominação atual do termo música como jogo de organização e relacionamento entre o som e o silêncio que acontece no tempo e no espaço. Para esta autora, a música gera formas sonoras capazes de expressar e comunicar emoções, sensações, percepções e pensamentos que refletem o modo de sentir, perceber e pensar de um indivíduo, de uma cultura ou época. Nesta perspectiva, pode-se definir música como sendo: ?a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio?. (RCNEI, 1998, Vol. 3) A música é também uma arte com características próprias e que se diferencia das outras artes pelo seu tratamento específico dos materiais sonoros, desde os sons mais naturais até os mais elaborados, produzidos por aparelhos eletrônicos contemporâneos. (COLL, 2000)É no contato sistemático com diferentes estilos de música que se aprende a escutar música, podendo-se assim apreciar sua forma, seu estilo, seu gênero...para conseguir uma relação mais profunda com esta linguagem.ParaJoly (2003) é importante que a Educação Musical seja incentivada e desenvolvida desde os níveis mais elementares da escolarização de crianças e sua inclusão no currículo poderia contribuir para a formação geral do cidadão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador.
2013 - 2014
Trabalhando ARTE no Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS
Descrição: O estudo da Arte, por meio da leitura de obras, de releituras, do fazer artístico, adquire um valor extraordinário por ampliar o olhar da criança, permitindo que leia a si mesma e ao mundo ao qual está inserida. Nesse processo aflora a consciência de que não existe uma única verdade, e nisso, ela se fortalece e amplia o seu gesto, valorizando a sua expressão e instaurando a consciência de um gesto significativo e a importância de sua atitude, como protagonista na transformação e criação da realidade. A sociedade contemporânea, com suas características de homogeneização e de transformação constante em todos os setores das atividades humanas, não leva os indivíduos a refletir sobre os acontecimentos ou sobre si mesmos. A arte tem a função, dentre tantas outras, de superar os limites do tempo. Diante de tais considerações, verificamos a importância da arte vinculada ao ensinar e ao aprender, as contribuições das artes para a vida, para o aprendizado e para a socialização do aluno, assim como, a influência da arte na formação intelectual e humana da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Maricleice de Souza Façanha - Integrante.
2012 - 2013
O uso de Material Dourado e Blocos Lógicos na Educação Infantil
Descrição: As dificuldades encontradas por alunos e professores no processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Desde a Educação Infantil os pequenos entram em contato com o mundo dos números, formas e raciocínio lógico. Os professores dessa faixa etária, muitas vezes não perceberam a importância que o uso de material concreto pode estimular o desenvolvimento de forma lúdica, eficiente e prazerosa. O projeto tem como objetivo proporcionar à comunidade escolar envolvida momentos de discussão, reflexão e estímulo à utilização de material concreto, especialmente com o uso de blocos lógicos e material dourado para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada será a capacitação dos alunos e professores através de leituras, oficinas com o uso de material concreto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Leonardo Dourado de Azevedo Neto - Integrante.
2012 - 2013
Literatura Viva II
Descrição: A função da literatura infantil é alegrar, divertir ou emocionar o espírito das crianças, promover o senso crítico e de superar os limites das experiências já adquiridas e isto de maneira lúdica, instigante, levando-os a perceberem e a interrogarem a si mesmos e ao mundo que os rodeia. Ela é muito mais que mero entretenimento, ela é aventura espiritual, capaz de engajar o leitor em uma experiência rica de vida, inteligência e emoções. O projeto Teatro na Escola será desenvolvido na Escola Agrícola José Cesário Menezes de Barros no Município de Humaitá ? Amazonas, atendendo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de proporcionar práticas de leitura por meio de textos literários, dramatizações e atividades com jogos, propiciando a aproximação dos alunos e dos professores com a literatura brasileira. A alegria, diversão ou emoção, tem como meta promover o senso crítico e superação dos limites das experiências já adquiridas e isto de maneira lúdica, instigante, levando-os a perceberem e a interrogarem a si mesmos e ao mundo que os rodeia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador.
2012 - 2013
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PARA MODIFICAR O FUTURO - PIBEX
Descrição: O município de Humaitá-AM vem se desenvolvendo de maneira progressiva, e podemos observar, em médio e longo prazo, o impacto causado pela exploração dos recursos naturais presentes na região, se este desenvolvimento não for de forma planejada. O uso irracional desses recursos causa prejuízos ao homem e/ou a outras formas de vida, criando condições adversas às atividades sociais e econômicas. São nos fatores sociais, econômicos e culturais que conhecemos o comportamento humano em relação ao meio em que vive, e nesta mudança de atitudes que podemos contextualizar uma nova educação, a educação ambiental. A educação ambiental é um processo onde o aluno aprende qual a sua relação com meio ambiente, e de que maneira interfere em seu cotidiano. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Portanto, o projeto tem o objetivo de desenvolver ações de conservação e preservação dos recursos naturais na comunidade, demonstrando a utilização de práticas de proteção ao meio ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Ednéia Albuquerque Caetano - Integrante.
2012 - 2013
Brinquedoteca
Descrição: Criação de espaço lúdico com jogos pedagógicos para o ensino e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Literatura Viva
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2014
Programa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Programa Institucional de Iniciação à Docência ? PIBID Licenciatura em Pedagogia, desenvolvido em escola pública do município de Humaitá/Amazonas com o apoio da Coordenação de Apoio ao Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com o objetivo de promover o incentivo dos bolsistas para a carreira de magistério; acompanhar cada bolsista na integralização do curso para sua conclusão no tempo hábil; diminuir a evasão, a retenção e o absenteísmo de alunos no curso, contribuindo para a melhoria da educação nos anos iniciais do ensino fundamental através de eixos norteadores para o desenvolvimento do trabalho. As atividades tiveram início em julho de 2011 com a participação de onze alunos do curso de Pedagogia, dois supervisores e uma coordenadora local. Muitos objetivos já foram atingidos, percebemos maior envolvimento do grupo com a escola através da formação de professores, a motivação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem através de atividades extraclasse e brinquedoteca..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Zilda Gláucia Elias Franco - Coordenador / Dariane Batalha Magalhães - Integrante / Jucileia dos Santos Ferreira - Integrante / Roni Maciel de Almeida - Integrante / Antônia PatríciaGomes do Nascimento - Integrante / Denize Lopes da Silva - Integrante / Elizeth Numes Pessoa - Integrante / Eloiana Maria dos Santos - Integrante / Francisca Eliane Pereira - Integrante / Gizelle Aleixo Coura - Integrante / Liliane Castro dos Santos - Integrante / Rafaela de Souza Barreto - Integrante / Reully dos Santos Roberto - Integrante / Rosimary Lopes de Araujo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Científica da UERGS
2014 - Atual
Periódico: Revista e-Curriculum (PUCSP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação: currículo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DO CAMPO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DENARDIN, E. R. T.2017DENARDIN, E. R. T. ; ALVES, B. B. ; FRANCO, Z.G.E. . CHARGE NO LETRAMENTO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO FINAL DA ALFABETIZAÇÃO DO FUNDAMENTAL I: GÊNEROS MULTIMODAIS QUE PERMITEM A LEITURA ALÉM DA DECODIFICAÇÃO. Revista EDUCAmazônia, v. IX, p. 217-228, 2017.

2.
CAMPOS, M. C. C.2012CAMPOS, M. C. C. ; MARTINS NETO, N. M. S ; VERAS, E. S ; SOUZA, Z. G. E. F. . Percepção ambiental: experiência em escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM). Ambiência (UNICENTRO), v. 03, p. 15-27, 2012.

3.
SOUZA, Z. G. E. F.2011 SOUZA, Z. G. E. F.. HISTÓRIA DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA REGIÃO AMAZÔNICA ? BRASIL DÉCADA DE 70.. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 05, p. 76-97, 2011.

4.
SOUZA, Z. G. E. F.2009SOUZA, Z. G. E. F.. Educação Lúdica. ITEC Ciência, v. 5, p. 99-106, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Org.) ; SOUZA, Z. G. E. F. (Org.) . Segmento de um Verso VII. Tangara da Serra: Grafica e Editora São Francisco, 2008. 164p .

2.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Org.) ; SOUZA, Z. G. E. F. (Org.) . Segmento de um Verso VI. VI. ed. Tangará da Serra: Gráfica e Editora Diario da Serra, 2007. v. 1. 249p .

3.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (Org.) ; SOUZA, Z. G. E. F. (Org.) . Segmento de um Verso V. V. ed. Tangará da Serra: Gráfica Pioneira, 2006. v. I. 189p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, M.G. ; FRANCO, Z.G.E. ; MASCARENHAS, S. A. N. ; COSTA, M. G. C. ; BARRETO, R. S. ; BARROS, V. F. ; REIS, L. M. G. . A gestão escolar e o uso das novas tecnologias para a efetivação de uma educação de qualidade e cidadania. In: Suely Aparecida do Nascimento. (Org.). Em busca de justiça social, cidadania, democracia, sustentabilidade e qualidade de vida em contextos amazônicos.. 1ed.São Paulo: Loyola, 2015, v. 1, p. 199-216.

2.
SOUZA, Z. G. E. F.. O Ensino de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Maria Aparecida Salmaze, Alessandra Muzzi de Queiroz Chaves, Helison Salles Silva. (Org.). 28º Simpósio Mundial da OMEP. 01ed.Campo Grande MS: UFMS, 2013, v. 01, p. 01-221.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. História de Educadoras da Década de 70. Diário da Serra, Tangara da Serra, p. 04 - 04, 01 abr. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, Z.G.E.; PONCE, B. J. . Justiça Curricular para crianças de 4 e 5 anos do Sul do Amazonas. In: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo, 2015, São Paulo. Anais do IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. São Paulo: PUC -SP, 2015. v. 1. p. 1677-1682.

2.
ALVES, C. C. ; FRANCO, Z.G.E. . A infância no Sul do Amazonas: a criança da Comunidade PA São Francisco, Canutama. In: II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil, 2014, São Carlos SP. II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil, 2014. v. II. p. 355-367.

3.
FACANHA, M. S. ; FRANCO, Z.G.E. . A infância da Comunidade Realidade, Humaitá, Amazonas. In: II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil, 2014, São Carlos SP. II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil, 2014. v. II. p. 368-380.

4.
ALMEIDA, R. M. ; SOUZA, Z. G. E. F. . Brinquedoteca e o Processo de Ensino e Aprendizagem. In: IV Semana da Pedagogia do IEAA, 2013, Humaitá. IV Semana Acadêmica de Pedagogia do IEAA, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PONCE, B. J. ; FRANCO, Z.G.E. . EM BUSCA DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA E MAIS JUSTA: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE OS DIREITOS. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção.. Série Cadernos ANPAE: Biblioteca ANPAE, 2017. v. 45. p. ---.

2.
FRANCO, Z.G.E.. OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS. In: XVIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá. Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá MT: Universidade Federal de Mato Grosso, 2016. v. 18. p. 9835-9840.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANCO, Z.G.E.; Magalhães, D. B . Encontros e Desencontros na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Uma Escola Pública no Município de Humaitá - Amazonas - Brasil. In: Congresso Internacional: Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, 2014, Coimbra. Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável. Coimbra: Departamento de Geografia - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2014. v. 1. p. 128-128.

2.
FERREIRA, J. S. ; SOUZA, Z. G. E. F. . A Teoria das Inteligências Múltiplas no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: IV Semana da Pedagogia do IEAA, 2013. IV Semana Acadêmica de Pedagogia do IEAA, 2013.

3.
NEVES, Q. S. ; SOUZA, Z. G. E. F. . O Planejamento e a Prática Pedagógica na Educação Infantil: um olhar reflexivo. In: IV Semana da Pedagogia do IEAA, 2013, Humaitá. IV Semana Acadêmica de Pedagogia do IEAA, 2013.

4.
FACANHA, M. S. ; SOUZA, Z. G. E. F. . Uma Reflexão Teórica do Planejamento Pedagógico na Educação Infantil. In: IV Semana da Pedagogia do IEAA, 2013, Humaitá. IV Semana Acadêmica de Pedagogia do IEAA, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PONCE, B. J. ; FRANCO, Z.G.E. . EM BUSCA DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA E MAIS JUSTA: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE OS DIREITOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, L. C. ; FRANCO, Z.G.E. . Educação Sexual na Prática Pedagógica de Professoras da Educação Infantil no Município de Humaitá, Amazonas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRANCO, Z.G.E.; PONCE, B. J. . Justiça Curricular para crianças de 4 e 5 anos do Sul do Amazonas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, Z. G. E. F.. Prática Pedagógica na Educação Infantil: Saberes e Fazeres Permeados Por Diretrizes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, J. S. ; ALMEIDA, R. M. ; SOUZA, Z. G. E. F. . EIXOS NORTEADORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID, SUBPROJETO PEDAGOGIA, HUMAITÁ/AM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, Z. G. E. F.. A Prática Pedagógica na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, Z. G. E. F.. Princípios de uma Educação Libertadora na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUZA, Z. G. E. F.. História da Leitura de Professoras Alfabetizadoras em Tangará da Serra Mt-Brasil - Década de 70.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FRANCO, Z.G.E.. VI Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração em Educação ? ANPAE. 2017.

2.
FRANCO, Z.G.E.. Comitê Avaliador do Edital 011/2015 da Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UERGS. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
FRANCO, Z.G.E.. Atividades de Reflexão-Ação Atividades de Reflexão?Ação dos professores da Educação do Campo de Humaitá. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FRANCO, Z.G.E.. Formação de professores - Educação Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FRANCO, Z.G.E.. Atividades de Reflexão-Ação dos professores da Área Rual de Humaitá - AM. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUZA, Z. G. E. F.. Semana da Pedagogia _ Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Gizelle Aleixo Coura.Blocos Lógicos: um recurso manipulável no ensino e aprendizagem da matemática na Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Solange Osvaldo.O uso dos jogos pedagógicos como material didático nas aulas de matemática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Antônia Patrícia Gomes do Nascimento.A acessibilidade do deficiente físico no ambiente escolar: uma análise em duas escolas públicas de Ensino Fundamental no município de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Odete Mendonça de Moraes.O lúdico como incentivo ao aprendizado e a pesquisa no ensino de ciências naturais na Escola Municipal Dom Bosco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Maria Angela Bittencourt Gomes.Avaliação da importância da aula prática no ensino da Biologia no Ensino Médio em uma escola estadual de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Auxiliadora Carvalho da Rocha.Avaliação da prática docente no desenvolvimento do tema trensversal Meio Ambiente nas escolas de Ensino Médio do município de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Biologia e Química) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
Nogueira, A.C.F.; SOUZA, Z. G. E. F.; OLIVEIRA, M.G.. Participação em banca de Dariane Batalha Guimarães.A educação no campo no município de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
Nogueira, A.C.F.; SOUZA, Z. G. E. F.; OLIVEIRA, M.G.. Participação em banca de Juliane Santos Dias.A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ/AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
MASCARENHAS, S. A. N.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Maria Ângela Bitencourt Gomes.Avaliação da importância da aula prática no ensino de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Humaitá- AM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas na modalidade a distância.) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Maria Linda Borba Chaves.A importância da aula prática no ensino de Biologia na 1ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Álvaro Maia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas na modalidade a distância.) - Universidade Federal do Amazonas.

11.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Maria Odete Mendonça de Morais.O lúdico como aprendizado e a pesquisa no ensino de ciências naturais na Escola \m\unicipal Dom Bosco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas na modalidade a distância.) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Auxiliadora Carvalho da Rocha.Avaliação da prática docente no desenvolvimento do tema transversal, meio ambiente, nas escolas de Ensino Médio do município de Humaitá.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas na modalidade a distância.) - Universidade Federal do Amazonas.

13.
JOVARINI, N. V.; MEDEIROS, A. F.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Sirlane Silva dos Santos.Uma análise da inclusão de crianças e adolescentes com Síndrome de Down nas séries iniciais da rede de ensino no município de Humaitá - AM.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

14.
MEDEIROS, A. F.; SILVA, F. C.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Samara Moreira de Souza.Professor rima com leitor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

15.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Irla Paula Moraes Torres.Crítica social e política através do humor em uma história de rabos presos, de Ruth Rocha.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas.

16.
MEDEIROS, A. F.; SOUZA, Z. G. E. F.; MARINHO, F. B.. Participação em banca de Estela Olanda da Silva.A aprendizagem da língua escrita por crianças da etnia Parintintin.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM.

17.
MEDEIROS, A. F.; SOUZA, Z. G. E. F.; JOVARINI, N. V.. Participação em banca de Jaíza Ferreira Silvio.Aquisição da escrita na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM.

18.
TENORIO, V. O.; SOUZA, Z. G. E. F.; NETO, L.D.A.. Participação em banca de Alzilene Ferreira de Oliveira.Professor de Matemática nas séries iniciais: uma análise sobre o seu processo de formação.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM.

19.
OLIVEIRA, M.G.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Angélica de Jesus da Silva.O papel da gestão frente à inclusão de pessoas com deficiência: um olhar sobre essa prática em algumas escolas públicas de Humaitá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM.

20.
NETO, L.D.A.; SOUZA, Z. G. E. F.; TENORIO, V. O.. Participação em banca de Helena Feraz dos Santos.O uso de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem na matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM.

21.
QUERINO, J. K. A. S.; SANTOS, A. A.; TARTARI, R.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Tatiana Martins de Lima.Análise de uma perspectiva estudantil sobre Educação Ambiental nas escolas municipais de Humaitá/ AM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Ambiental) - IEAA - UFAM/AM.

22.
TENORIO, V. O.; SILVA, F. C.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Sueida Rocha dos Santos.Aprendendo através do lúdico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

23.
TENORIO, V. O.; SILVA, F. C.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Rosicléia Gusmão do Nascimento.O brincar na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

24.
MEDEIROS, A. F.; SILVA, F. C.; SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Rosimere Sales Abadia.A formação do leitor na escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

25.
SOUZA, Z. G. E. F.; MEDEIROS, A. F.; NOGUEIRA, E. M. L.. Participação em banca de Cleciane Freitas de Almeida.A leitura e escrita na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

26.
SOUZA, Z. G. E. F.; MASCARENHAS, S. A. N.; TENORIO, V. O.. Participação em banca de Maria Gorett Bernadon.A contribuição das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

27.
SOUZA, Z. G. E. F.; TENORIO, V. O.; NOGUEIRA, E. M. L.. Participação em banca de Rozinerir Pacheco Pinto.A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

28.
SOUZA, Z. G. E. F.; MASCARENHAS, S. A. N.; SILVA, J.. Participação em banca de Gisele de Castro Nunes.Dificuldade na aprendizagem da leitura nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

29.
SOUZA, Z. G. E. F.; MEDEIROS, A. F.; CORTIVO, R. A. D.. Participação em banca de Luciana Silva dos Santos.A importância da literatura da formação de leitores nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM.

30.
SOUZA, Z. G. E. F.; OLIVEIRA, M. F. A. B.; PEREIRA, D. M. R.. Participação em banca de Rosinéia Andréia de Souza.Computador: Um Dispositivo Didático na Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

31.
SOUZA, Z. G. E. F.; PEREIRA, D. M. R.; OLIVEIRA, M. F. A. B.. Participação em banca de Phamilla Paula Martins.A Importância do Livro Didático. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

32.
SOUZA, Z. G. E. F.; PEREIRA, D. M. R.; OLIVEIRA, M. F. A. B.. Participação em banca de Cícero Bispo dos Santos.Avaliação e Aprendizagem Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

33.
SOUZA, Z. G. E. F.; PEREIRA, D. M. R.; OLIVEIRA, M. F. A. B.. Participação em banca de Tatiane Cristina Disperatti de Aquino.Dislexia: Uma Barreira a ser Superada na Comunidade Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

34.
SOUZA, Z. G. E. F.; PEREIRA, D. M. R.; OLIVEIRA, M. F. A. B.. Participação em banca de Genislene Libardi Pinto.Aplicação das Provas Piagetianas na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

35.
SOUZA, Z. G. E. F.; PEREIRA, D. M. R.; OLIVEIRA, M. F. A. B.. Participação em banca de Lenir Margarida Bonazza.Leitura e Produção de Texto nas Séries Iniciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

36.
SOUZA, Z. G. E. F.; OLIVEIRA, M. F. A. B.; GUEDES, C. A.. Participação em banca de Luzia Correa dos Santos.A Motivação na Prática Docente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

37.
SOUZA, Z. G. E. F.; PEREIRA, D. M. R.; SOUZA, M. A. L. E.. Participação em banca de Jucilene Rodrigues Moreira da Silva.Dificuldade de Aprendizagem na Periferia: Uma Questão Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação de Tangará da Serra.

38.
SOUZA, Z. G. E. F.. Participação em banca de Décio Rodrigo Frare.A Violência e Estado: A Verdadeira Operacionalidade do Sistema Penal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Tangará da Serra.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. Concurso para professor - Pedagogia. 2013. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

2.
SOUZA, Z. G. E. F.; Nogueira, B. V.; Passos, E. J.. Banca para contratação de professor substituto. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Outras participações
1.
VEIGA, S. S.; MEDEIROS, A. F.; SOUZA, Z. G. E. F.. Os saberes docentes do professor da educação infantil. 2011. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM.

2.
Magalhães, D. B; SOUZA, Z. G. E. F.; Nogueira, A.C.F.. A educação rural em áreas de assentamento: O caso do Projeto de Assentamento Extrativista Botos, no município de Humaitá/AM. 2011. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Pesquisadores do GEPEJUC.Práticas curriculares no município de Humaitá AM. 2018. (Encontro).

2.
VI Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração em Educação ? ANPAE.Educação Sexual na Prática Pedagógica de Professoras da Educação Infantil no Município de Humaitá, Amazonas. 2017. (Encontro).

3.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.EM BUSCA DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA E MAIS JUSTA: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE OS DIREITOS. 2017. (Simpósio).

4.
2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016.Educação Infantil no município de Humaitá. 2016. (Outra).

5.
XVIII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AMAZONAS. 2016. (Encontro).

6.
IV Seminário WEB CURRICULO e XII ENCONTRO DE PESQUISADORESEM CURRÍCULO: CONTEXTO, APRENDIZADO E CONHECIMENTO.Justiça Curricular para crianças de 4 e 5 anos do Sul do Amazonas. 2015. (Seminário).

7.
Seminário Histórias da Infância. 2015. (Seminário).

8.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL As redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e Educação. 2015. (Seminário).

9.
II Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e de Hoje. Brinquedoteca do PIBID e o Processo de Ensino e Aprendizagem.. 2013. (Congresso).

10.
IV Semana da Pedagogia do IEAA. Brinquedoteca e o Processo de Ensino e Aprendizagem.. 2013. (Congresso).

11.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Os Saberes dos Professores: ponto de partida para a formação continuada realizada pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, no município de Humaitá - AM.. 2013. (Congresso).

12.
28 Simpósio Internacional da OMEP.O Ensino de Artes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: elemento cultural e lúdico e Prática Pedagógica: o lúdico na Educação Infantil em uma escola pública de Humaitá AM.. 2012. (Simpósio).

13.
Congresso Internacional de Educação no Brasil. Prática Pedagógica na Educação Infantil: Saberes e Fazeres Permeados Por Diretrizes. 2012. (Congresso).

14.
I Conferência Interdisciplinar do IEAA.Eixos Norteadores do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto Pedagogia, Humaitá-AM.. 2012. (Outra).

15.
II Seminário Nacional do PIBID.Brinquedoteca Escolar: Recurso da Pratica Pedagogica do PIBID. 2012. (Seminário).

16.
CONLIP I Colóquio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa.Literatura Infantil. 2010. (Outra).

17.
I Congresso Educação e Direitos Humanos na Amazonia. 2010. (Congresso).

18.
II Congresso: Educação, Cidadania e Democracia. Princípos de uma Educação Libertadora na Educação Infantil. 2010. (Congresso).

19.
Seminário de Educação 2010 18 edição.A prática pedagógica e a leitura de professoras alfabetizadoras em Tangará da Serra MT?Brasil - Década de 70. 2010. (Seminário).

20.
Seminário de Educação 2010 18 edição. 2010. (Seminário).

21.
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. História da Leitura de Professoras Alfabetizadoras em Tangará da Serra MT-Brasil - Década de 70.. 2010. (Congresso).

22.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, Juventude e Relações de Gênero da História da Educação.. 2010. (Congresso).

23.
I Congresso de Física e Matemática - I CONFISMAT. 2009. (Congresso).

24.
I ENALE - ENCONTRO NACIONAL DE LEITURAS. 2009. (Encontro).

25.
II Semana da Pedagogia.Educação Infantil. 2009. (Outra).

26.
10º Semana da Pedagogia e II Seminário Regional de Formação Docentes e Práticas Pedagógicas. 2008. (Seminário).

27.
A Dança e a Educação no mesmo Ritmo. 2008. (Oficina).

28.
A Formação de Pedagogos: Processos Históricos, Contexto Atual e Desafios Èticos- Sócio- Pedagógicos.A Formação de Pedagogos:Processo Histórico, Contexto Atual e Desafios Èticos-Sócio- Pedagógicos. 2008. (Encontro).

29.
Grupo de Estudos. 2008. (Seminário).

30.
Programa de Cursos Positivo. 2008. (Outra).

31.
Programa de Formação Continuada. 2008. (Encontro).

32.
Progrma de Cursos Positivo. 2008. (Outra).

33.
9ª Semana da Pedagogia. 2007. (Seminário).

34.
Educar na Geração Delivery. 2007. (Seminário).

35.
Grupo de Estudos. 2007. (Seminário).

36.
Programa de Cursos do Positivo. 2007. (Encontro).

37.
Programas de Curso do Positivo. 2007. (Encontro).

38.
Curso de Artes Plásticas. 2006. (Oficina).

39.
Grupo de Estudos. 2006. (Seminário).

40.
I Ciclo de Palestras de História em Tangará da Serra. 2006. (Outra).

41.
Mostra Científica. 2006. (Seminário).

42.
Programa de Cursos Positivo. 2005. (Outra).

43.
Programa de Cursos Positivo. 2004. (Outra).

44.
Programa de Cursos Positivo. 2004. (Outra).

45.
Programa de Cursos Positivo. 2004. (Outra).

46.
Curso: A Brincadeira é Coisa Séria: reflexões sobre o papel da ludicidade na educação escolar. 2003. (Outra).

47.
Encontro de Atualização Constante do Centro Educacional de Tangará da Serra - CETS/ATEC. 2002. (Encontro).

48.
Programa de Cursos de Metodologia - Territórios do Cotidiano: Olhares e experiências da vida escolar. 2002. (Encontro).

49.
Aprender com Alegria. 2001. (Oficina).

50.
Programa de cursos para Equipe Docente - Refletir e agir na educação. 2001. (Encontro).

51.
Encontros de Atualização Constante do Centro Educacional de Tangará da Serra - CETS/ATEC. 2000. (Encontro).

52.
Filosofia para crianças - Educação para o Pensar - Programa ISSAO e GUGA/PIMPA. 2000. (Oficina).

53.
Programa de Cursos para Professores - Educar para Redescobrir, Encontro das áreas do conhecimento. 2000. (Encontro).

54.
Encontros de Atualização Constante do Centro Educacional de Tangará da Serra - CETS/ATEC. 1999. (Encontro).

55.
Programa de Cursos A Prática Pedagógica em Construção. 1999. (Outra).

56.
Programa de Cursos A Prática Pedagógica em Construção. 1999. (Outra).

57.
Programa de Cursos A Prática Pedagógica em Construção. 1999. (Outra).

58.
Encontros de Atualização Constante do Centro Educacional de Tangará da Serra - CETS/ATEC. 1997. (Encontro).

59.
Metodologia nas Áreas do Conhecimento. 1997. (Outra).

60.
Programa Metodologia nas Áreas do Conhecimento. 1997. (Outra).

61.
Encontros de Atualização Constante do Centro Educacional de Tangará da Serra - CETS/ATEC. 1996. (Encontro).

62.
Os Fundamentos da Pedagogia Construtivista. 1996. (Outra).

63.
Programa Megodologia nas Áreas do Conhecimento. 1996. (Outra).

64.
Programa Metodologia nas Áreas do Conhecimento. 1996. (Outra).

65.
Fundamentos do Construtivismo. 1995. (Outra).

66.
IV Semana de Pedagogia. 1995. (Encontro).

67.
Técnicas Audiovisuais de Ensino para Alfabetização. 1995. (Outra).

68.
Alfabetização de Adultos. 1994. (Outra).

69.
III Semana de Pedagogia. 1994. (Outra).

70.
Técnica de Alfabetização de Adultos. 1994. (Outra).

71.
2ª Encontro de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 1993. (Encontro).

72.
5ª Semana de Metodologia. 1993. (Outra).

73.
Didática da Matemática - 2º Encontro de Ciências, Matemática e Educação Ambiental. 1993. (Encontro).

74.
I Semana de Pedagogia. 1992. (Outra).

75.
Psicologia da Educação - Programa Unestado. 1992. (Outra).

76.
Educação Física Adaptada para Excepcionais - Programa Unestado. 1991. (Outra).

77.
XIX Encontro das APAEs - Região Centro Oeste. 1991. (Encontro).

78.
XV Congresso da Federação Nacional das APAEs. 1991. (Congresso).

79.
Curso de Psicomotricidade - APAE/MT. 1989. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. VI Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração em Educação ? ANPAE. 2017. (Outro).

2.
SOUZA, Z. G. E. F.; MASCARENHAS, S. A. N. . III Seminário Internacional Desafios de Orientação Educativa na Educação Básica e Superior. 2013. (Outro).

3.
SOUZA, Z. G. E. F.; OLIVEIRA, M.G. . I Conferência Interdisciplinar do IEAA. 2012. (Congresso).

4.
SOUZA, Z. G. E. F.. III Semana da Pedagogia. 2011. (Congresso).

5.
SOUZA, Z. G. E. F.. II Congresso: Educação, Cidadania e Democracia. 2010. (Congresso).

6.
SOUZA, Z. G. E. F.. II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane do Couto Florindo. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

2.
Ellen Laura Nascimento Miranda. Literatura e formação de leitores fora da escola.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Alfabetização) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Roni Maciel de Almeida. Brinquedoteca Escolar como Espaço Mediador de Conhecimento em uma Escola Pública demEnsino no Município de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

2.
Reully dos Santos Roberto. Literatura Infantil: a arte de contar histórias em uma escola pública do município de Humaitá AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

3.
Denize Lopes da Silva. A criança na fase inicial da escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

4.
Jucileia dos Santos Ferreira. As inteligências múltiplas no processo de ensino e aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Humaitá - AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

5.
Glacimar Figueiredo Pommer. Música: momento de aprendizagem na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

6.
Liliane Castro dos Santos. A sexualidade na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

7.
Priscila Gonçalves Ferreira. A música como recurso para a construção do conhecimento na escola de educação infantil Villa-Lobos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

8.
Gilmara Nascimento Gabriel. O ensino de arte nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola pública do município de Humaitá/AM.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

9.
Leidiane Barbosa Pessoa. A importância do Contar Histórias na Educação Infantil em uma escola do município de Humaitá/AM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

10.
Cristiane do Couto Florindo. Prática Pedagógica: o Lúdico na Educação Infantil de uma Escola Pública de Humaitá-AM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

11.
Maria Goretti Cordeiro da Costa. Atuação e articulação da família das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola João Paulo II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente IEAA/UFAM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

12.
Luciana da Silva Santos. A importância da Literatura na formação de leitores nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

13.
Gisele de Castro Nunes. Dificuldade na aprendizagem da leitura nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

14.
Rozinerir Pacheco Pinto. A importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

15.
Maria Gorett Bernadon. A contribuição das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

16.
Cleciane Freitas de Almeida. A leitura e a escrita na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - IEAA - UFAM/AM. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

Iniciação científica
1.
Quézia da Silva Neves. O planejamento e a Prática pedagógica na Educação Infantil: um olhar reflexivo - PIBIC. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

2.
Maricleice de Souza Façanha. OS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

Orientações de outra natureza
1.
Olinda de Oliveira Moraes. OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICIPIO DE HUMAITÁ-AM: FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS.. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

2.
Liliane Castro dos Santos. EDUCAÇÃO SEXUAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

3.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Trabalho Científico - Mostra Científica. 2007. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

4.
Alunos do Ensino Fundamental. Mostra Científica. 2006. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

5.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Trabalho Científico - Feira do Conhecimento ATEC/CETS. 2005. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

6.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Projeto Literatura Viva. 2005. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

7.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Projeto Literatura Viva. 2004. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

8.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Trabalho Científico - Feira do Conhecimento ATEC/CETS. 2004. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

9.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Projeto Literatura Viva. 2003. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

10.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Trabalho Científico - Feira do Conhecimento da ATEC/CETS. 2003. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

11.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. IV Concurso de Redação - Tema "Pátria Livre". 2003. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

12.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Trabalho Científico - Feira do Conhecimento ATEC/CETS. 2002. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

13.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. IV Femuci - Feira Municipal de Ciências. 1997. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.

14.
Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. IV Femuci - Feira Municipal de Ciências. 1997. Orientação de outra natureza - Centro Educacional de Tangará da Serra. Orientador: Zilda Gláucia Elias Franco.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, Z. G. E. F.2009SOUZA, Z. G. E. F.. Educação Lúdica. ITEC Ciência, v. 5, p. 99-106, 2009.

2.
SOUZA, Z. G. E. F.2011 SOUZA, Z. G. E. F.. HISTÓRIA DE LEITURA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA REGIÃO AMAZÔNICA ? BRASIL DÉCADA DE 70.. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 05, p. 76-97, 2011.

3.
DENARDIN, E. R. T.2017DENARDIN, E. R. T. ; ALVES, B. B. ; FRANCO, Z.G.E. . CHARGE NO LETRAMENTO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO FINAL DA ALFABETIZAÇÃO DO FUNDAMENTAL I: GÊNEROS MULTIMODAIS QUE PERMITEM A LEITURA ALÉM DA DECODIFICAÇÃO. Revista EDUCAmazônia, v. IX, p. 217-228, 2017.

4.
CAMPOS, M. C. C.2012CAMPOS, M. C. C. ; MARTINS NETO, N. M. S ; VERAS, E. S ; SOUZA, Z. G. E. F. . Percepção ambiental: experiência em escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM). Ambiência (UNICENTRO), v. 03, p. 15-27, 2012.


Livros e capítulos
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. O Ensino de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Maria Aparecida Salmaze, Alessandra Muzzi de Queiroz Chaves, Helison Salles Silva. (Org.). 28º Simpósio Mundial da OMEP. 01ed.Campo Grande MS: UFMS, 2013, v. 01, p. 01-221.

2.
OLIVEIRA, M.G. ; FRANCO, Z.G.E. ; MASCARENHAS, S. A. N. ; COSTA, M. G. C. ; BARRETO, R. S. ; BARROS, V. F. ; REIS, L. M. G. . A gestão escolar e o uso das novas tecnologias para a efetivação de uma educação de qualidade e cidadania. In: Suely Aparecida do Nascimento. (Org.). Em busca de justiça social, cidadania, democracia, sustentabilidade e qualidade de vida em contextos amazônicos.. 1ed.São Paulo: Loyola, 2015, v. 1, p. 199-216.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. História de Educadoras da Década de 70. Diário da Serra, Tangara da Serra, p. 04 - 04, 01 abr. 2010.


Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Z. G. E. F.. Princípios de uma Educação Libertadora na Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, Z. G. E. F.. História da Leitura de Professoras Alfabetizadoras em Tangará da Serra Mt-Brasil - Década de 70.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, Z. G. E. F.. A Prática Pedagógica na Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, Z. G. E. F.. Prática Pedagógica na Educação Infantil: Saberes e Fazeres Permeados Por Diretrizes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERREIRA, J. S. ; ALMEIDA, R. M. ; SOUZA, Z. G. E. F. . EIXOS NORTEADORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ? PIBID, SUBPROJETO PEDAGOGIA, HUMAITÁ/AM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FRANCO, Z.G.E.; PONCE, B. J. . Justiça Curricular para crianças de 4 e 5 anos do Sul do Amazonas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PONCE, B. J. ; FRANCO, Z.G.E. . EM BUSCA DE UMA PRÁTICA CURRICULAR INCLUSIVA E MAIS JUSTA: AMPLIANDO O OLHAR SOBRE OS DIREITOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SANTOS, L. C. ; FRANCO, Z.G.E. . Educação Sexual na Prática Pedagógica de Professoras da Educação Infantil no Município de Humaitá, Amazonas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FRANCO, Z.G.E.. Formação de professores - Educação Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FRANCO, Z.G.E.. Atividades de Reflexão-Ação Atividades de Reflexão?Ação dos professores da Educação do Campo de Humaitá. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, Z. G. E. F.. Semana da Pedagogia _ Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FRANCO, Z.G.E.. Atividades de Reflexão-Ação dos professores da Área Rual de Humaitá - AM. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 4:37:57