Clayton Nunes da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4322138992771947
  • Última atualização do currículo em 12/09/2014


Bacharel em Psicologia e Psicólogo com área de pesquisa em Meio Ambiente (UNESC). Discente no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina PPGG/UFSC; e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental do Centro de Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina MPPT/FAED/UDESC. Possui experiência prática nas áreas de Psicologia na Educação e Organizacional, principalmente em trabalhos de grupo com equipe interdisciplinar; Psicologia social, com ênfase em dependência química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Apropriação do espaço; Identidade de Lugar; Cartografia Temática Digital Aplicada ao Planejamento; Juventudes com pesquisas sobre jovens do campo; Educação; Psicologia Ambiental; Família (Terapia Familiar Sistêmica). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clayton Nunes da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Clayton Nunes;SILVA, Clayton N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pampa, Ministerio da Educação.
Rua Luiz Joaquim de Sá Britto, s/n
Universitário/Promorar
97650-000 - Itaqui, RS - Brasil
Telefone: (55) 34331669
Ramal: 2147
URL da Homepage: http://www.unipampa.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2010 interrompida
Mestrado interrompido em 2010 em Ciências Ambientais.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Jovens do Campo: um estudo sobre a população jovem das comunidades rurais no município de Bom Jardim da Serra SC,Orientador: Teresinha Maria Gonçalves.
Ano de interrupção: 2010
2004 - 2009
Graduação em Psicologia.
Universidade do Extremo Sul Catariense, UNESC, Brasil.
Título: Jovens do Campo: O Processo de Construção da Identidade de Lugar.
Orientador: Teresinha Maria Gonçalves.




Formação Complementar


2013 - 2013
Horsemanship - Comportamento Natural dos Cavalos. (Carga horária: 20h).
Universidade do Cavalo.
2013 - 2013
Administração de Centros Equestres. (Carga horária: 20h).
Universidade do Cavalo.
2013 - 2013
Didática I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Capacitação para Pescadores e Produtores Rurais. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Psicologia da Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Leitura Crítica de Artigos Científicos na Saúde. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Desenvolvimento Gerencial.. (Carga horária: 16h).
ACIC Associação Empresarial de Criciúma SC..
2012 - 2012
Serpentes: o que você não pode deixar de saber. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Moodle, Tecnologia e Informação.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
..Avaliação de impactos ecológicos em ambientes.... (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Sexualidade: linguagem e desigualdade de gênero.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
A inserção de alunos indígenas na UNIPAMPA.. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Plantas medicinais afrobrasileira e indígena.. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2009 - 2009
Atuação do Psicólogo no CRAS. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde.
2009 - 2009
Atividade Interdisciplinar de Educação Ambiental. (Carga horária: 30h).
FEBAVE.
2009 - 2009
Brasil e Polônia:intercâmbio lingüístico/cultural. (Carga horária: 30h).
FEBAVE.
2008 - 2008
PSICOLOGIA SISTEMICA. (Carga horária: 4h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2007 - 2007
Introdução à Psicossomática e à Teoria do Stress. (Carga horária: 4h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2007 - 2007
Interdisciplinariedade For. e Atu. Profissional. (Carga horária: 2h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2007 - 2007
EDUCAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE. (Carga horária: 2h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2007 - 2007
INTERDISCIPLINARIDADE NA SAÚDE. (Carga horária: 2h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2005 - 2005
Emoções no Atendimento.. (Carga horária: 8h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2005 - 2005
Gestão do Tempo.. (Carga horária: 8h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2005 - 2005
Escrita.. (Carga horária: 8h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2000 - 2000
Processamentos de Dados e Informática.. (Carga horária: 80h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2000 - 2000
Qualidade no Atendimento.. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.
2000 - 2000
Recepcionista.. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador DTI CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento cientifico e tecnológico no Projeto Pesquisa e Inovação no Arranjo Produtivo Local do Arroz Irrigado com Produto de Marketing Ambiental. Este estudo obteve destaque nos resultados: a. Os trabalhos de extensão com multiplicação tiveram um público alvo direto constituído principalmente por pescadores profissionais artesanais, professores do ensino básico, acadêmicos, técnicos, professores universitários, pesquisadores, integrantes da Prefeitura Municipal, produtores rurais locais e lideranças comunitárias interessadas público em geral. Foram organizados 20 eventos científicos em forma de workshops, seminários e ciclo de palestras, além de 12 atividades a campo vinculadas ao monitoramento ambiental, turismo ecológico, avaliação e contemplação do ambiente; 14 ações relacionadas ao desenvolvimento urbano e ambiental multiplicadas nas escolas. O escoamento de dados do conhecimento produzido contou com o apoio de Tecnologias da Informação e Comunicação, permitindo a divulgação e possibilidade de acesso via internet, em ambientes virtuais de ensino (Moodle); A divulgação semanal em jornais e rádios da cidade tem um resultado nas publicações das atividades de 3 reportagens sobre Pescadores, 19 sobre o trabalho de resultados dos eventos, 1 sobre monitoramento ambiental (SIMA-FO) e 18 sobre assuntos diversificados. Os relatórios técnicos foram quantificados e analisados, somando o total de 19 trabalhos técnicos acadêmicos de iniciação científica; Os estudos publicados em Simpósios e Salões seminários e congressos contam com um total de 74 trabalhos apresentados com 3 premiações. As ações divulgadas para a um público aproximado de 30 mil pessoas. Às ações de extensão e ensino associadas à pesquisa foi integrado junto aos discentes do Curso de Engenharia de Agrimensura, Agronomia e Bacharelado Interdisciplinar (BCTI) da Unipampa; foram desenvolvidos estudos de impacto ambiental; elaboração de índices ambientais da região urbana e rural da cidade; trabalhou-se no

Atividades

9/2012 - 7/2013
Treinamentos ministrados , Ministério da Educação, da Ciência e da Tecnologia., .

Treinamentos ministrados
Elaboração de estudos, processamento de informações de pesquisa; planejado atividades de divulgação em encontros científicos; palestras, mesas temáticas, orientações acadêmicas e auxilio aos docentes em funções didáticas científica sobre temas específicos
elaboração de treinamentos e acompanhamento, orientação em seminários desenvolvido durante o segundo semestre de 2012 com equipe interdisciplinar e multidisciplinar de Bolsistas Acadêmicos Pesquisadores de Iniciação Cientifica e Pesquisadores Graduados
Nas atividades de ensino foram desenvolvidas ações de avaliação, orientação, acompanhamento de projetos e trabalhos acadêmicos de desenvolvimento tecnológico ou de pesquisa básica e aplicada;orientação, acompanhamento de acadêmicos/Iniciação Científica
planejamento,produção,organização, monitoramento e apresentação de estudos universitários voltados a educação a distância (trabalho de tutoria); participação em planejamento, produção, organização e apresentação de temas articuladores na educação superior
produção, organização e apresentação de seminário universitário para a educação básica; palestras ministradas com objetivo de desenvolvimento científico e tecnológico na educação e cidadania;
9/2012 - 6/2013
Outras atividades técnico-científicas , Ministério do Meio Ambiente (MMA), .

Atividade realizada
Meio Ambiente: Estudos e atividades educativas integradoras com objetivo de cultivar hábitos de preservação; inter-relações homem e natureza, buscando a sustentabilidade do meio ambiente, na região do bioma Pampa, RS; desenvolvimento de ações no setor.
8/2012 - 6/2013
Extensão universitária , Ministério das Comunicações, .

Atividade de extensão realizada
Comunicação: foram desenvolvidas atividades de comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; elaboração de vídeos universitários; elaboração, participação e coordenação de programaRÁDIO.
2/2013 - 5/2013
Extensão universitária , Ministério da Cultura e Esporte, .

Atividade de extensão realizada
Cultura: participação em reuniões técnicas objetivando o desenvolvimento cultural local e regional; cultura, memória e preservação de patrimônios culturais urbano; produção técnica científica cultural objetivando o resgate e memória social local;.

Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador DTI CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
São ações relacionadas ao saneamento ambiental, visando a motivação e elevação da capacitação de agentes de educação ambiental , integrantes de um público alvo direto constituído principalmente por: pescadores e família, professores do ensino básico, técnicos e professores universitários, integrantes da Prefeitura Municipal, e lideranças comunitárias interessadas. Este grande grupo participa de seminários com palestrantes convidados, e de atividades de campo organizadas pela equipe do projeto ao redor de 10 ações relacionadas ao desenvolvimento urbanas, posteriormente multiplicadas nas escolas. As ações estarão sendo desenvolvidas em Itaqui, São Borja e Uruguaiana, RS, onde confluem processos ambientais intensos e conflitantes oriundos da presença do Rio Uruguai e afluentes, das atividades de pesca e lazer, esgotos e resíduos sólidos da população urbana, da população rural associada à pecuária extensiva, das atividades agrícolas e agroindustriais relacionadas à cultura do arroz, da criação intensiva de suínos e outras atividades antrópicas. Espera-se uma grande mobilização da cidade para que a população em geral conheça e descubra o valor dos bens ambientais, ajudando assim na manutenção e conservação dos mesmos. O efeito deve ser sustentado na elaboração de uma Agenda 21 Municipal e na inclusão das atividades nos currículos das instituições de ensino da região.

Atividades

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ministério Educação e Cultura / Ministério das Cidades, .

08/2012 - Atual
Treinamentos ministrados , Ministerio da Educação, .

Treinamentos ministrados
Acompanhamento, orientação e treinamento em seminários desenvolvido durante o segundo semestre de 2012 com equipe interdisciplinar e multidisciplinar de Bolsistas Acadêmicos Pesquisadores de Iniciação Cientifica e outros Pesquisadores Graduados (UNIGAIA)
2/2013 - 5/2013
Extensão universitária , Ministério Educação e Cultura / Ministério das Cidades, .

Atividade de extensão realizada
Diagnóstico, avaliação e acompanhamento na Secretaria de Cultura de Itaqui; Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Colaboração no desenvolvimento de projetos e ações de motivação aos programas culturais. Artes e Teatro..
1/2013 - 5/2013
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Social II (Carga Horária: 60 hs).Trata-se de uma disciplina que se propõe estudar os fenômenos sociais e as formas de organização da sociedade, seja através de instituições públicas, privadas ou do terceiro setor. Ações no planejamento e auxilio
Métodos de identificação e diagnóstico ambiental e social em área urbana e rural (Engenheiro Agrimensor a Campo/Tec. Observação); Descrição e caracterização dos sistemas sociais e comunitários; Orientações para análise da realidade social; Saída de campo
na elaboração e apresentação do plano de estágio; Cumprimento de atividades de estágio supervisionado visando o conhecimento de instituições sociais, interagindo por meio de ações de pesquisa ou extensão; Métodos de identificação de áreas de risco social;
Debater, avaliar, mensurar assuntos problemáticos originários da sociedade e praticar a análise de dados qualitativos e quantitativos; Percepção e análise da relação ensino aprendizagem; Motivação para a leitura e produção de texto; Pesquisador convidado
em Seminário Científico Acadêmico (orientações gerais/metodologias/analises/motivações). Diálogo interdisciplinar/ Monitoramento e Avaliação Socio-Ambiental-Participativa em áreas públicas e avaliação indicadores de desenvolvimento econômico.
Diagnóstico e Responsabilidade Ambiental no município de Itaqui; Ferramentas para apoiar a Gestão do Desenvolvimento Sustentável como projetos aplicáveis a realidade do município.
1/2013 - 5/2013
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisador convidado na Disciplina de Seminário Integrador Agricultura, Alimentos e Saúde (Carga Horária: 30h);A disciplina visou reduzir aspectos da fragmentação do conhecimento e suas influências no processo de formação, sendo assim uma disciplina
integradora das áreas de agricultura, alimentos e saúde.Estabeleceu-se análise descritiva do andamento das atividades, tanto de monitoramento, orientação e avaliação das turmas as quais se desenvolveram as práticas de ensino, pesquisa e extensão;
Foram elaborados relatórios técnicos das atividades efetuadas; ações de planejamento de ensino, pesquisa e ações nas escolas; elaboração a ajustamento do planejamento didático científico; trabalho em equipe interdisciplinar;
Planejamento, produção, organização e apresentação de estudos em seminários/palestras voltados para jovens do ensino fundamental e ensino médio; incentivo à leitura nos espaços universitários; desenvolvimento de temáticas voltadas aos Direitos Humanos
direitos de grupos sociais; Elaboração de estudos, processamento de informações de pesquisa; planejado atividades de divulgação em encontros científicos; palestras, mesas temáticas, orientações acadêmicas e auxílio aos docentes em funções didáticas.
planejamento, produção, organização e apresentação estudos sobre áreas agrárias/alimento/agricultura familiar/cooperativas solidárias.
1/2013 - 5/2013
Ensino, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisador convidado na Disciplina de Seminário Integrador de Formação Humana (Carga Horária: 30h); Este seminário buscou despertar nos alunos o interesse pela cultura humanística (Artes, Ciências Sociais, Filosofia, História e Literatura) através da
reflexão e do debate de questões centrais à existência do homem na realidade social e histórica. Entender teoricamente as origens e as características básicas do humanismo;
Promover mudança social e humana a partir de reflexões originaria no contexto da Educação, Sociedade, Ciências e das Tecnologias;
Atividade de Monitoria no ambiente virtual em atividades de acompanhamento e avaliação processual evolutiva na formação acadêmica.
planejamento, produção, organização e apresentação de estudos em seminários/palestras voltados para jovens do ensino fundamental e ensino médio; incentivo à leitura nos espaços universitários; desenvolvimento de temáticas voltadas aos Direitos Humanos;
Elaboração de estudos, processamento de informações de pesquisa; planejado atividades de divulgação em encontros científicos; palestras, mesas temáticas, orientações acadêmicas e auxilio aos docentes em funções didáticas científica sobre temas específicos
O trabalho interdisciplinar foi durante a elaboração dos planejamentos e de ações complexas e de alto nível de avaliação nos aspectos educacionais, sociais, psíquicos e ambientais.
10/2012 - 12/2012
Treinamentos ministrados , Ministério Educação e Cultura / Ministério das Cidades, .

Treinamentos ministrados
Acompanhamento, orientação de pescadores e gestores em programas de capacitação continuada de pescadores e produtores rurais com vista no desenvolvimento sustentável local e regional de alternativas de emprego e renda familiar, através da piscicultura e r
9/2012 - 12/2012
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Geoprocessamento. Resumo das principais atividades: desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Ensino; Objetivou possibilitar ao aluno vivência social e contato com problemas e fenômenos sociais, diretamente ou indiretamente
Pesquisador convidado em atividades didático científico no Curso de Agronomia. Atividades: os estudos específicos foram dentro das áreas do conhecimento: Psicologia, Sociologia, Pedagogia, e a mais trabalhada foi na área de Meio Ambiente.
relacionados às questões sociais e ambientais. Atividades realizada com a turma: Identificar, analisar dados de varáveis ambientais, socioeconômica e ambiental do bairro Pró Morar de Itaqui, RS.
9/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Agrimensura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina de Introdução à Engenharia de Agrimensura (Carga Horária: 60 hs);
Nas atividades a campo, alternando a formação prática com a formação teórica, destacam-se os pontos de mapeamento do bairro Pró Morar, sobre os problemas e necessidades do perímetro urbano e rural. Pesquisador convidado em seminários acadêmicos.
Os estudos específicos foram dentro das áreas do conhecimento: Psicologia, Sociologia, Pedagogia, e a mais trabalhada foi na área de Meio Ambiente.
Proposta teve como objetivo formar o profissional acadêmico do Ensino Superior coerente, perfil crítico e de consciência ampla das situações socialmente construídas, com capacidades técnicas e humanas para desenvolver o trabalho no campo da Agrimensura.
Temas articuladores:Formação de habilidades específicas do Engenheiro Agrimensor;Formação social e ética;Orientações sobre competências, organização e produção de textos dentro dos padrões metodológicos;Auxílio didático/científico na elaboração de projeto
Análise crítico-reflexiva do engenheiro agrimensor: Aspectos da Sociedade e das comunidades em situação de risco social Planejamento urbano e rural / Geo espaçamento;
08/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Ministerio da Educação, .

Atividade de extensão realizada
Palestras com temática de conscientização e Educação Ambiental. Amostra científica de Análises Laboratoriais com equipe Interdisciplinar para alunos e professores da Secretaria da Educação nos níveis de Ensino Fundamental e Médio do município de Itaqui, R.

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Acadêmico Pesquisador (PIC 170, Enquadramento Funcional: Bolsista no Programa de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: Levantamento de dados sobre jovens e seus familiares que habitam na região rural da Encosta da Serra Geral. Participação em encontros setoriais, regionais e internacional como autor e participante; registros etnográficos e fotográfico de informações sobre a temática de estudo; elaboração de relatórios, planilhas e artigos científicos.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista Temporário/Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista/Extensão - Atendimento ao Cliente, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades: foram realizadas atividades na organização de evento local e regional de extensão comunitária, de integração e motivação dos funcionários; divulgador de estandes (Cursos Universitários); Receber colaboradores, fornecer informações sobre cursos e/ou orientar quanto aos benefícios, obrigações e legislação; Preparar documentação, registrar e encaminhar (memorandos, cartas, livros e outros) aos diferentes setores administrativos. Atividades de colaborador temporário na Biblioteca Professor Eurico Back, recepção e atendimento ao cliente, organização e limpeza de livros e equipamentos em geral.


Universidade do Extremo Sul Catariense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio Educacional, Enquadramento Funcional: Educação, Carga horária: 120
Outras informações
Objetivo: Foram desenvolvidas atividades na area educacional no Colégio Aplicação (Cap), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) mais deretamente ligadas as turmas do 9º ano. O trabalho envolveu as disciplinas de Educação Fisica e Artes.


Desafio Jovem de Criciúma, DJC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio em Psicologia Social, Enquadramento Funcional: Psicoterapia de Grupo, Carga horária: 180, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Objetivo: As atividades desenvolvidas no estágio tiveram o objetivo, a partir do trabalho de grupo, contribuir para a conscientização do potencial humano bem como auxiliar no processo preventivo do uso de drogas. Foram desenvolvidos debates com o grupo, os temas foram diversificados. O estagiário trabalhou buscando qual a concepção e importância para o adicto sobre os temas: Identidade Social, Auto-estima, Liberdade e Democracia, Harmonia, Metamorfose, Família, Tratamento, Projeto de Vida. As discussões estavam voltadas para a recuperação e tratamento ao usuario de drogas. O trabalho foi com alunos/internos ao todo 25 alunos/internos do sexo masculino com idade entre 18 e 62 anos. Todos usuários de algum tipo de droga.



Linhas de pesquisa


1.
Monitoramento ambiental das regiões costeiras do Rio Uruguai e seus afluentes com observação de aves na região do Pampa (Fronteira Oeste).


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Pesquisa e Inovação no Arranjo Produtivo Local do Arroz Irrigado como Produto de Marketing Ambiental.

Descrição: Este projeto objetiva utilizar a pesquisa e inovação, como ferramenta de Marketing Ambiental, criando assim um produto permanente de estímulo ao aperfeiçoamento da qualidade dos processos produtivos relacionados ao Arranjo Produtivo Local (APL) do arroz irrigado da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Este produto deve maximizar o aproveitamento dos investimentos das empresas nas áreas de qualidade, educação e sustentabilidade, permitindo a continuidade da preparação das mesmas para as crescentes exigências do Mercado Mundial, para o atendimento da legislação, e para assumir sua parcela na imperiosa necessidade de cuidado e recuperação do meio ambiente. Em longo prazo, visa-se fortalecer a competitividade e a rentabilidade da produção do arroz irrigado da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, objetivando a certificação ambiental e a valoração do produto de forma sustentável e ambientalmente correta atendendo a demanda dos consumidores e reduzindo os custos e as perdas ao longo da cadeia produtiva. Desenvolvimento em: Produto Biodiversidade faunística local;Ecologia da Água, Paisagem e Vegetação; Ecologia Urbana; Ecologia social e econômica dos processos produtivos; Educação e marketing ambiental através de multiplicadores e Meios de Comunicação; Ecologia do Corpo; Pesquisa e inovação. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissionalizante: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Nelson Mario Victoria Bariani - Coordenador / Diogo Silveira Kersten - Integrante / Saul Mandracio Fagundes - Integrante / Jose Rodrigo Fernandez Caresani - Integrante / Pedro Monteiro Lopes. - Integrante.

Número de produções C, T & A: 47
2010 - 2012
Jovens do Campo: um estudo sobre a população jovem das comunidades rurais no município de Bom Jardim da Serra - SC, na perspectiva Sustentabilidade

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Teresinha Maria Gonçalves - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
JOVENS DO CAMPO - O Processo de Construção da Identidade de Lugar

Descrição: RESUMO: Este trabalho refere-se a um estudo com base na Psicologia Ambiental sobre jovens do meio rural, egressos do CEDEJOR (Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural), localizado no município de Lauro Müller SC. Criado em 2002, caracteriza-se como uma entidade não-governamental denominada de OSCIP (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) que é constituída por uma rede de parceiros públicos e privados. A missão da instituição é contribuir com a formação do jovem do campo em diversos aspectos: humano, técnico e gerencial, pautados no desenvolvimento local sustentável. O programa atende a filhos de agricultores que concluíram o Ensino Médio em que os ciclos de formação duram dois anos, e o método de ensino utilizado é a Pedagogia da Alternância. O objetivo deste estudo é compreender como os jovens egressos do Cedejor tem se apropriado de seus espaços e construído sua identidade de lugar. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi qualitativa, empregando como instrumento para o levantamento das informações a entrevista semi-estruturada individual. O total de jovens entrevistados foi de cinco. Destes, três são do sexo feminino e dois do sexo masculino, com idades entre 19 e 26 anos. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstram que o processo de construção da identidade de lugar se deu na interação dos jovens com o seu entorno sociofísico, na relação com a natureza, na sensação de liberdade, no sentimento de pertença, afeição p.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Teresinha Maria Gonçalves - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 7
2008 - 2009
O PAPEL DA FAMÍLIA NA EMANCIPAÇÃO DO JOVEM RURAL NUMA PERPESCTIVA INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DO CEDEJOR.

Descrição: Esta pesquisa teve por objetivo investigar o papel exercido pela família no processo de formação do jovem, a partir da experiência do Cedejor. Analisou, ainda, como o jovem percebe a influência da família na sua permanência no meio rural e a integração do jovem no seu projeto de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 21


Projetos de extensão


2012 - 2013
Meio Ambiente: Parceiros em Ação

Descrição: Com a redução dos estoques naturais, devido ao desmatamento das encostas dos rios e seu assoreamento, a capacitação para a produção e cultivo qualificado de peixes, pode ser uma alternativa para os pescadores dessa região. A escolaridade e o acesso a informação, a saberes, tanto na vida social quanto no mundo do trabalho, são aspectos a ser trabalhados. Assim entendemos que a Educação Profissional é um processo de construção social que qualifica e educa em bases científicas, éticas e tecnológicas. Norteada por esta concepção a metodologia deste processo de construção deve priorizar a articulação entre o saber para o mundo do trabalho e o saber para o mundo das relações sociais, privilegiando aspectos demandados pelo exercício da ética e cidadania. A metodologia estará baseada na inserção de pescadores das colônias e associações à Educação e Inclusão Digital, e unir o conhecimento teórico ao empírico destes profissionais realizando um registro de informação por meios digitais de ações relacionadas com meio ambiente, planejamento urbano e rural, saúde, qualidade de vida e posterior processamento das mesmas nas salas de informática das universidades e das escolas, assim como os núcleos de inclusão digital e tele centros já implantados pelo governo federal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Nelson Mario Victoria Bariani - Integrante / João Menegheti - Integrante / Ricardo Howes Carpes - Coordenador / Fabiana Cristina Missau - Integrante / Eloir Missio - Integrante / Fabiani Carpes Bretos Moro - Integrante / Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani - Integrante / Roberto Dutra de Felice - Integrante / Carlos Alexandre Oelke - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 41
2012 - 2013
Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental da Fronteira Oeste (SIMA-FO)

Descrição: São ações relacionadas ao saneamento ambiental, visando a motivação e elevação da capacitação de agentes de educação ambiental , integrantes de um público alvo direto constituído principalmente por: pescadores e família, professores do ensino básico, técnicos e professores universitários, integrantes da Prefeitura Municipal, e lideranças comunitárias interessadas. Este grande grupo participa de seminários com palestrantes convidados, e de atividades de campo organizadas pela equipe do projeto ao redor de 10 ações relacionadas ao desenvolvimento urbanas, posteriormente multiplicadas nas escolas. As ações estarão sendo desenvolvidas em Itaqui, São Borja e Uruguaiana, RS, onde confluem processos ambientais intensos e conflitantes oriundos da presença do Rio Uruguai e afluentes, das atividades de pesca e lazer, esgotos e resíduos sólidos da população urbana, da população rural associada à pecuária extensiva, das atividades agrícolas e agroindustriais relacionadas à cultura do arroz, da criação intensiva de suínos e outras atividades antrópicas. Espera-se uma grande mobilização da cidade para que a população em geral conheça e descubra o valor dos bens ambientais, ajudando assim na manutenção e conservação dos mesmos. O efeito deve ser sustentado na elaboração de uma Agenda 21 Municipal e na inclusão das atividades nos currículos das instituições de ensino da região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Nelson Mario Victoria Bariani - Coordenador / João Menegheti - Integrante / Raissa Canabarro - Integrante / Ricardo Howes Carpes - Integrante / Fabiana Cristina Missau - Integrante / Eloir Missio - Integrante / Fabiani Carpes Bretos Moro - Integrante / Dalvana Lopes Ribeiro - Integrante / Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 36
2010 - 2011
Ações de extensão em Economia Solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares

Descrição: No Brasil, frente ao imenso preconceito com relação aos jovens do campo, surgiu um movimento que luta por uma educação do campo. Dentre às várias experiências que emergiram no país, em 2003 foi criada a Casa Familiar Rural (CFR) do município de Armazém, Região do Sul Catarinense. A CFR trabalha com a formação dos jovens do campo e seus objetivos estão pautados nos princípios da economia solidária, do cooperativismo e do associativismo. Embora a formação seja adequada, muitos jovens têm encontrado grandes dificuldades de permanecerem no meio rural após sua formação, pois enfrentam problemas relacionados à comercialização da produção e infra-estrutura. Diante disto, com o objetivo de facilitar a inserção dos agricultores no mercado, desenvolveu-se um projeto de extensão vinculado ao Paes (Programa de Ações em Economia Solidária) da Unesc, que teve por objetivo integrar ações educativas, administrativas e técnicas para a criação de uma cooperativa. As atividades desenvolvidas envolveram agricultores, jovens, técnicos da Epagri, lideranças locais dos municípios de Armazém, Gravatal, São Martinho, São Bonifácio e Tubarão, resultaram na criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Rio Capivari (COOPERRICA). As ações tiveram início em 2010 e estão tendo continuidade em 2011, através de reuniões periódicas nos municípios, cursos, visitas técnicas, em que foram abordados os pressupostos da economia solidária, os princípios do cooperativismo e do Cooperativismo Virtual ou não-patrimonial. A Cooperrica se caracteriza como uma cooperativa virtual em função da produção ser descentralizada nas propriedades rurais e a comercialização realizada de forma conjunta. A grande inovação deste modelo de cooperativa é a autonomia de cada cooperado, quer seja nas tomadas de decisões sobre o que produzir, administrar e organizar a sua propriedade, cabendo a Cooperativa dar suporte na comercialização, na aquisição de insumos, no fornecimento de documentos, entre outras funções. A cooperativa conta com 39 cooperados, e, além de servir aos agricultores destes municípios, terá um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos jovens da Casa Familiar Rural de Armazém. Os resultados alcançados com o desenvolvimento das atividades possibilitaram aos membros envolvidos maior articulação entre si e compreensão dos pressupostos da Economia Solidária e do Cooperativismo Virtual e a necessidade de trabalharem em cooperação para permanecerem no campo com dignidade. (http://geupos.ulbratorres.com.br/anais/anais/example2.php?nome_pes=Dimas%20de%20Oliveira%20Estevam%20&tipo=orientador&id_atividade=314).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado profissionalizante: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Clayton Nunes da Silva - Integrante / Dimas de Oliveira Estevam - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Ambiental.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Destaque Jovem Pesquisador na Modalidade Apresentação Oral do VIII Seminário de Iniciação Científica da UNESC, Propex/Unesc (três trabalhos premiados)., Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, Clayton Nunes . Comportamento: amar e aprender novos significados.. A Verdade, Itaqui, RS / Brasil., p. 14 - 14, 14 dez. 2013.

2.
SILVA, Clayton Nunes . Comportamento: prevenção universal ao abuso de substâncias psicoativas.. A Verdade, Itaqui, RS / Brasil., p. 7 - 7, 07 dez. 2013.

3.
SILVA, Clayton Nunes . Comunidades Terapêuticas e Ações Interdisciplinares: Cooperação Social. Jornal A Verdade, Itaqui - RS, Brasil., p. 13 - 13, 12 out. 2013.

4.
SILVA, Clayton Nunes ; SANTOS, G. C. . Pescadores da micro bacia do Rio Uruguai: dourado e surubi, peixes em foco no município de Itaqui, RS.. A Verdade, Itaqui, RS / Brasil., p. 11 - 11, 16 mar. 2013.

5.
SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. ; KERSTEN, D. S. . Projeto MAPA: avaliação e perspectiva. A Verdade, Itaqui, RS / Brasil., p. 11 - 11, 12 jan. 2013.

6.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; KERSTEN, D. S. ; FAGUNDES, S. M. . Avaliação Sócio-Ambiental de Bairros da Cidade de Itaqui RS: Relato de estudo do Curso de Engenharia de Agrimensura.. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 4 - 4, 24 nov. 2012.

7.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; FAGUNDES, S. M. . Curso de Engenharia de Agrimensura. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 4 - 4, 24 nov. 2012.

8.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; KERSTEN, D. S. ; MENEGHETI, J. . Aves Silvestres na Região de Itaqui - Projetos Ambientais Executados na Região.. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 5 - 5, 05 out. 2012.

9.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. . LABii em São Borja: Pesquisa sobre disposição do Lixo.. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 10 - 10, 15 set. 2012.

10.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. . Os Pescadores em foco.. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 11 - 11, 11 set. 2012.

11.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. . Atividade de multiplicação nas escolas.. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 5 - 5, 01 set. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Clayton Nunes ; GONÇALVES, T. M. . Jovens do campo: o processo de construção da identidade de lugar. In: IV Encontro de Economia Catarinense. 'A Retomada do Planejamento: Construindo uma Agenda Regional e Nacional'., 2010, Criciúma, SC.. Jovens do campo: o processo de construção da identidade de lugar. Criciúma, SC: APEC - Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense., 2010. p. 1-15.

2.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . O papel da família na emancipação do jovem do campo numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do Cedejor das ESG.. In: III Encontro de Economia Catarinense, 2009, Blumenau - SC.. Anais: III Encontro de Economia Catarinense, 2009.. Blumenau, SC / Brasil.: Universidade Regional de Blumenau - FURB., 2009. v. 1. p. 1-22.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Clayton Nunes ; CARPES, R. H. . Turismo Ecológico: possibilidades detectadas a partir da análise do resultado de um projeto de pesquisa e extensão.. In: V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2013, Bagé, RS.. Turismo Ecológico: possibilidades detectadas a partir da análise do resultado de um projeto de pesquisa e extensão.. Bagé, RS.: Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Pampa Unipampa, 2013.

2.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. . Ações integradas para maximizar o aproveitamento do peixe.. In: 40 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos, 2013, Cidade Universitária São Paulo. Ações integradas para maximizar o aproveitamento do peixe.. Cidade Universitária, SP: CENTRO DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS, 2013.

3.
SILVA, Clayton Nunes ; GONÇALVES, T. M. . Jovens do campo: o processo de construção da identidade de lugar. In: II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE. A Universidade Comunitária e sua Importância no Desenvolvimento Regional ., 2010, Tubarão, SC.. A Universidade Comunitária e sua Importância no Desenvolvimento Regional. Tubarão, SC.: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), 2010. v. II.

4.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . O papel da família na emancipação do jovem do campo numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do Cedejor das Encostas da Serra Geral (ESG).. In: II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE, 2010, Tubarão, SC / Brasil.. Anais: II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da ACAFE. Tubarão, SC.: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), 2010. v. II.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANABARRO, R. ; FOGACA, P. C. ; TRINDADE, D. S. ; CORREA., J. A. ; SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. . Conscientização Ambiental nas Escolas Públicas de Itaqui.. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE., 2012, Bagé, RS.. IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE.. Bagé, RS.: Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA), 2012. v. 4.

2.
ROLAND, L. F. ; TRINDADE, D. S. ; SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; CARPES, R. H. . A Importância da Multiplicação através de Ações Ambientais na escola Ulisséa Lima Barbosa.. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE., 2012, Bagé, RS.. IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão SIEPE.. Bagé, RS.: Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA), 2012. v. 4.

3.
FOGACA, P. C. ; RIBEIRO, D. L. ; NUNES, S. M. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; SILVA, Clayton Nunes . A Importância do Marketing para a Orizicultura da Região Fronteira Oeste/RS.. In: IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE., 2012, Uruguaiana, RS.. IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE.. Bagé, RS.: Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA), 2012. v. 4.

4.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . A invisibilidade do jovem do campo: a experiencia dos jovens do Cedejor de Santa Catarina.. In: I Congresso UNA de Psicologia: Singularidade e Direitos Humanos., 2009, Belo Horizonte - MG.. I Congresso UNA de Psicologia: Sigularidade e Direitos Humanos., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; MUNIS., P. M. . Atividade pesqueira na fronteira oeste do RS: aspectos humanos, técnicos e gerenciais na ambiência.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. . Desenvolvimento regional e local a partir da educação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BARROS, L. M. ; SILVA, Clayton Nunes ; FOGACA, P. C. ; ROLAND, L. F. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. . Funções e papéis socioculturais de jovens indígenas rurais e de origem africana.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FOGACA, P. C. ; SILVA, Clayton Nunes . Descendentes de negros africanos buscam seu espaço na sociedade brasileira.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . Relações Interdisciplinares na Educação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VICTORIA-BARIANI, C. J. M. ; SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; BARROS, L. M. . Problemática Local em Foco: Intervenções por meio de Projetos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, Clayton Nunes ; ELSENBACH, H. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; FOGACA, P. C. ; BARROS, L. M. ; ROLAND, L. F. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Indígenas, Povos do Campo e Africanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, Clayton Nunes . Fatores alimentares e psíquicos na academia: Universitários.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . O papel da família na emancipação do jovem do campo numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do CEDEJOR das Encostas da Serra Geral.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SILVA, Clayton Nunes ; GONÇALVES, T. M. . Jovens do Campo: O processo de construção da identidade de lugar.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . Invisibilidade dos jovens do campo: a experiência do Cedejor de Santa Catarina.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
SILVA, Clayton Nunes ; GARCIA, Schirley dos Santos ; BONASSA, P. F. ; CLMIZEJESKI, C. ; COLOMBO, D. . Adolescente Fugitivo no contexto da Abordagem Sistêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SILVA, Clayton Nunes ; GONÇALVES, T. M. . A Casa - entre o Rural e o Urbano: uma análise com base na Psicologia Ambiental.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
SILVA, Clayton Nunes ; COLOMBO, D. . Doenças mais diagnosticadas na Casa de Saúde Rio Maina de Criciúma-SC.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Clayton Nunes ; MAGGIO, D. P. . ANALISE DO FILME: EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA.. 2013.

2.
SILVA, Clayton Nunes ; MAGGIO, D. P. . Condicionamento Operante ou Instrumental: B. F. Skinner.. 2013.

3.
SILVA, Clayton Nunes ; MAGGIO, D. P. . Estratégicas de motivação para o ensino de Matemática na educação básica.. 2013.

4.
SILVA, Clayton Nunes ; MAGGIO, D. P. . Relatório Para um dia nascer feliz .. 2013.

5.
SILVA, Clayton Nunes . PESCADORES DA MICRO BACIA DO RIO URUGUAI: DOURADO E SURUBI, PEIXES EM FOCO NO MUNICÍPIO DE ITAQUI, RS.. 2013.

6.
SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. . Relatório: Mostra Científica de Ações em Pesquisa, Ensino e Extensão (Feira Arroz, 2013).. 2013.

7.
SILVA, Clayton Nunes . Relatório: Reunião de equipe executiva e coordenação do projeto CNPq - 17 de maio de 2013.. 2013.

8.
SILVA, Clayton Nunes . VISITA DE ESTUDO A FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA (FZB).. 2013.

9.
SILVA, Clayton Nunes . Análise didático científico: atividade de ensino universitário.. 2013.

10.
e SILVA, Clayton N. ; FAGUNDES, S. M. . Cultura e aspectos do comportamento humano.. 2013.

11.
SILVA, Clayton Nunes . Análise de pesquisa integrada em Projeto Interdisciplinar com a Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui, RS.. 2013.

12.
SILVA, Clayton Nunes . Relatório de Atividade em Programas na mídia: rádio.. 2013.

13.
SILVA, Clayton Nunes . RELATÓRIO COMPLETO: I & II SEMINÁRIO INTEGRADOR SOCIAL NO CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA, ABRIL DE 2013.. 2013.

14.
SILVA, Clayton Nunes ; FOGACA, P. C. ; ROLAND, L. F. ; BARROS, L. M. . UINGAIA e LABii Atividades de Pesquisa e Extensão - reflexões no III Seminário Internacional da Cultura Afro e Indígena.. 2012.

15.
SILVA, Clayton Nunes . Educação Preventiva no Trânsito: meios de intervenções educativas com modelo interdisciplinar.. 2012.

16.
SILVA, Clayton Nunes ; LEAO., A. S. G. . O Grande Teatro da Vida.. 2012.

17.
SILVA, Clayton Nunes . Desenvolvimento Cerâmico e a Comunicação com Sustentabilidade.. 2012.

18.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . Relatório de viagem (Visita técnica a CFR de Armazém): Projeto Ações de extensão em Economia Solidária como forma de emancipação e autonomia de jovens do campo e familiares.. 2010.

19.
SILVA, Clayton Nunes . Relatório de Viajem (Reunião de pais no Cedejor 15. 08. 2008). 2008.

20.
SILVA, Clayton Nunes . Relatório de Viajem (observação participante). 2008.

21.
SILVA, Clayton Nunes . ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Clayton Nunes ; VIEIRA, B. R. . Fatores Alimentares e Psíquicos: Universitários.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VICTORIA-BARIANI, N. M. ; SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. . Modelos de Educação Superior.. 2013.

3.
SILVA, Clayton Nunes ; DEBORTOLI., R. . Educação: sistema de ensino.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SILVA, Clayton Nunes ; FILHO., G. M. . Meio ambiente e resíduos sólidos café com o Prefeito.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
AGUIRRE., C. ; SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. ; KERSTEN, D. S. . FeirArroz 2013 e Mostra Científica de Ações de Pesquisa, Ensino e Extensão.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. . Conselho de Meio Ambiente (CONDEMA) e Seminário de Integração Social.. 2013.

7.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; MENEGHETI, J. O. ; KERSTEN, D. S. . Fragilidades e sustentabilidade dos ecossistemas das aves do Arranjo Produtivo Local do Arroz. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; LOPES, A. B. ; ROCHA, R. S. . Mapas digitais- uma ferramenta inovadora na gestão municipal - Construção Democrática Participativa.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
VICTORIA-BARIANI, N. M. ; GOLOMBIESKI, J. I. ; SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. ; KERSTEN, D. S. . Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
VICTORIA-BARIANI, N. M. ; SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. ; KERSTEN, D. S. ; CARESANI, J. R. F. ; FELICE, R. D. . Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza: Estudo de caso: Parque Águas Claras .. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

11.
SILVA, Clayton Nunes ; VIEIRA, B. R. . Identidade Social e Raízes Culturais.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
SILVA, Clayton Nunes . Meio Ambiente e Preservação (SIEPE - 2012, Bagé - RS). 2012.

13.
SILVA, Clayton Nunes ; CARESANI, J. R. F. ; KERSTEN, D. S. . Ações em projetos na região da fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.. 2012.

14.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. . Pescadores em foco.. 2012.

15.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. . As Aves.. 2012.

16.
SILVA, Clayton Nunes ; GOLOMBIESKI, J. I. ; FOGACA, P. C. ; FAGUNDES, S. M. . Rizipiscicultura.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
SILVA, Clayton Nunes ; NUNES., G. H. L. . Programa especial de fim de ano e II Seminário de cultura afro e indígena.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Clayton Nunes . Centro Tecnológico Agrícola Familiar Jovem do Campo da Fronteira Oeste (RS).. 2014. (Elaboração Técnico de Projetos).

2.
SILVA, Clayton Nunes . Alternativas e soluções aos conflitos socioambientais urbanos no município de Itaqui - RS.. 2014. (Elaboração Técnico de Projetos).

3.
SILVA, Clayton Nunes . Psicoterapia em Grupo: Comunidades Terapêuticas II as escolas na prevenção e informação no controle do uso e abuso de substâncias psicoativas.. 2014. (Elaboração Técnico de Projetos).

4.
SILVA, Clayton Nunes . Monitoramento ambiental em regiões de Fronteira: aspectos de apropriação do espaço hídrico.. 2013. (Projeto de Mestrado em Engenharia de Defesa.).

5.
VICTORIA-BARIANI, N. M. ; SILVA, Clayton Nunes . Workshops de pesquisa e inovação no arranjo produtivo local do arroz irrigado como produto de marketing ambiental.. 2013. (Relatório de pesquisa e extensão.).

6.
SILVA, Clayton Nunes . O PAPEL DA FAMÍLIA NA EMANCIPAÇÃO DO JOVEM RURAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A EXPERIÊNCIA DO CEDEJOR.. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
SILVA, Clayton Nunes ; GONÇALVES, T. M. . Jovens do Campo: um estudo sobre a população jovem das comunidades rurais no município de Bom Jardim da Serra (SC), na perspectiva da sustentabilidade e da psicologia ambiental.. 2009. (Projeto de Mestrado em Ciências Ambientais.).

Demais trabalhos
1.
SILVA, Clayton Nunes . VOLUNTARIADO. 2007 (PROGRAMA VOLUNTARIADO) .

2.
SILVA, Clayton Nunes . VOLUNTARIADO. 2007 (PROGRAMA VOLUNTARIADO) .

3.
SILVA, Clayton Nunes . VOLUNTARIADO. 2006 (PROGRAMA VOLUNTARIADO) .

4.
SILVA, Clayton Nunes . VOLUNTARIADO. 2006 (PROGRAMA VOLUNTARIADO) .

5.
SILVA, Clayton Nunes . VOLUNTARIADO. 2005 (PROGRAMA VOLUNTARIADO) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Colóquio Ibero-Americano e IV Catarinense de Educomunicação. 2014. (Congresso).

2.
IV Jornada de Linguagem da FAED. 2014. (Congresso).

3.
V Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo - Comunidades tradicionais e políticas públicas - V SEREM.. 2014. (Seminário).

4.
II Seminário Internacional da Fundação ENA- Business Intelligence: inovação e inteligência aplicadas à administração pública .. 2014. (Seminário).

5.
40 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.. Ações integradas para maximizar o aproveitamento do peixe.. 2013. (Congresso).

6.
V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Turismo Ecológico: possibilidades detectadas a partir da análise do resultado de um projeto de pesquisa e extensão.. 2013. (Congresso).

7.
I Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2013. (Seminário).

8.
I Simpósio de Biotecnologia Apícola do Pampa.. 2013. (Simpósio).

9.
Conferência Municipal do Meio Ambiente, etapa da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente.. 2013. (Encontro).

10.
I Encontro da Agricultura Familiar de Itaqui - RS.. 2013. (Encontro).

11.
IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Conscientização Ambiental nas Escolas Públicas de Itaqui. 2012. (Congresso).

12.
Workshop Internacional Potencialidades e Qualidades do Arroz da Fronteira Oeste, RS.. 2012. (Seminário).

13.
2º Seminário Itaqui na Luta Contra as Drogas.. 2012. (Seminário).

14.
Seminário Fruticultura: mais uma opção de renda para o agricultor da Metade Sul do RS.. 2012. (Seminário).

15.
Biodiversidade e Conservação em Áreas Agrícolas II..Construindo Ações de Preservação da Fauna e Flora em Paisagens Agrícolas na Fronteira Oeste (Pampa): Agenda 21. 2012. (Seminário).

16.
III Seminário Internacional da Cultura Afro e Indígena: articulação de contextos & saberes.Funções e Papéis Socioculturais de Jovens Indígenas Rurais e de Origem Africana. 2012. (Seminário).

17.
III Ciclo de Palestras:Processamento e alimentos: Ciência.Fatores alimentares e psíquicos na academia: Universitários.. 2012. (Seminário).

18.
II Semana Acadêmica Integrada da UNIPAMPA (II SAIU).. 2012. (Seminário).

19.
V Semana Acadêmica de Agronomia (V SEAGRO). 2012. (Seminário).

20.
I Semana Acadêmica de Agrimensura (I SEAGRI). 2012. (Seminário).

21.
I Semana Acadêmica da Matemática (I SEMAT). 2012. (Seminário).

22.
Workshop Monitoramento Ambiental: Conceitos, Usos, Aplicações e Peculiaridades,. 2012. (Encontro).

23.
II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe.Jovens do Campo: o processo de construção da identidade de lugar.. 2010. (Seminário).

24.
I Congresso UNA de Psicologia: Singularidade e Direitos Humanos.. A invisibilidade do jovem do campo: a experiencia dos jovens do Cedejor de Santa Catarina.. 2009. (Congresso).

25.
IV Congresso Internacional de Educação UNIBAVE Cultura e Sustentabilidade: do local ao universal .. 2009. (Congresso).

26.
IX Seminário de Iniciação Científica e o I Salão de Extensão.O papel da família na emancipação do jovem do campo. 2009. (Seminário).

27.
I Seminário de Pesquisa em Educação do Campo. 2009. (Seminário).

28.
7º Simpósio de Neurociências na Interface Cérebro Mente. 2009. (Simpósio).

29.
2ª Jornada Sul Catarinense de Psiquiatria. 2009. (Simpósio).

30.
III Encontro de Economia Catarinense.O papel da família na emancipação do jovem do campo numa perspectiva interdisciplinar: a experiência do Cedejor das ESG.. 2009. (Encontro).

31.
VIII Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2009. (Encontro).

32.
I Fórum em Ciências da Saúde. 2009. (Outra).

33.
III Workshop em Neurociências. 2009. (Outra).

34.
IV Semana Acadêmica de Psicologia. 2008. (Seminário).

35.
II Seminário de Iniciação Científica em Psicologia.Adolescente Fugitivo no contexto da Abordagem Sistêmica.. 2008. (Seminário).

36.
III Semana Acadêmica de Psicologia. 2007. (Seminário).

37.
I Seminário de Iniciação Científica em Psicologia. 2007. (Seminário).

38.
Feira das profissões - UNESC..O.P. 2007. (Oficina).

39.
VII Ciclo de Psicologia e Estatística.Doenças mais diagnosticadas na Casa de Saúde Rio Maina de Criciúma-SC.. 2006. (Encontro).

40.
1º Encontro de Psicólogos Escolares Educacional. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CATARINA, U. E. S. ; EDUCACAO, C. C. H. E. ; SILVA, Clayton Nunes . 4ª edição da Jornada de Linguagem da FAED. 2014. (Congresso).

2.
e SILVA, Clayton N. ; UNIPAMPA., P. E. P. ; TECNOLOGIC, C. N. D. C. E. ; INTEGRADO., L. I. ; APLICADO., G. A. I. . Workshop Ambiente, Sociedade e Geoinformação I.. 2012. (Congresso).

3.
INTEGRADO., L. I. ; TECNOLOGIC, C. N. D. C. E. ; UNIPAMPA., P. E. P. ; e SILVA, Clayton N. . Workshop Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza II. 2012. (Congresso).

4.
Unesc ; SILVA, Clayton Nunes . 5ª MOSTRA DE ORQUÍDEAS E PLANTAS MEDICINAIS. 2005. (Exposição).

5.
Unesc ; SILVA, Clayton Nunes . 4º VIVA FOLCLORE. 2004. (Festival).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; KERSTEN, D. S. ; FAGUNDES, S. M. . Avaliação Sócio-Ambiental de Bairros da Cidade de Itaqui RS: Relato de estudo do Curso de Engenharia de Agrimensura.. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 4 - 4, 24 nov. 2012.

2.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; FAGUNDES, S. M. . Curso de Engenharia de Agrimensura. Jornal A Verdade, Itaqui RS., p. 4 - 4, 24 nov. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Clayton Nunes ; ESTEVAM, Dimas de O. . Relações Interdisciplinares na Educação.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
VICTORIA-BARIANI, C. J. M. ; SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; BARROS, L. M. . Problemática Local em Foco: Intervenções por meio de Projetos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, Clayton Nunes ; ELSENBACH, H. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; FOGACA, P. C. ; BARROS, L. M. ; ROLAND, L. F. ; ESTEVAM, Dimas de O. . Indígenas, Povos do Campo e Africanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, Clayton Nunes . Fatores alimentares e psíquicos na academia: Universitários.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Clayton Nunes ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; MENEGHETI, J. O. ; KERSTEN, D. S. . Fragilidades e sustentabilidade dos ecossistemas das aves do Arranjo Produtivo Local do Arroz. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, Clayton Nunes ; KERSTEN, D. S. ; VICTORIA-BARIANI, N. M. ; LOPES, A. B. ; ROCHA, R. S. . Mapas digitais- uma ferramenta inovadora na gestão municipal - Construção Democrática Participativa.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
VICTORIA-BARIANI, N. M. ; GOLOMBIESKI, J. I. ; SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. ; KERSTEN, D. S. . Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
VICTORIA-BARIANI, N. M. ; SILVA, Clayton Nunes ; FAGUNDES, S. M. ; KERSTEN, D. S. ; CARESANI, J. R. F. ; FELICE, R. D. . Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza: Estudo de caso: Parque Águas Claras .. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Pesquisador de Iniciação Científica (Bolsista, 2008/2009);desempenhou a função de Pesquisador Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CNPq Nível B) com estudos sobre Meio Ambiente/área do Pampa,RS (2012/2013). Filiou-se na Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense, APEC (2009/2010); Integrou equipe de Pesquisadores no Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Rural e Urbano, Agricultura Familiar e Educação do Campo (UNESC 2008/2009/2010voluntário);Pesquisador de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Trabalho, Subjetividade e Políticas Públicas com temas articuladores:Economia/Solidária, Psicologia Social/Ambiental(UNESC 2008/2009Voluntário);Integrou equipe multidisciplinar profissional nas atividades de alta complexidade e estudos/avançados em teologia/espiritualidade, com participação em operações especiais de reestruturação e organização urbana, originária de desastres naturais: enchentes/alagamentos/ventos/tornados,(Extremo Sul, U.F. SC,voluntário 2002/2010); Integrou equipe mul/interdisciplinar de pesquisadores no Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano(GIPMAUR 2008/2009/2010voluntário) com tema ligado a Psicologia Ambiental, MeioAmbiente e Desastres Naturais; integrou equipe interdisciplinar de pesquisadores nível mestrado(4ºlugar)com Bolsa/Estudo pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPS) em 2010 com atividades integradas ao Laboratório de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental (UNESC, 2010); Integrou equipe interdisciplinar no Laboratório Interdisciplinar Integrado (LABii) da Universidade Federal do Pampa, Unipampa. Atuação em projetos interdisciplinares de pesquisa, ensino e extensão; Pesquisador, colaborador voluntário no Grupo de Ações Interdisciplinar Aplicadas com estudos socioambientais/socioeconômicos/diagnóstico rural/urbano/Educação...



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/09/2014 às 18:53:39