Mary Julia Martins Dietzsch

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7801036887339094
  • Última atualização do currículo em 04/11/2011


possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1988). É professor Livre Docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, linguagem e educação, literatura e formação de professores, cidade e educação, infância e modernidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mary Julia Martins Dietzsch
Nome em citações bibliográficas
DIETZSCH, M. J. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo.
Avenida da Universidade, 308 - sala 057
Butantan
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 30303
Telefone: (11) 30913099
Fax: (11) 38150297
URL da Homepage: http://www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1988
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: UM TEXTO. VARIOS AUTORES. RELACOES FALA-ESCRITA EM TEXTOS DE CRIANCAS DAS SERIES INICIAIS DO 1O. GRAU., Ano de obtenção: 1988.
Orientador: PROFA. DRA. MARIA THEREZA FRAGA ROCCO.
Palavras-chave: ORALIDADE; ESCRITA; CONCEITOS ESPONTANEOS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1973 - 1980
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Alfabetização: Propostas e Problemas para uma análise do seu discurso,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Romeu de Moraes Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Alfabetização; Análise de discurso.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Alfabetização.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1972 - 1972
Especialização em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1961 - 1965
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2003
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Era Uma vez a Palavra, Ano de obtenção: 2003.
Palavras-chave: EDUCACAO E LINGUAGEM; ESCRITA E CIDADANIA; Cidade e Educação; Linguagem e Formação de Professores; Literatura e Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1997
Pós-Doutorado.
Brown University.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Leitura e Escrita.
1993 - 1993
Pós-Doutorado.
Columbia University.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Leitura e Escrita.
1990 - 1990
Pós-Doutorado.
Universita degli Studi La Sapienza.
Bolsista do(a): Banco Internacional de Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
1990 - 1990
Pós-Doutorado.
Universitat de Barcelona.
Bolsista do(a): Banco Internacional de Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor aposentado
Outras informações
Aposentada em dezembro de 2003, continuo como professora colaboradora desenvovlendo atividades de ensino no programa de Pós-Graduação, orientação de doutorados e mestrados, coordenando e desenvolvendo pesquisas e o Laboratório de litratura Infantil, através do site nucleodeliteraturainfantil.com.br

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Livre-Docente, Enquadramento Funcional: Professor Livre Docente, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Defendi a Tese de Livre docência intitulada "Era uma Vez a Palavra" no periodo compreendido entre 3 e 7 de agosto de 2003. Aposentei-me em dezembro de 2003.

Vínculo institucional

1985 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Admiitida em 1985 como professora contratada realizei em 1995 o exame para efetivação e em 2003 defendi a tese de livre-docência. apsenteo-me em dezembro de 2003

Atividades

3/1992 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Caminhos da linguagem a descoberta do texto
5/1985 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

5/1985 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e conhecimento
Metodologia do ensino de Português: o Processo de Alfabetização
01/1990 - 11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Departamental, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Membro do colegiado diretor.
01/1989 - 11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Conselho Departamental, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Representante de professores-doutores.
8/1997 - 10/2000
Treinamentos ministrados , Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Treinamentos ministrados
Alfabetização e literatura. Especialização para a pré-escola
O Professor LeitorCrítico de sua Prática. Formação de Professores do 1o. grau
O texto no ensino fundamental e Médio

Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Como assessora da Secretária Municipal de Educação do Município de São Paulo, entre outras atividades, coordenei o Projeto "Adolescentes Monitores na Pré-Escola Municipal" em convênio com a Fundação Bernard Van Leer, sediada na Holanda. O objetivo do projeto foi selecionar,preparar e acompanhar alunos que cursavam a 7a. e 8a. séries das escolas muncipais no atendimento a crianças da pré-escola municipal, colaborando com os professores em diferentes situações em sala de aula e no páteo, como: brincadeiras e jogos no páteo; desenvolvimento da linguagem oral - ler e contar histórias, cantar -; registro de acontecimentos em sala de aula, acompanhar as refeições das crianças. Duzentos e sessenta adolescentes de diversas escolas e regiões da cidade atuaram no projeto que incluu, aproximadamente 6000 (seis mil) pré-escolares. Além do auxílio prestado aos professores, observou-se uma melhoria no desempenho escolar dos adolescentes, comprovado em suas notas e informações de professores.

Atividades

6/1984 - 12/1984
Pesquisa e desenvolvimento , Prefeitura Municipal de São Paulo, Assessoria do Gabinete da Secretária de Educação.


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1984
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 20
Outras informações
Partiicpei do projeto de Avaliação da Educação Básica no Nordeste, estado de Pernambuco.Projeto ligado ao Banco Mundial,

Atividades

07/1980 - 06/1984
Pesquisa e desenvolvimento .



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem e conhecimento
2.
Leitura e escrita
3.
Leitura-Escrita e cidadania

Objetivo: Estudar as relações entre o domínio da leitua e da escrita e o deenvolvimento do cidadão, ou seja: a prticipação dos habitanes da cidades nos diferentes espaços culturais, sociais, econômicos e políticos..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Cidadania; Cidade; Cidade e Educação; Cidade e Leitura.
4.
LInguagem e formação de professores

Objetivo: Auxiliar professores a pensarem sobre sua prática e a propor novas formas de atuação em sala de aula.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: ALFABETIZACAO; CURRICULO; DESENVOLVIMENTO ESCRITA.
5.
Infância e Modernidade
6.
PROJETO EDURURAL - COORDENACAO E ACOMPANHAMENTO PERNAMBUCO
7.
Desenvolvimento da interação adolescentes-crianças
8.
Relações trabalho e desempenho escolar


Projetos de pesquisa


2005 - 2008
A infância na cidade moderna
Descrição: Estudo das noções apresentadas por crianças que vivem na megalópole paulistana a respeito de suas relações com a cidade. Financiado pelo CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador / Patricia Rosa - Integrante / Viviane Rei - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Faculdade de Educação da Usp - Cooperação.Número de orientações: 4
2002 - 2004
Leituras da Cidade e Educação II
Descrição: O presente projeto visa dar continuidade à pesquisa Leituras da Cidade e Educação , desenvolvido com o apoio do CNPQ na modalidade Projeto integrado de Pesquisa. Buscou-se, nessa investigação, desenvolver uma metodologia que possibilite uma leitura da cidade de São Paulo, considerando-se a cidade como um texto polifônico. Pensar a cidade como um texto que expresse as diferentes formas de seus habitantes verem o espaço urbano, tendo como referência o lugar que ocupa nesse espaço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador / ANAARIA LIMA TEIXEIRA - Integrante / Patricia Rosa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2000 - 2002
Leituras da Cidade e Educação
Descrição: É objetivo geral deste projeto desenvolver uma metodologia que possibilite uma leitura da cidade a partir de suas vozes, enfocando e registrando a palavra oral ou escrita como uma forma de construção ou de exclusão da cidadania. Em termos mais específicos, pretende-se criar espaços coletivos nos quais habitantes da cidade de São Paulo, de diferentes idades, com diferentes vivências e originários de extratos sociais diversos, possam tomar a palavra para falar a cidade: Dialogando com diferentes textos e imagens que revelam cidade, sugerindo suas muitas faces e possibilidades. Especialmente o texto literário. Tentando desvendar essas faces: com o apoio da história e da rememoração; debatendo com a tragédia e com a esperança que podem marcar experiências vividas; relatando o cotidiano diverso e distante que faz as muitas cidades da megalópole paulistana; explicitando as ameaças e os sonhos que a cidade pode oferecer.Construindo um texto coletivo e singular: um texto polifônico que indique a cidade, tanto em seu traçado, quanto em paisagens de imaginação. A análise e registro desse texto poderá inspirar novas formas de ver a cidade, constituindo-se em incentivo para a discussão das relações cidade e educação. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1998 - 2000
O Professor Leitor Crítico de sua Prática II
Descrição: Com o apoio do CNPQ e do Programa de Educação Continuada PEC-USP, foram realizados entre 1997 e 1998, seminários, nos quais professoras de escolas públicas paulistanas tiveram opotunidade para falarem de sua prática pedagógica, partilhando nogrupo suas dúvidas, acertos e propostas de trabalho. A leitura de textos de textos literários e teóricos mos seminários , foram enriqucidos com as anotações feitas no caderno de escrita, com as imagens do cinema e pela música. Com humor tentamos desconstruir palavras e rotulos que dissimulam preconceitos e limitam as interações em sala de aula. A correspondência que estabelecemos com os alunos tornaram mais efetivos os projetos didáticos introduzidos pelso professorem em suas classes. As cartas, desenhos e postais trocados com as crianças estimularam a atividade intelectual e reaviaram o trabalho pedagógico. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Integrante / MARLI ELISA AFONSO DE ANDRÈ - Coordenador / Ana Maria Lima Teixeira - Integrante / Maria Cristina P. Vilas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
1998 - Atual
O lIvro Infantil na Visão de seus Leitores
Descrição: Tendo como referência pesquisa inciada desde 1997 no estágio de graduandos de Pedagogia, cujos dados nos mostraram o que pensam 260 alunos do ensino fundamenal a respeito de livros e de leitura consideramso a importância de tornar tais dados acessíveis a mediadores de leitura e aoutros profissionais inteessados no tema, oferecendo-lhes subsídios em seu trabalho de apreciação, de escolha e de aproximação de leitores infantis, com o livro e a leitura. Para se atingir esse objetivo planejamos colocar à disposição desses mediadores: A apresentação e discussão de pontos de vista de diferentes estudiosos a respeito de leitura e literatura infantil; . análise das noções expressas por alunos do ensino fundamental sobre livros e leitura; um banco de dados eletrônico, organizado tematicamente, sobre livros endereçados a crianças; a apreciação de alguns livros e relato de experiências que discutam a organização do espaço da leitura e da escrita, principalmente, em sala de aula. A pesquisa que vem sendo continuada até o presente, sob diferentes pontos de vista, inclui desde 2004 as relações entre a Infância, a Leitura e a Cidade .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador.Financiador(es): Pro-Reitoria de Graduação - USP - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 9
1996 - 1998
O Professor Leitor Crítico de sua Prática
Descrição: O projeto ora apresentado dá continuidade ao estudo dos processos de constituição do saber e do fazer docentes e propõe-se a esenvolver, com professoras do ensino fundamental , uma metodologia de leitura crítica da sua própria prática docente, que leve a uma reflexão e a uma mudança do trabalho com os alunos. Num momento posterior, deseja-se ampliar o processo, abrangendo um grupo maior de professores. Pensando em delimitar a leitura crítica a alguns aspectos da prática pedagógica, de modo a favorecer uma análise mais aprofundada, optou-se por trabalhar, com as professoras, em duas vertentes: a organização do espaço da leitura e da escrita e a revisão das práticas avaliativas de sala de aula. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador / MARLI ELISA AFONSO DE ANDRÈ - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5
1993 - 1995
As Relações Sociais na Escola: Novas perguntas, novos olhares
Descrição: O Projeto tem como objetivo geral investigar a gênese e a natureza das interações que se estabelecem em sala de aula. É cosnituído por quatro sub-projetos que se propoem a analisar a sala de aula sob diferentes óticas que comrpeendem: organizaçã da rede interativa em sala de aula, como o poder se expressa e expressado nas relações escolares, como se constitui a narratividade e o dialogismo em saal de aual e como o professor organiza o espaço e orienta os alunos em busca da autonomia. Para tanto, serão observadas e registradas em video aulas, reuniões, conselhos de classe e analisados documentos relativos à escola e seu funcionamento.;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Integrante / SONIA TEREZINHA DE SOUSA PENIN - Integrante / MARLI ELISA AFONSO DE ANDRÈ - Integrante / Maria Thereza Fraga Rocco - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
1992 - 1994
Produção de Conhecimento e cotidiano Escolar: Processos de Mediação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Integrante / SONIA TEREZINHA DE SOUSA PENIN - Integrante / MARLI ELISA AFONSO DE ANDRÈ - Coordenador / Maria Thereza Fraga Rocco - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
1989 - 1991
Noções infantis sobre as relações fala-escrita: Do sinal à construção do signo
Descrição: O projeto objetivou criar situações de trabalho partilhado que proporcionassem o encmainhamento das noções espontâneas infantis em direçaõ ao conhecimento sistematizado. Procurou-se observar ainda como so participantes da pesquisa se utilizavam de diferentes materiais para a consrução de um sistema de registro à memoria que antecedesse ao da escrita, ainda não dominado pelo grupo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6
1989 - 1990
Aquisição da Linguagem Ecrita: Uma Proposta Sociointeracionista
Descrição: o Projeto tem como objetivo estudar as interações que se estabelecem em sala de aula, em suas relações com o desenvolvimento da leitura e da escrita de crianças em fase de alfabetização. Para tanto, foram observadas duas classes e registrados os eventos inracionais que alí ocorriam. Tais oberva~ções foram complementadas com entrevistas ralizadas com as docentes das classes observadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Mary Julia Martins Dietzsch - Coordenador.Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


1992 - 2003
Periódico: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)
1990 - Atual
Periódico: Revista Linha D Àgua
1989 - 1990
Periódico: Revista da Associação Nacional de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Leitura e Escrita.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professor/Especialidade: Linguagem e Formação de Professor.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Escrita e Cidadania.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Pesquisa Avaliação e Ensino.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAGA, P. C.2009BRAGA, P. C. ; DIETZSCH, M. J. M. . O TEATRO:MIMESE, LEITURA E SUPERAÇÃO DA REALIDADE EM CENA. Revista Querubim, v. no 9, p. 115-129, 2009.

2.
DIETZSCH, M. J. M.2007DIETZSCH, M. J. M.. CRÁTILO E A ORIGEM DOS NOMES. Revista Internacional d'Humanitats, v. 12, p. 46-60, 2007.

3.
DIETZSCH, M. J. M.2006DIETZSCH, M. J. M.. LEITURAS DA CIDADE E EDUCAÇÃO. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 36, p. 727-759, 2006.

4.
DIETZSCH, M. J. M.2004DIETZSCH, M. J. M.. PROFESSORAS DIALOGAM COM O TEXTO LITERÂRIO. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 34, n.122, p. 359-389, 2004.

5.
DIETZSCH, M. J. M.2003DIETZSCH, M. J. M.. INTERDIÇÕES DA PALAVRA. Psicologia da Educação, Saõ Paulo - SP, v. 16, p. 103-118, 2003.

6.
DIETZSCH, M. J. M.1998DIETZSCH, M. J. M.. RECONTANDO HISTÒRIAS: VOZES E SILÊNCIOS DE MENINOS DE RUA. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo-SP, v. 104, p. 122-143, 1998.

7.
ANDRÉ, M. E.D. A.1997ANDRÉ, M. E.D. A. ; DIETZSCH, M. J. M. . PERFIL DOS ALUNOS DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO/FEUSP. Estudos e Documentos. CETEM, FEUSP-São Paulo, v. 39, p. 25-32, 1997.

8.
DIETZSCH, M. J. M.1997DIETZSCH, M. J. M.. LEITURA E ESCRITA NAS FALAS E IMAGENS DE PROFESSORAS. Psicologia da Educação, SãoPaulo-SP, v. 4, p. 9-28, 1997.

9.
DIETZSCH, M. J. M.1996 DIETZSCH, M. J. M.; JULIA, M. D. M. . ALEM DAS PAGINAS DO LIVRO DIDATICO. Em Aberto, BRASÌLIA, v. 69, p. 39-52, 1996.

10.
DIETZSCH, M. J. M.1995DIETZSCH, M. J. M.. UNIVERSIDADE E ESCOLA PUBLICA ATUANDO EM PARCERIA. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo-SP, v. 94, p. 74-81, 1995.

11.
DIETZSCH, M. J. M.1995 DIETZSCH, M. J. M.. LER A CIDADE E ESCREVER A CIDADANIA. Tempo Brasileiro, RIO DE jANEIRO, v. 120, p. 43-56, 1995.

12.
DIETZSCH, M. J. M.1994DIETZSCH, M. J. M.; SILVA, M. A. S. S. . ITINERANTES E ITINERARIOS NA BUSCA DA PALAVRA. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo-SP, v. 88, p. 55-63, 1994.

13.
DIETZSCH, M. J. M.1993DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E.D. A. . PROFESSORAS CONSTRUTIVISTAS DISCUTEM COLETIVAMENTE SUAS PRÁTICAS. Psicologia da Educação - Revista do Programa de Estudos Pós-Graudados (PUC/SP), São Paulo-SP, v. 4, p. 29-42, 1993.

14.
DIETZSCH, M. J. M.1990 DIETZSCH, M. J. M.. CARTILHAS: UM MUNDO DE PERSONAGENS SEM TEXTO E SEM HISTORIA. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo-SP, v. 75, n.15, p. 35-44, 1990.

15.
DIETZSCH, M. J. M.1989DIETZSCH, M. J. M.. ESCRITA: NA HISTORIA, NA VIDA, NA ESCOLA. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo-SP, v. 71, p. 62-71, 1989.

16.
DIETZSCH, M. J. M.1989DIETZSCH, M. J. M.. QUEM INVENTOU A FALA FOI JESUS E A ESCRITA FOI AS PROFESSORAS. REVISTA DA ANDE - ASSOCIACAO NACIONAL DE EDUCADORES, São Paulo-SP, v. 14, p. 64-69, 1989.

17.
DAVIS, C.1983DAVIS, C. ; DIETZSCH, M. J. M. . AVALIACAO DA EDUCACAO BASICA NO NORDESTE BRASILEIRO. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo-SP, v. 46, p. 5-15, 1983.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIETZSCH, M. J. M.. ESPAÇOS DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÂO. 1a.. ed. São Paulo-SP: Humanitas- FFLCH/USP, 1999. v. 1000. 196p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAGA, P. C. ; DIETZSCH, M. J. M. . Formação do Professor e Educação Estética: A Metáfora delineando a imagem da praxis pedagógica. In: Magralhães, José Suely ; Travaglia. Luiz Carlos. (Org.). Multiplas Perspectivas em Linguística. Uberlândia - MG: Editora da Universidade Federal de Uberlância, 2008, v. , p. 2452-2462.

2.
FERNANDES, G. ; DIETZSCH, M. J. M. . A Produção de Textos em Livros de Redação do Final do Século XIX. In: Neide L. de Rezende; Cladia R. Riolfi;Idméa S Siqueira. (Org.). Linguagem e Educação: Impicações Técnicas Éticas e Estéticas. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006, v. , p. 127-150.

3.
DIETZSCH, M. J. M.. IMAGENS DE LEITURA E ESCRITA NO DIÀLOGO COM PROFESSORAS. In: Mary Julia Maartins dietzsch. (Org.). Espaços da linguagem na Educação. São Paulo-SP: Humanitas - FFLCH / USP, 1999, v. , p. 115-141.

4.
DIETZSCH, M. J. M.. ENSAIANDO LEITURAS COM MENINOS QUE VIVEM NAS RUAS DE SÂO PAULO. In: BARBARA FREITAG. (Org.). AUNIVERSIDADE EM DESTAQUE - Anuário de Educação 97/98. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro Ltda, 1998, v. , p. 255-273.

5.
DIETZSCH, M. J. M.. CHILDRENS IDEAS ABOUT SPEAKING/WRITING RELATIONSHIPS. In: WERTSCH, J.V. AND RAMIREZ, D.J. (EDITORS). (Org.). LITERACY AND OTHER FORMS OF MEDIATED ACTION. MADRID: FUNDACION INFANCIA Y APRENDIZAGE, 1994, v. 2, p. 186-196.

6.
DIETZSCH, M. J. M.; GALVAO, M. I. . A LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. In: BARRETO, ELBA S.. (Org.). PROPOSTA PEDAGOGICA PARA A PRE-ESCOLA. 1ed.SAO PAULO: Secretaria de Educação-FDE, 1994, v. 1, p. 43-56.

7.
DIETZSCH, M. J. M.. CARTILHAS: A NEGACAO DO LEITOR. In: MARTINS, M.H.S. (ORG.) E VARIOS AUTORES. (Org.). QUESTOES DA LINGUAGEM.. 3a.ed.SAO PAULO: CONTEXTO, 1993, v. , p. 27-46.

8.
DIETZSCH, M. J. M.. OS PROCESSOS DE INTERLOCUCAO NA CONSTRUCAO DA LINGUA ESCRITA. In: CATANI, D.B.. (Org.). A PESQUISA EM EDUCACAO E O INTERCAMBIO CULTURAL. SAO PAULO: Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, 1992, v. 30, p. 69-78.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIETZSCH, M. J. M.. Entrevista do mês. Boletim Projeto Comunidade Presente, São Paulo, , v. 1, p. 7 - 7, 14 ago. 1998.

2.
DIETZSCH, M. J. M.. Seria melhor abolir a cartilha escolar. A Gazeta de Pinheiros, São Paulo-SP, 20 out. 1990.

3.
DIETZSCH, M. J. M.. Criança relaciona fala à escrita antes da escola. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 jul. 1989.

4.
DIETZSCH, M. J. M.. Papéis diferentes num só papel. Revista Sala de Aula, São Paulo-SP, p. 20 - 21.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIETZSCH, M. J. M.. Ensayando lecturas com ninos que viven en las calles de São Paulo. In: II congresso Ibero Americano de Psicologia, 1998, Madrid. CDrom, 1998.

2.
DIETZSCH, M. J. M.. Ensayando lecturas con ninos que viven en las calles de São Paulo. In: II congresso Iberoamericano de Psicologia, 1998, Madrid, 1998.

3.
DIETZSCH, M. J. M.. Lectura yLecturas. In: II Congresso Iberoamericano de Psicologia, 1998, Madrid. CDrom II Congresso Ibero Americano de Psicologia, 1998.

4.
DIETZSCH, M. J. M.. Ler e escrever: Passaporte para a Cidadania. . In: Leitura e Escrita em Portugal e no Brasil 1500-1970, 1996, Lisboa. Actas do 1o. Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 1996. v. 1. p. 475-484.

5.
DIETZSCH, M. J. M.. Falar e escrever: A criança tem a palavra.. In: II seminário Multidisciplinar de Alfabetização, 1992, São Paulo. Anais do II Seminário Multidisciplinar de Alfabetização. São Paulo: INEP-PUC, 1992. p. 133-136.

6.
DIETZSCH, M. J. M.. Concepções Infantis sobre as relações entre a fala e a escrita. In: Simpósio Latino Americano de Psicologia do Desenvolvimento, 1989, Recife. Latin American conference on Developmental Psychology - ANAIS. Recife: ISSBD/Mestrado em Psicologia da UFPE Editoraa Universitária da UFPE, 1989. p. 243-246.

7.
DIETZSCH, M. J. M.; PENIN, S. T. S. . Articulação do 1o. e 2o.graus. . In: Seminário de ensino de 2o. Grau:Perspectivas, 1989, São Paulo. Anais do Seminário de ensino de 2o. Grau:perspectivas. São Paulo: Faculdade de Educação- USP, 1989. p. 122-127.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DIETZSCH, M. J. M.. Children living in the streets. In: Children and Youth at Risk - Aproaches in the History of Education, 2007, Hamburg. ISCHE 29 International Standing Conference for the History of Edcation. Hamburg: Universität Hamburg, 2007. p. 39-40.

2.
DIETZSCH, M. J. M.. Pelos caminhos da literatura professores reconsntróem coletivamente a história de sua prática. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho, 2005, Aveiro. Congresso Intrnacional Educação e Trabalho - Representações Socias, Competências e Tajetórias Profissionais. Aveiro: Universidade de Aveiro - Depto. Ciências da Educação, 2005. p. 29-30.

3.
DIETZSCH, M. J. M.; TEIXEIRA, A. M. L. ; VILAS, M. C. P. . Babel, Esfinge, Labirinto: metáfora que dizem a cidade. In: IV Encontro Internacional SAber Urbano e Linguagem - Giros na Cidade: Maerialidade do Espaço, 2004, Campinas. Giros na Cidade IV Encontro Internacional Saber Urbano e linguagem. Campinas - Unicamp: Labeurb - Laboatório de estudos Urbanos - Nudecri, 2004. p. 43-44.

4.
TEIXEIRA, A. M. L. ; DIETZSCH, M. J. M. ; VILAS, M. C. P. . A literatura e a Cidade: a Revista da Sociedade Philomáthica na São Paulo de 1833. In: IV Encontro internacional Saber Urbano e Linguagem, 2004, Campinas. Giros na Cidade - IV Encontro Internacional Saber Urbano e lInguagem. Campinas Unicamp: Labeurb-Laboratório de Estudos Urbanos Nudecri, 2004. p. 17-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILAS, M. C. P. ; DIETZSCH, M. J. M. ; TEIXEIRA, A. M. L. . Albuns de São Paulo: Folheando a leitura na escola. In: IV encontro Internacional Saber Urbano e lInguagem - Giros na Cidade: Materialidade do Espaço, 2004, Campinas. Giros na Cidade - IV encontro Internacional. Campinas: Laboratório de Estudos Urbanos Nudecri, 2004. p. 40-41.

2.
Lima, Ariane Gomes ; DIETZSCH, M. J. M. ; AUBERT, C. G. R. P. . Problemas de Literatura Infantil - Um livro muitos escritores: biografias. In: 11o. Simpósio de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. 2003 SIICUSP - 11O. Simpósio Internacional de Iniciação Cietífica da USP, 2003.

3.
ROSA, P. ; DIETZSCH, M. J. M. . Literatura Infantil: Uma visão crítica. In: 110. Simpósio Intrnacional de Iniciação Cient[ifica da USP - SIICUSP, 2003, Sao Paulo. 2003 SIICUSP 110. Simpósio Intrnacional de Iniciação Cient[ifica da USP, 2003.

4.
RODRIGUES, F. J. ; DIETZSCH, M. J. M. . Vozes da Cidade. In: 10.o. Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP - SIICUSP, 2002, São Paulo. 2002 SIICUSP- 110. simpósio Intrnacional de IC da USP, 2002.

5.
CAMARGO, A. C. C. S. ; DIETZSCH, M. J. M. . Leituras e Livros para Crianças: Mediações possíveis. In: 10o. Simpósio Inernacional de Iniciação Científica da USP, 2002, São Paulo. 2002 SIICUSP - 10. Simpósio Intrnacional de Iniciação Científica da USP. S. Paulo: Sonopress Rimo Ind. e Com. Fonográfica Ltda., 2002.

6.
DIETZSCH, M. J. M.; CORTESE, B. P. ; VILAS, M. C. P. ; BESNOSIK, M. H. R. . Contos populares na Escola: Uma Experiência no interior da Bahia.. In: 13o. COLE - Congresso de Leitura no Brasil, 2001, Campinas. Com todas as letras para todos os nomes, 2001. v. 1. p. 129-130.

7.
DIETZSCH, M. J. M.; AUBERT, C. . Leitura de Poemas em sala de Aula.. In: 9o. SIICUSP - USP/CNPq, 2001, São Paulo. 9o. SIICUSP. v. 1.

8.
DIETZSCH, M. J. M.; CORTESE, B. P. ; VILAS, M. C. P. ; BESNOSIK, M. H. R. . Contos populares na Escola: Uma Experiência no interior da Bahia.. In: Vii Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001, São Paulo. Anais do VII Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 2001. v. 1. p. 135-136.

9.
DIETZSCH, M. J. M.. Reading in the Squares of Sao Paulo. In: 13th International Congress(WAER), 2000, Sherbrooke. Papers Abstracts, 2000. v. 1. p. 45-45.

10.
DIETZSCH, M. J. M.; AZEVEDO, A. L. V. . Poesia e Ciëncia na Pré-Escola. In: V Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1998, São Paulo. V Simpósio de Pesquisa a FEUSP - Programa e Resumos, 1998. p. 69-69.

11.
DIETZSCH, M. J. M.; MARIÓ, C. M. . O discurso da Internet: Novos processos cognitivos na interação com o conhecimento. In: V Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1998, São Paulo. V Simpósio de Pesquisa, 1998. p. 68-68.

12.
DIETZSCH, M. J. M.; BESNOSIK, M. H. R. . A formação do comportamento leitor em professores de alfabetização. In: V Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1998, São Paulo. V simpósio de Pesquisa da FEUSP - Programa e Resumos, 1998. p. 70-70.

13.
DIETZSCH, M. J. M.; TEIXEIRA, A. M. L. . A leitura da obra literária e a formação do professor. In: V simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1998, São Paulo. V Simpósio de Pesquisa da FEUSP-Programa e Resumos, 1998. p. 71-71.

14.
DIETZSCH, M. J. M.; FARBIARZ, J. . Do ledor ao leitor. In: V Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1998, Sãqo Paulo. V Simpósio de Pesquisa da FEUSP- Programa e resumos, 1998. p. 73-73.

15.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E.D. A. ; TEIXEIRA, A. L. ; DARSIE, M. M. P. ; VILAS, M. C. P. ; MARTENS, V. M. C. L. . Formação do Professor-Leitor Crítico de sua Prática. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Aguas de Lindóia. IX ENDIPE Anais, 1998. v. 1. p. 229-230.

16.
DIETZSCH, M. J. M.; TEIXEIRA, A. M. L. ; VILAS, M. C. P. . A obra literária e a formação do professor. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Aguas de Lindóia. Anas do IX ENDIPE, 1998. v. 1. p. 230-230.

17.
DIETZSCH, M. J. M.; TEIXEIRA, A. M. L. ; VILAS, M. C. P. . A palavra escrita e outras linguagens na formação do professor. In: IX encontro Nacional de didática e Prática de Ensino, 1998, Aguas de lindóia. IX ENDIPE, 1998. v. 1. p. 232-233.

18.
DIETZSCH, M. J. M.. Ensayando lecturas com ninos que vievem em las calles de São Paulo. In: II congresso Iberoamericano de Psicologia, 1998, Madrid. II Congresso Iberoamericando de Psicologia, 1998. p. 272-273.

19.
DIETZSCH, M. J. M.. ensaiando leituras com meninos que vivem nas ruas de São Paulo. In: 21a. Reuniáo Anual da ANPED, 1998, Caxambu. 21a. Reunão Anual da ANPED -Programa e Resumos, 1998. p. 128-128.

20.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E. D. A. ; VILAS, M. C. P. . Crianças ensaiam leituras . In: 5o. Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1997, São Paulo. V SICUSP, 1997. v. 1. p. 329-329.

21.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E.D. A. ; MARTENS, V. M. C. L. . Balanço das Produções Acadêmicas na Área de Formação de Professores. In: Vo. Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1997, S. Paulo. 5o. SICUSP. v. 1. p. 328-328.

22.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E. A. ; AZEVEDO, A. L. V. . Aprender: Decifrar, repetir ou recriar? . In: 3o.simpósio de Iniciação Cientifica da USP, 1995, São Paulo. Anais do III. SICUSP, 1995. v. 1. p. 241-241.

23.
DIETZSCH, M. J. M.; STELLA, P. . Crianças pré-escolares em situação de produção de texto: Noções sobre a escrita e papel do professor . In: II Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1995, São Paulo. II Simpósio de Pesquisa a FEUSP-Programa/Resumos, 1995. p. 71-71.

Apresentações de Trabalho
1.
DIETZSCH, M. J. M.. Estudos de Pesquisadora da FE mostram como crianças vêem a infância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIETZSCH, M. J. M.. Literatura infantil, estratégias de leitura e formação de leitores: caminhos e descaminhos.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DIETZSCH, M. J. M.. Escrita e Memória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DIETZSCH, M. J. M.. A Palavra que fala de si mesma. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DAVIS, C. ; DIETZSCH, M. J. M. ; PENIN, S. T. S. . Aperfeiçoamento Profissional de Docentes: Metodologias e Propostas de Atuação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
DIETZSCH, M. J. M.; CORTESE, B. P. ; VILAS, M. C. P. ; BESNOSIK, M. H. R. . Contos populares na Escola: Uma Experiência no interior da Bahia.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DIETZSCH, M. J. M.. Leitura de Poemas em sala de Aula.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DIETZSCH, M. J. M.. Reading in the Squares of Sao Paulo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DIETZSCH, M. J. M.; Aubert . Leitura de Poemas em Sala de Aula. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
DIETZSCH, M. J. M.. A Narrativa literária na formação do Professor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DIETZSCH, M. J. M.. A Poesia e a Criança da Pre-escola. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DIETZSCH, M. J. M.. ENSAYANDO LECTURAS COM NINOS QUE VIVEN EN LAS CALLES DE SÃO PAULO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DIETZSCH, M. J. M.. ESCOLA E VIOLÊNCIA . 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DIETZSCH, M. J. M.. INTERACOES SOCIAIS NA ESCOLA: NOVAS PERGUNTAS, NOVOS OLHARES. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DIETZSCH, M. J. M.. RELACOES SOCIAIS NA ESCOLA: NOVAS PERGUNTAS, NOVOS OLHARES. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DIETZSCH, M. J. M.. CARTILHAS A NEGACAO DO LEITOR. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DIETZSCH, M. J. M.. ALEM DAS PAGINAS DA CARTILHA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DIETZSCH, M. J. M.. E AS CRIANCAS SE APROXIMAM DOS LIVROS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
DIETZSCH, M. J. M.. ENSAIANDO LEITURAS. AS V0ZES E PS SILENCIOS DE MENINOS DE RUA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
DIETZSCH, M. J. M.. LER E ESCREVER: PASSAPORTE PARA A CIDADANIA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
DIETZSCH, M. J. M.. RECONTANDO HISTÖRIAS UMA PERSPECTIVIA VYGOTSKIANA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
DIETZSCH, M. J. M.. APRENDER: DECIFRAR, REPETIR OU RECRIAR?. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
DIETZSCH, M. J. M.. LEITURA ESCRITA E PRE-ESCOLA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
DIETZSCH, M. J. M.. UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA ATUANDO EM PARCERIA . 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
DIETZSCH, M. J. M.. O QUE PENSAM AS CRIANCAS SOBRE RELACOES FALA-ESCRITA?. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
DIETZSCH, M. J. M.. A TEORIA DE VYGOTSKY NA PRATICA ESCOLAR. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
DIETZSCH, M. J. M.. A ESCOLA NORMAL. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
DIETZSCH, M. J. M.. A CONSTRUCAO DE CONCEITOS CIENTIFICOS. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
DIETZSCH, M. J. M.. OS DIFERENTES CAMINHOS DA ESCRITA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
DIETZSCH, M. J. M.. A CONSTRUCAO DA ESCRITA: O POSSIVEL NECESSARIO. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
DIETZSCH, M. J. M.. RELACOES FALA-ESCRITA. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
DIETZSCH, M. J. M.. CONCEPCOES INFANTIS SOBRE AS RELACOES FALA-ESCRITA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
DIETZSCH, M. J. M.. PAINEL: EXPERIENCIA INTERDISCIPLINAR NA AREA DE METODOLOFIA E PRATICA. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
DIETZSCH, M. J. M.. DO ORAL AO ESCRITO: TIPOLOGIA E PROCESSOS DE MEDIACAO. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
DIETZSCH, M. J. M.. ARTICULACAO DO 1O. E 2O. GRAUS. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
DIETZSCH, M. J. M.; PARMIGIANI, T. R. . Cultura, Leitura e Linguagem: Discursos de Letramentos. Rondônia, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
DIETZSCH, M. J. M.. Com a palavra o professor. São Paulo - SP: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - FDE, 2005 (Programa do Educador).

3.
DIETZSCH, M. J. M.. A sala de aula planejada para o trabalho com a leitura e a escrita. São Paulo: Instituto Protagonists, 2004 (Aperfeiçoamento de Gestores).

4.
DIETZSCH, M. J. M.; AUBERT, C. ; VILAS, M. C. P. . Crianças falam de livros. 2001 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIETZSCH, M. J. M.; KRASILCHICK, M. ; GALVÃO, M. I. ; SANTOS, M. F. . Projeto para implementação do Complexo de Educação e Lazer Parque das Fontes.. 2001.

2.
DIETZSCH, M. J. M.; SOUZA, C. P. . Programa de Alfabetização Solidária.. 2001.

3.
DIETZSCH, M. J. M.; SANDUVETTI, V. ; CARLOS, E. S. ; MORAES, O. . Centro de Reabilitação de Casa Branca.. 2001.

4.
DIETZSCH, M. J. M.. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1992.

5.
DIETZSCH, M. J. M.. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1991.

Trabalhos técnicos
1.
DIETZSCH, M. J. M.. Leituras da Cidade e Educação.. 2001.

2.
DIETZSCH, M. J. M.. O Livro Infantil na Visão de Seus Leitores.. 2001.

3.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito à defesa de tese de doutorado de Maria do Amparo Borges Ferro,. 2000.

4.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação presidindo os trabalhos da Comissão Julgadora do "Processo Seletivo para contratação de um docente, na categoria de "Auxiliar de Ensino", em RTP, disciplina EDM 325 - Coordenação do Trabalho na Escola II, nos termos do Edital FEUSP 61/2000", 11/08/2000, FEUSP, São Paulo.. 2000.

5.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de mérito ao CNPq para projeto integrado 5/2000. 2000.

6.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito ao CNPq para projeto integrado 7/2000. 2000.

7.
DIETZSCH, M. J. M.. Revalidação de tese defendida em University of London Doctor Philosophy. 2000.

8.
DIETZSCH, M. J. M.. Relatório de Viagem ao 13th Congress of World Association for Educational Research. 2000.

9.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito à FAPESP - bolsa de mestrado (29/10/2000). 2000.

10.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito à FAPESP - participação de pesquisador em reunião internacioanal ( 08/2000). 2000.

11.
DIETZSCH, M. J. M.. Acompanhamento de Projeto- Auxílio à pesquisa no ensino público - FAPESP. 2000.

12.
DIETZSCH, M. J. M.. Acompanhamento de mestrado - FAPESP. 2000.

13.
DIETZSCH, M. J. M.. Acompanhamento de mestrado - FAPESP. 2000.

14.
DIETZSCH, M. J. M.. Organização de Simpósio em Universidade Brasileira. 2000.

15.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação presidindo os trabalhos da Comissão Julgadora do "Processo Seletivo para contratação de um docente, na categoria de "Auxiliar de Ensino", em RTP, disciplina EDM 409 e 410 - Prática de Ensino I e II", 22, 23 e 24/03/1999, FEUSP, São Paulo.. 1999.

16.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação nos trabalhos da Comissão Julgadora do Concurso de Ingresso na Carreira Docente, na disciplina Educação Infantil - EDM 327, 09 e 10/12/1999, FEUSP, São Paulo.. 1999.

17.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de mérito ao CNPq para projeto integrado 5/99. 1999.

18.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de mérito para Revista FEUSP/ julho de 1999. 1999.

19.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E. D. A. . O PROFESSOR LEITOR-CRÍTICO DE SUA PRÁTICA. 1998.

20.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação presidindo os trabalhos da Comissão Julgadora do "Processo Seletivo de provas para contratação de 01 (um) docente, na categoria de Assistente, referência 'MS-2', em RDIDP, disciplinas EDM 405 - Práticas de Ensino de Português I e EDM 406 - Prática de Ensino de Português II, 04, 05 6 06/02/1998, FEUSP, São Paulo.. 1998.

21.
DIETZSCH, M. J. M.. Designada para compor a Comissão de Seleção, para a função de Assistente, "MS-2", 22/08/1998, FEUSP, São Paulo.. 1998.

22.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito nos trabalhos da Comissão Julgadora do Concurso de Ingresso na Carreira Docente, nas disciplinas "Metodologia do Ensino de 1. e 2. Grau IV (Matemática) - EDM 468", 7, 8 e 9/12/1998, FEUSP, São Paulo.. 1998.

23.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de mérito ao CNPq demanda10/98. 1998.

24.
DIETZSCH, M. J. M.. Relatório de Viagem do II Congresso Ibero Americano de Psicologia. 1998.

25.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito à FAPESP para bolsa de Iniciação Científica. 1998.

26.
DIETZSCH, M. J. M.. Acompanhamento de auxílio à pesquisa - FAPESP( ensino público). 1998.

27.
DIETZSCH, M. J. M.. Acompanhamento de auxílio à pesquisa - FAPESP( ensino público)co. 1998.

28.
DIETZSCH, M. J. M.. VISITA A BROWN UNIVERSITY. 1997.

29.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito junto à Comissão Julgadora do "Processo Seletivo de provas para contratação de um Professor Doutor 'MS-3', em RDIDP, disciplinas EDM 405 e 406 - Prática de Ensino de Português I e II", 20, 21 2 22/10/1997, FEUSP, São Paulo.. 1997.

30.
DIETZSCH, M. J. M.. Parecer de Mérito junto à Comissão Julgadora do "Processo Seletivo de provas para contratação de um docente, na categoria de Professor Doutor, referência 'MS-3', em RDIDP, (disciplinas: Prática de Ensino de Português I e II - EDM 405 e EDM 406)", 19, 21 e 22/10/1997, FEUSP, São Paulo.. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
DIETZSCH, M. J. M.; TEIXEIRA, A. M. L. ; Lina Mendes . INFANCIA E LEITURA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DIETZSCH, M. J. M.. A Infância na Cidade moderna. 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
DIETZSCH, M. J. M.; AUBERT, C. G. R. P. ; VILAS, M. C. P. . Site de Literatura infantil. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Página Eletrônica).

4.
DIETZSCH, M. J. M.. A Organização do espaço da Leitura e da Escrita em Sala de Aula. 2004. (Relatório de pesquisa).

5.
DIETZSCH, M. J. M.. Grupo de Pesquisa Linguagem e Conhecimento - CNPq.. 2001. (Coordenação de Grupo de Pesquisa).

6.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E. A. . O Professor leitor Crítico de sua Prática. 1998. (Relatório de pesquisa).

7.
DIETZSCH, M. J. M.. O Professor tem a palavra: para narrar e escrever a sua prática. 1997. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
DIETZSCH, M. J. M.; ROCCO, M. T. F. . Professores falam de seu Mestre Antonio Candido. 2000 (Organização de evento) .

2.
DIETZSCH, M. J. M.. Conversa com o Mestre Antonio Candido . 2000 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Souza, R. J.; Arena, D.B.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Patricia Ferreira de Souza. Estratègias de leitura para a formação da criança leitora. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
DIETZSCH, M. J. M.; Fusari, J. C.; Franco, M. AMelia R. S.. Participação em banca de ARIANE GOMES LIMA. Fromação contínua, Leitura e Literatura no Programa de Fomação de Profesessores Alfabetizadores PROFA. 2008. Dissertação (Mestrado em MESTRADO) - Faculdade Educação da USP.

3.
REZENDE, N. L.; Corrêa, Manoel L. G.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de João Nemi Neto. A Narrativa na escola: um estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

4.
REZENDE, N. L.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de João Nemi Neto. A narrativa na escola: estudo dos gêneros narrativos nos livros didáticos de Português . 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

5.
DIETZSCH, M. J. M.; ANDRÈ, M. E. D. A.; DAVIS, C. L. F.. Participação em banca de Marcia de Carvalho Gatti. Concepções e práticas docentes diante da diversidade dos alunos no processo de Aquisição da leitura e da escrita. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

6.
JOVANOVIC, V. A.; DIETZSCH, M. J. M.; MOTTER, M. L.. Participação em banca de Lusenilde Dantas Castro. Fotojornalismo como processo de construção da realidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

7.
FERNANDEZ, I. G. M. E.; DIETZSCH, M. J. M.; DURAO, A. B. A. B.. Participação em banca de Lívia Marcia Rdis Baptista. Língua e Cultura no Ensino de Espanhol a brasileiros: contribuições para a formação de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

8.
GUEDES, M. C.; DIETZSCH, M. J. M.; ANTUNES, M. A. M.. Participação em banca de Maria Eugência Franco Carelli. Privilegiando O Contar Histórias no Projeto de Aproximar Crianças da Leitura e Escrita. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

9.
FERNANDES, G.; DIETZSCH, M. J. M.; LAJOLO, M.; CORTÊS, M. C. C.. Participação em banca de Giselle Fernandes. Livros de Redação no Brasil: o começo de uma história.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

10.
NUNES, M. M. R.; DIETZSCH, M. J. M.; DAVIS, C.; MOURA, M. O.. Participação em banca de Marina Muniz Rossa Nunes. Pensando sobre o Pensamento.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

11.
SANTAMARÍA, V. C. R.; DIETZSCH, M. J. M.; PAULA, M. M. F.; MARINHO, A.. Participação em banca de Vanessa Carla Rodriguez Santamaría. A Formação Social do Professor em nível Médio: um Estudo da Proposta Curricular das Disciplinas de Língua Português e Metodologias de Ensino.. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
VILAS, M. C. P.; DIETZSCH, M. J. M.; CARVALHO, M.; CORTÊS, M. C. C.. Participação em banca de Maria Cristina Perez Vilas. Pensar e Escrever a leitura na Escola. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

13.
PULLIN, E. M. M. P.; DIETZSCH, M. J. M.; HAYDU, V. B.. Participação em banca de Gilcinéia Rose da Silva Santos. Convergências e Divergências entre as atividades e a Proposta Teórico-Metodologica no Livro Didático: O caso do ALP1. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

14.
DAVIS, C. L. F.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Virgínia Arêas Peixoto. Vicissitudes da Leitura. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

15.
PRADO, C.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Virgínia da Costa liebort Nina. Representando a Educação em Pauni - Amazonas: Uma Trajetória de Descolbertas. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia da Educação) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

16.
DAVIS, C. L. F.; DIETZSCH, M. J. M.; ANTUNES, M. A. M.. Participação em banca de Antônio Sérgio Vasconcelos Darwich. O Mundo Mágico de Oz - O Papel das Interações Sociais na Apropriação de uma Escrita mais Inteligível por parte de Adolescentes. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

17.
DIETZSCH, M. J. M.; ROCCO, M. T. F.; SOUZA, M. L. Z.. Participação em banca de Ana Maria Lima Teixeira. O encontro do Professor e do Aluno na leitura de "Os Desastres de Sofia" de Clarice Lispector. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

18.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Ana Laura do Valle de Barros Azevedo. A Construção de um Espaço Dialógico em Sala de Aula: Imagens de um Ambiente de Leitura e Escrita. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

19.
MOURA, M. O.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Maria Elena Roman de Oliveira Toledo. As cosntruções matemáticas dos alunos adultos pouco escolarizados: das resoluções cotidianas ao registro formal. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

20.
SOUZA, M. C. C. C.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Elaine Puntel Ribas de Aguiar. O Imaginário cultural moderno e a constituição do sujeito adolescente através da análise de uma revista feminina. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

21.
BAUMEL, R. C. R. C.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Marlene Coelho Alexandroff. Emoções e Escrita: Fios que se Unem Numa Mesma Trama. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

22.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Maria de Fátima Ramos de Andrade. Sistema Modular de Ensino: algums considerandos. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

23.
DIETZSCH, M. J. M.; PENIN, S. T. S.. Participação em banca de João Pedro Pezzato. As Representações da Professora Primária sobre o Ensino: Estudo de Caso. 1996. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

24.
DIETZSCH, M. J. M.; HELENA, M. M.; OLIVEIRA, Z. M.. Participação em banca de Paula Stella. Reinventando Narrativas: Estudos sobre a Produção Coletiva de uma Carta para Penélope. 1995. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

25.
DIETZSCH, M. J. M.; Silva, S e S M.A. Participação em banca de Beatriz Penteado Lomônaco. Aprender: Verbo Transitivo. 1994. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

26.
Assis, Regina; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Maria Inês de Carvalho Delorme. O Sabor do Saber: Por uma Formalização Saborosa da Leitura e da Escrita. 1994 - Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

27.
DANTAS, H. S.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Maria Isabel Galvão Gomes Pereira. espaço do Movimento: Investigação no cotidiano de uma pre-escola à luz da teoria de Henri Wallon. 1993. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp.

28.
PENIN, S. T. S.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Sheila Roberti Pereira da Silva. A Prática Cotidiana do Ensino de Língua Portuguesa: O Singualr Plural. 1992. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Marina Muniz Rossa. Siga em frente. Retorno metacognitivo. 2009. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Usp.

2.
GATTI, B.; DAVIS, C. L. F.; ANDRÈ, M. E. D. A.; DIETZSCH, M. J. M.; GONTIJO, C. M. M.. Participação em banca de Elida Maria Fiorot Costalonga. Formação universitária de professores para o ensino da linguagem escrita. Um estudo a partir dos discursos didático-formadores. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

3.
DIETZSCH, M. J. M.; REZENDE, N. L.; CARVALHO, M. M. C.; DAVIS, C. L. F.; DAHER, A. V.. Participação em banca de Giselle Fernandes. Composição de Textos na Escola Brasileira: a busca de uma história. Do Ratio Studiorum aos manuais de estilo do final do século XIX. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

4.
DIETZSCH, M. J. M.; MORAES, A. C.; ALMEIDA, J. L. V.; TEIXEIRA, A. M. L.; LAUAND, L. J.. Participação em banca de Patricia Colavitti Braga. Na estrada dos enigmas, leituras e linguagens: imagem e palavra em cena. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

5.
MALUF, M. R.; DIETZSCH, M. J. M.; GATTI, B.; KLEINAM, A. C. B. R.; SOARES, M. B.. Participação em banca de Ester Calland de Sousa Rosa. A leitura na vida de professoras: relatos, práticas e formação docente. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado) - USP.

6.
DIETZSCH, M. J. M.; ARAUJO, J. S.; SILVA, L. L. M.; ANTONACCI, M. A. M.; ROCCO, M. T. F.. Participação em banca de Maria Helena da Rocha Besnosik. Encontros de leitura: uma experiência partilhada com professoras de zona rural da Bahia. 2002. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

7.
FARBIARZ, J. L.; DIETZSCH, M. J. M.; MORAES, A. C.; CAMPOS, C. A.; COELHO, L. A. L.; OLIVEIRA, M. C. L.. Participação em banca de Jackeline Lima Farbiarz. Utopia e Realidade na Atuação do Professor de Língua e Literatura Escolar.. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

8.
SILVA, N.; DIETZSCH, M. J. M.; CHAMLIAN, H.; BIARNÉS, J.; NOGUEIRA, L. C.; CORTÊS, M. C. C.; SIQUEIRA, I. S.. Participação em banca de Nilce da silva. Falar, Ler ,Escrever: um estudo sobre o processo de formação de adultos lusófonos em situação de pouca escolarização.. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

9.
CORTÊS, M. C. C.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Maria do Amparo Borges Ferro. Romance Escolar: cotidiano e Práticas pedagógicas. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

10.
WARDE, M.; PAULA, M. M. F.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de José de Sousa Miguel Lopes. Cultura Acústica e Letramento em Moçambique: Em busca de fundamentos amtropológicos para uma educação multicultural. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

11.
GATTI, B.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Carlos Henrique de Souza Gerken. Linguagem, Cognição e Cultura: Apontamento para a elaboração de uma teoria entre as relações oralidade e escrita. 1999. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

12.
DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Eugênia Tereza Castelo Branco Matallo. Do risco à escritura: uma oficina de histórias junto a crianças.. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

13.
NICOLAU, M. L. M.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Mrcio Xavier Bonorino. O corpo: da Infância à sala de aula. 1998. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

14.
GATTI, B.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Stella Rodrigues dos Santos. O Mito da Homogeneidade nos Jogos de Poder/Saber/Verdade no Cotidiano Escolar. 1997. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

15.
ANDRÈ, M. E. D. A.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Laurizete Ferragut Passos. A colaboração professor-pesquisador no processo dae formação em serviço dos professores da Escola Básica. 1997. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

16.
GOMES, J. V.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Selma Blom Margotto. Terapias Alternativas e Medicina Científica: encontro ou confronto. 1996. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

17.
Assis, Regina; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Virginia Torres Shall de Matos Pinto. Saúde e Afetividade na Infância - o que as crianças revelam e a sua importância na escola. 1996. Tese (Doutorado em Pos-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
ROCCO, M. T. F.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Luiz Antonio Ferreira. Oralidade e Escrita: Um diálogo pelo tempo. 1995. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

19.
ROCCO, M. T. F.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Samir Curi Meserani. O Intertexto Escolar. 1994. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

20.
PINTO, H. D. S.; DIETZSCH, M. J. M.. Participação em banca de Dulce Krock Rodrigues Pereira. Inteligência Expressiva Origens, Direção e Integrações. 1994. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

21.
Alvarenga, A. T.; DIETZSCH, M. J. M.; ROSEMBURG, C. P.; SIQUEIRA, A. A. F.; TOFOLO, T. M. J. A.. Participação em banca de Alberto Olavo Advíncula Reis. O /discurso da Saúde Pública sobre a Adolescente Grávida: Avatares. 1993 - Faculdade de Saúde Pública.

22.
BONTEMPO, E.; ROCCO, M. T. F.; DIETZSCH, M. J. M.; SALZANO, E.. Participação em banca de Sahda Marta Ide. Construção da Leitura e Escrita: Proposta de Intervenção em Classe Especial para Deficientes Mentais. 1990. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Psicologia USP.

Qualificações de Doutorado
1.
DIETZSCH, M. J. M.; CORTÊS, M. C. C.; MARTINS, M. H.. Participação em banca de Maria Cristina Perez Vilas. Metacrítica, crítica e literatura infantil no Brasil. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp.

2.
DIETZSCH, M. J. M.; FAVARETTO, C. F.; REZENDE, N. L.. Participação em banca de Tânia Rocha Parmigiani. Botos, Mapinguarys, Curupiras: as narrativas de crianças riberinhas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
DIETZSCH, M. J. M.; SOUZA, C. P.; GATTI, B.; SHIMANSKY, H.; ARRUDA, Â.. Participação em banca de Marialva Rossi Tavares. Auto-estima: O que pensam os Professores.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
DIETZSCH, M. J. M.; MORAES, A. C.; CAMPOS, C. A.. Participação em banca de Jackeline Lima Farbiarz. Textos e Imagens na formação do Leitor. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
DIETZSCH, M. J. M.; MARTINS, M. H.; ANTONACCI, M. A. M.. Participação em banca de Maria Helena da Rocha Besnosik. A Formação do Professor Leitor. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
DIETZSCH, M. J. M.; AMORIM, V.; NICOLAU, M. L. M.; COLELLO, S.. Processo seletivo para ingresso de doutores no Programa de Pós-Graduação. 2006. Faculdade de Educação da Usp.

2.
DIETZSCH, M. J. M.; FAVARETTO, C. F.; MACHADO, N. J.; TAVARES DE MIANDA, Hercília. Seleção de Doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Faculdade de Educação da Usp.

Concurso público
1.
DIETZSCH, M. J. M.; OLIVEIRA, M. K.; GROPPA, J.. Processo Seletivo para concurso de ingresso de professor universitário(Edital 009/2001).. 2001. Universidade de São Paulo.

2.
DIETZSCH, M. J. M.; NICOLAU, M. L. M.; PIETRO, R. G.. Processo seletivo para concurso de ingresso de professor universitário.. 2001. Faculdade de Educação da Usp.

Livre docência
1.
DIETZSCH, M. J. M.. História da Educação. 2004. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Children and Youth at Risk - Aproaches in the History of Education. Cildren Living in the streets. 2007. (Congresso).

2.
Encontro com estudantes e professores da UNIR.A palavra que fala de si mesma. 2007. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patricia Rosa. Infância: Personagem de diferentes Textos. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria Cristina Perez Vilas. Metacrítica, crítica e literatura infantil no Brasil. Início: 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp. (Orientador).

2.
Stela Maris Fazio Bataglia. Concepções de Infância em Livros de literatura para Crainças. Início: 2005. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp. (Orientador).

3.
Maria Cristina Perez Vilas. A Crítica Litrária de Livros para Crianças: Uma História. Início: 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
MARA CRISTINA RODRIGUES DIAS. Para escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

2.
LUIZ CARLOS GAONÇALVES DE OLIVEIRA. Seçeão de Textos para Coleções Didáticas de Português no PNLD 2007.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

3.
LINA MARIA BRAGA MENDES. EXPERIÊNCIAS DE FRONTEIRA: OS MEIOS DIGITAIS EM SALA DE AULA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

4.
Lina Maria Braga Mendes. Utilização de recursos parafrásticos em material didático de ensino médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

5.
Stela Maris Fazio Battaglia. Metamorfose em Historias Infantis: magia das palavras e corpos em movimentos . 2004. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

6.
MARIA CRISTINA PEREZ VILAS. Pensar e Escrever a Leitura na Escola. 2003. 197 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

7.
Giselle Ferandes. Livros de redação no Brasil: o começo de uma história. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

8.
Marina Muniz Rossa Nunes. Pensando sobre o Pensamento. 2001. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

9.
Ana Laura do Valle de Barros e Azevedo. A construção de um espaço dialógico em sala de aula:imagens de um ambiente de leitura e escrita. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

10.
Ana Maria Lima Teixeira. O encontro do professor e do aluno na leitura de Os desastres de Sofia de Clarice Lispector. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

11.
Maria de Fatima Ramos de Andrade. Uma sala de aula na proposta modular: espaço a ser retomado. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

12.
Paula Stela. Reinventando Narrativas . 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

13.
Beatriz Penteado Lomônaco. Aprender Verbo Transitivo . 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

Tese de doutorado
1.
MARINA MUNIZ ROSSA NUNES. Siga em frente: retorno metacognitivo. 2009. Tese (Doutorado em DOUTORADO) - Faculdade Educação da USP, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

2.
TANIA ROCHA PARMIGIANI. Botos, mapinguarys, curupiras... narrativas de crianças ribeirinhas. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

3.
ANA MARIA LIMA TEIXEIRA. De como a Literatura chegou à Cidade e vice-versa: São Paulo de 1830. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

4.
GISELLE FERNANDES. Composição de textos na escola brasileira: em busca de uma história. Do Ratio Studiorum aos manuais de estilo do final do século XX. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

5.
PATRICIA COLAVITTI BRAGA. Na estrada dos enigmas, leituras e linguagens: imagem e palavra em cena.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

6.
Marina Muniz Rossa Nunes. Siga em Frente: Retorno Metacognitivo. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

7.
Maria Helena da Rocha Besnosik. Encontros de Leitura Uma experiência Partilhada com Professores de Zona Rural da Bahia:. 2002. 268 f. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação) - Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

8.
Jackeline Farbiarz. Utopia e Realidade na atuação do professor de Língua e Literatura. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

Iniciação científica
1.
BRUNA MUTARELLI. Infância e leitura na palavra da criança. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

2.
CAROLINA CORONATO BORTOLETTO. Visões da Infância na Cidade. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Educação da USP. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

3.
VIVIANE REI. Infância e Literatura na Palavra da Criança. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

4.
PATRICIA ROSA. Infância: Personagem de diferentes textos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

5.
Flavia Jabur Rodrigues. Vozes da Cidade - Leituras da Cidade e Educação. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

6.
Marcia Regina Cardoso Schaeffner. O Laboratório de Literatura Infantil na formação do pedagogo. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

7.
Ariane Gomes de Lima. UM LIVRO MUITOS ESCRITORES: BIOGRAFIAS. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

8.
Clelia Gomes do Reis Pessoa Aubert. O Livro Infantil na visão de seus leitores - Desenvolvimento do site nucleodeliteraturainantil.com.br. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

9.
Roseane Batista de Souza. Leituras da Cidade e Educação - Visões da criança sobre a cidade de São Paulo. 2002. Iniciação Científica - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

10.
Vanessa Cristina Francisco. O Livro Infantil na Visão de seus Leitores - nucleodeliteraturainfantil.com.br. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

11.
Ana Carolina Correa Soares de Camargo. Leitura e Livros pra Crianças: Mediações Possíveis. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

12.
Midori Leandro Suetsugu. Leitura e livros para Crianças: Mediações possíveis. 2002. Iniciação Científica - Faculdade de Educação da Usp. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

13.
Maria Cristina Perez Vilas. E as Crianças se aproximam do livro. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

14.
Vera Marcia C. Lima Martens. E as crianças se aproximam do livro. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

15.
Juliana de Souza Croppo. E as crianças se aproximam do livro.. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Usp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

16.
Ana Laura do Valle de Barros e Azevedo. Aprender, produzir e recriar . 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

17.
Laura Beatriz Aquino. Escrita: Uma proposta sociointeracionista . 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

18.
Andréia Queiroga Barreto. Desenvolvimento da linguagem escrita . 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

19.
Bianca Cristina C. de Aguiar. Escrita e organização do espaço de sala de aula. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

20.
Maria christina Magalhães. Do sinal à construção do Signo. 1993. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.

21.
Laís Luchesi de Carvalho. Noções Infantis sobre as relações Fala/Escrita. 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mary Julia Martins Dietzsch.



Outras informações relevantes


Membro do Colégio eleitoral do "Prêmio Multicultural Estadão" no ano de 2001.

Crianças falam de livros
Site em desenvolvimento, tendo como referência a Pesquisa "O livro infantil na visão de seus leitores".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 16:47:02