Viviane Riegel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7072269157778477
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutoranda em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP com bolsa CAPES-PROSUP, Doutora em Sociologia pela Goldsmiths College (ING) e University of Maryland (EUA), Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP e Bacharel em Administração Mercadológica pela ESPM-SP. Possui experiência docente na ESPM-SP, nos cursos de graduação de Administração e Relações Internacionais (estratégias metodológicas para trabalhos de conclusão de curso) e de Comunicação (programas de relacionamento e Marketing Direto para a área de marcas). Participante dos grupos de pesquisa inscritos no CNPq 'Cosmopolitismos Juvenis no Brasil' e 'Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo'. Pesquisadora das questões de consumo internacional relacionadas ao conceito de cosmopolitismo, com desenvolvimento de estudos de marcas globais, consumo cultural de jovens e de experiências de mobilidade internacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Riegel
Nome em citações bibliográficas
RIEGEL, V.;RIEGEL, VIVIANE


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
com período sanduíche em Goldsmiths College (Orientador: Mike Featherstone).
Título: Cosmopolitismo em Panoramas Móveis. Comunicação, práticas de consumo e cidadania de sujeitos em mobilidade, no contexto das cidades globais,
Orientador: Denise Cogo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2018
Doutorado em Sociologia.
Goldsmiths College, GOLD, Inglaterra.
com período co-tutela em University of Maryland (Orientador: George Ritzer).
Título: Global brands and cosmopolitanism: reproduction of cosmopolitan lifestyles through global consumer culture, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Mike Featherstone.
Coorientador: Liz Moor.
Palavras-chave: global brands; cosmopolitanism; consumer culture; brandscape; cosmoscape.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: consumo.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação e Consumo da Marca Global: transformações estratégicas contemporâneas no território simbólico de McDonald´s.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Vander Casaqui.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Espacialidade; Marca Global; Trabalho; McDonald´s.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Alojamento e Alimentação.
2006 - 2008
Especialização em Relações Internacionais.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Modelo de Internacionalização da Zara.
Orientador: Gilberto Sarfati.
1999 - 2002
Graduação em Administração Mercadológica.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: PLANO DE VIABILIDADE DE NEGÓCIO DE CONSULTORIA DE INVESTIMENTO EM CULTURA.
Orientador: Gisele Jordão.




Formação Complementar


2018 - 2018
Researcher connect. (Carga horária: 24h).
British Council, Inglaterra.
2016 - 2016
ABORDAGENS SEMIESTRUTURADAS: conceitos e práticas da pesquisa qualitativa. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Elogio do Grande Público, por Dominique Wolton. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
Software de Tratamento Qualitativo de Dados Atlas. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2006 - 2006
Marketing Internacional e Marca País. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2006 - 2006
Redação de Casos. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2002 - 2002
International Strategy. (Carga horária: 40h).
McGill University, MCGILL, Canadá.
2002 - 2002
Cross Cultural Management. (Carga horária: 40h).
McGill University, MCGILL, Canadá.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Professora Graduação, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 12

Atividades

02/2010 - 06/2012
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias Metodológicas Relações Internacionais
02/2008 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia Metodológica TCC
02/2006 - 06/2012
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Direto


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
CONSUMO CULTURAL HÍBRIDO JUVENIL

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilson Roberto Bekesas em 13/08/2015.
Descrição: Esse projeto de pesquisa busca problematizar o consumo cultural híbrido juvenil, concentrado nos meios digitais, articulado a contextos de cosmopolitismo. A principal pergunta que se propõe nesse sentido é: como ocorreriam encontros cosmopolitas (aqueles que permitem o desenvolvimento de uma visão do Outro) para os jovens brasileiros, a partir do consumo cultural híbrido (tanto global, quanto local, tanto na realidade híbrida do ciberespaço quanto da cibercultura)? O recorte proposto para responder a essa questão está ancorado em uma base reflexiva sobre (1) o consumo cultural dos jovens e sua relação na sociedade contemporânea com o entretenimento; (2) a cibercultura como relação da comunicação individual de massa e a ubiquidade, potencial gerador de encontros cosmopolitas. Sendo assim, a área de pesquisa na qual se insere esse projeto está relacionada tanto ao campo da comunicação, quanto aos estudos do consumo e da cultura, a partir especificamente do foco dos estudos das juventudes. Dessa maneira, o projeto se relaciona com duas temáticas prioritárias de pesquisa da ESPM: Consumo e sociedade e Comunicação digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Viviane Riegel - Integrante / Renato Mader - Integrante / Wilson Roberto Bekesas - Coordenador.Financiador(es): Centro de Altos Estudos da ESPM - Auxílio financeiro.
2015 - Atual
COSMOPOLITISMO EM PANORAMAS MÓVEIS: Comunicação, práticas de consumo e cidadania de sujeitos em mobilidade, no contexto das cidades globais São Paulo e Londres.
Descrição: O tema central dessa pesquisa é a presença de socializações cosmopolitas nas práticas cotidianas em espaços comunicacionais e urbanos dos diferentes sujeitos internacionais em mobilidade ? com uma possível formação de panoramas de mobilidade diante dos fluxos culturais globais ? nas cidades de Londres e São Paulo -, por meio do mapeamento comparativo entre os sujeitos, os espaços e as práticas em cada cidade ? e entre elas. Nessa direção, nosso objetivo central é analisar as socializações cosmopolitas dos diferentes sujeitos internacionais em mobilidade das cidades globais de Londres e São Paulo, em suas práticas cotidianas, nas interações e mediações em espaços comunicacionais e urbanos. A partir desse estudo, o projeto busca propor o desenho de ?mobilescapes?, panoramas móveis, criando mapas com os diferentes panoramas (midiático, financeiro, marcas, cosmopolitas), a partir da condição de trânsito e de permanência dos sujeitos. O objeto teórico é constituído das reflexões sobre os discursos e experiências cosmopolitas presentes em cidades globais, as mediações e interações nas cidades globais e seus espaços, os códigos e visibilidades presentes nas práticas cotidianas dos sujeitos em mobilidade, diante de experiências de interculturalidade. O referencial teórico para o desenvolvimento dessa discussão é formado por 1) comunicação, mediação, interações e interculturalidade; 2) estudos sobre globalização e cosmopolitismo; 3) estudos sobre mobilidades e espaços das cidades globais; e 4) estudos sobre consumo e cidadania. O objeto empírico é formado (1) pelos projetos das cidades globais de São Paulo e Londres e seus discursos cosmopolitas (pesquisa documental); (2) pelas práticas dos sujeitos em mobilidade internacional nas duas cidades, nas interações e mediações com espaços comunicacionais e urbanos (por meio de entrevistas e observação física e digital dos sujeitos na experiência/ou não com esses espaços ? globais e/ou locais). A metodologia utilizada para esse estudo é de caráter qualitativo baseada na teoria dos panoramas da cultura global proposta por Appadurai (1996), por meio do método da cartografia, dos espaços urbanos e comunicacionais, por onde os sujeitos formam suas práticas cotidianas de experiências de mobilidades, buscando assim compreender a formação dos panoramas móveis. Para o desenvolvimento dessa cartografia, o percurso da pesquisa é de abordagem qualitativa, com duas partes: a) o desenvolvimento de pesquisa documental sobre os projetos das cidades globais e seus panoramas/fluxos; b) a aplicação de entrevistas com sujeitos em mobilidade sobre suas práticas cotidianas e observação dos espaços urbanos e comunicacionais com os quais esses sujeitos interagem, ou não, de acordo com suas experiências. Para a análise dos discursos dos projetos das duas cidades será utilizada a análise crítica do discurso e para a análise das interações e das práticas dos sujeitos com a cidade e seus espaços serão utilizadas as categorias do mapa das mediações de Martin-Barbero (2009)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Viviane Riegel - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - 2015
Mobilidade Acadêmica Internacional e Integração Regional
Descrição: Edital Universal MCTI/CNPq número 14/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Cosmopolitismos Juvenis no Brasil
Descrição: O objetivo do grupo é verificar o desenvolvimento de práticas e interesses cosmopolitas, analisando as perspectivas culturais dos jovens brasileiros, a partir de suas visões sobre o Brasil e sobre o mundo. Como principais produtos o grupo pretende desenvolver diversas publicações, dentre elas um livro para a série "Youth in a Globalizing World", da Editora Brill, desenvolver a pesquisa nacionalmente em parceria com o SESC e seu centro de pesquisa, e consolidar a parceria no projeto internacional com a Universidade Paris IV e o Ministério da Cultura da França no projeto internacional sobre Cosmopolitismo Estético..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Viviane Riegel - Integrante / Renato Mader - Integrante / Wilson Roberto Bekesas - Coordenador / Gabriela Targat Rodrigues Sampaio - Integrante / Joana Angélica Pellerano - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Acervo Digital de mídias de imigrantes transnacionais da cidade de São Paulo
Descrição: Criação de uma plataforma digital para constituição de acervo de memórias das mídias produzidas por grupos migratórios de diferentes nacionalidades estabelecidos na cidade de São Paulo, a partir dos anos 90. O projeto desenvolve-se em colaboração com a equipe de pesquisadores do Museu da Imigração do Estado de São Paulo (http://museudaimigracao.org.br/acervodigital/) e apoio do CNPq. A plataforma está em construção e deverá ser disponibilizada para consulta pública até final de 2015..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Viviane Riegel - Coordenador / Denise Maria Cogo - Integrante / Matheus Pássaro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: youth and globalization


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revue Sociétés Plurielles
2015 - Atual
Periódico: The Global Studies Journal
2017 - Atual
Periódico: REMHU (BRASÍLIA)
2018 - Atual
Periódico: Youth and Globalization


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: consumo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Menção honrosa doutorando Prêmio Comunicon, ESPM.
2015
Graduate Scholar Award, Global Studies Conference.
2014
Melhor Paper VII Enec, VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo PUC-RJ.
2011
Orientadora do TCC ganhador do Prêmio Francisco Gracioso de Excelência Acadêmica - Edição Nacional, ESPM.
2010
Orientadora do TCC ganhador do Prêmio Francisco Gracioso de Excelência Acadêmica, ESPM-SP.
2002
Qualidade Academica do Trabalho de Conclusão de Curso, Escola Superior de Propaganda e Marketing.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEKESAS, WILSON ROBERTO2018 BEKESAS, WILSON ROBERTO ; Berimbau, Mauro ; MADER, RENATO VERCESI ; PELLERANO, JOANA ; RIEGEL, VIVIANE . CosmoCult Card Game: A Methodological Tool to Understand the Hybrid and Peripheral Cultural Consumption of Young People. Open Library of Humanities, v. 4, p. 1-29, 2018.

2.
RIEGEL, VIVIANE2018RIEGEL, VIVIANE. Cosmopolitismo e vidas móveis: questões éticas sobre a cidadania do mundo.. TERCEIRO MILÊNIO - REVISTA CRÍTICA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, v. 8, p. 162-185, 2018.

3.
PELLERANO, JOANA ANGÉLICA2017PELLERANO, JOANA ANGÉLICA ; BEKESAS, WILSON ROBERTO ; RIEGEL, VIVIANE . DESAFIOS DE UMA PESQUISA INTERNACIONAL: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 3, p. 346-369, 2017.

4.
RIEGEL, V.2017RIEGEL, V.; MADER, R. ; BEKESAS, W. R. . Aesthetic cosmopolitanism and media consumption of young people in São Paulo. JANUS anuário de relações exteriores, v. 1, p. 92-93, 2017.

5.
PELLERANO, J. A.2017PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, VIVIANE . Food and cultural omnivorism: a reflexive discussion on otherness, interculturality and cosmopolitanism.. International Review of Social Research, v. 7, p. 13-21, 2017.

6.
Beatriz Braga Bezerra2017Beatriz Braga Bezerra ; RIEGEL, VIVIANE . La construcción de un mito en las narraciones de la marca Apple: historia de vida, publicidad y ficción sobre Steve Jobs. Pensar la Publicidad, v. 11, p. 53-68, 2017.

7.
Cicchelli, Vincenzo2016 Cicchelli, Vincenzo ; Octobre, Sylvie ; RIEGEL, V. . After the Omnivore, the Cosmopolitan Amateur : Reflexions about Aesthetic Cosmopolitanism. The Global Studies Journal, v. 9, p. 55-70, 2016.

8.
COGO, D. M.2016 COGO, D. M. ; RIEGEL, V. . ?I?m an Immigrant?: cosmopolitismo, alteridade e fluxos comunicacionais em uma campanha anti-xenofobia no Reino Unido.. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, v. 1, p. 23-43, 2016.

9.
BEKESAS, WILSON ROBERTO2016BEKESAS, WILSON ROBERTO ; RIEGEL, VIVIANE ; MADER, RENATO VERCESI . Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 13, p. 112-130, 2016.

10.
BEKESAS, W. R.2016 BEKESAS, W. R. ; MADER, R. ; RIEGEL, V. . Media and Cultural Consumption by Young Students in the City of São Paulo, Brazil: Evidences of Digital Divide, Possibilities of Cosmopolitanism.. Global Media Journal -- Canadian Edition, v. 9, p. 119-133, 2016.

11.
Santos, Juliana Grazini2016Santos, Juliana Grazini ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, V. . BUSCA DE INFORMAÇÃO DIGITAL SOBRE PRÁTICAS CULINÁRIAS POR JOVENS: REPRODUTOR DE COSMOPOLITISMO?. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 13, p. 266-275, 2016.

12.
CASAQUI, Vander2016CASAQUI, Vander ; RIEGEL, V. . Management of happiness, production of affects and the spirit of capitalism: international narratives of transformation from Coca-Cola brand. The Journal of International Communication, v. 22, p. 293-314, 2016.

13.
CORREIA-LIMA, MANOLITA2015CORREIA-LIMA, MANOLITA ; RIEGEL, VIVIANE . Movilidad académica made in SOUTH: reflexión sobre las motivaciones de los estudiantes brasileños y colombianos. Magis (Editorial Pontificia Universidad Javeriana), v. 8, p. 109-131, 2015.

14.
SILVA, CLAUDIA CRISTIANE DOS SANTOS2013SILVA, CLAUDIA CRISTIANE DOS SANTOS ; LIMA, MANOLITA CORREIA ; RIEGEL, VIVIANE . Os fatores de motivação na definição de estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica internacional no Brasil. Revista Gestao Universitaria na America Latina - GUAL, v. 6, p. 232-251, 2013.

15.
RIEGEL, V.;RIEGEL, VIVIANE2012RIEGEL, V.. As Marcas Globais e seus Espetáculos nas Grandes Metrópoles: propostas de consumo em eventos esportivos.. BrandTrends Journal, v. 2, p. 13-25, 2012.

16.
LIMA, M. C.2010LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. . Motivações da Mobilidade Estudantil entre os Estudantes do Curso de Administração. Guavira Letras, v. 1, p. 180-199, 2010.

17.
RIEGEL, V.;RIEGEL, VIVIANE2010RIEGEL, V.. Espacio de consumo privilegiado: el territorio de comunicación publicitaria de la marca global. Pensar la Publicidad, v. 4, p. 129-146, 2010.

18.
RIEGEL, V.;RIEGEL, VIVIANE2010RIEGEL, V.. O trabalho dentro da loja de McDonald´s: regimes de visibilidade que revelam a imaterialidade da produção.. Liinc em Revista, v. 6, p. 39-51, 2010.

19.
CASAQUI, V.2009CASAQUI, V. ; RIEGEL, V. . Google e o consumo simbólico do trabalho criativo. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 6, p. 161-180, 2009.

20.
RIEGEL, V.;RIEGEL, VIVIANE2009RIEGEL, V.. A cultura global e o consumo do território trasnacional de McDonald´s: um estudo comparativo entre Brasil e México. Administração em Diálogo, v. 1, p. 26-45, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASAQUI, V. (Org.) ; LIMA, M. C. (Org.) ; RIEGEL, V. (Org.) . Trabalho em publicidade e propaganda. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011. v. 1. 182p .

2.
RIEGEL, V.; ANDREONI, B. (Org.) ; AQUINO, C. (Org.) ; RIBEIRO, J. (Org.) ; OLANO, C. (Org.) ; SILVA, L. (Org.) . Brincadeiras para crianças de todo o mundo. 1. ed. São Paulo: Allucci & Associados Comunicações Ltda., 2007. v. 4000. 186p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIEGEL, VIVIANE. Global Brands and Cosmopolitanism: Building Cosmopolitan Attitudes Through Global Consumers in São Paulo. In: Emontspool, Julie; Woodward, Ian. (Org.). Cosmopolitanism, Markets and Consumption: A Critical Global Perspective. 1ed.: Palgrave Macmillan, 2018, v. , p. 99-126.

2.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. . A hipermobilidade na pós-modernidade ? motivações distintas e repercussões semelhantes. In: Lívia Barbosa. (Org.). Juventudes e Gerações no Brasil Contemporâneo. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. , p. 319-.

3.
CASAQUI, V. ; RIEGEL, V. ; Budag, Fernanda . Publicidade imaginada: a visão dos estudantes sobre o mundo do trabalho publicitário. In: Casaqui, Vander; Lima, Manolita Correia; Riegel, Viviane. (Org.). Trabalho em publicidade e propaganda. 1ed.São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011, v. 1, p. 31-74.

4.
CASAQUI, V. ; RIEGEL, V. . O mundo do trabalho na estética do consumo: representações da esfera produtiva na comunicação da marca Zara. In: Caro, Antonio; Scolari, Carlos A.. (Org.). DeSignis 17. 1ed.Buenos Aires: La Crujía Ediciones, 2011, v. 17, p. 89-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIEGEL, V.. Estratégias de comunicação da marca McDonald´s: a negociação do slow food dentro do templo do fast food.. Marketing (São Paulo), Estudos ESPM - São Paulo, p. 41 - 47, 01 out. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIEGEL, VIVIANE; BEKESAS, W. R. ; MADER, RENATO VERCESI . ?TUDO BOM?: um encontro entre Israel e Brasil, um possível caminho cosmopolita. In: XV Congresso IBERCOM 2017 : comunicação, diversidade e tolerância, 2018, Lisboa. Livro de Anais XV Congresso IBERCOM 2017 : comunicação, diversidade e tolerância. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 2304-2321.

2.
Berimbau, Mauro ; BEKESAS, W. R. ; MADER, R. ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, VIVIANE . CosmoCult Card Game: O Uso de um Jogo como Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Consumo. In: XXXIX Intercom, 2016, Sao Paulo. Anais do XXXIX Intercom, 2016.

3.
BEKESAS, W. R. ; MADER, R. ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, VIVIANE . Desafios de uma pesquisa internacional: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. In: Comunicon 2016, 2016, São Paulo. Anais do 6o Encontro de GTs do Comunicon, 2016.

4.
RIEGEL, VIVIANE. Cosmopolitismo e Vidas Móveis: Questões Éticas sobre a Cidadania do Mundo. In: Comunicon 2016, 2016, Sao Paulo. Anais do 6o Encontro de GTs do Comunicon, 2016.

5.
Beatriz Braga Bezerra ; RIEGEL, V. . A CONSTRUÇÃO DE UM MITO NAS NARRATIVAS DA MARCA APPLE: história de vida, publicidade e ficção sobre Steve Jobs. In: I Congresso Internacional de Novas Narrativas, 2015, São Paulo. 1º congresso internacional de novas narrativas : encontro de narrativas de comunicações e artes / Grupo de Estudos de Novas Narrativas (Organização), 2015. p. 565-578.

6.
RIEGEL, V.. Cosmopolitismo para Quem? Consumidores e/ou cidadãos nos fluxos comunicacionais da cidade de Londres. In: Comunicon 2015, 2015, São Paulo. Anais 5o Encontro GTs Pós-Graduação Comunicon, 2015.

7.
RIEGEL, V.. CONSUMO MIDIÁTICO JUVENIL EM EXPERIÊNCIAS COSMOPOLITAS: entre o entretenimento global e a participação local. In: XIV Congresso Internacional IBERCOM, 2015, São Paulo. Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais, 2015.

8.
MADER, R. ; BEKESAS, W. R. ; RIEGEL, V. . Consumo Cultural Híbrido de Jovens Universitários: Mercado de Entretenimento e Cibercultura como Articuladores de Encontros Cosmopolitas. In: VIII Simpósio Nacional da ABCIBER, 2014, São Paulo. Anais do VIII Simpósio Nacional da ABCIBER, 2014.

9.
RIEGEL, V.. AS MARCAS GLOBAIS E SEUS ESPETÁCULOS NAS GRANDES METRÓPOLES: PROPOSTAS DE CONSUMO DAS MARCAS GLOBAIS EM GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS. In: Comunicom - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2011, São Paulo. Anais do 1o Comunicom, 2011.

10.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. . A Formação Docente nos Cursos de Pós-Graduação em Administração ? a gênese de uma experiência. In: Enepq, 2011, João Pessoa. Anais do Enepq 2011, 2011.

11.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. ; OLANO, C. . MOBILIDADE ACADÊMICA MADE IN SOUTH: REFLETINDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE ESTUDANTES BRASILEIROS E COLOMBIANOS. In: Colóquio Internacional Gestão Universitária, 2011, Florianópolis. XI Colóquio Internacional Gestão Universitária, 2011.

12.
Vasconcelos, M.C.L. ; RIEGEL, V. ; LIMA, M. C. . Educação & Marketing - Isso dá samba?. In: Enangrad, 2011, São Paulo. Anais do Enangrad 2011, 2011.

13.
RIEGEL, V.. Hibridização Cultural da Marca Global: os Modelos de Lojas de Mcdonald´s como Diálogo entre suas Estratégias de Comunicação e as Culturas Locais.. In: V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2010, Rio de Janeiro. V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2010.

14.
RIEGEL, V.. Espacialidade de Consumo: Análise da Produção do Desejo e da Estética na Comunicação das Lojas McDonald´s. In: XIV Encontro de Comunicação da Região Sudeste, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro de Comunicação da Região Sudeste, 2009.

15.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. ; MATSUNAKA, F. ; GARCIA, R. ; CARMIGNANI, P. . Mobilidade acadêmica internacional e aprendizagem de língua estrangeira: os administradores brasileiros. In: XI Colóquio Internacional sobre Poder local: desenvolvimento e gestão social de territórios, 2009, Salvador. XI Colóquio Internacional sobre Poder Local: desenvolvimento e gestão social de territórios. Salvador: CIAGS/UFBA, 2009.

16.
RIEGEL, V.. A Representação do Trabalho nas Lojas de McDonald´s: Produção de Bens e Gostos a partir do Controle. In: XXXII Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

17.
STREHLAU, V. ; PONCHIO, M. ; RIEGEL, V. ; ZONA, P. . País de Origem e Etnocentrismo na Avaliação da Imagem de Marca Global: um Estudo sobre o McDonald?s. In: XXXIII Enanpad - Encontro Científico de Administração, 2009, São Paulo. XXXIII Enanpad - Encontro Científico de Administração, 2009.

18.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. ; CARMIGNANI, P. ; GARCIA, R. ; MATSUNAKA, F. . Motivações da mobilidade estudantil entre os estudantes do curso de administração. In: II EnEPQ - Encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade, 2009, Curtiiba. II EnEPQ - Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009.

19.
CASAQUI, V. ; RIEGEL, V. . Os efeitos de sentido do consumo slow food no templo do fast food. In: XIV SBS - Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. XIV SBS - Congresso Brasileiro de Sociologia: Consensos e Controvérsias, 2009.

20.
RIEGEL, V.. As Estratégias de Comunicação da Marca Global McDonald´s: o Ponto de Venda como Representação do Mundo Simbólico do Trabalho. In: XXXI Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

21.
CASAQUI, V. ; RIEGEL, V. . Google y la espectacularización del trabajo creativo. In: IV Congreso Panamericano de Comunicación, 2008, Santiago do Chile. Actas del IV Congreso Panamericano de Comunicación, 2008.

22.
CASAQUI, V. ; RIEGEL, V. . O mundo do trabalho na estética do consumo: representações da esfera produtiva na comunicação da marca Zara. In: IX ALAIC - Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2008, México D.F.. IX Congreso de la ALAIC, 2008.

23.
RIEGEL, V.. Analise Estrategica de Marketing Internacional. In: SEMEAD, 2006, São Paulo. IX SEMEAD, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
RIEGEL, VIVIANE; BEKESAS, WILSON ROBERTO ; MADER, RENATO VERCESI . ?TUDO BOM?: um encontro entre Israel e Brasil, um possível caminho cosmopolita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIEGEL, VIVIANE; COGO, D. M. . Cosmopolitanism and Media Consumption: the experience of human mobility in São Paulo and its imbrications with communication flows. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RIEGEL, VIVIANE. Cosmopolitanism and Human Mobility: a comparison of different experiences of migration in a global city in the South. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Cicchelli, Vincenzo ; Octobre, Sylvie ; RIEGEL, VIVIANE ; Katz-Gerro, Tally ; Handy, Femida . Experiencing aesthetico-cultural cosmopolitanism: a comparison of youth in Paris, Sao Paulo and Seoul.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIEGEL, VIVIANE; PELLERANO, J. A. ; BEKESAS, W. R. ; MADER, R. . ?Tudo Bom?: um encontro entre Israel e Brasil, um possível caminho cosmopolita. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COGO, D. M. ; RIEGEL, V. ; PELLERANO, J. A. ; MADER, RENATO VERCESI ; PASSARO, M. ; Oliveira, Priscilla . Plataforma Digital Mídias de Imigrantes de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
COGO, D. M. ; RIEGEL, V. . Visto Permanente ? comunicação em rede, visibilidades contra-hegemônicas e cidadania das migrações transnacionais na cidade de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
RIEGEL, V.. Identidades Culturais nos Fluxos de Globalização: representações dos processos de migrações internacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, V. . Onivorismo alimentar e cultural: reflexões sobre alteridade, interculturalidade e consumo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
RIEGEL, V.. Cosmopolitismo e Migrações em Cidades Globais: representações de cidadania em fluxos de comunicação em Londres e São Paulo.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RIEGEL, V.. Cosmopolitanism and Migration in São Paulo: Reintroducing a Measure of Legitimacy of Being Cosmopolitan. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BEKESAS, W. R. ; MADER, RENATO VERCESI ; RIEGEL, V. . Aesthetic Cosmopolitanism and Media Consumption: hybrid possibilities within young people´s everyday lives in São Paulo, Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Berimbau, Mauro ; MADER, R. ; BEKESAS, W. R. ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, VIVIANE . XXXIX Intercom. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
RIEGEL, VIVIANE. Cosmopolitanism and Migration in São Paulo: reintroducing a measure of legitimacy of being cosmopolitan. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BEKESAS, W. R. ; MADER, R. ; PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, VIVIANE . Desafios de uma pesquisa internacional: adaptações e inovações a partir de um olhar periférico para o cosmopolitismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
RIEGEL, VIVIANE. Cosmopolitismo e Vidas Móveis: Questões Éticas sobre a Cidadania do Mundo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
RIEGEL, V.. The reproduction of luxury cities conceptual spaces: Louis Vuitton and its cosmopolitan 'brandscape'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
RIEGEL, V.. Cosmopolitismo cultural-estético y las relaciones de consumo de los medios de los jóvenes en Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MADER, R. ; RIEGEL, V. . Hybrid Cultural Consumption in Brazil: Building Cosmopolitan Encounters or Digital Divide?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
RIEGEL, V.. After the Omnivore, the Cosmopolitan Amateur : Reflexions about Aesthetic Cosmopolitanism. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BEKESAS, W. R. ; MADER, R. ; RIEGEL, V. . Consumo Cultural Híbrido de Jovens Universitários: Mercado de Entretenimento e Cibercultura como Articuladores de Encontros Cosmopolitas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
RIEGEL, V.. Cosmopolitanism and Global Brands: reproducing plural lifestyles through consumption. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Beatriz Braga Bezerra ; RIEGEL, V. . A CONSTRUÇÃO DE UM MITO NAS NARRATIVAS DA MARCA APPLE: história de vida, publicidade e ficção sobre Steve Jobs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
RIEGEL, V.. CONSUMO MIDIÁTICO JUVENIL EM EXPERIÊNCIAS COSMOPOLITAS: entre o entretenimento global e a participação local. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
RIEGEL, V.. Cosmopolitismo para Quem? Consumidores e/ou cidadãos nos fluxos comunicacionais da cidade de Londres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
RIEGEL, V.; MADER, R. . Hybrid cultural consumption: entertainment market and cyberculture as mechanisms of cosmopolitan encounters in social media. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
RIEGEL, V.. Global consumer culture: a theoretical discussion between the centrality of consumption in the contemporary society and its possible localizations as a result of cultural differences.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
RIEGEL, V.. A reflection on the main challenges of comparative research on global consumption studies. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
RIEGEL, V.; GAMA, R. . Felicidade para consumo: uma questão moral, de Estado ou de mercado?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
RIEGEL, V.. Marcas globais como reprodutoras do estilo de vida cosmopolita por meio do consumo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
RIEGEL, V.. Global consumption culture: global brands´ influence in social practices. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
RIEGEL, V.. As Marcas Globais e seus Espetáculos nas Grandes Metrópoles: um estudo comparativo nos contextos brasileiro, mexicano e argentino.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. . Mobilidade acadêmica made in south. Estudantes brasileiros e colombianos ? convergências e divergências na experiência da mobilidade acadêmica internacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. . La place de la langue dans les programmes de mobilité académique internationale. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
LIMA, M. C. ; RIEGEL, V. . Mobilité académique Made in South: refléxions sur les expériences vécues par des étudiants brésiliens, colombiens et péruviens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

36.
RIEGEL, V.. Global consumption culture: global brands´ influence in social practices. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
RIEGEL, V.. The consumption of space as appropriation of the idea of experience. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
RIEGEL, V.. A cultura global e o consumo do território transnacional de McDonald´s: um estudo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
RIEGEL, V.. As estratégias de comunicação da marca McDonald´s: análise da construção do ethos discursivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
RIEGEL, V.. Johnnie Walker: o desafio do relacionamento em busca do engajamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
RIEGEL, V.. O teritório simbólico de McDonald´s: as estratégias de comunicação da marca global em suas lojas, como representação do consumo e do trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
RIEGEL, V.. Produção e consumo na loja McDonald´s: a comunicação de uma nova experiência?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
RIEGEL, V.; CASAQUI, V. . As transformações da estratégia da marca McDonald´s no contexto de consumo slow food. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
RIEGEL, V.. O território simbólico do McDonald´s: as estratégias de comunicação da marca global no seu ponto de venda como representação do mundo do trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
MADER, R. ; RIEGEL, V. . A distopia no enredo de filmes publicitários da marca O Boticário: o argumento central de uma narrativa de consumo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
RIEGEL, V.. Pierre Bourdieu (The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies). Hoboken: Wiley-Blackwell, 2015 (Entrada em Enciclopédia).

2.
RIEGEL, V.. Americanization (The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies). Hoboken: Wiley-Blackwell, 2015 (Entrada em Enciclopédia).

3.
RIEGEL, V.. Nike (The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies). Hoboken: Wiley-Blackwell, 2015 (Entrada em Enciclopédia).

4.
RIEGEL, V.. Apple (The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Consumption and Consumer Studies). Hoboken: Wiley-Blackwell, 2015 (Entrada em Enciclopédia).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIEGEL, VIVIANE. Relatório Anual de Bolsista. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
RIEGEL, V.; PELLERANO, J. A. . Ciclo Cosmopolitismos: marcas globais e estilo de vida. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PELLERANO, J. A. ; RIEGEL, V. . Ciclo Cosmopolitismos: alimentação e práticas de consumo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
RIEGEL, VIVIANE. Relatório Anual de Bolsista. 2016. (Relatório de pesquisa).

5.
RIEGEL, V.. Relatório Anual de Bolsista. 2015. (Relatório de pesquisa).

6.
RIEGEL, V.; MADER, R. . Nextel: a integração e o relacionamento no processo de valorização da marca através do universo digital. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso para Estudo).

7.
MADER, R. ; RIEGEL, V. . TRIDENT: a necessidade de identidade da marca na presença digital. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CasoparaEstudo).

8.
MADER, R. ; RIEGEL, V. . Digital Branding. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

9.
RIEGEL, V.; Pereira, M. L. A. . Pão de Açúcar Mais: o desafio do relacionamento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso para Estudo).

10.
RIEGEL, V.; MADER, R. . Engajamento - Planejamento, prática e resultados para a experiência de marca. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

11.
RIEGEL, V.. Johnnie Walker: o desafio do relacionamento em busca do engajamento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso para Estudo).

12.
CUNHA, P. ; HOFF, T. ; RIEGEL, V. . Realidade Aumentada. 2009. (Coordenação de pesquisa realizada pelos alunos da área de Estudos em Comunicação Integrada).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARA, F.; RIEGEL, V.; mauricio turra. Participação em banca de Bruno Prandi; Munir Chedid; Patrick Monacelli.Plano Estratégico: São Paulo Futebol Clube. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
CECCONELLO, R.; RIEGEL, V.. Participação em banca de Bianca de Paula Gomes; Julia Park; Thiago Nobuo Nakano.PIATEX: investindo em poliuretano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
CAMARA, F.; CECCONELLO, R.; RIEGEL, V.. Participação em banca de George Alalou.Análise de viabilidade de abertura de uma montadora de aquecedor solar de baixo custo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CALIL, P.; RIEGEL, V.; STREHLAU, V.. Participação em banca de Bruna Lambais; Ottorino Ricci.ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA E MERCADOLÓGICA DA CRIAÇÃO DE UMA LOJA DE MODA FEMININA ECO FRIENDLY. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
Felipe Borini; RIEGEL, V.; Eduardo Spers. Participação em banca de Elis Alves; Luciana Mourched.Responsabilidade ambiental na propaganda da construção civil: um estudo sobre a comunicação de empreendimentos ecologicamente corretos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

6.
TRINDADE, Christiane; RIEGEL, V.; UMEDA, Guilherme. Participação em banca de Artur Caccianiga Sato; Luis Henrique Vigorito; Thiago Schmal.Comportamento dos jovens evangélicos: influência da religião sobre o consumo de lazer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

7.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Gabriel Sejtman, Ricardo Piochi, Thiago Tomé Borges.Abertura de uma empresa de mobile marketing de curta distância. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

8.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Caio Cesa Cavallari Tosta, Marina Junqueira D´Avila.Análise de viabilidade de abertura de um espaço para terceira idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

9.
CALIL, P.; RIEGEL, V.; STREHLAU, V.. Participação em banca de Cláudio Aprovian Atchabahian - Diogo Della Gomes - Pedro Hen.A influência da marca patrocinadora de times de futebol no comportamento de compra de seus torcedores em São Paulo.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

10.
ALMEIDA, L. A.; RIEGEL, V.; ROCHA, T.. Participação em banca de Maria Fernanda Mussalem - Stella Macedo.Leasing operacional: o uso do arrendamento mercantil operacional para aquisição de equipamentos de tecnologia no mercado B2B.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

11.
MATTA, J.; RIEGEL, V.; ALMEIDA, L. A.. Participação em banca de Camila Anversa Gomes - Eduardo Luiz Di Pietro - Larissa.Endosso de marcas por celebridades: Gisele Bündchen e as marcas C&A, Nívea e Ipanema.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

12.
CALIL, P.; RIEGEL, V.. Participação em banca de Elvys Nunes; Rodrigo Rodrigues; Vinícius Pavone.Análise da viabilidade do lançamento de uma marca de roupas ecologicamente corretas na cidade de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

13.
CECCONELLO, R.; RIEGEL, V.. Participação em banca de Dalton Polete Neto; Eduardo Camargo Oliveira.Estudo da viabilidade financeira e mercadológica da construção de uma academia na cidade de São Paulo voltada para praticantes de esportes aquáticos radicais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

14.
CAMARA, F.; RIEGEL, V.; CECCONELLO, R.. Participação em banca de Aline Mota; Carlos Guedes.Viabilidade de abertura de uma oficina e loja de artesanato de jóias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

15.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Camila Sayuri Nakano, Guilherme Maeda, Thiago Falcão.Planejamento Estratégico para a Comercial Villagio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

16.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Bruno Adorno, Mariana Orosco, Renata Russo.Análise do uso de personagens infantis nas estratégias de comunicação on-line de produtos alimentícios para crianças. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

17.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Bruno Militelli, Bruno Traldi, Mario Yamamoto.FOX COMÉRCIO DE APARAS LTDA.: Análise da Viabilidade Financeira, Operacional e Mercadológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

18.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Bruno Barani, Eduardo Machado, Marco Ferragina.A influência do patrocínio esportivo na profissionalização do surfe no Brasil e na captação de investimentos para o esporte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

19.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Bruno Onari, Fabio Amoroso Mollica, Paulo Victor Carmuega Zo.A influência do efeito país de origem na imagem de marca do McDonald´s nas diferentes classes socioeconômicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

20.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Alessandra Fu Vivian, Gabriel Marchi Gimenes, Ricardo Freire.Um estudo comparativo entre o Market Share e a percepção de valor do shopper das marcas de fraldas descartáveis infantis na cidade de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

21.
RIEGEL, V.. Participação em banca de Guilherme Nahat, Maia Fleming, Marta Ghirardi Neves.FAC TOTUM: Análise da viabilidade de criação de empresa de serviços terceirizados para funcionários do ambiente corporativo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reimagining Digital Humanitarianism. 2018. (Outra).

2.
?A Conversation on Connecting Racism and Migration?. A symposium organised by Goldsmiths PhD Migration Reading Group. 2017. (Seminário).

3.
5th SCMR-JEMS International Conference. 2017. (Outra).

4.
Consumers and consumption at Yale.Food brands´ consumption in São Paulo: possibilities of cosmopolitan attitudes for young people?. 2017. (Encontro).

5.
Cosmopolitanism revisited: comparative perspectives on urban diversity, INALCO/Sciences Po.Experiencing aesthetico-cultural cosmopolitanism: a comparison of youth in Paris, Sao Paulo and Seoul.. 2017. (Seminário).

6.
Ecrea Diaspora.Cosmopolitanism and Media Consumption: the experience of human mobility in São Paulo and its imbrications with communication flows. 2017. (Seminário).

7.
Encontro Internacional Pensar o Futuro.Cosmopolitismo e a cidadania do mundo: questionamentos sobre consumo e acesso. 2017. (Encontro).

8.
IAMCR - International Communication.Jovens do Ensino Médio e consumo de séries em meios digitais. 2017. (Outra).

9.
Migration and Imperialism. 2017. (Oficina).

10.
MRN's Annual Migration Summit 2017: Beyond the ?Good Immigrant?. 2017. (Outra).

11.
Practices of belonging, practices of place: Conversations in film & research. 2017. (Seminário).

12.
Seminário intensivo ?Mídia e transnacionalismo na era digital: indústrias, circuitos e consumos culturais latino-americanos em entornos urbanos nas cidades globais? ministrado pela Prof. Dra. Jessica Retis.COSMOPOLITISMO EM PANORAMAS MÓVEIS. 2017. (Seminário).

13.
SP Mobilities.Projeto Cosmopolitismos Juvenis no Brasil. 2017. (Encontro).

14.
Thinking about luxury - CEM.The reproduction of luxury in global cities: analysis of São Paulo´s spaces, and its project of a cosmopolitan city. 2017. (Outra).

15.
World on the move.Cosmopolitanism and Human Mobility:a comparison of different experiences of migration in a global city in the South. 2017. (Simpósio).

16.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM. ?TUDO BOM?: um encontro entre Israel e Brasil, um possível caminho cosmopolita. 2017. (Congresso).

17.
6o Congresso Internacional CEISAL. Cosmopolitismo e Migrações em Cidades Globais: representações de cidadania em fluxos de comunicação em Londres e São Paulo.. 2016. (Congresso).

18.
Atividade Programada Obrigatória ?Encontro de Formação Acadêmica?, promovida pelos Grupos de Pesquisa CNPq do PPGCOM ESPM - SP. 2016. (Outra).

19.
Colloque Internationale de l´Aric.Identidades Culturais nos Fluxos de Globalização: representações dos processos de migrações internacionais. 2016. (Outra).

20.
Comunicon 2016. Cosmopolitismo e Vidas Móveis: Questões Éticas sobre a Cidadania do Mundo. 2016. (Congresso).

21.
Conferência Internacional Cultura Global e Cosmopolitismo Estético.Sessão temática Marcas globais e estilos de vida.Marcas globais e estilos de vida. 2016. (Outra).

22.
Cosmopolitanism in Hard Times.Cosmopolitanism and Migration in São Paulo: reintroducing a measure of legitimacy of being cosmopolitan. 2016. (Encontro).

23.
III Forum International Sociology Association.Cosmopolitanism and Migration in São Paulo: Reintroducing a Measure of Legitimacy of Being Cosmopolitan. 2016. (Outra).

24.
International Conference Aesthetic Cosmopolitanism and Global Culturae.Aesthetic Cosmopolitanism in São Paulo:a first step of the research project in Brazil. 2016. (Outra).

25.
Seminário Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas.Plataforma Digital Mídias de Imigrantes de São Paulo. 2016. (Seminário).

26.
Seminário ?Tendências atuais de pesquisa em comunicação", ministrado pela Profa. Dra. Isabel Ferin. 2016. (Seminário).

27.
Seminario Pensando la Cultura. Omnívoro o cosmopolita? Una cuestión de investigación sobre el consumo cultural y la cultura global.. 2016. (Seminário).

28.
XXXIX Intercom. CosmoCult Card Game: O Uso de um Jogo como Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Consumo. 2016. (Congresso).

29.
10º módulo da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina: ?(Re) pensar a comunicação na América Latina juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea. 2015. (Outra).

30.
Apresentação dos resultados da pesquisa de pósdoutorado: "Implicações éticas das políticas de privacidade no Brasil e nos EUA: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo". 2015. (Outra).

31.
ASA 2015 (Association for Social Anthropologists).Hybrid Cultural Consumption: Entertainment Market and Cyberculture as Mechanisms of Cosmopolitan Encounters in Social Media. 2015. (Encontro).

32.
Atividade Programada Obrigatória ?Encontro de Formação Acadêmica?, promovida pelos Grupos de Pesquisa CNPq do PPGCOM ESPM - SP. 2015. (Outra).

33.
Aula Magna do PPGCOM ?Comunicação e relação sexual: do dispositivo convocador da alma gêmea ao dois do acontecimento amoroso?, com Dr. José Luiz Aidar Prado. 2015. (Outra).

34.
Colloque Cosmopolitisme et Sociétés Plurielles.Cosmopolitanism and Global Brands: reproducing plural lifestyles through consumption. 2015. (Encontro).

35.
Comunicon 2015. Cosmopolitismo para Quem? Consumidores e/ou cidadãos nos fluxos comunicacionais da cidade de Londres. 2015. (Congresso).

36.
Encontro Binacional Portugal-Brasil Comunicon 2015.Consumo Cultural Híbrido de Jovens Universitários: Mercado de Entretenimento e Cibercultura como Articuladores de Encontros Cosmopolitas. 2015. (Encontro).

37.
IAMCR 2015 (International Association of Media and Communication Research). Cosmopolitismo cultural-estético y las relaciones de consumo de los medios de los jóvenes en Brasil. 2015. (Congresso).

38.
I Congresso Internacional de Novas Narrativas. A CONSTRUÇÃO DE UM MITO NAS NARRATIVAS DA MARCA APPLE: história de vida, publicidade e ficção sobre Steve Jobs. 2015. (Congresso).

39.
Palestra ?COMUNICAÇÃO E MEMÓRIA NO PENSAMENTO DE HENRI BERGSOson. 2015. (Outra).

40.
The Spaces of Luxury: Places, Spaces and Geographies.The reproduction of luxury cities conceptual spaces: Louis Vuitton and its cosmopolitan 'brandscape'. 2015. (Encontro).

41.
VIII Global Studies Conference.After the Omnivore, the Cosmopolitan Amateur : Reflexions about Aesthetic Cosmopolitanism. 2015. (Encontro).

42.
XIV Congresso Internacional IBERCOM. CONSUMO MIDIÁTICO JUVENIL EM EXPERIÊNCIAS COSMOPOLITAS: entre o entretenimento global e a participação local. 2015. (Congresso).

43.
ComuniCON 2014 ? IV Congresso Internacional em Comunicação e Práticas de Consumo. 2014. (Congresso).

44.
I Encontro Binacional Estudos do Consumo - Brasil ? África do Sul.Cosmopolitismo cultural. 2014. (Encontro).

45.
VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Marcas globais como reprodutoras do estilo de vida cosmopolita por meio do consumo. 2014. (Encontro).

46.
VII Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Felicidade para consumo: uma questão moral, de Estado ou de mercado?. 2014. (Encontro).

47.
XVIII ISA World Congress of Sociology. A reflection on the main challenges of comparative research on global consumption studies. 2014. (Congresso).

48.
XVIII ISA World Congress of Sociology. Global consumer culture: a theoretical discussion between the centrality of consumption in the contemporary society and its possible localizations as a result of cultural differences.. 2014. (Congresso).

49.
American Sociological Association: Annual Meeting 2013.Global consumption culture: global brands´ influence in social practices. 2013. (Encontro).

50.
2nd ISA Forum of Sociology.Global consumption culture: global brands´ influence in social practices. 2012. (Outra).

51.
Symposium international mobilités universitaires.La place de la langue dans les programmes de mobilité académique internationale. 2012. (Simpósio).

52.
XI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. As Marcas Globais e seus Espetáculos nas Grandes Metrópoles: um estudo comparativo nos contextos brasileiro, mexicano e argentino.. 2012. (Congresso).

53.
XVII Seminario APEC.Mobilidade acadêmica made in south. Estudantes brasileiros e colombianos ? convergências e divergências na experiência da mobilidade acadêmica internacional. 2012. (Seminário).

54.
Colóquio Internacional Gestão Universitária.MOBILIDADE ACADÊMICA MADE IN SOUTH. 2011. (Outra).

55.
Comunicom - Congresso Internacional Comunicação e Consumo. AS MARCAS GLOBAIS E SEUS ESPETÁCULOS NAS GRANDES METRÓPOLES. 2011. (Congresso).

56.
Enangrad.EDUCAÇÃO & MARKETING ? ISSO DÁ SAMBA?. 2011. (Encontro).

57.
V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo.Hibridização Cultural da Marca Global: os Modelos de Lojas de Mcdonald´s como Diálogo entre suas Estratégias de Comunicação e as Culturas Locais.. 2010. (Encontro).

58.
XVII ISA World Congress of Sociology. The consuption of space as ownersip of the idea of experience. 2010. (Congresso).

59.
Academia de Expressão e Comunicação através do jogo. 2009. (Outra).

60.
Academia Questões Teóricas de Aprendizagem. 2009. (Outra).

61.
Aula Magna do Fórum Permanente dos programas de pós-graduação em comunicação do estado de São Paulo. 2009. (Outra).

62.
Conversações - O Itamaraty e a Política Externa Brasileira. 2009. (Outra).

63.
Conversações - Palimpsesto - escavando significações. 2009. (Outra).

64.
Encontro de Planejamento. 2009. (Encontro).

65.
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação.A cultura global e o consumo do território transnacional de McDonald´s: um estudo. 2009. (Outra).

66.
II EnEPQ - Encontro de ensino e pesquisa em administração e contabilidade.Motivações da Mobilidade Estudantil entre os Estudantes do Curso de Administração. 2009. (Encontro).

67.
III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing.As estratégias de comunicação da marca McDonald´s: análise da construção do ethos discursivo. 2009. (Encontro).

68.
IV Seminário Intermestrandos em Comunicação.O TERRITÓRIO SIMBÓLICO DE MCDONALD´S: As Estratégias de Comunicação da Marca Global em suas Lojas, como Representação do Consumo e do Trabalho. 2009. (Seminário).

69.
XI Colóquio Internacional sobre Poder local: desenvolvimento e gestão social de territórios.Mobilidade Acadêmica Internacional e Aprendizagem de Língua Estrangeira: os Administradores Brasileiros.. 2009. (Outra).

70.
XIV SBS - Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias. Os efeitos de sentido do consumo slow food no templo do fast food. 2009. (Congresso).

71.
17º Compós Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2008. (Encontro).

72.
6o Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo. 2008. (Simpósio).

73.
Academia de Orientação do TCC na modalidade Plano de Negócios. 2008. (Oficina).

74.
Academia de Orientação do TCC na modalidade Plano Monográfico. 2008. (Oficina).

75.
Conversações - Campo comunicação/educação: mediador do processo de recepção. 2008. (Outra).

76.
Conversações - Publicidade, consumo e estética da mercadoria sob a luz de Fellini. 2008. (Outra).

77.
Encontro de Planejamento. 2008. (Encontro).

78.
Grounded Theory. 2008. (Oficina).

79.
III Encontro de Comunicação Contemporânea.A distopia no enredo de filmes publicitários da marca O Boticário: o argumento central de uma narrativa de consumo. 2008. (Encontro).

80.
III Seminário Intermestrandos em Comunicação.O território simbólico do McDonald´s: as estratégias de comunicação da marca global no seu ponto de venda como representação do mundo do trabalho. 2008. (Seminário).

81.
IV Congreso Panamericano de Comunicación. Google e a espetacularização do trabalho criativo. 2008. (Congresso).

82.
IV ENEC Encontro Nacional de Estudos do Consumo.As transformações da estratégia da marca McDonald´s no contexto de consumo slow food. 2008. (Encontro).

83.
IX ALAIC - Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. O MUNDO DO TRABALHO NA ESTÉTICA DO CONSUMO: representações da esfera produtiva na comunicação da marca Zara. 2008. (Congresso).

84.
Seminários de Estudos Culturais. 2008. (Seminário).

85.
XXXII ENANPAD. 2008. (Encontro).

86.
XXXI Intercom Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As estratégias de comunicação da marca global McDonald´s: o ponto de venda como representação do mundo simbólico do trabalho. 2008. (Congresso).

87.
Academia de TCC. 2007. (Oficina).

88.
Encontro de Planejamento. 2007. (Encontro).

89.
Encontro de Planejamento Marketing Direto. 2007. (Encontro).

90.
Oficina de TCC para professores. 2007. (Oficina).

91.
Seminários Internacionais. 2007. (Seminário).

92.
III Encontro de Planejamento. 2006. (Encontro).

93.
Workshop Ensinando com Casos. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIEGEL, V.. Coordinateur d´un groupe de travail Aric. 2016. (Outro).

2.
RIEGEL, VIVIANE; PELLERANO, J. A. ; MADER, R. ; BEKESAS, W. R. . International Conference Aesthetic Cosmopolitanism and Global Culture. 2016. (Outro).

3.
RIEGEL, VIVIANE. GT 11 Comunicon 2016. 2016. (Congresso).

4.
RIEGEL, V.. VIII Global Studies Conference. 2015. (Congresso).

5.
RIEGEL, V.. GT 11 Comunicon 2015. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KARINA DUARTE ALFONSIN REY e LUIZA DUCA GIOVANELLI. C&A ? OS ESTILOS DE CONSUMO DA MARCA EM SÃO PAULO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

2.
Beatriz Bierbauer, Gabriela Wajchenberg e Laura Junqueira. As Imaculadas: o novo modelo de gestão da marca. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

3.
CAMILA DE OLIVEIRA MARTINS, MARIA ANGELA PAPAIZ REFINETTI. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ASIÁTICO EM SÃO PAULO: UM ESTUDO DOS HÁBITOS ALIMENTARES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

4.
BRUNA SAN ROMAN, CARINA LIBERATO, MARINA GARCIA. PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA RAÍZES ARTESANATO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

5.
ALAN ARON; AMANDA BORGES; HYSSA ABRAHIM. EMPREENDIMENTO HOTELEIRO NA AMAZÔNIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

6.
João Roberto Conde; Luis Eduardo Marcolino; Renan Callegari. Santos Futebol Clube: Plano Estratégico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

7.
FLÁVIA DAMIÃO PINTO PEREIRA,LAYLA GERVAI PEDROSA,RENATA LUZ. LOJA DE DOCES COM EXPERIÊNCIA SWEET SENSATION. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

8.
FAUSTO MENDONÇA, FELIPE LIMA, GABRIEL SPLENDORE FULLEN. ESTACIONAMENTO PARA OS ESTÁDIOS DE SÃO PAULO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

9.
LÍVIA CARVALHO, MARIA BEATRIZ BARROS, VERENA CHRISTIAN. RESTAURANTE COSÌ COSÀ Estudo da viabilidade de abertura de um restaurante fast fresh casual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

10.
ALLAN WOCHLER PELAES, JORGE HENRIQUE MICHEL FILHO. A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA AUTOMATIZADO DE ESTACIONAMENTO NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

11.
Julianna Matos Pinheiro de Andrade. A construção da imagem de marca de candidatos políticos por meio das redes sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

12.
Gustavo Molinari; Samy Mesnik; Vanessa Mi Hi Lee. Os valores e atitudes culturais dos alunos das escolas de culturas judaica e coreana de São Paulo no consumo de vestuário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

13.
Carla Marchese; Gabriela Mós; Patricia Cajado. Plano Estratégico TV Cultura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

14.
GABRIEL GASPARINI; LUCIANA MOREIRA; MARIA ALICE RODINI. OUTSIDE THE BOX: análise de viabilidade de uma loja de experiências em forma de presentes na cidade de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

15.
ANDRÉ M. KATO; HECTOR CHOAIRY; RICARDO A. LOPES. ESTUDO DA VIABILIDADE DA REESTRUTURAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA MARCHÉ PEUGEOT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

16.
Lucas Placido; Rafael de Oliveira; Ricardo Maitino. No estádio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

17.
HELENA CABRAL OSTINI MARIA EUGENIA DE ANDRADA COELHO PRESTES. GERENCIAMENTO DE CRISES CORPORATIVAS: reflexão dos discursos midiático e organizacional no processo de comunicação realizado diante de uma crise.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

18.
CAMILA NAKAGAWA, CARMEN MÉDICI, RUBIA CORDE. TACO BELL: Plano Estratégico para Inserção da Rede Norte-Americana no Mercado Brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

19.
Felipe Pereira Araújo, Roberto Primo Sanches. Estudo de fortalecimento de marcas esportivas: estudo de caso sobre campanhas de comunicação em clubes de futebol paulistas.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

20.
Giovana Battistella, Mariana Correa e Fernanda Araujo. Plano Estratégico Samcil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

21.
Alessandra Glogowsky, Bonnie Chen, Maria Eugênia Gaia. Viabilidade do lançamento de uma editora de revistas em São Paulo, para o público feminino, foca em atitudes ecologicamente corretas.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

22.
Fernando Ferrara Silveira, Liana Pandim, Paulo Manolio. Centro de Rugby. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

23.
Juliana A.Cruz; Fabiana de M. Munhoz; Lolita Z. Hannud. A utilização de estímulos sensoriais olfativos, no setor de vestuário de luxo feminino, como estratégia de identidade de marca.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

24.
Fábio Matsunaka, Pietro Carmignani, Ricardo Trentino Garcia. Intercâmbio Cultural: sua influência na empregabilidade do Administrador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

25.
Alexandre Gerard, Andre Aragones e Guilherme Grotti. Plano de Negócios de um Centro de Bem-Estar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

26.
Fernanda Alves Rodrigues, Karina Pinheiro Barbaro, José Edua. Plano de Negócios de Espaço Cultural dedicado o Cinema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.

27.
Andrea Almeida, Marcela Machado e Natália Sbaraglia. Plano de Negócios de Centro de Integração Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Viviane Riegel.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 15:53:53