Geraldo Leão Veiga de Camargo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6521856627606695
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Possui mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em pintura, arte e política, história social da arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Geraldo Leão Veiga de Camargo
Nome em citações bibliográficas
CAMARGO, G. L. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná.
Rua Cel. Dulcídio, 638
Batel
80420-170 - Curitiba, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Paranismo: arte, ideologia e relações sociais no Paraná (1853-1953), Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Luiz Geraldo Santos da Silva.
Palavras-chave: arte;; Paranismo; raça; relações sociais; nacionalismo; modernidade.
2000 - 2002
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Escolhas abstratas: arte e política no Paraná. (1950-1962),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Geraldo Santos Silva.
Palavras-chave: Arte e política;; arte;; política;; abstração;; pintura;.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Pintura: janela para o mundo e espelho embaçado
Descrição: Produzir um conjunto de pinturas não figurativas traz consigo a pergunta sobre o que as justifica como atividade intencional e o que as faz capazes de receber a chancela de uma audiência interessada e informada sobre arte. Produzir um conjunto de pinturas não figurativas, no Brasil, em 2015, traz consigo a pergunta sobre o que ?dizem? ou sobre o que tratam essas pinturas. Qual sua motivação, objetivos e como avalia-las? A validação de obras de arte como tal se dá pelo cruzamento das realizações prévias do próprio artista, que provêm o ?contexto? para sua inteligibilidade em relação à sua própria práxis, com as realizações da história da arte, pelo recorte definido, seja por escolhas conscientes do artista, como pelas associações com outras obras ou conjunto de obras espalhadas pelo campo da arte como um todo. Pensando assim, há uma sobreposição de ?contextos? atuando para aceitar, e avaliar determinada produção tendo em vista as trajetórias pessoais e seu debate possível com o conjunto da produção artística. Produção sempre pensada a partir de um certo recorte que facilita, mas ao mesmo tempo, determina a família ou ?vizinhança? intelectual das obras. Este projeto pretende mapear o percurso da execução de um conjunto de trabalhos em pintura, não figurativos, que se inserem na tradição recente da arte contemporânea brasileira, entendida a partir do movimento neoconcreto. Este debate local se dá sobre o pano de fundo do debate artístico internacional, buscando enfrentar o problema da constituição de uma visualidade capaz de apresentar uma imagem afim à estrutura de relações sociais, ideológicas, estéticas e epistêmicas do mundo em que vivemos. Ao mesmo tempo, o projeto pretende atuar no levantamento e catalogação de obras de artistas que contribuíram para o trânsito de sentidos entre o Brasil e a produção externa, além de desenvolverem uma obra que resume as discussões artísticas cruciais da passagem do séc. XX para o XXI. Deste modo o projeto em 2018 se dedicará à preparação de uma exposição no MUSA/UFPR da obra da artista curitibana Denise Queiroz, nascida em 2 de dezembro de 1967 e falecida em Berlim, em 1999, que se propõe a dar visibilidade a uma artista pioneira na discussão franca da percepção das relações que perpassam o corpo feminino doente, pensado e vivido social e fisicamente. Em um período, o final do século XX, marcado internacionalmente por poéticas ativadas pela consciência do corpo e sua finitude, como se vê em artistas como Leonilson e Raul Cruz, a obra breve, mas intensa, de Denise Queiroz lança luz sobre questões mais amplas, que sua condição de mulher permitiu descortinar. A obra de Denise, mais que na produção final desses artistas homens, decidiu por uma iconografia baseada na representação de seu próprio corpo, marcado externa e internamente pela doença, mas que no caso dela, permite o transbordamento das questões de época e de individualidade para aspectos importantes ligados à representação do corpo feminino nas artes ocidentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Geraldo Leão Veiga de Camargo - Coordenador.
2011 - Atual
Arte, política e sociedade: Discursos de convencimento e validação
Descrição: O projeto de pesquisa pretende estudar as aplicações do conceito de ideologia ao discurso sobre a arte desde a modernidade, a partir do conceito de fetiche de Baudelaire, tomado aqui como o ponto inicial da relação entre arte e mercadoria. O objetivo é seguir o desenvolvimento das idéias sobre arte que tomam como base as definições marxianas de fetiche e ideologia aplicados às obras de arte num sistema cada vez mais tornado em campo de disputa entre as diversas concepções das relações entre arte, mercado e sociedade. A partir do estabelecimento dos vieses politizados, como as exegeses de Benjamin sobre o texto de Baudelaire-, o conceito de ideologia como categoria de análise, freqüentemente esgrimida por artistas e pensadores de arte, também será escrutinizada para que possa ser conferida sua utilização como meio de validação de posições artísticas com vistas a sua hegemonia nos campos em disputa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Oficina Permanente de Arte
Descrição: Curso de extensão Oficina permanente de arte - DeArtes/UFPR Oficina Permanente de Arte é um projeto de extensão universitária, coordenado pelo Prof. Geraldo Leão Veiga de Camargo, do Departamento de Artes da UFPR e se propõe a estabelecer um local de encontro de idéias e projetos artísticos, em que os participantes debatem seus projetos desde a concepção até a finalização como obra. A Oficina Permanente de Arte é aberta gratuitamente a artistas, educadores e estudantes de arte e será desenvolvida por meio de apresentação de ideias iniciais de projetos artísticos e seus seguimentos, seguido de debate entre os participantes. A partir do momento em que todo o grupo tiver seus projetos debatidos, os participantes iniciarão a execução concreta do projeto, que terá suas fases de elaboração igualmente discutidas por todos, até a finalização da obra ou projeto. Tal método permite o compartilhamento intensivo de conhecimentos empíricos e teóricos em que o grupo se beneficia das ideias, insights e conhecimento acumulado de todos os participantes, com seus diferentes cabedais de conhecimento. Os encontros acontecem no Deartes/UFPR, rua Cel. Dulcídio, 638, Batel, em Curitiba..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMARGO, G. L. V.2005 CAMARGO, G. L. V.. Esculturas públicas em Curitiba e a estética autoritária. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 25, p. 63-82, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
CAMARGO, G. L. V.. Geraldo Leão. In: BURIGO, juliana; CORDOVA, Dayana Zdebsky. (Org.). Conversas sobre arte: Curitiba, Brasil (2009 - 2013). 1ed.Curitiba: Máquina de Escrever, 2015, v. 1, p. 206-247.

2.
CAMARGO, G. L. V.. Escolhas modernistas: paisagem versus pintura de gênero na primeira metade do século XX. In: EGG, André; FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. (Org.). Arte e política no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Perspectiva, 2014, v. , p. 289-314.

3.
CAMARGO, G. L. V.. Interesses cruzados: arte, política e trocas sociais no Paraná do entreguerras. In: FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. (Org.). História e arte: encontros interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Editora Intermeios, 2013, v. , p. 201-217.

4.
CAMARGO, G. L. V.. O Salão Paranaense de Belas Artes.. In: OLIVEIRA, Márcio de; SWAKO, José.. (Org.). Ensaios de sociologia e história intelectual do Paraná. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2009, v. , p. 179-191.

5.
CAMARGO, G. L. V.. Da ágora à internet. Ou da representação do mundo ao mundo da representação. In: Adriano Codato. (Org.). Para viver no século XXI. 1ed.Curitiba: SESC da Esquina, 2007, v. , p. 129-143.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGO, G. L. V.. Paranismo: arte, ideologia e relações sociais no Paraná. 1853-1953. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAMARGO, G. L. V.. Modernidade problemática: arte no Paraná na primeira metade do século XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMARGO, G. L. V.. Escolhas modernistas: a paisagem na pintura paranaense na primeira metade do século XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMARGO, G. L. V.. Téchne e sentido, quando o procedimento é a coisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMARGO, G. L. V.. Arte contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CAMARGO, G. L. V.. Avesso da Possibilidade, Geraldo Leão e Raul Cruz: A objetividade e subjetividade em duas poéticas dos anos 80. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMARGO, G. L. V.. Membro do Conselho de orientação artística do Museu Oscar Niemeyer (MON). 2013.

2.
CAMARGO, G. L. V.. Membro da Comissão de análise e seleção de obras para a constituição do Acervo do museu Oscar Niemeyer (MON). 2013.

3.
CAMARGO, G. L. V.. Membro do Conselho consultivo do sistema estadual de museus do Paraná. 2012.

4.
CAMARGO, G. L. V.. Membro do Conselho de orientação artística do Museu Oscar Niemeyer (MON). 2012.

5.
CAMARGO, G. L. V.. Membro do Conselho consultivo do sistema estadual de museus do Paraná. 2011.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARGO, G. L. V.. Pintura Contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAMARGO, G. L. V.. Pintura Contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAMARGO, G. L. V.. Geraldo Leão Pretérito presente. 2014 (Exposição individual).

2.
CAMARGO, G. L. V.. O Estado da Arte. 2010 (Exposição coletiva).

3.
CAMARGO, G. L. V.. Arte brasileira nos acervos de Curitiba. 2010 (Exposição coletiva).

4.
CAMARGO, G. L. V.. O Avesso da possibilidade: uma rivalidade poética nos anos 80.. 2009 (Exposição coletiva).

5.
CAMARGO, G. L. V.. Tomie Ohtake e a trama espiritual na arte brasileira.. 2004 (Exposição coletiva).

6.
CAMARGO, G. L. V.. Nome. 2004 (Exposição coletiva).

7.
CAMARGO, G. L. V.. Geraldo Leão. 1996 (Exposição individual).

8.
CAMARGO, G. L. V.. Pinturas. 1992 (Exposição individual).

9.
CAMARGO, G. L. V.. Pinturas. 1992 (Exposição individual).

10.
CAMARGO, G. L. V.. Geraldo Leão. 1988 (Exposição individual).

11.
CAMARGO, G. L. V.. Imagens.. 1986 (Exposição individual).

12.
CAMARGO, G. L. V.. Geraldo Leão - Pinturas. 1984 (Exposição individual).

13.
CAMARGO, G. L. V.; Assal, Mohamed Ali el ; BANDEIRA, D. ; GUIMARAES, R. G. ; CRUZ, R. ; PROLIK, Eliane . Motocontínuo. 1983 (Exposição coletiva).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FREITAS, A. C.; CAMARGO, G. L. V.; KAMINSKI, R.. Participação em banca de Jéssica Alessio Venceslau. Arte à mão armada: vanguarda e resistência em Carlos Zílio (1966-1970). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SANTANA, A. C. V.; CAMARGO, G. L. V.; ARAUJO, Y. R. G.. Participação em banca de Patricia Stuart Guibes. Entre deslocamentos e ressignificações: materiais, técnicas e tecnologias na obra de Nuno Ramos. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
CAMARGO, G. L. V.; BAPTISTA, S.; STOLL, S. J.. Participação em banca de Isabelle Catucci da Silva. Arte pública em Ibiporã: reflexões sobre cultura em uma cidade do interior do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Luiz Carlos da Silva. Representação em tempos de guerra: marinha e civilização no quadro Combate do Riachuelo, de Victor Meireles (1868-1872). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
GIANNOTTI, M. G.; MUBARAC, L. C.; CESAR, J. C. O.; GOLDBERG, S. S.; CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Fabíola de Almeida Salles Mariano. Ibirapitanga: rastros e impressões. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicação e Artes/ USP.

Qualificações de Mestrado
1.
KAMINSKI, R.; FREITAS, A. C.; CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Alice Fernandes Freyesleben. Moderno por negação? Variações do moderno nos discursos sobre as artes em Curitiba (1940-1949). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CAMARGO, G. L. V.; BAPTISTA, S.; STOLL, S. J.. Participação em banca de Isabelle Catucci da Silva. Arte pública em Ibiporã: reflexões sobre cultura em uma cidade do interior do Paraná. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Lígia de Oliveira Barros. Abstração e objetivação por meio do acaso. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Poéticas Visuais) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
CAMARGO, G. L. V.; NORONHA, F. J.. Participação em banca de Miriam Fischer Kosel. Foliando. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Poéticas Visuais) - Universidade Estadual do Paraná.

3.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de José Cahue de Camargo Machado. Odisséia musical: análise das trilhas musicais de "2001 uma odisséia no espaço". 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Cinema: ênfase em produção) - Universidade Estadual do Paraná.

4.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Andréa de Freitas Rocha Loures. A representação do corpo na pintura do grupo Casa 7. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso interdisciplinar em Artes e Ensino de Artes) - Universidade Estadual do Paraná.

5.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Tânia Foggiatto. O desenvolvimento da imaginação infantil nas artes visuais na perspectiva de Vigotski. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso interdisciplinar em Artes e Ensino de Artes) - Universidade Estadual do Paraná.

6.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Carla Emília Nascimento. A função da arte em Nilo Previdi: gravura e engajamento social no cenário artístico paranaense. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso interdisciplinar em Artes e Ensino de Artes) - Universidade Estadual do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARGO, G. L. V.; ALMEIDA, J. G. M.. Participação em banca de Tereza Bossler Pinto.Percurso do processo artístico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CAMARGO, G. L. V.; BLOOMFIELD, T. B.. Participação em banca de Guilherme de Moraes Carriel.Da presença ao peso da presença. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

3.
BEGA, M. T. S.; SALLAS, A. L. F.; CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Gabriel Graton Roman.História em quadrinhos e identidade local: um estudo de caso das publicações de "O Gralha". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CAMARGO, G. L. V.; ALMEIDA, J. G. M.. Participação em banca de Maya Weishof.Paisagem como território de trânsito. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SILVA, I. C.; CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Leonardo Rossi.A escrita e o grafite na produção de arte urbana curitibana: um estudo da produção dos artistas Valdecimples, Thiago Syen e Paulo Lima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
CAMARGO, G. L. V.; ALMEIDA, J. G. M.. Participação em banca de Yuki Sabanay.Entre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

7.
CAMARGO, G. L. V.; ALMEIDA, J. G. M.. Participação em banca de Laís Ribeiro Marcelino.O automatismo surrealista como meio de exploração na poética artística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

8.
CAMARGO, G. L. V.; OSINSKI, D. R. B.. Participação em banca de Amanda Aidê Gabardo Kramar.Pesquisa em poéticas: (Des) formais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

9.
CAMARGO, G. L. V.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Mariana Kauchakje Gusman Ferraz.O Corpo da Mulher e Poder: Relações e Representações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

10.
CAMARGO, G. L. V.. Participação em banca de Emerson Tadeu da Cruz.A Província desatualizada: visualidade e modernidade na revista Joaquim (Curitiba: 1946-1948). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Memória e Imagem) - Universidade Federal do Paraná.

11.
CAMARGO, G. L. V.; BLOOMFIELD, T. B.. Participação em banca de Lilian Sales Moreira.Arte no espaço urbano: para quê e para quem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

12.
CAMARGO, G. L. V.; SCHLICHTA, C.. Participação em banca de Rubia Roberta do Amaral.O corpo-imagem-representação: análise das reproduções do corpo em obras de artistas da contemporaneidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

13.
CAMARGO, G. L. V.; BINI, F. A. F.. Participação em banca de Maria Carolina de Oliveira Pienegonda.O observador crítico: correspondência entre a faculdade do juízo de Kant e a arte contemporânea. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

14.
CAMARGO, G. L. V.; SCHLICHTA, C.. Participação em banca de Melinda dos Santos e Santos.Representação do Rei: construção da imagem de Felipe IV por Diego Velásquez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

15.
CAMARGO, G. L. V.; REIS, P. R. O.. Participação em banca de Adylles Daiane G. Jacomélli.Conceitualismos: discussões e métodos didáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

16.
CAMARGO, G. L. V.; BATISTA, S. D.. Participação em banca de Bruno Marcelino de Oliveira.O uso da cor e dos seus efeitos na pintura de Fernando Burjato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

17.
CAMARGO, G. L. V.; SANTIAGO, D.. Participação em banca de Camila Fernandes Brito.Observações sobre o preto na obra de Iberê Camargo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

18.
CAMARGO, G. L. V.; REIS, P. R. O.. Participação em banca de Vanessa Alves.As décadas de 1960 e 1970 e uma análise da vídeoarte de Letícia parente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná.

19.
CAMARGO, G. L. V.; GASSEN, L. H.. Participação em banca de Aline Souza Xavier.Questões acerca do espaço na pintura de Fernando Burjato. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

20.
CAMARGO, G. L. V.; GASSEN, L. H.. Participação em banca de Valmir João Saldanha de Jesus.A recepção da escultura 'Homem nu': um olhar contemporâneo sobre o passado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

21.
CAMARGO, G. L. V.; BINI, F. A. F.. Participação em banca de Julio Cesar Nowakowski.Performance e Site-specific: um estudo sobre suas relações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

22.
CAMARGO, G. L. V.; BINI, F. A. F.. Participação em banca de Andressa Schröder.Arte pós-histórica e experiência artística: confrontos entre as teorias estéticas de Arthur Danto e Richard Shusterman. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

23.
CAMARGO, G. L. V.; SANTIAGO, D.. Participação em banca de Felipe Meyenberg.Conhecimento tácito, iconologia e abstração em Wassily Kandinsky. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

24.
CAMARGO, G. L. V.; REIS, P. R. O.. Participação em banca de Viviane Regina Weçoski Fernandez.Hélio Oiticia e a Mangueira: a descoberta do Parangolé. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

25.
CAMARGO, G. L. V.; BINI, F. A. F.. Participação em banca de Janete Doro.Poty, o mural do Centenário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.

26.
CAMARGO, G. L. V.; OSINSKI, D. R. B.. Participação em banca de Iriana Nunes Vezzani.A Galeria Illustrada - um typo europeu em uma província acanhada: Curitiba 1888-9. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMARGO, G. L. V.; ALMEIDA, J. G. M.; ANTONIO, R. C.; TEUBER, M.; SILVA, R.. Concurso público para magistério superior: Ensino da arte e linguagem do desenho. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
CAMARGO, G. L. V.; OSINSKI, D. R. B.; ALMEIDA, J. G. M.; KAMINSKI, R.; TEUBER, M.. Concurso público para magistério superior: Expressão bidimensional. 2016. Universidade Federal do Paraná.

3.
CAMARGO, G. L. V.. Concurso público para Magistério superior em Poética Tridimensional. 2013. Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

4.
CAMARGO, G. L. V.. Concurso público para Magistério superior em Artes Visuais. 2013. Universidade Estadual do Paraná.

5.
CAMARGO, G. L. V.; QUADROS JUNIOR, I. B.; PRUDENCIO, K. C. S.; SOARES, G.; BORGES, P. M.. Concurso público para Magistério superior, professor assistente do curso de Comunicação Social da UFPR. 2013. Universidade Federal do Paraná.

6.
CAMARGO, G. L. V.; QUADROS JUNIOR, I. B.; MESSAGI JUNIOR, M.; LONGHI, R.; SPINILLO, C. G.. Concurso público para Magistério superior, professor assistente Depto. de Comunicação Social. 2009. Universidade Federal do Paraná.

Avaliação de cursos
1.
CAMARGO, G. L. V.. Comissão de análise de propostas de Artes Visuais do 20º Festival de Inverno da UFPR. 2010. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de História e Arte.Modernidade e Modernismo. 2012. (Simpósio).

2.
VIII Fórum de pesquisa científica em arte/EMBAP.Arte, Identidade e Autenticidade. 2012. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Miriam Fischer Kosel. Foliando. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Poéticas Visuais) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

2.
Rossana Glovatski Cordeiro Guimarães. Fragmentos e multiplicidade: Questões contemporãneas na obra de Geraldo Leão. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte do Século XX) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

3.
Gilce Calixto Feres. O processo de criação e construção do conjunto de obra VESTIDOS de Rossana Guimarães. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Arte do Século XX) - Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maya Weishof. Paisagem como território de trânsito. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

2.
Yuki Sabanay. Entre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

3.
Laís Ribeiro Marcelino. O automatismo surrealista como meio de exploração na poética artística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

4.
Amanda Aidê Gabardo Kramar. Pesquisa em poéticas: (Des) formais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

5.
Alexandre Spodarik Vieira. Do surgimento da fotografia ao movimento pictorialista na Europa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

6.
Juliana de Sávio Silva. O espaço íntimo: um projeto fotográfico sobre o olhar do outro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

7.
Lilian Sales Moreira. Arte no espaço urbano: para quê e para quem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

8.
Rubia Roberta do Amaral. O corpo-imagem-representação: análise das reproduções do corpo em obras de artistas da contemporaneidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

9.
Bruno Marcelino de Oliveira. O uso da cor e dos seus efeitos na pintura de Fernando Burjato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

10.
Camila Fernandes Brito. Observações sobre o preto na obra de Iberê Camargo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

11.
Janete Doro. Poty, o mural do Centenário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

12.
Viviane Regina Weçoski Fernandez. Hélio Oiticia e a Mangueira: a descoberta do Parangolé. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

13.
Akine Souza Xavier. Questões acerca do espaço na pintura de Fernando Burjato. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

14.
Felipe Meyenberg. Conhecimento tácito, iconologia e abstração em Wassily Kandinsky. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

15.
Eloana Santos Chaves. Adalice Araujo: o engajar da arte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

16.
Arissa Carvalho. Motocontínuo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

17.
Lívia Maria Alves. Arte-mídia: Raul Cruz. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

18.
Laura Formighieri teixeira. A objetividade do gosto em Clement Greenberg x a universalidade do gosto em Kant. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

19.
Patrícia Stuart Guibes. Mohamed - Enigmagens, escrituras e significações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

20.
Kelly Maria Noga. Iconografia bizantina: importância e significado para os descendentes de ucranianos no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

21.
Débora Bacchi Camilo. Artesanato com fibra de bananeira: em busca de sustentabilidade e do resgate cultural da comunidade Candonga. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

22.
Graciele Dellalibera de Mello. raul Cruz: um paralelo com o belo da Crítica do Juízo na sua obra plástica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

23.
Lorena Laura Toso. Rogério Dias: sua vida, sua arte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

24.
Marcio José Sobreira Bittencourt. A obra de Carlos eduardo Zimmermann e suas vertentes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

25.
William Wagner Machado. Artur Barrio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

26.
Tony Ramos Camargo. O trabalho das pipocas: Uma manifestação artística pública em Curitiba. Entrevistas e documentos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

27.
Patrícia Varela. Denise Queirós. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

28.
Ronaldo Thibes. Redesenhando Alceu Chichorro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

29.
Lilian Hollanda Gassen. Conceitos e trabalhos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

30.
Cristian Leite Teles. Arte ou loucura?. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

31.
Janete Iara Kososky. Pintura, criança, museu e artista. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.

32.
Josiane Karina Nichele. Poty Lazzarotto. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Artística) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Geraldo Leão Veiga de Camargo.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 18:38:02