Amanda Tolomelli Brescia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9692261719401269
  • Última atualização do currículo em 07/06/2018


É professora da área de mídias, mediação e tecnologias na educação no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Doutora em Educação pela UFMG (2017), mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2013), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI (2009), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2012) e graduada em Pedagogia pela UEMG (2007). Autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência também como Orientadora Pedagógica de EaD e Design Instrucional para EaD. Integra a equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior, uma publicação periódica do GIZ - UFMG (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), que tem como finalidade o aprimoramento da docência universitária utilizando as novas tecnologias. Integra ainda a equipe editorial do periódico Educação em Foco, do programa de pós-graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e que tem como finalidade socializar resultados e contribuições de pesquisas e de estudos sobre temáticas candentes do campo educacional na atualidade e em outros momentos históricos. Realiza pesquisas e palestras sobre as temáticas Periódicos Científicos, Redes Sociais e Educação, Educação a Distância, divulgação científica e também Tecnologias no Ensino Fundamental e Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Tolomelli Brescia
Nome em citações bibliográficas
BRESCIA, A. T.;BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Curtir e compartilhar: periódicos científicos da educação na web social, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Sérgio Dias Cirino.
Coorientador: Ronaldo Ferreira de Araújo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Métricas alternativas; Circulação do conhecimento.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Redes Sociais e Educação: O Facebook e suas possibilidades pedagógicas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: José Wilson da Costa.
Bolsista do(a): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, Brasil.
Palavras-chave: Redes Sociais; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Tecnológica.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD. (Carga Horária: 465h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O USO DA LINGUAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
Orientador: Claudia Capelli.
2008 - 2009
Especialização em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. (Carga Horária: 430h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: A participação no Serviço Social em Belo Horizonte/MG.
Orientador: Gil Roberto Costa Negreiros.
2003 - 2007
Graduação em pedagogia.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Orçamento Participativo Criança São Paulo: Um modelo de Protagonismo Infanto-Juvenil?.
Orientador: Maria da Consolação Rocha.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação de Professores Mediadores para EaD. (Carga horária: 100h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2016 - 2016
1º Ciclo de formação de editores do Portal Periódicos UFMG. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Introdução à Análise de Redes Sociais. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
História do Movimento da Escola Nova na França. (Carga horária: 10h).
Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, CDPHA, Brasil.
2013 - 2013
Design Instrucional sob uma perspectiva andragógic. (Carga horária: 10h).
Centro de Estudos e Desenvolvimento Educacional, CESDE, Brasil.
2013 - 2013
Formação em Docência do Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
GIZ / UFMG, GIZ / UFMG, Brasil.
2011 - 2011
TICs na construção de AVA's. (Carga horária: 56h).
Plug Minas, Plug Minas, Brasil.
2011 - 2011
Linux Educacional. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2011 - 2011
Formação em Tutoria. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Tutoria em EAD. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em SUPERA ? Sist.Det. Uso Abusivo e Dep. de Subs..
Universidade Federal de Sao Paulo, UNIFESP, Alemanha.
2008 - 2008
Estratégias no Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 10h).
Associação das Empresas Brasileiras de TI, Software e Internet - MG, ASSESPRO-MG, Brasil.
2008 - 2008
Fundamentos em EAD. (Carga horária: 30h).
Programa Interlegis Senado Federal e Bid, INTERLEGIS, Brasil.
2005 - 2005
Pregão Eletrônico e Presencial. (Carga horária: 8h).
Brasil Licitações, BRL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professora de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Designação, Carga horária: 20

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, Centro de Comunicação.

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Comunicação da Faculdade de Educação.
03/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologia: Mediação Tecnológica
Educação e Tecnologia: Mídias e Educação
Geografia e História: Conteúdos e Metodologias na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Centro de Comunicação.

Cargo ou função
Representante do DMTE no Centro de Comunicação da Faculdade de Educação.
10/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Tecnologia: Mídias e Educação
08/2017 - 10/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica I
08/2017 - 10/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdo e Metodologia de Ciências II
02/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases pedagógicas do trabalho escolar
Conteúdo e metodologia de ciências I
Metodologia
Pesquisa e Prática Pedagógica I
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II: Ciências / Matemática
Conteúdo e Metodologia de Ciências Naturais II

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações
Membro da equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior, uma publicação do GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Prograd/UFMG.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Membro da equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior, uma publicação do GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Prograd/UFMG.

Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Equipe Eixo Integrador
Outras informações
Membro da Equipe Eixo Integrador do curso de Pedagogia a distância - UAB da FaE-UFMG. Atuando diretamente com a equipe de professores e tutores deste curso no suporte Pedagógico ao Moodle 2.5.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora/professora na "Formação em Docência do Ensino Superior", ofertada aos alunos de pós-graduação stricto sensu, no "Percurso Formativo Docente", ofertado aos professores da Universidade Federal de Minas Gerais e no "Percurso Discente Universitário", ofertado aos alunos de graduação desta universidade. Todos são cursos semipresenciais, com carga horária de 60 horas semestrais, ofertados a docentes e discentes da UFMG, das diversas áreas do conhecimento.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docente na disciplina "Construção Colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais", ofertada pelo Prof. Dr. Sérgio Cirino ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, com carga horária de 60 horas, como disciplina optativa.

Atividades

02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Equipe Editorial da Revista Docência do Ensino Superior.
03/2014 - 01/2015
Ensino, Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Professora Conteudista da oficina online Direitos Autorais e Educação: discussões e conexões
Professora Conteudista da oficina online Moodle 2.5 - visão do aluno
Professora Conteudista da oficina online Moodle 2.5 - visão do professor
08/2014 - 09/2014
Ensino, Percurso Discente Universitário, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
III Percurso Discente Universitário
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção colaborativa do conhecimento em ambientes virtuais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do e-Tec CEFET-MG, Carga horária: 20
Outras informações
Professora formadora da disciplina de Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) e microinformática nos cursos técnicos de Meio Ambiente (30h), Informática para Internet (60h) e Eletroeletrônica (60h).

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atua no projeto e-Tec Brasil como co-responsável pela coordenação pedagógica e departamento de Tecnologia da Informação.

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino, Curso Técnico em Meio Ambiente, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) e microinformática
02/2014 - 07/2014
Ensino, Curso Técnico em Informática para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) e microinformática
02/2014 - 07/2014
Ensino, Curso Técnico em Eletroeletrônica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVA) e microinformática
06/2013 - 08/2013
Ensino, Autoria em EaD: Produção de material didático, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Autoria em EaD: Produção de material didático (30h)
02/2013 - 05/2013
Ensino, Tutoria em Educação a Distância, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tutoria em Educação a Distância (30h)

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Design Instrucional, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de Design Instrucional no GIZ Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior, sendo o mesmo vinculado a Pró-Reitoria de Graduação, e apresenta como finalidade o aprimoramento das metodologias de ensino superior utilizando novas tecnologias e possibilitando a reflexão contínua da prática docente.

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Formação em Docência do Ensino Superior, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso em 4 módulos, incluindo Docência no Ensino Superior, Planejamento, Avaliação e Teorias sobre Ensino e Aprendizagem
04/2013 - 06/2013
Ensino, PerCurso Docente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Discutir os desafios e perspectivas da educação superior visando identificar e promover as habilidades necessárias para que o docente, amplie e consolide sua competência didática na docência do ensino superior.

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutora - Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de especialização lato sensu em Produção de Material Didático para a Diversidade, ofertado pela UFLA em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), nas disciplinas básicas e específicas.

Atividades

01/2011 - 10/2011
Ensino, Produção de material didático para a diversidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa (20h)
Concepções de materiais didáticos na perspectiva da diversidade (20h)
Análise de materiais didáticos na perspectiva da diversidade (20h)
Linguagens, suportes: possibilidades de análise e apropriações na educação (40h)
Produções de Materiais Didáticos para a Diversidade (60h)
Plano de Ação na Escola (30h)
Avaliação de Materiais Didáticos Produzidos (40h)
09/2010 - 12/2010
Ensino, Produção de material didático para a diversidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ambiente escolar (40h)
Capacitação em Ambiente Virtual de Aprendizagem (10h)
Diversidade e desigualdade (40h)
Educação ambiental na diversidade (20h)
Educação em e para Direitos Humanos (20h)
Movimentos sociais, ação política e atualizações da LDB (30h)

Jornal do Ana Lúcia, JAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora voluntária
Outras informações
Colaboradora mensal com coluna fixa intitulada "Educação sem distância", com a temática Educação a Distância.


Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 3
Outras informações
Docência em EaD da disciplina Gestão de Pessoas.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento e planejamento pedagógico do semestre letivo dos cursos e disciplinas a distância; Assessoria à coordenação pedagógica do núcleo de Educação a Distância da instituição, aos coordenadores de curso, tutores e alunos; Acompanhamento dos professores na construção do material didático para cursos a distância.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrucional Designer, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento de autoria de disciplinas virtuais; Acompanhamento de produção pelos web designers de disciplinas virtuais;

Atividades

02/2010 - 11/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Pessoas
08/2010 - 10/2010
Ensino, Aperfeiçoamento em EaD, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tutoria em Educação a Distância (60h)
Fundamentos da Educação a Distância (36h)
02/2010 - 07/2010
Ensino, Aperfeiçoamento em EaD, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tutoria em EaD (60h)
11/2009 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Educação a Distância, Educação a Distância.

Atividade realizada
Desenvolvimento de material didático da disciplina "Gerenciamento de Projetos Educacionais".

Auge Tecnologia e Sistemas Ltda, AUGE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Implantação e Suporte Júnior, Carga horária: 44


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa, Carga horária: 44



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Periódicos para Minas Gerais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Dias Cirino em 10/08/2016.
Descrição: Projeto de apoio à melhoria qualitativa dos periódicos científicos do Estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Amanda Tolomelli Brescia - Integrante / Sergio Dias Cirino - Coordenador / Kelly Dias Vieira - Integrante / Lucas Tavares Vieira da Costa - Integrante / Marcos Vinícius Almeida Marchesi - Integrante / Maria Júlia Andrade Vale - Integrante / Pedro Henrique Ribeiro Torres - Integrante / Renata Kelly de Arruda - Integrante / Rodrigo Cézar Magalhães Rocha - Integrante / Tânia Margarida Lima Costa - Integrante / Thalita Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.
2013 - 2015
Wikipédia e a História da Psicologia
Descrição: Este projeto de pesquisa objetivou realizar uma análise detalhada dos verbetes desenvolvidos na ?Wikipédia? referentes à História da Psicologia em Minas Gerais, de forma a criar e disponibilizar dados que permitam a elaboração de artigos relacionados às instituições e personagens pioneiros na História da Psicologia no Estado. Pretendeu-se, ainda, avaliar aspectos relativos à utilização da Wikipédia no ambiente acadêmico. Para tanto, se faz necessário aferir a confiabilidade do conhecimento presente nesse ambiente virtual, ou seja: verificar se as fontes bibliográficas utilizadas na construção dos verbetes são confiáveis, se o conteúdo está atualizado, se a recuperação das informações ocorre de maneira eficaz e ainda se há algum tipo de interligação com outras fontes de pesquisa e informação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Amanda Tolomelli Brescia - Integrante / Sergio Dias Cirino - Coordenador / Leandro Galhardo Ballesteros da Conceição - Integrante / Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos - Integrante / Cleiton Martins - Integrante.
2013 - 2013
Estudo para Subsidiar a Política de Distribuição e Utilização de Tecnologias Portáteis na Escola da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais
Descrição: Participação como pesquisadora no projeto de pesquisa "Estudo para Subsidiar a Política de Distribuição e Utilização de Tecnologias Portáteis na Escola da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais", no período de maio a outubro de 2013..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Comunicação e Educação: interfaces possíveis
Descrição: Ações de comunicação terão resultado efetivo se forem constituídas em um processo articulado, em consonância com o objetivo de se desenvolver a comunicação como uma atividade estratégica, permanente e profissionalizada. Os produtos de comunicação da Faculdade de Educação objetivam levar à comunidade acadêmica uma imagem positiva da instituição, mas principalmente das iniciativas relacionadas à formação de profissionais da Faculdade de Educação. Neste sentido, o Centro de Comunicação da FaE-UEMG trabalha com a inserção em redes formais e informais de comunicação, organizando demandas de comunicação e divulgação de informações relacionadas ao ensino, pesquisa e à extensão, utilizando-se dos atuais canais: FaE Informa, CenComuniATIVO, periódicos científicos Caderno de Educação e Educação em Foco, Rádio Paraíba 29 e mídias especializadas na internet (redes sociais e site). Este projeto de extensão busca agregar alunos extensionistas voluntários à Equipe do Centro de Comunicação buscando agregar diversidade à equipe e formação em comunicação e educação aos alunos. Sendo desenvolvidas atividades específicas sob o acompanhamento da coordenação do Centro, bem como reuniões de alinhamento de demandas e ações com todos os professores representantes dos departamentos no Centro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Amanda Tolomelli Brescia - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Caderno de Educação (UEMG)
2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO
2015 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2011 - 2013
Periódico: EAD em Foco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Tecnológica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Tecnologias da Informação e Educação.
6.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI2016BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI. Entrevista com Marcelo Souza Nery. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, p. 289-306, 2016.

2.
BRESCIA, A. T.;BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI2015BRESCIA, A. T.; CIRINO, S. D. ; CONCEICAO, L. G. B. ; SANTOS, M. R. G. . Wikipédia: um recurso de ensino e aprendizagem na universidade. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, p. 101-127, 2015.

3.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI2015BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; SILVA, E. R. . A FORMAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO TUTORIAIS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA. Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF), v. 5, p. 103-114, 2015.

4.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI2014BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; PACHECO, R. M. ; CABRAL, V. R. S. . De dia aluno de noite professor: a condição de alunos de pós-graduação. Revista Docência do Ensino Superior, v. 4, p. 115-135, 2014.

5.
GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO2013GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO ; MORAES, ALINE LOPES ; BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI . Interatividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n1p75. Arquivo Brasileiro de Educação, v. 1, p. 75-92, 2013.

6.
BRESCIA, A. T.;BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI2010BRESCIA, A. T.; CAJAHIBA, K. S. C. ; PEREIRA, M. . Paradigmas na Educação a Distância. Pós em Revista, v. 2, p. 50-59, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CIRINO, S. D. ; BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI ; CESAR, L. C. ; MATTOS, M. C. . Diretório de Periódicos UFMG. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. v. 1. 107p .

2.
MEDEIROS, Z. ; LEMOS, L. S. ; CIRINO, S. D. ; BRESCIA, A. T. . TUTORIA ON-LINE: GUIA DO PROFESSOR E DO TUTOR. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. 61p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRESCIA, A. T.; COSTA, J. W. ; TUFY, S. P. . Redes Sociais e suas possibilidades de uso na educação. In: Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; Maria José Viana Marinho de Mattos; José Wilson da Costa. (Org.). Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão. 1ed.Porto Alegre: PENSO, 2013, v. 1, p. 75-90.

2.
BRESCIA, A. T.. Pedagogia. In: Ana Bambrilla. (Org.). Para Entender as Mídias Sociais. Salvador: Edições VNI, 2012, v. 2, p. 213-218.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRESCIA, A. T.. Redes Sociais e Educação. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 jul. 2011.

2.
BRESCIA, A. T.. Televisão e a Educação a Distância. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 maio 2011.

3.
BRESCIA, A. T.. O aluno virtual. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 abr. 2011.

4.
BRESCIA, A. T.. Tecnologia e Educação. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 8 - 8, 01 mar. 2011.

5.
BRESCIA, A. T.. O papel do docente na EaD. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 dez. 2010.

6.
BRESCIA, A. T.. Educação Corporativa a Distância. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 nov. 2010.

7.
BRESCIA, A. T.. Jogos e Educação. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 out. 2010.

8.
BRESCIA, A. T.. Panorama atual da EaD. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 set. 2010.

9.
BRESCIA, A. T.. A história da EaD. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 22 - 22, 01 ago. 2010.

10.
BRESCIA, A. T.. ABC DA EAD. Jornal do Ana Lúcia, Belo Horizonte, p. 12 - 12, 01 jul. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; CIRINO, S. D. ; CONCEICAO, L. G. B. ; SANTOS, M. R. G. . WIKIPÉDIA. Uma ferramenta contemporânea de ensino?. In: I Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2015, Belo Horizonte. Anais do I Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Belo Horizonte: GIZ PROGRAD UFMG, 2015.

2.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; SILVA, K. O. A. . Ensino Superior na modalidade EaD para presos: perspectivas e possibilidades - um estudo de caso. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2014, Belo Horizonte. Anais IV SENEPT 2014. Belo Horizonte: CEFET Minas, 2014.

3.
COSTA, J. W. ; GROSSI, M. G. R. ; BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI . AN ANALYSIS OF EXPERIENCES ON THE USAGE OF THE SOCIAL NETWORKING IN EDUCATION. In: 5th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2013, Barcelona. EDULEARN13. Barcelona, 2013. p. 4696-4705.

4.
FREITAS, L. M. A. O. ; BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI ; COSTA, J. W. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE UM CURSO EM EAD. In: III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Belo Horizonte. Anais III SENEPT 2012. Belo Horizonte: CEFET MG, 2012.

5.
BRESCIA, A. T.. Ferramentas da Web 2.0 na educação: em especial o caso do Twitter. In: ESUD - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto - MG. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto: UniRede, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; COSTA, J. W. ; GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO . Redes Sociais Digitais: do surgimento à utilização educacional. In: V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos, 2013, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância [recurso eletrônico] : meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. v. 1. p. 789-794.

2.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; TURCI, D. A. ; BRAVO, R. A. ; CIRINO, S. D. . WIKIPÉDIA: UMA PORTA DE ENTRADA PARA O CONHECIMENTO?. In: V Seminário Internacional de Educação a Distância : meios, atores e processos, 2013, Belo Horizonte. Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância [recurso eletrônico] : meios, atores e processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. v. 1. p. 1338-1343.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; SILVA, E. R. . A Wikipedização da Educação a Distância. In: I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia, 2016, Rio de Janeiro. I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia, 2016.

2.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; CIRINO, S. D. . A Wikipedização da História da Psicologia em Minas Gerais. In: I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia, 2016, Rio de Janeiro. I Congresso Científico Brasileiro da Wikipédia, 2016.

3.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; COSTA, J. W. . Redes Sociais e Educação: as possibilidades pedagógicas do Facebook. In: IV Seminário de Educação a Distância Tão Perto, Tão longe, 2012, Belo Horizonte. ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TÃO LONGE, TÃO PERTO. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2012. v. 1. p. 18-19.

4.
TUFY, S. P. ; BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI ; COSTA, J. W. . A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PELOS ATORES DO E-TEC CEFET-MG. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TÃO LONGE, TÃO PERTO, 2012, Belo Horizonte. ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TÃO LONGE, TÃO PERTO. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2012. v. 1. p. 49-49.

Apresentações de Trabalho
1.
BRESCIA, A. T.. Como desenvolver apresentações impactantes - Chora PPT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRESCIA, A. T.. Prezi na prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARRUDA, E. P. ; BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI . Inovação e melhorias na qualidade do ensino de graduação da UFMG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BRESCIA, A. T.. Redes Sociais e Periódicos Científicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BRESCIA, A. T.. Objetos de Aprendizagem: Apresentação e Desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BRESCIA, A. T.. O uso de novas tecnologias em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRESCIA, A. T.. O uso de novas tecnologias em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRESCIA, A. T.. As possibilidades pedagógicas das Redes Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BRESCIA, A. T.. O pedagogo na Educação a Distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BRESCIA, A. T.; TURCI, D. A. ; BRAVO, R. A. ; CIRINO, S. D. . WIKIPÉDIA: Uma porta de entrada para o conhecimento?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BRESCIA, A. T.; COSTA, J. W. ; GROSSI, M. G. R. . Redes Sociais Digitais: do surgimento à utilização educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BRESCIA, A. T.. Bate papo sobre pesquisa em educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BRESCIA, A. T.. O uso de novas tecnologias em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BRESCIA, A. T.. O uso de novas tecnologias em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BRESCIA, A. T.; CIRINO, S. D. ; NONATO, B. ; ALVES, P. F. . Tecnologias digitais em sala de aula: o papel dos repositórios de objetos de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BRESCIA, A. T.. O uso de novas tecnologias em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BRESCIA, A. T.. Ferramentas da Web 2.0 na Educação: em especial o caso do Twitter. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI. Educação em Foco. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; ROCHA, C. A. M. ; MACHADO, E. G. S. . Caderno de Educação, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; ARRUDA, R. K. ; CIRINO, S. D. . Política de periódicos para Minas Gerais. 2016.

2.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; MATTOS, T. A. F. ; BROOKE, N. P. L. ; MATTOS, L. A. F. . Estudo para Subsidiar a Política de Distribuição e Utilização de Tecnologias Portáteis na Escola da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. 2013.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRESCIA, A. T.; BAINO, J. . Redes Sociais e Educação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRESCIA, A. T.. Educação, Ciência e Tecnologias. 2016; Tema: Educação a Distância, Divulgação Científica e Tecnologias. (Rede social).

2.
BRESCIA, A. T.. Educação e Marketing. 2016; Tema: EaD, Tecnologias na educação, Redes Sociais e Revistas Científicas. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; ROCHA, C. A. M. ; MACHADO, E. G. S. . Caderno de Educação. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; SIMAN, L M C ; GODINHO, A. C. F. ; TONDINELLI, P. G. ; SILVA, S. A. ; NOGUEIRA, V. L. . Educação em Foco. 2018. (Editoração/Periódico).

3.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; NONATO, B. ; ARRUDA, E. P. ; HEREDIA, K. A. ; COELHO, M. L. ; LOPES, M. D. C. ; CAMPOS, P. M. E. ; NONATO, S. P. ; MEDEIROS, Z. . Revista Docência do Ensino Superior - Volume 6 - Número 1. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; NONATO, B. ; ARRUDA, E. P. ; BERNARDO, F. de O. ; HEREDIA, K. A. ; COELHO, M. L. ; LOPES, M. D. C. ; CAMPOS, P. M. E. ; MEDEIROS, Z. . Revista Docência do Ensino Superior - Volume 6 - Número 2. 2016. (Editoração/Periódico).

5.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; LOPES, M. D. C. ; MEDEIROS, Z. . Revista Docência do Ensino Superior - Volume 5 - Número 2. 2015. (Editoração/Periódico).

6.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; LOPES, M. D. C. ; MEDEIROS, Z. . Revista Docência do Ensino Superior - Volume 5 - Número 1. 2015. (Editoração/Periódico).

7.
BRESCIA, A. T.. Moodle 2.5 - Visão do professor. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

8.
BRESCIA, A. T.. Direitos Autorais e Educação: Discussões e conexões. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

9.
BRESCIA, A. T.. Moodle 2.5 - Visão do aluno. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).

10.
BRESCIA, A. T.; MEDEIROS, Z. ; CAJAHIBA, K. S. C. ; NONATO, B. ; ALVES, P. F. . Oficina: Prezi, uma ferramenta para o professor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
BRESCIA, A. T.; NONATO, B. . Ambiente virtual de ensino e de aprendizagem: introdução ao moodle Magistra. 2013. .

12.
MEDEIROS, Z. ; BRESCIA, A. T. . Formação em Docência do Ensino Superior. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
BRESCIA, A. T.. Oficina de Apresentações Eletrônicas. 2011. .

14.
BRESCIA, A. T.. Oficina de Videocast. 2011. .

15.
BRESCIA, A. T.. Fundamentos da Educação a Distância. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
BRESCIA, A. T.. Tutoria Em Educação a Distância. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BRESCIA, A. T.; MALTA, M. . Gerenciamento de Projetos Educacionais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI; RAMOS, I. J.; NAGEM, R. L.; AMARAL, M. T. M.. Participação em banca de Fernanda Storck Leroy. Narrativa como metáfora em recurso hipermídia: um estudo de caso com cursistas do Projeto de Formação a Distância em Programas Sociais - PELC e Vida Saudável. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRESCIA, A. T.. Banca examinadora de Desempenho Didático do Concurso para provimento de cargos de professor de ensino básico, técnico e tecnológico do IFNMG. 2014. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-Campus.

Outras participações
1.
BRESCIA, A. T.; CUNHA, K.; OLIVEIRA, A. A. de; SANTIAGO, M.. Banca para contratação de professores tutores de Filosofia em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

2.
BRANCO, K. G.; BRESCIA, A. T.; PEREIRA, M.. Banca para contratação de professores tutores de Genética Humana em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

3.
BRESCIA, A. T.; DIAS, E. J. A.; GOES, H. J. de. Banca para contratação de professores tutores de Gestão Estratégica de Pessoas em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

4.
BRESCIA, A. T.; DIAS, E. J. A.; GOES, H. J. de. Banca para contratação de professores tutores de Estratégias Empresariais em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

5.
BRESCIA, A. T.; DIAS, E. J. A.; GOES, H. J. de. Banca para contratação de professores tutores de Administração Mercadológica em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

6.
BRESCIA, A. T.; DIAS, E. J. A.; HANDAM, L. M.. Banca para contratação de professores tutores de Teorias da Literatura a em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

7.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI. Banca para contratação de professores tutores de Linguística e Sociolinguística em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

8.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI. Banca para contratação de professores tutores de História da Língua Portuguesa em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

9.
BRESCIA, AMANDA TOLOMELLI. Banca para contratação de professores tutores de Sintaxe em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.

10.
BRESCIA, A. T.; HANDAM, L. M.; DIAS, E. J. A.. Banca para contratação de professores tutores de Literatura Brasileira em EAD. 2010. Centro Universitário Newton Paiva.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FOMS - Fórum de Mídias Sociais. 2016. (Encontro).

2.
11º SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2015. (Seminário).

3.
20º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Redes Sociais: (Re) x (In) volução na educação?. 2014. (Congresso).

4.
IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.Ensino Superior na modalidade EaD para presos: perspectivas e possibilidades - um estudo de caso. 2014. (Seminário).

5.
Seminário Latino-Americano sobre Comunicação Científica e Indexadores. 2014. (Seminário).

6.
XVIII Semana da Graduação / Semana do Conhecimento 2014.De dia aluno e de noite professor: a condição de alunos da pós-graduação. 2014. (Outra).

7.
V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos.Redes Sociais Digitais: do surgimento à utilização educacional.. 2013. (Seminário).

8.
V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos.WIKIPÉDIA: Uma porta de entrada para o conhecimento?. 2013. (Seminário).

9.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.As possibilidades pedagógicas do Facebook. 2012. (Simpósio).

10.
III SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - S.Relato de experiência da organização de um curso em EaD. 2012. (Seminário).

11.
IV Seminário de Educação a Distância: Tão longe, tão perto.REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FACEBOOK. 2012. (Seminário).

12.
IV Seminário de Educação a Distância: Tão longe, tão perto.A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PELOS ATORES DO E-TEC CEFET-MG. 2012. (Seminário).

13.
Encontro de Capacitação do Curso de Pedagogia - UAB/UFMG.Moodle 2.0. 2011. (Encontro).

14.
ESUD - VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ferramentas da Web 2.0 na Educação: em especial o caso do Twitter. 2011. (Congresso).

15.
I Encontro Nacional de Tutores da EaD. 2011. (Encontro).

16.
Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2010. (Oficina).

17.
II Colóquio Regional de EaD - Edição Internacional. 2010. (Outra).

18.
Semana Docente: Educação a Distância - Novas formas de ensinar e aprender.Planejamento Pedagógico em EaD: Autoria, tutoria, verificação da aprendizagem. 2010. (Encontro).

19.
Programa de Educação ambiental Universidade Azul, "Águas Biológicas". 2004. (Outra).

20.
I Fórum Social Brasileiro. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRESCIA, A. T.; MEDEIROS, Z. . Congresso de Inovações e Metodologias do Ensino. 2015. (Congresso).

2.
BRESCIA, A. T.; BORGES, A. A. P. . Helena Antipoff e os desafios da educação inclusiva. 2014. (Exposição).

3.
BRESCIA, A. T.; COSTA, J. W. ; GROSSI, M. G. R. . IV Encontro Geral e-Tec CEFET-MG. 2013. (Outro).

4.
BRESCIA, A. T.; COSTA, J. W. ; GROSSI, M. G. R. . III Encontro Geral e-Tec CEFET-MG. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Grupo informado em Outras informações. As dificuldades de aprendizagem na leitura apresentadas pelo aluno: um olhar do professor alfabetizador. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciana Zambel. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INCLUSÃO SOCIAL: OS CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO ? IFSP / PÓLO DE ARARAQUARA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Docência em EaD) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

2.
Joelita de Alencar Fonseca Santos. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS TUTORES DE ENSINO À DISTÂNCIA DA REDE E-TEC NAS FERRAMENTAS DO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO COMPARATIVO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Docência em EaD) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

3.
Simaria de Jesus Soares. Análise do Material Didático Impresso do Curso Técnico em Vigilância em Saúde Unimontes/e-Tec. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Docência em EaD) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

4.
Carlos Bernardes Rosa Junior. ASPECTOS COMPLEMENTARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ABORDAGEM GERENCIAL AO SUPLEMENTO PNAD 2007. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Docência em EaD) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

5.
Ieda de Almeida Ribeiro Bacelar. Educação a Distância e Tecnologias: Abordagens e Contribuições na Gestão das escolas de Ensino Fundamental II da rede municipal em Remanso - Bahia. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Docência em EaD) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

6.
Wanessa Moura Silva. DOCENTES: ANÁLISE DOS FATORES DE SATISFAÇÃO DO CURSO DE GERÊNCIA EM SAÚDE (EAD) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS ? UNIMONTES. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Docência em EaD) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

Iniciação científica
1.
Leandro Galhardo Ballesteros da Conceição. Wikipédia e a História da Psicologia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

2.
Mariana Rúbia Gonçalves dos Santos. Wikipédia e a História da Psicologia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.

3.
Cleiton Martins. Wikipédia e a História da Psicologia. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Amanda Tolomelli Brescia.



Outras informações relevantes


Participante como Pesquisadora no grupo de pesquisa NECT - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA
Descrição: A atuação do NECT junto à comunidade acadêmica (CA) da Faculdade de Educação da UEMG de BH/MG se dá mediante a promoção de uma política abrangente no campo da Educação e Tecnologia na instituição. Além da concepção das disciplinas de Educação e Tecnologia na graduação em Pedagogia, o núcleo também idealizou um curso de pós graduação Lato-sensu na área e conta com dois laboratórios de informática. Um deles voltado para a informática educativa é disponibilizado para alunos e professores para realização de aulas e outras atividades acadêmicas. Foca-se na produção de mídias educativas oferecendo oficinas e mini-cursos temáticos para a (CA) da FAE/UEMG. Também desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área tecnológica onde contribui com a formação dos alunos do curso de Pedagogia mediante o oferecimento de bolsas por órgãos de fomento, realiza intervenções com a participação de alunos voluntários e desenvolveu parcerias escolas da educação básica. Há pesquisas sobre a Libras e Infância.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 16:04:43