Liane Camatti

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  • Última atualização do currículo em 19/04/2018


Possui graduação em Curso de Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras pela Universidade Federal da Paraíba (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de educação de surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, diagnóstico precoce da surdez, escola e comunidade surda, produção da normalidade/anormalidade surda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Liane Camatti
Nome em citações bibliográficas
CAMATTI, L.;CAMATTI, LIANE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.
Avenida Roraima, 1000, prédio 16, sala 3150A
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208925
URL da Homepage: http://site.ufsm.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: EFEITOS DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SURDEZ NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Palavras-chave: Surdez; Escolarização de surdos; Diagnóstico precoce.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre comunidade e escola de surdos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Márcia Lise Lunardi-Lazzarin.
Palavras-chave: Comunidade surda; Escola de surdos; Sujeito pedagógico surdo.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2006
Aperfeiçoamento em Formação de Intérpretes em Língua de Sinais. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: -. Ano de finalização: 2006.
2013 - 2016
Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: ECOS DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 11 ANOS APÓS A OBRIGATORIEDADE LEGAL.
Orientador: Aline Cleide Batista.
2003 - 2006
Graduação em Curso de Educação Especial Deficientes da Audiocom.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Curso de formação: professores e tutores para EAD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2005
Extensão universitária em Curso de Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - 12/2014
Ensino, Diversos cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bacharelado em Fonoaudiologia - Libras II (30 hs)
Licenciatura em Letras/Inglês - Libras (60hs)
Licenciatura em Educação Especial diurno - TFC (60hs)
04/2014 - 07/2014
Ensino, Diversos cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Licenciatura em Matemática - Libras (60hs)
Licenciatura em Geografia - Libras (60hs)
Bacharelado em Fonoaudiologia - Libras I (30hs)
09/2013 - 01/2014
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa para surdos
10/2010 - 10/2010
Ensino, PEG Formação de Professores para a Ed Profissional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inclusão de surdos no ensino superior, conteúdo da disciplina de Educação Inclusiva
04/2007 - 01/2010
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.

Serviço realizado
Tradutor/Intérprete de LIBRAS - Contrato terceirizado (40hs semanais).
08/2009 - 12/2009
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A produção do conhecimento na educação de surdos
Ensino de Língua Portuguesa para surdos
"Surdez: língua, cultura e identidade" tema da disciplina Fundamentos de Educação Especial
04/2007 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Departamento de Educação Especial.

Serviço realizado
Intérprete de LIBRAS no Curso de Graduação à Distância de Educação Especial nas disciplinas de LIBRAS II, LIBRAS III e LIBRAS IV.

Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIPAMPA, .

Cargo ou função
Membro do Grupo Gestor pro tempore do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade - NInA (Portaria 914/2013)..
11/2013 - 04/2014
Ensino, Todos os cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras (60hs) - DCG - Bacharelado em Nutrição
Libras (60hs) - DCG - Enfermagem
Libras (60hs) - DCG - Fisioterapia
Libras (60hs) - Licenciatura em Ciências Biológicas
Libras (60hs) - Licenciatura em Ciências da Natureza
06/2013 - 10/2013
Ensino, Todos os cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras (60hs) - DCG - Medicina Veterinária
Libras (60hs) - Licenciatura em Educação Física
05/2013 - 06/2013
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras (60hs) - Licenciatura em Ciências Exatas
01/2013 - 05/2013
Ensino, Todos os cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras (60hs) - DCG - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Libras (60hs) - Licenciatura em Ciências Biológicas
Libras (60hs) - DCG - Bacharelado em Ciências Econômicas
03/2012 - 07/2012
Ensino, Todos os cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras (60hs) DCG 1 - Fisioterapia
Libras (60hs) DCG 2 - Fisioterapia
Libras (60hs) - Licenciatura em Ciências da Natureza
Libras (60hs) - Licenciatura em Educação Física
02/2012 - 03/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (60hs)
10/2011 - 12/2011
Ensino, Todos os cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras (60hs) - Licenciatura em Ciências Biológicas
Libras (60hs) - DCG - Bacharelado em Administração

Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Docência na ed. profissional, técnica e tecnológic, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação como fator de inclusão / LIBRAS
08/2011 - 10/2011
Ensino, Capacitação para servidores, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
LIBRAS
07/2011 - 10/2011
Direção e administração, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Coordenadora de Ações Inclusivas - Campus Alegrete (D.O.U. de 12 de julho de 2011).
05/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro de comissão de concessão de auxílios estudantis (Portaria nº 070 de 19 de maio de 2011)..
05/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração do projeto pedagógico de curso de bacharelado em Agronomia (Portaria nº 90 de 16 de maio de 2011).
05/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração do projeto pedagógico do Curso de Pós-Graduação em Agroindústria (Portaria nº 077 de 30 de maio de 2011).
03/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado do Curso Superior de Engenharia Agrícola (Portaria nº 038 de 18 de março de 2011).
03/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos (Portaria nº 039 de 18 de março de 2010).
02/2011 - 10/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica - Técnico em Informática Integrado I (40hs)
Metodologia Científica - Técnico em Informática Subsequente II(40hs)
Metodologia Científica - Técnico em Informática Subsequente (40hs)
10/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Seleção - COPESEL - Campus Alegrete (Portaria nº 219 de 07 de outubro de 2010).
10/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Comissão da Rede Nacional de Certificação e Formação Inicial e Continuada - CERTIFIC (Portaria nº 230 de 26 de outubro de 2010).
09/2010 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Seleção - COPESEL (Portaria nº 605 de 14 de setembro de 2010).
02/2010 - 10/2011
Ensino, Diversos cursos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa orientada (40hs) - Curso de Tecnologia em Agroindústria
Metodologia científica (60hs) - Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola
Metodologia científica (40hs) - Curso de Tecnologia em Produção de Grãos
Metodologia científica (60hs) - Curso de Tecnologia em Agroindústria
Metodologia científica (40hs) - Curso de Bacharelado em Zootecnia
Educação para a diversidade e inclusão (60hs) - Curso de Licenciatura em Química
LIBRAS I (40hs) - Curso de Licenciatura em Matemática
03/2010 - 08/2011
Direção e administração, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Coordenadora do NAPNE - IFFarroupilha/Campus Alegrete (Portaria nº 065 de 26 de março de 2010).
04/2011 - 07/2011
Ensino, A surdez na Contemporaneidade, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
A surdez no cenário político, histórico, cultural e educacional
Língua Brasileira de Sinais: gramática em contexto e sinais básicos
05/2010 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Alegrete, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Licenciatura em Química (Portaria mº 105 de 19 de maio de 2010).

Universidade Federal de Santa Maria/Universidade Aberta do Brasil, UFSM/UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: UFSM/UAB, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: UFSM/UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à distância do curso de Capacitação em Atendimento Educacional Especializado.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: UFSM/UAB, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora à distância do Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. 420 horas

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2013/1 - Desenvolvimento linguístico e educação do surdo (60hs)
2013/2 - Estágio Supervisionado - Surdez
2014/1 - Libras I (60hs)
03/2013 - 09/2013
Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulos temáticos (250hs) - 8a edição
07/2012 - 12/2012
Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulos temáticos (225hs)
10/2011 - 05/2012
Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulos temáticos (225 hs)
03/2011 - 10/2011
Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Módulos temáticos (225hs)

Universidade Tuiuti do Paraná - Uníntese, UTP UNÍNTESE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

07/2011 - 07/2011
Ensino, LIBRAS - Traduação e Interpretação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tradução de LIBRAS/Língua Portuguesa
07/2011 - 07/2011
Ensino, LIBRAS - Traduação e Interpretação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tradução de LIBRAS/Português
05/2011 - 05/2011
Ensino, LIBRAS - Traduação e Interpretação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Traduação de LIBRAS/Português

Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS

Universidade da Região da Campanha - Campus Bagé, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Atividades

03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (80hs)

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Produções Culturais Surdas no contexto da Educação Bilíngue
Descrição: O presente projeto é proposto por pesquisadoras de três universidades federais localizadas no Estado do Rio Grande do Sul que, nos últimos anos, vêm desenvolvendo investigações no campo da cultura e educação de surdos, junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Pesquisas anteriores, desenvolvidas por membros desse grupo, possibilitaram discussões e análises sobre (1) as condições linguísticas e pedagógicas em que se encontram alunos surdos, professores e intérpretes de Libras nas escolas do Rio Grande do Sul (Edital Universal MCT/CNPq 50/2006); (2) os efeitos da produção curricular nos processos de formação docente na área da educação de surdos (Edital Ciências Humanas CNPq 02/2009); e (3) a produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira, com foco nas relações de poder envolvidas na produção de significados culturais e de identidades surdas (Edital CAPES/MinC Pró-Cultura 07/2008). Nesse sentido, as mais recentes bandeiras levantadas nesse campo têm trazido outras questões. Há um deslocamento das discussões, já que, à medida que vão sendo implementadas mudanças provenientes daquelas primeiras pesquisas e lutas, vão também surgindo novos problemas, novas questões, novas temáticas. A partir daí, emerge um panorama em que faz sentido e é possível voltar atentamente o olhar para os efeitos das produções culturais das comunidades surdas nos espaços escolares. Desse modo, na presente proposta, pretendemos ampliar as discussões em torno de temáticas que envolvem o contexto da educação de surdos no cenário da educação básica, enfocando a circulação e consumo da cultura surda no contexto da educação escolar bilíngue para surdos. Interessa-nos olhar para a Educação Básica no que se refere ao trabalho docente (professores surdos e ouvintes) e ao currículo (o que vem sendo ensinado; priorizado) no sentido de um dispositivo pedagógico que organiza os espaços/tempos escolares e hierarquiza os saberes. Urge discutir a cultura surda dentro de outra perspectiva que ela assume: a de operadora de elementos de classificação, de ordenamento e de formação de grupos sociais. Para a realização da investigação, priorizaremos escolas específicas para surdos, pois consideramos que, nesses espaços, artefatos culturais surdos vêm sendo produzidos, circulam e geram efeitos entre alunos e professores. Tomando como suporte teórico-metodológico os Estudos Culturais em Educação, entendemos que os artefatos culturais estão envolvidos no que se compreende o circuito da cultura (HALL; DU GAY, 1997 e JOHNSON, 1999) como espaço/tempo de produção de sentidos e significados culturais na interligação de processos de representação, identidade, produção, consumo e regulação. Para isso, metodologicamente a noção de discurso é central para a análise do corpus empírico a ser investigado. O investimento que pretendemos realizar é, a partir de uma análise das relações entre poder, saber e verdade, entender a produtividade estratégica organizada e estabelecida de um discurso atual que nos leva a ver e dizer formas particulares, tornadas como naturais e verdadeiras, sobre um objeto que não transcende a história, e sim, nela se estabelece e é fabricado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A produção de práticas discursivas no campo da educação especial no contexto da racionalidade inclusiva
Descrição: O presente projeto de pesquisa vincula-se ao DEC - Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/CNPq, constituído por pesquisadores da UFSM e, tem por intenção investigar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade inclusiva. Ao tomar a perspectiva dos estudos pós-críticos em educação como mote dessa investigação estabelecemos como problema de pesquisa o seguinte enunciado: Que verdades, tomadas como naturais e verdadeiras, são produzidas pelas práticas discursivas no campo da educação especial no contexto da racionalidade inclusiva? A investigação proposta aproxima-se metodologicamente do exercício genealógico cunhado por Michel Foucault, o qual busca conhecer, pela análise histórica, as condições que possibilitaram que os indivíduos se tornassem sujeitos objetivados e subjetivados por diferentes relações de poder/saber. A materialidade analítica da investigação é constituída a partir da eleição de práticas discursivas produzidas em diferentes âmbitos - produções acadêmicas, programas de Governo, documentos legais, produções midiáticas - que apresentam a educação especial de forma articulada a princípios de condução de Estado dentro de uma racionalidade inclusiva. A partir do projeto propormos olhar para a educação especial e seus desdobramentos nas práticas educacionais contemporâneas sem pretender desenvolver uma defesa dos ideais inclusivos, e por isso não nos interessa partir de juízos de valor antecipados. Interessa-nos exercitar a crítica pelo exercício do pensamento. Portanto, pensar sobre a educação especial e as práticas desenvolvidas no contexto educacional inclusivo não significa o mesmo que estar contra tais práticas, mas significa sim colocar em suspeição algumas verdades que têm sido produzidas a partir desse cenário educacional e que são utilizadas como estratégia para o assujeitamento dos sujeitos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
PRODUÇÕES CULTURAIS SURDAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE
Descrição: O presente projeto é proposto por pesquisadoras de três universidades federais localizadas no Estado do Rio Grande do Sul que, nos últimos anos, vêm desenvolvendo investigações no campo da cultura e educação de surdos, junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Pesquisas anteriores, desenvolvidas por membros desse grupo, possibilitaram discussões e análises sobre (1) as condições linguísticas e pedagógicas em que se encontram alunos surdos, professores e intérpretes de Libras nas escolas do Rio Grande do Sul (Edital Universal MCT/CNPq 50/2006); (2) os efeitos da produção curricular nos processos de formação docente na área da educação de surdos (Edital Ciências Humanas CNPq 02/2009); e (3) a produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira, com foco nas relações de poder envolvidas na produção de significados culturais e de identidades surdas (Edital CAPES/MinC Pró-Cultura 07/2008). Nesse sentido, as mais recentes bandeiras levantadas nesse campo têm trazido outras questões. Há um deslocamento das discussões, já que, à medida que vão sendo implementadas mudanças provenientes daquelas primeiras pesquisas e lutas, vão também surgindo novos problemas, novas questões, novas temáticas. A partir daí, emerge um panorama em que faz sentido e é possível voltar atentamente o olhar para os efeitos das produções culturais das comunidades surdas nos espaços escolares. Desse modo, na presente proposta, pretendemos ampliar as discussões em torno de temáticas que envolvem o contexto da educação de surdos no cenário da educação básica, enfocando a circulação e consumo da cultura surda no contexto da educação escolar bilíngue para surdos. Interessa-nos olhar para a Educação Básica no que se refere ao trabalho docente (professores surdos e ouvintes) e ao currículo (o que vem sendo ensinado; priorizado) no sentido de um dispositivo pedagógico que organiza os espaços/tempos escolares e hierarquiza os saberes. Urge discutir a cultura surda dentro de outra perspectiva que ela assume: a de operadora de elementos de classificação, de ordenamento e de formação de grupos sociais. Para a realização da investigação, priorizaremos escolas específicas para surdos, pois consideramos que, nesses espaços, artefatos culturais surdos vêm sendo produzidos, circulam e geram efeitos entre alunos e professores. Tomando como suporte teórico-metodológico os Estudos Culturais em Educação, entendemos que os artefatos culturais estão envolvidos no que se compreende o circuito da cultura (HALL; DU GAY, 1997 e JOHNSON, 1999) como espaço/tempo de produção de sentidos e significados culturais na interligação de processos de representação, identidade, produção, consumo e regulação. Para isso, metodologicamente a noção de discurso é central para a análise do corpus empírico a ser investigado. O investimento que pretendemos realizar é, a partir de uma análise das relações entre poder, saber e verdade, entender a produtividade estratégica organizada e estabelecida de um discurso atual que nos leva a ver e dizer formas particulares, tornadas como naturais e verdadeiras, sobre um objeto que não transcende a história, e sim, nela se estabelece e é fabricado. Nesse sentido, dentre as principais contribuições cientificas do referido estudo, almejamos com essa pesquisa subsidiar discussões de propostas curriculares no âmbito da educação básica para alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, atendendo as atuais prerrogativas da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; contribuir para a realização de atividades de extensão, através de cursos e oficinas, em parceria com escolas de surdos, culminando com a realização do II Festival Brasileiro de Cultura Surda, com ênfase nas discussões acerca da cultura surda, bilinguismo e educação; produzir materiais em versão bilíngue (vídeos em Libras com legenda)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .
Integrantes: Liane Camatti - Integrante / Márcia Lise Lunardi-Lazzarin - Coordenador / Mônica Zavacki de Morais - Integrante / Fernanda de Camargo Machado - Integrante / Simoni Timm Hermes - Integrante / Eliana da Costa Pereira de Menezes - Integrante / Carolina Pereira Noya - Integrante / Priscila Turchiello - Integrante / Dinara Soraia Ebbing - Integrante / Marcele Martins Cáceres - Integrante.
2008 - 2009
A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul: região central e fronteira oeste
Descrição: A investigação proposta tem, como objetivos, produzir dados sobre a situação lingüística e escolar em que os alunos surdos se encontram nas diferentes regiões do Estado; conhecer a situação profissional, lingüística e de formação dos professores que atuam em escolas onde existam alunos surdos matriculados; subsidiar, com os dados produzidos, os órgãos Estaduais, Municipais e de representação da comunidade surda; analisar a situação educacional dos surdos no RS, tomando como referência as condições históricas, sociais e culturais da comunidade surda e da comunidade acadêmica, a partir da segunda metade da década de 1990. Para tanto, propomos uma investigação de caráter quantitativo e qualitativo, dividida em duas fases. A primeira fase compreende o levantamento dos alunos surdos matriculados nas redes públicas estadual e municipais, bem como dos registros de políticas educacionais e de projetos político-pedagógicos das escolas que possuem alunos surdos matriculados em qualquer modalidade de ensino. A segunda fase compreende a aplicação de questionários e de possíveis entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores das escolas que mantenham atendimento a alunos surdos. Os dados obtidos em ambas as fases serão confrontados e analisados tendo como referência autores que trabalham no campo da educação de surdos e que discutem a inclusão escolar. As metas a serem atingidas com esta investigação são: produzir, analisar e disponibilizar dados sobre a realidade educacional e lingüística dos alunos surdos da educação básica no RS; envolver as Universidades proponentes desta pesquisa em projetos de inserção na comunidade; propor novas pesquisas decorrentes desta e que possam estar detalhando e aprofundando o conhecimento sobre as situações vividas pelos alunos surdos e pelos professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Descrição: A luta por conquistas políticas e linguísticas travada no campo da educação de surdos especialmente nas últimas décadas teve como importantes marcos a oficialização da Língua Brasileira de Sinais através da Lei n°10.436/02 e a posterior regulamentação desta lei través do Decreto n° 5.626/05. Uma das mais significativas vantagens empreendidas pelos referidos documentos legais foi a obrigatoriedade do ensino de Libras como elemento curricular obrigatório em cursos de formação de professores e de Fonoaudiologia de todo o Brasil. Ao passo em que isso representou um grande avanço, também surgiu uma lacuna na formação de professores e na produção de recursos materiais que possam subsidiar a implementação do ensino de Libras nas Universidades. É justamente voltado ao atendimento da crescente demanda de produção de materiais e recursos didáticos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua que este projeto se propõe. O objetivo central é produzir materiais didáticos que possa subsidiar o ensino da Libras modalidades de ensino à distância e presencial. Para atingir ao proposto, as seguintes etapas serão desenvolvidas: levantamento de materiais didáticos voltados ao ensino da Libras já existentes; organização, planejamento e seleção das categorias semânticas; construção dos roteiros, filmagens, edição e produção do material digital;organização e finalização do material didático e divulgação do produto final e da experiência do projeto. Tais etapas serão desenvolvidas entre os meses de março de 2015 e dezembro de 2016, sistematizados em encontros semanais da equipe de trabalho. Com a execução do projeto e a criação do material didático, deve ser amenizada localmente a carência de recursos para o ensino da Libras nas disciplinas no ensino superior em cursos diversos e nas práticas acadêmicas, colaborando também com a difusão e expansão da Língua Brasileira de Sinais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2013
Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal analisar a produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira. Centrado nas produções culturais das comunidades surdas, procura problematizar as relações de poder envolvidas na produção de significados culturais e de identidades surdas. Para tanto, filia-se ao campo dos Estudos Culturais por entender a cultura como campo de luta em torno de significação social e aos Estudos Surdos, por conceber a cultura surda como espaço de contestação e de constituição de identidades e diferenças que determinam a vida de indivíduos e de populações. Afinados a esses campos epistemológicos, pesquisadores envolvidos com a educação de surdos têm potencializado discussões para além do campo disciplinar da Educação, colocando as questões culturais como um locus privilegiado de análise e de problematização. No caso desse estudo, cabe ressaltar que as produções culturais de pessoas surdas envolvem, em geral, o uso de uma língua de sinais, o pertencimento a uma comunidade surda e o contato com pessoas ouvintes, sendo que esse contato lingüístico e cultural pode proporcionar uma experiência bilíngüe a essa comunidade, ou seja, experiências que se dão no campo visual. Com o intuito de dar continuidade e de consolidar pesquisas na área da cultura surda, o presente estudo pretende: mapear as produções culturais das comunidades surdas brasileiras; coletar as produções culturais nas diferentes regiões brasileiras, com ênfase nos espaços em que há um movimento surdo organizado; analisar os processos de significação envolvidos na produção, circulação e consumo dos artefatos pertencentes à cultura surda; entender os aspectos que estão envolvidos na produção, circulação e consumo da cultura surda; dar visibilidade e contribuir com a divulgação das produções culturais das comunidades surdas brasileiras e potencializar intercâmbios entre os diferentes atores envolvidos na produção, circulação e consumo dos artefatos pertencentes à cultura surda..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
A surdez na contemporaneidade: língua, cultura e educação escolar
Descrição: Projeto cujo objetivo central é capacitar professores que atuam nas redes municipal e estadual de ensino do município de Alegrete/RS através de uma formação que transite por temas específicos da área da surdez na Contemporaneidade. Para tal, intenta-se proporcionar o conhecimento básico de Língua Brasileira de Sinais aos professores; discutir a questão da surdez no âmbito educacional tendo em vista as políticas de inclusão e o cenário cultural, identitário e linguístico no qual estão imersas as comunidades surdas; promover um espaço de discussão acerca dos processos de in/exclusão; viabilizar um espaço de capacitação docente, tendo em vista a demanda criada a partir da atual política educacional brasileira. A partir disso, o grande mote deste projeto gira em torno da amenização da fragilidade do sistema educacional alegretense no atendimento escolar às pessoas surdas nas redes regulares de ensino. Ao final do tempo previsto para a realização do projeto, os concluintes deverão ter um entendimento abrangente acerca de inúmeras das questões cruciais que envolvem o processo educativo da pessoa surda, demarcando os espaços educacionais para sujeitos que apresentam uma singularidade cultural e lingüística..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Educação Especial (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMATTI, LIANE2015CAMATTI, LIANE; LUNARDI-LAZZARIN, MÁRCIA LISE . PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA: ARTICULAÇÕES A PARTIR DA CULTURA. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 23, p. 125, 2015.

2.
CAMATTI, L.;CAMATTI, LIANE2012 CAMATTI, L.; Lunardi-Lazzarin, M.L. . A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola. ETD : Educação Temática Digital, v. 14, p. 386-398, 2012.

3.
CAMATTI, L.;CAMATTI, LIANE2011CAMATTI, L.. A centralidade e a conveniência da cultura nas práticas de organização da comunidade e da escola de surdos. P@rtes (São Paulo), v. -, p. ---, 2011.

4.
CAMATTI, L.;CAMATTI, LIANE2011CAMATTI, L.; Lunardi-Lazzarin, M.L. . Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos. Revista Educação Especial, v. 24, p. 259-269, 2011.

5.
CAMATTI, L.;CAMATTI, LIANE2011CAMATTI, L.; Lunardi-Lazzarin, M.L. . Comunidade e escola de surdos: intersecções e produção de subjetividades. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 35, p. 33-41, 2011.

6.
CAMATTI, L.;CAMATTI, LIANE2010CAMATTI, L.; Lunardi-Lazzarin, M.L. . Cultura e comunidade surda: intersecções e emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço escolar. Revista Educação Especial, v. 23, p. 91-101, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Morais, M. Z. ; CAMATTI, L. . Consumindo o "outro" - Programa Viver Sem Limite. In: BRANCHER, V.R.; MEDEIROS, B.A.; MACHADO, F.C.. (Org.). Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial - Novos prismas. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. II, p. 51-74.

2.
Morais, M. Z. ; CAMATTI, LIANE . Tensionamentos do currículo na Educação de Surdos: os efeitos da diferença. In: LUNARDI-LAZZARIN, M.L.; MENEZES, E.C.P.; LAZZARIN, L.F.. (Org.). Diferença, educação e cultura: ressonâncias na escola contemporânea. 1ed.C: Curitiba, 2018, v. 1, p. 97-114.

3.
Morais, M. Z. ; CAMATTI, LIANE . Tensionamentos do currículo na Educação de Surdos: os efeitos da diferença. In: LUNARDI-LAZZARIN, M.L.; MENEZES, E.C.P.; LAZZARIN, L.F.. (Org.). Diferença, educação e cultura: ressonâncias na escola contemporânea. 1ed.C: Curitiba, 2018, v. 1, p. 97-114.

4.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. . A captura da cultura e da diferença: articulações a partir de uma política bilíngue para surdos. In: THOMA, A.S.; HILLESHEIM, B.. (Org.). Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011, v. , p. 163-178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMATTI, L.; Morais, M. Z. . Nuances curriculares na escola de surdos: discutindo a emergência de pressupostos sobre a diferença surda. In: X Anped Sul, 2014, Florianópolis. Anais da X Anped Sul, 2014. p. 1-16.

2.
Morais, M. Z. ; CAMATTI, L. . Consumindo o 'outro': Programa Viver sem Limites. In: V SBECE e II SIECE: Nas contingências do espaço-tempo, 2013, Canoas - RS. Anais do V SBECE e II SIECE: Nas contingências do espaço-tempo, 2013.

3.
CAMATTI, L.; Pinheiro, D. ; Gomes, A.P.G. . A comunidade surda e a recursividade dos artefatos cuturais na constituição dos sujeitos surdos. In: X Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular: A educação e o saber dos povos e da natureza, 2011, Santa Maria - RS. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular, 2011. p. 165-169.

4.
Gomes, A.P.G. ; CAMATTI, L. ; Cezimbra, J. . Fenômeno conceitual da cultura surda no discurso da normalidade: da folclorização do sujeito à produção da alteridade deficiente. In: X Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular: A educação e o saber dos povos e da natureza, 2011, Santa Maria - RS. Anais do Congresso Internacional de Educação Popular e Seminário Internacional de Educação Popular, 2011. p. 161-164.

5.
CAMATTI, L.. Atravessamentos culturais nas práticas de organização da comunidade surda. In: 4º Seminário Brasileiro e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas - RS. Anais do 4º Seminário Brasileiro e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011.

6.
CAMATTI, L.. A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda. In: 34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social, 2011, Natal - RN. Anais da 34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social, 2011.

7.
CAMATTI, L.. A produção da diferença surda: entrecruzamentos entre escola, cultura e identidade. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

8.
CAMATTI, L.. Políticas bilíngües en el ámbito escolar. In: X Congresso Latinoamericano y V Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas, 2010, Santiago/Chile. Anais do X Congresso Latinoamericano y V Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas, 2010.

9.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. . La comunicación y la cultura cuando se reúnem en la escuela. In: X Congresso Latinoamericano y V Congresso Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas, 2010, Santiago/Chile. Anais do X Congresso Latinoamericano y V Congresso Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas, 2010.

10.
Gomes, A.P.G. ; CAMATTI, L. . Estratégias e implicações de uma política bilíngue para surdos: o local da cultura e da diferença. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro de Pesquisadores em Educação Especial, 2010.

11.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Lunardi-Lazzarin, M.L. . Cartografando a educação de surdos no Rio Grande do Sul: discursos sobre inclusão, cultura e identidade. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.

12.
Lunardi-Lazzarin, M.L. ; CAMATTI, L. . Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região Centro-Oeste/RS. In: Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo. Educação e tecnologia: sujeitos (des)conectados?, 2009.

13.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Lunardi-Lazzarin, M.L. . Caminhhos da educação de surdos no Rio Grande do Sul: uma análise sobre os contornos da região centro-oeste. In: III Congresso Internacional de Educação: Educação humanizadora e os desafios da diversidade, 2009, Santa Maria. Educação humanizadora e os desafios da diversidade. Santa Maria, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. . A comunicação e a cultura surda: para além do âmbito escolar. In: X Congreso Latinoamericano y V Nacional de Educación Bilingüe para Personas Sordas, 2010, Santiago/Chile. Anais do X Congreso Latinoamericano y V Nacional de Educación Bilingüe para Personas Sordas, 2010.

2.
Sanção, M. P. ; Lunardi-Lazzarin, M.L. ; Zappe, C. T. ; Pinheiro, D. ; Gomes, A.P.G. ; CAMATTI, L. . A educação de surdos no Rio Grande do Sul: Região Central e Fronteira Oeste. In: 24ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2009, Santa Maria. Anais da 24ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEAO, D. M. ; PINHEIRO, S. ; TORRES, O. M. ; CAMATTI, L. . A necessidade de comunicação com deficientes auditivos em contextos de atenção básica de saúde. In: IV SIEPE: Compartilhe saberes, vivencie experiências e almeje sustentabilidade, 2012, Bagé - RS. Anais do IV SIEPE: Compartilhe saberes, vivencie experiências e almeje sustentabilidade, 2012.

2.
CAMATTI, L.. Atravessamentos culturais nas práticas de organização da comunidade surda. In: 4º Seminário Brasileiro e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: Desafios atuais, 2011, Canoas - RS. Anais do 4º Seminário Brasileiro e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: Desafios atuais, 2011. p. 435-436.

3.
CAMATTI, L.. A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda. In: 34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social, 2011, Natal - RN. Anais da 34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social, 2011. p. 202-202.

4.
CAMATTI, L.. Surdez e subjetividade: a produção do sujeito pedagógico surdo. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para esta profissão?, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para esta profissão?, 2011.

5.
CAMATTI, L.. Ensino de LIBRAS no Ensino Superior: cenários e perspectivas. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para esta profissão?, 2011, São Leopoldo. Anais do VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para esta profissão?, 2011.

6.
Rodrigues, L. B. ; DIAS, M. C. ; Confortin, A. C. C ; Alcântara, L. A. ; Rossi, R. C. ; CAMATTI, L. . Sujeitos e culturas: manifestações ligadas à tradição gaúcha no IFFarroupilha/Campus Alegrete. In: Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, 2010, Santa Maria. Anais da Mostra de Educação Profissional e Tecnológica, 2010. v. 1. p. 56-56.

7.
CAMATTI, L.; Mello, V. D. . Alfabetização familiar: a contribuição da leitura de histórias infantis para alfabetização de crianças em idade pré-escolar. In: VII Congresso de Educação Popular, 2006, Santa Maria/RS. Educadores Comprometidos com as Relações e a Inclusão Solidárias, 2006. p. 147.

Apresentações de Trabalho
1.
Morais, M. Z. ; CAMATTI, L. . Consumindo o 'outro' - Programa Viver sem Limite. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMATTI, L.. A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola ecomunidade surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMATTI, L.. A captura da cultura e da diferença: articulações a partir de uma política bilíngue para surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMATTI, L.. A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMATTI, L.. A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre comunidade e escola de surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. . Interpretação/Tradução do Vestibular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Lunardi-Lazzarin, M.L. . Cartografando a educação de surdos no Rio Grande do Sul: discursos sobre inclusão, cultura e identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Reichert, A.R. . Painel: Cultura e experiência: articulações contemporâneas na produção do sujeito surdo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CAMATTI, L.. A produção da diferença surda: entrecruzamentos entre escola, cultura e comunidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAMATTI, L.. Políticas bilíngües en el ámbito escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. . La comunicación y la cultura cuando se reúnem en la escuela. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CAMATTI, L.. Educação de surdos e atividades adaptadas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. . Caminhos da educação de surdos no Rio Grande do Sul: uma análise sobre os contornos da região centro-oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Lunardi-Lazzarin, M.L. ; CAMATTI, L. . Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAMATTI, L.. Oficina temática: "Tradução/interpretação no contexto do ensino superior. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Sanção, M. P. ; Lunardi-Lazzarin, M.L. ; Zappe, C. T. ; Pinheiro, D. ; Gomes, A.P.G. ; CAMATTI, L. . A educação de surdos no Rio Grande do Sul: região central e fronteira oeste. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAMATTI, L.. Inclusão de alunos surdos - LIBRAS - Estrutura linguística. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CAMATTI, L.; Mello, V. D. . Alfabetização Familiar: a contribuição da leitura de histórias infantis para a alfabetização de crianças em idade pré-escolar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CAMATTI, L.. Oficina temática: "Refletindo os desafios da alfabetização e do letramento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAMATTI, L.. Panificação em família: uma proposta de integração. 2011.

2.
CAMATTI, L.. A surdez na contemporaneidade: língua, cultura e educação escolar. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Edital 007/2009 do Concurso Vestibular UFSM 2010 em LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeo).

2.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Provas do concurso vestibular 2010 em LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

3.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Prova do PEIES III - 2009 em LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

4.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Prova do PEIES II - 2009 em LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

5.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Prova do PEIES I - 2009 em LIBRAS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

6.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular 2010 da UFSM. 2010. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

7.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento I do PEIES 2009 da UFSM. 2010. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

8.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento III do PEIES 2009 da UFSM. 2010. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

9.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Provas do PEIES I - 2008 em LIBRAS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

10.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Duarte, F. . Prova do PEIES II - 2008 em LIBRAS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

11.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular 2009 da UFSM. 2009. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

12.
CAMATTI, L.. Traduação em LIBRAS no V Seminário de Educação Especial. 2009. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

13.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular Extraordinário 2009 da UFSM. 2009. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

14.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Rosa, F. S. . Elaboração de prova prática de concurso público para o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais. 2009. (Elaboração de prova prática de concurso público).

15.
CAMATTI, L.; Gomes, A.P.G. ; Rosa, F. S. . Elaboração de prova teórica de concurso público para o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais. 2009. (Elaboração de prova teórica de concurso público).

16.
CAMATTI, L.. LIBRAS III. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

17.
CAMATTI, L.. LIBRAS IV. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

18.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular 2008 da UFSM. 2008. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

19.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS do III Fórum de Educação de Surdos. 2008. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

20.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante a prova de Acompanhamento II do PEIES 2008 da UFSM. 2008. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

21.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante a prova de Acompanhamento I do PEIES 2008 da UFSM. 2008. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

22.
CAMATTI, L.. LIBRAS II. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de DVD).

23.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento I do PEIES 2007 da UFSM. 2007. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

24.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento II do PEIES 2007 da UFSM. 2007. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

25.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento III do PEIES 2007 da UFSM. 2007. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

26.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS do I Seminário e II Encontro sobre Educação de Surdos. 2007. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

27.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS da Oficina LIBRAS e cutltura surda. 2007. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

28.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS da Oficina: LIBRAS e cultura surda. 2007. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

29.
CAMATTI, L.. Interpretação em LIBRAS da I Jornada Universitária na área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla. 2006. (Traduação/interpretação de LIBRAS/Língua Portuguesa).

30.
CAMATTI, L.. IV Exposição de jogos pedagógicos. 2005. (Expositor).

Demais trabalhos
1.
CAMATTI, L.. Aprovação em concurso público para professor assistente na Universidade Federal do Pampa. 2011 (Aprovação em concurso público) .

2.
CAMATTI, L.. Aprovação em concurso público para professor do Instituto Federal Farroupilha (DOU - 31/12/2009 - Seção 2, p. 20). 2010 (Aprovação em concurso público) .

3.
CAMATTI, L.. Aprovação em concurso público para Tradutor/Intérprete de Linguagem de Sinais. 2009 (Aprovação em concurso público) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Machado, F. C.; Machado, A. D.; CAMATTI, L.; Morais, M. Z.. Participação em banca de Erika Teles Cordeiro Mineiro. A sexualidade son a ótica do jovem surdo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Deficit Cognit e Educ de Surdos) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Rodrigues, G. F.; Ribeiro, A. C. F.; CAMATTI, L.; Machado, F. C.. Participação em banca de Gisele Pereira Rodrigues. Surdos de Encruzilhada do Sul: a construção de uma identidade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Deficit Cognit e Educ de Surdos) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Lorensi, V. M.; Casarin, M. M.; CAMATTI, L.; Trevisan, P. F. F.. Participação em banca de Luiza Cátie da Rosa Silva. Professor surdo no espaço docente: novas perspectivas frente à inclusão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial: Deficit Cognit e Educ de Surdos) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MENEZES, E. C. P.; Possa, Leandra B.; CAMATTI, L.. Participação em banca de Andressa Martins Ramos.Ressignificações na formação do educador especial na UFSM a partir da política de educação inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CAMATTI, L.; MENEZES, E. C. P.; NOYA, C. P.. Participação em banca de Carme Brixner Jost.A formação de professores no curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria a partir da implementação do Projeto Pedagógico do Curso de 2004. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
KOFF, R.; SILVA, S. R.; CAMATTI, L.. Participação em banca de Guilherme Leopold Silveira.Consumo da informação dos surdos universitários: acessibilidade linguística. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
Lunardi-Lazzarin, M.L.; CAMATTI, L.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Angélica da Silveira Mendes.A educação bilíngue no cenário da educação de surdos: sujeitos, contextos escolares e práticas pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
Lunardi-Lazzarin, M.L.; CAMATTI, L.; HERMES, S. T.. Participação em banca de Marcele Martinez Caceres Jacinto.Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Lunardi-Lazzarin, M.L.; CAMATTI, L.; Bueno, R. G.. Participação em banca de Pauline Martins Sperb.Estratégias de leitura e compreensão de textos acadêmicos realizados por surdos no contexto do ensino superior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
Lunardi-Lazzarin, M.L.; Pinheiro, D.; Machado, F. C.; Reichert, A.R.; CAMATTI, L.. Participação em banca de Ravele Bueno Goularte.Discursos da Educação Especial: produzindo representações sobre os sujeitos surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
Lunardi-Lazzarin, M.L.; Pinheiro, D.; Morais, M. Z.; Machado, F. C.; CAMATTI, L.. Participação em banca de Juliana Cezimbra.Cenas de Atendimento Educacional Especializado: problematizando o currículo na educação de surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
Possa, Leandra B.; Jesus, S. C.; CAMATTI, L.. Participação em banca de Priscila Silva Linassi.Princípios e ações inclusivas no Movimento Tradicionalista Gaúcho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
Marostega, V. L.; CAMATTI, L.; Morgenstern, Juliane M.. Participação em banca de Elize de Matos Souto.Desenvolvimento linguístico na educação de surdos: representações durante a primeira infância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMATTI, L.. Concurso público para provimento do cargo de Docente da área de LIBRAS. 2012. Instituto Federal Farroupilha.

2.
CAMATTI, L.; Gauto, P.. Concurso público para o cargo de Docente Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais. 2010. Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
Gomes, A.P.G.; CAMATTI, L.; Silva, Ivana G.; Rosa, F. S.. Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (Portaria nº 1893/2009). 2009. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
CAMATTI, L.. Concurso público de provas e títulos para professor na área de Educação Especial/Surdez/LIBRAS (Portaria nº 15/2009). 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
CAMATTI, L.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de professor na área de Educação de Surdos/Língua Brasileira de Sinais/Educação Especial (Portaria nº 47/2009). 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
Gomes, A.P.G.; SARTURI, C. A.; CAMATTI, L.. Seleção pública para contratação de Professor Substituto - Educação Especial - Libras (portaria CE n. 83 de 22 de maio de 2014). 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
Santos, E. G. B.; Estivalete, E. M.; Girardi, G. G.; CAMATTI, L.; Amaral, J. B.; Stone. J. K.; Rossi, R. C.; Rosa, S.; Rosa, T. S.. Comissão de seleção dos candidatos ao Curso de Especialização em Docência na Educação Técnica e Tecnológica (Portaria nº 031 de 14 de março de 2011). 2011. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha.

3.
CAMATTI, L.. Comissão examinadora para seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Eucação/CE-UFSM (Portaria nº 956/2007). 2008. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5° Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV. 2014. (Encontro).

2.
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. 2014. (Seminário).

3.
X Anped Sul.Nuances curriculares na escola de surdos: discutindo a emergência de pressupostos sobre a diferença surda. 2014. (Seminário).

4.
5º SBECE e 2º SIECE: Nas contingências do espaço-tempo.Consumindo o "outro" - Programa Viver sem Limite. 2013. (Seminário).

5.
III Seminário para professores ingressantes da UNIPAMPA. 2012. (Seminário).

6.
V Seminário de Desenvolvimento Docente da UNIPAMPA - Práticas Docentes em Construção: Realidades e Perspectivas. 2012. (Seminário).

7.
34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social.A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda. 2011. (Outra).

8.
7º Fórum Estadual de Educação de Surdos.Interpretação/Tradução do Vestibular. 2011. (Outra).

9.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. 2011. (Congresso).

10.
Educação, arte e filosofia: Deleuze e o Abecedário. 2010. (Outra).

11.
Encontro dos NAPNEs dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul. 2010. (Encontro).

12.
II Encontro Regional Sul de NAPNEs - Ações Integradas. 2010. (Encontro).

13.
X Congresso Latinoamericano y V Congresso Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas. Políticas bilíngües en el ámbito escolar. 2010. (Congresso).

14.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Cultura e experiência: articulações contemporâneas na produção do sujeito surdo. 2010. (Encontro).

15.
Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?. Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região Centr-Oeste/RS. 2009. (Congresso).

16.
III Congresso Internacional de Educação - A educação humanizadora e os desafios da diversidade. Caminhos da educação de surdos no Rio Grande do Sul: uma análise sobre os contornos da região centro-oeste. 2009. (Congresso).

17.
III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2009. (Seminário).

18.
V Fórum Estadual de Educação de Surdos.Oficina de tradução/interpretação no contexto do ensino superior. 2009. (Outra).

19.
III Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. 2008. (Seminário).

20.
II Seminário Estadual de Educação Especial: Altas habilidades/superdotação. 2008. (Seminário).

21.
I Seminário Nacional de Cultura Surda. 2007. (Seminário).

22.
VII Congresso Internacional de Educação Popular e XVI Seminário Internacional de Educação Popular: Educadores comprometidos com as relações e a inclusão social. Alfabetização familiar: a contribuição de leitura de histórias infantis para a alfabetização de crianças em idade pré-escolar. 2006. (Congresso).

23.
Curso básico de LIBRAS. 2005. (Outra).

24.
I Curso de formação de professores: Refletindo os desafios da alfabetização e do letramento.Ministrante de oficina: Histórias infantis e alfabetização. 2005. (Outra).

25.
II Curso de formação em educação inclusiva. 2005. (Outra).

26.
III Seminário de Educação Especial - Inclusão educaciona: teorias e práticas. 2005. (Seminário).

27.
IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de formação de professores: Alfabetização e letramento - os desafios de ensinar e aprender. 2005. (Seminário).

28.
A produção do conhecimento em Educação Especial. 2004. (Seminário).

29.
Oficina de construção de jogos I. 2004. (Oficina).

30.
V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e cuidar: desafios e práticas. 2004. (Congresso).

31.
VI Seminário Nacional de Educação Especial. 2004. (Seminário).

32.
XI Curso Nacional de Educação Especial. 2004. (Outra).

33.
XIII Semana Acadêmica de Fonoaudiologia. 2004. (Outra).

34.
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças. 2004. (Outra).

35.
I Encontro Estadual de Educação Especial e Pré-congresso Pessoas portadoras de altas habilidades/superdotação. 2003. (Encontro).

36.
I Encontro Estadual de Surdocegueira do Rio Grande do Sul. 2003. (Encontro).

37.
IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular: Paradigmas para a escola de hoje. 2003. (Congresso).

38.
XIV Semana Acadêmcia do Centro de Educação - Práticas educativas: saberes, contextos e diversidade. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMATTI, L.. Encontro de educação escolar bilíngue/cultural de surdos. 2017. (Congresso).

2.
SARTURI, C. A. ; ELSNER, R. M. ; CAMATTI, L. . Setembro Azul 2017. 2017. (Outro).

3.
Morais, M. Z. ; CAMATTI, L. . XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-americano de Educação Especial: Espaços e tempos de aprendizagem na Educação Especial. 2017. (Congresso).

4.
CAMATTI, L.. Setembro Azul 2014 na UFSM. 2014. (Outro).

5.
CAMATTI, L.. V Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. 2011. (Outro).

6.
CAMATTI, L.. Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete. 2010. (Outro).

7.
CAMATTI, L.. Encontro dos NAPNES dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul. 2010. (Outro).

8.
CAMATTI, L.. Comissão organizadora do XIX Encontro Cultural e Tradicionalista dos Campi dos Institutos Federais da Região Sul. 2010. (Outro).

9.
CAMATTI, L.. Organização da seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2009. (Outro).

10.
CAMATTI, L.. Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2008. (Outro).

11.
CAMATTI, L.. I Seminário Internacional da UFSM para uma cultura de paz e direitos humanos. 2005. (Outro).

12.
CAMATTI, L.. Estande do curso de Educação Especial da UFSM na Feira das Profissões. 2004. (Outro).

13.
CAMATTI, L.. Práticas educativas: saberes, contextos e diversidade. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carme Brixner Jost. A formação de professores no curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria a partir da implementação do Projeto Pedagógico do Curso de 2004. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Liane Camatti.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAMATTI, LIANE2015CAMATTI, LIANE; LUNARDI-LAZZARIN, MÁRCIA LISE . PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA: ARTICULAÇÕES A PARTIR DA CULTURA. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 23, p. 125, 2015.



Outras informações relevantes


Aprovação no PROLIBRAS 2009 - Exame Nacional de Certificação de Proficiência no Uso e no Ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras - Nível Superior. 

Aprovação no PROLIBRAS 2008 - Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais - Nível Superior.

Aprovação no PROLIBRAS 2006 - Exame Nacional de Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa/Língua Brasileira de Sinais - Nível Médio.



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