Felipe dos Santos Lima de Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3805767667139532
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Professor de áudio e composição no curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do IFRJ/Paulo de Frontin. Possui doutorado em Antropologia Social no PPGSA-UFRJ. Mestrado em musicologia no PPGM/UFRJ, bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciatura pela Universidade Candido Mendes. Foi bolsista CAPES e CNPq de doutorado, tendo realizado estágio nas Universidade de Columbia/NYC e Smithsonian Institute/Washington DC. Suas pesquisas são focadas na dimensão simbólica, social e cognitiva do fenômeno sonoro em suas variadas manifestações. Possui pesquisa na área de performance, rituais, etnomusicologia, antropologia do som e dos sentidos, antropologia da arte, criatividade, arquivos etnográficos, digitalização de fonogramas e propriedade intelectual. No campo da música tem trabalhado constantemente para produtoras de animação e de finalização de áudio no Rio de Janeiro como: sound designer e compositor de trilhas sonoras. Possui mais de quarenta trilhas originais compostas sendo exibidas em canais de televisão. Atualmente é pesquisador no Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, RISU - IFCS/UFRJ e LAH - Museu Nacional/UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe dos Santos Lima de Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, Felipe;BARROS, FELIPE


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em ANTROPOLOGIA SOCIAL.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Na bossa da bateria: inovação, performance e drama social na Acadêmicos do Salgueiro, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maria Laura Viveiros de Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: antropologia; criatividade; performance; Ritual; escola de samba; Bateria de Escola de Samba.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
2007 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Construindo um acervo etnográfico musical. Um estudo etnográfico sobre o arquivo de Luiz Heitor Correa de Azevedo, seu método de campo e documentação produzida durante suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas Gerais (1944).,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Samuel Mello Araujo Junior.
Palavras-chave: etnomusicologia; etnografia musical; acervos etnográficos; folclore.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Etnomusicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2007 - 2008
Graduação em Programa Especial de Formação de Docente.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1999 - 2006
Graduação em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 interrompida
Graduação interrompida em 2000 em Comunicação Social.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Ano de interrupção: 2000




Formação Complementar


2008 - 2008
Microfonação para Música Regional Brasileira. (Carga horária: 12h).
Ground Control, GC, Brasil.
2007 - 2007
Produção executiva de CDs. (Carga horária: 12h).
Escola de Produção Musical Home Studio, HOME STUDIO, Brasil.
2007 - 2007
Preservação de Materiais Audiovisuais. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
2004 - 2004
Prática de Regional. (Carga horária: 20h).
Instituto Jacob do Bandolim, IJB, Brasil.
2001 - 2001
O choro na Escola - Violão. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1995 - 1997
Harmonia Funcional. (Carga horária: 400h).
CIGAMusidática, GIGAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colégio Cruzeiro, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de música/violão, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do núcleo de artes do Colégio Cruzeiro, ministrando aulas de violão, práticas de conjunto, compondo e escrevendo arranjos para atividades pedagógicas e performance dos alunos.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Centro Cultural, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Laboratório de etnomusicologia da UFRJ, LE -UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ de Apoio Técnico 1A, Carga horária: 12

Atividades

07/2006 - 03/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, .

07/2006 - 07/2007
Serviços técnicos especializados , Laboaratório de etnomusicologia da UFRJ, .

Serviço realizado
Digitalização e edição de fonogramas da coleção Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

Instituto Trabalho e Cidadania, ITC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do projeto de arte-educação ?Interação?. Ação realizada dentro da comunidade da Formiga, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Projeto financiado por Furnas Centrais Elétricas

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do ?Ponto de Cultura Synval Silva?. Projeto de pesquisa, formação em arte e articulação de ações culturais nas comunidades da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. Ação financiada pelo Ministério da Cultura.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador e professor do projeto de arte-educação ?Interação?. Ação realizada dentro das comunidades da Reta João XXIII, no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, RJ. Projeto financiado por Furnas Centrais Elétricas.

Atividades

08/2003 - 01/2008
Direção e administração, Instituto Trabalho e Cidadania, .

Cargo ou função
coordenação.

Instituto Casa do Choro, ICC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5
Outras informações
Monitor no projeto Escola Portátil de Música

Atividades

03/2003 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violão

Instituto Jacob do Bandolim, IJB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5

Atividades

04/2002 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Instituto Jacob do Bandolim, .

Serviço realizado
Preservação das fitas de rolo de Jacob do Bandolim e elaboração de website.

Instituto Pão de Açucar, IPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de música no projeto de arte-educação ?Acordes da Vila?.

Atividades

03/2003 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Prática de Conjunto
Violão


Linhas de pesquisa


1.
Etnografia das Práticas Musicais

Objetivo: Buscar a compreensão de processos musicais através do estudo etnográfico e examinar os processos sociais mais abrangentes a partir de enfoque nas práticas musicais que lhes são próprios...
Palavras-chave: etnomusicologia; etnografia musical; musicologia; acervos; fonogramas; acervos fonográficos.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Gerações do samba nas comunidades do Salgueiro e da Formiga, Rio de Janeiro, uma pesquisa musical colaborativa
Descrição: Trata-se de um desdobramento do projeto de pesquisa "Samba e coexistência nas comunidades da Formiga e Salgueiro", financiado pelo CNPq desde janeiro de 2007 e realizado pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ em parceria com uma organização não governamental (ITC/Ponto de Cultura Synval Silva) , escolas de samba e grupos artísticos da região da Grande Tijuca. No último ano, o projeto citado desenvolveu uma experiência de pesquisa participativa envolvendo um grupo de compositores e jovens músicos moradores das comunidades envolvidas. O projeto proporcionou atividades de formação de pesquisa em música, bem como de prática musical. Como resultado, conseguiu organizar um conjunto de saberes sobre a prática musical local, constituir um acervo de imagens, depoimentos, vídeos etnográficos, um inventário das músicas produzidas por compositores da comunidade (mais de 1.000 canções) e um conjunto musical formado pelos participantes do projeto. No presente edital, pretende-se continuar esta experiência de pesquisa através da realização de documentação audiovisual e entrevistas com músicos e moradores da localidade (Salgueiro e Formiga) que se articularam junto ao grupo de pesquisa formado no decorrer dos dois últimos anos. Assim, o projeto prevê a realização de novas entrevistas com compositores locais contemporâneos, a transcrição deste material documentado e gravação de material cinematográfico e fonográfico. Estas atividades seguirão as orientações teóricas da pesquisa participativa e dialógica, prevendo que os moradores envolvidos com o projeto participem em todas as etapas da pesquisa e na conformação final dos documentos. Prevê também que estes indivíduos participem diretamente das decisões sobre as formas de utilização e acesso a esta documentação. Desta maneira, planeja-se constituir uma experiência de pesquisa etnográfica aplicada no campo da etnomusicologia, tendo como objeto principal as práticas relacionadas ao samba carioca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe dos Santos Lima de Barros - Integrante / Samuel Mello Araújo Júnior - Coordenador / Sinesio Jefferson Andrade Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Samba e Coexistência nas Comunidades do Salgueiro e Formiga
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Felipe dos Santos Lima de Barros - Integrante / Samuel Mello Araújo Júnior - Coordenador / Sinesio Jefferson Andrade Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Latin American Music Review


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Secretara do Audiovisual/ Minc/Brasil


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Produção Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio Produção Crítica em Música, Funarte - Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BARROS, FELIPE2018BARROS, FELIPE. ARQUIVOS E OBJETOS SONOROS ETNOGRÁFICOS: A COLEÇÃO FONOGRÁFICA DE LUIZ HEITOR CORRÊA DE AZEVEDO. REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 8, p. 629-653, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARROS, Felipe. Música Etnografia e Arquivo nos anos 40: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas Gerais (1944). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013. v. 1. 201p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, Felipe. A música folclórica nas pesquisas de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. In: Maria Laura Cavalcanto; Joana Correa. (Org.). Enlaces: estudos de folclore e culturas populares. 1ªed.Rio de Janeiro: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, 2018, v. , p. 1-508.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, Felipe. Construindo um acervo etnográfico musical Apontamentos teóricos e metodológicos sobre um estudo etnográfico feito no arquivo de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - V ENABET, 2011, Belém. Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia - V ENABET, 2011.

2.
BARROS, Felipe. Construindo um acervo etnográfico musical Apontamentos teóricos e metodológicos sobre um estudo etnográfico feito no arquivo de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.. In: V ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia MODOS DE PENSAR, MODOS DE FAZER ETNOMUSICOLOGIA, 2011, Belém do Pará. Anais do VENABET Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2011.

3.
BARROS, Felipe; SILVA, S. J. A. . REFLEXÕES E DESDOBRAMENTOS DE UMA PESQUISA MUSICAL PARTICIPATIVA NAS COMUNIDADES DA FORMIGA E SALGUEIRO, GRANDE TIJUCA, RIO DE JANEIRO. In: IV Congresso Nacional da ABET, 2008, Maceió. Anais do IV Congresso Nacional da ABET, 2008.

4.
BARROS, Felipe; CARDOSO, F. ; SCHIMIDT, V. ; WOLFF, M. S. . A Mudança dos Pressupostos Teóricos de um Acervo Musical: da criação do Centro de Pesquisas Folclóricas ao Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. In: XVII Congresso Nacional da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso Nacional da ANPPOM, 2007.. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, Felipe. Ethnographic Music Research in Brazil in the '40s: A Review of the Documentation Project of ?Brazilian Folk Music? performed by Luiz Heitor Correa de Azevedo and his Relationship with the Political Context of the Time. In: 41st World Conference of the International Council for Traditional Music (ICTM), 2011, St. John`s. Abstract book of 41st World Conference of the International Council for Traditional Music (ICTM), 2011.

2.
BARROS, Felipe. Na cadência da Furiosa: Notas sobre a produção de documentação sonora em um projeto de pesquisa etnomusicológica com perfil colaborativo. In: XI CONGRESO SIBE -Sociedad de Etnomusicologia, 2010, Lisboa. Anais do XI CONGRESO SIBE -Sociedad de Etnomusicologia, 2010.

3.
BARROS, Felipe. Na cadência da Furiosa: Notas sobre a produção de documentação sonora em um projeto de pesquisa etnomusicológica com perfil colaborativo. In: XI CONGRESO DE LA SIBE-SOCIEDAD DE ETNOMUSICOLOGÍA, 2010, Lisboa. Abstract book XI CONGRESO DE LA SIBE-SOCIEDAD DE ETNOMUSICOLOGÍA, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, Felipe; CARDOSO, F. ; SCHIMIDT, V. ; WOLFF, M. S. . The Change in the Role of Music Archives in XXI Century. In: XXIII European Seminar for Ethnomusicology, 2007, Lisboa. Abstracts of the XXIII European Seminar for Ethnomusicology, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARROS, Felipe. O trabalho acústico dos ritmistas salgueirenses (provisório). REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934), 2019.

2.
BARROS, Felipe. ARQUIVOS E OBJETOS SONOROS ETNOGRÁFICOS: A COLEÇÃO FONOGRÁFICA DE LUIZ HEITOR CORRÊA DE AZEVEDO. REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, Felipe. ?Ritmos e ritmistas em trânsito: a percussão de samba em Nova York?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, Felipe. O samba como representação Cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BARROS, Felipe. Na virada do tarol e no corte da terceira: a relação entre pessoa, som e espaço em uma bateria de escola de samba carioca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BARROS, Felipe. Na bossa da bateria: ritmo e inovação nas baterias cariocas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BARROS, Felipe. Na bossa da bateria: O espaço entre as peças, os sons e as pessoas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BARROS, Felipe. A regra do desfile: disputa, mudança e ?criatividade? entre ritmistas cariocas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARROS, Felipe. Drama Social, Performance e Memória em uma bateria de escola de samba carioca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BARROS, Felipe. ?A primeira a entrar e a última a sair?: Noções de performance, pessoa e som em uma bateria de escola de samba carioca.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BARROS, Felipe. Drama social, performance e patrimônio em uma bateria de escola de samba carioca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BARROS, Felipe. Coleções sonoras e objetos etnográficos: o arquivo fonográfico de Luiz Heitor Correa de Azevedo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BARROS, Felipe. Na cadência da Furiosa: notas sobre uma pesquisa colaborativa junto a bateria da Acadêmicos do Salgueiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
BARROS, Felipe. Metodologias de Luiz Heitor Correa - Construindo um acervo fonográfico - Relato parcial de pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BARROS, Felipe; SILVA, S. J. A. . REFLEXÕES E DESDOBRAMENTOS DE UMA PESQUISA MUSICAL PARTICIPATIVA NAS COMUNIDADES DA FORMIGA E SALGUEIRO, GRANDE TIJUCA, RIO DE JANEIRO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BARROS, Felipe; CARDOSO, F. ; SCHIMIDT, V. ; WOLFF, M. S. . A Mudança dos Pressuposto Teóricos de um Acervo Musical: da criação do Centro de Pesquisas Folclóricas ao Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, Felipe. Práticas de acompanhamento de choro - violão. 2007. .


Produção artística/cultural
Música
1.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 27 - ?Rima Bolada?. 2016. Trilha Sonora.

2.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 29 - ?Mistério do Mingau?. 2016. Trilha Sonora.

3.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 30 - ?Wasabi?. 2016. Trilha Sonora.

4.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 31 - ?Taturana Show?. 2016. Trilha Sonora.

5.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 32 - - ?Silêncio, Por Favor?. 2016. Trilha Sonora.

6.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 33 - ?Sem título?. 2016. Trilha Sonora.

7.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 35 - ?Vamp Duda?. 2016. Trilha Sonora.

8.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 34 - ?Deserto Esquecido?. 2016. Trilha Sonora.

9.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 36 - ?Acne Junior?. 2016. Trilha Sonora.

10.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 37 - ?Máquinas Voadoras?. 2016. Trilha Sonora.

11.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 38 - ?Pelotão Lobinho'. 2016. Trilha Sonora.

12.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 39 - ?Pon-te Que-bra-da?. 2016. Trilha Sonora.

13.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 28 - ?Panda Amarelo?. 2016. Trilha Sonora.

14.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 14 - 'Bela Banguela'. 2014. Trilha Sonora.

15.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 15 - 'Jornada indigesta'. 2014. Trilha Sonora.

16.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 16 - 'Bicho Monarca'. 2014. Trilha Sonora.

17.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 17 - 'Baratocracia'. 2014. Trilha Sonora.

18.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 18 - 'Fenômeno Astral'. 2014. Trilha Sonora.

19.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 19 - 'Prima Minha'. 2014. Trilha Sonora.

20.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 20 - 'Ouvindo Vozes'. 2014. Trilha Sonora.

21.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 21 - 'Selvagem'. 2014. Trilha Sonora.

22.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 22 - 'Hic, Hic, Hurra!'. 2014. Trilha Sonora.

23.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 21 -'Desengordamento'. 2014. Trilha Sonora.

24.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 24 - 'Mamute Monocelha'. 2014. Trilha Sonora.

25.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 25 -'Inimizade Colorida'. 2014. Trilha Sonora.

26.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 26 -'Festa no Céu'. 2014. Trilha Sonora.

27.
BARROS, Felipe. Aquele Abraço. 2014. Trilha Sonora.

28.
BARROS, Felipe. ?Dançar: a vida de Helenita Sá Earp.?. 2013. Trilha Sonora.

29.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 6 - 'Rédeas da Paixão'. 2012. Trilha Sonora.

30.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 8 - 'Vizinhos das Estrelas'. 2012. Trilha Sonora.

31.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 1 - 'O Estrangeiro'. 2011. Trilha Sonora.

32.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 2 - 'O Grande Rudinei'. 2011. Trilha Sonora.

33.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 3 - 'O Mistério de Meia-Treta'. 2011. Trilha Sonora.

34.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 4 - 'A Ilha de Búfalos'. 2011. Trilha Sonora.

35.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 5 - 'Na Boca do Sapo'. 2011. Trilha Sonora.

36.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 7 - 'Chinchila e Alpaca'. 2011. Trilha Sonora.

37.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 9 - 'Um Dia de Inseto'. 2011. Trilha Sonora.

38.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 10 - 'El Duderino'. 2011. Trilha Sonora.

39.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 11 - 'Estação Fim do Mundo'. 2011. Trilha Sonora.

40.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 12 - 'Incidente em Varginha'. 2011. Trilha Sonora.

41.
BARROS, Felipe. Tromba Trem - Episódio 13 - 'Machu Picchu'. 2011. Trilha Sonora.

42.
BARROS, Felipe; RIAN, B. . Barbarito. 2009. Composição (estréia).

43.
BARROS, Felipe. Espetáculo Musical "O Maxixe". 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
BARROS, Felipe; SOMMA, V. ; MIBIELLI, P. . Trilha Musical do espetáculo Transições. 2011.

2.
BARROS, Felipe; COHEN, Sara . Trilha musical do documentário: Vida e Obra de helenita Sá Herp. 2010.

3.
BARROS, Felipe. Trilha musical do filme de animação Rattus Rattus. 2009.

4.
BARROS, Felipe. Trilha musical do filme de animação Tromba Trem. 2009.

5.
BARROS, Felipe. Disco da Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo. 2006 (Produção Musical do disco da Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEIRELLES, R. M.; BARROS, Felipe; AUGUSTO, A. J.. Participação em banca de Frederico Cardim. Conflitos entre tradição e inovação na bateria da Unidos de Vila Isabel. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; BARROS, Felipe; CAMBRIA, V.; LANA, J. S.; NEDER, A.. Participação em banca de Marcelo Rubião de Andrade. O Maior Carnaval do Mundo. 2018. Tese (Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
CAVALCANTI, M. L. V. C.; MAGGI, Y.; BACAL, T.; BARROS, Felipe. Participação em banca de Alexander da Silva Cristiano. tabaque de ouro: os festivais de pontos de umbanda no Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; BARROS, Felipe; BARROS, F.. Participação em banca de Lino Camenietzki. Carnaval o ano inteiro: ontologia, disputas e conflito no carnaval de rua do Rio de Janeiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
CAVALCANTI, M. L. V. C.; GONCALVES, R. S.; BARROS, Felipe. Participação em banca de Barbara Grillo. Texto de qualificação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARROS, Felipe. Jurado do quesito Samba-Enredo no desfile das escolas de samba do Grupo Especial. 2015. Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

2.
BARROS, Felipe. Jurado do quesito Bateria na Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15 colóquio de pesquisa.Na bossa da bateria: O espaço entre as peças, os sons e as pessoas. 2016. (Simpósio).

2.
2° Encontro Semba Samba ? DIÁSPORAS. Na bossa da bateria: ritmo e inovação nas baterias cariocas. 2016. (Congresso).

3.
Centenário no Samba.O samba como representação Cultural. 2016. (Seminário).

4.
Pele sobre Pele: miradas etnográficas sobre pessoas, tambores e outros toques.Na virada do tarol e no corte da terceira: a relação entre pessoa, som e espaço em uma bateria de escola de samba carioca. 2016. (Seminário).

5.
Nos meandros do Samba e do Carnaval - Oficina de Pesquisa do Núcleo de Estudos do Ritual, Etnografia e Sociabilidades Urbanas.A regra do desfile: disputa, mudança e ?criatividade? entre ritmistas cariocas. 2015. (Seminário).

6.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. Drama social, performance e patrimônio em uma bateria de escola de samba carioca. 2014. (Congresso).

7.
Oficinas de Pesquisa do Risu ? Ritual, Etnografia e Sociabilidades Urbanas Programa de Pós‐Graduação em Sociologia e Antropologia.?A primeira a entrar e a última a sair?: Noções de performance, pessoa e som em uma bateria de escola de samba carioca.. 2014. (Simpósio).

8.
Seminários do LAH/Museu Nacional.Drama Social, Performance e Memória em uma bateria de escola de samba carioca. 2014. (Seminário).

9.
41st World Conference of the International Council for Traditional Music (ICTM). Ethnographic MusicResearch in Brazil in the '40s: A Review of the Documentation Project of ?Brazilian Folk Music? performed by Luiz Heitor Correa de Azevedo and his Relationship with the Political Context of the Time. 2011. (Congresso).

10.
Seminários NARUA.Na cadência da Furiosa: notas sobre uma pesquisa colaborativa junto a bateria da Acadêmicos do Salgueiro. 2011. (Seminário).

11.
V ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia MODOS DE PENSAR, MODOS DE FAZER ETNOMUSICOLOGIA. Construindo um acervo etnográfico musical Apontamentos teóricos e metodológicos sobre um estudo etnográfico feito no arquivo de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. 2011. (Congresso).

12.
Cartografias Sociais e Território na América Latina. 2010. (Seminário).

13.
XI CONGRESO DE LA SIBE-SOCIEDAD DE ETNOMUSICOLOGÍA. Na cadência da Furiosa: Notas sobre a produção de documentação sonora em um projeto de pesquisa etnomusicológica com perfil colaborativo. 2010. (Congresso).

14.
IV Congresso Nacional da ABET. REFLEXÕES E DESDOBRAMENTOS DE UMA PESQUISA MUSICAL PARTICIPATIVA NAS COMUNIDADES DA FORMIGA E SALGUEIRO, GRANDE TIJUCA, RIO DE JANEIRO. 2008. (Congresso).

15.
Quando o Arquivo é o campo. 2008. (Seminário).

16.
XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPPOM). Metodologias de Luiz Heitor Corrêa - Construindo um acervo fonográfico - Relato parcial de pesquisa. 2008. (Congresso).

17.
I Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2007. (Encontro).

18.
XVII Congresso da ANPPOM. A Mudança dos Pressupostos Teóricos de um Acervo Musical: da criação do Centro de Pesquisas Folclóricas ao Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, Felipe. MÚSICA EM DEBATE: PERFORMANCES MUSICAIS NO ESPAÇO URBANO: QUESTÕES POLÍTICAS E ESTÉTICAS. 2011. (Outro).

2.
BARROS, Felipe. Viradão Cultural. 2010. (Festival).

3.
BARROS, Felipe; JORGE, C. . Depoimentos Cariocas - Ciclo de entrevistas com músicos da cidade do Rio de Janeiro. 2010. (Outro).

4.
BARROS, Felipe. II Encontro da Regional Sudeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 10:46:01