Sabine Mendes Lima Moura

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2582504963430254
  • Última atualização do currículo em 26/06/2014


é doutoranda em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduanda em Educação e Tecnologia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ) e pesquisadora do Centro Mundial de Estudos Humanistas (CMEH). Possui Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004), Pós-Graduação em Língua Inglesa pela Universidade Veiga de Almeida (2005), Mestrado em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2007) e Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Veiga de Almeida (2007). É professora do curso de Licenciatura em Letras e coordenadora da Pós-Graduação em Língua Inglesa da Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ) Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema e Vídeo. Atua como linguista aplicada - analista do discurso - principalmente nos seguintes temas: não violência, ativismo, formação de professores, produção textual, mídia e tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabine Mendes Lima Moura
Nome em citações bibliográficas
MOURA, S. M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Veiga de Almeida, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Rua Ibituruna, 108
Tijuca
20271-020 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25748800
URL da Homepage: www.uva.br


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em ESTUDOS DA LINGUAGEM.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Narrativas do Impossível: trabalhando para entender identidades em um curso de Licenciatura em Letras,
Orientador: Inés de Kayon Miller.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Prática Exploratória; trabalho para entender; formação de professores.
2005 - 2007
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Aprendizados na tarefa de orientar: ativistas pela não-violência trabalhando para entender identidades no Movimento Humanista.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Inés de Kayon Miller.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: não-violência; trabalho-para-entendimento; movimentos sociais; identidade; narrativas; Prática Exploratória.
2012 - 2013
Especialização em Pós-Graduação em Educação e Tecnologia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: A Prática Exploratória na Internet: trabalhando para entender pôsteres virtuais a partir do modelo 3C e da Sociolinguística Interacional.
Orientador: Samantha Vrabl.
2004 - 2005
Especialização em Língua Inglesa.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: Cinema e Ensino: Perspectivas Interdisciplinares em um Curso de Inglês Comunitário.
Orientador: Cláudia Giesel.
2006 - 2007
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
1997 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Cinema.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Somos Assim - uma novela de bairro humanista.
Orientador: Antônio Serra.




Atuação Profissional



Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Publicações (NUP), Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Pós-Graduação/ Língua Inglesa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa e Linguística, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora - Pós-Graduação -Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciencias Humanas Letras e Artes, .


Pressenza International Press Agency, PRESSENZA IPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora e redatora de matérias/agenda, Carga horária: 2


Centro Mundial de Estudos Humanistas, CMEH, Rússia.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 3


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contratado - Projeto Especial, Enquadramento Funcional: Formação de Professores
Outras informações
Formação de Professores para a SEE, Pólo Itaperuna, em Projeto Interdisciplinar e Prática Profissional Reflexiva


Cooperativa de Educadores Graham Bell, COOPGBELL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa - Ensino Médio, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Novos Projetos, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador em metodologia para inclusão
Outras informações
Formação de Professores para o PROJOVEM relacionada à metodologia do material de Inclusão Digital nos pólos: Caxias/RJ, Serra/ES, Ananindeua/PA, Osasco, Itaquaquecetuba e Suzano/SP, Canoas/RS e na qualidade de formadora em capacitação no pólo São João de Meriti/RJ.


A Comunidade para o Desenvolvimento Humano, A COMUNIDADE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Colaboradora voluntária, Enquadramento Funcional: Intérprete
Outras informações
Intérprete de Língua Inglesa ao Português e Espanhol e do Espanhol/Língua Inglesa ao Português em eventos organizados pela instituição, voluntariamente, a saber:Reunião do Conselho 114 em Santiago do Chile ( jan2007); I Fórum Humanista Latino-Americano em Quito, Equador ( nov 2006);Reunion Internacional Del Consejo 14 en La Paz, Bolivia ( jan2004); Reunion Internacional Del Consejo 14 em Santiago de Chile ( jan2003); Council´s 14 Humanist Movement International Meeting em Londres, UK (jun 2002-jul 2002); Reunião Internacional do Movimento Humanista no Rio de Janeiro ( jan2002); Reunião do Movimento Humanista em Buenos Aires, Argentina ( jan 2000)

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Idiomas Comunitário, Carga horária: 6


Yázigi Internexus, YI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


English and Reality, ER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Coordenação Geral, Enquadramento Funcional: Pedagógico e atendimento
Outras informações
Qualificação e acompanhamento de professores, atendimento e nivelamento, bem como análise de necessidades junto aos educandos e elaboração de materiais.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Captação de Novos Alunos, Carga horária: 20


Curso Oxford, OXFORD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 9


Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12


Alternative Language Learning, ALL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 6


Auding Idiomas, AUDING, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 8


Fast idiomas, FAST, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês e Português, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Análise do Discurso e Educação (Continuada) de Professores

Objetivo: Investigar construções identitárias de professores em formação a partir de narrativas de experiência, da produção textual e de práticas pedagógicas realizadas na Licenciatura em Letras, bem como ao longo das primeiras experiências em salas de aula de cursos livres, em atividades de estágio e cursos preparatórios de licenciandos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Palavras-chave: estórias-de-vida; formação de professores; identidade; não-violência; Prática Exploratória; trabalho-para-entendimento.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Prática Exploratória e a Iniciação Científica: o trabalho para entender como forma de incluir os saberes de pesquisadores iniciantes.

Descrição: Temos como objetivos emergentes de nosso projeto: 1) entender como/se podemos gerar uma prática sustentada de pesquisa exploratória que possa construir entendimentos amplos e profundos a partir da observação linguística; 2) incluir todos os interessados nas questões de pesquisa propostas por nossos pesquisadores iniciantes (comunidades a quem suas questões possam interessar); 3) investigar o potencial exploratório dos formatos banner/relatório, considerando as limitações impostas pelo fazer científico em Linguística Aplicada; 4) entender a relação entre os saberes construídos em nossa comunidade exploratória e os saberes reconhecidos como científicos pela Academia, considerando suas formas de transcrição em gêneros acadêmicos e a possibilidade de transcender o modelo representacionista de produção do conhecimento científico. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sabine Mendes Lima Moura - Coordenador / Patrícia Vieira da Costa - Integrante / Thatiana Maria Felix Cardoso da Silva - Integrante.
2012 - 2012
Não Violência e Questões de Gênero: alunos trabalhando para entender narrativas sobre aulas de línguas

Descrição: Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sabine Mendes Lima Moura - Coordenador / Cláudia Cristina Mendes Giesel - Integrante / Patrícia Vieira da Costa - Integrante / Andréa Gomes Rodrigues - Integrante.
2011 - 2011
Não-violência no discurso: alunos trabalhando para entender identidades na Licenciatura em Letras .

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Sabine Mendes Lima Moura - Coordenador / Alexandra Periard Rodrigues - Integrante.
2006 - Atual
Prática Exploratória: um espaço discursivo de alunos e professores refletindo sobre a vida em sala de aula

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Sabine Mendes Lima Moura - Coordenador / Inés Kayon de Miller - Integrante / Fernanda Henrique Dias - Integrante / Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Parceria em publicação - Pressenza IPA/Comunicação Social UVA

Descrição: Parceria de publicação de textos de alunos de "Oficina de Textos", do curso de Comunicação Social, na agência de notícias Pressenza IPA..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Sabine Mendes Lima Moura - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Aquila (Rio de Janeiro)
2013 - Atual
Periódico: Revista Escrita (PUCRJ. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOURA, S. M. L.2013MOURA, S. M. L. . 'Tempos mortos ou pausas para criação?': trabalhando a partir da linguagem cinematográfica para entender um curso de inglês comunitário. Aquila (Rio de Janeiro), v. IV, p. 73-85, 2013.

2.
MOURA, S. M. L.2013MOURA, S. M. L. . Saudações no Cinema: um estudo interdisciplinar de Atos de Fala a partir do conceito de tempo morto em roteiros. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, v. Ã nico, p. 1-8, 2013.

3.
MOURA, S. M. L.2013MOURA, S. M. L. . Trabalhando para entender o entendimento avaliação em teses e dissertações da Prática Exploratória. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 1, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, S. M. L. (Org.) ; Cunha, Flavia M. B. (Org.) ; Martins, O. R. (Org.) ; Paraná, T. T. (Org.) . Letras + 20 - Universidade Veiga de Almeida pensando a Rio + 20. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida/Agbook, 2012. v. 1. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA, S. M. L. . X - a última incógnita. In: Frodo Oliveira. (Org.). Solarium. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2009, v. 1, p. 170-176.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOURA, S. M. L. . 402 votos na 1 CONSEG para a dignidade, a diversidade e a cultura de paz.. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 01 set. 2009.

2.
MOURA, S. M. L. . Ato pela paz fecha rodovias na Bahia. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 01 set. 2009.

3.
MOURA, S. M. L. . Projeto Da Cor do Brasil discute discriminação racial e cultura de paz no Piauí. Pressenza IPA, Rio de Janeiro, 01 set. 2009.

4.
MOURA, S. M. L. . Câmara de vereadores de Olinda homenageia movimento internacional pela não violência ativa. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 10 maio 2009.

5.
MOURA, S. M. L. . Marcha Mundial pela Paz participa de sessão solene na Câmara dos Vereadores no Rio. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 03 maio 2009.

6.
MOURA, S. M. L. . Fundador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal morre no Rio de Janeiro. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 02 maio 2009.

7.
MOURA, S. M. L. . Ativistas pela não violência fazem protesto em repúdio à feira de armas. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 17 abr. 2009.

8.
MOURA, S. M. L. . Documentário sobre assassinato da irmã Dorothy estréia no Brasil. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 16 abr. 2009.

9.
MOURA, S. M. L. . Marcha Mundial pela Paz é lançada com tambores no Rio de Janeiro. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 31 mar. 2009.

10.
MOURA, S. M. L. . Canoas adere à campanha pelo fim das armas nucleares até 2020. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 25 mar. 2009.

11.
MOURA, S. M. L. . Saúde do professor e violência nas escolas são temas de campanha. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 18 mar. 2009.

12.
MOURA, S. M. L. . Blocos de carnaval lançam Marcha pela Paz e pela Não Violência no Rio. Pressenza International Press Agency, Rio de Janeiro, 16 mar. 2009.

13.
MOURA, S. M. L. . Ativistas fazem ato de repúdio à violência na sambada de coco em Olinda. Consciência.Net, Rio de Janeiro, 06 mar. 2009.

14.
MOURA, S. M. L. . Lonas culturais divulgam campanha pela paz mundial no Rio de Janeiro. Consciência.Net, Rio de Janeiro, 01 mar. 2009.

15.
MOURA, S. M. L. . Primeiras experiências. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 02 out. 2007.

16.
MOURA, S. M. L. . Paletó Americano: o cinema como sonho de consumo. Sombras Elétricas, Niterói, 14 abr. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, S. M. L. ; RIBEIRO-LIMA, J. . 'Esse vídeo é um tapa na cara': identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático. In: II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, 2013. Anais do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOURA, S. M. L. ; Costa, Patricia Vieira da ; Giesel, C. C. M. ; RODRIGUES, A. G. . Não Violência e Questões de Gênero: alunos trabalhando para entender narrativas na licenciatura em Letras. In: IV CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília'. ão Violência e Questões de Gênero: alunos trabalhando para entender narrativas na licenciatura em Letras. Brasília: UNB, 2013. v. Único. p. 292-292.

2.
MOURA, S. M. L. . Trabalhando para entender a não violência na Iniciação Científica: a prática exploratória como paradigma na formação de pesquisadores iniciantes. In: IV CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília'. http://www.pgla.unb.br/ivclafpl/images/iv%20clafpl%202012%201%20ed.pdf. Brasília: UNB, 2013. v. Único. p. 292-293.

3.
MOURA, S. M. L. . A análise do discurso da Prática Exploratória: um continuum de entendimento?. In: IV CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, 2013, Brasília'. A análise do discurso da Prática Exploratória: um continuum de entendimento?. Brasília: UNB, 2013. v. Único. p. 329-329.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOURA, S. M. L. . FORMALISMO Y FUNCIONALISMO: Nuevas metáforas para un nuevo paradigma. Revista Panorama, 2013.

Outras produções bibliográficas
1.
MOURA, S. M. L. . Letras + 20 - Universidade Veiga de Almeida pensando a Rio + 20, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
MOURA, S. M. L. . "Somos Assim - uma novela de bairro humanista" 2004 (Monografia de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MOURA, S. M. L. . Banco de Planos de Aula pela Não Violência. 2008; Tema: Compilação de planos de aula por uma metodologia de ensino não violenta - III Fórum Humanista Brasileiro. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, W. ; APOLINARIO, C. ; MILLER, I. K. ; MOURA, S. M. L. . Mochilando pela vida... (Mochilando e cantando e seguindo...). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MOURA, S. M. L. ; Martins, O. R. . Nivelamento: oficina de produção textual. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
MOURA, S. M. L. . Preparatório para o TOEFL. 2010. (Coordenação de curso de curta duração).

4.
MOURA, S. M. L. . Oficina de Edição em Windows Movie Maker. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MOURA, S. M. L. . Revista Orígenes. 2008. (Editoração/Periódico).

6.
MOURA, S. M. L. . Compilação da Mesa Temática 'Metodologia de Ensino Não Violenta'. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
MOURA, S. M. L. . Hand Out - Nível Básico - Future Builders Community Course. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudos de Língua Inglesa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MOURA, S. M. L. ; BORGES, C. C. C. . A Escola é Chata. 2007. Vídeo.

2.
MOURA, S. M. L. . Um péssimo dia para faltar luz. 1998. Vídeo.

3.
MOURA, S. M. L. . Chico Mendes. 1998. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Martins, O. R.; MOURA, S. M. L.; BELLO, J. L. P.. Participação em banca de Tatiane da Silva Lugato. Análise de Redações: coesão e coerência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
CUNHA, F. M. B.; Giesel, C. C. M.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Nadilene Nery. O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach: tentando combater o problema da negligência. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
Giesel, C. C. M.; MADEIRO, G. A.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Elaine Aarid. Aquisição de língua estrangeira, identidades sociais e gênero: um estudo de caso marroquino. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Jeck, J. C.. Participação em banca de Jean Clauton Bittencourt de Oliveira. O Sistema Positivo de Ensino no 8º Ano do Ensino Fundamental: Algumas Sugestões. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida.

5.
APOLINARIO, C.; CUNHA, F. M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Sônia Regina Formosinho Gonçalves. Atividades Lúdicas como Ferramentas de Motivação, Interação e Cidadania no Ensino da Língua Inglesa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Martins, O. R.; Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Fernanda Santos Rodrigues.O ensino de gramática ontem e hoje. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
Giesel, C. C. M.; Ribeiro, Rozanne R.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Renan Fonseca de Moura.Aquisição de uma segunda língua sob a teoria do input e filtro afetivo no ensino de língua inglesa mediado por tecnologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
Jeck, J. C.; CUNHA, F. M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Caroline Souza Lima.O impacto da era vitoriana em Oliver Twist e Hard Times de Charles Dickens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
Giesel, C. C. M.; CUNHA, F. M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Thaissa Trabalhi Paraná.Análise da Confecção de Resumo de Alunos do Curso de Letras de uma IES particular no município do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

5.
Martins, O. R.; BELLO, J. L. P.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Andréa Gomes Rodrigues.Análise de Falhas Textuais em Documentos Técnicos: a transparência por meio dos textos de processos licitatórios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

6.
Martins, O. R.; Santos, A. C.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Renata Aguiar Lima.Práxis Docente e as Orientações Curriculares no Ensino de Gramática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

7.
MOURA, S. M. L.; Martins, O. R.; FRAGA, M. C. P.. Participação em banca de Letícia Debom.A Redação em Concurso Público. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literaturas) - Universidade Veiga de Almeida.

8.
MOURA, S. M. L.; Rubim, C.V.; Cunha, Flavia M. B.. Participação em banca de Joyce do Amaral Amaro.É Possível Aprender Inglês em Escolas Públicas Uma Análise Sobre a Narrativa de Uma Professora em Exercício. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

9.
MOURA, S. M. L.; CUNHA, F. M. B.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Mariana Angelo Pinto.A Percepção da Abordagem Comunicativa por Alunos Intermediários de Um Curso Livre de Idiomas no Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

10.
Xavier, E. M. D. V.; Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Douglas da Silva e Souza.Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Literaturas) - Universidade Veiga de Almeida.

11.
Rubim, C.V.; Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Tiago dos Santos de Alcantara.Cantos de Torcida de Futebol: o discurso em jogo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

12.
Jeck, J. C.; CAMBEIRO, M.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Caroline Rodrigues Horta.O Terror Psicológico e o Fantástico em Charles Dickens. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

13.
CUNHA, F. M. B.; Jeck, J. C.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Viviane Carla Coêlho Gonçalves.Análise da Presença e da Ausência dos Pré-Requisitos Necessários aos Alunos Ingressantes no Curso de Letras Português/Inglês em uma Instituição de Ensino Superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

14.
Giesel, C. C. M.; MOURA, S. M. L.; CUNHA, F. M. B.. Participação em banca de Suzane Tiscoski Pereira Pedersen.Estrangeirismos: presença crescente. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

15.
CUNHA, F. M. B.; Ribeiro, Rozanne R.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Bruno Martins Lamas.Análise do Sistema de Credenciamento Linguístico no Idioma Inglês para Militares do Exército Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

16.
Martins, O. R.; CUNHA, F. M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Marcela de Loureiro Reis.A revisão de texto em jornal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

17.
Martins, O. R.; CUNHA, F. M. B.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Luís Felipe Barbedo de Souza.Do uso à norma: uma análise evolutiva da língua portuguesa. 2012.

18.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Martins, O. R.. Participação em banca de Ariane Cavalcanti Amora.Neologismos Lexicais do Português no Ensino para Estrangeiros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

19.
MOURA, S. M. L.; Santos, A. C.; Jeck, J. C.. Participação em banca de Veneuza Célia Fonseca Felippe.A Casa de Espanha no Rio de Janeiro e o Ensino de Espanhol no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Veiga de Almeida.

20.
Jeck, J. C.; MOURA, S. M. L.; Santos, A. C.. Participação em banca de Sara Esther Lazo Aguilar.Análise de Erros de Aprendizes de Espanhol como LE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Veiga de Almeida.

21.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Martins, O. R.. Participação em banca de Marianna Nonato da Silva.A influência da internet na língua portuguesa e no ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Veiga de Almeida.

22.
MOURA, S. M. L.; Jeck, J. C.; Cunha, Flavia M. B.. Participação em banca de Laís Campos Leite.O uso das ferramentas automáticas de tradução na internet e seus riscos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

23.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Octávio Videira Neto.O bilinguismo nas escolas brasileiras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

24.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Monique Anunciação.Dificuldades no ensino de inglês na escola pública: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

25.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Aline Cypreste Nogueira Pinto.A prática pedagógica no ensino médio: a relação entre a abordagem instrumental para leitura e os documentos oficiais do MEC - um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

26.
Cunha, Flavia M. B.; Ribeiro, Rozanne R.; MOURA, S. M. L.. Participação em banca de Mariane Machado Alves Ribeiro."Motivação Extrínseca: um estudo de caso na Licenciatura em Letras".. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

27.
MOURA, S. M. L.; Cunha, Flavia M. B.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Michelle Cristina Guedes Vieira.Leitura: uma questão social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

28.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Nilo Rodrigo Alves de Lima.A influência do senso comum no cotidiano do homem contemporâneo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

29.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Paola Cristine da Silva Chiara.As novas tecnologias e o ambiente escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

30.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Natasha F. Esteves da Rocha.Língua e Linguagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

31.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Marcus Vinicius Freitas Mussi.A autonomia discente e o ensino de conversação em inglês em escolas públicas: um estudo de caso desse novo paradigma. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.

32.
Cunha, Flavia M. B.; MOURA, S. M. L.; Ribeiro, Rozanne R.. Participação em banca de Tatiane Gamelloni Soares.Aquisição de Linguagem: Bilinguismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
Giesel, C. C. M.; MOURA, S. M. L.. Membro do Comitê Avaliador do curso de Pós em Língua Inglesa. 2012. Universidade Veiga de Almeida.

Outras participações
1.
MOURA, S. M. L.; Giesel, C. C. M.. Membro Comitê Avaliador de Seleção de Alunos da Pós em Língua Inglesa. 2012. Universidade Veiga de Almeida.

2.
Giesel, C. C. M.; MOURA, S. M. L.. Membro Comitê Avaliador - Contratação Professores da Pós em Língua Inglesa. 2012. Universidade Veiga de Almeida.

3.
MOURA, S. M. L.; Giesel, C. C. M.. Membro Comitê Avaliador de Seleção de Alunos da Pós em Língua Inglesa. 2011. Universidade Veiga de Almeida.

4.
MOURA, S. M. L.; Giesel, C. C. M.. Membro Comitê Avaliador - Contratação Professores da Pós em Língua Inglesa. 2011. Universidade Veiga de Almeida.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. A análise do discurso da Prática Exploratória: um continuum de entendimento?. 2013. (Congresso).

2.
10º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Identidade e Pesquisa do Praticante: Trabalhando para Entender Reuniões de Iniciação Cientifica a partir dos Princípios de Prática Exploratória. 2013. (Congresso).

3.
IV SILID/ III SIMAR.Livros e materiais didáticos: a voz de professores e alunos. 2013. (Simpósio).

4.
SECOM 2013 - Marca RJ: Registros na Mídia, na Cultura e no Consumo - o - O Rio de Janeiro como Marca. 2013. (Outra).

5.
Semana Acadêmica do ISAT.Vocação Científica na/da linguagem: do estruturalismo ao pós-estruturalismo. 2013. (Outra).

6.
I Sessão de Comunicações em Estudos do Significado. 2013. (Outra).

7.
Cinemateca Literária.Bridget Jones: os novos caminhos de Lizzy Bennet. 2012. (Seminário).

8.
Ciclo de Aperfeiçoamento Acadêmico de 2012 - Planejamento de Ensino em uma Perspectiva Interdisciplinar. 2012. (Seminário).

9.
Letras + 20.Moderação de leituras dramatizadas. 2012. (Encontro).

10.
Cenários e Perspectivas da Educação a Distância - Universidade Veiga de Almeida. 2012. (Encontro).

11.
IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. "Não-Violência no Discurso: alunos trabalhando para entender identidades na licenciatura em Letras". 2011. (Congresso).

12.
18 INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Não Violência no Discurso: alunos trabalhando para entender identidades na Licenciatura em Letras. 2011. (Encontro).

13.
XII Encontro de Prática Exploratória: putting a ding in the classroom.Não violência no Discurso: alunos trabalhando para entender identidades na Licenciatura em Letras. 2011. (Encontro).

14.
IV Ciência em Foco: Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa na Rede Pública.A Prática Exploratória como opção em sala de aula: pôsteres e puzzles. 2011. (Encontro).

15.
III Jornada de Estudos Linguísticos e Literários da UVA/RJ. 2010. (Simpósio).

16.
Semana da Pós-Gradução da UVA/RJ. 2010. (Simpósio).

17.
VII Semana de Iniciação Científica da UVA. 2010. (Simpósio).

18.
IX YILTS - Multiple Dimensions in Learning. 2009. (Congresso).

19.
I YIODS - Yázigi Internexus One Day Seminar."Cinema and Teaching: audiovisual tools for the understanding of our teaching practice". 2009. (Encontro).

20.
"África em Nós" - II Encontro de Cultura e Literatura. 2009. (Encontro).

21.
X Encontro de Prática Exploratória: "Professores e alunos caminhando juntos"..Como nós, professores, aprendemos? - "Accountability" e estratégias de aprendizagem em um programa de pre-service. 2009. (Encontro).

22.
Semana de Paz e Não Violência da UNISUAM.Jornalismo de Paz e Não Violência. 2009. (Outra).

23.
"Diálogos em Arte e Educação".Colaborações Interdisciplinares Inglês e Tecnologia. 2008. (Encontro).

24.
Seminário de Planejamento em Projetos Sociais para 2007.Informe de Atividades Sociais 2006 e planejamento 2007 do Movimento Humanista. 2007. (Seminário).

25.
II Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. Participação Social e Construção Identitária - uma análise de narrativas no Movimento Humanista ( Sessão Movimentos Sociais II). 2006. (Congresso).

26.
I Fórum Humanista Regional Latino-Americano.Meios de Comunicação e a Integração Latino-Americana. 2006. (Outra).

27.
VII Evento Anual de Prática Exploratória/ II Encontro do Projeto IPEL-ESCOLA."Cinema e Ensino: Como a linguagem cinematográfica pode ajudar na formação de professores?".. 2005. (Encontro).

28.
I Encontro Humanista de Educação. 2005. (Encontro).

29.
II Jornada de Estudos do Discurso."Cinema e Linguagem - conscientização de professores a partir da linguagem cinematográfica". 2005. (Outra).

30.
I Fórum de Educação Humanista: "Educar para a Não-Violência". 2005. (Outra).

31.
Seminário de Prática Exploratória - "Trabalhando para entender a sala de aula". 2004. (Seminário).

32.
Encontro "Pela Educação e seu Futuro". 1998. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOURA, S. M. L. . I Sessão de Pôsteres em Linguística. 2013. (Outro).

2.
Giesel, C. C. M. ; MOURA, S. M. L. . III English Language Teaching Symposium/I Perspective on Translation: Language, Politics and Social Change Seminar. 2013. (Outro).

3.
MOURA, S. M. L. ; CUNHA, M. I. ; MILLER, I. K. . 14o. Encontro da Prática Exploratória. 2013. (Outro).

4.
MOURA, S. M. L. ; CUNHA, M. I. ; MILLER, I. K. . 14o. Encontro da Prática Exploratória. 2013. (Outro).

5.
MILLER, I. K. ; CUNHA, M. I. ; MOURA, S. M. L. . Parangolé da PE. 2013. (Outro).

6.
Giesel, C. C. M. ; MOURA, S. M. L. . English Language Teaching and Technology: Tools and Challenges. 2012. (Outro).

7.
MOURA, S. M. L. . Sessão de Pôsteres em Análise do Discurso. 2012. (Outro).

8.
MOURA, S. M. L. . Sessão de Pôsteres em Prática Exploratória - Prática de Sala de Aula de Língua Inglesa. 2012. (Outro).

9.
MOURA, S. M. L. ; Giesel, C. C. M. . II English Language Teaching Symposium: language and diversity. 2012. (Outro).

10.
SPADA, D. ; MOURA, S. M. L. . "Lá do Avesso" - Mostra Interdisciplinar de Inovação e Criatividade. 2012. (Exposição).

11.
MILLER, I. K. ; CUNHA, M. I. ; MOURA, S. M. L. . XIII Encontro de Prática Exploratória: vivendo a criatividade na sala de aula. 2012. (Outro).

12.
MOURA, S. M. L. ; Ribeiro, Rozanne R. ; Cunha, Flavia M. B. . IV Ciência em Foco: Novas Práticas Pedagógicas no Ensino de Língua Inglesa na Rede Pública. 2011. (Outro).

13.
MOURA, S. M. L. . Sessão de Pôsteres em Análise do Discurso. 2011. (Outro).

14.
MOURA, S. M. L. ; Giesel, C. C. M. . I English Language Teaching Symposium. 2011. (Outro).

15.
Cunha, Flavia M. B. ; Ribeiro, Rozanne R. ; MOURA, S. M. L. . II Ciência em Foco: Mídias Sociais e Tecnologias na Educação. 2010. (Outro).

16.
MOURA, S. M. L. ; Cunha, Flavia M. B. ; Ribeiro, Rozanne R. ; GEORGINI, N. . III Ciência em Foco - Atuação do Profissional de Língua Inglesa: Ética e Nichos de Mercado. 2010. (Outro).

17.
Cunha, Flavia M. B. ; GEORGINI, N. ; MOURA, S. M. L. . QPT - aplicação e palestra sobre testes de proficiência e nivelamento. 2010. (Outro).

18.
MOURA, S. M. L. . Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência. 2009. (Outro).

19.
MOURA, S. M. L. . Ciência em Foco - apresentação de monografias e posteres de alunos e ex-alunos do curso de Letras. 2009. (Outro).

20.
MOURA, S. M. L. . YIODS - Yázigi Internexus One Day Seminar. 2009. (Outro).

21.
MOURA, S. M. L. . I EAÊ do Colégio Graham Bell Encontro Aberto de Estudantes. 2008. (Outro).

22.
MOURA, S. M. L. . III Fórum Humanista Brasileiro em Curitiba. 2008. (Outro).

23.
MOURA, S. M. L. . II Encontro sobre Laptops na Educação. 2008. (Outro).

24.
MOURA, S. M. L. . I Encontro sobre Laptops na Educação. 2007. (Outro).

25.
MOURA, S. M. L. . I Fórum Brasileiro Rumo à Nação Humana Latino-Americana. 2006. (Outro).

26.
MOURA, S. M. L. . I Fórum Brasileiro em Jacarepaguá. 2006. (Outro).

27.
MOURA, S. M. L. . I Seminário em Pedagogia da Diversidade. 2005. (Outro).

28.
MOURA, S. M. L. . Seminários da Campanha Educar Para a Não-Violência. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Ribeiro Lima. "Esse vídeo é um tapa na cara": identidades sexuais e de gênero narradas em um evento de letramento videático. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

2.
Vanessa Regina Ferreira da Costa. Análise Semântico-Argumentativa do Gênero Textual Panfleto Informativo sobre Psoríase. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Dias Carneiro. O Uso de diálogos como estratégia motivacional na escola pública: pesquisa-ação em aula de língua inglesa do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

2.
Cristiano Batista da Cruz. A construção da hegemonia em São Bernardo de Graciliano: uma proposta de interpretação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

3.
Nathália Carolina Limas dos Santos Lopes. O ensino-aprendizagem de gramática de língua inglesa: crenças de alunos intermediários e avançados em curso livre de idiomas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

4.
Lisandra Kwami Gomes de Almeida. A interferência do Kimbundu na língua portuguesa falada em Luanda. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

5.
Rachel Dodeles. Interações compulsórias, noticiadas e comentadas: Uma análise do discurso em portais de notícias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

6.
Geice da Silva Miguel. Letramento e o Projeto Mais Educação: Trabalhando para Entender a Produção de um Jornal Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

7.
Helimar A. Barrozo dos Santos. O Uso dos Operadores Argumentativos no Gênero Textual Editorial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literaturas) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

8.
Cínthia da Costa Souza. Práxis Pedagógica: o ensino de Língua Portuguesa sob a perspectiva Sociointeracionista. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

9.
Yve Cristine Valladares Silva. Inclusão do Deficiente Auditivo em Salas Especiais e Mistas: análise do discurso de professoras especialistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

10.
Rafaela Gomes Figueiredo. A aquisição de linguagem: uma análise do (dis)curso de Kaspar Hauser. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literaturas) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

11.
Renan Cardim da Silva Conceição Rodrigues. Classes gramaticais e seu posicionamento no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de materiais didáticos propostos pelo PNLD e pela prefeitura do Rio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Literaturas) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

12.
Beatriz Reis dos Santos. A andragogia no Brasil e o conceito de diálogo: análise de estudos de caso em Língua Inglesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

13.
Natália Fernandes Galeno. O uso de textos literários nas aulas de inglês como língua estrangeira: por que não?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

14.
Ariadne Figueira da Silva. A metáfora conceitual no jornal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

15.
Camila Pizoeiro de Medeiros. O orkut como um gênero textual com ênfase no ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

16.
Marcelli Raimundo Abrahão da Rocha. Preconceito Linguístico: Estudo de Caso em Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

17.
Natália Carneiro Évora. Gírias - estudo de caso dos novos tipos de linguagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

18.
Dayana Paiva Marques. Análise das Influências do Bom Uso da Língua Portuguesa na Vida Profissional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

19.
Raphael Antonius Lopes Tostes. "Um estudo reflexivo e bibliográfico sobre ESL/EFL, o conceito das múltiplas inteligências e o método audiolingual: para quem serve o método audiolingual?". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

20.
Vanessa Ribeiro dos Santos. A avaliação na abordagem comunicativa: um estudo de caso em curso livre de idiomas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

21.
Fernanda Espinha da Cunha. "Transmissão e Construção do Conhecimento": um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.

22.
Flavia Vianna Martins Moura. "Coesão e coerência em redações universitárias: um estudo de caso". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Sabine Mendes Lima Moura.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2014 às 22:37:17