Thiago da Costa Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4625585494799100
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Thiago da Costa Lopes possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é mestre em História das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Atualmente realiza o doutorado no mesmo programa, desenvolvendo pesquisa intitulada "Sociologia Rural, Desenvolvimento de Comunidade e Modernização nas relações Brasil - Estados Unidos: um estudo em perspectiva transnacional (1940 - 1950)". Foi contemplado com bolsa sanduíche (PDSE - CAPES) para realizar pesquisas no Departamento de História da Universidade de Maryland, College Park (EUA), durante o ano de 2017. Publicou artigos em diversos periódicos científicos, tais como: Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados, Sociologias, Tempo e Sociologia & Antropologia. Possui experiência nas áreas de Pensamento Social no Brasil e História das Ciências Sociais no Brasil. Tem interesse nas seguintes áreas: Sociologia do Conhecimento; Historia das Ciências, História das Ciências Sociais no Brasil, Pensamento Social no Brasil, História Intelectual e História Transnacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago da Costa Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, T. C.;LOPES, THIAGO DA COSTA


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
com período sanduíche em University of Maryland, College Park (Orientador: Karin Alejandra Rosemblatt).
Título: Comunitarismo, sociologia rural e diplomacia cultural nas relações Brasill - EUA: ciência e reforma social em T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1930 - 1950),
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: História da Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Transnacional.
2014
Doutorado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Comunitarismo, sociologia rural e diplomacia cultural nas relações Brasill - EUA: ciência e reforma social em T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1930 - 1950),
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em História das Ciências e da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Sociologia e Puericultura no pensamento de Guerreiro Ramos: diálogos com a Escola de Chicago (1943-1948),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2006 - 2013
Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Veiga de Almeida, CVA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
História da Eugenia. (Carga horária: 30h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2014 - 2014
História da Medicina. (Carga horária: 15h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2009 - 2009
História da Saúde no Brasil: Ideias, Políticas e Atores Sociais. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.


Atuação Profissional



The Boston School of English, BRASAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A Escola Livre de Sociologia e Política: ciências sociais e reforma social no Brasil (1940-1960)
Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar as relações entre ciências sociais e mudança social a partir da produção acadêmica da Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP) entre os anos 1940 e 1960. Abordo duas linhas de investigação desenvolvidas na instituição: 1) os chamados estudos de comunidade ; 2) as pesquisas sobre atitudes sociais, preconceitos, estereótipos raciais na interseção entre a sociologia, a antropologia e a psicologia social. As investigações As investigações realizadas na ELSP permitem verificar a natureza plural da sociologia no Brasil. Elas foram chanceladas pela instituição paulista em parceria com agências estatais, instituições de ensino e pesquisa nacionais e norte-americanas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
O Encontro entre Antropologia, Sociologia e Psicologia Social na produção intelectual sobre raça e racismo no Brasil (1930-1950)
Descrição: Este projeto objetiva pesquisar a produção intelectual de cinco cientistas sociais que desenvolveram estudos - na interface entre antropologia, sociologia e psicologia social - sobre os temas raça, relações raciais e racismo no intervalo entre os anos 1930 e 1950. Trata-se do médico-antropólogo Arthur Ramos; do psicólogo social e antropólogo Otto Klineberg; da cientista social e psicanalista Virgínia Leone Bicudo e dos sociólogos Alberto Guerreiro Ramos e Oracy Nogueira. Examinar a literatura sobre raça, relações raciais e racismo a partir dos trabalhos destes cinco cientistas sociais, permite acompanhar os primórdios da institucionalização das ciências sociais no Brasil, quando se observa que as fronteiras disciplinares não eram rígidas. Este cenário não começou a ser desenhado no Brasil. A partir da década de 1920, o Departamento de Antropologia da Universidade de Columbia e o Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago realizaram pesquisas inspiradas na interseção entre antropologia, sociologia e psicologia social mediante investigações sobre minorias, estereótipos e preconceitos. Neste sentido, o presente projeto visa investigar a recepção deste conjunto de conhecimentos elaborados em Chicago e Columbia no Brasil, analisando a influência dessa produção acadêmica no processo de criação e legitimação das ciências sociais em solo brasileiro, a exemplo dos cursos criados na Universidade do Distrito Federal, na Faculdade Nacional de Filosofia, na Escola Livre de Sociologia e Política e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. O projeto também possui como meta analisar o papel do contexto internacional do pós-Segunda Guerra e, em especial, a criação de agências multilaterais como a UNESCO, na definição de uma agenda de pesquisas em que as ciências sociais - incluindo antropologia, sociologia e psicologia social - poderiam contribuir para dar inteligibilidade as razões que levaram ao conflito mundial.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago da Costa Lopes - Integrante / MAIO, Marcos Chor - Coordenador / Simone Monteiro - Integrante / Mariana Santos Damasco - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
Ciências Sociais e Saúde Pública no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos
Descrição: Há um capítulo esquecido da história das ciências sociais entre os anos 1940 e 1960. Trata-se dos estudos realizados por antropólogos e sociólogos sobre o tema da saúde pública em instituições universitárias ou agências públicas.Diante da diversidade de perspectivas sociológicas sobre a saúde pública que se configurou a partir de então, este projeto tem por objetivo investigar as idéias de Alberto Guerreiro Ramos sobre o tema saúde nos anos 1940 e 1950, quando o sociólogo foi funcionário do Departamento Nacional da Criança (DNC) e do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Sua produção intelectual publicada em revistas e livros, inclusive no México, apresenta um amplo leque de autores que passam pelos clássicos do pensamento social brasileiro, a exemplo de Gilberto Freyre, pela Escola Sociológica de Chicago, pela matriz médico-sanitária e pelo nacional-desenvolvimentismo.A pesquisa se propõe a analisar as diversas nuances do pensamento de Guerreiro Ramos considerando ser possível avaliar que suas idéias influenciaram sobremaneira o pensamento sanitarista desenvolvimentista que emerge nos 1950..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thiago da Costa Lopes - Integrante / MAIO, Marcos Chor - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social no Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: História das Ciências Sociais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa, III Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, THIAGO DA COSTA2018LOPES, THIAGO DA COSTA; MAIO, Marcos Chor . Puericultura, eugenia e interpretações do Brasil na construção do Departamento Nacional da Criança (1940). TEMPO (NITERÓI. ONLINE), v. 24, p. 349-368, 2018.

2.
MAIO, Marcos Chor2017 MAIO, Marcos Chor ; LOPES, THIAGO DA COSTA . Entre Chicago e Salvador: Donald Pierson e o estudo das relações raciais. ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO), v. 30, p. 115-140, 2017.

3.
LOPES, THIAGO DA COSTA2017 LOPES, THIAGO DA COSTA; MAIO, Marcos Chor . Comunidade e Democracia na Sociologia de T. Lynn Smith e José Arthur Rios. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ONLINE), v. 32, p. 2, 2017.

4.
MAIO, M.C.2015 MAIO, M.C. ; LOPES, T. C. . 'FOR THE ESTABLISHMENT OF THE SOCIAL DISCIPLINES AS SCIENCES': DONALD PIERSON E AS CIÊNCIAS SOCIAIS NO RIO DE JANEIRO (1942-1949). REVISTA SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 5, p. 343-380, 2015.

5.
MAIO, Marcos Chor2013MAIO, Marcos Chor ; OLIVEIRA, NEMUEL DA SILVA ; LOPES, THIAGO DA COSTA . Donald Pierson e o Projeto do Vale do Rio São Francisco: cientistas sociais em ação na era do desenvolvimento. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 56, p. 245-284, 2013.

6.
MAIO, Marcos Chor2012 MAIO, Marcos Chor ; LOPES, THIAGO DA COSTA . Da escola de Chicago ao nacional-desenvolvimentismo: saúde e nação no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940 - 1950). Sociologias (UFRGS. Impresso), v. 14, p. 290-329, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, THIAGO DA COSTA. Em busca da sociedade civil: reforma agrária, organização de comunidades e democracia nas sociologias de T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1940 ? 1950). In: Décimo Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - Ciência Política e a Política: memória e futuro, 2016, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do Décimo Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2016.

2.
LOPES, THIAGO DA COSTA. Ciências Sociais em perspectiva transnacional: sociologia e mudança social nas visões de T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1940 ? 1950). In: III Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos da III Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro: PPGHCS/Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2015. p. 1-12.

3.
LOPES, T. C.. Intelectuais, puericultura e interpretações do Brasil na construção do Departamento Nacional da Criança (1940). In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Saberes e práticas científicas, 2014. v. único.

4.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde, Ciências Sociais e Projeto de Nação no Pensamento de Guerreiro Ramos (1940-1950). In: 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. Anais do 36º Encontro Anual da Anpocs. São Paulo, 2012.

5.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento na Sociologia de Alberto Guerreiro Ramos (1943 ? 1954). In: V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva?, 2011, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva? (CD-Rom), 2011.

6.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). In: XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

7.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba - PR. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011.

8.
LOPES, THIAGO DA COSTA. Demarcando fronteiras disciplinares: cientificidade e aplicabilidade do saber sociológico segundo Donald Pierson e Alberto Guerreiro Ramos (1940). In: 1ª Jornada de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos da 1ª Jornada de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011.

9.
MAIO, M.C. ; LOPES, T. C. . Saúde e Infância na Sociologia de Guerreiro Ramos (1943-1950). In: XXV Simpósio Nacional de História/ ANPUH, 2009, Fortaleza. Anais eletrônicos do XXV Simpósio Nacional de História/ ANPUH, 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, THIAGO DA COSTA. Sociologia Rural e desenvolvimento de comunidade nas relações Brasil ? EUA: T. Lynn Smith descobre Oliveira Vianna. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, THIAGO DA COSTA . Da agenda de Robert Park à Política de Boa Vizinhança: Diplomacia Cultural e Ciências Sociais em Donald Pierson. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LOPES, THIAGO DA COSTA. Rural sociology, development, and US-Brazil encounters. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LOPES, THIAGO DA COSTA. Em busca da sociedade civil: reforma agrária, organização de comunidades e democracia nas sociologias de T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1940 ? 1950). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, T. C.; MAIO, M.C. . A Recepção Da Sociologia De Donald Pierson No Rio De Janeiro: As Experiências De Costa Pinto E Guerreiro Ramos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LOPES, T. C.. Ciências Sociais em perspectiva transnacional: sociologia e mudança social nas visões de T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1940 ? 1950). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, T. C.. Intelectuais, puericultura e interpretações do Brasil na construção do Departamento Nacional da Criança. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
LOPES, T. C.. A recepção da sociologia norte-americana no Rio de Janeiro: o caso de Guerreiro Ramos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LOPES, T. C.. A Influência da Escola Sociológica de Chicago sobre o Pensamento de Guerreiro Ramos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde, Ciências Sociais e Projeto de Nação no Pensamento de Guerreiro Ramos (1940-1950). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MAIO, M.C. ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento na Sociologia de Alberto Guerreiro Ramos (1943 ? 1954). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LOPES, T. C.. Demarcando fronteiras disciplinares: cientificidade e aplicabilidade do saber sociológico segundo Donald Pierson e Alberto Guerreiro Ramos (1940). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
LOPES, T. C.. O Sociólogo Guerreiro Ramos e o Jornal de Pediatria (1943-1950). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, T. C. . Saúde e Infância na Sociologia de Guerreiro Ramos (1943 - 1950). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
LOPES, T. C.. Saúde e Infância na Sociologia de Guerreiro Ramos (1943 - 1949). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MAIO, Marcos Chor ; LOPES, THIAGO DA COSTA . Luiz de Aguiar Costa Pinto 2017 (Verbete).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Intermediário do GT de Pensamento Social no Brasil: Pensamento Brasileiro e Democracia, ontem e hoje.Sociologia Rural e desenvolvimento de comunidade nas relações Brasil ? EUA: T. Lynn Smith descobre Oliveira Vianna. 2018. (Seminário).

2.
Race in the Americas Conference - Space/Place/Race: Geography and power in the Americas.Rural sociology, development, and US-Brazil encounters. 2017. (Encontro).

3.
Décimo Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política - Ciência Política e a Política: memória e futuro.Em busca da sociedade civil: reforma agrária, organização de comunidades e democracia nas sociologias de T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1940 ? 1950). 2016. (Encontro).

4.
Racial Conceptions in the Twentieth-Century: comparisons, connections and circulations in the Portuguese-speaking Global South. 2016. (Oficina).

5.
III Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.Ciências Sociais em perspectiva transnacional: sociologia e mudança social nas visões de T. Lynn Smith e José Arthur Rios (1940 ? 1950). 2015. (Oficina).

6.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. A Recepção Da Sociologia De Donald Pierson No Rio De Janeiro: As Experiências De Costa Pinto E Guerreiro Ramos. 2015. (Congresso).

7.
XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Saberes e práticas científicas.Intelectuais, puericultura e interpretações do Brasil na construção do Departamento Nacional da Criança. 2014. (Simpósio).

8.
2º Seminário de Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro (BVPS).A recepção da sociologia norte-americana no Rio de Janeiro: o caso de Guerreiro Ramos. 2013. (Seminário).

9.
I Encontro PIBID UFRJ Pedagogia. 2013. (Encontro).

10.
36º Encontro anual da ANPOCS. Saúde, Ciências Sociais e Projeto de Nação no Pensamento de Guerreiro Ramos (1940-1950). 2012. (Congresso).

11.
Pensamento Social em Instituições do Rio de Janeiro.Mesa V. 2012. (Seminário).

12.
1ª Jornada de pós-graduação em História das Ciências e da Saúde.Demarcando fronteiras disciplinares: cientificidade e aplicabilidade do saber sociológico segundo Donald Pierson e Alberto Guerreiro Ramos (1940). 2011. (Outra).

13.
V Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, ?O Lugar das Ciências Sociais e Humanas no Campo da Saúde Coletiva?. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA SOCIOLOGIA DE ALBERTO GUERREIRO RAMOS (1943 ? 1954). 2011. (Congresso).

14.
XV Congresso Brasileiro de Sociologia - Mudanças, permanências e desafios sociológicos. Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). 2011. (Congresso).

15.
XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH 50 anos.Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). 2011. (Simpósio).

16.
34º Encontro Anual da ANPOCS. 2010. (Encontro).

17.
III Seminário do Projeto Temático ?Linhagens do pensamento político-social brasileiro? ? Intelectuais e Política no Brasil: modos de usar.Saúde e Desenvolvimento no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1945 ? 1955). 2010. (Seminário).

18.
Jornada de Iniciação Científica da Casa de Oswaldo Cruz.O sociólogo Guerreiro Ramos e o Jornal de Pediatria (1943-1950). 2009. (Outra).

19.
Mini-curso "História da saúde no Brasil: Idéias, políticas e atoretores sociais", XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).

20.
Oficina "Civilizar o Brasil: ciência, povo e nação em perspectiva histórica".Saúde e Infância na Sociologia de Guerreiro Ramos (1943 - 1949). 2009. (Oficina).

21.
XXV Simpósio Nacional de História/ ANPUH.Saúde e Infância na Sociologia de Guerreiro Ramos (1943-1950). 2009. (Simpósio).

22.
1º Colóquio Nacional de Filosofia Contemporânea. 2008. (Outra).

23.
32º Encontro Anual da ANPOCS. 2008. (Simpósio).



Outras informações relevantes


Pesquisa:
(2008 - 2009). Ciências Sociais e Saúde Pública no pensamento de Guerreiro Ramos. 
Status: Bolsista de Iniciação Científica

Bolsa FAPERJ. Coordenador da pesquisa: Marcos Chor Maio.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:40:12