Jurandir Ferreira Dias Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1289409285606051
  • Última atualização do currículo em 18/06/2013


Jurandir F. Dias Jr é Professor Assistente I na UFPE, no Deptº de Letras - CAC. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade Frassinetti do Recife (2004) e Pós Graduação (Lato Sensu) em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa (2005) - FAFIRE. Concluiu, na UNICAP, o Mestrado em Ciências da Linguagem, pesquisando sobre Ensino de Língua Portuguesa para Surdos usuários de LIBRAS: contornos da prática Bilíngue. Já na UFPE, concluiu o Mestrado em Linguística, analisando textos do séc. XIX. Cursa, no momento, o doutorado em linguística, pesquisando sobre Lexicografia em Libras, analisando o uso dos espaços sub-rogado e token, mais especificamente os verbos concretizados em cada um desses espaços. Jurandir é professor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais, com certificação do PROLIBRAS / UFSC - 2009. Fone: 8627-4078 / 9805-0981 E-mail: jurajr@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jurandir Ferreira Dias Júnior
Nome em citações bibliográficas
DIAS JÚNIOR, J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Av. Prof. Moraes Rego, 1235
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268307


Formação acadêmica/titulação


2010
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ANÁLISE LEXICAL DO USO DE VERBOS NO ESPAÇO MENTAL SUB-ROGADO E NO ESPAÇO MENTAL TOKEN EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS,
Orientador: Stella Virginia Telles de Araujo Pereira Lima.
Co-orientador: Daniele Marcelle Grennier.
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O uso de adjetivos em pasquins do século XIX: uma análise descritiva,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marlos de Barros Pessoa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2009 - 2010
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: Ensino de língua portuguesa para surdos usuários de LIBRAS: Contornos de práticas Bilíngues,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Wanilda Maria Alves Cavalcanti.
Bolsista do(a): Comitê PROLIC.
Palavras-chave: LIBRAS; Bilinguismo; Ensino de língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2005
Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues. (Carga Horária: 390h).
Faculdade Frassinetti do Recife.
Título: Recursos de coesão ligados ao fenômeno da referenciação em relatos escritos por jovens surdos.
Orientador: Gláucia Renata Pereira do Nascimento.
2001 - 2004
Graduação em Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês).
Faculdade Frassinetti do Recife.


Formação Complementar


2010 - 2010
Tópicos de Sintaxe. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2005 - 2005
LIBRAS. (Carga horária: 4h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
2002 - 2002
Curso de Professor-Intérprete de Língua de Sinais. (Carga horária: 56h).
Secretaria de Educação de Pernambuco.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .

08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .

12/2012 - 05/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Libras
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Libras
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa II
02/2012 - 06/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Libras
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa I
09/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Auxiliar técnico de manutenção e instalação de Tv por assinatura, internet a cabo e telefonia.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras II
Metodologia da Pesquisa II
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa II
01/2011 - 11/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso Interpretação/Tradução de Libras.
08/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Aperfeiçoamento para Intérpretes/Tradutores de Libras - 32h/a.
05/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
I Seminário Itinerante do Gepeses/Gepel sobre Educação de Pessoas Surdas.
02/2011 - 08/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso de Língua Brasileira de Sinais - 60h/a.
02/2011 - 08/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) 60h.
07/2011 - 07/2011
Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Curso de Curta duração: Métodos e estratégias de Planejamento, Ensino e Avaliação - 36horas/aula.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Intrudução a Libras
Latim I: Morfologia
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: Fonologia
Introdução a Líbras

Colégio Motivo, CM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 16


Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Língua Portuguesa: Sintaxe e Semântica I Língua Portuguesa: Sintaxe e Semântica II Linguística: Morfossintaxe Sintaxe Morfologia Fonologia Pragmática

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Orientador de MONITORIA, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de MONITORIA (Português), Carga horária: 16
Outras informações
MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Aluna: Ana Lúcia dos Santos Oliveira (7º Período)

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Intérprete de LIBRAS, Enquadramento Funcional: Intérprete Colaborador, Carga horária: 3

Atividades

2009 - 2010
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: Análise do Discurso e Pragmática
Língua Portuguesa: Fonologia e Morfossintaxe
Língua Portuguesa: Sintaxe e Semântica I
Língua Portuguesa: Sintaxe e Semântica II
Linguística: Sintaxe, Semântica e Pragmática
Linguística: Teorias Linguísticas - Fonética, Fonologia e Morfologia
Metodologia Científica
Português Aplicado ao TCC I (Psicologia)
09/2009 - 09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Científico do VII EELL, .

Cargo ou função
Comitê Científico do VII Encontro sobre Ensino de Língua e Literatura.

Colégio São Bento de Olinda, CSBO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Colégio Equipe, EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 24
Outras informações
Interpretação em LIBRAS para alunos do nível Superior como Ciências da Computação e, principalmente, Serviço Social.


Faculdade São Miguel, FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS

Atividades

08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura Pelna em LETRAS, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS (40h)
08/2008 - 06/2009
Ensino, Atualização e Aperfeiçoamento em LIBRAS, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Intodução à LIBRAS (8h)
LIBRAS II: Apectos pedagógicos (20h)
LIBRAS III: Aspectos Tecnológicos (20h) Turma A
LIBRAS III: Aspectos Tecnológicos (20h) Turma B

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete Colaborador, Carga horária: 6

Atividades

09/2008 - 09/2008
Serviços técnicos especializados , Departamento de Letras e Ciências Humanas, .

Serviço realizado
Interpretação de Libras.

Noviciado Nossa Senhora da Graça, NNSG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof.: Língua Portuguesa e Produção Textual, Carga horária: 4

Atividades

03/2007 - 11/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Portuguesa

Escola Santo Afonso Rodrigues, ESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prof.: Língua Portuguesa e Produção Textual, Carga horária: 24

Atividades

02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-juvenil
02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Portuguesa

Colégio Visão, CV, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Aulista, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.: Língua Portuguesa e Produção Textual, Carga horária: 18

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Portuguesa
02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Portuguesa

Núcleo Integrado de Apoio e Monitoramento para Surdos, NIAMS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Prof.: Línguas Portuguesa e Inglesa, Carga horária: 4
Outras informações
Escola especializada para surdos

Atividades

03/2005 - 11/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - (em LIBRAS)
Língua Portuguesa - (em LIBRAS)

Núcleo de Informática Intensivo Profissionalizante Ltda. ME, NIIP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.: Língua Portuguesa e Produção Textual, Carga horária: 10

Atividades

11/2004 - 10/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Portuguesa

Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Intérprete de LIBRAS, Enquadramento Funcional: Intérprete Contratado, Carga horária: 12
Outras informações
Intérprete na 2ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde


Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Intérprete de LIBRAS, Enquadramento Funcional: Intérprete Contratado, Carga horária: 20


Colégio e Curso Desafio, CCD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof.: Língua Portuguesa e Produção Textual, Carga horária: 15

Atividades

03/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa (Pré-vestibular)
10/2002 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Poruguesa
10/2002 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção Textual
Língua Portuguesa

Faculdade de Ciências Humanas Esuda, ESUDA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Contrato particular, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Interpretação em LIBRAS no Curso de Arquitetura e Urbanismo

Atividades

02/2002 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Humanas Esuda, .

Serviço realizado
Intérprete de LIBRAS no Curso de Arquitetura e Urbanismo.


Linhas de pesquisa


1.
Estratégias de Ensino de Língua Portuguesa para surdos em escolas do recife
2.
Doutorado: ANÁLISE LEXICAL DO USO DE VERBOS NO ESPAÇO MENTAL SUB-ROGADO E NO ESPAÇO MENTAL TOKEN EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
3.
Marcas da LIBRAS no discurso argumentativo escrito em português por surdos (pesquisa financiada pelo CNPq - Edital CNPq/CAPES 07/2011, Processo nº 401834/2011-5, protocolo nº 3609647291897900)


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE SURDEZ E EDUCAÇÃO DE SURDOS

Descrição: Repercussões dos trabalhos do grupo Este grupo tem como foco o estudo de aspectos ligados à surdez, às formas de socialização dos indivíduos surdos e suas implicações para as aprendizagens desses indivíduos, mediadas por suas práticas de letramento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Jurandir Ferreira Dias Júnior - Coordenador / Gláucia Renata Pereira do Nascimento - Integrante / Wilma Pastor de Sousa - Integrante.
2009 - 2010
A Libras no Nordeste: um levantamento linguístico das variantes usadas nas comunidades de surdos de João Pessoa/PB e Recife/PE

Descrição: Este projeto procura fazer um levantamento linguístico das variantes da Libras usadas em comunidades de surdos nos dois municípios nordestinos: João Pessoa/PB e Recife/PE. Ele procura traçar um perfil sociolinguístico da comunidade surda usuária da Libras, o seu processo de aquisição, o estatuto de bilinguismo , proficiência dos falantes, etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Bolsa.
2009 - 2010
Estratégias de ensino de professores de português para surdos

Descrição: O projeto é desenvolvido no Núcleo de iniciação científica da FACHO, com alunos de graduação em Letras.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Financiador(es): Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Auxílio financeiro.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS JÚNIOR, J. F.2010DIAS JÚNIOR, J. F. . Análise crítica do poema 'Manucure' de Mário de Sá-Carneiro. Travessia (Olinda), v. 01, p. 25-50, 2010; Meio de divulgação: Impresso; Série: XI; ISSN/ISBN: 1517039X.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F.2004 DIAS JÚNIOR, J. F. . O surdo e o léxico: um olhar sobre o quase desconhecido. Cadernos FAFIRE (Recife), v. 3, p. 62-64, 2004; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 16767349.

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; SOUSA, W. P. . Libras III. In: Evangelina Maria Brito de Faria; Maria Cristina de Assis. (Org.). Língua Portuguesa e libras: teorias e práticas. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 4, p. 9-53.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 9788577458479.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Formação docente, ensino de Língua Portuguesa e surdez. In: Joice Armani Galli. (Org.). Línguas que botam a boca no mundo: reflexões sobre teorias e práticas de línguas. 1ed.Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011, v. 1, p. 155-179.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 9788573159394.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Caridade sem fronteiras. Jornal do Commercio, Recife, p. 9, 29 out. 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.jconline.com.br; Data de publicação: 29/10/2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; CAVALCANTI, Wanilda Mª Alves . A TEORIA DA INTERLÍNGUA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA POR SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS. In: 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010, Recife. Anais eletrônicos do 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem. Recife: UFRPE, 2010. v. 1. p. 421-434.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.niel-ufrpe.com.br/siniel-anais-eletronicos.html; Série: 1; ISSN/ISBN: 21783292.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; LIMA, Anelilde Mª . O PROCESSO INFERENCIAL NA LEITURA DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE DEPREENSÃO DE INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS. In: VIII EELL e III CONEELL, 2010, Olinda. VIII EELL e III CONEELL. Olinda: EELL, 2010. v. único. p. 166-172.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://www.eell.com.br; ISSN/ISBN: 19818424.

3.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; LIMA, Anelilde Mª . O ensino de língua portuguesa numa perspectiva funcional. In: III Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura e VIII encontro sobre o ensino de língua e literatura, 2009, Olinda. Anais do EELL, 2009.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Hibertexto.

4.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Uma análise funcionalista da transitividade do verbo assistir em relatos de alunos do ensino fundamental II de uma escola do Recife - PE. In: II Conguresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura, 2008, Olinda. O ensino de língua e literatura e a metalinguagem. Olinda: FACHO, 2008.
Palavras-chave: Ensino de língua; escola.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.eell.com.br; ISSN/ISBN: 19818424.

5.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Recursos de coesão ligados ao fenômeno da referenciação em relatos escritos por jovens surdos. In: III Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura da FACHO -O ensino de língua e de literatura e as novas tecnologias, 2005. ANAIS do III Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura da FACHO, 2005. v. I. p. 47-49.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital.

6.
DIAS JÚNIOR, J. F. . O domínio do léxico fundamental da língua portuguesa por parte de jovens surdos. In: II Encontro sobre o Ensino de Literatura da FACHO - Métodos e técnicas para o ensino de língua e de literatura, 2004. II Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura, 2004. v. 1. p. 27-29.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; MOURAO, A. C. F. . O intérprete de Libras na Escola Pública. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UFSC; Cidade: Santa Catarina; Evento: III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa; Inst. promotora/financiadora: UFSC.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Surdez e Educação para surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Olinda; Cidade: Olinda; Evento: VIII Seminário Temático; Inst. promotora/financiadora: FACHO.

3.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Ensino de Língua Portuguesa para Surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Gerência Geral de Ensino e Formação Docente; Cidade: Recife; Evento: I Encontro sobre Inclusão da Pessoa com Surdez; Inst. promotora/financiadora: Prefeitura da Cidade do Recife.

4.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Formação Docente, Ensino de Língua Portuguesa e Surdez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Rio de Janeiro; Cidade: Rio de Janeiro; Evento: X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Ed. de Surdos; Inst. promotora/financiadora: INES.

5.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Talentos e Serviço do Outro na Comunidade Surda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Centro Arquidiocesano de Pastoral; Cidade: Feira de Santana; Evento: XV Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos; Inst. promotora/financiadora: Pastoral dos Surdos de Feira de Santana.

6.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Uma análise funcionalista do verbo assistir em relatos de alunos do EF II de uma escola do Recife. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São Paulo; Cidade: São Paulo; Evento: XVII Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada; Inst. promotora/financiadora: PUC - SP.

7.
DIAS JÚNIOR, J. F. . ANÁLISE DA PRIMEIRA PÁGINA DE JORNAIS: UM ESTUDO DIACRÔNICO DOS GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES ENTRE OS ANOS DE 1968 A 2008. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNICAMP; Cidade: Campinas - SP; Evento: 17º COLE; Inst. promotora/financiadora: UNICAMP.

8.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Intérprete de LIBRAS: ser ou não ser? Tocar o ouvido dos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: São José dos Campos - SP; Cidade: São José dos Campos-SP; Evento: 1º Encontro Diocesano da Pastoral dos Surdos da Diocese de São José dos Campos-SP; Inst. promotora/financiadora: Pastoral dos Surdos da Diocese de São José dos Campos-SP.

9.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; LIMA, Anelilde Mª . O ensino de língua portuguesa numa perspectiva funcional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Olinda; Cidade: Olinda; Evento: III Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura e VIII encontro sobre o ensino de língua e literatura; Inst. promotora/financiadora: FACHO.

10.
DIAS JÚNIOR, J. F. . A metáfora e a Interpretação de LIBRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Palavras-chave: Ensino de língua; LIBRAS; Interpretação de LIBRAS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Paraná; Cidade: Toledo; Evento: VI Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II; Inst. promotora/financiadora: Diocese de Toledo.

11.
DIAS JÚNIOR, J. F. . O Intérprete de Libras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: XIV Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos IV Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos.

12.
DIAS JÚNIOR, J. F. . O Intérprete de Libras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento: XIII Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos & III Encontro Nacional de Intérprete Católicos.

13.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Recursos de coesão ligados ap fenômeno da referenciação em relatos escritos por jovens surdos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Olinda; Cidade: Olinda; Evento: III Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura; Inst. promotora/financiadora: FACHO.

14.
DIAS JÚNIOR, J. F. . O Domínio do léxico fundamental da língua portuguesa por parte de jovens Surdos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: Olinda; Cidade: Olinda; Evento: II Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura; Inst. promotora/financiadora: FACHO.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Revisão gramatical do livro: "Vivos para sempre". 2010.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Revisão gramatical; Disponibilidade: Irrestrita; Duração do evento: 1; Nº páginas: 115; Cidade: Recife.


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Educação musical inclusiva: Introdução a Libras. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Universidade Federal de Pernambuco; Cidade: Recife; Inst. promotora: Associação Brasileira de Educação Musical.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Curso de Produção Textual (Faculdade FAFIRE). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: FAFIRE; Cidade: Recife; Inst. promotora: FAFIRE.

3.
DIAS JÚNIOR, J. F. . INTRODUÇÃO A LIBRAS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 4; Local: Centro Acadêmico do Agreste; Cidade: Caruaru; Inst. promotora: UFPE.

4.
DIAS JÚNIOR, J. F. . LIBRAS - Curso de atualização e aperfeiçoamento para profs. da Rede Estadual. 2009. .
Palavras-chave: LIBRAS; Ensino de língua.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 60; Local: Faculdade São Miguel; Cidade: Recife; Inst. promotora: Faculdade São Miguel.
Disciplinas: Introdução à LIBRAS; LIBRAS II LIBRAS III .

5.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Produção Textual (FACULDADE FAFIRE). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: Faculdade Boa Viagem (FBV); Cidade: Recife; Inst. promotora: Faculdade Boa Viagem (FBV).

6.
DIAS JÚNIOR, J. F. . INTRODUÇÃO À LIBRAS (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 2; Local: Faculdade de Ciências Humanas de Olinda; Cidade: Olinda; Inst. promotora: Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

7.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Curso de Produção Textual (FACULDADE BOA VIAGEM). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 12; Local: FACULDADE BOA VIAGEM; Cidade: RECIFE; Inst. promotora: FACULDADE BOA VIAGEM.

8.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Planejamento Escolar. 2008. .
Palavras-chave: Escola, Planejamento, Ano letivo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Local: Av. 1 - Qd. 17 - Lote 05 , nº 103; Cidade: Jaboatão dos Guararapes; Inst. promotora: Colégio e Curso Desafio.

9.
DIAS JÚNIOR, J. F. ; NASCIMENTO, Gláucia R. P. . Aulas de Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Palavras-chave: escola; Ensino de língua.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação; Indústrias de Transformação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: ; Duração do evento: 52; Local: Unilever - Fábrica Igarassu; Cidade: Igarassu; Inst. promotora: Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

10.
DIAS JÚNIOR, J. F. . LIBRAS aplicada a cultos religiosos (aspectos teóricos) - TURNO TARDE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Escola Almirante Soares Dutra; Cidade: Recife; Inst. promotora: Secretaria de Educação e Cultura.

11.
DIAS JÚNIOR, J. F. . LIBRAS aplicada a cultos religiosos (aspectos teóricos) - TURNO NOITE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Ensino de língua; LIBRAS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Escola Almirante Soares Dutra; Cidade: Recife; Inst. promotora: Secretaria de Educação e Cultura.

12.
DIAS JÚNIOR, J. F. . LIBRAS aplicada a cultos religosos (Aspectos práticos) -TURNO TARDE. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Palavras-chave: Ensino de língua; LIBRAS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 20; Local: Escola Almirante Soares Dutra; Cidade: Recife; Inst. promotora: Secretaria de Educação Cultura.

13.
DIAS JÚNIOR, J. F. . "O texto na sala de aula: as múltiplas faces do trabalho textual". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 16; Cidade: Feira de Santana - BA; Inst. promotora: Escola João Paulo II.

14.
DIAS JÚNIOR, J. F. . Formulação de questões avaliativas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 10; Local: Av. 01, Qd 17 lote 05 s/n - Curado IV; Cidade: Jaboatão dos Guararapes - PE; Inst. promotora: Colégio e Curso Desafio.

15.
DIAS JÚNIOR, J. F. . LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Unidade: horas;
Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 8; Local: FAFIRE; Cidade: Recife; Inst. promotora: FAFIRE.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DIAS JÚNIOR, J. F.; LIMA, Anelilde Mª. Participação em banca de CRISTIANE ANACLETO DA SILVA. TECNOLOGIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROL DO LEITOR CONTEMPORÂNEO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portugues) - Universidade de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS JÚNIOR, J. F.; KOROSSY, N.; SILVA, M. H. C.. Participação em banca de Camila Macedo.Análise da Acessibilidade turística no Bairro do Recife: Os desafios de mobilidade para as pessoas com deficência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F.; LIMA, Anelilde Mª. Participação em banca de Adriana do Espírito Santo Botelho.A construção do sentido em situações de variantes linguísticas da língua portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
DIAS JÚNIOR, J. F.; LIMA, Anelilde Mª. Participação em banca de Ana Cristina Machado da Silva.O Twitter como ferramenta de ensino nas aulas de português. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
DIAS JÚNIOR, J. F.; Morais, Artur Gomes; LIMA, Francisco José. Participação em banca de Tatiana Cristina do Nascimento e Josefa Elma de Lima Silva.Acessibilidade: a percepção dos agentes formadores no Centro de Educação da UFPE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

5.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de Clebison Faustino da Silva.A variação lingüística em livros didáticos para o Ensino Médio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Palavras-chave: Ensino de língua; gramática; escola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.

6.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de ARQUILES J. F. CAMPOS LIMA.VESTÍGIOS DO PRECONCEITO LINGUISTICO NO DISCURSO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

7.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de LUCIANE MELO e NATÁLIA MARQUES.ORALIDADE NA SALA DE AULA: GÊNEROS TEXTUAIS ABORDADOS NO ENSINO BÁSICO EM ESCOLAS DA CIDADE DE OLINDA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

8.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de ALDENI SOUZA BARBOSA DA SILVA e ROSE MABEL RAMOS SEVERO.O GÊNERO TEXTUAL LETRA DE MÚSICA NO TRABALHO DIDÁTICO COM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

9.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de FLÁVIA DA SILVA LIMA.O CRESCIMENTO DA LINGUAGEM NÃO-VERBAL NO SITE DE RELACIONAMENTO ORKUT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

10.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de CLÁUDIO CARNEIRO RODRIGUES JÚNIOR.O SURDO COMO LEITOR DE POEMAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

11.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de EDUARDO LUCIO e FABIO GALVÃO.O IMPACTO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

12.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Participação em banca de Betânia Oliveira e Simone Fagundes.O Tratamento da variação linguística em livros didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

13.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Participação em banca de Betânia Oliveira e Simone Fagundes.O Tratamento da variação linguística em livros didáticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

14.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Participação em banca de Silvânia Silva de Souza Apóstolo.Variedade Lingüística e ortografia: a interferência da fala na escrita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

15.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Participação em banca de Domingos Augusto Cavalcante Medeiros.Recursos estilísticos em músicas do grupo Charlie Brown Júnior. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

16.
DIAS JÚNIOR, J. F.; NASCIMENTO, Gláucia R. P.. Participação em banca de Jacirleyde da C. R. de Amorim e Milka Carla A. da Silva.Análise lingüística em Manuais Didáticos publicados antes e depois do Advento dos PCN: UM ESTUDO DE CASO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Palavras-chave: Ensino de língua; escola; gramática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DIAS JÚNIOR, J. F.; KLIMSA, B.L.T.; KLIMSA, S.B.de F.. Concurso Público para Professor Efetivo de Libras no 3º grau. 2013. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Palavras-chave: LIBRAS.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras.
Referências adicionais: Brasil/Libras.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F.; Silva, Liliane Jamir e. Concurso para professor de Língua Latina. 2012. Faculdade Frassinetti do Recife.
Referências adicionais: Brasil/Latim.

3.
DIAS JÚNIOR, J. F.; Silva, Liliane Jamir e. Banca examinadora do processo seletivo para professor de língua latina. 2012. Faculdade Frassinetti do Recife.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
DIAS JÚNIOR, J. F.; SOUSA, W. P.. Seleção Pública simplificada para Prof. Substituto de LIBRAS - CAC. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

5.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Processo seletivo simplificado para prof. temporário de Libras, comunicação/expressão e metodologia científica. 2012. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

6.
DIAS JÚNIOR, J. F.; SOUSA, W. P.. Seleção Pública simplificada para Prof. Substituto de LIBRAS - DPOE. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

7.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Comissão Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Prof. Substituto de Latim. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

8.
DIAS JÚNIOR, J. F.; ZAMBLANO, Anahy; RIBAS, Vitória; LIMA, Anelilde Mª. Processo de avaliação das Redações do Vestibular/2010 da UPE. 2009. Universidade de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

9.
DIAS JÚNIOR, J. F.; ZAMBLANO, Anahy; RIBAS, Vitória. Processo de avaliação das Redações do Vestibular/2009 da UPE. 2008. Universidade de Pernambuco.
Referências adicionais: Brasil/Português.

Outras participações
1.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Exame de Certificação PROLIBRAS (Proficiência em Libras). 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Correção das Redações Vestibular/2009. 2009. Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Contos de Fadas: A Psicologia dos Contos de Fadas. 2004. Colégio Equipe.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
DIAS JÚNIOR, J. F.. A linguagem do Rock: uma análise das principais letras desse estilo musical. 2004. Colégio Equipe.
Referências adicionais: Brasil/Português.

5.
DIAS JÚNIOR, J. F.. Desenhos Animados. 2004. Colégio Equipe.
Referências adicionais: Brasil/Português.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Semana de Estudos Linguísticos e Litrários.Surdez e bilinguismo: tecendo algumas considerações. 2013. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

2.
3º Congresso nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e LP. O intérprete de Língua de Sinais na Escola Pública. 2012. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

3.
V Seminário do Curso Técnico de Tradutor/Intérprete em Libras.Aspectos linguísticos da Libras. 2012. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

4.
X Seminário temático.A Linguagem no Ensino Médio. 2012. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

5.
SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.Linguagem e Sociedade. 2012. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

6.
X Congresso Internacional e XVI Seminário Nacional do Instituto Nacional de Ed. de Surdos. Formação Docente, Ensino de Língua Portuguesa e Surdez. 2011. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

7.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Formação de professores. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

8.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Segunda Língua para Surdo. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

9.
VIII Seminário Temático.Libras: uma língua de verdade. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

10.
IV Seminário do Curso Técnico de tradutor/intérprete de LIBRAS. 2011. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

11.
X Encontro Regional Nordeste.Educação Musical Inclusiva: Introdução a LIBRAS. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante.

12.
I Jornada PET-Letras da UFPE.A inclusão da Libra no ensino superior: uma questão linguística. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposista
Forma de participação: Convidado.

13.
I Encontro sobre Inclusão da Pessoa com Surdez.Surdez e Educação para surdos. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

14.
8º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra. 2011. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

15.
VIII EELL e III CONEELL. O processo inferencial da leitura de gêneros jornalísticos: uma análise das estratégias de depreensão de informações implícitas. 2010. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.eell.com.br.

16.
VIII ELL e IV Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura. Multimodalidade e Ensino de Língua. 2010. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

17.
III Seminário em Homenagem ao Dia do Surdo. 2010. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

18.
X Ciclo de Estudos Linguísticos e Literários da FACHO.Língua, Literatura e Educação Indígenas. 2010. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Moderador
Forma de participação: Convidado.

19.
1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.A Teoria da Interlíngua no processo de aquisição de sgunda língua por surdos usuários de Libras. 2010. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.siniel.com.br.

20.
XV Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e V Encontro Nacional de Intérpretes Católicos.Talentos e Serviço do Outro na Comunidade Surda. 2010. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

21.
XII Fórum Acadêmico dos Discentes da FACHO. 2010. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

22.
VIII Encontro de Intérpretes Católicos do Paraná.A paráfrase como recurso para a interpretação/tradução em Libras. 2010. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

23.
VIII Encontro de Intérpretes Católicos do Paraná.O Intérprete e a Liturgia. 2010. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Simposista
Forma de participação: Convidado.

24.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. 2009. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

25.
XVII Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. O verbo "assistir" em relatos de alunos do ensino fundamental II de uma escola do Recife-PE: uma análise funcionalista. 2009. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

26.
17º COLE. ANÁLISE DA PRIMEIRA PÁGINA DE JORNAIS: UM ESTUDO DIACRÔNICO DOS GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES ENTRE OS ANOS DE 1968 A 2008. 2009. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

27.
III Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura e VIII encontro sobre o ensino de língua e literatura. O ensino de língua portuguesa numa perspectiva funcional. 2009. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

28.
1º Congresso Estadual de Pesquisa em TILS (Tradução e Interpretação da Lìngua de Sinais). 2009. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

29.
I Seminário de Pragmática. 2009. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

30.
1º Seminário Internacional - Argumentação na Escola. 2009. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

31.
IX Ciclo de estudos linguísticos e literários da FACHO. 2009. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

32.
1º Encontro Diocesano da Pastoral dos Surdos da Diocese de São José dos Campos-SP.Intérprete de LIBRAS: ser ou não ser? Tocar o ouvido dos surdos. 2009. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

33.
Mini-curso: Introdução a Novos Conceitos em Análise do Discurso. 2009. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

34.
II Congresso Nacional sobre Ensino de Língua e Literatura. Uma análise funcionalistada transitividade do verbo assistir em relatos de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola do Recife-PE. 2008. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.eell.com.br.

35.
Seminário de Língua Portuguesa. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

36.
I Seminário em Comemorção ao Dia Nacional do Surdo. 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://UFRPE.

37.
I Seminário em Comemorção ao Dia Nacional do Surdo (NTÉRPRETE CONVIDADO). 2008. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://UFRPE.

38.
VI Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II.A METÁFORA E A INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS. 2008. (Simpósio).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Conferencista
Forma de participação: Convidado.

39.
XIV Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos & IV Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos.O Intérprete de LIBRAS. 2008. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

40.
Dinâmicas para contar histórias. 2006. (Oficina).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

41.
XIII Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos & III Encontro Nacional de Intérprete Católicos.O Intérprete de LIBRAS. 2006. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante.

42.
II Seminário do Colégio Visão - Língua Portuguesa. 2005. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

43.
III Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura da FACHO -O ensino de língua e de literatura e as novas tecnologias.Recursos de coesão ligados ao fenômeno da referenciação em relatos escritos por jovens surdos. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

44.
Viva a Pernambucanidade Viva VIII - Caminhos da diversidade cultural. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

45.
11º Encontro de Literatura Infanto-juvenil: O imáginário da Inclusão. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

46.
III Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura da FACHO -O ensino de língua e de literatura e as novas tecnologias. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

47.
III Encontro sobre o Ensino de Língua e de Literatura da FACHO -O ensino de língua e de literatura e as novas tecnologias (Mini-curso: Letramento Digital). 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

48.
II Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (ENCICAT).A importância do Intérprete na Pastoral dos Surdos. 2005. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Outras Formas
Forma de participação: Participante.

49.
II Encontro sobre o Ensino de Literatura da FACHO - Métodos e técnicas para o ensino de língua e de literatura.O domínio do léxico fundamental da língua portuguesa por parte de jovens surdos. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

50.
XXVIII Fórum FAFIRE de Idéias contemporânea.The English Language: From the performing arts to literature - The taming of the shrew (Shakespeare). 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

51.
XXVIII Fórum FAFIRE de Idéias contemporânea.The english teaching methods. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

52.
Viva a Pernambucanidade Viva VII. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

53.
10º Encontro de Literatura Infanto-juvenil (Pernambucaneando poesias e histórias). 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

54.
XII Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

55.
III Encontro Pernambucano da Pastoral dos Surdos. 2004. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

56.
Viva a Pernambucanidade Viva VII.Da necessidade de ampliação da competência vocabular do jovem surdo estudante de português. 2004. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

57.
II Encontro sobre o Ensino de Literatura da FACHO - Métodos e técnicas para o ensino de língua e de literatura. 2004. (Outra).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

58.
XXVI Fórum FAFIRE de Idéias contemporânea.A Leitura do não-verbal: a mídia, o livro de imagem e o livro didático. 2003. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

59.
9º Encontro de Literatura Infanto-juvenil (Velhice: A terceira margem da existência). 2003. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

60.
I Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (ENCICAT). 2003. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

61.
II Encontro Pernambucano da Pastoral dos Surdos. 2003. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

62.
XIX Fórum FAFIRE de Idéias contemporânea.Estudo do Ramance "Amar, verbo intrasitivo", de Mario de Andrade. 2002. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

63.
Encontro Universitário Interdisciplinar (Pesquisa e Ensino: da produção à expressão do conhecimento). 2002. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

64.
1º Encontro Interdepartamental da FAFIRE (Pernambucanidade, Multiculturalismo e Educação). 2002. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

65.
8º Encontro de Literatura Infanto-juvenil (Refabulando: uma vez era...). 2002. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

66.
XI Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos. 2002. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

67.
XVIII Fórum FAFIRE de Idéias contemporânea. 2001. (Seminário).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

68.
XVI Fórum FAFIRE de Idéias contemporânea.Recital: Um canto de Esperança. 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

69.
Viva a Pernambucanidade Viva VI. 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

70.
Encontro Universitário Interdisciplinar. 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

71.
III Encontro Luso-Brasileiro (EducAção: Alternativas luso-brasileiras para a educação da criança). 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

72.
7º Encontro de Literatura Infanto-juvenil (2001 Noites de histórias). 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

73.
I Encontro Pernambucano da Pastoral dos Surdos. 2001. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS JÚNIOR, J. F. . II Encontro Nacional de Intérpretes Católicos (ENCICAT). 2005. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Casa Santa Clara; Cidade: Recife; Inst. promotora/financiadora: Pastoral dos Surdos do Brasil.

2.
Silva, Liliane Jamir e ; Ribeiro, Lúcia ; DIAS JÚNIOR, J. F. . Viva a Pernambucanidade VII. 2004. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Outro; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista; Cidade: Recife; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE.

3.
Ribeiro, Lúcia ; Silva, Liliane Jamir e ; DIAS JÚNIOR, J. F. . 10º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. 2004. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista; Cidade: Recife; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE.

4.
Silva, Liliane Jamir e ; Ribeiro, Lúcia ; DIAS JÚNIOR, J. F. . 9º Encontro de Literatura Infanto-juvenil. 2003. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista; Cidade: Recife; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE.

5.
Silva, Liliane Jamir e ; Ribeiro, Lúcia ; DIAS JÚNIOR, J. F. . 1º Encontro Interdepartamental da FAFIRE. 2002. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Av. Conde da Boa Vista, 921 - Boa Vista; Cidade: Recife; Inst. promotora/financiadora: Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Walesca Soares. Educação inclusiva para alunos surdos: O inquietante processo de ensino-aprendizagem do português como segunda língua. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).
Referências adicionais: Brasil/Português.


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Amanda Damarys Silva. Linguagem e tabu: uma análise das estratégias linguístico-discursivas de peças publicitárias de motéis. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Eduarda Pereira de Lucena Silva. O Não-dito nas propagandas impressas da cerveja Skol: cultura brasileira, sensualidade e esteriótipo masculino. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

3.
Aline da Rocha Chapoval. A Construção da coerência através da repetição propriamente dita em textos produzidos por surdos no ensino médio. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portugues) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

4.
Suzy Mary do Nascimento Silva. A formação do leitor através de práticas sociais de leitura e de escrita mediantes às complexidades da pós-modernidade. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata da Conceição Silva. O Profissional de Secretariado Executivo como agente facilitador na Comunicação entre o funcionário surdo e a empresa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

2.
Ediene. O uso de TIrinhas como recurso motivador para produções textuais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

3.
Elias Francisco de Andrade Lacerda. Um estudo comparativo dos paradigmas verbais em línguas neo-latinas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

4.
Alexsandra Gomes da Silva Dourado. Análise do valor Argumentativo do Advérbio de modo em Notícias de Jornal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

5.
Kedma Guedes Lino da Silva. Marcas de Oralidade na escrita: uma análise em textos de alunos do Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

Iniciação científica
1.
Jurandir Ferreira Dias Júnior. Estratégias de ensino de professores de português para surdos. 2009. Iniciação Científica - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Faculdade de Ciência Humanas de Olinda. Orientador: Jurandir Ferreira Dias Júnior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.



Outras informações relevantes


Coordenador Nacional dos Intérpretes de LIBRAS Católicos
(2005 - 2008)
Eleito em Recife no ano de 2005 no:
II Encontro Nacional dos Intérpretes Católicos (ENCICAT)
Aprovação no Exame Nacional de Certificação de Proficiência em tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Prolibras) 2009.3736
Aprovação e Nomeação no Concurso da Secretaria de Educação do Estado de PE (2010).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/04/2014 às 8:27:57